Gesso decorativo é uma mistura de pó seco de cinza ou branco. Quando aplicado nas paredes, seca e se torna um tom branco uniforme, o que é uma excelente base para decorar a superfície. Reviver o interior ou a arquitetura do edifício ajudará a pintar gesso decorativo, introduzindo cores de vários tons.
Que tinta escolher
Antes de tudo, é preciso prestar atenção ao objetivo da tinta - distinguir entre materiais para decoração de interiores e exteriores. Por exemplo, as fachadas são decoradas com estuque com uma única tonalidade. A gama de cores das tintas para decoração exterior é diferente; é utilizado material à base de acrílico, silicone ou silicato.
Tais composições formam uma forte camada de filme, são caracterizadas por maior resistência à umidade e resistência aos raios ultravioleta, o que significa que não desaparecerão ao sol por muito tempo e serão resistentes à precipitação atmosférica e a mudanças de temperatura. Além disso, esses materiais se distinguem pela boa permeabilidade ao vapor, devido à qual as paredes não permanecem úmidas, não se molham, não iniciam fungos e bolores, afetando negativamente o corpo humano.
São produzidas principalmente tintas de fachadas brancas, nas quais substâncias pigmentadas podem ser adicionadas durante a decoração. O consumo de material de tinta e verniz no reboco de fachada com superfície texturizada será maior do que no processamento de áreas lisas em cerca de 15 a 20%.
As tintas para decoração de interiores são divididas nos seguintes tipos:
Todos esses tipos são fáceis de aplicar, eles podem ser usados para superfícies lisas e com relevo. Os materiais são aplicados com um rolo ou pistola, as paredes ficam opacas após a secagem. As composições de látex, ao contrário da emulsão aquosa e do acrílico, podem ser aplicadas nas superfícies de gesso e cimento, pré-tratadas com um primer.
Escolha um corante
Em alguns casos, é mais aconselhável não pintar sobre a superfície rebocada, mas aplicar gesso decorativo com uma tonalidade selecionada. Para isso, o pigmento é adicionado diretamente à mistura de gesso.
A coloração deve ser feita em toda a composição imediatamente - caso contrário, será difícil escolher a mesma tonalidade para a re-preparação da composição. Por exemplo, para reboco de cimento, você pode usar qualquer corante de concreto e, para uma mistura de polímeros, recomenda-se o uso de cores à base de acrílico.
Uma maneira simples é adicionar corante universal à mistura de estuque.
Ao comprar corantes de estuque, recomenda-se prestar atenção à etiqueta da embalagem, que indicará para que tipo de trabalho a cor se destina (interior ou exterior), que tipo de gesso (para concreto, polímero, gesso, cimento).
Pintura decorativa de gesso
Antes de aplicar as composições de tingimento, a superfície deve estar preparada: remova poeira, impurezas residuais, massa de vidraceiro em áreas separadas. Ao aplicar gesso decorativo para obter paredes lisas, a superfície é lixada adicionalmente. Se você planeja criar uma superfície estrutural, pode começar a processar imediatamente o primer com uma argamassa - isso aumentará as forças de adesão dos materiais corantes à camada principal.
Para a pintura, você precisará de rolos com uma pilha de vários comprimentos e feitos de materiais diferentes (borracha de espuma, borracha, tecido com bicos especiais), uma esponja, pano macio, uma bandeja de tinta e pincéis de tamanhos diferentes. Para pintar grandes áreas, é recomendável usar uma pistola de pintura.
A aplicação de tinta na superfície com as próprias mãos pode ser feita de várias maneiras:
- em 1 cor
- em 2 tons,
- escovação a seco
- criação de gesso veneziano.
Além disso, com gesso decorativo, você pode alterar a tonalidade destacando-a.
Em uma cor
Este método de colorir é considerado o mais simples. O trabalho é realizado em duas etapas, seguido pelo sombreamento do excesso e fixação da camada decorativa.
A tecnologia para aplicação do corante é a seguinte:
- A solução preparada é colocada uniformemente na superfície da parede. Ranhuras e relevos na superfície estrutural devem ser cuidadosamente manchados, rolando o rolo.
- Após a secagem completa, a tinta é fixada com verniz.
O esquema de coloração com um movimento de rolagem para cima e para baixo, listras verticais são aplicadas com uma sobreposição até o sombreamento completo. Para uma aplicação mais uniforme do material corante, é recomendável usar uma pistola de pintura.
Dois tons
Este método é adequado para superfícies em relevo quando é necessário destacar peças salientes. A tecnologia do trabalho também é simples, a implementação ocorre em 3 etapas:
- Um revestimento básico é aplicado à superfície a ser pintada - também será o plano de fundo, o principal. O material corante deve ser aplicado em uma camada grossa, desenrolando uniformemente com um rolo.
