Reparação

Características e aplicação do solvente 647

O solvente 647 é um dos mais populares, juntamente com o solvente 646. É produzido por muitas empresas químicas e é bem conhecido dos consumidores. Excelentes propriedades de consumo determinaram a amplitude de aplicação e a popularidade desse solvente.

O solvente 647 é uma mistura de substâncias orgânicas voláteis: hidrocarbonetos aromáticos, cetonas, álcoois e éteres. A composição química do solvente 647 é próxima à do solvente 646 e inclui tolueno (41,3%), acetato de butila (29,8%), acetato de etila (21,2%), butanol (7,7%). O solvente 646 também contém componentes como acetona e etilcelosolve e é considerado mais agressivo, razão pela qual o uso do solvente 647 é aconselhável quando uma atitude cuidadosa com a superfície que está sendo limpa, por exemplo, é importante.

O solvente 647 é usado para remover vernizes e revestimentos, para dissolver os formadores de filme de nitrocelulose. Ele encontrou ampla aplicação como solvente para carroçarias, pois é adequado para diluir nitro-esmaltes e nitro-vernizes usados ​​na pintura de carros.

Este solvente foi desenvolvido para dissolver tintas e vernizes à base de nitrocelulose. O solvente 647 é ideal para diluir e dissolver os seguintes tipos de esmaltes: NTs-280, NTs-11, NTs-132P, AK-194, bem como o iniciador NTs-097.

Nossa empresa vende produtos químicos, solventes são amplamente representados em nosso catálogo. Nós vendemos 646 solvente, solvente 647, solvente 650 e outros. Você tem a oportunidade de encomendar produtos químicos em vários recipientes: latas, garrafas e barris. Entregamos por estrada. Cooperamos com os maiores fabricantes de produtos químicos na Rússia e fornecemos produtos de qualidade em qualquer quantidade. Você pode entrar em contato conosco por telefone ou usando o formulário de feedback na seção "Fale conosco". Estamos ansiosos para trabalhar com você.

Descrição do produto

Hoje, o solvente 647 está na lista das formulações mais populares e comuns. Sua peculiaridade reside no fato de que etilcelulose e acetona estão ausentes na composição. Por esse motivo, a solução é considerada mais suave e pode ser usada na limpeza de superfícies plásticas. O P-647 é escolhido quando, em primeiro lugar, uma atitude cuidadosa com a superfície a ser tratada.

O solvente é frequentemente usado na pintura de veículos automotores, uma vez que pode ser usado junto com nitro-vernizes e nitro-esmalte. O produto pode ser encontrado em quase todas as lojas especializadas em reparo e construção.

Ao usar um solvente junto com o nitro esmalte, o filme formado não deve adquirir cor branca após evaporação da composição. Todos os defeitos menores, como arranhões, traços na superfície do esmalte são suavizados e suavizados sem esforço.

Especificações técnicas

O solvente 647 possui as seguintes características técnicas, confirmados pela resolução relevante do GOST 18188-72:

  • aparência - uma composição transparente, que pode apresentar um leve tom amarelado,
  • textura - homogênea (falta de suspensão),
  • água - a taxa máxima de 0,6%,
  • volatilidade (éter etílico) - de 8 a 12,
  • coagulação - pelo menos 60%,

  • densidade - 0,87 gramas por centímetro cúbico,
  • o número máximo de ácidos é de 0,06 mg KOH por grama,
  • densidade - 30,87 g / cm³,
  • líquido inflamável
  • o período de armazenamento da solução é exatamente um ano a partir da data de fabricação,
  • a combustão espontânea ocorre a uma temperatura de +424 graus Celsius, flash - 5 graus Celsius.

Use

Além do objetivo a que se destina, o produto 647 é usado para aumentar a viscosidade dos materiais que contêm nitrocelulose. Comparado a um solvente semelhante rotulado 646, é menos ativo e, portanto, não danifica as superfícies plásticas. Pode ser usado com segurança para limpeza suave das bases de verniz e esmalte. Se necessário, a solução é adicionada a várias tintas e vernizes. No processo, o fluido deve ser constante e completamente misturado para distribuição uniforme.

