Cortinas

Estilos para cortinas (41 fotos)

Cor, textura, comprimento - tudo importa quando você seleciona o tipo de cortinas no interior. Existem vários fatores que ajudarão você a escolher o estilo de cortinas para janelas. O primeiro está relacionado à correspondência de cores. Deve estar em harmonia com o esquema geral de cores do espaço ou com alguns detalhes brilhantes . Por exemplo, se a cor dos travesseiros na sala de estar é vermelha e toda a sala é feita em um único tom de luz, escolhendo as cortinas da sala, você também pode dar preferência ao vermelho.

Além disso, você pode escolher cortinas de cor neutra isso estará em harmonia com os móveis. Ou escolha cortinas pela cor das paredes e do teto. Nesse caso, é melhor escolher um tom mais claro ou mais escuro do que as paredes, para que o tecido da cortina não se fundir com o próprio espaço.

Uma certa coragem é escolher cortinas para a janela, contrastando com o design geral . Vai parecer muito interessante, mas apenas em um caso - se o contraste da cor for escolhido corretamente.

O segundo fator que explica como escolher cortinas é estilo . Se o seu quarto estiver decorado em um clássico, você precisará de pesadas cortinas de veludo com franjas e lambrequins. O minimalismo requer um design de janela de uma cor e é melhor se for uma cortina. Mas Provence permite o uso de estampas florais.

O terceiro fator que explica como escolher cortinas está relacionado à função da sala. Por exemplo, na cozinha, você não precisa pendurar opções massivas. É o suficiente para fazer com uma cortina translúcida. Para as crianças, desenho e harmonia de cores são muito importantes. Nesse caso, a escolha deve ser abordada de maneira muito escrupulosa. Se o bebê estiver engatinhando, opções longas não funcionarão.

Mas as cortinas do quarto devem ser enormes. Sua função é criar uma ilha separada para relaxar, separar o quarto o máximo possível de outro espaço. Na sala de estar existem opções completamente diferentes.

O uso de cortinas no interior depende do tamanho da sala. Se for grande e espaçoso, você pode comprar enormes cortinas longas com uma textura densa. Se pequeno, é melhor selecionar tecidos leves comuns.

Depois de selecionar corretamente as cortinas da sala, você também pode ajustar sua geometria. Por exemplo, tecidos com um padrão transversal ajudarão a expandi-lo, com um vertical - esticá-lo. Se os tetos do apartamento forem baixos, não use tecidos maciços e cornijas grandes.

Que tipo de cortinas no interior ficará bem?

As cortinas clássicas são de forma retangular, decoração variada, cornija bonita.

O comprimento das cortinas romanas pode ser alterado usando uma renda. Portanto, eles são adequados para o design de qualquer espaço.

As cortinas francesas têm um laço especial no interior, graças ao qual você pode criar belas dobras. Parece ótimo em quartos no estilo da Provença ou clássico, bem como onde você precisa criar uma atmosfera festiva.

Opção elegante e moderna - cortinas japonesas, que são finos painéis deslizantes. Eles são frequentemente usados ​​para zoneamento, bem como para design de interiores no estilo japonês.

Claro, você pode fazer sem cortinas em princípio. Esse recurso é típico para um loft, por exemplo. E você pode projetar as janelas de uma maneira original - com a ajuda de renda. Mas as cortinas ainda desempenham um papel significativo no interior. Graças a eles, você pode criar conforto por dentro, mesmo que não tenha adivinhado com o acabamento. Se você não sabe escolher tecidos, é melhor entrar em contato com o designer.

Coloque 👍 e assine o canal para não perder novas publicações.

Opções clássicas

O clássico é surpreendentemente multifacetado: inclui várias tendências de interiores. É errado identificar clássicos com classicismo: esse estilo é apenas um de seus brilhantes representantes. Por outro lado, o luxo barroco dos clássicos não é o classicismo, mas o contrário! Isso é difícil? Vamos destacar as principais características dos estilos clássicos que devem ser considerados ao costurar ou comprar cortinas:

    O barroco é uma magnífica tendência emocionalmente dramática, com muitos padrões complexos, cachos e o invariável dominante da rica decoração dourada na paleta. As cortinas barrocas são costuradas com materiais caros, cordões dourados, franjas exuberantes, ganchos, tubulações e, claro, luxuosos lambrequins são apropriados no design das janelas.

Rococó é o herdeiro do barroco. Este também é um estilo de palácio, mas mais elegante, arejado. As cortinas Rocaille são requintadas, com acabamento caro, combinadas com deliciosos swagas e moldes de frio. Mas há mais facilidade de hedonismo refinado neles do que nos barrocos. A paleta é dominada por cores pastel.

O classicismo, em contraste com o intrincado barroco e rococó, é mais rigoroso e geométrico. Para cortinas e lambrequins nesse estilo, proporções precisas e simetria estrita são características.

