O design interior do quarto ficará incompleto se você não prestar atenção decente a uma questão tão importante como o design da janela. O problema de escolher cortinas para muitos continua sendo relevante. De fato, é este acessório que pode expandir visualmente o espaço ou torná-lo menor, adicionar luz solar ou escuridão.
Recursos de escolha
Escolher cortinas para um quarto pequeno não é uma tarefa difícil, mas existem certas regras que limitam sua escolha.
Regras para escolher cortinas:
- Para uma sala pequena, escolha uma cortina lisa sem ornamento heterogêneo ou outra imagem.
- É melhor não dobrar as cortinas, o que reduzirá visualmente a sala,
- O único padrão adequado é listras horizontais.
- Ao escolher cortinas em um quarto pequeno, os designers aconselham o uso tecidos apertados, à prova de luz e criando aconchego em um quarto pequeno,
- pendure uma haste de cortina longa em uma janela estreita, então a abertura parecerá maior
- se duas janelas estiverem localizadas na mesma parede a cornija deve ser escolhida ao longo de toda a parede,
- conjunto de cortinas deve ser simples com um mínimo de dobras
- o quarto ficará mais brilhante se usado persianas com cortinas transparentes. Construções romanas ou em rolo também são adequadas.
- A opção ideal é tule drapeado fácil.
Ao fazer uma janela em um quarto pequeno, você deve ter muito cuidado com a escolha de tecidos para cortinas. Deve corresponder critérios específicos:
- tecidos lisos, sem estampas, estampas ou ornamentos. Qualquer imagem atrairá a atenção focando na janela, mas isso não deve ser permitido,
- formas simples. Cortinas complexas são volumosas e, como regra geral, absorvem espaço,
- expandir visualmente a sala estreita e longa tecido com riscas horizontais como uma imagem.
- Em uma pequena sala com tetos baixos, a escolha certa seria cornija de teto.
- Com um design simples das paredes de um quarto pequeno escolha cortinas de tecido brilhante,
- Cortinas lisas adequado se papel de parede nas paredes com uma foto,
- Cortinas brancas sempre pareça solene, eles ajudarão a criar uma sensação de espaço em um quarto pequeno.
Alguns tabu para cortinas de um quarto pequeno:
- têxteis com ornamentos grandes ou outros padrões - ele chamará toda a atenção para si, ocupando todo o espaço livre,
- cortinas e dobras em cortinas as janelas pequenas o tornam ainda menor, da mesma forma que você não pode usar lambrequins, além de outras cortinas complexas que reduzem visualmente a sala.
Você pode aplicar soluções de design prontas e decorar adequadamente a abertura da janela em um quarto pequeno. Uma janela estreita alarga uma longa baguete de uma parede para outra.
Se você decidir equipar um quarto pequeno com teto suspenso, a cornija se esconderá convenientemente em um nicho atrás da estrutura do teto, e os tecidos cairão efetivamente diretamente do teto.
Esquemas de cores
A cor tem uma grande influência na formação do espaço. O design da janela em um quarto pequeno não deve estar fora do esquema de cores geral. Os móveis mudam um pouco menos frequentemente do que o papel de parede, por isso são precisamente os tons que você deve considerar ao escolher a cor das cortinas. Isso economizará seu dinheiro.
Cortinas brancas brilhantes de cores diferentes são adequadas para o quarto branco: verde, amarelo, laranja.
- Se as paredes do seu quarto estiverem em cores saturadas, a escolha deve ser interrompida em cortinas de tons claros, idealmente - branco para um interior rosa.
- Grande popularidade em todos os tons de bege e marrom, eles são extremamente apropriados no quarto, acalmam e criam a impressão de conforto.
Como escolher as cortinas certas em uma pequena sala - os principais pontos
Para aumentar visualmente o espaço de uma sala pequena, os seguintes métodos são usados:
- A escolha de cores claras que tornam o interior leve e confortável. Para aberturas voltadas para o norte, escolha cores quentes (bege, rosado, pêssego), para janelas do sul - frias (cinza, azul, verde). Para revitalizar o interior, as cortinas são decoradas com pequenos detalhes brilhantes que correspondem a itens de interiores individuais. Como tal acentos de cores podem ser captadores lacônicos e outros elementos decorativos - pincéis, babados.
- Cortinas que combinam com cores com outros elementos do interior - estofamento de móveis estofados, outros têxteis para o interior, carpetes. Recomenda-se que as cortinas sejam 1-2 tons mais claros ou mais escuros que o papel de parede.
- Usando modelos de design simples. Soluções sofisticadas só podem ser aplicadas a cortinas leves e translúcidas.
Que padrão nas cortinas aumenta o espaço em uma pequena sala?
