Apartamento estúdio

Como projetar um apartamento estúdio: 80 idéias de design

Link para o artigo

Talvez em breve você adquira um apartamento completo em várias salas, mas se agora é possível morar em um estúdio, essa também é uma ótima opção. Muitos de nossos compatriotas, tendo emprestado experiência estrangeira, já estavam convencidos da conveniência desses apartamentos modestos. Um estúdio moderno é uma sala de estar onde praticamente não há paredes internas, e o espaço de uma sala e cozinha parece um todo. Um layout tão incomum cria uma sensação de espaço e luz, dando a oportunidade de liberdade de expressão e criatividade em um pequeno apartamento que reflete o mundo interior de sua alma. Apesar da simplicidade da situação, o arranjo de tais apartamentos não deve ser abordado espontaneamente. É necessário refletir sobre o layout geral e todos os detalhes da localização da situação. Não há ninharias, e você pode verificar isso lendo nosso artigo.

CRIANDO-SE

Os estúdios são considerados por nós como um tipo de inovação habitacional; portanto, as tradições de seu arranjo estão apenas começando a tomar forma. Para uma estadia de uma ou duas pessoas, o conjunto mínimo de zonas permanece o mesmo, mas a criação de layouts internos pode ser uma tarefa difícil para o proprietário. Primeiro, tente fazer uma lista de tudo que você precisa. Sem dúvida, são necessárias zonas de um quarto, cozinha, sala de estar, escritório, etc. Escreveremos uma lista completa e veremos o que você pode recusar e o que pode ser funcionalmente combinado. Decidimos sobre os móveis, encanamentos e eletrodomésticos necessários. Estudaremos os análogos de pequeno porte oferecidos pelas lojas em uma grande variedade. Preste atenção às opções de móveis deslizantes, dobráveis ​​e dobráveis. Na decoração de interiores, aderiremos às cores claras das paredes, divisórias e móveis. E tentaremos manter a unidade do espaço comum, evitando a sobrecarga do estúdio com detalhes desnecessários.

Talvez você chegue à conclusão de que possui cozinha suficiente com mesa de jantar, quarto e uma pequena área de estar com mesa de café. Essa é uma solução normal para pequenos estúdios, onde é possível alocar uma área modesta para cada área funcional. Você pode organizar um espaço tão pequeno para que todos os cantos do seu pequeno apartamento se transformem magicamente em salas de diferentes funções dentro de um dia. O princípio da multifuncionalidade de móveis e zonas, que é incompatível com estereótipos familiares, domina aqui. Em um pequeno estúdio, você pode realizar com sucesso suas fantasias mais loucas e estilos de design incomuns.

ESCOLHA O ESTILO DE DESIGN

Ao projetar um estúdio moderno, os estilos mais vantajosos são loft, minimalismo, provence, alta tecnologia ... Outras soluções de design são possíveis, mas consideraremos as opções mais simples e fáceis de usar com nossas próprias mãos. Se você tem um apartamento em uma casa nova e sem decoração, pode usar o agora popular estilo loft, que apareceu nos edifícios fabris da América, onde os trabalhadores viviam em condições que estavam longe de serem perfeitas. Agora, em apartamentos modernos, pisos sem pintura, paredes de tijolo sem decoração e móveis simples de diferentes coleções estão em moda. Mesmo uma parede de concreto cinza combinada com um teto branco parecerá extravagante e atraente no estúdio. O custo de tais acabamentos é mínimo, o que não pode ser dito sobre a tendência moderna de alta tecnologia.

VIDRO E METAL NO INTERIOR DO ESTÚDIO

Essa tendência modernista se tornou um desafio de design para formas tradicionais e desatualizadas. Linhas simples e rígidas de paredes e móveis, prateleiras ocultas e armários para armazenamento. Metal, plástico, vidro e concreto no interior. Esse é um estilo enfatizado de juventude objetiva e criativa, apoiando tendências progressivas no mundo da tecnologia moderna.

Você pode enfatizar seu compromisso com esse estilo usando paredes e guarda-roupas deslizantes com persianas metálicas e painéis de vidro. Use luminárias embutidas com luz brilhante em aço cromado. Nesse rigoroso esquema de cores, somente combinações em preto e branco com tons de cinza e metálico são permitidas. Cartazes em preto e branco de lotes de vanguarda nas paredes e nos aparelhos mais modernos. Tubos e outros utilitários não são decorados com nada.

Você pode suavizar um estilo tão rigoroso usando um laminado de cor quente com uma textura de madeira para pisos. Não siga as leis da alta tecnologia e no design da área do quarto. Haverá bastante lâmpada em um design lacônico de metal bem trabalhado. Para que a situação nesse estilo não pareça muito sem vida para você, você pode trazer alguns detalhes de destaque para o interior em um esquema de cores brilhantes. Pode ser uma luminária de chão, uma moldura de pôster ou uma manta com um tom de cores ricas.

Se o problema de um teto perfeitamente uniforme for facilmente resolvido com a tensão das membranas, você precisará mexer seriamente com as paredes: a geometria ideal das superfícies pintadas é assumida. No banheiro, azulejos brancos com superfície brilhante serão um design adequado, e é melhor fechar o teto com uma estrutura de rack de metal feita de alumínio anodizado. O encanamento também deve suportar o estilo de alta tecnologia: banheiras de hidromassagem cromadas e torneiras, uma moderna cabine de duche com vidro colorido, uma pia de vidro transparente, uma cortina com linhas em preto e branco de padrões geométricos.

Seguir o estilo de alta tecnologia no estúdio sugere a possibilidade de instalar divisórias de vidro em armações de metal cromado. A iluminação pode ser feita usando holofotes e pontos com luz direcional. É melhor instalar um guarda-roupa deslizante na sala de estar com portas de correr espelhadas, com iluminação interna por faixa de LED, e os móveis modulares estarão em boa harmonia com um grande painel LCD, sistema de áudio e computador.