O império, como o classicismo, é baseado nas tradições da antiguidade. Mas ele é mais pomposo e magnífico. Este é um estilo "imperial". Cortinas ao estilo império e lambrequins encantam-se com profundas dobras esculturais.

O romantismo é leve e mágico; notas exóticas costumam soar nele. Cortinas dessa maneira deliciam os olhos com graça sutil. Esse estilo, que se tornou a resposta ao classicismo frio, é mais sensual e emocional.

Art Deco e Art Nouveau

Esses dois estilos, nascidos cerca de um século atrás, na época de seu nascimento, eram considerados modernos, contrários aos clássicos. Agora vamos chamá-los de clássicos. Requintado vintage shabby chic também pode ser atribuído a isso.

    O Art Nouveau se distingue por linhas elegantes e fluidas inspiradas na observação do mundo das plantas. Suas formas são complexas, sofisticadas e nobres. Você pode usar lambrequins encaracolados na decoração da janela. Bem-vindo cortinas, fluindo em fluxos suaves, dobras suaves.

O Art Deco é uma tendência que incorpora o luxo da moda. Utiliza materiais valiosos, combinações de cores "caras", elementos exóticos. As cortinas Art Déco são costuradas de seda, cetim, brocado, jacquard, geralmente decoradas com bordados de ouro ou prata. Eles podem ser brancos ou marfim, mel dourado e até preto. Contrastes são bem-vindos.

Shebby chic é elegante, boêmio e vintage. A paleta principal é rosa e branca, as impressões são florais. Esses dominantes são característicos para cortinas, estofamento de móveis e papel de parede.

Cortinas em interiores modernos

Os estilos modernos de interiores gravitam em direção a dois polos: alta tecnologia e ecológico. De acordo com esses vetores, a janela também é decorada.

    A alta tecnologia é caracterizada por linhas geométricas simples e estritas, tecidos leves, efeitos metalizados.

No minimalismo, as cortinas têm a forma mais simples possível e a cor é geralmente escolhida da tríade clássica: branco, preto e vermelho.

Ecostyle, que pode ser atribuído ao minimalismo japonês, adora cortinas feitas de materiais naturais: lona, ​​papel de arroz, bambu, esteiras. Nos interiores, cortinas rolantes e elevatórias são frequentemente encontradas.

Um estilo moderno interessante é a biotecnologia. Combina alta tecnologia futurista com linhas fluidas que lembram o Art Nouveau. As cortinas nesse estilo geralmente são simples, mas linhas fantásticas, às vezes atropelando visualmente a geometria euclidiana, tornam-se a base para bandos criativos.

Fantasia étnica

Um nicho separado na arte de interiores é ocupado pela etnia. As tradições nacionais, refratadas pelo prisma das tendências de design da moda, tornam-se a base para interiores coloridos. E a decoração das janelas, é claro, desempenha um papel importante.

    No estilo marroquino e outras variações sobre o tema oriental, cortinas, coberturas e cortinas zonam o espaço - entre os elementos mais significativos do interior. Eles são decorados com franjas, borlas, contas de vidro, costurados com seda e brocado de luxo ou com os melhores tecidos de tule.

No estilo mediterrâneo, as cortinas são simples, leves e leves. Na maioria das vezes - branca como a neve, lembra nuvens sobre o mar.

A Provence, proveniente do sul da França, é caracterizada por cortinas leves e leves, com uma fina estampa floral. Ramos de lavanda ou oliveira são freqüentemente encontrados na imagem. Como regra, as cortinas no estilo Provence não são muito longas.

País é um estilo rústico da província americana. Reconhecível por cortinas bonitos com babados e garras, por impressão quadriculada. No entanto, estampas florais em cortinas de estilo country também são comuns. Como em Provence, as cortinas são geralmente encurtadas.

O estilo japonês já mencionado combina minimalismo com arte expressiva. Além dos painéis japoneses, que são a marca registrada do estilo, os laminados são amplamente utilizados.

Há muito que Gray é proclamado o "novo preto" não apenas na indústria da moda, mas também no design de interiores. É representado por dezenas de tons que diferem em calor, intensidade e tom:

A cor das cortinas faz parte do clima interior e é uma demonstração do seu gosto. Alterar a tonalidade das cortinas ou cortinas pode mudar completamente a atmosfera da sala. Reflita sobre os princípios da harmonia e escolha a cor das cortinas da sala, quarto, cozinha, quarto de crianças? Oferecemos a você um conjunto de fotografias que demonstram várias soluções de design. Essas decisões refletem os principais princípios de seleção de cortinas por cor - levando em consideração o estilo, a paleta e as tarefas internas.

Os tecidos de tule de todos os tipos de tons não surpreenderão ninguém. Uma geração atrás, em todos os apartamentos, o tule era de apenas uma cor - branco, o que limitava o campo para experimentos. Mas agora o comprador, escolhendo o tule na sala de estar, é mimado com uma variedade de propostas coloridas e de design. Não é fácil surpreendê-lo! E, no entanto, os designers estão tentando fazer isso.

