As pessoas passam quase um terço de suas vidas em um sonho, por isso é muito importante que o local destinado ao relaxamento seja o mais confortável possível. Um interior agradável ajudará a relaxar e esquecer todas as coisas fora da cama. Você encontrará idéias e dicas sobre como criar um canto do paraíso a partir de um pequeno quarto neste artigo.
Escolhendo um estilo interior
Se você planeja o interior de uma sala de estar, cozinha ou escritório, deve pensar primeiro em sua funcionalidade; depois, na zona de relaxamento, você pode dar liberdade à imaginação e ouvir os desejos da alma. Estilos como escandinavo, moderno, clássico, minimalismo, loft ou Provence podem se tornar a base para experimentos de design em um quarto pequeno.
Quarto pequeno em estilo moderno
Um pequeno quarto do século XXI possui linhas gráficas claras, tons calmos e sem itens extras.
O estilo moderno envolve móveis elegantes, porém confiáveis, sem decoração adicional. As paredes e o teto são lisos, nas cores cinza, branco ou bege. Acabamentos em preto, chocolate e azul escuro são mais reservados para salas grandes. O piso pode ser coberto com parquet, laminado ou carpete de cor discreta. Brilho metálico, puxadores cromados, madeira polida, espelhos - tudo isso reflete a luz e aumenta visualmente o espaço.
São permitidos detalhes em forma de pinturas, luminárias de chão requintadas, figuras de cerâmica e plantas de interior. A roupa de cama deve ser de seda ou algodão, sem impressões visíveis. A iluminação LED de perímetro e arandelas de cabeceira com tons de branco leitoso fosco ajudam a criar uma atmosfera relaxante e sintonizar um sonho sereno.
Quarto pequeno de estilo clássico
Este estilo será apreciado pelos amantes do luxo. Tons de marshmallow de branco, rosa, pêssego e lilás claro são combinados idealmente com padrões aristocráticos de prata e ouro, molduras de estuque, colunas e lustres de cristal.
Móveis esculpidos pintados com esmalte em tom de marfim criarão uma atmosfera magnífica do palácio. A cabeceira da cama pode ser estofada em couro macio. As janelas devem ser fechadas com cortinas de brocado, veludo, cetim para combinar com o design geral. Os mesmos tecidos são adequados para um dossel. A tampa pode ser jacquard, com padrões oscilantes. A abundância de luz em uma moldura "preciosa" transformará uma pequena sala comum em um quarto verdadeiramente real.
Quarto pequeno em estilo provençal
Pessoas românticas que amam a atmosfera do sul da França, o estilo Provence é o mais adequado. Todos os detalhes do interior devem ser em tons pastel - branco-azul, rosa, roxo claro, verde pálido e bege. Nos têxteis, é preferível escolher uma chita queimada e desbotada com um pequeno ornamento floral, ervilhas minúsculas, uma gaiola e losangos.
Móveis para um quarto pequeno no estilo da Provence é desejável escolher um simples e sem pretensão. Pode ser feita de madeira clara, sem verniz ou pintada de branco (com uma leve sombra).
Quarto pequeno estilo loft
Inicialmente, o termo "loft" chamou as antigas fábricas, armazéns industriais e escritórios, que foram convertidos em habitação. Eles são caracterizados pela falta de decoração nas paredes, muito espaço livre, tetos altos e janelas grandes. No entanto, algumas idéias desse estilo podem ser úteis para atualizar o interior de um quarto pequeno.
Por exemplo, em vez de papel de parede ou gesso, apenas tijolos aparentes, painéis de concreto ou suas imitações são deixados. Uma cama simples sem pernas é instalada diretamente no piso da prancha. Tudo deve parecer um abrigo temporário para um artista livre: sem frescuras decorativas, exceto por um par de impressões em preto e branco, um espelho em uma moldura fina e lâmpadas tecnológicas para iluminação.
Para aumentar o visual da sala, você pode expandir a janela, transformá-la em uma panorâmica e solicitar um guarda-roupa com portas de metal brilhantes. O papel das cortinas no loft deve ser realizado por persianas ou cortinas simples com dobras verticais.
Estilo minimalista quarto pequeno
Esta é a melhor opção para um quarto pequeno. Falta completamente quaisquer excessos - sem cachos, padrões, decoração ou decorações. Uma ou duas cores estreitas ou contrastantes no design, superfícies perfeitamente uniformes, superfícies lisas, móveis claros, acessórios de formas geométricas simples - tudo isso economiza muito espaço. Uma solução tão simples e moderna atrairá pessoas de negócios com uma abordagem racional da vida.
Combinando com uma varanda ou loggia
Obviamente, não consideraremos a opção de combinar o quarto com outra sala de estar, mas vale a pena tentar anexar uma varanda ou varanda. Como resultado, você terá alguns metros quadrados adicionais onde poderá colocar um escritório, uma penteadeira ou uma área de estar com algumas cadeiras.
Para não derrubar a parede, desmontar a janela e a porta, projetar uma abóbada em arco - ela se tornará uma verdadeira decoração do interior. Não esqueça que um território adicional precisa ser isolado.
O que fazer com um nicho?
Um nicho pode ser uma verdadeira salvação para um quarto pequeno - seu uso tornará a sala principal mais espaçosa. Mesmo com suas próprias mãos, você pode fazer um grande armário embutido aqui.
Ao longo do perímetro de todo o armário, encha as prateleiras, instale uma barra com os ombros e deixe a iluminação cair. Tudo o que resta é instalar portas de correr espelhadas e o vestiário está pronto!
Em apartamentos pequenos, um quarto geralmente desempenha simultaneamente o papel de uma sala de estar. Nesse caso, é melhor instalar uma cama em um nicho. Para preservar a privacidade da cama, você pode separá-la com portas de correr ou uma cortina.
Estilo interior para um quarto pequeno
Anteriormente, foi decidido organizar todos os quartos do apartamento no mesmo estilo, mas hoje não é mais relevante. Obviamente, você não deve se apressar ao extremo e "alojar" alta tecnologia na sala ao lado da Provence, mas é bastante realista escolher direções com alguns recursos comuns.
Em um quarto pequeno, estilos modernos, como minimalismo, moderno, japonês e alta tecnologia, se dão melhor. Sua semelhança reside no fato de que a prerrogativa é dada ao mobiliário funcional, e várias "decorações" desaparecem em segundo plano. Tons de cores sólidas, linhas nítidas, superfícies brilhantes, excelente iluminação e espelhos - tudo isso ajudará a tornar o espaço leve e espaçoso.
Se você não consegue imaginar um quarto sem tecidos exuberantes, lustres e decorações luxuosas - considere um design clássico. A cor da decoração é melhor para escolher uma paleta de leite, azeitona ou lilás - essas cores combinam perfeitamente com estuque, lustres de cristal, padrões de decoração dourados e, claro, móveis de madeira caros com padrões esculpidos.