PROVÊNCIA DA ALDEIA EM UM ESTÚDIO

Se você gosta do conforto de um ambiente rústico, o formato de um pequeno estúdio oferece uma boa oportunidade para perceber esse estilo. Já na entrada você pode instalar um banco espaçoso e um cabide de madeira matizada processada aproximadamente. Divisórias, indicando áreas do apartamento, também são feitas de materiais naturais. Há uma boa oportunidade para projetar um fragmento de uma parede bem visível sob um tijolo com um padrão gradual. Uma variedade de tons de placas feitas de gesso modificado imitam uma alvenaria antiga muito realista.

Para apoiar o estilo rústico, você terá que abandonar os blocos de janelas de plástico, mantendo o apelo das ligações de madeira não pintadas. A simplicidade do interior é complementada por tapetes em pisos de madeira, cobertores de malha, guarda-roupas à moda antiga e mesas de cabeceira, criando uma atmosfera de conforto rústico e um fluxo de tempo medido.

A área da cozinha em estilo provençal é acentuada por luminárias pendentes e móveis desgastados e lascados com um toque de tempo. Parte da parede de tijolo ou concreto pode ser deixada completamente não processada, mas uma seção do avental ou toda a parede acima da bancada requer um design elegante. Aqui, uma solução prática pode ser o uso de ladrilhos não comuns, mas ladrilhos de clínquer dispostos em um "padrão uniforme". O exaustor também deve obedecer ao estilo, que deve ser selecionado em termos de potência, excedendo até a norma, para evitar o aparecimento de odores de alimentos no espaço comum.

TUDO ENVIE AO MINIMALISMO

Qualquer que seja o estilo escolhido no design do seu estúdio, você inevitavelmente terá que obedecer ao princípio do minimalismo devido ao tamanho pequeno da sala. Você sempre deve ter espaço livre suficiente para viver e se divertir. Otimizar esse espaço permitirá a ausência de toda combinação multifuncional de coisas supérfluas e racionais. Com uma abordagem razoável, o estúdio acaba sendo um espaço moderno e conveniente e bastante espaçoso, no qual você será aconchegante e confortável.

Planejamento de espaço

Antes de se envolver em design e decoração, priorize:

- Uma pergunta importante: era o estúdio como era originalmente, ou é um apartamento comum de um quarto modificado. Isso afeta a área do espaço, sua configuração, a localização das janelas.

- Crie uma sala com base em sua forma. Nos estúdios retangulares e quadrados comuns, os interiores clássicos parecem interessantes. E nos novos layouts fora do padrão, com formas arredondadas e cantos chanfrados, as tendências modernas são mais interessantes.

- Certifique-se de considerar quantas pessoas morarão no apartamento, porque as necessidades de um, casal ou família com um filho são muito diferentes. Se você tem um bebê - em primeiro lugar, concentre-se na segurança e na praticidade do design.

- Dependendo do estilo de vida precisa mudar. Alguém precisa de uma área de estar, alguém precisa de um escritório, uma oficina ou um pequeno camarim no canto. Tudo isso afeta diretamente o design do apartamento.

Zoneamento do apartamento

Para escolher um design para um estúdio, primeiro decida o que e o que você combina:

- Com a ajuda de uma pequena partição móvel, você pode equipar um corredor completo. Isso é importante em nossas latitudes, porque roupas e sapatos ocupam muito espaço. Idealmente, o corredor vai caber um guarda-roupa grande e espaçoso.

- A área de dormir pode ser equipada no pódio. Se você deseja privacidade, envolva-o com uma cortina ou tela. Um design multicamada bem projetado pode substituir a própria cama, seguindo o exemplo dos futons japoneses.

- O pódio tem outra vantagem: dentro, você pode arrumar espaço para guardar coisas. Ou até mesmo esconder uma cama dobrável.

- Para a área de jantar, há mesas dobráveis ​​confortáveis ​​e compactas e cadeiras dobráveis. Ou cadeiras que dobram uma em uma.

- O canto da cozinha pode ser cercado com um conjunto em forma de L ou em U. O equipamento é incorporado nos armários, tanto quanto possível, e uma das partes da superfície de trabalho pode ser usada no lugar da área de trabalho. Só não se esqueça da capa de qualidade!

- Use o peitoril da janela. Pode ser equipado com uma bancada de cozinha e uma mesa. E para se proteger do sol, pendure cortinas ou persianas romanas.

- A área de lazer é perfeitamente protegida por um canto macio. Para enfatizar ainda mais claramente, coloque um pequeno tapete ou tapete no chão.

Arranjo de móveis

Ao organizar os móveis no estúdio, existem duas opções principais:

- Maximize todos os armários, sofás e mesas ao longo das paredes. Portanto, será possível liberar espaço no centro do apartamento. Por exemplo, se você precisar de um local para treinar ou conhecer convidados.

- Use o layout da ilha. Esse esquema é adequado para salas com zoneamento. Separe separadamente um canto macio, um berço, uma área de trabalho, etc.

Iluminação

Em um pequeno estúdio, é melhor abandonar a mesa e as luminárias. Como tudo o que ocupa espaço extra.

Use luzes de teto de vários níveis, arandelas de parede compactas, luzes embutidas e tiras de LED.

Escolha lustres pelo mesmo princípio. Plafonds pequenos e elegantes parecem mais arrumados e não bagunçam o espaço tão visualmente quanto os lustres maciços clássicos com pingentes.

Apartamento estilo loft

O loft não perde terreno entre as tendências há vários anos e, no futuro próximo, é improvável que isso mude. Decorados com esse estilo, os estúdios refletem totalmente seu conceito original: a alteração de oficinas e espaços de trabalho em residências funcionais.

O loft é bastante rude e pesado. É melhor para estúdios maiores. Ele usa tons escuros, superfícies não processadas, comunicações abertas. Aqui, concreto aparente e alvenaria são adequados.

