Lareiras

Como construir uma lareira de canto com suas próprias mãos, uma instrução simples para iniciantes

Uma lareira é uma estrutura de pedra ou tijolo na parede, semelhante a um nicho, tem uma chaminé para a saída de produtos de combustão na atmosfera.

É usado como um elemento do interior ou com a finalidade de aquecer uma sala (junto com as principais fontes de calor).

É aconselhável projetar e construir uma lareira entre duas paredes internas. Durante a construção de uma lareira, a corrente de ar ativa é formada nas paredes próximas à janela, o que contribui para a corrente de ar na sala.

Design e desenho de uma lareira de canto

Para calcular o tamanho ideal da lareira, você deve determinar o volume da sala e criar os seguintes desenhos:

  • construção secional
  • desenho de cada linha individual,
  • Esboços do design da fachada da lareira.

Se volume da sala não mais que 15 metros quadrados, a área do furo de combustível será de 0,3 m². Dimensões do Firebox (nichos dispostos em tijolos refratários) são determinados pelas proporções 2: 3 (altura à largura). Ou seja, com uma área de abertura de combustível de 0,3 m². as dimensões da fornalha são 56x40 cm.O tamanho ideal profundidades de fornalha - 0,5-0,3 à altura, ou seja, a uma altura de 56 cm, a profundidade da fornalha é de 25 a 29 cm. Tamanho do furo de fumaça calculado pela razão de 1/10 - 1/15 da área da fornalha. Para um tubo quadrado, este será - 14x14 cm, para um tubo redondo - 10-13 cm (diâmetro). A altura do tubo é de cerca de quatro metros (o tubo deve se projetar 30-50 cm acima do ponto mais alto do telhado).

As paredes laterais da fornalha são dispostas intencionalmente com uma inclinação (a inclinação aumenta a transferência de calor aumentando o calado na lareira).

Uma protrusão especial é construída acima da fornalha para impedir que a fuligem caia do cano e também para impedir a entrada de fumaça e ar frio na sala (dente de fumaça).

Com a construção adequada dos desenhos, torna-se possível calcular individualmente o número de tijolos.

Além disso, aumenta o revestimento de transferência de calor (chapas de aço ou bronze) das paredes da lareira.

Materiais para construção

Para construção, é necessário preparar:

  • tijolo refratário (quantidade de acordo com os desenhos, marca não inferior a M200),
  • areia (fração fina),
  • argila refratária,
  • pedra britada (2-6 mm),
  • Cimento Portland
  • acessórios e cantos de aço,
  • amortecedor de fumaça
  • um apanhador de faísca (bico para proteção contra incêndio em forma de cone) e um defletor (para proteção contra vento e maior tração) para o tubo,
  • grelha,
  • tela
  • material de impermeabilização (por exemplo, material de cobertura),
  • martelos, espátulas,
  • materiais de revestimento.

Fundação para lareira

A base da lareira é construída independentemente da fundação da sala, levando em consideração as vigas do teto e as vigas (o cano da lareira não deve estar perto deles). A largura da fundação é maior que a largura da primeira linha (porão) em dez centímetros.

  • Um enxame de poço de fundação com aberturas de 10 a 15 cm (a partir da largura da fundação) com profundidade de cerca de 60 cm.
  • Nós deitamos e ramificamos a pedra esmagada (camada 10-15 cm).
  • Fabricamos e instalamos as formas tratadas com betume ou revestidas com uma camada de material impermeabilizante no fundo do poço.
  • Encha e nivele a camada de buta (proporções: cimento 1 parte, areia 3 partes, pedra britada 5 partes). O nível de buta deve ser menor pela espessura de um tijolo do que o nível do piso.
  • Cobrimos a fundação com polietileno, deixe por uma semana.

Se necessário, a fundação é reforçada com reforço.

Lareira em alvenaria

Base da lareira (parte localizada sob a fornalha)

  • Sobre uma base seca, colocamos material de impermeabilização em duas camadas.
  • O tijolo (sem lascas e rachaduras) é embebido em água por cerca de três minutos, preparamos uma solução.
  • Trituramos os tijolos (os deitamos sem argamassa e depois ajustamos o tamanho de acordo com o desenho).
  • A primeira linha (base) de tijolos é apresentada com uma folha contínua, colocando os tijolos na borda; na próxima linha, colocamos o tijolo plano e é criado um nicho onde uma caixa de metal para coletar cinzas é inserida. Na terceira fila, colocamos uma camada de tijolos, sobrepondo parte da caixa de cinzas. A quarta linha - colocando a panela da lareira inserir e instalar a grelha.

