Cortinas

Cortinas de cassete em janelas de plástico

Cortinas de cassete em janelas de plástico destinam-se apenas à instalação separadamente em cada fragmento de uma janela de plástico. Eles são divididos em restores horizontais, essas são as mesmas persianas que isolite e isotra e as cortinas de rolo cassete também representam seus dois sistemas: uni 1 (uni 1) e uni 2 (uni 2). Artigos detalhados e separados já foram escritos para todos esses tipos de persianas, ali mesmo, apenas olhamos para todos juntos e falamos sobre suas diferenças.

Tipos de persianas de cassete

Cortinas de cassete Projetado para instalação em janelas de plástico e especialmente projetado para isso. A palavra cassete diz que as persianas estão localizadas em um cassete, por assim dizer, embora eu pessoalmente não concorde totalmente com isso. As cortinas e os rolos das persianas uni-roll estão realmente escondidos, enquanto os cassetes horizontais abrem as persianas de plástico nas janelas de plástico, mas cada lamela é fixada com um cabo tensionado. No entanto, eles também são chamados - cassete.

Cortinas de rolo de cassete

Cortinas de rolo de cassete - essas são as persianas para as persianas das janelas de plástico enroladas em rolo, as mais comuns são dois sistemas, uni 1 e uni 2. As persianas uni são sistemas que possuem guias em sua posse, graças às quais as bordas do tecido estão escondidas atrás delas. As cortinas de cassetes para janelas de plástico podem ser controladas por corrente ou por mola ou acionadas eletricamente. Os mais caros são obviamente automáticos, mas também os mais convenientes.

Persianas com guias em janelas de plástico uni - diferenças

Persianas uni 1 e uni 2 diferem um do outro, não apenas nos guias. Na uni 1, eles são planos e na uni 2 em forma de U. Também há diferenças na instalação. A caixa Uni 1 na moldura da janela de plástico é instalada abaixo, de modo que o rolo com o tecido fique localizado entre as contas de vidro laterais mais próximas do vidro. Isso tem seus prós e contras. A vantagem será que o produto ocupará menos espaço (destacará menos), como resultado da abertura da faixa em um ângulo amplo. E o menos é que isso reduz a folga. Isso não serve para todos os clientes. O Uni 1 também exige que a profundidade da vidraça da janela seja de pelo menos 10 mm.

Cortinas diferenças cassete plissadas

  1. Persianas plissadas com uma cornija móvel têm apenas um pano de papelão ondulado e duas por um dia.
  2. Persianas plissadas com várias cornijas móveis podem abrir a janela de cima para baixo e de baixo para cima.
  3. As cortinas plissadas do dia para a noite são quase duas vezes mais caras que duas folhas de tecido, além de cornijas adicionais.

Recursos de design

As cortinas de cassete representam um pano que pode ser enrolado. Isso permite ajustar qualitativamente o fluxo luminoso, se necessário, alterando a posição da superfície de proteção. Inicialmente, esse tipo de persiana era destinado apenas a janelas de plástico.

Uma característica desses modelos é que sua instalação não requer a perfuração da moldura da janela. Hoje, você pode instalar persianas em quase qualquer tipo de caixilho de janela.

O design consiste em vários elementos principais:

  1. Telas. A forma e o design podem ser integrados ou consistir em vários elementos móveis interconectados.
  2. Cassetes. Esse conceito é geralmente entendido como um eixo especial no qual a banda é enrolada. O design está equipado com um mecanismo de controle. Muitos eixos estão escondidos em caixas de metal, o que permite que você ofereça o design ideal.

Muitos modelos têm uma largura pequena, que geralmente é igual ao tamanho de uma faixa.

Se as janelas nas quais se planeja instalar as persianas tiverem uma aba com um mecanismo dobrável, é melhor escolher minicartuchos. O mesmo se aplica às clarabóias com inclinação. Os minicartuchos permitirão que a cortina mantenha o mesmo ângulo de inclinação da janela. Há apenas uma diferença em relação aos estores convencionais de cassetes nos mini-sistemas: a largura da lamela (as placas nas quais a cortina é montada). Para mini-persianas, é usado de 16 a 25 mm de largura, para padrão - de 25 a 50 mm.