- Após a secagem do revestimento, uma segunda tonalidade é aplicada com uma esponja - a tinta deve ser deixada apenas nas seções salientes (em relevo) da parede, as depressões devem ter uma cor básica.
- O passo final é aplicar o verniz no acabamento.
É possível obter duas tonalidades pintando, adicionando uma cor de pigmento ao solo para a cor de fundo e tratando as áreas salientes com uma cor contrastante.
Técnica de pincel seco
Este método é semelhante ao método de aplicação de dois tons, a diferença está nos materiais utilizados. Depois de cobrir com uma cor de fundo, a superfície não é deixada secar, mas as sombras contrastantes são aplicadas imediatamente com um pincel.
Um pincel deve capturar uma quantidade mínima de tinta, para que, com pinceladas leves, possa produzir pinceladas nas partes salientes da superfície de relevo, pintando-as em uma cor diferente. Como cores contrastantes são usadas lantejoulas, bronze, ouro, prata.
Remoção de tinta para clarear
O trabalho é realizado em duas cores apenas em uma superfície de relevo, com a presença de depressões e saliências caóticas.
Este método decora superfícies internas. O objetivo da decoração é destacar áreas de depressão, em contraste com a técnica de pintura em duas cores. Todo o processo é realizado em 3 etapas:
- Nas paredes de gesso, coloque um corante da mesma tonalidade. Para isso, é usada tinta à base de água, com a qual a área tratada é revestida.
- A esponja umedecida com água é realizada sobre a área pintada - de modo que quase toda a tinta é lavada, existem apenas locais de depressão na superfície.
- Após a secagem, o revestimento, com um tom pálido, é fixado com uma camada superior de verniz.
As saliências das áreas em relevo podem ser cobertas adicionalmente com uma tonalidade de cor diferente usando um pincel ou uma esponja.
Outra opção para destacar é mais simples. Para fazer isso, a superfície rebocada é pintada completamente em uma cor lisa. Após a secagem (em um dia), todas as partes salientes são removidas com um moedor. O efeito do atrito na área tratada é obtido.
Efeito de estuque veneziano
A decoração da parede de um apartamento no estilo de gesso veneziano é uma imitação de pedra natural: granito, mármore, malaquita. Para criar um revestimento decorativo de alta qualidade, são usadas lascas de pedra, que são um material de acabamento bastante caro. Como analógico, você pode usar gesso, pintado na tonalidade desejada e fixar revestimentos.
A tecnologia para a criação de gesso veneziano é a seguinte:
- A superfície está preparada para o revestimento: poeira, sujeira, rachaduras e defeitos são removidos da massa.
- Em seguida, a área tratada é pintada na cor base (plano de fundo). Para isso, é usado um rolo com uma pilha longa e uma escova estreita para pontos de difícil acesso.
- Após a secagem, é aplicada uma cor decorativa: bronze, dourado, metálico, prata. Para fazer isso, use um pequeno rolo de cabelo curto ou espuma. A aplicação do brilho metálico deve ser feita com movimentos leves, rolando o rolo com pressão mínima - para que o revestimento de fundo fique visível.
- A etapa final é a fixação do revestimento decorativo. Para esse fim, é utilizado verniz à base de água, diluído adicionalmente com água (seu volume não deve ser superior a 30% do principal) e misturado com brilhos à taxa de 1 colher de chá. por 1 litro de solução. É necessária diluição com água para evitar crostas no gesso. A solução resultante cobre todo o gesso com um rolo de espuma.
Um dos revestimentos "metálicos" baratos é o pó de alumínio, cujo efeito metálico pode ser obtido diluindo o pó com uma solução moída na proporção de 1: 1.
Composições adicionais para o processamento de gesso decorativo
Isso inclui materiais como:
Como usá-los, você pode ver nas instruções em vídeo para aplicar composições de coloração e fixação.
O verniz é um acabamento que executa as propriedades de fixação da pintura decorativa. É muito procurada devido à sua transparência e brilho brilhante, possui boas propriedades de proteção: resistência, resistência à umidade, resistência a pequenos danos mecânicos. Além disso, a superfície envernizada parece mais esteticamente agradável e se encaixa bem em qualquer interior.
Existem vernizes para uso interno e externo - compostos à base de água à base de acrílico são usados nas salas, materiais com solventes orgânicos são usados para processar as paredes da fachada como componente principal.
Além disso, a tonalidade do verniz pode ser pintada novamente, mudando para qualquer outro. Para este fim, antes da aplicação ao emplastro, é introduzido um corante pigmentado na composição, a solução é bem misturada e aplicada em 1 camada na superfície a ser tratada. Para o trabalho, é utilizado um rolo de esponja ou espuma.
