Sexo

Como combinar portas e pisos: 7 princípios

As cores claras são universais no design da sala. Combinam bem com cores escuras e brancas e também permitem expandir visualmente o espaço. O piso claro no interior está associado à respeitabilidade, solidez. No entanto, torna o quarto leve e simples, o que contradiz os princípios básicos de um interior luxuoso.

A percepção da sombra de um piso claro com um olho humano depende em grande parte da iluminação, paredes de pintura, móveis, têxteis. Por exemplo, é necessário obter uma superfície branca como a neve e o piso é levemente amarelado. Para remediar a situação, você precisará usar lâmpadas de halogênio para iluminação artificial. Como escolher móveis, portas, rodapés para o piso brilhante, para não estragar a sombra? Considere todos os recursos desse piso, sua combinação com elementos internos.

Piso leve tem certas vantagens e desvantagens. Eles devem ser estudados antes de escolher a cor do revestimento.

Os benefícios incluem:

    Aplicação estilística. Pode ser usado na maioria dos estilos e, em alguns (país, etno, minimalismo, contemporâneo), usar o piso escuro é quase impossível. O “chique gasto” parece atraente, no qual são usados ​​pisos clareados na moda. No entanto, para barroco clássico, rococó, antiguidade, é melhor usar raças valiosas de tons escuros. Na prática, os estilos de moda são mais procurados em interiores modernos. Iluminação Uma característica funcional do parquet de luz no interior é aumentar a iluminação da sala. Por outro lado, um piso escuro requer o uso de fontes de luz adicionais para atingir o resultado desejado. A praticidade geralmente dita as regras: em uma pequena sala com janelas ao norte, deve haver um interior com portas, pisos e paredes brilhantes. Leveza. A leveza é alcançada não apenas com móveis leves, mas também com um revestimento de piso. É problemático descrever o efeito criado em palavras, mas é completamente oposto ao que é formado ao entrar em uma sala escura e apertada. Cor branca não é a regra, você pode escolher tons de bege, amarelo claro, creme. Ao manter um equilíbrio entre as cores claras e escuras, você pode evitar a monotonia no interior. Rodapés contrastantes o tornarão mais elegante, delineando os limites da parede. Lidar com a monotonia ajudará a textura, modelar em um piso claro. Profissionais combinam várias tonalidades de luz em uma sala para o efeito de zoneamento. Extensão visual. Uma superfície brilhante aumenta a sala. Para uma expansão completa do espaço, paredes e pisos claros são escolhidos. Se as paredes são mais escuras, a expansão visual ocorre devido ao aumento da altura. Universalidade. A combinação de cores do piso e paredes no interior é universal, não cria problemas na escolha de móveis. Por exemplo, em linóleo leve, você pode instalar móveis de cor wenge. O contraste encantará os olhos dos que chegam. As portas são frequentemente vistas como um elemento de mobília, e não como paredes. Uma combinação universal pode ser aplicada na sala de estar, na cozinha, etc.

A desvantagem de um piso justo:

    Baixa respeitabilidade. Pisos de madeira maciça são considerados sólidos. Os revestimentos leves parecem elegantes e modernos. Você não os encontrará em interiores luxuosos, com ênfase no alto custo dos materiais. Até o carvalho branco parece mais barato que a madeira escura de baixa qualidade. Conforto. Elitismo, conforto, muitas vezes divergem da leveza, facilidade no interior. Escolhendo um, você pode perder o segundo. Alguns proprietários não levam em consideração esse recurso. O brilho salva o piso escuro, mas o escurecimento não é adequado para superfícies claras. A imprevisibilidade da sombra final. O revestimento branco como a neve nem sempre é assim na sala. Um papel importante é desempenhado pela iluminação, a cor dos móveis e dos têxteis. Às vezes, o tom sai amarelado ou bege. Conselhos! Para eliminar o amarelecimento em um piso leve, é necessário escolher tons de cinza, eliminando completamente as impurezas do creme. A iluminação artificial deve consistir apenas em lâmpadas halógenas ou fluorescentes. Você pode tentar uma combinação de piso e portas de luz. Problemas de cores eliminam a vizinhança indesejada. Percepção barata. Caro laminado leve (madeira branca) pode parecer antinatural. A cor branca cria o efeito de linóleo branco ou telhas de PVC, embora custe várias vezes mais. Uma situação semelhante com parquet brilhante. Para eliminar esses problemas, é melhor usar apenas revestimentos foscos. Markiness. Superfícies claras sempre parecem mais sujas que escuras com a mesma poluição. Em superfícies escuras, a sujeira é quase imperceptível. Revestimentos brancos devem ser lavados com muita frequência. Eles não são adequados para locais com tráfego intenso. Para tais salas, é melhor escolher um piso escuro e portas brilhantes.

Mas produtos de mogno, olmo ou pântano devem ser evitados. É melhor evitar acessórios pretos e escuros.

Seleção de estilo

    Estilo clássico não prevê a alocação de pisos. Para o quarto, escolha mármore branco, carvalho claro, azulejos foscos, laminado amarelo claro ou parquet. As paredes são decoradas com papel de parede de tecido dourado, os móveis devem ter estofados de brocado, as portas são melhores que a cor escura (wenge) e as cortinas são de veludo e borlas.
    Estilo moderno com base na praticidade - piso cinza claro, bege ou branco com pequenos tapetes macios. Os móveis são selecionados em tons de bege ou branco, e o papel de parede e as portas devem ter no mínimo uma imagem. As janelas são decoradas com persianas. Provence semelhante a país. Aloque um piso branco das tábuas ou um laminado envelhecido dourado claro. Os móveis devem ser um par de tons mais claros que o chão. Loft fácil de reconhecer pelo piso liso: laminado, placa lacada. Rodapés são feitos em tons escuros que devem separar paredes de tijolo ou gesso. Escandinavo O estilo permite o uso de apenas uma placa ou laminado em tons de bege claro, branco ou azul claro. Os rodapés são escolhidos na cor do piso e as portas são brancas ou marrom escuro.