As persianas são instaladas de maneira a cobrir apenas a superfície envidraçada da janela. As alças de vidro duplo permanecem acessíveis e não é necessário mover a cortina para fazer manipulações nas janelas.

Vantagens e desvantagens

Ao desenvolver cortinas de cassete, muitos desejos dos clientes foram levados em consideração. Isso nos permitiu fazer um design que resolverá quase todos os problemas nessa área.

Existem vários aspectos positivos das persianas de cassetes:

Praticidade. O gerenciamento do sistema é bastante simples e o design pode se adaptar a praticamente qualquer tipo de janela.
Estética. Os fabricantes na fabricação de persianas usam uma variedade de materiais, o que permite escolher o design do produto para qualquer estilo de interior. Algumas modificações podem ser feitas por encomenda.
Longevidade. A vida útil do material e do próprio mecanismo é praticamente ilimitada. Se, no entanto, ocorrer uma falha, todos esses elementos poderão ser substituídos por novos com bastante facilidade. Para estender o período de operação, os especialistas recomendam que você cuide adequadamente das persianas.
Proteção contra luz de alta qualidade. Este indicador é alcançado através do uso de materiais especiais e impregnações. Alguns deles são capazes de repelir poeira ou exibir efeitos bactericidas.
Cuidado fácil. As cortinas de lona devem ser limpas periodicamente com um pano seco ou levemente úmido. Para modelos de metal, soluções de sabão também são usadas.
Facilidade de uso. As cortinas de cassetes se encaixam perfeitamente no vidro, sem mudar de posição, mesmo com uma leve inclinação. Ao mesmo tempo, um espaço de ar peculiar se forma entre essas superfícies, que atua como uma camada de isolamento térmico.
Instalação fácil. A instalação de persianas pode ser realizada mesmo por uma pessoa despreparada. O principal é seguir as recomendações do fabricante.
Peso leve. A tela não cria grandes cargas no quadro, o que permite aumentar seu tamanho. Portanto, tecnicamente tais persianas podem ser feitas para qualquer tipo de janela.

Deve-se notar que esses produtos não são universais e têm várias desvantagens:

Alguns tipos de tecido podem absorver odoresque não pode ser removido posteriormente (os rolos não são apagados).
Mecanismo de elevação fraco. Isso se aplica apenas a elementos feitos de plástico.
Lamelas finas são facilmente danificadas.. Você pode fazer isso mesmo limpando-os com um pano. Para eliminar esse recurso, a operação deve ser realizada com muito cuidado.
Design relativamente complexo em comparação com outros modelos de persianas. Isso é especialmente perceptível ao desmontar a tela.

O que são persianas de cassete

Persianas com um cassete no design - este é um tipo bastante popular de cortinas, que diferem em muitos parâmetros. Isso nos permite distinguir entre eles muitos modelos e modificações.

Rolo e cassete. Uma característica desse design é o uso de uma tela de tecido contínua como uma camada protetora. Isso permite que você enrole a camada de maneira rápida e eficiente em um rolo, localizado dentro do cassete. Esses modelos têm propriedades exclusivas. Convencionalmente, eles podem ser divididos em várias subespécies:

Cassete. Modificações padrão instaladas em todos os tipos de janelas de plástico. A largura da tela pode atingir 3 m, o que permite fechar completamente a folha inteira. Todos esses projetos são complementados por prumo especial, que regula o levantamento da tela.

Minicassette. Essa visualização é pequena. Inicialmente, os minicartuchos foram inventados para instalação em janelas não padrão de madeira ou construção européia. Hoje eles são encontrados em vários tamanhos e estilos.