Para adicionar mais design, adicione um pouco de cor. Por exemplo, painéis brilhantes de um conjunto de cozinha, um avental de mosaico acima de uma superfície de trabalho, lâmpadas coloridas. Se possível, preste atenção nas janelas francesas no chão. Eles enchem a sala de luz e compensam a escuridão de um loft deliberadamente industrial.

Para pisos e móveis, escolha madeira com o efeito de uma superfície não tratada ou envelhecida. Você pode simplesmente pedalar o velho parquet. Se a altura do apartamento permitir, deixe mais um atributo-chave das vigas do teto. Pode ser uma árvore natural ou construção de drywall aparado.

Radiadores retrô, luminárias antigas, elementos decorativos de cobre e latão ficam bem no loft. E para partições e zoneamento, use racks ou gabinetes funcionais de dupla face com uma superfície espelhada.

Apartamento em estilo escandinavo

Leve, arejado e maximamente funcional, está no auge da popularidade no design de estúdios. Existem várias razões para isso: uma abundância de cores claras, materiais naturais confortáveis, móveis práticos.

A gama principal são tons de branco, bege, creme e cores pastel. Utilizado ativamente madeira e superfícies de madeira com uma textura natural. Flores e vasos naturais adicionam cores.

No chão em tal apartamento - parquet ou laminado sob uma árvore natural. É desejável que combine a sombra com móveis grandes: um armário, prateleiras, bancadas. Papéis de parede em estilo escandinavo quase nunca são usados. Desenhos variados também não são utilizados. Alinhe as paredes e pinte-as de uma cor: o que poderia ser mais simples?

Contra um fundo claro, móveis contrastantes parecem interessantes. Cores escuras nesta forma não tornam o apartamento muito sombrio. Artigos decorativos escandinavos - no mínimo. São fotos, fotos, tecidos aconchegantes. Procure cortinas e travesseiros de tecido natural com um pequeno ornamento geométrico ou floral.

Para estúdios de zoneamento, use telas dobráveis ​​leves. Eles se encaixam perfeitamente nos estilos escandinavo e oriental. Você pode cercar um beliche com eles.

Estúdio no estilo do minimalismo

O minimalismo no interior pode parecer completamente diferente, mas é sempre caracterizado pela simplicidade e concisão. Estas são formas claras, um mínimo de objetos, um máximo de funcionalidade. Uma boa solução para o design de pequenos estúdios.

Minimalismo é tons claros. Mas não necessariamente natural. Por exemplo, variações de cinza estão na moda. Padrões simples e não muito chamativos também são permitidos. No minimalismo "clássico" não se usa mais que 5 cores. Entre eles estão vários sotaques básicos e brilhantes. Por exemplo, azul, verde, vermelho, amarelo, laranja.

Você gosta de decisões ousadas? Pinte uma das paredes com tinta brilhante. Isso define imediatamente o clima para o apartamento e ajuda o zoneamento.

Não se empolgue com móveis. Leve apenas o essencial! Evite prateleiras decorativas, suportes, montanhas-russas e outras ninharias. Deixe um guarda-roupa espaçoso. Você pode construí-lo em uma parede ou usá-lo em vez de uma partição.

No interior minimalista de um apartamento, raramente são usadas pinturas, estatuetas e outros objetos decorativos. Mas em toda a sua glória, uma ferramenta de design tão interessante quanto a iluminação aparece.

Provence em estilo de estúdio

Provence é uma boa escolha para quem gosta de estilos decorativos. É bastante elegante e elegante, mas ao mesmo tempo não tão artístico e maciço quanto os clássicos modernos ou vitorianos.

Provence é calma, cores pálidas, texturas naturais, abundância de tecidos, motivos florais.Para o design de um estúdio, use pisos de madeira clara e móveis esculpidos com luz, todos os tipos de toalhas de mesa, guardanapos, tules, rendas a céu aberto.

Acessório elegante e ao mesmo tempo prático - belos pratos de porcelana em prateleiras. Quando não está em uso, ela decora o quarto.

Preste atenção às divisórias têxteis: cortinas, telas. Idealmente, eles devem estar em harmonia com travesseiros, colchas, cortinas.

Estúdio de alta tecnologia

A alta tecnologia da moda é perfeita para modernos estúdios. Em conceito, é semelhante a outras tendências minimalistas, mas tem características próprias.

Alta tecnologia são as peças cromadas, comunicações e acessórios abertos, vidro, plástico, metal. Este é um interior urbano frio, mas sem formas bizarras complexas, ao contrário do futurismo. Escolha móveis para combinar: armações de metal, superfícies de vidro e brilhantes ou revestimentos foscos contrastantes, divisórias deslizantes funcionais.

Use iluminação de várias camadas. Especialmente bom em nichos, armários e pódios de iluminação decorativa de alta tecnologia.

Se o estilo escandinavo é baseado em materiais e cores naturais, o hi-tech são materiais artificiais modernos e um esquema de cores simples e legal, com toques brilhantes incomuns: laranja, turquesa e framboesa.

Design de um pequeno apartamento

É ainda mais difícil organizar um pequeno estúdio. Portanto, recomendamos que você se atenha a este plano:

- Certifique-se de medir todas as distâncias até o centímetro mais próximo, para que não haja lacunas desnecessárias que ocupem espaço em vão,
- Antes de iniciar o trabalho, crie um esboço ou visualização 3D para garantir que o layout seja conveniente,
- Livre-se de tudo que é supérfluo: lembranças, exercícios, extensões, lixo. Sinta-se livre para jogar fora e esconder tudo o que você pode jogar fora e esconder,
- Escolha projetos multifuncionais modulares. Eles são mais caros e mais difíceis de instalar, mas economizam significativamente espaço.