Atenção! Manchas de poeira são claramente visíveis no piso claro. A limpeza em tais salas deve ser feita com muito mais frequência do que em um piso escuro. Ao escolher, você deve prestar atenção não apenas à cor e à sombra, mas também à qualidade da camada protetora, que protegerá a superfície da abrasão rápida.

Material natural para pisos leves

Você pode obter um revestimento branco somente após clareamento especial com soluções químicas. As árvores não têm madeira branca. Considere as matérias-primas mais naturais do território europeu:

    Maple Este tipo de madeira pode ser chamado de mais "branco" entre os análogos. Maple tem um pouco de amarelecimento, ou seja, sua sombra é creme suave. Quando seca e usada, a madeira de bordo escurece e fica bege claro. Maple é chamado de camaleão, pois é capaz de mudar a tonalidade ao mudar a iluminação ou o espaço ao redor. Árvore de freixo tem alta confiabilidade, maior resistência, praticamente não quebra. O parquet leve é ​​feito de madeira com alburno branco e amarelo. De carvalho A madeira de carvalho não é branca, o que força os fabricantes de pisos a branquear. O parquet terá tons diferentes, permitindo que você escolha em uma ampla gama de cores - de creme quente a acinzentado frio. Fabricantes de laminados adoram a cor do carvalho branqueado. O material tem um desempenho extraordinário. Hornbeam. Para obter uma sombra clara, a madeira deve ser processada por um longo tempo. Quaisquer erros tecnológicos levam a rachaduras no material no futuro. Mas a viga de chifre é muito resistente à abrasão - você precisa entrar em contato apenas com um fabricante confiável. A madeira em si tem uma cor cinza esbranquiçada e os moldes para parquet podem ser areia, branco pérola, esbranquiçado. Bétula - A versão mais comum de pisos leves na Federação Russa. A madeira pode ter uma tonalidade avermelhada ou amarelada. É fácil de processar e, sujeito ao processo, é obtido material durável e de alta qualidade. Você deve escolher uma bétula branca natural, esclarecida por composições especiais. O custo de uma árvore natural é muito maior que um laminado. Permite simular qualquer raça. O material é mais barato, mas o número de tons oferecidos é mais extenso. Colocar um laminado é mais fácil do que as tábuas do piso, é apresentado em todas as lojas de construção.

A combinação com a decoração no quarto

Em uma casa ou apartamento, é permitido usar pisos de madeira de várias cores. Porém, o laminado leve ou o parquet devem ser cuidadosamente combinados, os revestimentos devem ter algo em comum - tipo de padrão, sombra, etc. Atenção especial deve ser dada às transições.
É permitido que o rodapé seja combinado com um teto ou caixilhos de janelas. Uma opção comprovada é uma cor de portas, platibands, rodapés. Freqüentemente, rodapés escuros são escolhidos para enfatizar a rigidez da sala, que será "saborosa" e superará o contraste.

As regras para escolher uma porta para um piso brilhante não existem. Sua combinação com o estilo geral é suficiente. Vários designers tendem a escolher portas brilhantes para combinar com o piso. Isso criará um plano de fundo comum para móveis, têxteis e elementos de decoração. Às vezes, a escolha é feita por razões pelas quais as portas e o piso servirão por muito tempo, e os têxteis, os móveis e os acessórios serão atualizados periodicamente. Então o piso e as portas leves não limitarão a imaginação - janelas, móveis, paredes podem ser alteradas em todo o esquema de cores.

Paredes, móveis e pisos podem contrastar, o que parece extraordinário e eficaz. Na maioria das vezes, essa técnica é usada no minimalismo contemporâneo. Móveis claros em um piso claro parecem românticos e gentis, mas contidos e monocromáticos.

Ao escolher uma tábua de chão, é necessário entender que um revestimento leve não estraga a situação, mas se torna um pano de fundo para ela que não limita a imaginação. A escolha da cor do piso deve levar em conta não apenas o estilo da sala, mas também a praticidade. Às vezes você pode jogar em contraste ou abandonar as tendências da moda em favor do elitismo. Você precisa pesar todos os prós e contras e, em seguida, escolher sua opção preferida. É importante lembrar que os materiais naturais parecem melhores que os artificiais.

Com base na cor e textura do piso

O piso é primordial, portanto, na escolha da combinação ideal de portas e pisos internos, comece com a cor e a textura deste último. A propósito, pisos claros são mais práticos - a poeira não é tão perceptível neles quanto nos escuros. Tons escuros de laminado e parquet são adequados apenas para salas bem iluminadas.

Escolha uma única gama

Cores quentes são cores com presença de tons de vermelho, laranja, marrom e amarelo. No frio, predominam os tons azul e azul.

Escolha portas e pisos em uma única variedade - esta é a regra de ouro. A propósito, até mesmo revestimentos e portas de pisos brancos podem ter uma tonalidade quente e fria.

Compras bem-sucedidas:

Escolha uma única gama

Cores quentes são cores com presença de tons de vermelho, laranja, marrom e amarelo. No frio, predominam os tons azul e azul.