Janelas localizadas na mesma parede são frequentemente encontradas em apartamentos antigos e em novas casas de campo. Esta bela solução arquitetônica é um presente real para proprietários com um sabor estético delicado. Quantas soluções decorativas interessantes imploram! Mas, ao mesmo tempo, o design de duas janelas com uma parede representa uma tarefa interior difícil. Este é um verdadeiro desafio de design.

Os proprietários das varandas francesas são definitivamente sortudos - a vidraça panorâmica da varanda cria uma incrível sensação de espaço e liberdade. Mas é impossível admirar as vistas infinitamente, por isso é necessário escolher cortinas e cortinas para uma varanda como essa para não parecer totalmente à vista. Afinal, a loggia francesa será um ótimo lugar para relaxar e, talvez, para um escritório. Que tipo de moldura escolher para uma varanda com vidros panorâmicos? Vamos procurar inspiração em fotografias mostrando idéias de design bem-sucedidas!

Cortinas delicadas de um véu transparente - esta é uma decoração requintada da sala, dando ao romance interior e sofisticação. A sala ou cozinha, onde a janela é decorada com um véu, fica mais clara, porque esse tecido fino permite a passagem da luz máxima. A sala está cheia de ar, luz e adquire leveza visual. Parece até que a sala está se tornando visualmente espaçosa!

Se a alma está com fome de mudança, e todos os olhos com mais frequência param na janela - é hora de mudar as cortinas. Mas não é necessário comprar novos: há muitas opções para dar uma nova aparência às cortinas e cortinas familiares. Uma dessas opções é o alongamento moderno de cortinas curtas usando a tecnologia de bloco de cores.

Ao decorar a janela, você provavelmente deseja organizar as cortinas com belas dobras. Um dos acessórios que ajudam a obter o efeito desejado é uma fita de cortina ou trança. É costurado na parte superior das cortinas ou cortinas para executar duas funções ao mesmo tempo: prática e decorativa. As alças das cortinas são usadas para pendurar nos ganchos da cornija e os cadarços permitem criar dobras uniformes estéticas. Mas o que eles serão depende do tipo de fita de cortina.

Às vezes, os designers sugerem cortinas de cortinas, não apenas janelas, mas também portas. À primeira vista, isso parece excessivamente original, mas a inovação está realmente enraizada na Idade Média e em épocas históricas ainda mais distantes. Isso é evidenciado pela própria origem da palavra portiere: o termo francês portiere foi formado a partir da palavra porte - “door”. Antigamente, as cortinas eram usadas para cortinas de portas, para aquecer salas e proteger contra correntes de ar.

A janela de canto refere-se às soluções arquitetônicas que causam muitas dificuldades no desenvolvimento do design de interiores. No entanto, o design de tais aberturas de janelas é uma tarefa solucionável, e o resultado alcançado pode muito bem ser elegante, moderno e espetacular. Isso é convencido por uma seleção de fotografias com exemplos de decoração de várias janelas de canto - simples, localizadas em duas paredes adjacentes e janelas de sacada.

Leveza, naturalidade e praticidade - isso explica a popularidade do estilo mediterrâneo no interior. Penetrada pelos raios do sol e cheia de aromas das cidades marítimas, é surpreendentemente simples e confortável para viver. E a decoração da janela desempenha um papel importante em uma decisão tão lacônica - discreta, mas elegante em sua simplicidade cortinas gregas.

Como escolher facilmente cortinas adequadas e elegantes no interior? Com o nosso novo serviço “Designer de cortinas” - tão fácil quanto descascar peras. Use o conveniente designer de cortinas on-line, guiado por preferências pessoais.

Milhões de apartamentos em nosso país são caracterizados por um layout com uma pequena cozinha. O desenvolvimento de um projeto de design para essas cozinhas envolve não apenas um trabalho cuidadoso em ergonomia, mas também uma expansão visual do espaço. A decoração das janelas também é de grande importância: a decoração competente por cortinas de uma abertura de janela permite que você faça uma sala compacta elegante e aconchegante.

Você gosta de conforto e um belo interior? Constantemente à procura de novas idéias de decoração e soluções domésticas modernas? Faça isso profissionalmente! Para todos que não são indiferentes à arte de criar conforto, a TomDom desenvolveu o sistema de treinamento de design de um autor.

Você pode acreditar em astrologia ou não - o principal é que as estrelas acreditem em nós! E eles dizem com confiança: com a ajuda deste artigo, você tem certeza de escolher suas cortinas perfeitas, com certeza.

Papel protetor

A reparação das instalações foi concluída, os móveis foram comprados, chegou a hora de projetar as aberturas das janelas. Como escolher um design de cortina? Os conselhos do designer ajudarão você a selecionar com precisão os têxteis na sala.