Recursos do quarto

Estúdio é uma sala em que não há partições. Este é um espaço único, limitado apenas pelas principais paredes externas. Tais moradias começaram a ser populares nos Estados Unidos quando a crise econômica chegou lá. Como muitos imigrantes entraram no país naquela época, os espaçosos aposentos estavam longe de serem suficientes para todos. Eu tive que conviver com pequenos estúdios.

Na Rússia, esses apartamentos começaram a ganhar popularidade apenas no final do século passado. Havia uma necessidade de usar o espaço da maneira mais racional possível. No entanto, ainda hoje, nem todos conseguem descobrir como encaixar a sala, o quarto, o banheiro, a cozinha e outros ambientes em um quarto.

Um estúdio tem muitas vantagens importantes. Entre as vantagens mais significativas estão as seguintes:

  • A escolha de estilos é quase ilimitada, além disso, nesses apartamentos, também é muito conveniente traduzir idéias de design em realidade. A área é limitada, portanto você não precisa pensar em como decorar os vários quartos.

  • Você pode até combinar vários estilos ao mesmo tempo, combinar diferentes direções em uma sala. Claro, você precisa de um gosto artístico sutil.
  • Mesmo que o estúdio não seja pequeno, mas grande o suficiente, ele tem tudo o que você precisa quase à mão, sempre à vista.

Isso é muito conveniente, porque você não precisa procurar itens ausentes em todos os quartos. Essa vantagem é especialmente importante para pessoas ocupadas e para quem está muito cansado.

  • Essa moradia é uma opção maravilhosa para famílias sem filhos, amantes e pessoas solteiras.
  • Falta de divisórias interiores. Algumas pessoas pensam que isso é um sinal de menos, mas você pode olhar do outro lado. As paredes ocupam espaço, por causa delas o espaço útil será reduzido significativamente. Se não houver paredes, você obtém um efeito visual de liberdade e espaço. Muitas pessoas que trabalham em escritórios fechados e lotados realmente não têm esse efeito.

No entanto, o estúdio tem suas desvantagens. Definitivamente, essa não é a opção certa para uma família com filhos, porque todos devem ter um espaço isolado. Caso contrário, a situação psicológica no apartamento será muito tensa.

Um grande estúdio sem partições parece quase vazio. Parece um escritório ou uma sala de produção desconfortável. Para não sobrecarregar o espaço, mas ao mesmo tempo organizá-lo e zoná-lo, você precisará de pensamento espacial e lógico, além de uma análise completa.

Se você não tiver certeza de que pode entender essas sutilezas, é melhor usar a ajuda de um especialista.

Clássico

O estilo clássico nunca deixa de ser popular - este design enfatiza o bom gosto, a sofisticação do proprietário do apartamento, sua personalidade. O estilo clássico é caracterizado pelo uso de tecidos como seda, algodão e linho. É necessário selecionar móveis feitos de materiais naturais. Normalmente, uma sala tem muito vidro, superfícies de espelho.

Os quartos, decorados em estilo clássico, são bastante espaçosos. Você não deve desordenar a sala com móveis e vários objetos. Pratos, pinturas bonitas, itens de luxo se destacam na sala, e o equipamento deve estar em segundo plano ou ausente.

Ao escolher um clássico, encontre um compromisso entre praticidade e luxo.

Muitos escolhem um apartamento estúdio Estilo Império. Este design está associado aos palácios reais. Normalmente, os centros do regimento se destacam com a ajuda de belos lustres que atraem a aparência das mesas. Muitos espelhos são usados, devido aos quais ilusões ópticas incomuns podem ser criadas. A decoração utiliza elementos da antiguidade (colunas, várias esculturas), atributos da glória militar.

Outra característica do estilo Império é um grande número de dourados, vários ornamentos, cristais e molduras de estuque. Os móveis devem ser caracterizados por linhas suaves. É muito importante nesses interiores; em alguns casos, móveis no estilo Império podem ser comparados com obras de arte.

Étnico

Talvez o mais popular entre os étnicos hoje possa ser chamado de estilo escandinavo. É caracterizada por tons claros que adicionam mais luz à sala, mesmo nos dias mais nublados. Tons pastel, bege e branco usados. Esse estilo também é caracterizado por tons naturais (por exemplo, manchas verdes), várias superfícies de madeira. O piso deve corresponder à cor dos móveis.

Para o estilo escandinavo, os revestimentos de parede geralmente são escolhidos sem nenhuma imagem ou padrão. Você pode usar tintas pastel de tons claros. Para esses interiores, os tecidos decorados com um padrão pequeno são adequados.

Os quartos decorados em estilo escandinavo são aconchegantes, mas ao mesmo tempo funcionais.

Interiores muito atraentes, decorados em estilo oriental - chinês, japonês. Obviamente, essas opções não são adequadas para todos, mas apenas para aquelas pessoas que estão interessados ​​na cultura dos países do leste ou simplesmente podem apreciar essa estética.

Para tais estilos, o uso de cortinas decorativas, cortinas é característico. Para o estilo japonês, partições deslizantes são escolhidas. Os móveis são lacônicos, harmoniosos, simples. Não deve ser muito - a sala está cheia de acessórios e tecidos. Os estilos orientais são caracterizados pelo uso de materiais de acabamento naturais.

Moderno

Nos quartos decorados em estilo minimalista, apenas os itens mais necessários são usados. Minimalismo é um design muito adequado para um estúdio, onde cada objeto está diante de nossos olhos. Nessas salas, muitas vezes são usados ​​tons claros: leitoso, cinza (geralmente escolhe a luz), branco como a neve. De qualquer forma, não deve haver muitas flores. Escolha também móveis simples: vários elementos não funcionais (por exemplo, cachos) não funcionarão para ele.

Alta tecnologia é a personificação da mais recente tecnologia. Também é caracterizada pela funcionalidade máxima e pela ausência de qualquer decoração. O design usa produtos cromados. Você deve optar por uma geometria simples e clara, materiais artificiais.