Preferência por tons claros
O quarto foi projetado para criar uma atmosfera pacífica que promove o sono e umas férias relaxantes. Não obstante, ao acordar de manhã, temos o prazer de ver diante de nossos olhos não um "esconderijo" escuro, mas um mosteiro luminoso e espaçoso, com um clima bom e alegre.
Escolha uma paleta brilhante para decorar um quarto pequeno. Você pode até vesti-la completamente, se não for de branco, e pelo menos cinza leitoso ou claro. Esse conceito é oferecido, por exemplo, pelo estilo escandinavo ou minimalismo. Para garantir que a atmosfera não pareça fria e chata, adicione elementos brilhantes de móveis e decoração.
O azul claro, como a grama, cria uma atmosfera pacífica, ajuda a aliviar a tensão nervosa e traz um pouco de frescura ao interior. Considere as diferentes opções na foto e escolha a que está mais perto de você!
Segredos do acabamento
Ao contrário da cozinha e do corredor, o quarto não é afetado por umidade ou poluição, portanto a escolha de materiais de acabamento não é limitada. Você pode usar tudo, desde papéis de parede de papel simples a pedra decorativa ou gesso.
As direções minimalistas são caracterizadas por um design monofônico, enquanto Provence, retro e clássico também são permitidos em desenhos. Para a decoração principal, escolha um papel de parede com letras pequenas e uma das paredes, por exemplo, na cabeça da cabeça, pode ser decorada com imagens maiores.
Observe que, com a ajuda de cores e padrões, você pode ajustar a geometria da sala. Se, contra o fundo da decoração clara, uma parede ficar escura, ela se aproximará visualmente - é uma boa recepção para um quarto pequeno e estreito. Uma ampla faixa horizontal é capaz de expandir a parede, e linhas e desenhos verticais "elevam" a altura da sala.
Soluções de teto interessantes
Para não criar problemas ao nivelar a superfície, use materiais modernos - drywall ou estiramento. Com a ajuda deles, você pode ocultar todas as falhas e criar um design bonito e espetacular da superfície do teto.
Com o drywall, você pode destacar o perímetro da sala ou a zona de suspensão. A borda do teto, repetindo a forma da cama, está linda. Acrescente a isso véus de fios esvoaçantes ou um dossel - você terá um lugar isolado para relaxar e romance.
Escolha uma cama
A cama é o principal "personagem de atuação" do quarto, do qual dependem o design da sala e a qualidade do descanso. Você pode escolher uma forma retangular ou redonda, mas não se esqueça de se deitar antes de comprar e de se sentir confortável.
Lembre-se de que uma cama redonda ocupa muito mais espaço. Em um quarto pequeno, será apropriado apenas se não houver outros móveis dimensionais.
Preste atenção aos modelos funcionais, onde a cama está equipada com um nicho ou uma caixa para guardar roupas de cama. Em algumas versões modernas, a cabeceira da cama também possui prateleiras e compartimentos onde é possível colocar uma revista, óculos e acessórios cosméticos. Isso eliminará as mesas de cabeceira.
Use móveis transformadores
Se o seu quarto também serve como sala de estar, considere comprar móveis transformadores. Talvez seja melhor instalar um sofá dobrável em vez de uma cama, que acomodará convenientemente os hóspedes.
Uma solução interessante é uma cama de guarda-roupa com um mecanismo de elevação. Durante o dia, você pode ocultar facilmente a estrutura - a cama elevada "se fundirá" completamente com a parede dos móveis e liberará o espaço da sala.
Onde instalar a TV?
Se você instalar uma TV no quarto, terá a oportunidade de assistir à TV na cama e receber as últimas notícias ao acordar de manhã cedo.
Eles colocam um painel de TV, na maioria das vezes, na parede oposta à cama. Essa opção é muito mais conveniente do que instalar uma mesa de cabeceira adicional.
Se houver um guarda-roupa do lado oposto à cama, esconda a TV atrás da caixa. A sala parecerá muito mais arrumada. Se necessário, você sempre pode abrir a porta e assistir ao seu programa de TV favorito.
Iluminação adequada
A luz brilhante em um quarto pequeno não é necessária - ela tem a capacidade de ativar o cérebro. Tente dar preferência à luz quente difusa, que tornará a atmosfera aconchegante e pacífica.
A melhor opção é a iluminação de vários níveis, com a qual você pode escolher um ou outro nível de iluminação. Um lustre central ou um sistema de luzes no teto o ajudará a realizar seus negócios diários confortavelmente.
Instale um par de fontes de luz nos dois lados da cabeça da cabeça - isso pode ser um candelabro de parede ou candeeiros de mesa que “reinaram” nas mesas de cabeceira. Agora você pode ler seu livro ou revista favorita antes de ir para a cama!
Não se esqueça da iluminação local para o camarim e a penteadeira. Ele deve ser equipado separadamente do sistema geral, bem como equipado com lâmpadas mais brilhantes.
Cortinas para um quarto pequeno
As cortinas do quarto podem desempenhar uma função puramente prática ou tornar-se uma decoração maravilhosa. Em qualquer caso, sem pinturas à prova de luz não pode fazer aqui.
Para uma sala pequena, é melhor escolher cortinas simples, sem muitas dobras, que reduzirão visualmente o espaço. Uma boa opção - persianas, cortinas romanas ou de rolo, complementadas por tule ou cortinas translúcidas leves.
Se o design de interiores do quarto pequeno for feito em uma paleta monocromática leve, pendure cortinas brilhantes na janela que se tornarão o sotaque do ambiente "entediado". Em uma sala com tetos baixos, é melhor instalar uma cornija de teto - telas penduradas longas aumentarão visualmente a altura.
E a decoração?
Em um quarto pequeno, no entanto, como em qualquer outro quarto pequeno, não se deixe levar pelo cenário. Seu papel é mais fácil para fornecer materiais de acabamento e têxteis.
Aqui, murais de parede que podem criar um interior único podem ser úteis. Escolha uma imagem com uma perspectiva (por exemplo, um caminho da floresta que se estenda para longe ou uma paisagem montanhosa sem fim) - e a sala ficará mais completa.
No pano de fundo do acabamento monocromático, você pode decorar lindamente a parede na cabeceira da cama - colar com papel de parede contrastante, pendurar uma foto, um painel, equipar um nicho decorativo ou arco arqueado com luz de fundo.
Um tapete macio, um cobertor de lã, um vaso verde no chão ou um vaso de flores - esses detalhes "domesticam" o interior, tornam-no aconchegante e quente.
Estilo moderno
O estilo moderno é sempre relevante, é realizado com uma decoração simples, sem frescuras, com formas lacônicas. A ênfase está no elemento principal - a cama, bem como nas lâmpadas, arandelas e janelas.
Na decoração de paredes, observa-se moderação; é inaceitável empilhar superfícies com um grande número de pinturas, fotografias ou painéis. O esquema de cores é harmonioso, discreto. O uso de materiais de metal, vidro ou espelho é bem-vindo.