Além do brilhante, são produzidas composições com efeito fosco. Materiais produzidos separadamente com o efeito de rachaduras. Se desejar, o brilho pode ser adicionado ao verniz.
A cera para o processamento de gesso desempenha uma função protetora e, ao mesmo tempo, pode ser um revestimento decorativo. Os seguintes tipos de cera são distinguidos:
As paredes lisas e com relevo são tratadas com cera líquida, para a qual é usado um pano macio. A composição é cuidadosamente aplicada com pinceladas e sombreada. A cera em gel deve ser aplicada com uma espátula de borracha, esfregando sobre toda a superfície. A cera sintética é repelente à água e resistente a temperaturas extremas, possui um forte acabamento fosco.
A tonalidade da cera pode ser alterada adicionando-se substâncias pigmentadas e brilhos, mas recomenda-se usar toda a composição imediatamente, misturando periodicamente o material, pois as partículas de aditivos se depositam no fundo do frasco com a mistura. O revestimento seca em 4 horas - durante esse período, podem ser corrigidos defeitos e irregularidades, após o que o revestimento solidifica e se torna durável e difícil de remover. O consumo de cera é de 50 a 80 g / m² por camada.
O esmalte, ou esmalte, é um acabamento para tintas e vernizes. Tem uma textura translúcida, é aplicada em uma superfície lisa e em relevo. Pode ser usado para decoração de paredes internas e externas.
A tecnologia de revestimento é aplicada às características do esmalte - a composição é usada a uma temperatura de + 10 ° C, aplicada com uma luva especial. Cubra a superfície com peças, pequenos golpes, as juntas devem ser sombreadas imediatamente após a aplicação.
Tingimento
Gesso decorativo, vendido como uma mistura seca, tem uma cor branca ou cinza. Você pode colorir imediatamente quando misturar com água. Para fazer isso, use soluções ou pastas aquosas tingidas, que são adicionadas diretamente ao recipiente com gesso. A quantidade de cores depende da saturação da cor desejada. A adição ocorre com agitação constante. É a maneira mais fácil de pintar gesso decorativo, usado para obter a cor base das paredes.
O tingimento tem suas vantagens sobre a pintura de superfície, pois subsequentemente arranhões e lascas de gesso serão menos visíveis.
O que pinta para escolher
A pintura de gesso decorativo completa os trabalhos de reparo e permite criar um design individual único. Além disso, o revestimento de tinta cria uma camada protetora adicional.
Para decoração de fachadas muitas vezes escolhem reboco como "besouro de casca", "casaco de pele", "americano". Este gesso texturizado é frequentemente pintado em uma cor. Você pode escolher tinta acrílica, silicato ou silicone. Esses tipos de resistentes à umidade, adequados para uso externo, possuem uma ampla gama de cores. Eles também têm boa permeabilidade ao vapor, ao contrário de tintas a óleo e alquídicas.
Tintas para fachadas após a secagem, eles criam um filme durável na superfície do gesso, resistente à precipitação atmosférica e a temperaturas extremas. Eles são vendidos com mais freqüência do que branco e colorido de acordo com a tabela de cores do fabricante. O consumo de gesso texturizado é um pouco diferente. Por exemplo, para tinta acrílica, será 0,17 - 0,2 kg / m2 quando aplicado em uma camada. Para silicato - 0,15 - 0,3 l / m2
Para trabalho interior tinta à base de água é adequada. Pode ser pintado com gesso decorativo manualmente, com rolo ou pincel, ou com uma pistola de pintura. As paredes ficam sem brilho após a coloração.
Tintas acrílicas para reparos dentro de casa também são populares. Eles são adequados para ambientes com alta umidade, como cozinha ou banheiro. A resistência ao desgaste é melhor do que a de uma emulsão aquosa; portanto, muitas vezes um revestimento acrílico é usado para proteger o gesso decorativo no corredor.
As propriedades das tintas de látex são muito semelhantes às acrílicas, também são bastante versáteis, cabem facilmente em qualquer superfície, incluindo gesso e base de cimento.
Qual dessas tintas é melhor para pintar gesso decorativo não é fundamentalmente do ponto de vista técnico, você pode escolher quaisquer cores e tons. Portanto, ao escolher os clientes, muitas vezes se concentram no custo do material. Se você selecionar uma cobertura para a fachada, procure as marcações apropriadas na margem.
Técnica de pincel seco
O primeiro tom é abordado de maneira semelhante ao método anterior. A segunda e as cores subsequentes são aplicadas com um pincel nas partes salientes apenas tocando-as levemente. A essência da técnica é que, com um pincel, eles capturam muito pouca tinta. Nesse caso, não há coloração uniforme da superfície, apenas as partes superiores do relevo. O segundo tom é geralmente escolhido mais claro que o primeiro. Pode ser revestido com ouro, bronze, prata ou glitter.