Formamos a sobreposição, estabelecendo a quinta linha com uma ligeira extensão dos tijolos para a frente.

Lareira em frente à lareira

Nós espalhamos a câmara de combustível com um tijolo (6-9 linhas). Como a alvenaria é verificada, a verticalidade das paredes. Em seguida, coloque os cantos para a construção do portal da lareira e continue construindo as paredes externas e a fornalha. Na 13 a 14ª linha, é necessário criar a base do espelho e completá-la na 19ª linha. Para fazer isso, os tijolos são colocados com uma borda de 5-6 centímetros ou são colocados verticalmente com uma inclinação. Na 19ª e 20ª fila, estreitamos a fornalha, empurrando os tijolos um pouco para a frente.

Importante! Para não se confundir, é necessário numerar cada linha de alvenaria com giz.

Na 21ª linha, começamos a formar uma saliência com uma inclinação de 20 graus - o dente do forno (a construção do dente continua nas 22ª e 23ª linhas). Linha 24 e 25 - estamos construindo uma lareira, a alvenaria é reta. Em seguida, instalamos a grade do forno e colocamos a chaminé com um tijolo.

Importante! Ao cortar tijolos, use proteção ocular e respiratória contra poeira (óculos de construção e um curativo de gaze).

No espaço subterrâneo ou atrás da parede da lareira, é construído um canal de sopro, necessário para o acesso ao ar e a combustão de combustível. Um canal pode ser um ou mais.

Chaminé e chaminé

Uma chaminé é uma parte do forno que se assemelha a uma tampa em forma, dentro da qual passa um tubo de aço (ou blocos de chaminé feitos de cerâmica), que passa para uma chaminé. A parede traseira é vertical e as paredes laterais são afiladas em um ângulo de 45 a 60 graus. A seção interna é calculada pela proporção: 0,1-0,15 da área do portal e a uma altura de pelo menos cinco metros da superfície de combustão do combustível. As paredes são grossas o suficiente para reduzir a perda de calor.

A uma altura de cerca de dois metros, uma válvula é montada. A estrutura é fixada com uma solução líquida na alvenaria.

O primeiro ponto de instalação da chaminé é a instalação de um bloco acima do coletor de fumaça. A argamassa de cimento conecta os orifícios do tubo e do coletor de fumaça. O revestimento de tijolos é fixado ao tubo por meio de juntas de ancoragem inseridas entre os blocos externos do tubo, que são fechados nas juntas entre os tijolos. As superfícies internas devem estar livres de folgas.

A cabeça do tubo não tem menos de 1 tijolo de espessura. Para reduzir o acúmulo de condensado no duto da chaminé e impedir a ignição de estruturas, são instalados isolamento térmico e isolamento térmico.

Componentes da lareira:

  • Chaminé para a lareira.
  • Placa de suporte.
  • Placa de fogo.
  • A seção de acionamento do tubo para a chaminé.
  • Firebox.
  • Para sair do ar quente, é montado um orifício de ventilação com uma grade.
  • Elemento decorativo e camada de isolamento térmico.
  • Grelha de ventilação.
  • Uma câmara com ar quente, uma grelha de ventilação, a parte externa da câmara é decorada com pedra, mármore e outros materiais.
  • Enfrentando.
  • O movimento do ar frio.

Um apanhador de faíscas e um defletor são instalados no topo do tubo. A função do apanhador de faíscas é a segurança contra incêndio. Estruturalmente, essa parte é semelhante a um cone de metal cego com uma malha de arame em todos os lados. O defletor é montado na cabeça para aumentar a tração e proteger o tubo do vento. Normalmente, a seção transversal do defletor é redonda.

De frente para a lareira e a parte saliente do cano

Se foi planejado deixar a parte externa da lareira com um tijolo, sem revestimento adicional, a alvenaria deve ser o mais arrumada possível e a argamassa não deve ser levada à frente da lareira em 0,5 cm, para que seja possível expandir as costuras.

Se a alvenaria exigir revestimento decorativo adicional, use pedras naturais ou artificiais, azulejos, azulejos e outros materiais. Recomenda-se que as pedras do topo sejam envernizadas para melhorar suas propriedades decorativas e facilitar o cuidado.

A maneira mais barata e fácil de enfrentar, produzida após o encolhimento da alvenaria, é o gesso. Usando várias espátulas, o gesso cria uma variedade de efeitos decorativos. É possível colorir o gesso.