As proporções são determinadas de acordo com as instruções. Eles diferem dependendo da composição da tinta ou esmalte.

Armazenamento

Antes de usar o solvente 647, você deve se familiarizar definitivamente com as regras básicas de operação e armazenamento.

  • A composição deve ser armazenada em embalagem bem fechada. A luz solar direta não deve cair na embalagem. A sala deve ter um alto nível de segurança contra incêndio. Mantenha o solvente fora do alcance de crianças e animais. Um local ideal é uma sala escura e seca na qual a temperatura ambiente é mantida.
  • Ao usar, é necessário ventilar a sala. Se não houver janelas e a ventilação não lidar com a volatilidade do solvente, você precisará instalar ventiladores na sala.
  • A embalagem do produto deve conter instruções de uso do produto.
  • O solvente 647 é vendido para uso industrial e doméstico. A escolha dos compradores apresentou embalagens na quantidade de 0,5 a 10 litros, além de grandes barris de aço para compras a granel.

Trabalho

O solvente 647 é um líquido inflamável. O produto R-647 pertence à classe 3.1 de líquidos inflamáveis. No processo, faíscas, fumo e chamas devem ser evitadas. Misturas de ar e vapores também são explosivos. A poluição do ar por vapores de solvente passará rapidamente a uma temperatura ambiente de 20 graus Celsius acima de zero. Ao pulverizar solvente, a poluição do ar é ainda mais rápida.

Especialistas dizem que No caso de manuseio descuidado, a composição pode pegar fogo à distância. O acúmulo de substâncias voláteis é mais pesado que o ar, por isso elas se espalham pelo solo. A interação com agentes oxidantes eficazes (peróxido de hidrogênio, ácido acético e nítrico) pode causar peróxido explosivo. Apesar de o solvente da marca acima poder ser usado para limpar superfícies de plástico, a substância é agressiva em relação às suas variedades individuais.

A composição entra em uma reação perigosa com bromofórmio e clorofórmio com a possibilidade de incêndio ou explosão.

Medidas básicas de segurança

O uso de solvente fornece uma estrita observância das normas sanitárias e regras de segurança relevantes. Todas essas formulações disponíveis nas prateleiras das lojas irritam os olhos, a pele e o trato respiratório.

Se você não fornecer ventilação completa, o solvente causará uma forte tosse e são possíveis consequências negativas:

  • perda de criação
  • dores de cabeça
  • tontura
  • turvação da razão:

  • intoxicação alimentar
  • intoxicação,
  • fraqueza
  • irritação
  • náusea

Roupas e acessórios de trabalho especiais ajudarão a proteger-se das consequências acima e de outras consequências negativas. Não use óculos, luvas e máscaras de proteção que impeçam a entrada de substâncias tóxicas nos órgãos respiratórios.

O solvente pode até afetar a medula óssea e o sangue. Se o solvente entrar em contato com a pele exposta, lave a área afetada imediatamente com sabão ou outro composto de espuma. Caso contrário, o contato direto pode causar dermatite.

O vapor gerado por constituintes voláteis na composição irrita fortemente as vias aéreas e os olhos. Envenenamento potencial devido a manuseio inadequado e negligência das regras de segurança.

Certos elementos têm um efeito negativo nos órgãos internos (estômago, intestino, fígado) e no sistema nervoso. Os componentes do solvente entram no corpo através da pele ou por inalação.

Embalagem e transporte

Os solventes são vendidos em embalagens de metal ou vidro. O transporte de produtos é realizado usando transporte especial de automóveis. Para o transporte de volumes industriais de mercadorias, são utilizados tanques ferroviários.

Devido ao maior risco de incêndio e inflamabilidade, são necessárias medidas especiais de transporte. O recipiente usado para transportar o solvente deve proteger totalmente a solução da umidade e da luz solar direta.

As diferenças das composições 646 e 647

Para fazer a escolha certa entre formulações de solventes, você precisa conhecer exatamente as especificações do produto. Os líderes em popularidade agora são solventes com as marcações 646 e 647. A principal diferença entre os solventes acima é a composição. Na fabricação de 646, os fabricantes usam acetona e etilcelosolve, que não são encontrados na solução P-647.