Compostos de cera, verniz e esmalte
Cera aplicado para criar um revestimento decorativo e repelente à água. Adequado para todos os tipos de gesso, especialmente para pedra veneziana e imitação. O resultado é uma tonalidade mais brilhante e um brilho bonito.
Variedades de cera:
Cera líquida usado para paredes lisas e gravadas. É aplicado com um pano macio. Gel-like - com uma espátula de borracha. A cera natural é um produto da apicultura, raramente usada para decoração. Um produto feito de materiais sintéticos não é suscetível a mudanças de temperatura e umidade. A superfície é durável e fosca.
Este tipo de tratamento de parede pode ser transparente ou colorido. Antes de aplicar, verifique se não há poeira na parede. O trabalho de revestimento é realizado sem parar. Dentro de quatro horas, você ainda pode consertar as falhas. Consumo de material 50-80 gr por 1 m2.
Leia mais sobre cera decorativa, receitas para a sua preparação e aplicação, consulte o nosso artigo.
Laca - O revestimento de acabamento, que fortalece a superfície do gesso, protege-o contra danos mecânicos, umidade e, o mais importante, melhora a aparência das paredes decoradas. Para decoração de interiores, use vernizes acrílicos solúveis em água, para a fachada - em solventes orgânicos.
Antes de aplicar o verniz, se desejar, adicione um pigmento (cor) ou brilho. As paredes são cobertas em uma única camada usando um rolo de espuma macia.
Tipos de verniz: fosco, brilhante, com o efeito de crioulo (rachaduras).
Composição de vitrificação ou esmalte - acabamento translúcido para tinta. Aplique em uma superfície plana ou texturizada. Adequado para uso exterior e interior. A composição é aplicada a uma temperatura não inferior a + 10 ° C. Cubra com uma esponja ou uma luva especial. Toda a superfície é visualmente dividida em quadrados e a composição é aplicada em etapas por pinceladas, misturando as juntas. A composição de vidros acaba por fazer uma bela transição de cores.
Há um artigo separado sobre esse assunto - verniz para gesso decorativo. Ele fala sobre técnicas de auto-cozimento e aplicação.
Vídeo
O tutorial em vídeo mostra como colorir a decoração. gesso à base de água com pigmento de ouro com pincel e esponja.
No próximo vídeo - pintando as paredes texturizadas em duas cores. A cor base é branca, o destaque é ouro e bronze. Um pequeno rolo de espuma é usado.
Outra maneira de destacar a textura - um revestimento de cera colorida.
No final de nossa análise, damos algumas fotos de gesso decorativo após a pintura.
Esperamos que você ache o artigo interessante. Deixe seus comentários e perguntas nos comentários abaixo.
É possível pintar gesso decorativo
Existem revestimentos lisos - gesso decorativo veneziano e marroquino e texturizados - caracterizados pelo volume do padrão. Os emplastros veneziano e marroquino já possuem um revestimento criado durante a fabricação do revestimento. Nesse caso, não é necessário pintar gesso decorativo em uma cor diferente. Na pintura geralmente precisam de textura.
Normalmente, a argamassa de estuque é manchada antes do uso, adicionando vários pigmentos à argamassa. Você também pode comprar misturas prontas da cor selecionada. A pintura é outra maneira de colorir paredes de gesso. O gesso decorativo é um material de acabamento que aceita facilmente outros revestimentos - vernizes, ceras e tintas. Naturalmente, para que a tinta aplicada à superfície rebocada se solte uniformemente, não se solte, se prenda com firmeza, não se quebre, não se desbote e mantenha a aparência por um longo tempo, é preciso usar composições coloridas adequadas e seguir certas regras.
Tinta decorativa de gesso
As composições de coloração são produzidas em uma base diferente e são divididas por área de aplicação em:
Essas duas classes de tintas e vernizes se distinguem pela "tolerância" às condições em que devem servir.
As composições para condições externas devem suportar temperaturas extremas, os efeitos dos chuveiros, granizo, vento, radiação ultravioleta solar e proteger com segurança a camada de gesso.
Para trabalhos de fachada bem adequados:
- acrílico resistente à umidade,
- silicone durável muito elástico,
- silicato altamente lavável.
Eles se deliciam com a riqueza da paleta, permitem que as paredes respirem e sirvam por um longo tempo, formando um revestimento de filme durável. Na maioria das vezes, as composições coloridas de fachadas disponíveis comercialmente têm uma cor branca, que pode ser facilmente alterada para o esquema de cores desejado.