Cortinas para regular a iluminação, execute funções de proteção. Tecido grosso para cortinas com opaco completo - blackout. Este material apareceu na Finlândia, no limite das noites brancas. Além da possibilidade de escurecer e proteger da luz solar, o tecido possui propriedades de absorção sonora e isolamento térmico.
Quando é necessário isolamento de luz? Os designers aconselham o uso de tecidos opacos:

  • No quarto de dormir
  • As janelas estão voltadas para o leste ou sul. A iluminação natural em uma sala depende do lado do mundo. O lado ensolarado é o amanhecer ou o calor, o que pode interferir no conforto,
  • Um quarto em uma cidade grande com letreiros luminosos,
  • As janelas da casa vizinha estão em frente às suas janelas.

Se as janelas estiverem do lado norte, a luz da sala poderá não chegar. Então para cortinas de alfaiataria é melhor usar luz, tecido transmissor de luz ou um véu de cor lisa.

Cortinas de luzBlecaute para uma pequena sala de estar

Cortinas clássicas brilhantes na sala de estar

Têxteis combinados feitos em tons de marrom -Blecaute para o quarto das crianças.

Cortinas e tecidos no quarto, combinados, marrons, clássicos

Um exemplo de tecidos combinados leves: cortinas translúcidas + persianas.

Cortinas de tecido Textil Express Donzell3-art217-30 × 27-1

Cortinas de luz combinadas para uma pequena sala de jantar, composta por duas pinturas.

Combinação de tule para sala de jantar

Função decorativa

Você gostou do design das cortinas. Eles se encaixam no interior? Como os produtos têxteis afetam o interior?

Um exemplo de cortinas de design. O modelo italiano é feito de cortinas elegantes combinadas. Cortinas leves e volumosas são complementadas por um produto têxtil feito de tecido leve e transparente com um padrão delicado. Esse design se encaixa organicamente em todos os estilos clássicos do interior da sala e do quarto.

Cortinas clássicas da sala de jantar

Os produtos têxteis transparentes cruzados são feitos de tecido transparente, coletados em dobras macias de plástico. Decoração adicional - captadores, babados.

Cortinas cruzadas

Os designers aconselham o uso de uma das duas opções de decoração:

  1. 1. A decoração da janela pode complementar o estilo escolhido da sala. O interior será percebido como um todo
  2. 2. A composição da cortina pode se tornar um sotaque brilhante no design da sala.

Um exemplo do interior de uma sala de estar branca e têxtil com padrões neste tons de azul sobre fundo amarelo claro. Têxteis: cortinas, cortinas romanas, almofadas decorativas, estofos para móveis estofados, colchas. Todos os tecidos da sala são feitos de tecidos complementares no mesmo esquema de cores e com elementos repetitivos do padrão.

Interior em estilo rococó

Um exemplo do uso de têxteis na decoração. Cortinas e travesseiros decorativos são um sotaque brilhante no interior calmo da sala de estar.

Têxteis na sala de estar

Mobiliário

A decisão de estilo é tomada ao costurar cortinas, levando em consideração o design da sala. Móveis, decoração de ambientes, composição têxtil devem ser harmoniosamente combinados. As luxuosas e caras cortinas de piso ficam ótimas no estilo neoclassicismo. E os mesmos itens são inadequados na sala de estar com móveis rústicos de estilo campestre.

O que guiar se você estiver pensando em novas cortinas para o interior existente ou projetar seu quarto "do zero"

Nada permite alterar o interior tão rapidamente quanto as cortinas. Além disso, existem muitas opções de cortinas: romano, laminado, japonês, francês, clássico e muitos outros designers famosos sozinhos. Portanto, a questão de como escolher cortinas em uma sala não é de modo algum fácil. Afinal, realizando reparos ou reforma de habitações, queremos uma solução interior original.

Vamos falar sobre quais cortinas são adequadas para você: como escolher a cor das cortinas para o interior, misturar com competência as tradições do design de janelas com recursos modernos, manter o estilo e não se confundir nas dobras exuberantes. E, é claro, resolva tarefas pragmáticas - porque são necessárias cortinas e cortinas para proteger a sala de olhares indiscretos e luz solar excessiva.

Na foto: cortinas brilhantes nas janelas da sala certamente atrairão atenção. Seria bom pegar almofadas para o sofá em cores

Se você tem certeza absoluta de que sua versão do estilo é classicismo, escolha cortinas projetadas da maneira tradicional na sala. Uma cortina clássica multicamada, como no interior da foto, inclui uma cortina francesa leve, cortinas deslizantes grossas que regulam a luz natural e cortinas decorativas. E no topo - um elegante lambrequin ou bando. Uma composição exuberante pode ser complementada por cortinas de luz de tule transparente.

Em um interior moderno, dominado pelas formas geométricas e combinações corretas de vários materiais - da madeira simples ao plástico transparente -, cortinas romanas, persianas, ou seja, produtos de geometria clara, são mais propensas a serem apropriadas nas janelas.

