Pavimentos

Colocamos linóleo no banheiro - métodos de instalação

Qual linóleo escolher para o banheiro? A questão é aguda, especialmente quando se trata de projetar um banheiro "para você", quando você deseja uma solução conveniente, prática e ao mesmo tempo econômica para o piso. No artigo, descobriremos se esta é a decisão certa, use linóleo, determine todos os prós e contras de colocá-lo no banheiro.

A possibilidade de usar linóleo em uma sala com alta umidade e ventilação insuficiente é, à primeira vista, uma idéia irracional. No entanto, os revestimentos modernos podem não lidar com essas tarefas. Sujeito a certas condições, que discutiremos abaixo, o linóleo servirá fielmente por vários anos. Quais são essas condições? É simples: você deve observar rigorosamente a tecnologia de assentamento do material, bem, nem todo tipo de linóleo é adequado para o banheiro.


O linóleo adequadamente selecionado para o banheiro pode parecer mais vantajoso em comparação com azulejos caros

Não existe um tipo específico de capa de banho. Para escolher o material para o banheiro, é necessário considerar vários parâmetros.

  1. O único material adequado a partir do qual o linóleo é feito é o PVC. Definitivamente não vale a pena escolher bases alquídicas, coloxilinas e borracha. Também não é recomendado o uso do marmoleum por várias razões: embora o material seja à prova d'água, suas camadas internas podem acumular umidade, é frágil e tem vida curta.
  2. Para o banheiro, apenas um tipo homogêneo de linóleo é adequado. Isso significa que não deve haver substrato em sua estrutura, pois é capaz de absorver água, o que é contra-indicado quando usado em condições de alta umidade.
  3. Não se esqueça da resistência ao desgaste. Somente materiais comerciais e semi-comerciais com uma camada protetora de poliuretano são capazes de suportar condições adversas por vários anos.
  4. Para colocar no banheiro, você precisa de um linóleo antiderrapante especial. Esses tipos não são muitos, mas existem. Sua principal diferença em relação aos outros modelos é a presença de cavacos de corindo na camada superficial. Ao escolher um revestimento, preste atenção especial à sua designação. O grau de antiderrapagem tem uma designação latina na forma da letra R. Os números após a letra nada mais são do que o grau de antiderrapagem. Até o momento, 4 classes de parâmetros ganharam distribuição: de R8 a R13. A melhor opção para o banheiro é R10. Tais modelos têm um custo mais alto.

  • Parâmetros como cor e padrão são escolhidos diretamente pelo comprador de acordo com as preferências pessoais. Eles não afetam de maneira alguma a operação do material e suas propriedades.
  • É importante que o linóleo contenha aditivos antibacterianos. Em um ambiente úmido, o risco de proliferação de microrganismos e fungos prejudiciais aumenta bastante. Esses aditivos podem reduzir a possibilidade de uma nova vida indesejada na sala.
  • Agora vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do uso de linóleo no banheiro.

    Linóleo no banheiro: os prós e contras

    Prós

    1. Custo. Esta é a opção mais acessível para pisos no banheiro ou no banheiro.
    2. Resistência à umidade. O material adequadamente selecionado é capaz de fornecer proteção completa do piso contra a umidade.
    3. Uma enorme seleção de cores e texturas. A presença de uma grande variedade de linóleo nas lojas e mercados é uma das vantagens mais importantes desse tipo de revestimento. Você certamente encontrará uma opção adequada para o seu banheiro, que pode complementar um interior existente ou trazer seu próprio "destaque" a ele.
    4. Estilo fácil. Colocar linóleo no banheiro é possível para quem sabe segurar um martelo nas mãos.
    5. Longevidade. A escolha certa do revestimento e seu bom funcionamento é a chave para uma vida útil longa do material.
    6. Sensações táteis. Você deve admitir que é muito mais agradável usar linóleo quente depois de tomar banho do que em azulejos frios.
    7. Fácil de cuidar. Um pano úmido comum e nada mais ajudará a limpar o material.

