Revestimentos de parede

Ladrilhos de gesso para regras de instalação de tijolo e pedra e sutilezas de design


Muitas pessoas se esforçam para garantir que um apartamento ou casa não seja apenas quente e aconchegante, mas também elegante e moderno, atendendo às últimas tendências em novos produtos. Muitos materiais de construção são usados ​​para o interior do apartamento, incluindo várias idéias de drywall. Se o reparo for feito com a própria mão, a imaginação de uma pessoa é infinita, e o design da sala às vezes acaba não sendo criativo, mas emocionante e extraordinário. O uso de ladrilhos de gesso no interior do apartamento é uma abordagem de design que torna a sala elegante e moderna. O revestimento de gesso transmite muito claramente os contornos do tijolo velho natural ou da pedra do mar.
Telha de gesso no interior do quarto
Isso causa deleite e admiração dos convidados. Além disso, o ladrilho de gesso tem muitas vantagens que outros materiais de acabamento não possuem.

Conteúdo completo

Regras para seleção e escopo do bloco de gesso

Primeiro de tudo, você precisa decidir sobre a pergunta, qual ladrilho sob qual material se encaixará mais harmoniosamente em seu interior. A principal tarefa dos ladrilhos decorativos de gesso é decorar e enfatizar, e não sobrecarregar a aparência estética da sala.

Ladrilho em gesso

Como a espessura dos ladrilhos de gesso sob um tijolo é pequena, é frequentemente usada em salas pequenas, economizando assim uma área útil. O material é usado para uma espécie de fundo para pinturas, a moldura do bar ou serve como uma excelente decoração de várias aberturas na parede. Também é apropriado quando está de frente para as paredes de uma sala grande.

Ladrilho em gesso

Ladrilho em pedra de gesso

O uso de pedra natural como decoração é uma boa solução. Parece especialmente bom quando emoldurado por lareiras, balcões de bar, portas ou arcos.


Mais frequentemente, o material é usado para decorar não um todo, mas uma seção separada da parede. Embora nesse aspecto, muitos designers sejam diferentes.


De qualquer forma, não há regras e requisitos especiais onde é possível usar ladrilhos decorativos e onde não. Quaisquer dicas e conselhos são apenas de natureza consultiva; portanto, a última palavra é sempre sua.

Funcionalidades

Nem todo apartamento pode acomodar uma fileira de tijolos adicionais - nossos edifícios são construídos em metal e concreto, estruturas de madeira e estrutura tornaram-se a norma. Nem todo projeto pode suportar alvenaria pesada. Mas recusar uma opção de design tão espetacular não vale a pena. Uma alternativa pode ser azulejos de gesso, decorados sob um tijolo.

Ela, como qualquer outro material, possui certos prós e contras, cujo conhecimento ajudará a fazer a escolha certa.

Vantagens:

  • Segurança O gesso é um material de origem natural, respectivamente, produtos baseados nele são ecologicamente corretos.
  • Longevidade. Comparado a muitos outros acabamentos, possui maior durabilidade, mantida ao longo de sua vida útil. Freqüentemente usado em locais mais suscetíveis a abrasão e estresse mecânico.
  • Isolamento térmico. Devido à sua baixa condutividade térmica, retém o calor dentro de casa, impedindo que o frio penetre no exterior. Uma parede coberta com esse material nunca irá congelar.
  • Insonorização. A densidade do material é alta, a permeabilidade do som é baixa, respectivamente, a penetração do ruído é minimizada.
  • Resistência ao fogo. Suporta a temperatura de combustão de uma chama direta, pode ser usada para o revestimento direto de fogões e lareiras. Quando aquecido, não emite substâncias perigosas.

  • Manter um microclima confortável dentro de casa. Ele absorve o excesso de umidade do ar, desiste em caso de secura excessiva, uniformiza a temperatura ambiente.
  • A capacidade de criar uma textura realista, colocar detalhes, enfatizar o dinamismo do interior.
  • Peso. A colagem pode ser realizada em qualquer parede sem reforço, usando quase qualquer cola, não suporta a carga global no chão.
  • Fácil instalação e manuseio. Você pode começar a trabalhar sem nenhuma experiência.
  • Não há necessidade de comprar equipamentos adicionais ou materiais especiais.
  • Custo. Valor ao dinheiro é perfeito. O preço do material é baixo, além disso, existe a possibilidade de sua produção independente.

Desvantagens:

  • Mais adequado para uso interno do que externo.
  • A higroscopicidade excessiva é uma contra-indicação para a colocação de material na decoração de ruas; no entanto, hoje foi lançada a produção de laje de cimento e gesso, bastante adequada à decoração de exteriores.
  • Fragilidade aumentada. Este indicador pode ser reduzido adicionando substâncias especiais na fase de fabricação e tratamento de superfície após a instalação.
  • Dificuldades em sair. Uma superfície de gesso não tratada pode acumular poeira.
  • Quando o ladrilho é colocado em uma sala sujeita a alta umidade, é necessário processá-lo com soluções adicionais de proteção e repelente à água.

Cores

A cor natural do gesso é branca. Inicialmente, a cor do produto final é a mesma. Porém, no processo de fabricação, é possível adicionar pigmentos corantes de qualquer tom à mistura. O produto final será uniformemente colorido e resistente ao desbotamento. Com lascas e cortes, o corte dos tijolos dentro terá a mesma cor que fora.

Além disso, a pintura de ladrilhos de gesso é obtida no processo de processamento com composições de fragilidade. Eles contêm vitríolo, que é um corante. O sulfato de cobre dá uma tonalidade azulada, enquanto o sulfato de ferro dá uma tonalidade amarelada.

Você também pode pintá-lo independentemente em qualquer cor, aumentando a possibilidade de adaptabilidade do ladrilho a qualquer interior.

Como escolher?