Escolha portas e pisos em uma única variedade - esta é a regra de ouro. A propósito, até mesmo revestimentos e portas de pisos brancos podem ter uma tonalidade quente e fria.

Compras bem-sucedidas:

Tom para tom

Um clássico ganha-ganha. É bom por sua versatilidade e é apropriado em todos os cômodos e em qualquer estilo. Uma combinação comum é piso leve e portas esmaltadas brancas. Tais portas são fáceis de manter, não ficam amarelas com o tempo e são fáceis de limpar com produtos tradicionais sem substâncias abrasivas.

A combinação de portas escuras e o piso é ótima para salas espaçosas, mas em salas pequenas é melhor recusá-lo, caso contrário, será muito rigoroso e sombrio.

Combinações de contraste

Em ambientes modernos, você também pode experimentar, escolhendo combinações mais ousadas.

Por exemplo, uma boa solução seria enquadrar o piso escuro e as paredes brilhantes com portas brancas e um rodapé branco - o resultado será elegante e incomum. E para que o piso receba toda a atenção, você pode "dissolver" as portas nas paredes e escolher um revestimento de piso contrastante.

Estamos tentando

Para não se confundir com a escolha da tonalidade e entender imediatamente como os principais elementos internos serão combinados, certifique-se de usar um pequeno fragmento de piso, papel de parede ou tinta de parede. Prenda-os na porta - e ficará imediatamente claro se eles ficam bem juntos ou não.

Uma cor - uma nova regra no interior

Hoje, a coloração de pisos e portas em uma cor está ganhando cada vez mais popularidade. É considerada uma opção interior clássica. Um exemplo impressionante de tais experiências são inúmeras fotos. Essa popularidade se deve à simplicidade na execução. Você pode adicionar um toque com a ajuda do piso e a seleção das folhas originais das portas.

Para que esse experimento seja bem-sucedido, é necessário aderir às seguintes regras:

  1. O piso parece mais confortável se for feito em cores quentes e suaves. Nesta modalidade, a folha da porta também deve ser pintada com cores quentes. As cores amarela, avermelhada e mel da madeira e dos revestimentos combinam-se bem. Exemplos ilustrativos são fotos de interiores. Não tente compor tons frios de cores claras, pois eles perturbam o equilíbrio de toda a sala.
  2. Designers profissionais aconselham a tocar com uma cor - três tons. Uma cor é selecionada como cor de base, eles distinguem o teto e o piso e todos os outros elementos de decoração são feitos em seus dois tons. Esta solução ajuda a mascarar as portas, se não forem totalmente apropriadas nesta sala.
  3. As portas parecem interessantes, cujos componentes consistem em diferentes tonalidades. Por exemplo, a folha da porta é feita em uma cor e as faixas de platina são feitas em suas sombras.
  4. Com a ajuda de tons claros, você sempre pode aumentar visualmente o espaço, o que muda absolutamente a percepção da própria sala.
  5. Se a sala for muito pequena, somente cores e tons claros do esquema de cores poderão ser combinados nela.
  6. Se a sala tem tetos altos e janelas grandes, o piso e as portas só podem ser de cores claras, pois, contra um fundo escuro, as grandes janelas parecem ridículas e duras.
  7. Se a sala estiver voltada para o norte, ela precisará combinar apenas um interior luminoso.
  8. Uma combinação de colorir as portas do revestimento do piso em uma cor é considerada um clássico na arte do design.

Por que o clássico permanece em demanda?

Muitos dirão que um jogo de uma cor acabará por dar um resultado mundano e chato, mas tentará dar um toque brilhante à decoração usando o tapete original no chão ou um travesseiro interessante no sofá. Conselho profissional! Portas e pisos parecem originais na versão clássica, quando diferem em um ou dois tons entre si, enquanto os móveis selecionados devem corresponder ao tom da folha da porta.

Se você definir corretamente os pontos de iluminação da sala e criar determinadas zonas, sempre terá a oportunidade de alterar a cor. Por exemplo, o branco pode assumir as sombras das lâmpadas em luminárias. Você deve ter cuidado ao acender uma cor amarela clara, pois em muitas versões ela muda para marrom sujo. Uma solução interessante surgiu com os americanos. Eles combinam não apenas as portas e o piso, mas também o rodapé. As cores branca, cinza e creme da madeira natural parecem originais. Isso torna possível criar uma única imagem em toda a sala.

Existe uma regra de combinar pisos e portas se elas forem originalmente de cores diferentes. Essa opção é adequada para quem comprou uma casa com um reparo pronto, mas deseja adicionar seu próprio toque ao design existente. Nesse caso, rodapés e faixas da mesma cor são anexados, e isso permite criar visualmente uma imagem da unidade.

Escolha a cor das portas e do piso

Como mostra a prática, primeiro a tampa é selecionada e somente então as portas sob ela. Isso ocorre devido às etapas do trabalho de reparo, as portas são instaladas na fase final. Acontece que você precisa selecionar a cor próxima à folha da porta no piso estendido. Existe várias recomendações para selecionar portas:

  • a porta é fácil de combinar com a cor do piso. Mas o revestimento não deve ser feito em cores claras e agressivas. Isso não permitirá distinguir paredes e móveis do todo. Se você deseja obter pisos quentes, precisará escolher um tom quente. Vale lembrar que o subconsciente de uma pessoa também afeta a avaliação não apenas visual, mas também de conforto e aconchego internos. Por exemplo, na foto você pode ver claramente a combinação bem sucedida de piso cinza e carvalho branqueado na folha da porta,
  • se for necessário mascarar a folha da porta, é necessário pinte a mesma cor com as paredes,
  • Como foi decidido escolher o piso em tons de vermelho claro, a porta pode ser feita de faia, marbau, pinho, teca, teixo ou cereja. Esta opção de design tem suas desvantagens - todos os detalhes do interior devem estar claramente vinculados a tons vermelhos claros. Qualquer partida parece ridícula.