A acetona torna a composição mais agressiva e, portanto, a marca 646 não é escolhida no tratamento de superfícies delicadas. Esta é uma composição altamente ativa que deve ser usada com cuidado para não danificar a camada de tinta. Os componentes em ambos os solventes são tolueno e butanol.

Veja o próximo vídeo para saber a diferença entre solvente e diluente.

1. MARCAS E REQUISITOS TÉCNICOS

1.1 As marcas de solventes, sua finalidade e os códigos OKP devem corresponder aos indicados na tabela. 1

23 1913 0200 09

Para a diluição de nitroenamels, nitro-vernizes e cargas especiais

23 1913 0300 06

Para diluição de nitroenamels, nitro-vernizes e nitro-fillers de uso geral

23 1913 0400 03

Para diluição de esmaltes nitro e nitrovarnatos para automóveis

23 1913 0500 00

Para suavizar traços e arranhões pulverizando revestimentos de esmalte nitro após a retificação

(Redação alterada, alteração nº 4).

1.2 De acordo com indicadores físico-químicos, os solventes devem cumprir os requisitos e padrões especificados na tabela. 2)

Os solventes dos graus 645, 646, 647 e 648 devem ser fabricados de acordo com os requisitos desta norma, de acordo com a receita e os regulamentos tecnológicos, aprovados da maneira prescrita.

Os solventes devem cumprir os requisitos da GOST 31089 e esta norma e ser fabricados de acordo com a receita e os regulamentos tecnológicos, aprovados da maneira prescrita.

(Edição alterada. Alteração 7)

1. Cor e aparência

Líquido transparente homogêneo incolor ou levemente amarelado, sem turbidez, delaminação e partículas em suspensão

2. Fração mássica de água de acordo com Fisher,%, não mais

3. Volatilidade do éter etílico

4. Número de ácido, mg KOH / g, não superior a

De acordo com GOST 23955 e parágrafo desta norma

5. O número de coagulação,%, não menos

6. Ação de diluição

A coagulação e a delaminação dos revestimentos não devem ser observadas.

Após a secagem, não deve haver clareamento do filme na superfície, nem manchas esbranquiçadas ou sem brilho

7. Ação solvente

Após a secagem, não deve haver branqueamento do filme na superfície, os traços e riscos da retificação devem ser suavizados

8. Ponto de inflamação em um cadinho fechado, ° C, não inferior

(Edição alterada, alteração nº 3, 4, 5, 6, alteração nº 7).

Qual é a diferença entre solventes 646 e 647

Os solventes 646 e 647 são usados ​​ativamente em vários tipos de trabalho relacionados a tintas e vernizes. Eles têm excelente qualidade e lidam excelentemente com as tarefas que lhes são atribuídas. Quanto ao preço, também não é muito diferente. Portanto, surge a pergunta: qual é a diferença entre esses dois solventes? Primeiro, vamos lidar com as propriedades e o objetivo de cada um deles.

O solvente 646 é um líquido incolor com um odor pungente característico. Este solvente consiste nos seguintes componentes. Tolueno - 50%, etanol - 15%, butanol 10%, acetona - 7%, etil celosolve - 8%, acetato de amil ou butil - 10%. É usado para diluir os primers epóxi e glifal, esmaltes, vernizes e também nitro esmaltes. O solvente 646, que pode ser comprado em qualquer loja de materiais de construção, também é adequado para formadores de filme solúvel: epóxi, organossilício, uréia-formaldeído, nitrato de celulose e outros.

Após a secagem, o cheiro evapora e é formada uma película lisa na superfície a ser tratada, que possui um brilho adicional. Note-se que durante o trabalho com este solvente é necessário ter muito cuidado, pois essa composição é a mais forte. Por exemplo, se você precisar remover a camada superior, lave-a com muito cuidado para não tocar na camada inferior. Ou nessas situações, você precisa usar misturas fracas.