Para decoração de ruas, esta opção não será aceitável. Para a decoração externa, um material semelhante foi inventado - ladrilhos de cimento de gesso, visualmente indistinguível de ladrilhos de gesso. Portanto, ao enobrecer o exterior da casa, procure saber mais sobre a composição dos materiais de acabamento.

Os materiais que imitam tijolos são usados ​​cada vez mais frequentemente para decoração de interiores. A alvenaria é perfeitamente combinada com muitos estilos e, em conexão com uma variedade de cores e texturas, a questão de escolher um material de acabamento específico é aguda.

Se o seu quarto for feito no estilo loft, um grande espaço deverá ser ocupado por um tijolo, pelo menos uma parede. A cor deve ser a mais próxima da cor do tijolo natural - todos os tipos de tons do espectro ocre-vermelho. O tamanho dos tijolos é selecionado por um tamanho de aproximadamente 6 por 12 centímetros.

O romance da vida rural é mais enfatizado pela combinação de tijolo e madeira. Uma parede de tijolos poderia ser pintada imitando cal em cima de tijolos texturizados.

O tijolo combina bem com o estilo gótico - elementos de ferro forjado e móveis maciços, janelas com vitrais e lareira. Gesso decorativo e lustres de cristal também se encaixam harmoniosamente nesse interior.

O minimalismo é caracterizado por grandes áreas de alvenaria e um mínimo de detalhes. Acentos de cores brilhantes são bem-vindos.

Uma textura decorativa semelhante a um tijolo é uma alternativa digna de papel de parede texturizado com um “efeito tijolo”, gesso decorativo, drywall, tijolos reais e suas opções de revestimento.

É possível fazer azulejos com sua própria mão. Para isso, será uma mistura de gesso, um molde de silicone, uma superfície plana, cores, verniz acrílico fosco, pincéis e uma espátula. Se você seguir todas as recomendações para a fabricação do produto, nunca mais haverá problemas com a seleção do fragmento de alvenaria de seu interesse.

Como empilhar?

A telha de gesso é bastante despretensiosa. Para sua instalação, são adequadas superfícies metálicas, de madeira, de concreto e de alvenaria antiga.

Ao trabalhar com concreto ou tijolo, você não deve esquecer a porosidade da textura. Se surgir essa necessidade, eles devem ser tratados com uma mistura especial de primers.

Se você precisar desenhar um objeto menos sólido, com acabamento em gesso cartonado, placa OSB ou compensado, verifique se essas superfícies mantêm sua forma. A fixação da decoração de gesso no drywall deve começar após a verificação da secura.

Trabalhar com madeira envolve a fixação de fibra de vidro, que é necessariamente rebocada. Existem dois métodos para a fixação de ladrilhos de gesso: seco (são utilizados fixadores) e úmido.

Independentemente do método escolhido, há um conjunto de medidas preparatórias que são fundamentais:

  • Alinhamento da superfície.
  • Limpeza do excesso de substâncias ou contaminantes usando uma solução de sabão, após o que as superfícies precisarão ser bem secas.
  • Agora você pode lidar diretamente com a manipulação dos tijolos aparentes - eles devem ser classificados, excluídos cópias defeituosas ou batidas, dispostas para facilitar a fixação.

Método de colocação a seco:

  • Verifique se há ranhuras laterais para os prendedores nos prendedores.
  • Marcando a parede. Uma distância igual ao comprimento de uma peça é afastada de qualquer canto da parede ou dos móveis. O trilho de guia é montado verticalmente.
  • No "túnel" resultante é a coleção de peças de cima para baixo.
  • A decoração é fixada com parafusos especiais.
  • Atrasar repetidamente o comprimento desse elemento na vizinhança.

Maneira molhada:

  • Determine por qual método os tijolos serão colocados - na junta ou no bordado das costuras.
  • Marcar as linhas diretamente na área cultivada e colocar os ladrilhos antes de fixá-los na parede. Não devemos esquecer a espessura da futura costura, se foi decidido providenciá-la.
  • Prepare uma pequena porção da solução adesiva, lembrando que ela começa a endurecer em trinta minutos.
  • O trabalho deve ser feito na direção de baixo para cima, começando pelo canto inferior.
  • O adesivo é aplicado diretamente no ladrilho ou na área de trabalho com uma espessura não superior a 2 mm.
  • A peça de gesso é pressionada contra a parede com um movimento rotacional com muito cuidado.

Posso pintar?

Ladrilhos de gesso com o efeito de uma superfície natural de pedra ou tijolo são vendidos em toda parte nas lojas. O método de fabricação de fábrica, encontrado com mais freqüência - a granel. Para isso, pigmentos tingidos são adicionados diretamente durante a mistura da massa de gesso. Esse método é mais eficaz, pois quando os produtos lascados apresentam uma textura de cor natural, não apenas no exterior, mas também no interior.

De um grande número de cores e tonalidades, ela deslumbra os olhos, mas, após um exame mais detalhado, todas as falhas da coloração industrial se tornam visíveis - o tingimento geralmente está longe de ser natural e corta os olhos com estranhos acentos de cores.

Colorir o produto acabado - parece não ser uma questão complicada, mas o sucesso de todo o projeto depende da percepção visual. Se você pretende trazer um elemento de vivacidade para a pintura de fábrica e fazê-lo pela primeira vez, vale a pena processar cada peça separadamente antes de fixá-la na parede. Posteriormente, após o recebimento do experimento inicial, pode-se proceder à pintura em massa da folha de gesso já fixada no objeto.