Originalidade do piso leve

Se você não gosta de cores vivas, um jogo de contrastes ou é iniciante no trabalho de design, então é o piso branco que será a melhor escolha. Qual é a vantagem do revestimento branco?

  1. O piso branco é sempre uma sensação de limpeza, conforto, concisão. O laminado branco tornou-se usado ativamente nos estilos moderno e minimalista. O laminado branco permite ampliar visualmente a sala.
  2. O branco é a base ideal para qualquer cor.
  3. Pisos e portas brancas com móveis verdes ficam bem. Esta combinação de Darit sensação de conforto e frescurae é ideal para uma sala de relaxamento.
  4. Se móveis violetas estiverem instalados em um fundo branco, isso criará uma impressão de luxo e elegância. Esta decisão é considerada progressiva.
  5. Os móveis de framboesa em fundo branco adicionam confiabilidade, leveza e otimismo ao interior.
  6. Os móveis azuis sobre fundo branco ficam bem em salas pequenas, proporcionando frescor e leveza.
  7. Móveis vermelhos em branco cria contraste. Esta combinação é relevante para crianças, na cozinha e na sala de estar.
  8. Uma sombra amarela com branco cria pureza e um fluxo de luz. Esta opção é considerada ideal para quartos clássicos.
  9. A respeitabilidade dá a combinação de marrom e branco.
  10. Móveis pretos sobre fundo branco são adequados para minimalismo e alta tecnologia.

Todas essas combinações de paleta de cores podem ser vistas na foto.

Design de interiores, criando uma solução exclusiva - Este é um trabalho que requer não apenas certos conhecimentos e habilidades, mas também um senso de paladar, a capacidade de combinar várias cores, para criar um jogo de tons. E aqui as palavras serão relevantes: “Se você é capaz de ver o belo, só porque usa o belo por dentro. Pois o mundo é como um espelho no qual todos vêem seu próprio reflexo. " Crie o belo, aperfeiçoe seu mundo interior!

Funcionalidades

Uma vez que a norma para qualquer apartamento respeitável era um piso escuro de cor de wenguê. Qualquer pessoa que entrasse na casa via pisos escuros, que estilisticamente poderiam não ter nenhuma relação com a cor do rodapé, paredes, portas e móveis, unidos por um esquema de cores ou alguma outra idéia de design. Esse estado de coisas era padrão e não incomodava ninguém. Há algum tempo, ao criar a imagem de um apartamento, designers e pessoas comuns começaram a prestar atenção à combinação da cor do piso e das portas. Recentemente, uma combinação de pisos leves com portas leves tornou-se cada vez mais popular.

As portas leves têm características próprias, positivas e negativas:

  • Branco e brilhante, incluindo portas, dá a impressão de leveza e solenidade. Perto das portas brancas, até móveis volumosos não parecem pesados, não deixam uma sensação de aglomeração.

  • As portas claras, ao contrário das escuras, se encaixam bem em praticamente qualquer estilo interior. Só é necessário que a sombra da folha da porta seja combinada com a sombra de móveis, papel de parede e piso.
  • Tons brancos ou claros da porta aumentam visualmente o espaço, o que é muito importante em salas pequenas.
  • A folha clara brilhante da porta tem suas vantagens. Parece que há mais sol na sala com ele. O efeito de sua presença é especialmente importante no espaço sombrio do corredor.
  • Se as paredes tiverem materiais com cores próximas às portas brilhantes, até uma pequena sala parecerá grande.
  • Obviamente, as portas de cores claras são facilmente sujas, mas os produtos de limpeza modernos facilitam a solução desse problema.
  • Comparado à folha da porta de cores escuras, branco e luz podem parecer frívolos e sem impressionar. Essa simplicidade e franqueza são compensadas pelo uso de bandas de platina de cores diferentes.

Os pisos claros têm vários recursos semelhantes:

  • Com a ajuda deles, você pode aumentar a iluminação da sala. Isto é especialmente importante para salas pequenas que estão voltadas para o norte. Esse piso adicionará conforto à sala, com isso parecerá cada vez mais confortável.

  • Uma sala com piso claro é psicologicamente percebida como um local em que há muito ar e luminosidade. Para alcançar esse efeito, você deve escolher uma camada de bege, creme, creme ou tons de amarelo claro.
  • O piso claro tornará a sala visualmente mais ampla. Deve-se ter em mente que, se for mais brilhante que o papel de parede, a sala parecerá não mais em largura, mas em altura.
  • O piso leve é ​​perfeito para móveis, portas e paredes. No fundo, móveis escuros e impressionantes não parecerão sombrios e enormes. Uma porta escura contra um piso claro pode criar um contraste favorável, que às vezes é necessário para certas decisões de projeto. Chãos e portas brilhantes serão um excelente dueto, enfatizando a facilidade de todo o ambiente.
  • Obviamente, comparados aos pisos escuros, os claros não parecem muito respeitáveis. Muitos consideram isso uma desvantagem, mesmo se um carvalho branco caro for usado para criar o piso.

Para que o piso leve não pareça barato, é melhor escolher materiais foscos do que com um brilho brilhante.