Uni. Esse tipo de cortina se destaca pela presença de guias laterais, que permitem um melhor controle do movimento da tela. Dependendo do tipo desses elementos, várias subespécies de estruturas semelhantes são distinguidas. Muitas vezes, esse tipo de persiana é instalado em escritórios, onde são bem adaptados ao estilo da sala.

Hoje apareceu cortinas, consistindo de várias camadas de tecido. Além disso, cada um deles é independente e possui um grau diferente de transparência. Isso permite que você eleve uma camada específica, regulando assim o fluxo de luz.

Horizontal

As persianas horizontais são uma tela que consiste em muitas chapas finas (lamelas). Todos esses elementos são conectados por um fio fino, que os conecta em um único design. Note-se que as lamelas podem girar em torno de seu eixo, o que permite ajustar a iluminação com mais eficiência.

Quando levantada, a banda horizontal não é enrolada em um rolo, mas compactada. Todas as lamelas se encaixam perfeitamente e depois se escondem em uma caixa decorativa (cassete). A largura das placas pode variar de 16 a 50 mm, dependendo do material do qual são feitas.

Um representante marcante desse tipo são persianas de alumínio, instaladas externamente em portas ou janelas. Eles não apenas protegem os quartos da luz, mas também fornecem segurança.

Vertical

Quaisquer persianas não são apenas cortinas, mas um mecanismo completo, composto por muitos detalhes. No mínimo, são: lamelas, correntes de conexão e controle, guias, pesos, uma cornija e uma corda de controle.

Lamels - tiras de tecido com uma largura de 89 mm (raramente até 120 mm), regulando a iluminação. Eles não apenas se movem para a direita, esquerda ou lados diferentes do centro, dependendo de quantos mecanismos (um ou dois) estão instalados na cornija, mas também giram 180 ° em torno do eixo.

Cornija - o dispositivo ao qual as lamelas estão conectadas. Para que os blinds durem muito tempo, ao comprá-lo, é recomendável prestar atenção às seguintes nuances:

  • Beirais para persianas são de alumínio e plástico. O plástico fica amarelo com o tempo, perde a apresentação e se dobra sob o peso das cortinas, por isso é melhor escolher cornijas de alumínio mais duráveis ​​e duráveis.
  • A largura da cornija deve corresponder à massa e comprimento das ripas. Assim, para cortinas de luz com 3 m de altura, é suficiente uma cornija com uma largura de 2,5 m, e para aqueles com a mesma altura, porém mais pesada, é necessária uma haste de cortina com uma largura de pelo menos 3 m.
  • Todos os elementos móveis devem se mover com facilidade e suavidade. O cabo e a corrente de controle não devem ser torcidos. Caso contrário, uma vez que eles estão presos em um mecanismo.

Corredores - pequenas peças com as quais as lamelas são seguradas na borda.

Pesos - matrizes de pesagem enfiadas nas partes inferiores das lamelas. Com a ajuda deles, as cortinas penduram sem problemas e não balançam.

Corrente de conexão - uma corda de bolas de plástico ou metal amarradas a uma linha de pesca que liga as tiras de tecido umas às outras. A cadeia de controle é feita por analogia com a cadeia de conexão. Com sua ajuda, as lamelas giram em torno de seu eixo. O cabo de controle é feito de plástico. Permite mover e empurrar os blinds.

Formas possíveis de controlar

As cortinas podem ser controladas de três maneiras usando:

  • controle manual com um laço, corrente ou mola,
  • sistemas com mola
  • controle automático com uma unidade especial.

Cortinas de corrente. O ajuste das lamelas é realizado pelo movimento de um fio especialmente derivado. Essa opção é usada com muita frequência, pois é a mais simples e mais confiável.

Carregado por mola. A lâmina é controlada usando uma mola especial. Hoje em dia, são muito raros, pois esse design não permite uma fixação confiável.