Existem vários métodos simples e comprovados de pintura:

  1. Para meia colher de chá de tinta, adicione um copo de água e uma cartilha de acrílico. Pontos de destaque são aplicados diretamente na parte inferior do molde antes de derramar a solução. Com esse método, é necessária uma secagem de alta qualidade, após a qual a peça é revestida com um verniz fosco à base de água.
  2. A pasta de tingimento é adicionada à água e aplicada à superfície de gesso não tratada com um pincel, aerógrafo ou um spray doméstico simples. Devido à sua higroscopicidade, o gesso absorve a tinta e, após a secagem, assume uma aparência muito viva. Você pode substituir até metade da água na solução por um primer acrílico, a partir do qual o ladrilho seco ganhará força adicional.

Se a cor ficar muito pálida após a coloração, ela poderá ser restaurada ao natural, aplicando um verniz fosco ou sedoso. Isso dará ao produto força extra.

Exemplos no interior

Designers de todo o mundo estão encantados com a tendência predominante de introduzir um elemento de decoração como uma parede de tijolos no interior de apartamentos residenciais, escritórios e instituições públicas. Pode ser usado tanto em uma sala de lareira brutal quanto em um quarto romântico.

Uma parede de tijolos pode ser uma ótima alternativa para papel de parede, painéis e gesso, porque parece mais intrigante. O custo do material que imita um tijolo real é mínimo e as possibilidades são quase infinitas:

  • Corredor Na maioria das vezes, em condições de espaço limitado do corredor sob um tijolo, é costume decorar apenas uma parede. O tom claro dos tijolos não esconde o espaço. Outra opção é colocar com uma alvenaria uma moldura para um espelho, um arco, um local para roupas.

  • Sala de estar Uma parede de tijolos é o cenário perfeito para criar uma zona de vídeo. Além disso, é o mais adequado para criar um interior contrastante: a sombra escura da alvenaria é um mobiliário leve e vice-versa. Mesmo que a parede de tijolos acentuados seja pintada nas mesmas cores que o resto do espaço, ela atrairá a atenção com sua textura. Se o interior do salão for complementado não apenas com uma parede de tijolos, mas também com enormes vigas e colunas de madeira, o interior será preenchido com objetos de ferro forjado e lustres ou arandelas de cristal, será possível trazer o espírito de um castelo medieval para uma habitação moderna.

Se houver uma lareira em tal espaço, é possível decorar com tijolos de gesso, não apenas a fornalha e a fachada, mas também o espaço próximo e acima dela.

  • O quarto A tranquilidade do local de dormir não será perturbada pela parede de tijolos atrás da cabeceira da cama, e ficará deslumbrante.
  • De crianças. No quarto das crianças, o tijolo pode ser usado como zoneamento.

  • O banheiro Em combinação com o encanamento branco como a neve, a textura de tijolo dá um contraste interessante.

  • Cozinha e sala de jantar.
  1. Alvenaria como um avental de cozinha.
  2. Zoneamento da área de jantar.
  3. Contraste com planos e fachadas monótonas de cozinha.

  • Escritório e escritório
  • Café

Veja como fazer uma imitação de uma parede de tijolos da telha de gesso abaixo.

Tipos e características distintivas do ladrilho de gesso

Na produção de ladrilhos cerâmicos, a argila passa por vários métodos de processamento e a produção desse tipo é bastante complicada em comparação com os ladrilhos de gesso. O gesso pode ser usado no interior de um apartamento em qualquer lugar:

Os ladrilhos podem ser feitos para terminar o teto, divisórias internas da GKL, arcos, a entrada da sala, as paredes da cozinha e muito mais.
Ladrilho em gesso

  1. Debaixo do tijolo. Esse ladrilho repete completamente o padrão de tijolo, seja branco ou vermelho antigo.
  2. Debaixo da pedra. Azulejos com textura de pedra natural não são inferiores a bordas claras, cores. Ladrilho em pedra de gesso
  3. Painéis de gesso. Eles são leves, multifuncionais. Eles têm um padrão diverso. Painéis de gesso
  4. Seixos do mar ou mosaico. Mosaico de gesso

Cada tipo de ladrilho de gesso é definido para a decoração da sala.

Os lados positivo e negativo do bloco

Todos os materiais de construção têm vantagens e aspectos negativos.
A telha de gesso tem as seguintes vantagens:

  1. Mass. A telha é um material leve. Isso torna possível montá-lo em muitas superfícies sem sobrecarregar a base.
  2. A instalação de ladrilhos na parede é rápida, fácil e faça você mesmo.
  3. O gesso não contém impurezas tóxicas que seriam prejudiciais a seres humanos e animais.
  4. Ótima seleção. O revestimento de gesso difere não apenas nos padrões de textura, mas também nas cores. E também há a oportunidade de criar um ladrilho individual com suas próprias mãos e com sua própria cor.
  5. Custo. O custo relativamente baixo possibilita o revestimento de grandes superfícies. Processo de fabricação de telha DIY
  6. A telha de gesso mantém a sala aquecida.
  7. Este material não perde sons estranhos.

  • O gesso “ama” a água. A grande absorção de umidade dos ladrilhos de gesso pode limitar o acabamento do apartamento. Por conveniência e funcionalidade, o ladrilho deve ser tratado com meios especiais e, após colocá-lo em salas com alta umidade,
  • A telha de gesso é macia. Se você tocar nele com um objeto pontiagudo ou pesado, ele quebrará ou um amassado permanecerá nele,
  • Os ladrilhos não tratados praticamente não são lavados. Absorve poeira e sujeira, alterando assim a cor. Portanto, após a instalação, é coberto com uma camada protetora de verniz e, durante o armazenamento, é cuidadosamente fechado. Ladrilhos de abertura com verniz

Todos os lados negativos podem ser suavizados. A instalação precisa, ações claras de acordo com o algoritmo de trabalho, cuidados oportunos e precisos manterão o ladrilho em sua forma original por muitos anos.

Sala de estar

A decoração no salão com ladrilhos de gesso é realizada a partir de uma parede ou divisória, enquanto o principal material de acabamento é papel de parede ou pintura de superfície. Elementos separados - a entrada para outra sala ou a decoração da coluna de placas de gesso enfatiza esse elemento, tornando o interior da sala diluído de monotonia.