  • Ao escolher um revestimento de uma tonalidade clara, existe o risco de "exagerar" com sua leveza e obter o efeito que não era esperado. Em vez de uma atmosfera aconchegante, você pode obter o oposto; portanto, é necessário avaliar com antecedência todas as nuances da escolha da cor futura dos pisos.
  • Portanto, uma cor branca pura sob certa iluminação é bastante distorcida. Você pode obter um resultado indesejável quando esses pisos adquirem tons amarelados ou creme à luz das lâmpadas. Lembre-se de que a luz do dia e a iluminação halógena não distorcem as cores. Caso contrário, para não criar uma tonalidade amarelada, é melhor escolher pisos com um tom cinza.
  • Em pisos claros, a sujeira às vezes é mais perceptível do que em pisos escuros; portanto, é recomendável selecionar um revestimento leve para salas onde o tráfego não é muito grande (por exemplo, para quartos e quartos de crianças).

A escolha do design para diferentes salas

Design traduzido do inglês significa não apenas projetar, mas também um plano, desenho, desenho. Portanto, é melhor não manter em mente o design da sala da casa, mas transferi-la para o papel. Felizmente, as possibilidades da Internet são tão grandes que o design de interiores pode ser feito de forma independente, sem a necessidade de envolver muito os designers profissionais.

Design de sala de estar

Durante muito tempo, a sala deixou de ser exclusivamente uma sala para receber convidados. Uma sala na qual ninguém vive constantemente, mas ao mesmo tempo desempenhando a função de uma sala para o passatempo comum de toda a família, é chamada sala de estar.

A sala deve ser iluminada, confortável, trazer calor, conforto. O quarto deve ser igualmente agradável para adultos e crianças. Portanto, é necessário obter uma sensação de espaço, luz e pureza.

Ao projetar uma sala de estar com base em um piso de sombra branca, é possível obter uma expansão do espaço, um aumento visual na área. Para fazer isso, as paredes também deixam uma sombra clara. Se você for longe demais com o branco, poderá transformar uma sala de aconchegante e confortável em uma fria e distante.

Para evitar a transição, o design da sala deve conter elementos de decoração (decoração) de cores vivas ou escuras. Pode ser portas, rodapés, platibandas, molduras, sofás, cadeiras.


Design do quarto

O quarto, ao contrário da sala de estar, não requer um aumento visual. A sala pode ser pequena, mas deve ser uma sala aconchegante.

Para tornar o quarto mais quente, o piso claro deve ser complementado com paredes em tons pastel escuros. Areia, ameixa, caramelo, cor de chocolate são perfeitas. Piso escuro não é a melhor escolha para o espaço do quarto.

Além disso, você precisa considerar a cor dos móveis e dos acessórios dos quartos.

Se as paredes estiverem bem escuras, é melhor escolher cortinas, arandelas e colchas para escolher a luz, a cor do piso. Se o piso e as paredes permanecerem claros, o tecido deverá estar escuro. Isso não permitirá que o quarto se transforme em uma sala sem formas e cores. Uma combinação harmoniosa de tons claros na decoração, escura - nos móveis adicionará uma sensação de estilo, aconchego e harmonia ao quarto. Um grande número de combinações de tons de brancos adicionará frio.

Projeto de cozinha e banheiro

A cozinha e o banheiro são salas onde a palavra "limpeza" é associada primeiro. É recomendável usar o mesmo material para o piso dos dois quartos. Portanto, combine-os.

Cozinha e banheiro - um local de maior uso. O número de visitas a esses lugares excede em muito o número de uso do quarto ou da sala de estar.

Com o uso frequente da sala, seu nível de poluição aumenta. Portanto, recomenda-se que o design seja usado com base na cor escura das portas, escura, não facilmente suja, na cor do piso, das faixas de platina e dos rodapés. Explica o uso de cores escuras com baixo nível de sujeira, o que leva à necessidade de limpar os produtos com menos frequência, respectivamente, para menos desgaste.

De fato, tudo está longe de ser o caso. Instalações como cozinha e banheiro são limpas, independentemente da aparência de poluição. Salas com alta umidade que requerem cuidados especiais. Essa sala está em risco de mofo. Portanto, a ventilação regular com a limpeza é um procedimento necessário.

A contaminação por gordura proveniente do cozimento requer limpeza frequente.
Consequentemente, o uso de cores claras para o acabamento da cozinha e do banheiro é um fenômeno completamente destemido e completamente aceitável.

Ao escolher um piso de cor clara no design da cozinha, você pode usar o princípio de zonear a sala. Por exemplo, perto da cozinha, em locais de passagem - a sombra do piso pode ser mais clara, o local onde a mesa será instalada pode ser distinguida por um piso escuro.

A vantagem do piso leve dessas salas é a versatilidade. Contra o fundo de um piso branco, café, cinza claro, qualquer cor das paredes ficará linda. Combinamos um piso leve com qualquer cor de um conjunto de cozinha, móveis de cores vivas parecerão mais suculentos.

Um piso de cor clara pode não apenas expandir visualmente a sala, mas também adicionar uma sensação de limpeza. O piso escuro é significativamente inferior às características do piso em branco. A cor do chão deve esconder os traços de gotas de água, manchas.