Provence - Este é um estilo rústico que ressoa com o país. Para ele, cores desbotadas, um grande número de tecidos é usado, está associado à conveniência, aconchego. Também são utilizados vários enfeites de porcelana e cerâmica, móveis esculpidos, padrões florais, pisos claros, cortinas com babados. Nas paredes são geralmente pintadas, caiadas ásperas. Tais premissas lembram aldeias francesas.

Loft- um estilo que está rapidamente ganhando popularidade hoje. Tais salas se assemelham a instalações industriais e de armazenamento. Esse estilo é caracterizado por acessórios incomuns (por exemplo, peças de automóveis), tecidos ásperos, superfícies de gesso ou concreto.

Moderno pode ser chamado de clássicos modernos. Para ele, eles escolhem acessórios não muito atraentes, mas não padronizados, formas incomuns. Muitos hoje preferem o estilo ecológico: é caracterizado pelo uso de materiais naturais. Alguns optam por opções bastante incomuns - por exemplo, no design em estilo marinho. Seus principais elementos são conchas, seixos, vários elmos, baús, superfícies de madeira clara, listras brancas e azuis.

Mobiliário

Os móveis do estúdio devem ser colocados ao redor do perímetro, ao longo das paredes - para que você possa economizar espaço livre, o que já não é muito. No entanto, o quarto também pode ser mobiliado de modo a separá-lo.

Fones de ouvido completos não são adequados para estúdios. As opções ideais para essas salas são estruturas transformadoras, um grande número de camadas, armários verticais, móveis embutidos.

Idéias e exemplos interessantes.

Um exemplo de um design interessante no estilo escandinavo. O quarto parece muito luminoso, espaçoso.

Quarto em estilo loft. Um sotaque interessante é uma lâmpada elegante de forma incomum.

Alta tecnologia são superfícies de vidro, materiais modernos. A personificação da funcionalidade.

Provence, que está associada ao conforto e à província francesa.

Sobre como criar um design em um estúdio, veja o próximo vídeo.

Escolhendo um estilo interior

Qualquer apartamento estúdio é um espaço único. Mesmo se você dividi-lo em zonas diferentes, não apenas visualmente, mas também com a ajuda de partições, você ainda deve terminar no mesmo estilo.

Para escolher o melhor estilo para a sala, você precisa considerar essas três nuances.

1. Recursos arquitetônicos. A escolha do design depende se você planeja reparar em um apartamento moderno, originalmente construído como um estúdio ou em uma habitação, onde paredes e divisórias foram removidas ao longo do tempo para liberar espaço. Dependendo do tipo de quarto, a área, a altura do teto, o número de janelas e muitos outros fatores variam. Portanto, os estúdios modernos costumam ter layouts fora do padrão: paredes redondas ou salas triangulares.

2. Estilo de vida. Com base em suas necessidades básicas, você pode determinar quais funções em sua casa são básicas e quais são secundárias. Por exemplo, como a cozinha deve estar equipada, se um local de trabalho seria necessário ou se deveria haver um local para dormir separado.

3. O número de pessoas que moram constantemente no apartamento. A moradia para um solteiro, jovem casal ou família com um filho pequeno deve ser completamente diferente. Se a família tem um bebê, vale a pena cuidar primeiro da segurança da situação, além de criar partições para que você possa fazer barulho, mesmo quando ele estiver dormindo.

Vamos ver quais estilos são usados ​​com mais freqüência no design de estúdios e descobriremos quais são os mais adequados para determinadas salas.

Apartamento em estilo moderno

O estilo moderno envolve principalmente móveis simples e simples, linhas claras e uma quantidade moderada de decoração. O design geralmente é feito em cores naturais, mas você pode adicionar cores brilhantes, se desejar. Esse design é especialmente adequado para pequenos estúdios, onde um interior simples geralmente parece muito melhor.

No entanto, o estilo não é adequado apenas para salas pequenas. Pode ser usado em qualquer condição arquitetônica, em qualquer área e altura do teto. Você pode encontrar móveis em miniatura e móveis grandes. A situação pode ser neutra e clara. Em uma palavra, este é o estilo mais universal. Especialmente nos casos em que várias pessoas moram no apartamento e você precisa atender ao gosto de cada uma delas.

Apartamento estilo clássico

Os fãs de estilo requintado são mais adequados para clássicos leves e leves. Sua versão moderna não é tão rica em detalhes, e os móveis parecem concisos e contidos. Este design é melhor para quartos espaçosos. Ele parecerá especialmente bem-sucedido em casas antigas com tetos altos. O estilo pode ser tocado com estuque ou outros acabamentos característicos.

De grande importância no design é a decoração. Entre as técnicas que podem ser úteis ao reparar um apartamento, vale a pena observar os espelhos. Você pode decorar parte da parede com ladrilhos de espelho com facetas, e isso ampliará visualmente a perspectiva da sala.

Projete um hall de entrada em um apartamento estúdio

Na nossa zona climática, não desista de um corredor completo. Se você não conseguir separá-lo com as paredes, tente instalar uma partição permanente ou móvel. A aparência de roupas e sapatos dificilmente se encaixa harmoniosamente no interior geral.

Se houver espaço suficiente no corredor, este é um ótimo local para instalar um grande armário embutido. Pode armazenar a maior parte das coisas. Graças a isso, o resto do apartamento permanecerá mais livre.

Projeto do banheiro em um apartamento

O layout do banheiro depende de onde as comunicações no apartamento são para ela. Certamente, podemos dizer que ele pode ser deslocado para o lado, mas deve-se entender que quanto mais ele se move da saída de comunicações, maior o nível de instalação do encanamento para garantir uma boa drenagem da água.

Lembre-se de que o banheiro precisa ser decorado da mesma maneira que o apartamento inteiro. Ou seja, se toda a sala foi projetada em estilo clássico, o banheiro também deve ser decorado.