Clássico
O clássico é um estilo popular sem perder novas idéias para um quarto pequeno. A cor dominante são os tons cinza clássico, rosa pálido e marrom claro, complementados por dourado, prata e preto. É dada especial atenção aos têxteis: tecidos lisos, agradáveis ao toque, de preferência naturais.
Provence
A Provence francesa para o interior não deixará amantes indiferentes de romance e natureza sofisticada. Uma atmosfera leve e arejada é criada por tecidos e ornamentos naturais na forma de listras, gaiolas ou padrões florais.
Para paredes, papéis de parede de papel com um padrão discreto são adequados, para decoração - materiais naturais. O destaque do interior "rústico" são os móveis de madeira feitos à mão. Muitos designers usam o efeito de envelhecimento em Provence para armários, cômodas, armários e aparadores. Isso adiciona toque e aconchego à imagem geral do quarto.
Minimalismo
Minimalismo é projetado especificamente para organizar este tipo de quarto. Os principais aspectos são leveza, leveza do espaço livre. Típico de móveis baixos, guarda-roupas, holofotes e materiais naturais.
É obrigatório usar no máximo três cores no design, das quais as mais brilhantes devem preencher a menor área. As paredes são lisas, sem a aplicação de ornamentos e padrões.
Os quartos em estilo loft lembram um sótão, um armazém ou uma sala de produção. Apesar da combinação incomum, há muitos fãs desse interior. Característica são paredes nuas, altos contrastes, móveis transformadores, tons frios naturais.
Uma janela panorâmica com vista para a cidade é uma ótima idéia que enfatizará a impressão geral do interior urbano.
Ao escolher as soluções propostas, você deve ser guiado exclusivamente por suas preferências de gosto, sem esquecer a orientação estilística geral de todo o apartamento ou chalé.
Papel de parede em um quarto pequeno: o que os designers oferecem
A escolha do papel de parede para colar paredes em um quarto pequeno é acompanhada de pequenas restrições, a saber: ausência de padrões grandes, linhas muito finas, saturação excessiva com padrões e padrões muito frequentes, cores escuras e profundas.
É melhor escolher tons claros ou pastéis, que contribuem para a paz e o sono, não causam agressão. O papel de parede listrado vertical do chão ao teto é outra vantagem para a correção visual da altura.
[stextbox Os papéis de parede texturizados volumétricos são relevantes em um quarto pequeno. Graças ao jogo de luz e sombra no material, aumente visualmente a sala, crie um efeito de volume adicional. [/ Stextbox]
O uso de papel fotográfico ajuda a animar o design de um espaço pequeno. Escolha um padrão de papel de parede com desenhos promissores que vão mais fundo.
Pode ser um caminho na floresta ou arranha-céus realistas. Os produtos modernos com efeito 3-D ficam ótimos na parede atrás da cama, certamente se tornarão o destaque individual do quarto, ajustarão visualmente o tamanho da sala. Uma ampla seleção de papéis de parede permite realizar qualquer preferência interior.
Que cortinas cabem em um quarto pequeno?
As cortinas são um elemento importante da decoração, por isso também exigem uma seleção cuidadosa. Em um quarto com uma janela larga, é recomendável comprar uma cortina larga, de parede a parede. É aconselhável que pendurem livremente ou sejam levemente montados.
Para tornar o espaço mais alto e mais espaçoso, é necessário escolher uma cornija de teto que não seja muito volumosa e maciça. O estilo da sala desempenha um papel importante na seleção de cortinas, pois cada direção tem suas próprias características.
A presença de um padrão denso no tecido da cortina é possível apenas na ausência de padrões semelhantes no papel de parede, para que a imagem não se fundir em um ponto de cor sólida.
Têxteis naturais para o quarto são bem-vindos, que respiram, deixando entrar luz e ar, cria uma atmosfera natural agradável.
Recomendações para escolher móveis
Não deve haver muitos móveis, para que não ocorra um espaço desordenado. É melhor escolher uma cama sem pernas, para que pareça menor e mais compacta. A presença de gavetas, instalações de armazenamento adicionais - necessária.
O guarda-roupa e a cômoda devem ter multifuncionalidade e praticidade, ocupando um espaço mínimo. A cadeira pode ser levantada não muito volumosa para combinar com a sala geral, em contraste ou com almofadas brilhantes.
Organizamos móveis com competência
O lugar central no quarto é a cama. Ele pode ser colocado no centro da sala contra a parede e na composição geral quando os móveis são colocados ao redor do perímetro da sala.
Pense no interior da sala, para que haja espaço para a livre circulação. Perto da cama, você pode colocar uma mesa de cabeceira ou uma mesa de café de vidro. O gabinete pode ser embutido ou pequeno.
Conselhos! Uma cama grande e larga é certamente conveniente, mas inadequada, em um espaço comprimido. Dado o tamanho da sala, escolha uma cama pequena ou média ou com uma estrutura retrátil. Para quartos de crianças, um beliche é adequado.
Em um quarto pequeno não pode prescindir de um espelho
A presença de superfícies espelhadas é quase indispensável em um quarto pequeno. O efeito irá surpreendê-lo, porque o reflexo dos objetos aumentará visualmente o espaço circundante.
O espelho pode ser usado acima da cama na forma de uma faixa horizontal. As inserções de espelho nas portas do armário parecem interessantes. Os chips de espelho podem estar presentes no design do teto ou até do painel de parede em uma moldura espetacular na parede.
Teto: o que é importante saber?
O teto de um quarto pequeno cria leveza e leveza, de modo que a cor é escolhida em uma paleta de luzes, de acordo com a decisão geral do estilo.
Um teto extensível é popular, permitindo que você faça diferenças interessantes em vários níveis no teto. Você pode montá-lo a partir de um filme de pvc brilhante, que reflete parcialmente os objetos abaixo, ou instalar uma versão fosca ou acetinada de cores pastel, o que contribui para a calma e o relaxamento.
Selecionamos dispositivos de iluminação e iluminação
A iluminação não é necessariamente na forma de um lustre central. Os holofotes fazem seu trabalho perfeitamente. Se você colocá-los em níveis ou construí-los no teto, você terá uma ideia interessante.
Com a ajuda de arandelas modernas e luminárias, você pode dividir a sala no escuro, delimitando o local para dormir e acordar.
O esquema de cores dos quartos pequenos
Acabamentos brilhantes tornarão o quarto pequeno aconchegante, moderno e confortável. Não é necessário usar branco puro, escolher tons ao seu gosto, evitando paletas sombrias e sombrias.
Concentre-se no lado do mundo onde as janelas vão. O lado norte é harmonioso com notas quentes de cor, o sul - com tons frios. Elementos brilhantes de decoração reviverão a atmosfera monótona e chata.
Na cabeceira da cama, você precisa organizar um canto que atraia a atenção: uma cor brilhante, papel de parede fotográfico ou um tapete aconchegante.