Telha de gesso no interior da sala de estar

Mas, se você estiver de frente para a lareira com ladrilhos de gesso, precisará organizar detalhes em cores. Se for uma lareira falsa feita de drywall - não deve ser radicalmente distinguida do contexto geral, mas apenas enfatizar a individualidade.
Quando a sala de estar estiver decorada com ladrilhos de gesso sob um tijolo, você deverá encontrar o ângulo certo de iluminação. Com luz direcionada apenas nesta superfície, e toda a sala de estar estará no crepúsculo, haverá uma sensação de frio e umidade, e não conforto e calor.

Para que serve?

Ao criar um ladrilho de gesso interno que imita pedra ou tijolo, pode ser usado para resolver vários problemas funcionais, a saber:

  • com pequenas dimensões da sala, ladrilhos finos ocupam muito menos espaço que a pedra natural,
  • destacar uma área específica com um contorno claro, por exemplo, um arco de uma porta ou criar um plano de fundo, por exemplo, para um aquário, foto, TV e outros objetos,
  • criar uma vasta superfície com imitação de paredes de pedra ou tijolo e dar ao interior uma certa especificidade,
  • como cobrir as paredes próximas à entrada da sala para manter uma aparência agradável - afinal, os ladrilhos de gesso se desgastam mais lentamente que o papel de parede ou a pintura, também é muito mais fácil limpar a sujeira, e possíveis lascas podem ser facilmente reparadas com argamassa de gesso,
  • na presença de curvas passadas, cantos onde há contato constante com o revestimento. Nesse caso, a propriedade de um bloco que é fácil de limpar será muito apropriada.

Os ladrilhos de gesso podem ser divididos em várias categorias: por tipo de textura, por tipo de produção, por local de aplicação.

Por tipo de produção:

  • Fábrica. Este ladrilho é fabricado com base em determinadas condições do local onde deve ser utilizado: para salas secas, banheiros, revestimentos de fachadas etc. Ele contém aditivos especiais que fornecem as propriedades de desempenho necessárias. O ladrilho de gesso fabricado na fábrica passou em todas as verificações necessárias e é certificado.
  • Feito à mão. Esses produtos podem ter qualquer composição selecionada para condições operacionais específicas. Essa flexibilidade, por um lado, é uma vantagem, porque os produtos da fábrica não podem levar em consideração as características individuais de cada ambiente; por outro lado, não há garantia de que os azulejos caseiros durem muito tempo.

Por tipo de fatura:

  • Imitação de tijolos. Dá à sala a originalidade de um edifício inacabado, brutalidade e uma sensação de condições espartanas.
  • Debaixo de uma pedra natural. Tal design acrescentará cor natural, o primado da habitação das cavernas, motivos rurais ou de castelo da Idade Média.

No local de uso:

  • Para trabalho interior. Os ladrilhos para o corredor ou corredor conterão substâncias de reforço que fornecem resistência ao estresse mecânico e à abrasão. Os selos destinados a banheiros e cozinhas conterão aditivos que aprimoram as propriedades de impermeabilização necessárias para serviços de longo prazo em ambientes com alta umidade.
  • Para revestimento de fachada. Esse ladrilho contém necessariamente um grande número de aditivos hidrofóbicos que fornecem resistência a eventos climáticos agressivos: chuva, neve e outros. Embora uma composição híbrida à base de gesso e cimento seja frequentemente usada. Assim, embora o peso aumente e, consequentemente, deva ser fixado na superfície com meios mais duráveis, o preço dessas telhas é muito menor devido ao baixo custo do cimento em comparação com os componentes de impermeabilização.

Desenho

Usando placas de gesso sob um tijolo, você pode implementar uma variedade de decisões de projeto e, ao mesmo tempo, economizar material para um reparo semelhante feito a partir de materiais naturais. Por exemplo, ao decorar grandes áreas em drywall com ladrilhos de tom claro, o volume da sala aumenta visualmente e vice-versa, ao decorar com tons escuros, diminui.

Criar um design baseado em tons contrastantes usando ladrilhos de várias cores é uma solução comum. A decoração de paredes com azulejos cria o efeito de uma habitação construída sobre uma rocha ou uma montanha. Para realçar os elementos decorativos já existentes, como os painéis, é possível enquadrar a lareira para dar uma massa visível.

Tijolo de imitação de telha de gesso é ótimo para criar interiores no estilo de loft, grunge, país. Com a combinação de ladrilhos de gesso em pedra ou tijolo com elementos de decoração em madeira, você pode criar a atmosfera de uma casa de campo, mesmo em um apartamento na cidade.

Os ladrilhos de gesso podem substituir o acabamento padrão dos portais e janelas por platibandas; fica ótimo ao decorar vários recessos e nichos nas paredes, para moldar espelhos.

Dicas e truques

A telha de gesso é um material específico que apresenta vantagens e desvantagens significativas. Algumas fraquezas podem ser modificadas usando impregnações especiais aplicadas ao produto acabado e vários aditivos são adicionados ao ladrilho de gesso na fase de produção.

O gesso é um material com excelentes qualidades, mas possui duas desvantagens significativas: a maior parte do esforço está sendo abordada. Isso é fragilidade e baixa resistência à umidade combinada com alta absorção de umidade.

Para fortalecer o produto, você pode seguir de duas maneiras: adicione substâncias especiais à composição no momento da produção ou trate o ladrilho acabado com impregnações de reforço. Uma opção de circuito duplo também é possível.

Na fase de criação de uma mistura de ladrilhos, para aumentar a resistência, são adicionadas substâncias à composição que afetam as propriedades dos ladrilhos de gesso. Consequentemente, o efeito deles é máximo. Assim, um ladrilho destinado a locais onde há contato constante com a superfície acabada, por exemplo, portais, corredores, salas de espera e similares, deve necessariamente conter componentes que aumentem sua resistência a cargas de choque e abrasão.