Design de cozinha em um apartamento estúdio

Com o layout da cozinha, assim como com o banheiro, você só pode oferecer moderada liberdade de movimento. As tecnologias modernas nos tornaram mais flexíveis, mas ainda assim ninguém cancelou os padrões de engenharia. Nesse caso, não apenas a boa drenagem da água, mas também a excelente ventilação são de grande importância. Se não funcionar bem, o cheiro da comida pode permanecer na casa, o que você quase não gosta.

É desejável que o conjunto de cozinha seja feito sob encomenda. Então será possível usar todo o espaço livre nesta zona da maneira mais eficiente possível, incluindo cantos e outras seções difíceis.

É melhor escolher uma técnica incorporada ou estilisticamente projetada para combinar perfeitamente com o interior. Por exemplo, no design escandinavo e moderno, costumava usar fachadas de equipamentos com superfícies metálicas, bem como no estilo retrô.

Muitas vezes, os proprietários instalam uma máquina de lavar na cozinha. Em um estúdio, é melhor não fazer isso. Não importa quão alta tecnologia seja a técnica, ela ainda fará barulho e vibrará.

Projete um quarto em um apartamento estúdio

O quarto é uma das áreas mais importantes do apartamento e deve ser o mais confortável possível.Nesta questão, as necessidades de todos são diferentes. É o suficiente para alguém colocar apenas um sofá-cama, alguém precisará de um sofá e uma cama e alguém precisa colocar um berço por perto.

Na maioria das vezes, os proprietários tendem a ter uma cama separada com a capacidade de isolá-la do espaço comum. Para isso, é possível usar partições de vários tipos - estruturas de madeira ou gesso cartonado, delimitadores de vidro, persianas, cortinas, armários, portas de correr. Tudo depende se você deseja separar completamente essa zona ou apenas criar uma borda visual.

Se desejado, a cama pode ser colocada em uma altura - por exemplo, coloque-a no pódio. Se a altura do teto for superior a 2,5 m, você poderá caminhar com segurança nessa superfície e, dentro dos nichos, poderá até criar armários.

Materiais e decoração do apartamento

O acabamento de todo o apartamento deve ser harmoniosamente combinado. Vamos ver quais nuances você precisa considerar para criar um único espaço.

Se você planeja colocar ladrilhos de cerâmica no corredor ou na cozinha, tente bater sua combinação de cores com a peça de mobiliário ou decoração da parede. Se você não conseguir vencer as cores dessa maneira, selecione a opção de lado a lado o mais próximo possível em cores e texturas do material principal.

As paredes

Ao decorar paredes, tente aderir à regra das três cores primárias. O design de pequenos estúdios é melhor feito em cores brilhantes. Muitas vezes, o teto e as paredes são pintados da mesma cor, pois isso expande visualmente o espaço.

Em salas espaçosas, também é permitida uma cor escura, mas deve ser usada junto com uma luz contrastante para equilibrar o equilíbrio e não perder visualmente a área. Acontece também que os designers, pelo contrário, recomendam propositalmente tons ricos e profundos para criar um certo efeito no interior.

Você pode decorar uma das paredes usando papel de parede. Se a área for pequena, é melhor escolher um padrão pequeno em cores suaves. Uma imagem brilhante e grande atrai muita atenção e reduz visualmente a sala.

Teto

Nos estúdios, o teto branco é sempre a melhor opção. Pode ser apenas uma superfície pintada ou um sistema de suspensão.

Se a sala tiver tetos altos, isso oferece mais liberdade de ação - por exemplo, se você gosta do design clássico, pode decorar o teto. Prefere o estilo escandinavo? Então, por que não colocar vigas no teto! Eles parecem especialmente impressionantes se o apartamento estiver no sótão.

Paleta de cores para apartamento

Como foi mencionado muitas vezes acima - ao fazê-lo, lembre-se de criar um espaço único e o interior de todo o estúdio deve ser projetado no mesmo estilo. Se você usar revestimentos de madeira, escolha o mesmo tipo de madeira ou pelo menos um esquema de cores semelhante para que não haja diferenças marcantes. Alguns estilos, como escandinavo ou loft, permitem pequenas discrepâncias. Mas em um estilo clássico e moderno, e menos ainda em minimalismo, isso será completamente inapropriado.

Se você quiser usar cores brilhantes no interior, considere como as percebemos. Portanto, todos os tons frios afastam visualmente os objetos de nós e todos os tons quentes os aproximam mais do contrário.

Existem outros truques visuais que podem ajudar no design. Por exemplo, se a sala tiver tetos baixos, desenhe faixas verticais nas paredes e elas parecerão mais altas.

Iluminação adequada em um estúdio

Quanto melhor o apartamento estiver iluminado, mais espaçoso ele parecerá. Portanto, deixe o espaço próximo à janela permanecer o mais livre possível e deixe a luz natural entrar na casa.

A melhor opção para um estúdio será a iluminação pontual em cada zona ativa, bem como o seu suporte com várias luzes de parede, piso e mesa. A iluminação cuidadosa em todas as áreas do apartamento permitirá que você crie um clima adequado ao tempo, além de gastar razoavelmente eletricidade.

Pequeno estúdio

Estúdio é uma habitação, cuja principal diferença é a falta de paredes e divisórias entre a cozinha e os outros cômodos. Ao mesmo tempo, possui todas as funcionalidades de um apartamento comum. Esse layout é ideal para pessoas jovens e modernas que gostam de experimentação e tendências da moda.

Curiosamente, o principal erro ao projetar um estúdio com uma pequena filmagem não é a falta de espaço, mas a organização incorreta de preencher esse espaço.

Organize a partir de um apartamento compacto, apartamentos de luxo para a vida familiar ajudarão as habilidades artísticas, materiais naturais, móveis funcionais e a decoração certa.