Para salas de pintura no interior, as tintas são adequadas:
- com base em uma dispersão à base de água (requer aplicação de duas camadas, forma um filme fosco),
- acrílico (uma composição solúvel em água de copolímeros - vinil, silicone e estireno é capaz de tolerar geadas a -30 ° C sem rachaduras). Existem três tipos: brilhante, especial e glifal. Os mais populares são os glifálicos, contendo resina acrílica,
- látex (não contém os copolímeros acima), solúvel em água em ligantes de látex. Seque mais rápido que o acrílico, mas tenha as desvantagens que faltam. Eles têm medo de mudanças repentinas de temperatura, possuem recursos no aplicativo, menos duráveis, mas muito mais baratos que o acrílico.
Para não confundir as tintas látex e acrílicas na compra, você deve prestar atenção à composição percentual do acrílico. Deve ser assim: látex 100% acrílico.
As ferramentas
A ferramenta escolhida também depende da técnica escolhida para aplicar a camada de tinta.
As seguintes ferramentas e acessórios podem ser necessários:
- escovas (de várias formas e tamanhos - flauta, malkovy, nariz comprido),
- rolos (com diferentes casacos de peles para diferentes superfícies, levando em consideração a profundidade das ranhuras de alívio),
- esponjas de espuma,
- pistola de pintura (para pintar superfícies com uma área grande),
- fita adesiva (para limitar a área a ser pintada e proteger as adjacentes),
- bandejas para compostos corantes,
- misturador
- andaimes para fachadas de pintura, ou uma escada,
- capacidades
- trapos.
Preparação de superfície para pintura
A parede de gesso seco deve estar devidamente preparada antes da pintura.
Isso é feito para vários propósitos:
- reduza o consumo de material obstruindo os poros do revestimento decorativo,
- para garantir o trabalho coordenado de revestimentos coloridos e gesso,
- crie as condições para o revestimento correto de verniz ou tinta, o que garante alta qualidade e longa manutenção da camada de acabamento.
A superfície das paredes pintadas deve estar limpa de poeira e pequenos grânulos restantes como resultado do reboco. Se as paredes forem lisas com um leve alívio, elas podem ser limpas com uma esponja ou pano.
Com um alívio mais pronunciado, esses fundos não são suficientes. Melhor usar um aspirador de pó.
A parede livre de poeira deve ser preparada. Assim:
- mais barato que o primer de tinta, preencha vários poros do revestimento de gesso,
- a rugosidade é formada, necessária para uma maior adesão (adesão) da parede e do filme colorido,
- o adesivo do primer prende adicionalmente a superfície do gesso e protege contra possíveis rachaduras.
Como o trabalho está relacionado à matéria corante, é necessário tomar medidas para proteger o chão e as seções próximas de paredes, faixas, peitoris de janelas e teto de quedas e pinceladas coloridas. O chão é coberto por um filme, as seções adjacentes da parede são seladas com fita adesiva.
Como pintar seu próprio gesso decorativo
Com base na textura do revestimento decorativo e no resultado desejado da pintura, você pode aplicar uma das várias maneiras:
- pintando a parede de uma cor,
- coloração de duas cores,
- usando uma escova seca
- clareamento removendo tinta,
- criando o efeito do veneziano.
Todos esses métodos são fáceis de aprender. Usando-os, você pode pintar as paredes com suas próprias mãos. Mais sobre cada um dos métodos em mais detalhes.
Como repintar gesso decorativo
Se você decidir modificar o interior e precisar alterar a cor do gesso decorativo, isso não será difícil, se você não precisar remover o revestimento antigo. Basta pintar as paredes com uma cartilha branca à base de acrílico. A textura do gesso decorativo será preservada e poderá ser pintada de uma das maneiras acima.
Não se esqueça de fazer uma cor de teste para escolher a cor certa.
Se for necessário clarear um veneziano escuro, ele é coberto com esmalte branco pérola com base acrílica. Após a secagem, o esmalte fica meio transparente. Através dele, o ex-veneziano é visível.
Se o revestimento antigo não for adequado, ele é removido após a umedecimento e o mantém úmido por um tempo. Se for possível usar um gerador de vapor, a tarefa será muito mais fácil. Depois de remover o revestimento antigo e o primário, a superfície da parede é seca antes de uma nova pintura.
Nos casos em que nenhum dos métodos acima é adequado, você precisará recorrer à remoção mecânica do revestimento usando materiais abrasivos (peles, escovas, ferramentas especiais). Nesse caso, a probabilidade de danos à camada principal de gesso é alta.