    Contras

    1. O risco de mofo e bolor é talvez a principal desvantagem, devido à qual você nunca deve pensar em escolher um revestimento para o banheiro. Os aditivos antibacterianos são aditivos antibacterianos, mas se houver deformação ou violação da camada superficial e a umidade chegar, o risco de mofo ou fungos ainda está presente.
    2. A entrada de água na superfície do piso aumenta sua derrapagem, especialmente o linóleo. O problema pode ser resolvido colocando um tapete de borracha em frente ao banheiro.

    Expressamos todas as nuances, todos os prós e contras de colocar linóleo no banheiro. Próximo: a escolha é sua!

    Características do uso de linóleo no banheiro

    Vale ressaltar que o linóleo nunca foi apreciado como revestimento de piso para salas com umidade constantemente alta. Nenhum dos fabricantes existentes hoje pode se orgulhar de material destinado diretamente ao revestimento de pisos em unidades sanitárias.


    É importante que o linóleo no banheiro e no banheiro possua os seguintes recursos:

    • alta resistência à umidade
    • a ausência de um substrato com poros ou soneca, que pode interferir na remoção de umidade,
    • a superfície não deve ser escorregadia, o que significa que é necessário selecionar um tipo especial de material ou meios para processar linóleo que elimine o efeito do deslizamento,
    • a presença de tratamento antibacteriano que protege a superfície do aparecimento de microrganismos e fungos.


    Para garantir um piso durável e de alta qualidade, é necessário não apenas linóleo resistente à umidade para o banheiro, mas também total conformidade com a tecnologia de instalação:

    Deitado linóleo no chão de madeira

    O processo de nivelamento do piso de cimento foi descrito repetidamente e o proprietário não causará dificuldades no menor entendimento da construção. Quanto ao processamento de tetos em uma casa de madeira, será necessário mais esforço e tempo para criar uma base de qualidade para a colocação de linóleo.

    Inicialmente, muitos edifícios de madeira simplesmente não estão equipados com um banheiro. Os proprietários costumam reconstruir um tipo de unidade de encanamento nas dependências. Eles só conseguem entender se é possível colocar linóleo no banheiro e como fazê-lo (mais: "Como colocar linóleo em um piso de madeira com suas próprias mãos").


    De fato, a sequência de ações neste caso é muito simples:

    • o revestimento de madeira deve ser impregnado com anti-sépticos, que preservarão a madeira na ausência de ventilação devido à estanqueidade do material colocado,
    • qualquer irregularidade na superfície das vigas do piso pode levar à deformação do linóleo e, portanto, deve ser coberta com uma folha idealmente uniforme de aglomerado ou OSB,
    • o linóleo deve descansar por um dia e, em seguida, deve ser colado, sem esquecer o espaçamento de 5 cm nas paredes (mais detalhadamente: "por quanto tempo e quanto de linóleo é depositado"),
    • juntas entre folhas adjacentes de material devem estar escondidas. Para fazer isso, você pode usar um secador de cabelo ou cola Cosmofen.

    De acordo com as normas para a construção de instalações residenciais, existe um requisito para o nível do piso na unidade sanitária, e deve ser menor que a mesma superfície em outras divisões da casa. Se surgir essa discrepância, você poderá eliminar o risco de líquido acidental da banheira que entra nos quartos vizinhos com a ajuda de um limiar superestimado que prenderá o lençol de linóleo sob a porta.

    Se você levar em consideração todas as características dos pisos de madeira, podemos dizer com segurança que o linóleo é o revestimento de piso mais barato, que resiste bem à umidade e tem uma longa vida útil. Além disso, essa superfície parece esteticamente agradável que é impossível distingui-la dos materiais de revestimento tradicionais por foto ou à primeira vista.

    Naturalmente, para um melhor design, você precisa comprar linóleo à prova d'água com uma textura que imite qualquer revestimento alternativo.


    Além disso, muitos proprietários estão interessados ​​em saber se é possível colocar linóleo no banheiro, que é equipado com seu próprio sistema de aquecimento de piso. Naturalmente, isso é permitido, mas um revestimento especial deve ser usado, com a marcação correspondente, e a barra de temperatura máxima para aquecimento da superfície é prescrita nos documentos deste material. Também vale a pena considerar que o linóleo tem baixa condutividade térmica e uma quantidade muito maior de energia terá que ser gasta para aquecer a sala.