Esquemas de cores de um apartamento pequeno

Qual é o papel da paleta de cores e a combinação de tons no interior? Provavelmente o principal, se não decisivo. Não é à toa que eles dizem que tons de cor podem afetar a mesma sala de maneiras diferentes.


A escolha certa da paleta de cores para decoração de interiores ajudará a realizar muitas das tarefas, por exemplo: tons claros e de cama podem expandir visualmente o espaço e as bordas da sala, claros e suculentos - proporcionam aconchego e bom humor, mas com uma cor escura, você precisa ser extremamente cuidadoso, sua superabundância levar a neurose e fadiga.

Design de interiores parece chato sem acessórios coloridos

A diluição de tons neutros de paredes é melhor realizada com cores brilhantes.

O design do estúdio é feito em uma integridade tonal em todos os itens do interior

Cômoda ao longo da parede em vez de armários enormes

Com a adição de cores escuras no interior, não esqueça de aumentar a quantidade de luz.

Apartamento moderno e luminoso

As paredes escuras parecem espetaculares e elegantes, mas apenas em salas grandes e espaçosas, no nosso caso, serão sombrias e tristes, além de tons escuros capazes de esconder o espaço que já está faltando.

Principal cor no interior do apartamento determine seus metros quadrados, ou seja, quanto menor a área do seu apartamento - mais brilhante deve ser.

As cores de contraste parecem caras e elegantes.

A vantagem de um apartamento com pé direito alto é a capacidade de usar tons escuros profundos sem sacrificar o espaço

Uma decisão ousada, mas justificável, na escolha de um design de apartamento

A mesa amarela brilhante destaca-se e adiciona um destaque ao interior

O esquema de cores ideal será tons neutros e calmos de branco, bege ou cinza, mas 10 a 15% das paredes podem ser dadas para criar um sotaque brilhante e atrair atenção visual.

É impossível criar um belo design de apartamento sem elementos de decoração luminosa.

Uma mesa dobrável é uma coisa necessária para um pequeno apartamento em estilo moderno

Segredos do zoneamento correto do apartamento

Primeiro, você precisa decidir claramente o que exatamente precisa: divida uma sala em várias zonas e identifique claramente os limites ou conecte-os suavemente em uma.

Não há princípios e métodos claros de zoneamento do apartamento, tudo depende do que você deseja alcançar na versão final. Muitas pessoas preferem layout, espaço e liberdade exclusivamente livres em tudo, sem paredes, divisórias e diversos designs.

Dica número 1. Se você escolheu o layout do apartamento sem paredes e divisórias, seu assistente principal na divisão do espaço em zonas é leve! A iluminação desempenha um papel importante no design de interiores, a regra principal desse layout são os dispositivos de iluminação separados para cada área da sala.

  1. Você pode pendurar uma luminária baixa sobre a mesa de jantar; esta opção indica claramente a área de jantar, além de parecer harmoniosa com o resto do interior.
  2. Você também deve levar em consideração o tamanho da mesa, se a mesa for retangular e o tamanho grande de uma lâmpada não for suficiente, nesse caso, você deverá ter imediatamente várias luzes pendentes ou um lustre volumoso.

O calor e as cores suaves dos itens decorativos criam aconchego e harmonia na sala.

Interior moderno em tons frios de estilo escandinavo

Simplicidade e modéstia em um apartamento comum

A iluminação adequada é um dos pontos-chave para decorar um estúdio

Paleta de cores perfeitamente combinada no interior - um sinal do gosto refinado de seus proprietários

Ao planejar a organização da divisão do apartamento em zonas, deve-se ter em mente que todos os itens de móveis e interiores devem criar condições confortáveis ​​para viver.

É necessário prever e levar em consideração todos os detalhes, por exemplo, para garantir que o barulho dos eletrodomésticos não interfira com umas férias relaxantes, e os itens e acessórios de interiores não bloqueiem o espaço e não criem “obstáculos”.

Dica número 2. É elegante e prático delimitar o espaço de um estúdio com a ajuda de tapetes. Esses produtos podem ter várias formas, texturas e materiais - tudo depende do que exatamente você deseja enfatizar ou destacar em seu interior.

Enfatizar e assim delinear os limites condicionais do interior ajudará acessórios decorativos e pinturas nas paredes.

A pintura complementará apenas a singularidade do interior

A elegância de linhas nítidas em um design contemporâneo

Local de dormir e área de trabalho no pódio atrás de armários baixos

A divisão adequada e clara do apartamento em partes apenas aumenta seus espaços abertos

Um arco, uma estante, uma tela, uma cortina, uma divisória deslizante ou um pódio dividirão claramente os limites e apontarão para o início de uma nova zona.

Dessa forma, é melhor separar o canto infantil do quarto adulto ou do local de dormir da sala de estar. A principal tarefa desse zoneamento é adicionar móveis funcionais, que desempenharão um papel importante na divisão do espaço, mas, ao mesmo tempo, serão apenas um bônus útil na sala.

O zoneamento correto permite tornar seu apartamento mais confortável

Tons naturais e naturais são combinados em cada interior

Pódio para a área de jantar - uma solução original para criar um design único e individual

Uma divisória a céu aberto divide a sala de estar da sala de jantar

Uma pequena abertura de parede com uma função de barra aumenta o espaço da sala

A partição pode ser leve e quase invisível, cumprindo plenamente sua função

Não tenha medo de experimentar a paleta de cores - crie um estilo único em casa

Uma pequena janela artificial na parede fornecerá à sala a luz natural necessária

Atualmente, a necessidade de uma sala grande para um quarto com roupeiros enormes e outros itens de interior já desapareceu, as pessoas começaram a prestar mais atenção aos móveis compactos, que carregam a mesma funcionalidade, mas, ao mesmo tempo, ocupam um espaço mínimo.

Dica número 3.É possível construir uma sala separada em um estúdio com uma pequena filmagem sem perder espaço visual usando painéis de vidro. Uma opção ideal para uma sala dessas seria um quarto ou uma área de trabalho da cozinha.