Outra maneira popular de enfrentar uma lareira de canto é usar drywall. É cortado e montado em uma estrutura de metal especial, verificando rigorosamente os cantos e as paredes com um nível.

DIY tecnologia passo a passo de colocar uma lareira de canto com suas próprias mãos - relatório fotográfico de pedidos de tijolos

Você gosta do artigo?
Economize para não perder!

Preparação do projeto

Para construir uma lareira de canto com suas próprias mãos, você precisa desenvolver uma série de instruções que determinarão o progresso do trabalho. Tais instruções são chamadas de projeto. Inclui uma descrição do modelo, ferramentas e materiais utilizados, desenhos da lareira em diferentes planos, bem como um diagrama detalhado da alvenaria do corpo da lareira.

Projetos prontos, desenvolvidos por artesãos profissionais, permitem que você construa uma lareira de qualquer complexidade. Para usá-los, você precisa escolher a opção que é adequada em aparência e desempenho. Muitos recursos especializados em alvenaria para lareira e fogão oferecem projetos pagos para um pedido pessoal.

A autopreparação inclui cálculos das principais dimensões da lareira. Curiosamente, mas essas dimensões não incluem dimensões externas. Listamos os requisitos básicos que se aplicam ao dispositivo.

  • Para uma combustão eficiente do combustível e a garantia da saída dos produtos, é necessária uma diferença de pressão na chaminé. A boa tração é um indicador direto da execução correta de todo o trabalho de instalação.
  • As funções de aquecimento da lareira devem fornecer calor suficiente para garantir que a sala fique cheia de calor por uma hora.
  • O calor gerado deve ser direcionado para a sala e não removido pela chaminé para o exterior.

A implementação de todos esses requisitos é possível com uma combinação competente do tamanho da inserção da lareira com as dimensões da sala aquecida. Existem tabelas prontas nas quais são indicados os parâmetros do forno, os quais, de acordo com alguma fórmula matemática, dependem das dimensões lineares da sala. É necessário selecionar o valor mais adequado da área e usar os dados tabulares. Se isso não for possível, todos os cálculos deverão ser feitos independentemente.

Para calcular as dimensões básicas, você precisa se lembrar de algumas fórmulas elementares. A área do furo do forno = área da sala: 50. No sentido estrito, esta fórmula deve estabelecer a dependência da área em relação ao volume da sala, porque a altura da sala afeta significativamente a quantidade de energia para aquecimento. A opção de cálculo indicada assume uma certa reserva de energia.

Para o tamanho específico da abertura da lareira, você terá que resolver uma equação simples e escolher a altura e a largura, que em uma proporção fracionária são determinadas por uma proporção de 2: 3. Os resultados específicos obtidos são usados ​​no cálculo da profundidade do forno, que é 2/3 da altura da abertura.

O próximo nó a ser calculado é a chaminé. O que importa aqui não é tanto o comprimento quanto o tamanho da peça que sobressai acima do telhado. Com distância suficiente da crista, use a seguinte regra. A linha traçada através da crista e o ponto superior da chaminé faz um ângulo de 10 ° com uma linha horizontal. Naturalmente, esse princípio fornecerá resultados muito aproximados, pois não há como medir esse ângulo com precisão sem dispositivos especiais.

Preparação de material

A fase de preparação determina o ritmo do trabalho subseqüente. Se você se preparar com cuidado para a construção da lareira, todos os outros trabalhos poderão ser realizados sem distração. Como material necessário para a construção de uma lareira a partir de um tijolo com as próprias mãos, é usado um tijolo refratário vermelho. Mas o próprio forno, onde ocorrerá a queima direta de lenha, é coberto com tijolos de revestimento. Além disso, você pode fazer uma lista de materiais adicionais.

  • Ruberoide, é necessário fornecer impermeabilização da fundação.
  • Malha de reforço ou outro material de fundação adequado.
  • Os cantos de metal proporcionando sobreposição de uma câmara de incêndio.
  • Areia, argila, cimento ou mistura pronta para colocar fogões.
  • Porta da chaminé e porta do ventilador.
  • Materiais para decoração exterior.

Para a construção de diferentes partes da lareira requer uma composição diferente da solução. A fundação é derramada com uma solução de cimento e areia. A proporção de cimento aqui pode variar de metade a um quarto. A colocação da fornalha e do corpo da lareira não implica o uso de cimento. Argila e areia nas frações 1 e 3, respectivamente, formam uma composição refratária. Durante a construção da chaminé, cimento e cal são adicionados a uma solução semelhante.