Os superplastificantes são um grupo de aditivos químicos que promovem a solidificação acelerada da argamassa de gesso usando menos água. Assim, a composição aumenta o conteúdo do aglutinante, o que torna sua forma solidificada mais durável. Além disso, os plastificantes melhoram a uniformidade da mistura.

Os modificadores são um extenso grupo de substâncias capazes de aprimorar várias propriedades dos ladrilhos de gesso: resistência, resistência às condições climáticas, resistência à água e absorção de umidade, resistência ao desgaste e ao gelo.

Com a telha de gesso já disponível, também é possível fortalecer sua estrutura tratando a superfície com várias substâncias. Esse efeito tem um efeito adicional na qualidade do produto, no entanto, é necessário nos casos em que as condições de operação dos ladrilhos são particularmente agressivas.

Entre eles estão:

  • Impregnação de polímeros. Devido ao fato de o gesso ser de natureza muito porosa, o que determina sua fragilidade, sua superfície absorve bem várias substâncias. Para reforçar a resistência, os compostos poliméricos são usados, por exemplo, em uma base acrílica.
  • Pintura. Esse método ajuda a fortalecer a superfície do ladrilho de gesso, protegendo-o de arranhões e impedindo a entrada de umidade devido à camada protetora criada pelo corante endurecido. Frequentemente, o verniz acrílico à base de água é usado para esse fim.
  • Tratamento com sulfato. Como a impregnação de polímeros, fortalece a estrutura dos ladrilhos de gesso, penetrando nos poros da substância. São utilizados sulfato de cobre e ferro. Juntamente com maior resistência, o produto recebe uma tonalidade característica - o cobre dá azul e o ferro dá amarelo. O procedimento de imersão deve durar cerca de duas horas.

A capacidade dos ladrilhos de gesso para absorver a umidade também é modificada na produção e pode ser reduzida para produtos acabados. Uma composição que contém aditivos de impermeabilização já pode ser usada para cozinhas e banheiros, mas apenas em locais onde não há contato direto com a água, por exemplo, não é recomendável cobri-la com um banho ou o espaço ao redor do lavatório.

Para o uso de ladrilhos de gesso para fachadas, além das substâncias que fortalecem a composição, é realizado tratamento externo com impregnação hidrofóbica ou tinta repelente à água.

Belos exemplos no interior

Um produto de tijolo pode ser usado não apenas em superfícies pequenas. Eles são excelentes para revestir grandes áreas.

As telhas de tijolo branco parecem elegantes. Pode se tornar um fundo neutro para móveis claros.

Você pode assistir a uma aula de como colocar ladrilhos de gesso embaixo de um tijolo no próximo vídeo.

Métodos de acabamento

O material em questão é um ladrilho alongado, cuja forma se assemelha a uma das projeções de um tijolo. Geralmente, seu comprimento é de 18 a 24 cm e a altura é de 7 a 15 cm. A espessura desse produto de gesso é de 20 a 25 mm. O fabricante, em princípio, pode produzir ladrilhos com outros tamanhos.

As placas de gesso variam na aparência e textura da superfície. Destaque "tijolos" com uma superfície fosca e brilhante, além de imitar o "velho" tijolo. Uma visão especial são produtos com padrões em relevo.

A instalação de ladrilhos pode ser feita de várias maneiras:

  1. Na área fechada. Há um revestimento completo e parcial. Na segunda versão, o ladrilho de gesso pode ser combinado com outros materiais de acabamento (ladrilhos de cerâmica, papel de parede, gesso decorativo, etc.).
  2. Com hora marcada. Usando o material em questão, uma parede é decorada ou elementos individuais do interior são destacados (por exemplo, uma lareira, uma janela, uma porta). Os ladrilhos podem ser colocados na superfície de uma parede, em nichos ou bordas.
  3. Pelo método de fixação. São utilizadas 2 tecnologias principais: seca e úmida. A colocação a seco envolve o uso de ladrilhos com um perfil especial nas bordas. Esses elementos são interconectados "na fechadura" (por exemplo, de acordo com o sistema "sulco espinho"). Com o método úmido, o ladrilho é fixado com cola.
  4. De acordo com o padrão formado. Ao colocar ladrilhos de gesso, uma imitação de alvenaria é alcançada e, portanto, todas as opções possíveis são repetidas - colher e palito, fileira única e com várias linhas e outros tipos de alvenaria. Para isso, podem ser utilizados vários tamanhos de ladrilhos ou cortá-los. Arqueado e outros tipos especiais de estilo parecem espetaculares.

A escolha do método de acabamento depende das condições específicas, do estilo de design escolhido para o design geral da sala.

Como está o rosto

O revestimento das paredes com ladrilhos de gesso é realizado na seguinte ordem:

  1. Preparação e nivelamento da base (parede).
  2. Preparação. Todos os itens são cuidadosamente inspecionados. Azulejos com defeitos (quebras, deformações, rachaduras, etc.) são filtrados. Recomenda-se pré-colocar a alvenaria no chão. Elementos incompletos são preparados com antecedência cortando os ladrilhos com uma serra para metal ou um moedor. A parte de trás deve ser uma lixa para melhor aderência. Para ladrilhos porosos, a parte frontal é coberta com uma fina camada de primer transparente.
  3. Preparação do adesivo. É realizado em um recipiente conveniente. Para uma mistura uniforme, é melhor usar um misturador de construção. Todo o processo é realizado estritamente de acordo com as instruções para a mistura acabada. A consistência deve ser espessa, mas fácil de aplicar.
  4. Deitado (colando). É instalado em linhas, começando pela parte inferior. Um pequeno espaço é deixado entre os ladrilhos.
  5. Selando as costuras.