Para um apartamento em plano aberto, esse método pode ser uma grande oportunidade de privacidade, além de livrar-se de ruídos estranhos ou cheiros de uma refeição de cozinha.

A cozinha escondida dos olhares indiscretos

As janelas francesas combinadas com painéis de vidro de altura total parecem luxuosas e se complementam.

Essa solução de zoneamento não restringirá o acesso à luz natural.

O design de interiores foi projetado para criar harmonia e melhorar as condições de vida humana.

Design de apartamento estúdio - idéias modernas e tons de cama discretos

Sutileza e severidade do estilo em cada móvel

Pequenos estúdios são privados da possibilidade de instalar paredes completas. Mas para eles existe uma alternativa instalando uma parede ou divisória de vidro - você terá pelo menos um canto isolado para privacidade.

Paredes transparentes - Esta é uma solução exclusiva para decorar apartamentos em um estilo moderno, mas com a ajuda dos acessórios de decoração certos, eles podem ser usados ​​com sucesso em outras direções, por exemplo - um divisor de ar feito de vidro enfatizará a sofisticação do interior escandinavo, acrescentará luxo especial aos clássicos e se tornará a ênfase central do estilo art deco. .

A vantagem das divisórias de vidro é óbvia, elas preservam o espaço e a integridade da sala, criam um estilo moderno e elegante, economizam espaço livre.

Cozinha bonita e compacta

A divisória de vidro fornece isolamento de ruído, mas o interior parece leve e espaçoso

Disposição eficaz de um espaço pequeno

Como previamente acordado, é fundamental determinar o zoneamento da sala. Ou seja, selecione a zona em que será dividida. Afinal, alguém prefere dar preferência a uma sala de estar espaçosa e iluminada, e alguém quer colocar várias áreas funcionais nela de uma só vez.

Por exemplo, existem proprietários que preferem trabalhar em casa, portanto não podem ficar sem um escritório confortável. Você também precisa decidir quantos metros quadrados a cozinha ficará localizada e quanto espaço ficará sob a área de dormir.

Podemos distinguir os seguintes recursos que afetarão seu layout:

  • área total da habitação,
  • o número de membros da família que morarão nela,
  • número de janelas e portas,
  • a forma da sala
  • a presença de uma varanda ou terraço,

Como ampliar visualmente uma sala

Aumentar visualmente o espaço ajudará os móveis selecionados e organizados corretamente, a presença de um grande número de espelhos em conjunto com boa iluminação e tonalidades das paredes.

Lembre-se de considerar que os móveis de apartamentos pequenos não devem ser pesados, tente escolher uma suíte pequena e confortável com cores suaves e calmas.

Se você não está confiante em suas habilidades, o melhor design de um estúdio é entregue às mãos de profissionais que podem facilmente transformar um quarto em uma casa confortável e aconchegante.

Fachadas de uma árvore natural e uma parede de um tijolo decorativo proporcionam brilho e entusiasmo interiores

A cor cinza e seus vários tons são perfeitos para decorar o interior elegante do estúdio de classe econômica.

O uso de materiais naturais é uma tendência da moda em design de interiores de estúdios

Vantagens de um apartamento em plano aberto

A batalha pelo espaço e metros quadrados em apartamentos pequenos não é incomum. O desejo de melhorar sua habitação, de torná-la não apenas confortável, mas também elegante e moderna, é um trabalho muito árduo e meticuloso.

Individual e único projetos de apartamentos estúdio tire proveito das redesenvolvimentos convencionais onde a liberdade de ação é limitada por paredes de suporte de carga ou outros fatores.

Vôo de fantasia minimalista ilimitado

Aspectos positivos de um apartamento

  • Ótima opção de orçamento para uma primeira casa. Perfeito para solteiro e vida familiar.
  • As naturezas criativas escolhem um layout gratuito. Liberdade de ação e movimento.
  • O espaço sem paredes e divisórias oferece a oportunidade de usar cada metro do apartamento por completo.
  • Nos estúdios não existe o conceito de “pequena cozinha”, aqui todo o espaço está envolvido como um todo.
  • O quarto espaçoso do estúdio é perfeito para hospedar uma grande empresa.
  • O interior do apartamento é criado no mesmo estilo, mas ao mesmo tempo há uma divisão clara das várias zonas.

Estúdio para a natureza criativa

Mesmo em uma pequena área do apartamento, há a oportunidade de criar aconchego e conforto

Não se esqueça das plantas de interior - apenas elas podem reviver o interior

Um interior decorativo com impressão brilhante acentua a atenção

A combinação de materiais naturais no interior cria um design único

Interior monocromático em cores calmas, com ênfase em uma cômoda rosa

Desvantagens do alojamento sem divisórias

Apesar de todos os aspectos positivos e atrativos do estúdio, é justo considerar suas desvantagens, que devem ser levadas em consideração:

  • Falta de espaço pessoal e lugar de privacidade, em casos de convivência.
  • O cheiro de comida de cozinha se espalhará por todo o apartamento.
  • Não há lugar para guardar coisas no apartamento - você terá que se contentar com o mais necessário e necessário.

O cabide de chão carrega não apenas uma necessidade funcional, mas também faz parte da decoração

Você pode resolver o problema do armazenamento de objetos de uma maneira elegante e prática - cestas de vime complementam apenas o interior

Arranjo adequado de móveis em um pequeno apartamento

A história da aparência dos estúdios é coisa do passado. Por um período tão curto, eles ganharam popularidade entre diferentes públicos-alvo. Pequenos apartamentos se tornaram uma excelente opção para casais jovens, pessoas criativas, pessoas solteiras e até famílias numerosas.

Qual será o estilo do interior do seu apartamento - depende de você. Criando um belo design de um estúdio, saiba como usar corretamente seus recursos. Em outras palavras, escolhendo seu estilo, concentre-se apenas em suas preferências pessoais.