    Comentários do proprietário

    Muitos proprietários que já escolheram o linóleo como revestimento de piso para uma unidade de encanamento em uma casa de madeira deixaram críticas na Internet.

    Naturalmente, existem muitas opiniões e cada pessoa tem sua própria opinião sobre esse assunto, mas a maioria delas concorda em vários pontos:

    • o material é o mais barato entre os revestimentos alternativos correspondentes às características,
    • o processo de assentamento é muito simples: você só precisa estocar o material em si, uma mistura adesiva de alta qualidade e um algoritmo de ações, dos quais você não deve se desviar, pois isso é repleto de consequências ao operar os pisos,
    • a vida útil atinge 10 anos e pode durar ainda mais com uso cuidadoso. Ao mesmo tempo, o revestimento mantém a estanqueidade e praticamente não perde a aparência. Tipos de revestimento com uma textura aplicada em toda a espessura são muito práticos. Mesmo com arranhões irregulares, na foto e durante a inspeção visual, eles parecerão novos,
    • para evitar ferimentos, você deve comprar um revestimento áspero ou tratado com uma composição especial contra o efeito deslizante,
    • na ausência de piso aquecido, o linóleo pode ser frio; portanto, devem ser adquiridas espécies que melhor armazenam calor e podem ser usadas sem um sistema de aquecimento.

    Pelo exposto, podemos concluir que a confiabilidade do revestimento não pode ser garantida se você se desviar de um algoritmo claro de ações ao colocar linóleo. O uso deste material deve ser nos casos em que não é possível colocar ladrilhos, grés de porcelana, parquet e outros revestimentos. Se houver algumas dificuldades com a colocação do linóleo, você deve procurar ajuda de profissionais que executam todas as etapas, começando com a compra de materiais de construção e terminando com a verificação do revestimento acabado.

    Características, vantagens e desvantagens

    Sim, esse material raramente é encontrado nos banheiros. E a própria conveniência de seu uso ali causa um debate feroz. Os profissionais sabem que nenhum tipo de linóleo é adequado para um ambiente úmido e que a tecnologia de instalação não é a mesma que em outras salas. No entanto, não existem obstáculos intransponíveis ao uso de um revestimento desse tipo. Não há marcas ou variedades especiais de linóleo, que seriam projetadas especificamente para o banheiro.

    Dos tipos de revestimento atualmente disponíveis comercialmente, apenas opções à base de PVC são adequadas para esta sala. Alguns especialistas também dizem que você pode usar marmoleum. Mas não se deve confiar plenamente nessas declarações. Sim, o marmol é de alta qualidade, mas sua camada principal pode absorver água e vapor. Além disso, esse material é mais frágil que os produtos à base de PVC.

    Para decidir se deve usar linóleo no banheiro, é necessário apresentar claramente suas qualidades positivas e negativas. Ao usar esse material, a impermeabilidade absoluta do piso à água pode ser garantida. Obviamente, se o revestimento for escolhido corretamente e colocado exatamente de acordo com a tecnologia. A decoração de linóleo também é atraente por causa de seu preço baixo. Somente a tinta é mais acessível e, portanto, não é de nenhuma marca.

    Imediatamente após colocar os rolos de linóleo e prendê-los, você pode começar a usar o banheiro. Não é necessário esperar que algo seque, agarre ou cole. Além disso, o linóleo pode ser decorado com uma grande variedade de materiais. Existem opções para rolos de parede com imitação:

    A segunda opção é especialmente atraente, porque não é muito racional usar madeira natural para terminar o banheiro. Colocar linóleo com as próprias mãos não é difícil em comparação com a instalação de ladrilhos cerâmicos. Apenas alguns estágios requerem certas habilidades.

    A escolha do linóleo para o banheiro

    Não existe uma marca especial de material para banheiros. Ao escolher o linóleo no banheiro, é necessário considerar vários parâmetros que o tornam desejável ou indesejável para instalação em uma sala com condições específicas.

    Material de base. De todos os tipos de materiais existentes (alquídica, coloxilina, borracha, etc.), apenas o linóleo de PVC é definitivamente adequado para um banheiro. Você pode encontrar recomendações para o uso do marmoleum, mas essas dicas devem ser tratadas com cautela.