Características do layout de um quarto pequeno
O quarto tem muitos propósitos, portanto, apenas organizar um local para dormir não é suficiente. Para equipar uma sala o mais confortável possível para viver, você precisa considerar várias de suas qualidades funcionais:
- Apesar de o quarto ser projetado para dormir e relaxar, é necessário fornecer acesso gratuito para a penetração sem obstáculos da luz solar natural e do ar fresco. Portanto, não bloqueie as áreas envidraçadas com móveis altos, atravesse os peitoris das janelas e restrinja o acesso às janelas,
- Não escolha móveis grandes em condições de espaço limitado. Ele absorve todo o espaço livre e não permite que você crie uma sala confortável,
- no caso de uma pergunta controversa - vale a pena desistir de um berço completo em favor de um guarda-roupa maciço e comprar um sofá dobrável ou de canto, recomendamos a escolha de uma cama confortável e de alta qualidade, de preferência com colchão ortopédico,
- o problema de armazenamento pode ser parcialmente resolvido comprando uma cama com um mecanismo de elevação. Sob esse beliche, existem gavetas espaçosas nas quais muitas coisas cabem,
- Você pode ajustar visualmente o espaço usando espelhos e superfícies brilhantes,
- para quartos pequenos, existem soluções não padronizadas. Por exemplo, uma cama transformadora, que pode ser escondida instantaneamente em um armário ou em um beliche que aparece apenas à noite. À tarde, a bancada da mesa vem à tona. Outra opção é um leito no sótão, no nível inferior do qual existe um local de trabalho - um substituto digno de um berço,
- um quarto pequeno pode ficar muito mais confortável se saturado com acessórios e tecidos elegantes e eficazes.
Ao desenvolver o interior de uma pequena sala para dormir, é necessário levar em consideração a forma da sala. A escolha do arranjo de móveis depende disso para obter um ambiente confortável e funcional.
Quarto pequeno retangular ou estreito
A forma retangular da sala em miniatura nem sempre permite que você coloque uma cama de casal completa e aloque espaço suficiente para armazenamento. Considere as principais opções possíveis para a distribuição econômica do espaço de um pequeno quarto retangular.
- Uma excelente opção é o uso de móveis transformáveis com uma cama, que são reduzidos apenas durante o sono. Durante o dia, é dobrada e não ocupa mais espaço do que um guarda-roupa convencional. A escolha de uma cama assim não fará com que você desista do conforto. A cama do transformador está equipada com um excelente colchão ortopédico.
- Um beliche equipado com gavetas ou gavetas permite maximizar o uso do espaço na cabeceira. Aqui você pode colocar roupas de cama, roupas de inverno e sapatos. Esse sistema de armazenamento elimina a necessidade de instalar armários volumosos e torna possível colocar uma penteadeira ou escrivaninha no espaço economizado.
- O pódio, sob o qual o local de dormir está equipado com um mecanismo de extração, permite liberar quase completamente toda a área do piso durante o dia. Em uma colina, você pode colocar uma área de relaxamento com um sofá, uma mesa de café e uma biblioteca, ou organizar um escritório em casa.
- Um beliche com um sótão permite equipar um local de trabalho na mesma área do quarto. Se não houver necessidade de uma mesa, você poderá colocar uma poltrona ou um sofá aconchegante na camada inferior. Esta é uma ótima opção para um quarto infantil. O bebê adulto ficará encantado com ele.
A fim de tornar visualmente a sala mais quadrada, a parede longa pode ser decorada com murais com uma perspectiva e, ao contrário, um armário com portas espelhadas pode ser instalado. Listras horizontais que podem ser desenhadas ou rotuladas com as prateleiras podem ajudar a alongar paredes curtas.
Quarto pequeno quadrado
É mais fácil equipar uma sala quadrada do que retangular, mesmo se houver uma área escassa. Portanto, o processo de design de interiores será mais fácil e mais confortável.
Oferecemos a você exemplos de design e organização de móveis em um pequeno quarto quadrado.
- Em uma sala quadrada, a cama pode ser instalada com a cabeça voltada para a janela e, nas laterais, podem ser colocados armários que atingem o teto. Em um deles, você pode organizar um sistema de armazenamento; no outro, se necessário, equipe uma estação de trabalho ou penteadeira oculta. Se o problema de armazenamento foi resolvido, não há necessidade de gabinetes adicionais. No espaço livre em frente à cama, você pode colocar uma cadeira com uma mesa de café ou uma área de esportes.
- Outra opção para colocar uma cama é a cabeceira de uma das paredes. As mesas de cabeceira são geralmente colocadas em ambos os lados, mas em um quarto pequeno, você pode limitar-se a prateleiras deslizantes ou dobráveis dos dois lados da cama.
- Se necessário, use o quarto não apenas para dormir, mas também para o lazer, você pode substituir a cama por um sofá. Você não deve escolher um modelo dimensional, pois ele não permitirá que você organize um espaço confortável. Sofás pequenos do tipo acordeão são ideais aqui, que podem ser dispostos com um movimento da mão.
Quarto pequeno com layout fora do padrão
Um layout não-padrão é encontrado com mais frequência em sótãos, em antigas instalações não residenciais ou é formado em Khrushchev após o zoneamento ou a reconstrução de salas. Detalhes interiores incomuns podem ser tentados para ocultar ou, pelo contrário, destacar. Para isso, o acabamento texturizado é o melhor ajuste. No contexto, equipamentos interessantes, redes e prateleiras suspensas serão interessantes, e em um nicho fora do padrão, uma cama de uma forma interessante se encaixará perfeitamente - na forma de um oval ou de um círculo. O interior, projetado desta maneira, caracteriza-se não apenas pelo conforto e conveniência, mas também por um design único e inimitável.
Quarto pequeno com varanda
O design de uma pequena sala deve ser abordado com cuidado especial. Antes de tudo, é necessário fazer uma lista dos móveis necessários. Esta lista inclui uma cama, dois armários, uma cômoda, um guarda-roupa, uma penteadeira. Depois disso, você precisa cruzar implacavelmente os pontos sem os quais pode existir confortavelmente.
A presença de uma varanda - permite que você use seu espaço para armazenar coisas sazonais. Graças a isso, você pode economizar muito espaço dentro da sala e recusar uma cômoda ou um guarda-roupa volumoso, ou apenas levá-los para uma galeria. A varanda isolada permite usá-lo como um camarim ou escritório. Você pode remover completamente a janela com vidros duplos e anexar o antigo espaço da rua à área do quarto. No peitoril da janela anterior, você obtém uma excelente mesa ou suporte de TV.
Quarto sem janelas
A ausência de janelas em um quarto pequeno é uma decisão bem informada de muitos. Ao alocar uma área de dormir, destinada apenas ao sono, eles tentam gastar um mínimo de espaço. Seu conteúdo principal é uma cama de dormir. Se houver espaço livre, o interior é complementado por uma cadeira e um par de mesas de cabeceira.