Preparar uma argamassa de argila é uma arte completa. Primeiro, você precisa escolher a classe de argila certa, com teor de gordura normal. Depois disso, o barro é embebido, triturado e misturado com areia. Para economizar tempo, é aconselhável usar a mistura pronta. Hoje mesmo mestres profissionais não recorrem mais à autopreparação de misturas argila-areia.

Como fazer uma lareira de canto com suas próprias mãos de forma simples e segura?

A construção de uma casa de campo ou de uma casa de campo geralmente envolve a construção de uma lareira. Qual a melhor forma de fazer uma boa lareira apenas com as próprias mãos, sem ajuda, a instalação é planejada na cozinha, sala de jantar ou sala de estar.

INTERESSANTE! A maneira mais bem-sucedida de encher o prédio com o conforto do lar é uma lareira clássica, movida a lenha. Como decoração, é possível usar azulejos de cerâmica ou alvenaria.

Uma lareira a lenha de canto precisa de um posicionamento adequado. Então, no final, ele deleitará a família, cumprirá corretamente os deveres que lhe foram atribuídos. Características de acomodação em uma casa particular:

  • O melhor lugar para construir um bom canto e uma lareira funcional com suas próprias mãos é considerado a parede, localizada em frente à janela. Também é possível instalar uma lareira perto da superfície externa, mas neste caso a função de aquecimento será reduzida,
  • é proibido colocar perto de janelas, bem como perto de tecidos, materiais rapidamente inflamáveis,
  • se você precisar usar a área da lareira para fins culinários, deverá considerar o local próximo da parede interna principal.

O design do espaço de estar com lareiras angulares permite que você use toda a sala ao máximo, enquanto recebe uma economia significativa em desperdício financeiro.

INTERESSANTE! Tais projetos garantem o aquecimento de várias salas, o que reduz o custo da eletricidade, a compra de lenha.

Lareiras de canto e sua singularidade

De todas as variedades do design da lareira, o canto é considerado um dos mais relevantes. As lareiras de canto a lenha para uso doméstico costumam ser instaladas em um canto que não é usado. Essa solução não é totalmente lucrativa, pois o calor será distribuído para os quartos vazios vizinhos. Colocar perto das superfícies externas pode levar à perda do calor necessário, porque a lareira irá aquecer diretamente a rua, e não o interior.

É por esses motivos que o método de instalação mais aceitável é entre paredes surdas adjacentes umas às outras. Assim, a circulação correta de massas de ar quente, a eficiência térmica é garantida.

As vantagens de uma lareira de tijolos com as próprias mãos são:

  • Design atraente
  • muitas maneiras de decorar a superfície,
  • a capacidade de combinar um elemento com vários conceitos de design,
  • economia significativa de espaço, fundos para aquecer uma casa particular,
  • disponibilidade. A lareira pode ser equipada com suas próprias mãos.

Sujeitas à segurança contra incêndio, condições de construção e operação, as lareiras de canto podem se tornar um destaque luxuoso da casa, como parte de seu conforto em casa.

Lareiras de dispositivos

Como fazer uma lareira de canto com suas próprias mãos? Primeiro, você precisa entender seus recursos de design, isto é, em quais componentes ele consiste. Os elementos mais importantes são a fornalha, o portal e a chaminé. Além das partes sonoras, é difícil imaginar a lareira sem uma base confiável e sólida. Vamos dar uma olhada em todos os componentes internos da estrutura.

Óleo combustível

A câmara de combustão é considerada o componente principal. Na maioria das situações, é feito de ferro fundido ou metal resistente ao calor. Neste último caso, são colocadas no interior placas de ferro fundido, revestimento de firmes ou vermiculita.

A falta de portas reduz a eficiência do design. Portanto, atualmente as lareiras fechadas, por exemplo, com uma porta de vidro resistente ao calor, são populares.

Fundação

Base da lareira - um local localizado diretamente abaixo da câmara de combustível. Antes de seu arranjo, é necessário colocar uma impermeabilização de duas camadas na fundação preparada. Para isso, são apropriados cartões de cobertura com impregnação ou material especial.

O portal

Construir lareiras de canto com as próprias mãos sem enfrentar não funcionará. O portal é considerado o exterior de qualquer lareira, demonstra pertencer ao estilo de design. Atualmente, muitas vezes o revestimento da lareira é feito de granito caro, tufo, módulos de aço. Uma solução real é um mosaico de vidro colorido, alvenaria, placas de cerâmica.