    O linóleo natural ou marmoleum é um material de alta qualidade. Eles fazem isso a partir de componentes naturais - fibra de juta, madeira picada, óleo de linhaça, vários aditivos. Mas alguns parâmetros de revestimento impõem restrições ao seu uso. A camada superior de marmoleum é à prova d'água, mas o que está embaixo dela pode absorver água. Além disso, o material aumentou a fragilidade em comparação com o linóleo do PVC. Portanto, para decidir se uma marca específica de marmoleum é adequada para a deposição no banheiro ou não, você deve se familiarizar definitivamente com as recomendações do fabricante.

    Estrutura. O linóleo para o banheiro deve ser homogêneo, ou seja, o substrato deve estar ausente. Na sua essência, é uma esponja que absorve a umidade, o que significa que sua presença nas condições úmidas do banheiro é estritamente contra-indicada.

    Resistência ao desgaste. Este é um parâmetro muito importante.

    Se o linóleo no banheiro for colocado como um revestimento permanente, não temporário, é necessário usar não material doméstico, mas material comercial ou semi-comercial, que tenha uma camada protetora de poliuretano de alta densidade por cima.

    Propriedades antiderrapantes. Uma das principais desvantagens do linóleo no banheiro é a sua derrapagem, especialmente molhada. Este é um grave problema de segurança. São produzidos tipos especiais de revestimento antiderrapante, cuja camada superficial contém lascas de corindo.

    De acordo com a DIN 51130, o grau de antiderrapagem é indicado pela letra R com um número. De acordo com este parâmetro, o linóleo é dividido em 4 classes - de R8 a R13. Para banheiros, é recomendável usar o R10. Mas os tipos de material antiderrapante são mais caros. Além disso, na presença de umidade na superfície, o antiderrapante é bastante reduzido. Portanto, antes de comprar linóleo especial, é preciso pensar cuidadosamente se vale a pena colocar um revestimento antiderrapante caro no banheiro ou colocar um linóleo de PVC barato, cobrindo-o em locais com problemas de borracha do ponto de vista da segurança.

    Cor, textura Esses parâmetros não afetam o desempenho e devem ser determinados levando em consideração o design geral do banheiro e as preferências pessoais.

    Aditivos antibacterianos. Uma vez que o material é operado em condições úmidas, é desejável que substâncias antibacterianas estejam presentes em sua composição.

    Banheiro em uma casa de madeira - como equipá-lo e terminar de ler em nossa publicação.

    Você pode descobrir tudo sobre a escolha de uma porta para um banheiro neste artigo.

    Os benefícios do uso de linóleo no banheiro

    Que argumentos tornam o linóleo para o banheiro uma opção aceitável? Existem muitos deles.

    • Uma oportunidade para fornecer estanquidade absoluta à umidade do piso.
    • Barata.Após a pintura, o linóleo é um dos materiais mais baratos, e certamente mais barato que os revestimentos cerâmicos e um laminado resistente à umidade.
    • Aparência bonita. A superfície do linóleo pode, com grande precisão, imitar vários materiais - madeira, azulejo, pedra, laminado. Depois de gastar uma quantidade relativamente pequena, você pode garantir total harmonia do piso com qualquer material presente no interior. Este é um argumento muito sério a favor da escolha de linóleo no banheiro.
    • A tecnologia de assentamento é relativamente simples em comparação com os revestimentos cerâmicos (embora alguns de seus passos exijam uma certa habilidade).
    • Durabilidade - sujeito à escolha certa.
    • O isolamento acústico aumentou em comparação com um ladrilho.
    • Conforto para os pés descalços. Uma propriedade importante para o linóleo no banheiro, que não é tão quente quanto a madeira, mas muito mais quente que o azulejo.
    • Facilidade de atendimento. Material raro pode ser comparado a esse respeito com linóleo. Basta caminhar sobre ele com um pano úmido, e sua superfície brilha com limpeza novamente.

    1. O principal é o perigo de formação de fungos e mofo sob o revestimento, se a água penetrar nele. Não pode mais evaporar sob material à prova de umidade.
    2. O escorregadio da superfície, especialmente se a água entrar nela.
    3. Menor que a vida útil do ladrilho. Mas essa desvantagem pode ser significativamente reduzida usando material comercial.