Um dos revestimentos finais para a pintura de gesso decorativo é a cera. Protege o acabamento de gesso da umidade e aumenta a sua decoratividade, dando brilho e melhorando o brilho dos tons. As ceras coloridas podem mudar as cores do veneziano ou marroquino, colorir os recessos da superfície em relevo. As formulações de cera são fornecidas com cera natural ou sintética. Existem diferentes maneiras de depilar. Dependendo da consistência e textura do revestimento, a cera é aplicada com uma espátula de borracha, esponja ou pano macio. O filme de cera pode ser ajustado dentro de quatro horas após a aplicação.
Outro revestimento final que fortalece a superfície do gesso, protege contra umidade e danos mecânicos, é o verniz. Torna a aparência das paredes decoradas mais vantajosa, dando-lhe um brilho semibrilhante ou espelhado. Para decoração de interiores, use vernizes acrílicos solúveis em água. As composições de laca à base de solventes orgânicos são usadas para fachadas. Os principais tipos de vernizes utilizados (em termos de qualidades decorativas): dando um brilho persistente no espelho, formando uma superfície macia e fosca, verniz craquelure (para criar fissuras artificiais).
Antes de usar nas composições de verniz, você pode adicionar brilhos ou os pigmentos necessários. Certifique-se de misturar. O verniz é aplicado com um pincel, esponja ou rolo de espuma em uma camada.
Os métodos dados para a pintura de gesso podem ser variados e combinados. Assim, você obterá novos efeitos. Você pode aderir estritamente a essas tecnologias. Em qualquer caso, um lugar de fantasia sempre pode ser encontrado. Uma casa pintada com suas próprias mãos é sempre melhor e mais doce para o coração.
As vantagens das composições decorativas
As paredes rebocadas e pintadas têm muitas vantagens. Tudo isso se deve às características de qualidade das composições decorativas. Essa decoração decorativa é:
- Lindamente. Gesso assume uma aparência atraente e estética. Para pintar paredes, você pode usar absolutamente qualquer cor, combinar tons para obter o efeito desejado.
- Confiável. A vida útil do acabamento decorativo é bastante longa. Este revestimento é adequado para uso interno e externo, pois é resistente a vários tipos de exposição.
- Safe. Os compostos são feitos de matérias-primas ecológicas, portanto, são absolutamente inofensivos para os seres humanos.
O gesso decorativo é facilmente pintado, o que permite alterar sua aparência, se necessário.
Composições Estruturais
O gesso estrutural contém grânulos ou outras partículas na composição, o que possibilita a obtenção da textura necessária. Dependendo do material de enchimento utilizado, por sua vez, suas subespécies são diferenciadas, por exemplo, besouro, casca de gesso ou chuva. O tamanho dos grânulos e seu tipo afeta o resultado final, mas o método de aplicação da composição também é de grande importância. Para isso, são utilizados vários dispositivos: rolos, estênceis, matrizes especiais, etc.
No mercado moderno, os compostos estruturais são geralmente vendidos em cinza ou branco. Usando a tonalidade, você pode dar a tonalidade desejada. A pintura de gesso pode ser feita de forma independente. Dependendo da tecnologia escolhida, é possível obter uma cor brilhante profunda ou discreta e calma.
Estuque veneziano
Formulações texturizadas contêm partículas de origem natural. É à custa deles que é possível obter o efeito de âmbar, malaquita, jade, etc. As paredes parecem cortadas com placas. Uma técnica de aplicação especial ajuda a tornar o efeito mais brilhante.
Normalmente, o gesso já possui a tonalidade desejada. Além disso, pintar o gesso texturizado pode ser feito com suas próprias mãos. Isso permitirá obter cores incomuns ou enfatizar detalhes individuais.
Composição quimica
O gesso decorativo pode ser feito com base em minerais ou polímeros. Dependendo da composição química, são distinguidas as seguintes categorias de misturas de polímeros:
- Silicone. Ideal para decoração exterior. Eles se distinguem pela alta capacidade repelente de água, resistência às intempéries e por um longo período de operação. Além disso, seu custo também é bastante alto.
- Misturas de acrílico. Opção universal para decoração de interiores e exteriores. Bem tolerar a exposição à radiação ultravioleta e umidade. Além disso, eles se relacionam com materiais da categoria de preço médio.
- Vinil. Fornecer proteção máxima do gesso contra o desenvolvimento de patógenos. Resistente à umidade e luz solar.
Existem compostos de petróleo e alquídicos no mercado. Eles perderam sua popularidade devido ao fato de fornecer baixa permeabilidade ao vapor e não permitir que a umidade acumulada saia.
Na composição de misturas minerais, geralmente está presente cimento ou gesso. Dependendo da matéria-prima, a cor do material de acabamento será diferente. Se as argamassas de cimento são frequentemente usadas para decoração de exteriores, as de gesso são adequadas apenas para decoração de interiores, pois não toleram umidade.
Como escolher a tinta certa
A escolha da matéria corante depende de onde é usada.