Mas o classicismo e a modernidade são apenas duas opções extremas. Entre eles, há um mar de soluções de design, das quais você pode encontrar uma descoberta bem-sucedida para qualquer ocasião.

Dica número 2. Use cortinas para enriquecer o espaço
Mesmo em uma pequena sala com um ambiente moderno e modesto, o padrão de cortina, selecionado com imaginação, é capaz de definir o tom do interior - para trazer um motivo ecológico, étnico ou urbano.

A cortina clássica será enriquecida pelo aumento do comprimento da tela, arrastando-se pelo chão da cortina. Não deixe de apostar na nobreza dos tecidos no interior clássico. Brocado pesado ou veludo, bem como seda brilhante, parecem vantajosos com uma abundância de dobras.

Dica # 3: Encontre uma correspondência
São precisamente aquelas cortinas que devem ser penduradas, na figura em que é possível adivinhar a coincidência com outro padrão têxtil na sala. É melhor que as coincidências não sejam muito óbvias, insignificantes. Por exemplo, pegue cortinas e travesseiros decorativos, cortinas e estofados ou cortinas e carpetes.

Atenção: não escolha travesseiros e cortinas do mesmo tecido - vice-versa! Deveria haver uma ilusão, uma sugestão, a aparência de coincidência de ornamentos ou cores.

Dica 5: use regras de correspondência de cores
O principal não é a teoria da roda de cores, mas um senso de proporção.

Tocar em contrastes é apropriado em salas onde você está alerta e ativo - isso se aplica a cortinas nos interiores da cozinha, sala de jantar, corredor e, possivelmente, na sala de estar. E a chamada combinação do mesmo tipo (as nuances da saturação de uma cor), vale a pena abrir a janela do quarto.

É fácil escolher combinações de cores agradáveis ​​usando paletas prontas criadas por profissionais (por exemplo, tabelas de cores) ou tecidos complementares oferecidos como parte de qualquer coleção têxtil para cortinas.

Importante: Experimentar cores baseadas na teoria, conhecendo a complementaridade de verde e roxo ou azul e amarelo-laranja, é muito cuidadoso. A maneira mais fácil de obter harmonia é usar tons da mesma cor na decoração.

Dica número 6. Considere os parâmetros da janela e do espaço da sala
Às vezes acontece que as cortinas deslizantes tradicionais literalmente não têm espaço suficiente. E não os pendure quando puder escolher opções alternativas: francês, romano, enrolado, ou seja, curto, não além da distância da abertura da janela, levantando as cortinas. Geralmente eles são fixados com fita de velcro em uma cornija de plástico ou de madeira diretamente na abertura de cima, com menos frequência - eles são fixados completamente nas encostas laterais.

Se as janelas da sala se abrirem para dentro, você poderá usar cortinas horizontais ou roletes, instaladas diretamente na faixa. Eles também são chamados de cortinas de cassete.

Dica número 8. Use acessórios profissionais
Acessórios especiais dão às cortinas um charme adicional. Nos modelos clássicos, você não pode ficar sem captadores com borlas, coletando cortinas "na cintura".

A fita de cortina com roscas de montagem criará belas dobras suaves. Além disso, diferentes tipos de fitas formam um tipo diferente de montagem: próximo, arco, taças, sopros ... Você descobrirá todo o universo assim que encontrar uma opção de fita para cortina. A fita de cortina tem outro papel importante: as roscas eliminam a necessidade de costurar anéis de montagem adicionais - para esse fim, existem “laços de montagem” na fita. Além de anéis e dobradiças, as cortinas podem ser presas à cornija com ilhós. Um encolhimento é um rebite com um pequeno orifício através do qual uma cornija passa.

Não esqueça que a cornija pode ser decorada de qualquer maneira. Além do lambrequin, a parte superior também é fechada com um bando - uma caixa decorativa.

NO TÓPICO ...

  • 34 fotos de cortinas para cozinhas de projetos de designers de diferentes países
  • 7000 opções de cortinas no interior da casa - foto da galeria Houzz

Como escolher uma cor

A cor das cortinas tem propriedades mágicas. Este é quase o critério mais importante na escolha. Com ele, você pode ajustar o espaço, definir o estilo da sala e o humor.

A abordagem correta envolve a criação de uma imagem sólida da sala que você deseja obter através do reparo. Apesar do fato de as cortinas serem o estágio final do design, isso não significa que sua escolha possa ser deixada para mais tarde. Pense no esquema de cores de todo o interior com antecedência.

É melhor se não forem usadas mais de três cores no design. Isso permitirá que você não se confunda com toques de cores complexas e não torne a sala muito colorida. Com essa abordagem, apenas as cortinas terão o papel de sotaque. Eles devem se destacar no contexto geral.

A escolha da cor depende das preferências do proprietário. Se uma pessoa estiver calma, as cores pastel serão a melhor opção. Pêssego, bege, rosa pálido agem de forma inadequada e não irritam. Eles criarão uma atmosfera calorosa e aconchegante. Se o proprietário, pelo contrário, é apaixonado e impulsivo - isso pode se refletir no interior.