Sistemas automáticos. A forma mais moderna de gerenciamento. É realizado usando um motor elétrico especial, que aciona um eixo ou uma rosca de elevação. O controle pode ser realizado usando o botão estacionário e a partir do controle remoto. Muitos sistemas podem ser equipados com sensores de luz, que fazem com que o mecanismo suba ou desça automaticamente. Um sistema de controle eletrônico equipado com uma cornija elétrica cobrirá uma grande área. Para fazer isso, não há necessidade de executar programas complexos, basta pressionar um botão no controle remoto e, usando o controle remoto, os blinds aumentam ou diminuem no modo automático. O custo dos sistemas eletrônicos é um pouco maior do que nos modelos mais simples com controle manual. No entanto, o preço justifica a facilidade de uso.

Divisão de materiais

Hoje, o mercado de materiais é muito amplo, e isso praticamente não limita os fabricantes de persianas a utilizá-los para suas necessidades. Para persianas horizontais, podem ser usados ​​materiais naturais e sintéticos.

Dependendo do tipo de material utilizado, as persianas podem ser:

  • de tecido (uma enorme variedade de materiais: acrílico, viscose, algodão, linho, seda, etc.),
  • feito de plástico
  • de madeira
  • de bambu
  • alumínio
  • de tecido não tecido.

Para a fabricação de estruturas horizontais usando vários materiais:

Árvore. As lamelas se distinguem por sua estrutura única e também toleram perfeitamente o aquecimento. Mas eles são indesejáveis ​​para uso em um ambiente úmido (na cozinha ou no banheiro), pois podem perder seu design exclusivo.
Bambu. Um dos materiais mais populares. Hoje no mercado existem lamelas de bambu e telas originais feitas com esse material, que podem ser torcidas em um rolo.
Alumínio. O metal tolera perfeitamente influências externas. As cortinas podem ser instaladas dentro e fora de edifícios. Lamels diferem em durabilidade e praticidade.
De plástico. A substância é durável e resiste bem a substâncias agressivas. As cortinas custam muito menos, mas ao mesmo tempo não têm qualidade inferior a outros modelos.

Quanto às cortinas enroladas, são feitas de muitos tecidos, dentre os quais se destacam vários principais:

Acrílico. As telas são encontradas cada vez menos, uma vez que o material é muito pobre em permeabilidade ao ar. A vida útil dos produtos acrílicos é relativamente pequena, mas ao mesmo tempo eles praticamente não dobram.
Rayon. A base deste tecido é celulose. Essas telas são bem leves e laváveis. Mas o material queima rapidamente e perde suas características externas.
Linho. Os tecidos de linho têm alta resistência e também podem ser usados ​​em várias condições de temperatura. A substância é completamente natural e não representa perigo para a saúde humana.
Algodão. Tecido natural muito fácil de lavar. Mas com a constante exposição ao sol, o material perde gradualmente sua força.
De seda. As telas são as mais bonitas e caras. Ao mesmo tempo, o material amassa e queima muito rapidamente. Portanto, esses elementos geralmente precisam ser substituídos por novos produtos.

A cortina de quase todos os materiais é submetida a um processamento especial, para que não acumule eletricidade estática e se torne à prova d'água. A impregnação por UV reduz significativamente o efeito da luz solar e permite manter a cor original das persianas por muitos anos. Tudo isso simplifica o atendimento a eles e aumenta o tempo de atividade.

Uma variedade de cores e texturas de materiais, bem como o uso de modernas tecnologias de impressão, oferecem uma enorme margem de criatividade e permitem que você escolha o modelo certo para qualquer interior.

As cortinas podem ser feitas não apenas em cores diferentes, mas também aplicam desenhos e fotografias a elas. Tais persianas únicas tornarão qualquer sala incomum, luminosa, confortável e expressiva.

Use no interior do apartamento

Graças às cortinas de cassete, você pode criar o efeito de uma hora do dia diferente na sala.

A tecnologia moderna permitiu a criação de cortinas que absolutamente não deixam entrar o sol. Ao fechar a cortina com o efeito de blecaute, você pode impedir completamente a entrada da luz do sol nas janelas e, mesmo no meio do dia, se encontra em uma sala completamente escura.