O trabalho interno e externo requer o uso de vários materiais:
- A pintura de gesso na fachada geralmente é realizada com compostos de acrílico, silicato e silicone. Com a ajuda deles, é possível dar uma aparência atraente, garantindo uma proteção confiável das paredes contra influências atmosféricas. Essa tinta é vendida principalmente na cor branca, para dar a tonalidade desejada adicionando cor. As fachadas são frequentemente pintadas da mesma cor, às vezes recorrendo à combinação.
- A pintura de gesso decorativo em ambientes fechados geralmente é realizada com composições à base de água. Eles são aplicados em duas camadas para pintar as paredes da mesma cor, sem gotas e manchas. Se você deseja pintar o gesso no banheiro ou na cozinha, onde a umidade é bastante alta, é mais racional usar tinta acrílica ou látex.
Em algumas situações, é possível a incompatibilidade da composição de coloração e da base; portanto, a tinta deve ser selecionada levando em consideração o tipo de gesso decorativo usado durante a decoração.
Visão geral de fabricantes populares
No mercado moderno, existem muitos fabricantes de tintas e vernizes. Geralmente, na linha de empresas, existem vários tipos de tintas, inclusive para a pintura de gesso. Os fabricantes mais populares atualmente são:
Tikkurila. Os produtos desta marca são diferenciados por suas características operacionais. As tintas têm boa permeabilidade ao vapor, não são suscetíveis ao ultravioleta e à poluição, absolutamente seguras.
O único aspecto negativo é o alto custo de produção.
Belinka. A marca eslovena tem uma reputação impecável e está constantemente introduzindo novas tecnologias. A automação do processo de produção permite produzir produtos da mesma cor em cada lote.
Requisitos rigorosos para a preparação de paredes são considerados uma nuance do uso das tintas do fabricante, uma vez que, se violadas, é possível a delaminação das composições da base.
Finncolor. Tem uma vida útil longa sem alterar as qualidades externas.
Resiste a efeitos climáticos adversos e não está sujeito ao desenvolvimento de fungos e bolores, portanto, mantém altos indicadores técnicos e estéticos.
Alpina. Freqüentemente usado na pintura de gesso decorativo, porque é muito fácil de usar.
Permite obter a cor perfeita da superfície, repele a umidade, não interfere na saída de vapor do interior, não é propenso à formação de microorganismos patogênicos.
Dulux. A marca é conhecida em todo o mundo. Oferece a paleta de tons mais rica, entre as quais é fácil encontrar a opção adequada.
Distingue-se pela qualidade ideal do nível europeu, confirmada pela documentação e verificações relevantes.
Existem muitos outros fabricantes nacionais e estrangeiros que oferecem seus produtos. Antes de decidir, vale a pena estudar cuidadosamente todas as características das tintas, bem como as críticas e a reputação do fabricante.
Como calcular a taxa de fluxo
O cálculo correto do material de pintura é uma garantia de economia. Este indicador depende de muitos fatores. Antes de mais, é importante notar que cada tipo de material de tinta e verniz possui um despesa:
- 1 litro tinta acrílica em 8 m²,
- 1 litro composição de emulsão para 8-18 m²
- 1 litro óleo em 10-20 m².
Este é o indicador máximo que raramente é alcançado. Reduz principalmente a qualidade da superfície pintada. O consumo é indicado para paredes perfeitamente lisas. O gesso estrutural exigirá mais tinta. Seu consumo pode ser reduzido usando não um rolo e uma escova, mas uma pistola de pintura.
Uma nuance importante no cálculo da vazão também é a densidade da tinta. Se a composição for muito grossa, é recomendável diluí-la levemente com uma solução especial. Tendo em conta esses pontos e conhecendo a área da superfície, você pode determinar facilmente quanta tinta é necessária para pintar o gesso.
Pintura de parede: escolha ferramentas
Todos os dispositivos necessários devem ser preparados primeiro. Se tudo estiver à mão, o processo de pintura será muito mais rápido. Para pintar o gesso, você pode precisar de:
- Roller. Possui largura, comprimento e material diferentes. O tamanho da alça pode ser ajustado.
- Escovas. Um elemento importante que permite pintar sobre toda a superfície, bem como elementos individuais e lugares difíceis de alcançar.
- Pulverizador de tinta. Permite economizar consumo e pintar o gesso o mais rápido possível em uma cor.
Métodos de pintura diferentes requerem ferramentas diferentes. Também é importante considerar o tipo de superfície e sua estrutura. Além disso, é imperativo ter à mão dispositivos para rejuntar e nivelar a superfície. Se estiver trabalhando, se os defeitos são perceptíveis, eles podem ser rapidamente eliminados.