O trabalho é concluído com o acabamento final do revestimento. Vários métodos podem ser utilizados, dependendo do material e do estilo escolhido.

Preparação de superfície

Para obter um acabamento de alta qualidade, um papel importante é desempenhado pela preparação da superfície sobre a qual o ladrilho de gesso é colocado. Esta etapa inclui os seguintes trabalhos:

  • limpeza de superfícies de revestimentos e gesso velhos,
  • coleta de lixo, remoção de poeira,
  • eliminação de defeitos significativos (fissuras, amolgadelas, etc.) usando massa de vidraceiro,
  • aplicação de um primer de penetração profunda.

Se a parede apresentar irregularidades significativas, a superfície será nivelada. Talvez o uso de tais métodos:

  • farol de gesso
  • alinhamento da placa de gesso com rejunte,
  • para pequenos desvios, podem ser utilizadas folhas OSB.

Operação responsável - primer de superfície. Ele fornece nivelamento superficial final e adesão de materiais. Os seguintes primers são usados:

  1. Primer mineral. É caracterizada por secagem rápida e versatilidade.
  2. Iniciador de perclorovinil. É utilizado no tratamento de superfícies de concreto e metal. É sobreposto em 2 camadas. Tempo de secagem - até 1 hora.
  3. Primário acrílico. O material pertence à categoria universal e é adequado para qualquer superfície.

O primer é aplicado com pincel, rolo ou pistola. A segunda camada é aplicada após a primeira camada secar.

A marcação completa a fase preparatória. É mais relevante para revestimento parcial e combinação com outros materiais.

Colagem

Ao fixar ladrilhos de gesso na superfície da parede de maneira úmida, é utilizado um adesivo. É selecionado levando em consideração o material base, a área a ser ladrilhada, o tipo, tamanho e cor do próprio ladrilho.

As seguintes recomendações devem ser consideradas:

  1. Gesso com cimento. Tais composições são realizadas na forma de misturas secas prontas, a partir das quais é preparada uma solução de colagem. Eles são mais adequados para azulejos de tons claros. As misturas mais famosas das marcas Perlfix, Litokol K, Satyn PKG-28.
  2. Pregos líquidos (composto de vedação). Uma opção comum é o tipo de adesivo universal "Dragon".Sua principal desvantagem é a necessidade de manter cada elemento por 2-2,5 minutos manualmente, o que atrasa o processo de acabamento.
  3. Misturas de gesso líquido já prontas. Esta é a melhor opção. A composição é vendida na consistência de creme azedo espesso e tem uma cor branca. É fácil de aplicar, mantém-se bem unido e pode ser usado para qualquer ladrilho de gesso. A retenção deve ser fornecida por apenas 2-3 segundos. A secagem completa ocorre durante o dia e você pode ajustar o local sem esforço após 15 a 20 minutos.

A ligação é a seguinte. Na parte de trás do ladrilho com uma espátula especial (dentada), a composição adesiva é aplicada em uma camada fina com uma espessura de cerca de 0,2-0,3 mm. O ladrilho é fixado na superfície e segurado pelas mãos (geralmente 4-5 s). Um adesivo é aplicado na face lateral para conectar-se ao elemento adjacente.

A costura entre os ladrilhos pode ter larguras diferentes, dependendo do padrão selecionado e da sala a ser cortada. Às vezes, elas se sobrepõem quando praticamente não há costura, mas, neste caso, são necessários elementos de uma forma ideal. Na maioria das vezes, resta uma costura cuja largura não deve exceder 1 cm. A melhor opção é de 5-7 mm.

Para tornar o revestimento atraente, as juntas são preenchidas com rejunte especial. Permite mascarar pequenas imprecisões na instalação e nas bordas dos elementos. O procedimento começa um dia após a instalação, quando a cola seca. Como argamassa, são usadas betumes ou cola pré-fabricados usados ​​para fixar os ladrilhos.

Se desejar, você pode adicionar o pigmento da cor desejada para dar à mistura uma certa tonalidade. O preenchimento é realizado com uma espátula estreita e a costura é nivelada com uma barra de aproximadamente 10 mm de largura.

A atratividade da costura é adicionada pela costura. É produzido usando uma ferramenta simples feita de um tubo de polímero com um diâmetro de 8 a 10 mm, que é cortado ao meio na direção longitudinal. Passar essa ferramenta de rejunte fornece uma forma convexa. A costura fixa é envelhecida por pelo menos 24 horas, após o que é processada com papel de lixa.

Acabamento final

O revestimento de ladrilhos exige um acabamento especial. Antes de tudo, é preciso ter cuidado para eliminar a higroscopicidade do gesso. Para isso, o ladrilho é impregnado com compostos repelentes à água (repelentes à água). Eles são aplicados com um pincel ou rolo.

O Tiprom hidrófugo é popular. Outros compostos podem ser recomendados: impregnação de silicone de White Hill, Optimist C405 - impregnação de silicone de pedra natural e outros.

A telha de gesso é decorada com envernizamento externo. As seguintes opções são usadas para o revestimento:

  1. Verniz acrílico. Pode ser de três tipos: brilhante, fosco ou semi-fosco. O verniz é facilmente diluído em água. Depois que seca, forma-se uma fina película transparente. A opção ideal são os produtos da empresa finlandesa Tikkurila.
  2. Verniz de óleo. É brilhante e fosco. Solventes especiais são usados ​​para criar a consistência desejada. Vernizes incolores (transparentes) ou composições com uma certa tonalidade estão disponíveis.
  3. Verniz para iate. Ele fornece o revestimento mais durável. Antes de usar, é diluído com diluente para obter a consistência desejada. Tempo de secagem - cerca de 24 horas.
  4. Verniz de goma-laca. É feito à base de álcool. É amplamente utilizado para decoupage e confere ao ladrilho uma certa tonalidade. Você pode escolher material transparente ou colorido.