Design, desenho de lareiras de canto

Uma instrução passo a passo para construir uma lareira com suas próprias mãos consiste na elaboração de um diagrama detalhado de um elemento decorativo, na seleção de materiais, na fundação e na montagem direta da estrutura. Propomos nos debruçar sobre cada estágio importante com mais detalhes.

A colocação de lareiras de canto

Como construir uma lareira de canto? A instalação começa com o cálculo das 3 primeiras linhas de tijolos. Certifique-se de cumprir os recursos e módulos dessa alvenaria. Com a ajuda da primeira linha, a fundação é alinhada ao nível da superfície do piso. Para isso, são utilizados tijolos de lareira padrão: parâmetros 25 por 12 por 6,5 centímetros.

Entre os elementos, é obtida uma costura, cujas dimensões não devem exceder 5 milímetros. As primeiras fileiras servem como base fundamental da zona da lareira. Eles são dispostos na câmara de combustão, após a qual a alvenaria continua de acordo com o esquema, onde as camadas são indicadas.

IMPORTANTE! Para aumentar a segurança contra incêndio, é recomendável equipar a fornalha com uma porta de ferro fundido. Hoje, muitos projetistas aconselham equipar a porta com vidro resistente ao calor, para que seja possível monitorar a chama.

Durante a construção de um elemento de aquecimento decorativo, é necessário verificar regularmente com o desenho. Isso permitirá que você siga a sequência do trabalho.

Vídeo: lareira de canto interessante design "Annushka"

A lareira de canto "Annushka" é muito popular entre os proprietários modernos de casas de campo. Demonstra uma aparência luxuosa que se adapta a todos os estilos de design. Os recursos de design são discutidos no próximo vídeo.

A construção do design de canto da lareira requer do mestre conhecimentos e habilidades especializados. É necessário ter cuidado e seguir o projeto de design desenvolvido, para que o produto acabado delicie as famílias por um longo período de tempo.

Fase preparatória

Antes de prosseguir com a construção, precisaremos solicitar a lareira de canto e várias ações adicionais:

Organizar uma lareira de canto requer uma preparação cuidadosa. No primeiro estágio, você precisará preparar um esquema de desenho de alta qualidade e mais detalhado, no qual todas as medidas, dimensões e outros recursos de design da sua unidade de aquecimento serão exibidos.

Na falta de experiência na preparação do plano, é recomendável recorrer à ajuda de um profissional ou fazer um projeto já concluído deste artigo ou de outras fontes da Internet.

Seleção de localização

A instrução ou o chamado esquema deve ser feito com base no tamanho e nas características do local escolhido para instalação e colocação.

Escolha o quarto maior e mais espaçoso, com boa iluminação, várias janelas e boa ventilação.

Verifique se o ângulo de visão selecionado é o mais completo e benéfico possível em termos de monitoramento do foco e de sua operação.

Preparação e aquisição de materiais

Após a aprovação completa do esquema do forno, é necessário colocar as principais marcas responsáveis ​​pela largura, altura e profundidade da estrutura nas paredes e pisos. Em seguida, se necessário, faça alguns ajustes.

Além disso, todos os materiais, misturas, peças e acessórios necessários para instalação e construção são calculados. Como o trabalho será realizado com suas próprias mãos, compre uma mistura de tijolo e adesivo com uma pequena margem.

É interessante saber: um fogão de lareira cujo pedido angular é feito individualmente, apesar do princípio uniforme de operação de todas as instalações a lenha, pode ter características visuais e de design, diferenças. Por exemplo, uma lareira pode ser aberta ou fechada. Pode ser disposto com um tijolo ou comprado em um estado já montado. Tais estruturas são feitas de aço e ferro fundido e geralmente são equipadas com vidro transparente refratário. Para maior comodidade, você pode equipar seu fogão na parte inferior com um lenhador espaçoso ou uma câmara de cinzas, na qual todos os produtos de combustão se acumularão, o que é muito mais fácil de remover com esse elemento. Os nichos e várias prateleiras que formam a forma da estrutura formam uma forma retangular e alongada padrão e são feitos na forma de um triângulo, polígono ou trapézio.