Tecidos simples que podem ser lisos ou texturizados são ideais. A textura não deve ser muito brilhante, nem pesada, felpuda. Em salas pequenas, mas altas, podem ser usados materiais com uma faixa horizontal fraca e não larga, o que ampliará visualmente o espaço. Uma tira fina e freqüentemente localizada causa ondulações desagradáveis nos olhos.
Que cortinas são melhores para não usar na decoração de janelas em um apartamento pequeno
- Cortinas pesadas de design complexo, feitas especialmente em cores escuras. Evite um grande número de dobras na cortina. Qualquer excesso de volume, camada e peteca ocupa a área da sala.
- Modelos de teto a chão. A exceção são quartos com janelas panorâmicas nas quais você pode usar painéis ou cortinas japonesas deslizantes no chão. Na segunda versão, as cornijas devem ser selecionadas para que as bordas das cortinas, de forma estendida, contornem as paredes laterais.
- Lambrequins. No nosso caso, é melhor não usar esses elementos decorativos, pois tornam a parede mais pesada e ocultam visualmente o espaço.
- Tecidos coloridos brilhantes, telas com um padrão grande. Eles atraem a atenção, reduzindo visualmente o volume da sala ao tamanho de uma janela.
- Tecidos com uma faixa vertical. Eles tornarão a sala mais alta, mas mais estreita. Portanto, para uma pequena sala - esta é uma opção infeliz. Faixa diagonal válida.
Cortina clássica e casal de cortina
Cortinas e cortinas são escolhidas em cores brilhantes, combinando entre si. Uma cortina de luz pode ser recolhida um pouco, porque não ocupa muito espaço. Em salas pequenas de "Khrushchev", se não houver necessidade de escurecer o espaço, apenas cortinas transparentes poderão ser penduradas.
Cortinas de papel blackout
Em um quarto, ao contrário de uma sala de estar, é necessário criar o blecaute máximo. Para isso, é possível instalar uma cortina de enrolar com tecido blackout, que pode suportar até 98% da luz do dia ou da luz artificial de rua.
Mas não pense que o efeito do apagão é fornecido apenas por materiais escuros. Este tecido é tecido a partir de três fios formando três camadas. A do meio é preta (mantém a luz), a externa é clara (refletora), e a sala em frente a ela pode ser qualquer uma - clara, escura, lisa ou com um padrão.
As cortinas de rolo são combinadas com cortinas transparentes, que no estado fechado fornecem fácil retenção de luz.
Cortinas romanas
Esta é uma boa escolha para a sala e o quarto. Você pode escolher os "romanos" tradicionais com inserções horizontais rígidas, formando-se ao levantar dobras horizontais suaves. E você pode comprar ou costurar cortinas sem revestimentos transversais que formam caudas macias ao abrir a abertura. Os modelos romanos combinam com vozes transparentes.
Você gosta das cortinas? Você pode pedir o mesmo na seção Cozinha
Persianas rolantes "dia e noite"
As cortinas de papel “dia e noite” são uma estrutura de elevação de duas camadas. Seu pano alterna faixas escuras e claras, ligadas termicamente uma à outra. Esses modelos permitem ajustar suavemente a iluminação movendo as listras claras e escuras uma em relação à outra.
As cortinas de papel podem ser montadas na parede, na abertura, no teto. Modelos compactos são projetados para uso em janelas de plástico. Eles são fixados diretamente na faixa - em parafusos autorroscantes ou sem furação usando suportes especiais ou fita dupla face. As mini-cortinas montadas na faixa deixam o peitoril da janela livre, o que é importante para os jardineiros.
Cortinas para um pequeno estúdio
O estúdio é um tipo de moradia popular entre os jovens modernos. Esses apartamentos geralmente têm janelas grandes. Para seu design, são usados casais tradicionais "cortinas de cortina" ou painéis japoneses.
Nas áreas da sala e do quarto, as cortinas descem para o chão e na área da cozinha - até ou logo abaixo do peitoril da janela. Cornijas em todas as aberturas das janelas devem estar no mesmo nível.
Se as janelas não constituírem uma única composição, em zonas de diferentes funcionalidades, você poderá escolher diferentes cortinas. Para a cozinha, as cortinas são adequadas para a cor do avental, bancada ou estilo neutro.
Uma pequena sala é um vasto campo para encontrar as soluções mais bem-sucedidas para decoração de janelas. A escolha certa de cortinas fornecerá não apenas uma expansão visual do espaço, mas também um controle conveniente da iluminação da sala.
Regras básicas de seleção
Não negligencie o espaço livre por motivos de excesso de decoratividade: proporcionalidade e organicidade são os principais requisitos na escolha de elementos de design.