Essas persianas são ideais no quarto: pendurando-os na janela, você não pode ter medo de que a luz do sol acorde antes que você possa dormir.

As persianas do tipo "dia e noite" também são capazes de regular a iluminação da sala. Para criá-los, geralmente são usados ​​materiais com diferentes transmitâncias de luz, texturas e cores, ou duas cortinas são combinadas com características diferentes de acordo com o tipo de zebra. Graças a essas propriedades diferentes, você pode criar o nível de iluminação necessário apenas abaixando ou levantando a cortina.

Essas persianas se enraizarão perfeitamente em uma sala com vista para o lado ensolarado. Seu tecido diversificado absorve luz e calor excessivos, mantendo uma temperatura e iluminação confortáveis ​​na sala.

Persianas para janelas de sacada - a melhor solução. Como regra, eles são de alumínio, mas podem ser feitos de tecido. As persianas são convenientemente montadas e não interferem na abertura das janelas, não interferem no movimento da varanda e são fáceis de limpar. Eles podem ser fixados para cobrir apenas o pano de vidro, será muito conveniente e permitirá que você ajuste a iluminação de cada janela individualmente.

Métodos de instalação

A instalação de persianas de fita pode ser feita de várias maneiras:

  1. Cola. Geralmente, são usados ​​aqui projetos mini - confiáveis, leves e fáceis de operar. A instalação na faixa não requer perfuração, a fixação é realizada em fita adesiva ou clipes especiais de plástico ou metal. As persianas pesadas são melhor fixadas em parafusos auto-perfurantes. A cortina é feita até o parapeito da janela, que permanece livre, o que é muito conveniente quando você precisa economizar cada centímetro de espaço.
  2. Em prendedores. Para tipos de sistemas de janelas deslizantes, a colagem não é possível, a caixa não permitirá que a faixa se abra lateralmente. Às vezes, o design de interiores precisa cobrir completamente a abertura, por exemplo, devido às características de design da abertura ou é necessário corrigir as proporções do espaço. Nesses casos, é possível a instalação em uma parede por cima ou no teto, a fixação é feita em suportes especiais com parafusos de fixação.

É possível instalar persianas desse tipo diretamente nos caixilhos das janelas (da melhor maneira) e na parede acima da abertura ou dentro dela.

Veja como instalar as persianas no próximo vídeo.

Cuidados com o produto

As cortinas de cassete são completamente pouco exigentes ao sair. Eles precisam ser limpos de tempos em tempos com um pano úmido ou aspirados. Se contaminantes graves aparecerem, eles são favoráveis ​​à limpeza com produtos químicos especiais, percebendo calmamente os efeitos dos produtos de limpeza doméstica. Devido a essas propriedades, elas serão apropriadas nas instalações do escritório, na cozinha e nas salas e quartos de um edifício residencial.

No entanto, algumas superfícies podem ser bastante temperamentais. Por exemplo, ripas de madeira não gostam de umidade, então você precisa limpá-las.

Os mais difíceis de manter são os materiais em rolo. Só devem ser limpos com um aspirador de pó. Os especialistas não recomendam lavar o tecido; é melhor colocá-lo em uma lavadora a seco. Isso deve ser feito duas vezes por ano. Quanto ao mecanismo de elevação, cuidado com ele não é necessário. Se ocorrer uma falha, ela poderá ser reparada nos centros de serviço.

Métodos de gestão

As cortinas podem ser controladas de três maneiras usando:

  1. controle manual com um laço, corrente ou mola,
  2. sistemas com mola
  3. controle automático com uma unidade especial.

  • Controle manual mais adequado para janelas pequenas, salas onde existem poucas janelas ou um sistema com mini- cassetes.
  • Sistemas de mola diferem dos manuais porque, para levantar ou abaixar as cortinas, você só precisa girar a maçaneta, o restante será feito pelo mecanismo. As persianas com esse mecanismo são adequadas para instalação em superfícies com dobradiças e clarabóias.