Um quarto em miniatura com paredes em branco é escolhido em caso de escassez aguda de território. Para organizá-lo, você pode equipar novamente a despensa, cercar uma esquina ou um nicho adequado ao tamanho. Este quarto pode ser usado tanto para residência permanente quanto como quarto temporário para os hóspedes que pernoitam. A principal vantagem de uma sala dessas é que a luz do sol não penetra aqui; portanto, pela manhã, raios irritantes não interferem nos sonhos de inspeção silenciosa. Além disso, papel de parede e têxteis podem manter sua cor original por um longo tempo.
Existem desvantagens nesta solução. E o principal menos é a falta de ventilação. Como não é possível ventilar a sala, devem ser feitos orifícios de ventilação nas paredes, o que viola a qualidade do isolamento acústico. Caso contrário, não haverá nada para respirar dentro do espaço hermeticamente fechado.
O segundo menos é a falta ou completa ausência de luz solar. Se o quarto estiver separado por partições de vidro, esse problema não ocorre. Caso contrário, você terá que usar constantemente a iluminação artificial. Mas se você entrar nesta zona apenas para dormir, a falta de luz solar não causará transtornos.
Seleção de estilo
O interior de uma pequena sala deve ter seu próprio rosto. Para esse fim, o design da sala é desenvolvido de forma independente ou com a assistência de um especialista e de soluções prontas. O estilo deve ser confortável para o proprietário, então você precisa escolhê-lo, concentrando-se no seu próprio gosto, hábitos e preferências. De fato, apenas seus proprietários terão que estar nesta sala, para quem está de fora a entrada para a zona privada está fechada. Portanto, tente ouvir a si mesmo e escolha um estilo em que se sinta à vontade em adormecer e acordar.
Determine o estilo e o acabamento
Primeiro, apresentamos alguns pontos importantes. Abriremos mais tarde, alguns terão que ser acreditados.
- Escolha branco como a cor do primeiro plano. Nem cinza, nem bege, nem café. Branco
- No máximo 1 cor de destaque adicional no acabamento. Melhor 0. Roupa de cama, cortinas, roupas - tudo tem sua própria cor e essas cores são suficientes. Não faz sentido adicionar cores ao acabamento.
- Roupa de cama - a primeira em importância em um quarto pequeno. Não importa o quão legal seja o design que você faz, escolha roupas de cama comuns com flores e nada ficará do design. Apenas uma cor. Olhe as fotos.
- Não seja tolo com o teto. O melhor teto para um quarto pequeno é um fosco branco suave, sem complicações.
- Temperatura de cor que ilumina 3000K. Esta questão do ponto de vista biológico será descrita mais adiante.
Seleção de cores da parede
Já escrevemos sobre a escolha da cor para as paredes do quarto, mas é em uma pequena área que existem nuances:
- Nós escolhemos apenas cores claras.
- As cores de destaque na decoração geralmente não são necessárias. Falta têxteis.
- Se parecer muito simples, obtemos a textura, não as cores.
Normalmente, uma parede de acento é colocada atrás da cama. Mas o critério de seleção é congestionamento. Quanto menos a parede for carregada, melhor ela se adequa ao papel do sotaque. Porque sempre há uma porta em uma parede e a parede atrás da TV ou atrás da cama é selecionada na outra janela acentuada.Chama-se atenção para ele, com algum papel de parede legal ou apenas com uma cor brilhante. Mas tenha cuidado com a escolha do papel de parede para o quarto, embora esse material seja usado por mais tempo que outros, é com ele o maior número de nuances.
Além das paredes, o quarto possui roupas de cama, cortinas, possivelmente um tapete e outros itens. Todos esses itens têm suas próprias cores. Se iluminarmos as paredes, obteremos mingau.
O gesso decorativo foi há muito tempo, mas era usado apenas em estilos clássicos. Em 2019, esse material sobreviveu a um renascimento e explodiu em estilos modernos. Este é o material mais prático, não tem medo de nada, fácil de limpar. Pode ter qualquer textura e cor. Dos menos, apenas o alto custo. Mas não precisamos terminar todas as paredes do quarto, basta colocá-las na parede atrás da cama. Essa é a maneira mais moderna de decorar a parede atrás da cama, sem restringir a implementação. O preço de um medidor de gesso decorativo chave na mão é de US $ 10 a 30, já que nosso quarto é pequeno, a área de parede atrás da cama é de cerca de 3 × 2,7 = 8,1 metros quadrados. Não é barato para uma parede, mas vale a pena.
A cor básica das paredes, quando não há preferência particular, é branca. É sempre relevante, nunca sai de moda. Cor neutra perfeita que combina com qualquer coisa. Porque no quarto, há um risco mínimo de manchar as paredes; é aqui que a cor branca está em máxima segurança.
Piso e teto em um quarto pequeno
O maior erro em um quarto pequeno é ser inteligente com pisos e tetos. Os pisos são quase invisíveis, porque a maior parte da área é ocupada por uma cama. Os tetos, se complexos demais, chamam a atenção indevida para si mesmos. Um bom lugar para tetos de gesso cartonado de vários níveis é a sala de estar, mas não o quarto.
Teto em um quarto pequeno
Como simplificamos o teto, qualquer material serve. A forma do quarto, mesmo em apartamentos fora do padrão, geralmente é retangular ou quadrada. A combinação de área pequena e formato regular é ideal para tetos extensíveis. Nesta versão, não haverá costuras ou aproximações de cantos feios (porque todos os ângulos são 90 graus). Portanto, não faz sentido pagar a mais pelos tetos da placa de gesso.
No pequeno quarto, fazemos um teto minimalista simples.
Aqui está um bom exemplo quando eles pensaram que o design era muito simples e decidiram complicá-lo com um teto. No vácuo, pode não ser tão ruim, mas em um exemplo concreto, esse design de teto é completamente fora de tópico.
Muitos recomendam a escolha de tetos brilhantes para um quarto pequeno, supostamente isso aumenta o espaço. Nós somos o contrário categoricamente não recomendo fazer tetos brilhantes em um quarto pequeno. Além de refletir a luz, o brilho reflete tudo o mais. Como resultado, obtemos x2 de todos os itens concentrados em uma pequena área. Isso é caos, não design. Design de interiores é sobre equilíbrio, não sobre complexidade. Em geral, tetos brilhantes parecem coletivos. Em termos de preço / aparência, os tetos brancos foscos elásticos ocupam o primeiro lugar absoluto.
Andar em um quarto pequeno
O ponto mais insignificante é que o piso do quarto pequeno é praticamente invisível. Escolha qualquer parquet ou laminado que você gosta com um chanfro - você não se enganará. A única recomendação que você pode dar é observar as cores escuras. Idealmente, se você conseguir fazer a ilusão de um gradiente, de um piso escuro a um teto claro - ele parecerá muito elegante. Caso contrário, não há regras.
Onde começar a reparar um quarto pequeno
Há coisas que sempre podem ser alteradas ou refeitas. E há aqueles que precisam ser colocados no início do design de interiores antes do início dos reparos, porque eles não podem ser refeitos. Qualquer que seja o design de interiores legal que você fez para o seu quarto pequeno, se você cometer algum erro neles e for impraticável, nenhuma aparência o excitará mais. Então, vamos começar com eles.