Os designers de interiores aconselham a escolha de cortinas em um quarto pequeno, considerando os seguintes pontos:
- dê preferência a materiais lisos sem desenhos e cores claras,
- se você ainda gosta de materiais de duas cores e três cores para cortinas, é recomendável escolher padrões com linhas horizontais ou listras largas,
- o tecido deve ser muito denso, para não deixar entrar luz,
- Não sobrecarregue as cortinas com muitas dobras, tornando a sala visualmente menor
- pendure um longo trilho de cortina de parede a parede sobre a abertura da janela, mesmo se houver duas delas na sala,
- pendurar desenhos laminados ou persianas.
Detalhes menores podem arruinar um design cuidadosamente selecionado, sobrecarregar uma sala pequena ou torná-la desconfortável. Efeito decorativo excessivo pode causar desconforto.
Não é recomendável projetar cortinas em um quarto pequeno:
- com um grande ornamento complexo - ele preenche visualmente tudo e se concentra em si mesmo,
- cortinas e dobras - esses elementos parecem impressionantes, mas são muito confusos, tornando a sala visualmente menor,
- estruturas multicamadas - absorva a iluminação, bloqueia e preenche o espaço livre, em vez de conforto, cria a impressão de estar cercado e congestionado.
Mesmo sob tais condições, você pode escolher o método de design apropriado, que será do seu gosto, cor e estilo.
Recusamo-nos de um lambrequin
Em salas amplas e espaçosas, com tetos altos, as cortinas com lambrequins são apropriadas, e até algum tipo de peso cairá em suas mãos, já que há espaço suficiente na sala. Mas você já entendeu que, em uma pequena sala, um design de cortinas com um tampo pesado pressionaria a janela e a abaixaria; depois disso, o teto parecerá ainda mais baixo.
Levante visualmente o teto
As cortinas nos ajudarão nessa questão, da melhor maneira possível, se forem corrigidas corretamente. Afinal, uma cornija decorativa montada na parede abaixo do teto deixa um espaço entre as cortinas e o teto, o que reduz visualmente ainda mais.
É necessário se livrar dessa lacuna, e a cornija do teto, montada no próprio teto, ajudará nisso, fornecendo uma linha clara de cortinas que vão do teto ao chão. E, como é praticamente invisível, cria a ilusão de cortinas e espaço na sala.
Mas isso não é tudo.
O principal, nesse caso, é tornar a linha de cortina estritamente vertical, o que permitirá elevar visualmente ainda mais o teto, sobre o qual falaremos mais adiante.
Escolhemos cortinas com as dobras corretas
No caso de um espaço pequeno, as cortinas que são colocadas em pequenos conjuntos não são adequadas, como resultado da qual a linha vertical clara na qual nos esforçamos não se forma.
É melhor fazer uma escolha na direção de cortinas que caem em dobras grandes ou que são colocadas em cima das cortinas em dobras grandes e profundas, como resultado da qual uma vertical expressiva é formada.
Escolhendo o comprimento certo da cortina
Parece que o comprimento das cortinas não pode ter um impacto significativo na criação da vertical, mas não é assim.
Cortinas muito compridas no chão formam uma dobra quebrada, o que nega todos os nossos esforços para criar uma vertical (foto à esquerda), e cortinas curtas não apenas excluem a presença de uma vertical, mas também quebram visualmente a parede com uma janela (foto à direita).
A única exceção são as cortinas romanas e, mesmo assim, quando são complementadas com cortinas de tecido, enquadram a janela nos dois lados.
E as cortinas do chão serão a opção ideal para uma pequena sala - elas criam a vertical que precisamos.
Recuse cortinas com letras grandes e brilhantes
Essas cortinas ficam ótimas em salas espaçosas, sempre atraindo atenção, mas em salas pequenas "roubam" um espaço, o que já não é suficiente.
Cortinas simples ou com letras pequenas e inexpressivas serão a opção ideal para salas pequenas, mas ... e aqui existem sutilezas.
Em primeiro lugar, vale a pena dar preferência a tecidos plásticos macios que caem facilmente nas dobras, formando verticais.
Em segundo lugar, devemos escolher tecidos que não absorvem, mas, pelo contrário, refletem a luz - e são tecidos como cetim, veludo brilhante ou viscose.
Escolha a cor certa para as cortinas
Escolhendo a cor das cortinas para salas pequenas, é necessário excluir opções que contrastem com a cor das paredes. É necessário dar preferência a cortinas na mesma tonalidade que as paredes ou 2-3 tons mais claros.
Essa abordagem permitirá que as cortinas se dissolvam no espaço ou se tornem invisíveis, apagando os limites entre as paredes e o teto e, assim, expandindo visualmente a sala.
Dadas todas essas recomendações, é possível criar um design de janela que não apenas amplie visualmente uma sala pequena, mas também torne seu interior mais harmonioso e atraente.