Quanto ao solvente 647, é uma solução de componentes orgânicos voláteis: álcoois, hidrocarbonetos aromáticos, cetonas e éteres. Sua composição química é muito semelhante ao 646 solvente e inclui os seguintes componentes: butanol - 7,7%, acetato de etila 21,2%, acetato de butila - 29,8% e, claro, tolueno - 41,3%. Mas o solvente 647 em sua composição ainda não possui apenas etilcelosolve, mas também acetona. Portanto, é considerado mais agressivo e seu uso é aconselhável quando não for levada em consideração uma atitude cuidadosa com a superfície que está sendo limpa - ela apagará qualquer tinta.

O solvente 647 é usado para remover vários revestimentos, bem como para dissolver os formadores de filme de nitrocelulose. É adequado para diluir nitro-lacas e esmaltes de nitro para revestimentos de automóveis, portanto, é amplamente utilizado nesta área.

Em conclusão, podemos dizer que os solventes 646 e 647 diferem em sua composição e porcentagem de componentes. Pode-se notar também que o solvente 647 é mais agressivo, o que o torna um excelente assistente no caso de trabalhos super pesados.

Funcionalidades

Os solventes incluem misturas de reagentes de evaporação rápida que consistem em vários componentes ativos. Eles dissolvem substâncias orgânicas e formam composições homogêneas com elas.

A principal tarefa do solvente é diluir os produtos de tinta e verniz, dando-lhes a consistência de trabalho necessária; portanto, certos requisitos são impostos a eles:

  • a ausência de qualquer reação com tintas e vernizes,
  • alta taxa de evaporação
  • a composição deve ser não higroscópica,
  • a interação do solvente e a composição corante deve ocorrer sem nenhum esforço.

O solvente afeta a tinta somente no momento da aplicação, após o que evapora sem deixar vestígios. Cada produto de tinta possui um tipo específico de solvente.

O número de solvente 646 é uma composição universal com uma ampla variedade de usos.

Os componentes ativos do P646 são:

  • tolueno - 50%
  • butanol - 15%,
  • acetato de butilo - 10%,
  • álcool etílico - 10%,
  • cellosolve etílico - 8%,
  • acetona - 7%.

Não há acetona neste último, é considerado não tão ativo, devido ao qual é usado em revestimentos que requerem um manuseio mais preciso e delicado, por exemplo, quando se trabalha com plástico. Em todos os outros casos, a marca 646 deve ser preferida.

Atualmente, os fabricantes de solventes estão realizando pesquisas destinadas a reduzir a concentração de tolueno e acetona no reagente. Isso se deve ao fato de essas substâncias serem frequentemente usadas na fabricação de drogas sintéticas.

Medidas de segurança

O fabricante de solventes 646 lembra que é um líquido inflamável que deve ser transportado e armazenado com extremo cuidado. Recomenda-se o uso de recipientes selados para isso.

Mantenha a substância longe de fontes de calor, dispositivos elétricos e luz solar, fora do alcance de crianças.

Vapores de solvente são tóxicos! Ao trabalhar em ambientes fechados, um pré-requisito é a criação de uma boa ventilação. O trabalho deve ser feito com um respirador, luvas e óculos de proteção.

O contato prolongado com a pele pode causar dermatite.Se a substância entrar em contato com a pele (mucosas), lave bem as áreas de contato com água morna e sabão.

Onde comprar Solvent 647?

O solvente 647 destina-se à diluição de tintas e vernizes e desengorduramento de superfícies, sendo utilizado para diluição de nitro-esmaltes, nitro-vernizes e outras tintas e vernizes.

O solvente 647 é uma mistura de líquidos orgânicos voláteis:

  • acetato de butilo
  • cellosolve etílico,
  • acetona
  • álcool butílico,
  • álcool etílico
  • tolueno.

REQUISITOS DE SEGURANÇA

6.1 Os solventes dos graus 645, 646, 647, 648 são líquidos inflamáveis ​​com odor característico, com forte efeito irritante na pele, membrana mucosa dos olhos e trato respiratório superior.

Possíveis vias de entrada de substâncias nocivas no organismo: inalação e através da pele.

Monitorar o conteúdo de substâncias nocivas no ar no local de trabalho - de acordo com GOST 12.1.005.