Seleção de cores da parede

Um pouco mais alto já foram apresentadas opções para a compatibilidade de cores de pisos e paredes. Considere o problema com mais detalhes. Ao combinar um piso branco com a cor das paredes, lembre-se do seguinte:

  • Pisos e paredes claros dão uma sensação de espaço. Mas muita luz - e a sala perdeu qualquer forma. Não se transformou em uma sala espaçosa, mas tornou-se uma sala disforme, enorme e até fria. Ao combinar luz com luz, a tonalidade de um dos elementos deve ser diferente. Por exemplo, o piso é leitoso, as paredes são brancas. Ou paredes cor de pêssego - o chão é marrom claro, dois tons mais escuros que as paredes.
  • Um piso claro, paredes laterais escuras e uma parede traseira leve (vista da porta) trarão a sensação de um túnel. Se a sala for muito quadrada, a criação de um efeito de túnel é aceitável. Se a sala for retangular (a maioria das salas dos apartamentos da cidade possui uma forma retangular) - qualquer mobília será "perdida" na sala.
  • Piso claro e parede traseira escura - roube a profundidade. A sala parecerá menor, mais quente, mesmo em sensações. É inaceitável usar uma sala com um quadrado total inferior a 18 m2.

O excesso de cor branca - repetimos - em vez de sensações de pureza e calma, trará uma sensação de frio, desapego. É necessário "diluir" o piso claro com elementos adicionais, detalhes de um esquema de cores diferente. A combinação de um piso escuro com paredes claras parecerá mais harmoniosa.

Tons claros do chão estão em perfeita harmonia com cores escuras e brilhantes. Dependendo do tipo de instalações, desejos, estilo de vida dos proprietários, as paredes podem ser pintadas em qualquer cor. As regras para a distribuição de cores na sala permanecem inalteradas.

Ao escolher uma cor para paredes em um design com piso leve, você deve aderir à monotonia. O brilho e a riqueza do design devem ser feitos com decoração ou móveis. Uma variedade de opções de móveis são adequadas para uma sala com piso leve - clássico, moderno e de alta tecnologia.

Escolha da cor para portas e rodapés

Portas e rodapés são elementos indispensáveis ​​ao estilo geral da sala. A primeira coisa a notar é que as portas devem caber no chão com estilo. Por exemplo, o piso é de madeira e uma porta de plástico é instalada. Essa combinação é inaceitável. A seleção inadequada de material e cor pode destruir qualquer harmonia.

A principal regra dos designers - o piso, a porta e o rodapé devem ter a mesma cor. A presença na sala de um piso de cor escura não deixa escolha, a porta e o rodapé são selecionados automaticamente para ela.

O piso claro dá vazão à imaginação. Portas de cores escuras, tão claras quanto o próprio piso, são perfeitas para pisos de cores claras. Portas escuras podem adicionar clareza ao interior de uma sala clara, e um rodapé escuro destacará as formas geométricas.

Portas escuras contra um piso claro podem adicionar espaço visível. Para salas com uma área de 2 * 3 m2, as portas escuras se transformarão em um design volumoso absurdo.

Se houver duas portas próximas umas das outras na sala, elas deverão ter a mesma cor, enquanto as portas leves se perderão contra o fundo de um piso e paredes claros. Se essas portas ocultam o banheiro e o banheiro, é exatamente isso que o efeito é necessário.

Ao escolher a cor do rodapé, você pode confiar apenas nas preferências pessoais. O rodapé pode ser branco, preto e colorido. O principal é que, no design geral, o rodapé não "corta" os olhos. A cor e a forma do rodapé são perfeitamente combinadas com a guarnição da porta. Os designers recomendam o uso do mesmo material para a banda de rodagem e o rodapé.

Seleção de cortina

Ao escolher cortinas para um quarto com piso brilhante, é necessário manter uma sensação de harmonia, limpeza e espaço. A escolha da cor do tecido deve estar em harmonia com o design geral da sala. Material de tecido - arejado, transparente, leve. Chiffon, cetim ou organza são perfeitos. O tipo de anexo não importa.

Iluminação

Para um interior com piso leve, a iluminação desempenha um papel importante.O tom branco do piso adiciona luz à sala, mas apenas com luz natural suficiente.

Ao usar um lustre, o piso aparecerá branco - diretamente sob a lâmpada e escuro - nos cantos da sala.

Para evitar uma transição visível, recomenda-se complementar o interior com iluminação nos cantos.
Você pode considerar as opções de iluminação diretamente nos móveis - arandelas, luminárias de pé, luminárias.

No interior, com piso claro e escuro, a iluminação de halogênio ao redor da sala parece ótima.


A escolha do material para o revestimento

Não há muitas opções de piso:

  • madeira natural (em parquet),
  • piso laminado
  • linóleo
  • telha cerâmica

Talvez alguns leitores do artigo incluam carpetes em revestimentos de pisos, mas não é assim. Carpete ou carpete - um revestimento protetor decorativo externo, os materiais da lista listada ainda permanecerão a base.

O piso raramente muda, portanto deve ser forte inicialmente. Não é permitido usar materiais para pisos que não sejam apropriados para o tipo de ambiente.

A cor do piso deve corresponder ao design, o piso claro deve corresponder às cores das paredes, o piso escuro deve corresponder às portas e rodapés.

Madeira natural

Para a fabricação de materiais para tons claros, são utilizados carvalho, bordo, freixo, bétula e hornbeam.

Qualquer um desses materiais tem uma grande vantagem - naturalidade e respeito pelo meio ambiente.
Mas os contras também estão presentes:

  • Raios artificiais. A madeira natural durante o processamento em parquet é iluminada em grandes lotes nas fábricas. Ao sair, a cor é monofônica, principalmente se o fabricante cuidar da sua imagem. Mas como uma árvore natural se comporta sob a influência da luz, umidade e outros fatores externos, só se pode especular. Em alguns lugares, a luz solar direta pode causar manchas e descoloração.
  • Afiliação estilística. Piso de madeira natural é usado para interiores minimalistas, às vezes - modernos. Em um estilo moderno de alta tecnologia, a naturalidade da madeira será um erro absurdo no design.