Cálculo do tamanho do surto

A ordem do fogão de canto requer conformidade com as dimensões exatas e os parâmetros especificados, que você precisará calcular quando criar um esquema individual. Nesta fase, recomendamos o uso dos seguintes exemplos e regras:

  • O diâmetro da chaminé deve corresponder às dimensões da parte principal da estrutura, apenas dessa maneira você pode criar um calado de trabalho ideal e correto,
  • O poder da lareira de tijolos é selecionado com base na área total de toda a casa. O dispositivo não deve secar o ar. Nesse caso, um forno montado corretamente aquecerá uniformemente e emitirá calor de todos os lados,
  • O cálculo do tamanho ideal da câmara de combustão é realizado da seguinte forma: é determinada a metragem da sala selecionada para instalação, após o qual o valor numérico obtido é dividido em 50 unidades, o resultado obtido é o tamanho ideal desse elemento estrutural.

O número de tijolos e o tamanho do forno

O tamanho da fornalha é a área dividida por cinquenta

Lareiras abertas são menos eficazes

Exemplo: um fogão angular para lareira, cuja ordem é feita por conta própria, para uma pequena sala terá um tamanho de forno que varia de 0,30 a 0,60 metros quadrados do tamanho da sala.

Dica: se você deseja obter a potência máxima, com as dimensões ideais da sua unidade de aquecimento, recomendamos que você adote uma proporção de três a dois em relação à largura e altura.

Importante: a potência e a funcionalidade da lareira também são afetadas por um parâmetro como profundidade. O cálculo deste critério é feito para que a profundidade não exceda a metade ou 2/3 da altura do dispositivo. A eficiência do forno depende de quão corretamente selecionadas são as dimensões da câmara de combustão. Uma pequena lareira não é capaz de gerar uma grande quantidade de calor, enquanto uma gravilha muito grande exige muita lenha, e haverá muito calor gerado, como resultado do qual estará quente em casa e o ar ficará seco.

Uma seleção de fotos neste artigo ajudará você a decidir sobre a forma e o tamanho da lareira de canto.

Cálculo do tamanho da chaminé

Os arranjos das lareiras de canto devem incluir não apenas as dimensões e características da parte principal da instalação de aquecimento, mas também sua chaminé. Para calcular esses parâmetros, use as seguintes dicas:

  • Como base para identificar os parâmetros ideais da chaminé, faça uma proporção de 1:10 em relação à câmara de combustão. Ao usar tubos com seção transversal circular, seu tamanho deve ser de cerca de 140-160 milímetros,
  • Para uma operação adequada e completa do calado, a altura total de todos os elementos de conexão, cotovelos e outras partes das quais a chaminé consiste não deve ser inferior a 5 metros.

A ordem final da lareira e da chaminé

Forma de chaminé para ser qualquer

Se desejado, a chaminé pode ser revestida com qualquer material resistente ao calor

Dica: se você não tem experiência em fazer cálculos e criar esquemas, uma lareira de canto faça você mesmo pode ser criada usando programas especiais nos quais existe um algoritmo de ação funcional e programado simples.

Suprimento e preparação de materiais

Para as lareiras de canto com as próprias mãos, a encomenda foi realizada da maneira mais precisa e correta possível, precisaremos comprar e preparar os materiais e a ferramenta necessária com antecedência.

Para criar uma base adicional:

  • Materiais impermeabilizantes (filme plástico ou material de cobertura),
  • Para encher uma cova cavada e fazer um soco, precisamos de uma pedra britada com uma fração média e areia simples do rio,
  • Para construir a cofragem, são utilizadas tábuas ou barras simples que, se necessário, podem ser substituídas por chapas de metal,
  • No último estágio, precisamos de uma pilha ou hastes de reforço. O diâmetro deste elemento é oito a dez.

Para construir uma lareira de canto

O tijolo Fireclay é comprado com uma pequena margem

Para fixação e conexão de vários elementos

Materiais para a construção de uma lareira e chaminé:

  • A alvenaria é feita com tijolos vermelhos e queimados. Vermelho, é mais orçamento, a parte principal do edifício está sendo construída a partir dele. O Fireclay é usado para montar a lareira, fornalha e outras áreas expostas ao aquecimento mais alto,

É interessante saber: o cálculo dos tijolos é feito individualmente para cada caso específico, dependendo do esquema escolhido. Em média, a construção de um modelo de canto pode exigir de 350 a 650 peças (dependendo do tamanho). Para o número resultante de tijolos, é recomendável comprar outros 10% para o estoque, no caso de revelar elementos defeituosos, danificados e queimados.