O trabalho associado à fabricação e uso de solventes deve cumprir as regras e normas sanitárias aplicáveis ​​*.

* A lista de documentos regulamentares em vigor na Federação Russa é apresentada no apêndice 3.

6.2 A produção, teste e uso de solventes devem cumprir os requisitos de GOST 12.1.004, GOST 12.3.002 e GOST 12.3.005.

6.3 As principais características de risco de incêndio dos solventes dos graus 645, 646, 647, 648 são apresentadas na tabela. 3)

Limites de temperatura da propagação da chama, ° С

flash de cadinho aberto

As principais características do risco de incêndio e toxicidade dos solventes que compõem os solventes dos graus 645, 646, 647, 648 são apresentadas na tabela. 4)

6.4 As pessoas associadas à fabricação e uso de solventes devem receber roupas especiais e equipamentos de proteção individual, de acordo com GOST 12.4.011 e GOST 12.4.068.

Classe de perigo de acordo com GOST 12.1.005

Concentração máxima admissível (MPC) de vapores no ar da área de trabalho de instalações industriais, mg / m3, conforme GOST 12.1.005

Limites de temperatura da propagação da chama, ° С

flashes de cadinho fechados

flash de cadinho aberto

6.5 A fabricação e uso de solventes é realizada em salas equipadas com fornecimento local e geral e ventilação de exaustão, de acordo com GOST 12.4.021.

6.6 Quando os solventes são inflamados, são utilizados agentes de extinção de incêndios: koshma, areia, extintores de espuma, instalações de espuma, água finamente pulverizada, dióxido de carbono.

Seção 6 (Edição alterada, alteração nº 6).

Seção 6 (Nova edição.Rev. 7).

Componentes no solvente 647

O solvente 647 é um dos solventes mais populares. É produzido por muitas plantas químicas e é bem conhecido dos consumidores. Excelentes propriedades de consumo levaram à enorme popularidade e ao amplo uso de solvente.

Excelentes propriedades operacionais são obtidas devido à correta composição selecionada deste solvente. É uma mistura de substâncias voláteis orgânicas: cetonas, hidrocarbonetos aromáticos, ésteres e álcoois. Quanto à composição química, o solvente 647 é muito semelhante ao 646, mas há diferenças significativas. Contém: pirobenzeno ou tolueno - 41,3%, acetato de amil ou butil - 29,8%, acetato de etila - 21,2%, mas também butanol - 7,7%.

O tolueno é um líquido incolor com um odor pungente característico. É uma reforma catalítica das frações de gasolina do petróleo. Produzi-lo por extração seletiva com destilação adicional. Excelentes rendimentos de tolueno são alcançados pela desidrogenação cataléptica de heptano puro através de metilciclohexano. A purificação do tolueno é realizada da mesma maneira que o benzeno, mas no caso do ácido sulfúrico concentrado, não devemos esquecer que ele é sulfonado muito mais leve que o benzeno, o que significa que é necessário manter uma temperatura muito baixa da mistura (inferior a 30 ° C). Note-se que o tolueno forma uma mistura azeotrópica com água.

O acetato de butila é um líquido neutro incolor que não se mistura com a água e possui um agradável odor frutado. Esta composição possui excelente poder de dissolução. O acetato de butila obtido por esterificação de álcool acético com ácido acético é muito importante na indústria de tintas. Graças à sua volatilidade moderadamente alta, evapora rapidamente do filme de tinta, mas não o prejudica e não causa turbidez. Uma vez que o solvente 647 também contém butanol, é necessário notar tal característica que a capacidade de dissolução aumenta significativamente quando misturada com acetato de butila.

O acetato de etila, que faz parte do solvente 647, é um líquido volátil incolor com um forte odor frutado. Uma vez que este solvente é muito importante na produção e uso de tintas de secagem rápida, a sua adição à composição do solvente 647 é totalmente justificada.

O butanol é uma substância que pertence ao grupo álcool de solventes, é incolor e possui um odor característico. Entre as principais propriedades do butanol, vale ressaltar sua “capacidade” de proporcionar secagem, na qual não se forma um revestimento fosco e evita-se a turvação de tintas e vernizes secos.