Remodelação
O quarto é um dos quartos mais pouco exigentes. Ao contrário de outras salas, aqui nossa atividade é mínima - adormecer e acordar. De fato, a área mínima suficiente é 9 m². Para uma sala quadrada, isso é 3 × 3 metros ao longo das paredes. O tamanho padrão do colchão é 160-180 × 200. E isso significa que em qualquer lugar onde você possa empurrá-lo, você já pode se transformar em um quarto.
A área mínima suficiente do quarto é 9 m².
Mas você sempre quer mais. Se o seu apartamento tem o potencial de reconstruir e ampliar um quarto pequeno movendo paredes ou, por exemplo, entrando em uma varanda, por que não? Estamos constantemente Recomendamos considerar opções de remodelação para apartamentos pequenos. Muitos têm um medo irracional de reconstrução e em vão. Não é tão caro e difícil, e os benefícios são significativos, tanto em termos de design quanto de praticidade.
A opção de design mais comum para expandir o espaço de um quarto pequeno é anexar uma varanda. Para isso, a varanda é isolada e a parede entre ela e o quarto é completamente demolida ou a moldura da janela e a porta são simplesmente removidas. A vantagem da segunda opção é que não há necessidade de transportar a bateria e uma mesa adicional (no lugar da janela anterior). Mas lembre-se de que legalizar a conexão de uma varanda a um quarto é quase impossível.
Com a remodelação do quarto resolvida. O que mais é importante fazer na fase inicial do reparo.
Interruptores no quarto pequeno
O que você certamente não pode refazer é a fiação da eletricidade. Você está enganado aqui, e mesmo um quarto pequeno pode causar grandes problemas.
Até 2019, para construtores e designers profissionais, algumas coisas no design de quartos já se tornaram o padrão. Um deles é interruptores de passagem no quarto. Os interruptores de passagem são grupos de interruptores que podem ligar e desligar independentemente o mesmo circuito de luz. Isto é especialmente verdade para corredores e quartos, mesmo os pequenos. Concordo, é conveniente poder ligar e desligar a luz sem sair da cama e não ir até a porta.
A fiação dos interruptores de passagem deve ser feita imediatamente, então é impossível adicioná-los.
Tomadas em um quarto pequeno
Em 2019, já é impossível se imaginar sem gadgets. Telefone, e-book, tablet - coisas que são constantemente usadas no quarto. Coisas que tendem a descarregar no momento mais inoportuno. Consequentemente, em cada lado da cama, além dos interruptores de passagem, deve haver pelo menos 2 saídas.
Não se esqueça das tomadas para a TV. Além disso, é aconselhável saber antecipadamente se ele ficará em um pedestal ou suspenso em um braço, porque altura depende disso. Aconselhamos que você faça um grupo de pelo menos três tomadas - você nunca sabe o que mais deseja conectar.
Coloque outras 1-2 tomadas abaixo, a uma altura de 15 a 30 cm do chão. Eles podem ser úteis para um aspirador de pó ou equipamento climático, o que é importante por sinal. A umidade no quarto é um parâmetro importante, mas não pense nisso enquanto estiver em ordem. Se, por algum motivo, o ar estiver muito seco, você deverá ter a oportunidade e as tomadas para conectar um umidificador.
O design de tomadas e interruptores também mudou bastante. Agora, a escolha de soquetes, aparência e carteira é simplesmente enorme. Qualquer cor, qualquer estilo. Se, em algum momento, você precisar manter uma cor de destaque adicional no quarto com alguns acessórios, pense em tomadas e interruptores. É possível que eles existam na cor que você precisa.
Iluminação em um quarto pequeno
Um dos pontos mais importantes em que nem mesmo os designers entendem.A luz afeta a qualidade do sono. Cada pessoa tem um relógio biológico interno (ritmos circadianos). 2-3 horas antes do sono, o hormônio melatonina começa a ser produzido no organismo, que desempenha um papel importante na qualidade do sono. E aqui há uma nuance importante - a luz inibe a produção desse hormônio. E o que poderia ser mais importante no design do quarto do que seu efeito no sono?
Para ir para a cama normalmente, a iluminação do quarto deve atender aos requisitos de 2um:
- Pequenas fontes de luz fraca.
- Temperatura de cor não superior a 3000K.
Isso é necessário porque a supressão da produção de melatonina depende da intensidade e do comprimento da onda de luz. Portanto, você deve poder usar fontes de luz adicionais que não ceguem. Escuridão completa também não é uma opção - ao assistir TV, estar no escuro faz mal aos olhos.
A iluminação quente ou fria no quarto também é importante. Quanto mais fria a luz nos parece, menor é o comprimento de onda. E é leve com um comprimento de onda curto que piora o sono. Portanto, no design do quarto, é importante usar lâmpadas com temperatura de cor de 2800-3000K isto é iluminação amarela quente.
Como colocar uma cama
O tamanho do colchão é 160-180 × 200, respectivamente, o tamanho da cama é um pouco maior, dependendo do design. A colocação padrão onde a área permite é no meio da sala, com as costas contra a parede. As vantagens desse posicionamento da cama no quarto são a capacidade de criar mesas de cabeceira, soquetes e interruptores nos dois lados.
Quando a área da sala é pequena e não há lugar para tal "chique", colocamos a cama na parede ou na janela. Alguns inconvenientes surgem da incapacidade de subir por dois lados, mas o pequeno quarto não começa a parecer pior com isso. Esta é uma opção muito padrão, muitos já a utilizaram e o interior do quarto não é particularmente afetado. Você pode avaliar as fotos:
Se os lados da cama forem estreitos, você terá contato constante com a parede à qual a cama está presa. É desejável que essa parede não seja muito leve ou pelo menos seja feita de um material bem lavado, como gesso decorativo.
Porque nosso quarto é pequeno, é improvável que possamos colocar um monte de guarda-roupas nele. Portanto, talvez você precise considerar opções em que a cama possui espaço de armazenamento. Isso piorará levemente o design de um quarto pequeno, sobrecarregando-o, mas a praticidade é mais importante.
Guarda-roupas e armários
Sala pequena ou grande, mas as coisas devem ser armazenadas em algum lugar. Claro, quero pequenos armários leves ao longo das bordas da cama, mas, na prática, seria uma boa ideia fazê-los chegar ao teto. Incomum, mas prático. O benefício de encomendar agora pode fazer qualquer coisa. E devido à alta concorrência no mercado de móveis feitos sob medida, os preços podem ser considerados bastante humanos, o principal é procurar.
Percorra o maior número possível de escritórios de móveis para dormitórios - os preços são muito diferentes.
Muitos deliberadamente reduzem a área do quarto para 10 a 12 metros quadrados em favor do guarda-roupa. Trata-se de uma reforma em que transferimos a entrada para o quarto e usamos o espaço vago como um guarda-roupa. A área não é usada racionalmente, mas do ponto de vista do design, o interior de um quarto parece melhor.