  • O tijolo é colocado na composição de cimento preparada (argila, areia e cimento) na proporção de 1: 3: 1. Para a colocação de tijolos de chamotte, é utilizada uma composição especial, com alto teor de argila e menor teor de areia e cimento, uma vez que somente a argila é capaz de suportar bem altas temperaturas e, ao mesmo tempo, manter a tensão de todas as juntas e juntas.
  • Cantos metálicos para conexão e fixação de vários elementos. As dimensões são selecionadas da seguinte forma: 30 centímetros devem ser adicionados à largura da câmara de combustão, após o que o valor numérico resultante é multiplicado por duas unidades. Como resultado, você precisa adquirir um fixador nos tamanhos de 500 a 500 ou 600 a 600 milímetros,
  • Para montar uma câmara de combustão com formato de arco arredondado, você também precisará preparar compensado a partir do qual o modelo será feito. E ripas de madeira servirão de suporte,


  • Fixadores para montar um tubo de chaminé, se não for um tijolo, mas um metal. No total, seu comprimento deve estar entre cinco e mais metros,
  • Amortecedores, válvulas de gaveta, telas e outros elementos necessários para um conjunto completo da lareira. Você pode comprá-los em uma loja especializada ou solicitá-los,
  • Lareira comprada (se você não planeja montar esse elemento a partir de tijolos),
  • Amianto para isolamento e vedação de revestimentos de parede,
  • Materiais de acabamento (cerâmica, ladrilhos, minerais naturais e ecológicos, pedra artificial, gesso decorativo, tinta resistente ao calor).


Importante: além dos materiais, o fogão da lareira de canto será solicitado por si só, é necessário preparar a seguinte ferramenta: fita métrica, nível de construção, espátula, tanque de mistura de argamassa, martelo, moedor, picareta, faca, linha de prumo, cantos de metal, bordados, pá e régua .

Fundação para o forno

Como os fogões de tijolos têm uma grande massa, para sua colocação correta e segura na casa, é necessário criar uma fundação separada. Para realizar a construção da fundação, sugerimos o uso das seguintes instruções:

  1. A fundação deve ter 80 cm ou mais de largura que a lareira por todos os lados. Em seguida, um poço se rompe (0,5-0,7 metros) e areia simples é derramada sobre o fundo, cuja camada é de 9 a 15 centímetros, após a qual é realizada a compactação,
  2. Em seguida, a pedra britada é coberta com uma camada de 9 a 13 centímetros, a malha de reforço é colocada,
  3. As paredes são seladas e isoladas com folhas de amianto,
  4. A parte externa da fundação é completada com cofragem. Para isso, é utilizada uma folha de metal, cuja espessura é de vários milímetros. Nesse caso, os tijolos atuam como suporte


Importante: se o formato da fundação for retangular, a folha de metal deverá ser substituída por ripas de madeira. Na presença de lacunas entre as estantes, elas são fechadas com um filme plástico.

  1. Depois de preparar a solução em uma proporção de três para um na proporção de cimento para areia. A camada da solução pode variar de 10 a 15 centímetros,
  2. Após a secagem da solução, é aplicada uma segunda camada e, após secagem parcial, a fundação deve ser coberta com polietileno,
  3. A solidificação da construção geralmente leva de 10 a 20 dias. Depois disso, a superfície é adicionalmente coberta com várias folhas de material de cobertura ou qualquer outro isolamento.

Dicas de material

Para que a estrutura construída posteriormente tenha alta resistência, segurança e desempenhe corretamente sua função, recomendamos que você não pule esta etapa adicional na preparação de materiais de construção:

  • Se o reparo e a construção da casa já estiverem totalmente concluídos, preste atenção especial ao local da instalação. Ao trabalhar e construir, você não deve ser impedido por várias vigas, pisos e divisórias,
  • Antes de iniciar a instalação e montagem, você precisa remover todos os móveis da sala, caso contrário, uma grande quantidade de poeira, sujeira e detritos de construção se depositará nela,


  • O tijolo é pré-embebido em água corrente por vários dias e a construção do forno só pode começar depois de algumas semanas após a fundação da fundação,
  • Antes de usar argamassa para conectar tijolos, recomendamos que você seque a alvenaria e encaixe cada linha sucessivamente. A numeração de tijolos é permitida.