  • Sistema de controle eletrônicoequipado com uma cornija elétrica, cobrirá uma grande área. Para fazer isso, não há necessidade de executar programas complexos, basta pressionar um botão no controle remoto e, usando o controle remoto, os blinds aumentam ou diminuem no modo automático. O custo dos sistemas eletrônicos é um pouco maior do que nos modelos mais simples com controle manual. No entanto, o preço justifica a facilidade de uso.

As persianas podem ser instaladas exclusivamente em superfícies verticais, portanto, eles são instalados com mais freqüência na janela, fixando em dois lugares:

Os mini-designs são considerados, neste caso, uma opção mais vantajosa, pois são bastante confiáveis ​​e fáceis de gerenciar. Para instalar a caixa com as persianas na janela, use fita adesiva, suportes ou clipes de metal. A perfuração não é usada, portanto esses modelos são adequados para blocos de janelas de plástico.

Em alguns casos, as persianas são montadas na parede ou no teto para utilizar totalmente os recursos dos sistemas de janelas deslizantes. Com esse design, parafusos auto-atarraxantes são usados ​​para fixação. O design permite a instalação de cortinas de cassete em janelas de plástico.

Veja o vídeo a seguir para a instalação correta dos estores de fita.

De que materiais são feitos?

Hoje, o mercado de materiais é muito amplo, e isso praticamente não limita os fabricantes de persianas a utilizá-los para suas necessidades. Para persianas horizontais, podem ser usados ​​materiais naturais e sintéticos.

Dependendo do tipo de material utilizado, as persianas podem ser:

  • de tecido (uma enorme variedade de materiais: acrílico, viscose, algodão, linho, seda, etc.),
  • feito de plástico
  • de madeira
  • de bambu
  • alumínio
  • de tecido não tecido.

A cortina de quase todos os materiais é submetida a um processamento especial, para que não acumule eletricidade estática e se torne à prova d'água. A impregnação por UV reduz significativamente o efeito da luz solar e permite manter a cor original das persianas por muitos anos. Tudo isso simplifica o atendimento a eles e aumenta o tempo de atividade.

Uma variedade de cores e texturas de materiais, bem como o uso de modernas tecnologias de impressão, oferecem uma enorme margem de criatividade e permitem que você escolha o modelo certo para qualquer interior.

As cortinas podem ser feitas não apenas em cores diferentes, mas também aplicam desenhos e fotografias a elas. Tais persianas únicas tornarão qualquer sala incomum, luminosa, confortável e expressiva.

Como cuidar?

As cortinas de cassete são completamente pouco exigentes ao sair. Eles precisam ser limpos de tempos em tempos com um pano úmido ou aspirados. Se contaminantes graves aparecerem, eles são favoráveis ​​à limpeza com produtos químicos especiais, percebendo calmamente os efeitos dos produtos de limpeza doméstica. Devido a essas propriedades, elas serão apropriadas nas instalações do escritório, na cozinha e nas salas e quartos de um edifício residencial.

No entanto, algumas superfícies podem ser bastante temperamentais. Por exemplo, ripas de madeira não gostam de umidade, então você precisa limpá-las.

Recurso de design

As cortinas de cassete representam um pano que pode ser enrolado. Isso permite ajustar qualitativamente o fluxo luminoso, se necessário, alterando a posição da superfície de proteção. Inicialmente, esse tipo de persiana era destinado apenas a janelas de plástico.

Uma característica desses modelos é que sua instalação não requer a perfuração da moldura da janela. Hoje, você pode instalar persianas em quase qualquer tipo de caixilho de janela.

O design consiste em vários elementos principais:

  1. Telas A forma e o design podem ser integrados ou consistir em vários elementos móveis interconectados.
  2. Cassetes. Esse conceito é geralmente entendido como um eixo especial no qual a banda é enrolada. O design está equipado com um mecanismo de controle. Muitos eixos estão escondidos em caixas de metal, o que permite que você ofereça o design ideal.

Muitos modelos têm uma largura pequena, que geralmente é igual ao tamanho de uma faixa.