Se os medidores ainda estiverem limitados e não houver desejo de trocá-los pela aparência, escolha um armário deslizante ou um armário comum com portas com dobradiças. Nas tendências de design dos quartos em 2019, a segunda opção é ainda mais preferível - os guarda-roupas deslizantes não estão mais na moda.
Onde guardar as coisas em um quarto pequeno
A eterna questão. A resposta é simples e difícil de implementar - em qualquer lugar. Ajuste tudo o que puder no seu quarto. Faça prateleiras nas laterais da TV. Levante a cama até o pódio e abaixo os armários de abertura. Faça os armários, como mencionado anteriormente, o mais alto possível. Até a cama estar cercada por um guarda-roupa em volta do perímetro.
Essa frase parece um pouco selvagem, mas é melhor do que uma bagunça constante da incapacidade de colocar as coisas em seus lugares. Mas todos têm muitas coisas e seu número não se correlaciona com o tamanho pequeno da sala. Nesta opção, é imperativo escolher cores claras para esses móveis, de preferência sem textura. Móveis brancos ou bege puros são padrão. Isso também é importante porque o pó não é visível na luz e é improvável que você tenha a oportunidade de subir constantemente no teto do quarto para limpá-lo.
Nossa tarefa é adaptar tudo o que é possível para armazenamento. Cama, seções abertas das paredes - é isso.
Agora você tem todas as informações sobre o design de quartos pequenos, arraste idéias de fotos e boa sorte nos reparos!
Quarto pequeno estilo escandinavo
A primeira associação com a Escandinávia foi transparência e frescor. A decoração em tons de branco arejados, com detalhes em marrom claro ou azul acinzentado, deve ser escolhida para quartos voltados para o sul, bem como localizados em clima quente. Esse acabamento ajudará a transferir calor mais facilmente e criará uma sensação de frescura e leveza. O quarto em estilo escandinavo deve lembrá-lo de picos nevados e rios gelados.
Quarto pequeno em branco
Não foi sem razão que a própria natureza escolheu essa cor para abrigar a terra que adormeceu no inverno: descansa, relaxa, cria uma atmosfera de pureza e paz. Em uma sala completamente branca como a neve, um sonho chegará em questão de minutos e, se você quiser adicionar romance - basta usar a iluminação colorida.
Quarto azul pequeno
Fazer sombras celestiais alivia a tensão nervosa e esfria o corpo. Será apropriado se o apartamento estiver frequentemente quente. Pessoas ativas e ativas dessa cor ajudarão a dissipar um pouco de energia e a ter sonhos.
Pequeno quarto verde
Ervas, verde claro, esmeralda, marinho - todos eles criam uma sensação de frescor, proporcionam um descanso bem-vindo aos olhos e ao sistema nervoso. Essa é a cor mais fácil de ler, pois está bem no meio do espectro do arco-íris.
Verde é a cor da vida, e combiná-la no quarto é com tons naturais calmos: cinza, marrom, amarelo areia, turquesa ou lavanda.
Pequeno quarto roxo
Um tom roxo suave aparece no céu à noite, após o pôr do sol. Envolve o horizonte com uma névoa leve e como se convidasse para o país das fadas dos sonhos. No quarto, pode ser um ótimo complemento para elementos verdes, amarelos ou rosa. Também o roxo parece harmonioso com as cores branca, bege e creme.
Quarto amarelo pequeno
Essa cor ensolarada é perfeita para um quarto que não tem calor (por exemplo, não há janela ou está voltado para o norte). Areia, limão, açafrão e dourado tornarão o ambiente brilhante e quente. Tons de amarelo animá-lo e encher sua vida de alegria, e combiná-los melhor com branco, verde, azul, roxo ou marrom.
Quarto cinza pequeno
O cinza é a cor mais calma e neutra. É muito mais suave que o preto, por isso não parecerá volumoso. Este é um plano de fundo maravilhoso para qualquer sotaque brilhante e, por si só, possui concisão e restrição. Opções de cinza claro ou prateado são adequadas para todos os estilos de interiores.
Acabamentos e materiais
A escolha de materiais para decorar o quarto não se limita a quase nada. A umidade nesta sala é normal, a exposição à radiação ultravioleta e outros fatores é mínima. A única condição importante que não deve ser negligenciada é a segurança dos materiais: eles não devem conter impurezas prejudiciais e emitir gases tóxicos.
O piso do quarto é melhor feito de material quente. Pode ser um parquet de madeira, um laminado, um tapete. Para tornar o espaço mais volumoso, você deve abandonar as cores escuras e heterogêneas e colocar as placas ou outros desenhos verticais perpendiculares à janela. O tapete deve se fundir com a sombra principal ou cobrir completamente a sala, caso contrário, “cortará” e reduzirá.
As paredes
A melhor escolha para um quarto pequeno é paredes claras, simples ou com um padrão pequeno, quase imperceptível.Isso pode ser caiação, pintura, gesso decorativo (possível com brilhos refletivos), papel de parede, painéis de madeira e cortiça.
Para o estilo loft, é melhor escolher uma alvenaria de cor branca ou acinzentada (sob tijolo de silicato ou arenito).
Têxtil
A escolha dos tecidos deve ser consistente com o estilo geral. Mas, em qualquer caso, eles não devem estar escuros e conter impressões grandes. As cortinas são melhores para obter luz, arejado, a partir de tecidos sintéticos.
Roupa de cama em um quarto pequeno ficará melhor monocromática, com tons brancos diluídos ou cinza. Para dormir confortavelmente, é melhor dar preferência a tecidos naturais de alta qualidade feitos de algodão, seda ou linho.
Quarto quadrado pequeno
Se todos os lados tiverem o mesmo comprimento, não haverá problemas específicos. Assim, a cama pode ser instalada no centro, a cabeceira da cama em uma parede em branco ou em móveis, armários altos ou estojos de lápis nas laterais e um guarda-roupa na outra parede. Uma boa economia de espaço ajudará o pódio de elevação com prateleiras removíveis, dentro das quais é fácil esconder roupas, roupas de cama e várias coisas necessárias na casa.
Quarto pequeno (retangular) estreito
Para equilibrar visualmente a sala, em uma parede longa vale a pena colar murais com uma perspectiva tridimensional e, na parede oposta, por exemplo, instale um gabinete com uma superfície brilhante. Paredes estreitas podem ser expandidas com faixas horizontais, que podem ser não apenas pintadas, mas também funcionais, na forma de prateleiras de um amplo rack.
Design de um quarto pequeno em Khrushchev
Nos apartamentos soviéticos, a área habitual dos quartos é de 8 a 9 m². Obviamente, não há muito espaço, mas é possível colocar os móveis e acessórios necessários para dormir.
Para conseguir isso, é simples: você precisa instalar um pódio, elevar a altura dos armários até o teto, equipar um local para guardar objetos debaixo da cama e também expandir o peitoril da janela, transformando-o em uma área de trabalho adicional ou canto feminino.