Melhor não usar cores chamativas, pois afetarão a psique de maneira emocionante.

É mais competente introduzir tons suculentos no interior que mostrem uma natureza brilhante, mas ao mesmo tempo eles não serão percebidos como hostis.

A cor das cortinas também depende da sala onde elas estão localizadas. Ao decorar um berçário, geralmente são usadas combinações alegres. No entanto, as cortinas no quarto da menina e os tecidos não devem ser muito elaborados e multicoloridos. Eles não devem distrair a criança da escola.

A sala dá espaço para a imaginação ao escolher cortinas. As famílias não passam muito tempo lá, então você não pode se preocupar que o esquema de cores suprima e distraia.

Para o quarto, é melhor escolher um tom calmo. Não importa o quão apaixonada você seja, a cor do tecido deve prepará-lo para um sono calmo e confortável.

A cor afeta a psique humana. Escolha uma opção de design com base no seu personagem. Cortinas adequadamente selecionadas ajudarão a encontrar harmonia no estado de espírito.

Se você é uma pessoa quente e impulsiva, é melhor usar a cor vermelha e escarlate apenas nos detalhes, mas não no design geral. Isso apenas aumentará o grau de sua atividade já excessiva, impulsividade. A cor vermelha dá vigor e determinação, se você não tiver essas qualidades, preste atenção nessa cor.

Pessoas melancólicas e apáticas não devem projetar uma sala em cores verdes. Embora seja considerada a cor da mente, ao mesmo tempo, a tonalidade verde relaxa e acalma. Se você já é excessivamente lento, isso agravará a situação. Se você trabalha duro, as cortinas verdes o ajudarão a relaxar e relaxar completamente após um dia de trabalho duro.

Cor de lavanda vai dar inspiração. Se você tem uma profissão criativa, as cortinas dessa cor o preparam para a onda desejada.

Cortinas brancas pode fazer um quarto maior. Eles expandem o espaço e trazem luz e pureza. No entanto, neste caso, você precisa de um design brilhante das paredes.

Cor azul cortinas não são recomendadas para uso em escritórios e salas frias. É melhor combinar com outros tons mais quentes.

Cortinas laranja agir de forma emocionante sobre a psique. Para o quarto, esta opção não é adequada. É melhor usar isso ao projetar uma cozinha.

Como escolher de acordo com estilo e design

Se você deseja projetar uma sala com um determinado estilo, a escolha das cortinas deve ser abordada com muito cuidado. Os principais são:

Estilo Provence

Naturalidade é a principal coisa. Não implica combinações de pressão. Tudo é muito gentil e calmo.

Os principais as cores são brancas, lavanda, creme, azeitona, rosa, azul. As sombras não são chamativas, mas podem ser descritas como "desbotadas" e "embranquecidas". As cortinas devem ser leves e arejadas.

Os tecidos de que são feitos devem certamente ser naturais: algodão, linho, chita. Desenhar cortinas também continua o tema da natureza. São todos os tipos de flores pequenas, com menos frequência uma célula e listras. Muitas vezes você pode ver o design do laço.

Empire

O império também é chamado de classicismo napoleônico. É caracterizado por:

  • luxo
  • solenidade
  • riqueza
  • ordem
  • equilíbrio.

Uma característica do design de cortinas no estilo Empire é a franja.

Um elemento obrigatório é cortinas e lambriken festão. Na fabricação de tule e seda são utilizados. São usadas cortinas de veludo na cor vinho ou verde escuro. Os produtos são multicamadas e pesados. Ao projetar, as seguintes cores são preferidas:

As cortinas do estilo Império são uma das partes principais do interior.

Alta tecnologia

Esse estilo não tolera pretensões e formas complexas. Alta tecnologia refere-se a estilos modernos, cuja principal característica é a funcionalidade e praticidade. As cortinas são feitas, via de regra, de materiais sintéticos. Na maioria das vezes, branco e cinza são usados ​​no design, menos azul, vermelho e verde. São opções monofônicas de forma simples, sem padrão e cortinas complexas. Eles não têm um propósito decorativo, mas complementam muito bem a imagem geral.

Chique gasto

Natureza romântica será apreciada. Os interiores são ricos, sofisticados e cortinados. Cortinas sem falhas:

  • caro e de alta qualidade.
  • simples com o efeito de "leve embaçamento" ou com um padrão em forma de rosas ou anjos.
  • decorado com cortinas ou laços.

Tudo deve ser complicado, mas ao mesmo tempo elegante.

Vintage

Este estilo é caracterizado por antiquado, sofisticação e volume. Cortinas monofônicas complexas são adequadas para esse interior. Eles podem ser cortinados ou em várias camadas. Os seguintes tecidos são usados ​​na fabricação:

Franjas, tranças, cordas, pincéis e vieiras servem como elementos decorativos.