Piso laminado

Laminado é um revestimento de piso universal em qualquer sala. O mercado moderno permite que você escolha um laminado de uma ampla variedade de tons, até branco.

Com a escolha certa de características, o laminado pode ser usado na cozinha, na sala, no corredor e até no banheiro. Para locais onde a umidade se acumula, é necessário garantir que o laminado tenha qualidades resistentes à umidade.

O único aspecto negativo do laminado como revestimento de piso para tons claros é a maneira como é colocado. Se o laminado for colocado ao longo da linha de luz, as juntas serão muito visíveis. Para um tom escuro de laminado, o problema também é importante. O laminado deve ser colocado ao longo da linha de luz.

Linóleo

O tipo mais comum de piso - o linóleo, ganhou popularidade no século passado. Este material é prático para uso em qualquer ambiente, é bem lavado, deita-se convenientemente durante a postura.

Nas lojas de construção, você pode pegar linóleo de cores diferentes, incluindo tons claros que imitam a madeira ou o laminado.

É difícil distinguir pisos leves na forma de linóleo de um laminado de qualidade.

O linóleo é vendido com uma peça de corte de largura padrão - de 1,5 ma 4 m. Se a sala for mais larga, é necessário colar o revestimento. Isso é feito de acordo com a tecnologia especial, de preferência por empilhadores profissionais, mas a costura na junção é visível em qualquer caso. Com o tempo, ele pode ficar aderido, a água da limpeza entra no espaço e a aparência geral pouco atraente do piso se torna visível.

Outra desvantagem do linóleo pode ser considerada pertencer à classe doméstica, semi-comercial e comercial. Quanto maior a classe - maior a resistência ao desgaste do material (capacidade de suportar o peso dos móveis, resistência à pressão com salto, etc.) Quanto maior a resistência - maior o preço.

Telha cerâmica

O material mais resistente para o piso é o azulejo. A variedade de cores, formas e tamanhos deste material é simplesmente incrível em quantidade.

Os ladrilhos podem ser de qualidade diferente, respectivamente, de custo diferente.

Ao escolher tons claros, você deve prestar atenção ao padrão ou padrão, se estiver presente na superfície. Deve ser combinado com o padrão geral do interior. Por exemplo, ao colocar ladrilhos na cozinha, o mesmo padrão de lascas de cerâmica no chão e na bancada parecerá vantajoso.

Não esqueça que o piso cerâmico é um material frio e escorregadio. Antes de escolher este material, considere um isolamento adicional (piso ou carpete quente - isso não importa).

Ao escolher uma cor para paredes e pisos, é necessário manter uma harmonia estilística. O uso de um piso leve é ​​permitido em diferentes estilos de design, a diferença existe apenas nos materiais para o piso. Para o Art Nouveau com cores vivas, clássicos com pastéis, rococó com antiguidades - um piso leve se encaixa perfeitamente.

Portas

Existem várias cores mais procuradas na instalação de portas.

  • Branco Esta cor é chamada universal para portas interiores, uma vez que é neutra, combina bem com toda a decoração da sala. Não contradiz nenhuma cor do piso, é adequado para qualquer papel de parede e móveis. White é bom para apartamentos pequenos, o que ele visualmente faz mais. É mais vantajoso usar uma folha de porta branca no corredor em combinação com pisos claros. Se você complementar a porta branca interna com inserções de vidro (fosco ou vitral), ela obterá uma aparência elegante.

Se uma porta branca pura parecer muito com você, ou se você não gostar dessa sombra, opte por uma cor muito próxima ao branco (por exemplo, marfim). Os modelos de porta caros são criados a partir de carvalho ou freixo maciço, que ficam bem em interiores de estilo clássico. O carvalho dá a impressão de qualidade. As portas em cinza parecerão sofisticadas e ao mesmo tempo duráveis.

  • Cinza Também pode ser classificado como universal. Se houver uma tonalidade azul nessa cor, as portas parecerão um pouco frias, tornando o interior austero. As folhas das portas de matiz cinza-bege, pelo contrário, encherão tudo ao seu redor com calor. Deve-se ter em mente que a cor cinza reduz visualmente o espaço; portanto, em salas pequenas, é melhor não instalar essas portas.

Não há lugar para portas cinza e em uma sala decorada em estilo clássico.

Combinar cinza com marrom ou preto não é a melhor opção, pois para muitos isso causa rejeição. Pelo contrário, um dueto de amarelo dá ao espaço uma atmosfera de sol. A porta cinza claro fica ótima em combinação com móveis brancos, enfatizando sua limpeza.

  • Castanho claro. É uma cor amadeirada natural em tons claros. As portas desta cor se encaixam bem no interior em estilo clássico ou moderno, ocultando as cores de uma decoração chamativa e dando respeitabilidade a um design simples.
  • Bege. Cor neutra do grupo de marrom claro. A gama de aplicações é ampla, mas no contexto dessas portas, os móveis escuros não parecerão muito vantajosos. Se você gosta dessa cor e não pode recusá-la, é melhor suplementar as portas com rodapés e faixas da mesma cor. Bege combina bem com cinza ou branco, fica ótimo na companhia da cor da grama.
  • Dourado A porta deste tom é escolhida por pessoas apaixonadas pela luz solar. Apreciarão a cor do carvalho dourado, que revigora o espaço.