Nos quartos das crianças, faz sentido usar beliches e estruturas dobráveis.
Combinando um pequeno quarto com uma sala de estar
Essa opção geralmente é usada para dividir o estúdio em uma sala de estar e um quarto. A zona da cama pode simplesmente ser fechada por olhares indiscretos por um dossel, uma tela, um armário alto e também pode ser localizada atrás de uma divisória de gesso cartonado ou compensado.
Combinando um quarto pequeno com varanda ou loggia
A saída do quarto para a varanda ou varanda permite aumentar a área útil. Você pode remover a janela e a porta, e a área de frente para o pátio pode ser isolada o máximo possível, instalando modernas janelas com vidros duplos.
Clássico
Este estilo é escolhido por apreciadores de luxo. Tons delicados de branco, rosa, pêssego, ideais para um quarto pequeno, estão em perfeita harmonia com os elementos dos clássicos - detalhes dourados e prateados, molduras de estuque, luminárias de cristal.
Os móveis, decorados com entalhes complexos e cobertos com esmalte de marfim, transformarão o quarto em um apartamento do palácio. Cabeceiras macias de couro ou veludo, tecidos caros na forma de veludo, brocado, cetim ou jacquard nas janelas e dossel farão com que a decoração seja verdadeiramente real.
Escandinavo
Os interiores escandinavos são preenchidos com transparência e frescor. Tintas brancas e arejadas em combinação com tons de cinza-azulado ou bege claro são as melhores opções para decorar quartos no lado sul. Tons frios criam uma sensação de leveza e frescor, ajudam a transferir calor mais facilmente. O quarto escandinavo deve evocar imagens de extensões de neve e rios com água gelada.
Leste
O conceito de estilo oriental envolve o uso de decoração maciça, por isso será bastante problemático recriá-lo completamente em um quarto pequeno. Propomos nos limitar a alguns elementos dessa direção étnica. Papel de parede com ornamentos irá sobrecarregar o espaço, então eles devem ser usados em dosagem - como um painel decorativo. A atmosfera do Oriente pode ser criada com a adição de tapetes, travesseiros, cortinas e luminárias e espelhos desse estilo no interior. É impossível imaginar um quarto oriental sem os aromas e incensos característicos, que têm um efeito curativo e ajudam a se sentir como uma verdadeira sultão ou rainha.
A escolha de materiais e métodos de acabamento
Ao escolher materiais para decorar um quarto pequeno, praticamente não há restrições. Não há umidade especial, forte exposição aos raios ultravioleta. O principal é escolher materiais seguros e ecológicos que não contenham componentes perigosos e não emitam fumaça tóxica na atmosfera.
Papel de parede com impressão adequada para decoração de parede
Impressões grandes de plantas ou geométricas são inaceitáveis em um quarto pequeno. Eles têm um efeito premente, sobrecarregam o espaço, causam ansiedade e reduzem visualmente o espaço. Uma opção ideal para esse interior - papel de parede claro - liso ou com uma leve textura. Em casos extremos, você pode usar o acabamento com uma impressão pequena, fraca e discreta.
Que cores usar na decoração
A escolha de tons também desempenha um papel importante no design de um quarto pequeno. O quarto em cores brilhantes parece mais livre e espaçoso. No entanto, a presença de cores claras e escuras é possível.
Os quartos em tons de cinza parecem modernos. Um destaque especial pode ser uma transição suave de tons escuros para mais claros. Uma técnica semelhante tem um significado puramente prático - a parte inferior das paredes é menos estampada e não há uma divisão clara entre a parte superior e a inferior.
Recomenda-se usar uma cor azul escura na dosagem em combinação com branco, cinza claro, azul pálido, amarelo pálido e lilás.
O quarto turquesa será um lembrete durante todo o ano do verão e do mar. Em uma sala pequena, é melhor usá-lo fragmentariamente, pois reduz visualmente o espaço.
A cor branca no quarto é um clássico do gênero. No entanto, é melhor diluí-lo com alguns tons pastel ou brilhantes, ouro ou prata. A brancura estéril pode ficar entediada rapidamente e, além disso, causa associações desagradáveis com a enfermaria do hospital.
Tons de verde criam uma atmosfera de frescura e naturalidade, acalmam e permitem que você relaxe. A sombra simboliza a vida, combinando com cores naturais - areia, turquesa, cinza, marrom, lavanda.
O interior amarelo permite compensar a falta de calor e luz solar, estimulante. Tons amarelos são melhor combinados com branco, verde, marrom, azul.
Iluminação e iluminação
O quarto deve ter várias fontes de luz. Cada um deles desempenha um papel especial. Um lustre central, neste caso, não funcionará e, em condições de espaço limitado, é melhor abandoná-lo completamente. Haverá holofotes suficientes no teto. Os arandelas de cabeceira devem estar presentes sem falhas. Todo adulto deve ter a oportunidade de usar um dispositivo local para ler, sem incluir a luz geral.
Seleção de têxteis e design de janelas
É necessário selecionar tecidos, concentrando-se no estilo geral. O principal é que eles sejam claros e claros. O máximo que você pode pagar é uma impressão pequena e discreta. É melhor recusar portieres pesadas e lambrequins complexos. É melhor usar materiais naturais ou sintéticos leves e arejados.
Em um quarto pequeno, a roupa de uma cor em tons de branco ou pastel fica melhor. Para um sono confortável, é melhor escolher tecidos naturais de seda, linho ou fibras de algodão.
Recomendações para a seleção e arranjo de móveis
Em uma sala pequena, é melhor abandonar móveis volumosos. Em vez de um gabinete enorme, é melhor escolher módulos leves que se encaixem confortavelmente nas laterais da cama. O principal é evitar bagunçar o espaço. As mesas de cabeceira podem ser removidas da cama ou abandonadas completamente. Nesses interiores, equipamentos de pódio com um sistema de armazenamento e o uso de camas transformáveis são bem-vindos. O parapeito da janela pode ser transformado em uma bancada e organizar um local de trabalho.
Acessórios e decoração
A abundância de acessórios é capaz de "comer" um espaço já pequeno. Portanto, eles devem ser usados no mínimo. Como decoração, você pode usar dosagens:
- luzes decorativas
- mini lareira
- vasos de flores
- velas
- molduras
- pequenas fotos
- estatuetas.
Dicas para aumentar o espaço visual
Existem várias maneiras de ajustar visualmente o volume de um quarto pequeno. Para fazer isso, você pode usar:
- superfícies de espelho
- tons claros
- falso no teto
- móveis simples luz
- vidros panorâmicos
- falta de excesso de decoração,
- listras decorativas
- colocação diagonal do piso,
- painéis escuros na parte inferior da sala,
- rodapés escuros de uma cor com uma porta contra um fundo de paredes claras,
- iluminação adicional de paredes, rodapés do chão e do teto, objetos de arte.