    Colocando linóleo na mesa

    O principal requisito para a colocação de linóleo no banheiro é garantir a exclusão de umidade sob o revestimento. Para fazer isso, é necessário vedar de forma confiável o perímetro do tapete de linóleo e todas as juntas sobre ele e impedir a formação de cavidades de ar sob ele.

    Exigências elevadas são feitas na condição da mesa. Em primeiro lugar, no momento da instalação, ele deve estar completamente seco. Em segundo lugar, sua superfície deve ser perfeitamente plana. Uma característica do linóleo é que ele repete com precisão o formato da base; se houver solavancos, eles certamente serão exibidos no revestimento. E, mais cedo ou mais tarde, nesses lugares, sua ruptura e destruição começarão.

    Antes de colocar o linóleo no banheiro, ele deve ser mantido desdobrado em uma superfície plana por pelo menos um dia. Isso é necessário para que ele assuma a forma em que será operado.

    É aconselhável colocá-lo em uma peça inteira para encanamento que tenha sido limpo por um tempo, embora, na prática, isso nem sempre seja possível. Mas, em geral, quanto menos juntas, maior a garantia de estanqueidade.

    Se as juntas não puderem ser evitadas, o corte e a montagem em seus locais são realizados de acordo com a tecnologia conhecida. Tiras de material são sobrepostas umas sobre as outras, sobrepostas, ao longo das quais o corte é feito. Depois de remover as peças cortadas, as bordas do linóleo se encaixam exatamente.

    As juntas de vedação podem ser feitas a frio (usando cola) ou soldagem a quente. Este último é realizado por um aparelho especial com um cordão adesivo aquecido, que preenche a junta, formando uma junta impermeável homogênea.

    Recomenda-se colocar linóleo no banheiro dobrando as bordas da parede, para que o revestimento forme uma espécie de calha que possa acomodar uma quantidade significativa de água derramada. O adesivo usado deve ser resistente à umidade.

    A ligação é feita em duas etapas. Inicialmente, metade do linóleo rola para o meio da sala. Uma camada uniforme de cola é aplicada à mesa com uma espátula, após a qual o rolo é enrolado com pressão e compressão simultâneas de ar e excesso de cola de baixo do tapete, do meio para a borda. É conveniente fazer isso com um rolo de borracha dura. Em alguns casos (quando a instrução o exigir), a cola é aplicada não apenas à base, mas também ao linóleo.

    Em seguida, a mesma operação é repetida com a segunda metade do piso.

    O design da interface entre o chão e a parede

    Este é o lugar mais importante. Pode ser emitido de várias maneiras.

    • 1 caminho. Para garantir uma transição suave do linóleo do piso para a parede, um rodapé de plástico triangular é colado à junta. Após a colocação do material, uma borda macia é colada na borda superior localizada na parede, o que proporciona a vedação da junta.
    • O segundo método, mais avançado tecnologicamente, envolve o uso de rodapés especiais de canal. Eles consistem em 2 ou 3 elementos, cada um dos quais desempenha sua função. Um se encaixa no canto para uma curva suave de linóleo. Outro, que é um rodapé, fecha e sela a borda da parede do revestimento. O uso de rodapés de flauta não apenas facilita a colocação, mas também fornece alta tensão no perímetro.

    Às vezes, para simplificar o trabalho, o linóleo no banheiro não é dobrado na parede, mas é colocado com um pequeno (vários mm) não acesso a ele. A junta entre a parede e a borda do revestimento é preenchida com cola. Dado que a principal impermeabilização do banheiro geralmente é feita com a entrada na parede, essa simplificação não afeta muito a tensão geral do piso.

    Para secar, a cola geralmente leva cerca de um dia ou um pouco mais.

    Deitado linóleo sobre uma base de madeira

    Se em relação às fundações de pedra é possível falar sobre a maior ou menor conveniência do uso de linóleo, então para pisos de madeira a imagem muda para o oposto - o piso de linóleo se torna uma das opções preferidas.

    A base de madeira está sujeita a uma mudança natural de tamanho e forma, e é difícil encontrar um material melhor para compensar essas alterações do que o linóleo.