Qual é a diferença entre o solvente 646 e 647

Um solvente é uma substância que desempenha um papel enorme na vida humana. É usado ativamente para trabalhos de reparo, produção de outros produtos químicos, limpeza de superfícies e também na indústria automotiva. Os solventes mais práticos e comuns são 646, 647 e 650. Eles têm excelentes propriedades físico-químicas que permitem seu uso em uma ampla variedade de tipos de trabalho. Mas, ainda assim, qual é a diferença entre os solventes 646 647 650 e como você sabe qual solvente precisa? Para entender esse problema, consideramos mais detalhadamente cada uma dessas marcas de solventes.

O solvente 646 é um solvente multicomponente que é uma mistura dos seguintes solventes orgânicos: álcoois, hidrocarbonetos aromáticos, ésteres e cetonas. Quanto ao objetivo deste solvente, ele é utilizado para a diluição rápida e de alta qualidade de revestimentos glifálicos, acrílicos, nitrocelulose e epóxi. Em alguns casos, o solvente 646 é usado para diluir as massas.

Após a secagem, este solvente confere à tinta um excelente brilho. Também é adicionado para obter a viscosidade desejada do material de pintura.

Entre as principais características do solvente 646 estão as seguintes:

  • A solução é capaz de proporcionar um processo estável para a formação de filmes de esmaltes e vernizes.

O solvente é capaz de melhorar o brilho dos revestimentos.

O material evapora completamente sem deixar cheiro no filme.

A marca de solvente 647 é o mesmo solvente de múltiplos componentes, mas com uma composição ligeiramente diferente. É uma mistura de acetato de butila, álcool butílico, acetato de etila e tolueno. Portanto, o objetivo deste solvente também é diferente. O solvente 647 é usado para diluir tintas e vernizes de nitrocelulose para viscosidade de trabalho.

Separadamente, as características técnicas deste tipo de solvente devem ser consideradas. Em cor e aparência, é um líquido levemente amarelado ou incolor, transparente e uniforme, sem a presença de partículas em suspensão. A volatilidade do éter etílico é de 8 a 12. A porcentagem de água de acordo com Fisher é de 0,6%. Pelo menos 60: coagulação. Solvente: imediatamente após a secagem, os riscos e os golpes na superfície devem ser suavizados. Adequação para dissolução de esmaltes nitro: o brilho do filme de esmalte não deve ser observado após a secagem.

E o terceiro tipo entre os solventes em consideração é 650. Na sua composição, este solvente possui os seguintes líquidos orgânicos voláteis: hidrocarbonetos aromáticos, ésteres e álcoois. O solvente 650 é usado para dissolver os esmaltes da marca NTs-11 para obter viscosidade do carpo durante a pintura de pequenas áreas com um pincel.

Características técnicas deste solvente. Em aparência e cor, é um líquido transparente uniforme incolor ou levemente amarelado, sem a presença de partículas em suspensão visíveis. A volatilidade do éter etílico é de 20 a 25. A fração mássica percentual da água é de 2%. Volatilidade relativa de 20 a 30. Quanto à composição do solvente 650, contém as seguintes substâncias: 30% de álcool butílico, 50% de xileno e 20% de etil celosolve.

Agora ficou conhecido como o solvente 646 difere de 647 e 650

Mas, apesar da composição diferente desses solventes multicomponentes, eles devem ser usados ​​com muito cuidado e seguir as precauções estabelecidas

Qualquer um desses solventes multicomponentes deve ser armazenado em um recipiente bem fechado, para impedir que a luz solar direta entre no recipiente. O trabalho com solventes deve ser realizado em uma área bem ventilada. No decorrer do trabalho, lembre-se de que essas substâncias são tóxicas e cuidado com os solventes nos olhos. O trabalho deve ser feito com luvas. Em caso de contato com a pele, lave imediatamente a área com água morna e sabão.

Características gerais do solvente 646

O solvente da marca 646 é um líquido transparente e incolor (em alguns casos, pode ter uma tonalidade amarelada), caracterizado por um odor específico.