Telha de gesso pode ser pintada. Para esses fins, você pode usar emulsão à base de água e tinta a óleo, além de esmalte acrílico.

A pintura é feita com pincel ou rolo. A tinta é aplicada em 2 camadas. Além disso, recomenda-se o verniz.

Guarnição de canto

A colocação de ladrilhos de gesso deve começar pelos cantos. Aqui você precisa ter cuidado. No canto interno, elementos adjacentes se encaixam bem. A costura é preenchida com argamassa.

Ao formar o canto externo, as bordas adjacentes dos ladrilhos são cortadas em um ângulo de 45 graus. Essa operação é realizada usando uma ferramenta especial - uma caixa de esquadria. A fatia é cuidadosamente lixada com lixa. Sua superfície deve ser lisa, o que permite o ajuste apertado dos elementos de canto.

Interruptores e tomadas de estrutura

Em locais onde soquetes e interruptores estão instalados, a colocação de ladrilhos de gesso requer uma abordagem especial. A cobertura externa deve se encaixar perfeitamente na superfície, o que causa certas dificuldades.

Ao enquadrar soquetes e interruptores, é importante formar cuidadosamente um orifício (soquete) para sua instalação interna e uma plataforma para prender a tampa. A opção mais simples envolve um espaço entre os blocos em uma linha.

Um buraco de minhoca é murado nele, e todo o espaço ao redor é preenchido com gesso ou alabastro com a formação de uma plataforma lisa. Na cor, esse inserto não deve diferir dos ladrilhos de gesso.

Outra opção é mais difícil de implementar quando o ninho está equipado sob o ladrilho. Para fazer isso, é feito um furo ao longo do diâmetro do soquete. Uma furadeira elétrica, serra de vaivém e lima são usadas. O site pode ser formado de duas maneiras. Pode ser aprofundado nos ladrilhos.

Nesse caso, um quadrado ou retângulo é marcado. Com uma faca afiada, o gesso é cortado de acordo com a marcação e, em seguida, o material é cuidadosamente removido com um cinzel até a profundidade desejada. A superfície é processada com lixa.

Você pode criar um site externo. É formado após a fixação do soquete. É melhor usar um estêncil que limite o tamanho do site. O espaço é preenchido com gesso (alabastro) usando uma espátula. A superfície é nivelada e retificada.

Possíveis erros e dificuldades

As condições mais importantes para revestimentos de qualidade: garantindo resistência e aparência. Depois que a cola seca, o ladrilho pode cair da superfície.

Esse problema pode ocorrer se a parede estiver inadequadamente preparada ou a base não for suficientemente forte para suportar um revestimento pesado. Os principais motivos:

  1. Porosidade excessiva da base. Clay "entrou" na parede e não cumpriu sua função. Esse erro é explicado pela impregnação de baixa qualidade da base e pela falta de uma camada de primer confiável.
  2. Alta umidade da base ou presença de eflorescência na superfície. A parede deve estar bem seca. Áreas com mofo, fungos e eflorescência devem ser tratadas com compostos especiais e rebocadas.
  3. Força base insuficiente. Normalmente, surgem dificuldades ao enfrentar partições de madeira compensada ou drywall. Antes de colocar os ladrilhos, verifique se a base suporta o peso deles. Se necessário, a amplificação é realizada.

A aparência do revestimento depende da instalação correta de cada elemento, da horizontalidade das linhas e da uniformidade das costuras. Para garantir uma instalação adequada, é importante garantir uma marcação precisa e desenhar linhas horizontais que sirvam de guia para a formação de linhas.

Se o ladrilho ficar irregular ou deslocado, ele deverá ser corrigido dentro de 10 a 15 minutos após a instalação.

Para garantir a uniformidade das costuras, permitam-se as balizas cruzadas (semelhantes às destinadas aos ladrilhos), instaladas nos cantos dos ladrilhos durante a instalação. É importante remover todas as faixas de cola da superfície do ladrilho em tempo hábil.

Despesas

Enfrentar paredes com ladrilhos de gesso é um empreendimento bastante caro. Para avaliar os custos, você pode fornecer o custo de alguns produtos (por 1 m²):

  • Monte Chiaro A465-10 - de 545 rublos,
  • Ellinbrick A-320-70 - de 452 rublos,
  • "Tijolo velho" 32010I - de 528 rublos,
  • Loft branco - a partir de 752 rublos,
  • Brooklyn - a partir de 800 rublos.

Além do custo do ladrilho em si, é necessário levar em consideração o custo da cola. Seu custo varia de 20 a 40 rublos / kg e o consumo é de 1,2 a 2 kg / m2. Não devemos esquecer a necessidade de comprar uma cartilha, vernizes, rejuntes e tintas.

Como salvar

Você pode reduzir o custo do acabamento, fabricando ladrilhos de gesso com as próprias mãos. A opção mais barata e fácil é “tijolos” em placas de gesso. Eles são cortados das peças que sobraram após a construção ou reparo da casa.

Cada elemento é revestido sequencialmente com massa, primer e gesso de até 10 mm de espessura. Após o endurecimento, esses ladrilhos podem ser usados ​​para simular alvenaria.

Uma opção mais complexa é encher a solução com gesso (alabastro) no molde. O molde de silicone pode ser adquirido pronto. Você pode fazer você mesmo com selante de silicone, plasticina esculpida ou parafina.

A mistura é preparada a partir da marca de gesso GF 10 (5 partes), areia grossa (1,5 partes) e água (2 partes). Para aumentar a ductilidade, você pode adicionar um pouco de cola PVA. Os ingredientes são bem misturados e despejados no molde. Você pode remover o ladrilho após 30 minutos e para a solidificação completa, você precisa de 35 a 37 horas.