    Os requisitos básicos para a colocação de linóleo no piso de madeira são os mesmos dos pisos de pedra. O material deve ser colocado em uma base completamente plana. Para a sua preparação, são utilizados materiais de chapa de madeira (contraplacado, painéis de partículas orientadas ou painéis de partículas), colocados no piso áspero. Todos os elementos estruturais de madeira são recomendados para serem tratados com um anti-séptico.

    O revestimento dos adesivos e as juntas de vedação são feitos de acordo com as mesmas regras das fundações de pedra.

    O linóleo no banheiro é uma opção perfeitamente aceitável, com muitas vantagens. Só é necessário escolher corretamente a marca do material e colocá-la corretamente.

    Recursos materiais

    Para começar, vale ressaltar que o linóleo é usado no banheiro, não apenas para pisos. Muitas vezes, esse material é usado para paredes. Essa opção é um excelente substituto do orçamento para os azulejos tradicionais, que costumam ser usados ​​para projetar um banheiro.

    Basicamente, revestimentos de camada única são usados ​​para decoração. A peculiaridade desse tipo é a ausência de uma base de feltro ou outro substrato. Sabe-se que essas camadas no material absorvem a umidade com bastante facilidade, o que leva a uma perda de aparência e desempenho.

    Para projetar o banheiro, é usado linóleo à prova d'água. Devido à presença de um revestimento protetor, o material mantém sua aparência por um longo tempo, não se deforma sob a influência da umidade.

    O mesmo ponto se aplica ao linóleo, que é usado para paredes. Um revestimento antiderrapante é usado para finalizar o piso do banheiro. Este ponto é especialmente importante, pois no caso oposto, uma pessoa pode escorregar facilmente em uma superfície umedecida em água. Portanto, para o banheiro, vale a pena escolher o linóleo com uma base nervurada.

    Vantagens e desvantagens

    Como qualquer revestimento de piso, o linóleo para o banheiro tem suas próprias vantagens e desvantagens.

    Primeiro, você precisa listar as principais vantagens desse tipo.

    • Facilidade de instalação. O trabalho não leva muito tempo e esforço, pois o linóleo se presta bem à imposição de diferentes tipos de superfícies,
    • Custo acessível. Comparada a outras espécies, essa opção é a mais econômica,
    • Integridade de revestimento. No processo de assentamento, você não precisará fechar as costuras, como acontece ao instalar azulejos.

    Outra vantagem do linóleo é uma ampla paleta de cores. Os fabricantes produzem uma ampla variedade de opções que se encaixam harmoniosamente no interior clássico e moderno do banheiro.

    Além disso, o linóleo não precisa de cuidados especiais. Se a telha cerâmica for rapidamente contaminada, especialmente na área das juntas, então com este revestimento não haverá problemas. Além disso, o linóleo não precisa ser limpo com ferramentas especiais.

    O material, especialmente o tipo de parede, possui um alto nível de resistência à umidade. Observe que este ponto se aplica apenas a revestimentos homogêneos.

    Quanto às deficiências, elas também estão disponíveis.

    Por exemplo, muitas pessoas usam linóleo com uma base de tecido para decorar o banheiro, o que é um grande erro. Em pouco tempo, o revestimento recolhe uma quantidade bastante grande de umidade por baixo, o que pode causar mofo ou odor desagradável.

    Comparado aos tipos de pisos mais caros, o linóleo não é muito resistente à deformação. Sob o peso do encanamento geral, o material começa a se espremer.

    Para evitar esse problema, os profissionais recomendam o uso de almofadas de borracha especiais.

    Como escolher?

    Ao escolher o linóleo para decorar o banheiro, várias características importantes devem ser levadas em consideração. Vale a pena entender que você está comprando material que será operado em temperaturas extremas e maior umidade.

    Além disso, o revestimento frequentemente sucumbe a vários produtos químicos. Um pré-requisito é a escolha de material resistente à umidade para o banheiro. Isso se aplica tanto à aparência da parede quanto ao piso.

    Se você não planeja fazer grandes reparos nos próximos 5 a 6 anos, dê preferência a um material com alta resistência ao desgaste. Essas propriedades têm uma aparência semi-comercial e comercial.

    O próximo fator decisivo é a presença de uma camada de isolamento adicional. Como observado acima, é melhor escolher revestimentos espessados ​​homogêneos. Atenção especial deve ser dada a isso se o sistema foi usado para finalizar o sistema de banheiro "piso quente". Nesta situação, você pode considerar várias opções para linóleo.