Disposição da lareira de canto: primeira variação

Este forno é pequeno em tamanho e peso médio, portanto pode acomodar em salas com uma área de 30 metros quadrados ou mais. Tecnologia de esquemas, pedidos e alvenaria desenvolvida por Bykov:

  1. Compre uma grade com antecedência, 25 por 25 centímetros de tamanho e tiras de metal (cerca de 5 milímetros de espessura e 3-5 centímetros de largura),
  2. Para a primeira e a segunda linha, você precisará de 14 tijolos, dispostos na forma de um triângulo (será necessário cortar),
  3. A quarta fila é o início da montagem da câmara de combustão. Para isso, são utilizados exclusivamente tijolos de revestimento,


  1. Para instalação na 5ª fila de um cinzeiro, será necessário colocar várias tiras de metal nas paredes laterais de tijolo do forno. Na sexta linha, a grade é projetada (use tijolo de revestimento),
  2. A câmara de combustão começa a se alinhar e tomar forma já na 7ª linha,
  3. Continuamos a construir o portal do forno das 8 às 12 linhas,
  4. Ao organizar 13 linhas, fixamos e instalamos cantos de metal medindo 60 por 5 por 0,5 centímetros,
  5. Na décima quarta e décima quinta fileira, começamos a colocar o “espelho”. Este elemento é necessário para a acumulação e retenção de calor gerado. A parede resultante deve estar em um ligeiro ângulo de vinte graus,
  6. Aos 16 anos, começamos a retirar o dente e a revestir sua superfície com uma solução à base de argila. Portanto, essa saliência será suave e conveniente para uso posterior,
  7. Em seguida, criamos uma curva que servirá como uma moldura para o dente. O tijolo para alvenaria deve ter paredes cortadas (uma linha do décimo sétimo ao décimo nono),
  8. Na vigésima linha, começamos a mostrar o granizo, até o vigésimo segundo. As dimensões desta parte da chaminé devem ser de 14 por 27 centímetros. Em seguida, instalamos o amortecedor de fumaça,


  1. Até a vigésima quinta fila, estendemos a chaminé, de forma que o tamanho de sua parte interna seja 14x27 cm,
  2. Instalamos um tubo de metal e fechamos sua parte superior com uma caixa de metal.

Forno de tijolos de canto: opção dois

Este projeto possui o princípio de assentamento mais simples. A base é diferenciada por uma forma quadrada e os tijolos são colocados em uma superfície plana de cimento:

  1. Para a primeira linha, precisamos de 25 tijolos, dos quais a base da forma quadrada é definida,

  1. Na segunda fila, precisamos apresentar o entortamento do fundo da futura lenha. Para fixação adicional, é utilizado um canto de metal medindo 5 por 5 centímetros com um comprimento de 60,
  2. Em seguida, colocamos uma folha de metal (40x60 cm e uma espessura de 2-6 milímetros); na quarta fila, a colocamos completamente com um tijolo,
  3. Para construir 5 linhas, precisamos de blocos de fireclay. Além disso (na 6-8ª fila), as paredes são montadas - a base da câmara de combustão (tijolo vermelho). Para revestimento, é utilizado o tijolo de revestimento interno da superfície interna (é cortado longitudinalmente em dois),
  4. De 7 a 9, a colocação dos tijolos é realizada em um pequeno ângulo e, assim, um dente é formado,
  5. No décimo e no décimo primeiro, a parede traseira da estrutura continua a se montar,
  6. 12 linha é a sobreposição da anterior. Para isso, usamos vários cantos de metal com dimensões de 5x5 e comprimento de 60 cm,
  7. Alvenaria padrão é realizada na décima quarta linha. Na décima quinta fila, o dente se sobrepõe completamente e passa para a chaminé,
  8. Nos dias 16 e 17, uma prateleira de lareira é formada. Para fazer isso, as linhas precisam ser ligeiramente deslocadas para fora,
  9. Até a vigésima linha, um estreitamento gradual continua, passando para a chaminé,
  10. Na vigésima quarta fila, formamos a parte vermelha da chaminé com tijolo vermelho e colocamos sua base em 25-29,
  11. O amortecedor de fumaça está montado na vigésima sétima fila.

Layout das primeiras linhas da lareira de canto

O terceiro esquema de pedidos que consiste em 32 linhas

Uma lareira faça você mesmo com um arranjo angular, cujas variações são apresentadas neste artigo, pode ser montada com suas próprias mãos, mesmo sem a experiência e as habilidades de instalação adequadas. Para que a sua unidade de aquecimento tenha alta funcionalidade e garantia de segurança, recomendamos que você não pule as etapas preparatórias e tome como base as dicas e recomendações postadas acima.