Os tecidos podem ser lisos ou impressos. Pode ser tons quentes pastel ou saturados.

Art Déco

Art Deco - estilo boêmio. Esta é uma combinação harmoniosa de muitas direções. Pode combinar linhas simples e complexas, retas e quebradas, bugigangas baratas e obras de arte.

Para cortinas, tanto tecidos leves (seda, véu) quanto pesados ​​(veludo e veludo) são usados.

Preto, ouro e branco são os preferidos. No entanto, tons de café e chocolate ganharam popularidade recentemente. Parece uma combinação interessante de azul ou laranja em um fundo marrom. As cortinas podem ser monofônicas e com desenhos intrincados de criaturas míticas.

Barroco

Cada elemento do interior, feito em estilo barroco, é uma história separada. Esta é uma obra de arte. As cortinas das janelas nesse estilo são as mais complexas e elaboradas. Para sua fabricação, são utilizadas combinações complexas de tecidos, abundância de elementos decorativos e originalidade da execução.

As telas são decoradas com franjas, todos os tipos de fitas e babados, cordões. Lambrequins são tecidos complexos e cortinas são feitas no tecido de revestimento. Isso permite criar volume adicional.

Os seguintes tecidos são usados ​​para este estilo:

As cores das cortinas enfatizam o luxo e a riqueza do interior. É ouro, esmeralda, rubi e azul. Ambas as opções monofônicas são permitidas, bem como com um padrão (monogramas, listras verticais, cupidos, flores volumétricas).

Minimalismo

Ao projetar um interior em estilo minimalista, detalhes cativantes devem ser evitados. Se a janela tiver uma bela paisagem, você poderá ficar sem cortinas. A chata “selva” urbana pode ser escondida com a ajuda de persianas verticais ou horizontais, cortinas romanas ou cortinas de luz. O principal é que eles devem ter uma sombra calma e sem um padrão.

Vanguard

Para enfatizar o interior extravagante no estilo vanguardista, você precisa pendurar cortinas exuberantes. Eles, é claro, devem estar em cores contrastantes em comparação com as paredes. A ênfase está na forma e na cor.

Nesse estilo, não há lugar para pequenos detalhes e elementos supérfluos. Uma solução interessante seria opções na forma de fios ou com pregas. Cores diferentes são usadas para eles, o principal é que elas contrastam umas com as outras.

Como combinar cortinas com papel de parede e móveis

A maioria das donas de casa que faz reparos por conta própria recolhe cortinas para papel de parede e móveis. À primeira vista, isso parece bastante simples, mas ainda tem várias nuances. Se você tem poucos meios, é melhor escolher um móvel. Isso economizará dinheiro se você começar a colar novamente o papel de parede.

No entanto, se você não for afetado por um problema material, é mais correto escolher cortinas para papel de parede.Esta opção possui suas próprias sutilezas:

  • Se Se uma impressão grande for usada no papel de parede, é melhor escolher cortinas simples ou com um padrão fino. Você deve negligenciar esta regra e não terá sucesso em harmonia. O interior deve ter uma ênfase que atraia a atenção, enquanto outros detalhes apenas o complementam.
  • A cor deve ser um pouco mais escura ou mais clara que o papel de parede. Caso contrário, as paredes e as cortinas se fundirão. Isso criará um efeito de caixa, o que não é muito bom.
  • A cor das pinturas deve corresponder ao "calor" com o papel de parede. Ao escolher, não esqueça que uma cor tem cores frias e quentes.
  • Com o uso simultâneo de cortinas e cortinas, um dos componentes deve ser combinado com o tom do papel de parede. Com folga dupla, você pode use cores contrastantes, mas um deles certamente deve ecoar a sombra do papel de parede.
  • Se usado papel de parede simples, nas cortinas você pode usar padrões grandes e pequenos. Nesse caso, as paredes simples permitem mudar o foco para as cortinas. Experimente com desenhos e texturas.
  • Os papéis de parede de cores brilhantes requerem cortinas de luz com matiz semelhante ou neutro.. A cor saturada do primeiro, combinada com a mesma cor do último, terá um efeito sobre a psique. Tons neutros são necessários para suavizar.
  • Se você usar decoração de parede texturizada, isso deve refletir nas cortinas. O uso de tecido ou materiais texturizados requer cuidados especiais ao escolher cortinas, para criar harmonia, devem ser selecionadas com uma textura semelhante.

Os papéis de parede listrados requerem cortinas para combinar com a cor de sua base. Eles serão o foco principal. Portanto, neste caso, é necessário escolher as cortinas para a cor da faixa principal.
Móveis luminosos atraem a atenção para si. Os tecidos podem ser selecionados com base na cor, textura, textura e estilo dos móveis.

As principais regras nesta situação são:

  • Um enfeite nos móveis implica o uso de uma "coloração" semelhante nas cortinas,
  • A sombra das cortinas deve coincidir com o estofamento dos móveis ou ser um pouco mais escura ou mais clara,
  • Permite o uso de cores contrastantes em relação à cor dos móveis.