Método de lavagem
Para superfícies estruturais, o branqueamento por desfoque é adequado. É relevante para o trabalho interno. Para fazer isso, você precisa caminhar pela superfície com um rolo ou pincel com tinta de água diluída.
Após a secagem, as áreas salientes são limpas com uma esponja. Como resultado, a cor permanece intacta nos recessos, e os elementos em relevo se tornam mais claros, o que criará um contraste discreto original, ajudando a colocar detalhes.
Cor única
Uma opção universal adequada para qualquer tipo de gesso. Você pode executar a pintura com qualquer dispositivo. Se um rolo for usado, é necessário pintar com movimentos verticais e remover o excesso de tinta ou manchas formadas com um pincel. Essa pintura pode ser feita com um rolo com uma pilha longa ou curta. O aerógrafo permitirá realizar o procedimento o mais rápido possível.
Se você usar um pincel, precisará andar na superfície duas vezes: vertical e horizontalmente. Isso pintará completamente todas as cavidades e partes salientes.
Efeito pincel seco
Antes de prosseguir com essa coloração, toda a superfície deve ser tratada pintando em uma camada ou matizando. Em seguida, as partes em relevo devem ser pintadas com um pincel seco. O tom deve ser escolhido mais claro que o principal.
Para dar maior expressividade, podem ser usadas composições brilhantes. A essência do procedimento é que o pincel permanece quase seco, devido ao qual apenas detalhes individuais são manchados e a superfície principal permanece intocada.
Pintura em vários tons
Também é fácil pintar uma superfície de gesso em duas cores. Para fazer isso, você precisa caminhar ao longo da parede inteira com um rolo ou pincel, garantindo uma coloração uniforme. Depois disso, uma fina camada de tinta é coletada no rolo ou na esponja com movimentos leves, sem pressionar apenas os elementos salientes que precisam ser processados.
Você pode usar uma cor para isso, enquanto recebe tons diferentes nos elementos de relevo e na base, ou usar cores e obter cores completamente diferentes.
Criando o efeito do gesso veneziano
Se você deseja obter um efeito elegante de materiais naturais, é necessário rebocar as paredes com compostos texturizados. Após a secagem, sua superfície é tratada com um longo rolo sobre toda a área. É importante pintar sobre toda a parede para que cada recesso e recesso sejam cobertos com tinta.
A tinta para o revestimento subsequente deve ser brilhante. Isso garantirá o efeito natural máximo. Esta tinta deve ser tratada com cuidado, sobressaindo as partes salientes, eliminando a aparência de manchas. O passo final será revestir a parede com verniz acrílico, o que dará à superfície um brilho e brilho.
Recursos de pintura
O processo de inscrição em si dependerá da tecnologia escolhida. Independentemente do método de pintar o gesso, é importante que todas as peças sejam cuidadosamente pintadas, em relevo e em profundidade.
Para a pintura principal, é melhor usar um rolo, esponjas, escovas também podem ser necessárias. Para pintar a superfície de uma grande área, é melhor comprar uma pistola de pintura.
Ao pintar o gesso, verifique se a pilha do rolo ou pincel não permanece na superfície. Isso pode prejudicar a aparência. Se o trabalho for realizado na rua, você precisará escolher a hora e as condições climáticas adequadas para que poeira, detritos e partículas de pólen não grudem na fachada até a tinta secar.
Conselhos de especialistas
Para alcançar o resultado da mais alta qualidade, os profissionais recomendam:
- Não pinte o gesso a temperaturas inferiores a + 5 ° C. A superfície deve ser protegida da umidade e da luz solar antes da colocação, pois isso pode causar manchas.
- Se a emulsão aquosa ou a composição acrílica se tornar mais espessa durante o armazenamento, pode ser diluído com água até a consistência necessária.
- Geralmente, quando a cor é adicionada, a cor no recipiente fica mais brilhante que na superfície, por isso é melhor experimentar a tinta imediatamente em uma área pequenapara avaliar se a cor que você recebe é o que você precisa.
- É melhor começar a pintar gesso de lugares difíceis, por exemplo cantos.
- Se as paredes forem pintadas em tons diferentes, a borda deve ser colada com uma fita adesiva especial para evitar a contaminação da superfície.
Observando as regras para a pintura de gesso, você pode obter uma aparência atraente das paredes, que não só ficam bonitas, mas também duram muito tempo.
Conclusão
O reboco decorativo é uma opção de acabamento universal com a qual você pode obter um efeito visual único.
Usando tecnologias simples de pintura, você pode tornar sua casa elegante e moderna com seus próprios pontos fortes. Para fazer isso, você precisa escolher uma composição de coloração de alta qualidade e aplicá-la na superfície das paredes, seguindo as recomendações de especialistas.