Pavimentos

As cores dos revestimentos para pisos são apresentadas nos seguintes tons populares:

  • Cor de bordo. No entanto, de todas as espécies de madeira clara, o bordo é o mais próximo do branco, com uma tonalidade amarela, também chamada de creme. Você precisa estar preparado para o fato de que o piso de bordo não retém sua cor original para sempre. Com o tempo, ficará mais escuro.

  • A cor do carvalho. O próprio carvalho não é branco por natureza. É branqueada com meios especiais. Após esse "curativo", você pode obter vários tons de carvalho, dos quais o comprador terá que escolher a cor do revestimento: do cinza ao creme quente.
  • Cor cinza. Esta árvore clara com veias escuras parece nobre. Especialmente popular é a cinza branca com tonalidade rosa e cinza. Entre as opções da moda também estão madeira com tons de areia e bege.
  • A cor do raio. Existem certas dificuldades no processamento dessa madeira, portanto os pisos com vigas de chifre são muito menos comuns do que as opções acima. O raio do horn é de cor cinza esbranquiçada. Os revestimentos para pisos são encontrados em tons sujos de branco, pérola e areia.
  • A cor da bétula. Birch é um material muito comum para pisos na Rússia. Existem opções para bétula branca com um tom amarelado ou rosado.

O vidoeiro também é colorido, dando a aparência das espécies mais valiosas de madeira clara.

Combinação elegante

No apartamento, você pode usar o piso, de cor e textura diferentes. Laminado, parquet e tábua de parquet de várias cores coexistem bastante em uma casa; você só precisa pensar nas transições de uma cor para outra, combinando-as com elementos comuns - um padrão semelhante de madeira ou um tom de “veias”. A combinação de portas escuras com pisos claros parece boa. A folha da porta não pode ser combinada em cores com o piso e os móveis; você só precisa escolher as bandas apropriadas para o design geral da cor, combinadas, por exemplo, com o mesmo rodapé.

No entanto, piso leve e portas brilhantes, de textura diferente, harmonizam o espaço. Papel de parede claro e portas claras na sala devem coincidir em tom, mas têm tons diferentes. Do ponto de vista prático, a combinação de pisos e portas leves na sala é mais lucrativa, pois eles servem por muitos anos e, ao atualizar o interior, os proprietários não serão limitados pela estrutura estreita da combinação desses elementos básicos com um ou outro mobiliário e papel de parede. Tudo fará para um fundo claro. A qualquer momento, você pode combinar um piso claro com móveis escuros ou, inversamente, luz e uma porta clara e o mesmo piso com paredes escuras.

Acentos interiores

Ao atualizar o piso e as portas, é importante colocar corretamente acentos que enfatizem a dignidade do interior. A beleza do piso e das portas pode ser enfatizada com móveis da cor certa. É considerado uma boa forma quando o mobiliário combina com a cor da folha da porta, e a porta em si difere do piso por dois tons. Essa técnica é boa para manter um interior de estilo clássico.

Deve-se prestar muita atenção à escolha de um rodapé de cor adequada, pois pode completar perfeitamente a imagem das portas, da sala como um todo e do piso em particular. Parece mais impressionante se você combinar o piso, as portas e o rodapé com uma única cor. Todos os componentes feitos em branco são bem combinados. As cores bege, cinza ou creme também criarão a integridade da imagem da sala ou do quarto. As cores contrastantes dos rodapés em relação às portas e pisos, pelo contrário, enfatizam a geometria das salas e indicam os limites.

Você pode definir os acentos necessários com a ajuda de iluminação competente. O piso branco pode assumir os tons das cores com as quais as lâmpadas brilham. Você precisa usar essa técnica com cuidado.

Por exemplo, a iluminação amarela clara pode dar ao piso branco um tom marrom sujo. Avalie se você precisa desse efeito.

Dicas de Design

Ao escolher um piso e portas, os designers sugerem várias regras.

  • Para o quarto e a sala, é melhor usar parquet leve. Paredes claras e móveis escuros ou brilhantes contra esse fundo criarão um espaço harmonioso.

  • Para a cozinha e a área de jantar, é melhor escolher grés de porcelana. Não é recomendável colocar um piso de madeira ou colocar um laminado aqui. Revisões de pessoas comuns confirmam a impraticabilidade de tal cobertura neste território.
  • Ao escolher o tom do piso, é necessário levar em consideração que planos horizontais claros contra o fundo de paredes escuras aumentam o espaço da sala. Para fazer a sala parecer mais alta, o piso e o teto devem ser feitos em cores claras, iguais às da parede mais distante da entrada. Se as paredes laterais com essa combinação ficarem escuras, a sala será vista como um longo corredor.
  • Em uma sala pequena, é melhor escolher uma porta do mesmo tom para um piso de cor fria. Portanto, a sala será percebida como mais espaçosa.

Belos exemplos no interior

O piso branco e as portas marrons das persianas de madeira combinam-se perfeitamente em um espaço, enfatizando sua amplidão e arejamento. A presença de móveis brancos aumenta ainda mais esse efeito. Elementos decorativos brilhantes na parede criam o contraste necessário, contra o qual o piso branco e as portas brilhantes parecem muito representativas.

Os pisos são cinza claro em combinação com as paredes de uma sombra semelhante, sublinhada por móveis brancos na sala de jantar, dão a impressão de limpeza e facilidade do espaço da cozinha. Detalhes em forma de portas marrons de um conjunto de cozinha, uma bancada de vidro e um lustre incomum completam a imagem selecionada.

Sobre como o interior pode ser em cores brilhantes, veja o próximo vídeo.