    Para decoração, você pode usar marmoleum (aparência natural), que pertence ao grupo de materiais ecológicos, mas lembre-se de que o revestimento é caracterizado por baixa resistência à água.

    Ao escolher um material, preste atenção ao fato de que as opções de piso e paredes são um pouco diferentes entre si nas características técnicas. A diferença entre esses dois tipos é o grau de resistência ao desgaste. O material para decoração de paredes é um pouco mais fino, pois não se presta a uma grande carga durante o uso.

    Como colocar linóleo?

    Se você pretende colocar linóleo por conta própria no banheiro, primeiro se familiarize com alguns recursos relacionados ao processo de instalação.

    Sua principal tarefa é impedir a penetração de umidade sob o material.

    • Antes de começar a colocar linóleo, desmonte a tela antiga. Se houver defeitos na superfície, nivele a base. Na maioria das vezes, esse problema ocorre ao colocar linóleo em uma casa de madeira. É um pouco mais fácil trabalhar com uma base de concreto.
    • Depois de remover a tela antiga, enrole novo linóleo na superfície. Preste atenção ao fato de que o material deve "subir" levemente nas paredes.

    Para fixar a tela, é melhor usar rodapés especiais de fixação. Isso não apenas ajudará a fixar firmemente o material, mas também trará a estética para o interior.

    • É recomendado que o material seja deixado em repouso por 2-3 dias antes da colocação. Durante esse período, a tela tomará forma. Então você pode fixar o revestimento na base.
    • Para facilitar o processo, é recomendável desaparafusar uma parte do linóleo e aplicar cola no chão. A tela é pressionada firmemente usando um rolo de borracha. Certifique-se de que não resta adesivo em excesso após a fixação. Da mesma forma, corrija a segunda parte da tela. Após o término do processo, é necessário aguardar até o revestimento secar completamente.

    Lembre-se de que, para colocar linóleo, não é recomendável usar produtos adesivos que se dissolvam na água. Uma escolha ideal seria uma formulação à base de cloropreno.

    • Muitas vezes, para colocar, uma tela incompleta é usada. Nesse caso, uma etapa obrigatória da instalação é realizar a vedação. Para esses fins, é usada soldagem a frio ou a quente. O método selecionado é usado para fechar as lacunas que apareceram durante as comunicações.

    Comentários

    A aquisição de pisos de alta qualidade para o banheiro ajudará as opiniões e especialistas dos clientes. Basicamente, os consumidores recomendam a escolha de materiais de empresas confiáveis.

    Um dos líderes mundiais em vendas é a empresa Tarkett. Basicamente, a empresa é especializada na criação de revestimentos de PVC. A empresa apresenta aos clientes vários tipos de linóleo. Os pisos de rolo doméstico são especialmente populares. Mas para a decoração do banheiro, é melhor escolher linoleums semi-comerciais da Tarkett.

    Não menos popular entre os compradores são os produtos de revestimento da empresa Grabo. Atenção especial deve ser dada ao linóleo antiderrapante. Esta opção será a escolha perfeita para terminar o banheiro.

    Os compradores observam que, graças a uma ampla variedade de soluções em cores, é fácil determinar a aparência ideal para qualquer interior. Os revestimentos têm boa resistência ao desgaste. Além disso, o linóleo possui estampagem antiderrapante. Para evitar deformações durante o uso, a presença de fibra de vidro entre as camadas ajuda.

    Não perca de vista os revestimentos naturais de alta qualidade. Essas opções são liberadas pela empresa. Forbo. A empresa fabrica linóleo natural projetado para qualquer tipo de instalação. Deve-se notar que os revestimentos Forbo são apresentados em várias classes, para que os clientes tenham a oportunidade de escolher a opção, concentrando-se em diferentes graus de carga.

    Os consumidores observam que, em comparação com muitas espécies naturais, esses revestimentos têm perfeita estabilidade e absoluta simpatia pelo ambiente, mas estão descontentes com o fato de serem feitas altas exigências na base de assentamento.

    Erros cometidos durante reparos no banheiro e no banheiro, veja o próximo vídeo