Com base nesses princípios, você pode projetar sua casa com competência.

Selecionamos o tamanho dependendo da sala

Ao escolher cortinas, é necessário considerar não apenas suas próprias preferências, mas também o objetivo. Tamanho, estilo, cor também depende da área da sala.

  • O efeito da cor e do padrão na percepção.
  • A percepção de um objeto, seu tamanho e forma, depende da tonalidade. Cores quentes proporcionam uma sensação de conforto e aproximam visualmente o assunto. Tons frios, pelo contrário, podem expandir o espaço.
  • Se você escolher cortinas monofônicas de comprimento máximo de cor pérola, azul ou branca, isso "elevará" o teto. O uso de listras horizontais expandirá o espaço, as listras verticais aumentarão a altura.
  • O objetivo dos quartos desempenha um papel importante. As cortinas para o corredor não parecerão nada na cozinha e vice-versa.

Quarto

Como o principal objetivo desta sala é descanso e relaxamento, é necessário combinar tule e cortinas. Isso permitirá que você se esconda à noite da luz de lanternas e olhos curiosos. Você deve escolher tons quentes mais calmos. Eles vão tranquilizá-lo e colocá-lo em um sono profundo. Padrão para o quarto usa o comprimento máximo das cortinas.

A cozinha

As cortinas para a cozinha devem ser práticas e fáceis de lavar. Algo está constantemente sendo frito e cozido no vapor nesta sala, então gotas de gordura se depositam em todos os lugares.

Uma excelente opção são tipos de rolo ou cortinas de cortina. Se você tem uma cozinha pequena, é melhor optar por tons claros. Isso irá visualmente expandi-lo.

Sala de estar

A sala dá espaço para a imaginação. A família inteira se reúne aqui, para que você possa experimentar. Você pode fazer camadas de cortinas de diferentes comprimentos ou adicionar lambrequins. Você pode usar uma combinação de básico com uma cortina ou fazer com uma tela densa. Nesse caso, você não pode parar em um modelo; deve escolher, dependendo do estilo geral do interior e de suas preferências.

Crianças

Para o quarto das crianças, os maiores requisitos são impostos às cortinas. Elas devem ser práticas, pois as crianças pequenas podem pintá-las com canetas de feltro ou manchar com plasticina. Mas, apesar disso, o tecido deve ser natural. Você pode usar cortinas curtas, cortinas, linhas e uma versão longa.

Falando em desenho, pode ser tão diverso. No entanto, lembre-se de que não há variegação excessiva.

Se você escolher cortinas com uma imagem, as paredes deverão ser de cor neutra e vice-versa.

Como escolher os acessórios certos

Os acessórios ajudarão a dar às pinturas mais simples um estilo único. Mais comumente usado:

Os lambrequins são capazes de fazer uma obra-prima mesmo da opção mais comum e econômica. Seu comprimento padrão é 1/6 do comprimento total. Lambrequins podem ser macios ou duros. O tecido é usado nas cortinas principais e na versão combinada.

No entanto, vale lembrar que, se a altura da sala for inferior a 2,5 metros, este acessório não é recomendado. Ele visualmente traz o teto para o chão.

A franja no sentido moderno representa não apenas borlas, mas também vários fios e miçangas. No entanto, não abuse deste elemento. Uma quantidade excessiva pode fazer "coisas baratas", mesmo nas cortinas mais caras.

Quase toda dona de casa usa ganchos para cortinas. Eles são simplesmente necessários no quarto. Durante o dia, com a ajuda deles, você pode deixar entrar os raios do sol e à noite - decole e desfrute do sonho em completa escuridão.

Uma linha especial são os beirais. A partir deste elemento depende de como as cortinas ficarão na sala.

A cornija pode ser montada na parede e no teto. Pode ser feito de madeira, plástico, metal.

A montagem de cortinas na borda pode ser diferente. Eles podem ser fixados com anéis, ilhós ou amarrados na barra através de um cordão especial.

Dicas de Design

Em resumo, damos recomendações gerais de designers que ajudarão a criar um interior harmonioso e único:

  • Se você é uma dona de casa econômica, escolha cortinas para móveis, não para papel de parede,> / li>
  • Deve haver apenas um sotaque na sala: papel de parede, móveis ou cortinas,
  • A textura no papel de parede e nas cortinas deve corresponder
  • A sombra da cor em todos os lugares deve corresponder ao seu "calor",
  • Escolha cortinas com base no estilo geral do interior, mas não se esqueça do objetivo,
  • Usando a cor e o tamanho das cortinas, você pode influenciar a percepção da sala,
  • A cor das cortinas depende da sala e do seu estado psicológico.
  • E o conselho principal, escolha as cortinas para que você se sinta confortável nesta sala, apesar de todas as novas tendências e tendências!