Exemplos de acabamento

Diferentes designs de parede são alcançados de várias maneiras:

    Esquema de cores. Os mais populares são branco, vermelho, cinza, preto, amarelo e algumas outras cores.




A telha de gesso ajuda a dar uma aparência especial ao interior de um apartamento ou casa particular. Ele se encaixa harmoniosamente em vários estilos de design.

Você pode murar as paredes você mesmo, usando as recomendações de especialistas. Fazer ladrilhos com as próprias mãos em casa ajudará a reduzir o custo do acabamento.

O que procurar ao escolher um bloco

Ao escolher peças de gesso, é muito importante prestar atenção às seguintes características:

  • O material deve ser fabricado com a marca de gesso de alta resistência G-16, G-19 com a adição de plastificante. Verifique essas informações com o vendedor,
  • Se possível, organize as peças uma pequena verificação. Tente quebrar uma peça com as mãos, se isso exigir um esforço mínimo, essa opção definitivamente não é sua. Você também pode esfregar o verso do ladrilho em uma superfície áspera, enquanto o gesso não deve desmoronar,
  • A saturação da cor também é importante. Muito brilhante indica que o ladrilho provavelmente passou pela coloração da superfície e nenhuma substância de pigmento foi adicionada à composição. Esse azulejo perderá sua beleza original ao longo do tempo, desaparecendo ao sol. É melhor confiar a tonalidade desejada a coloristas experientes que usam tinta de alta qualidade e equipamento profissional para isso.

Vantagens e desvantagens

Provavelmente não existe esse material de construção que não tenha absolutamente nenhum inconveniente. Vamos tentar pesar os prós e contras.

Vantagens da telha de gesso:

  • 100% ecológico. Criado pela própria natureza, é um dos materiais de construção mais antigos usados ​​por nossos ancestrais no início da formação da civilização,
  • Muito fácil de processar. Para trabalhar com ele não requer equipamento especial,
  • Ótimo material à prova de som. Uma parede completamente decorada com ladrilhos de gesso absorve 40% mais ruído.
  • Não tenho medo do fogo. Gesso pode suportar a temperatura 800° C em todo 5-6 horas
  • Na ausência de fatores externos capazes de destruir a alvenaria de gesso, ela serve acima 100 anos de idade
  • O peso leve do material permite que ele seja usado no projeto de paredes finas sem reforço,
  • A capacidade de absorver a umidade permite ajustar o microclima na sala. Devido à estrutura porosa, a umidade acumulada sai quando o ar fica muito seco,
  • O custo relativamente baixo do material permite que ele seja usado mesmo por pessoas com pouca renda,
  • É quase impossível distinguir ladrilhos de gesso de pedra natural,
  • Baixa condutividade térmica do gesso 0,261 kcal / m graus / hora. permite manter o calor acumulado por muito tempo. Essa parede sempre aquece e cria conforto em casa.

Desvantagens do ladrilho de gesso:

  • O trabalho com ladrilhos de gesso exige o máximo cuidado, pois o material é bastante frágil,
  • Sem tratamento especial, não pode ser utilizado em ambientes com alta umidade.

Marcação de parede em azulejo

Dependendo do bloco usado, o layout será diferente para cada um. Por exemplo, um método de colocação de ladrilhos de gesso imitando um tijolo exige uma costura.

Nesse caso, usando o nível de construção, desenhe três linhas horizontais por baixo, deixando uma distância de 2-3 mm a partir da parte inferior. do chão. A altura entre as linhas deve ser igual à largura do ladrilho mais a costura.

Depois que três linhas são dispostas, você precisa garantir que a marcação seja feita corretamente e visualmente tudo pareça exatamente. Se não houver comentários, marque o restante da parede com a mesma etapa.

A marcação de ladrilhos de gesso imitando pedras naturais ou, como às vezes é chamada de pedra "selvagem", é feita de acordo com o mesmo esquema. Somente em vez de três linhas, uma é desenhada, já que o ladrilho é colocado perfeitamente. A primeira linha será um guia e um nível para o resto.

Como escolher uma boa cola

Aqui, como se costuma dizer, o sabor e a cor da cola não são. Hoje, o mercado oferece apenas uma grande variedade de adesivos diferentes (selante adesivo de silicone ou acrílico, mistura de gesso com PVA, espuma de poliuretano, etc.) No entanto, os especialistas recomendam adesivo ou massa de gesso especial.


Essa cola é aplicada na parede e na base do ladrilho, devido à qual a adesão à superfície ocorre com mais eficiência.

Além disso, a impregnação do solo da telha de gesso, sobre a qual falamos um pouco mais, simplifica ainda mais o processo de alvenaria, pois isso reduz significativamente o efeito da absorção capilar.

Antes de amassar, verifique se a cola não contém pedaços sólidos. Se disponível, peneire a mistura seca por uma peneira fina.

Costura

  • A costura tem uma função dupla. Primeiro - dando à parede decorada uma aparência acabada e esteticamente atraente. Segundo - proteção da alvenaria contra destruição, o rejuntamento impedirá a possibilidade de umidade, o que poderia levar à delaminação do ladrilho.


Você pode usar rejunte de diferentes fabricantes, a composição aproximada é a mesma para todos. Você pode comprar branco e cor.

  1. Usando um saco plástico regular ou uma arma especial, preencha todas as costuras até uma espessura 5-6 mm
  2. Depois que a composição começar a secar um pouco, com uma espátula especial, alise a costura para que ela tenha uma superfície perfeitamente plana.
  3. Deixe o rejunte secar completamente, remova qualquer resíduo com um pano ou escova seca.

Hoje, as telhas de gesso sob tijolos e pedras são um atributo de quase qualquer reparo de projeto.

Esperamos que este material seja uma boa ajuda se você decidir fazer reparos por conta própria e decorar seu interior com um elemento decorativo tão popular.