A densidade do solvente é de 0,87 g por metro cúbico. veja, ele não congela e não ganha viscosidade.

Acende espontaneamente a uma temperatura de 403 graus, ferve a 59 graus.

É fabricado de acordo com os requisitos da norma GOST 18188-172.

O solvente deve ter uma composição uniforme.

Não deve ser observado neblina e delaminação.

Além disso, a presença de partículas em suspensão no líquido não é permitida.

Disponível em recipientes industriais, em recipientes de plástico e vidro (garrafas) de vários tamanhos.

Especificações do solvente 646, composição, aplicação

O solvente 646 é um líquido incolor ou amarelado que possui um odor específico. É usado tanto na vida cotidiana quanto na indústria para desengordurar e diluir tintas. Utilizando o solvente 646, o LKM pode ser ajustado para a viscosidade desejada. Também é bom remover manchas de origem orgânica e lavar várias ferramentas de pintura.

O solvente 646 é muito versátil e eficaz devido à sua composição química. É um solvente multicomponente, portanto, contém vários solventes mais simples: 15% de etanol, 10% de butanol, 50% de tolueno, 7% de acetona, 10% de acetato de butila e 8% de celosolve.

Esta marca de solvente ganhou uma boa reputação e uma enorme demanda devido aos seguintes recursos:

• Escopo muito amplo. É ótimo para desbaste de vernizes, primers, massas e esmaltes. É utilizado na execução de trabalhos de reparo e construção de edifícios e instalações para diversos fins, no processo de pintura de carros, desengorduramento de superfícies, ferramentas de limpeza.

Disponibilidade. Pode ser facilmente comprado em todas as lojas de materiais de construção.

• Facilidade de uso. Não é necessário nenhum conhecimento especial para usar o solvente 646. Sua composição complexa reduz ao mínimo o risco de queimaduras químicas e marcas de graxa.

• preço razoável. Você deve saber que, usando o solvente p 646, suas características técnicas são mais do que excelentes por um preço tão baixo.

Como qualquer substância química, também apresenta algumas desvantagens: um cheiro pungente e específico, tóxico, facilmente inflamável.

O solvente 646 é um composto de várias substâncias orgânicas voláteis, com as seguintes propriedades físico-químicas:

• Ponto de inflamação - 7 ° С,

• Temperatura de autoignição +4037 ° С,

• Ponto de ebulição +59 ° С,

• Densidade - 0,87 g / cm3,

• Não ganha viscosidade e não congela.

Além disso, não será supérfluo examinar o passaporte dessa substância, embora a maioria dos números não diga nada a uma pessoa comum, mas o técnico de produção pode proibir e dar recomendações de uso com base nesses parâmetros.

A marca de solventes p6 possui os seguintes indicadores:

• Número de ácido - 0,06 mg KOH / g,

• Fração de massa - 0,09%,

• Volatilidade (éter etílico) - 12,

• Efeito solvente - não deixa manchas esbranquiçadas e sem brilho,

• O número de coagulação 40 g / o,

• Gravidade específica - 0,68 kg / l.

Um solvente é usado para a produção e trabalho com vários revestimentos, incluindo o grupo de tintas nitrocelulose. O P-646 é necessário para diluição antes do uso ou durante a produção. Além do grupo de tintas nitrocelulose, também é usado para diluir tintas acrílicas e melaninamidas.

Ao trabalhar com o solvente 646, certifique-se de usar um respirador e usar luvas de borracha. Também um ponto muito importante é a boa ventilação. Óculos de segurança especiais não ficarão fora do lugar, pois a evaporação do solvente afeta não apenas o sistema respiratório, mas também os olhos.

A diferença entre solventes e diluentes

Diluentes - São solventes que não são capazes de dissolver esse polímero isoladamente, mas, quando introduzidos na solução do polímero, não destroem sua estrutura.

De fato, as misturas de solventes são usadas com muita frequência; seu nome alternativo é de solventes numerados.

Assim, o solvente R-4 (contém acetona e tolueno) é adequado para dissolver e diluir tintas e vernizes alquídicos, esmaltes à base de polímeros clorados.

Tintas e vernizes à base de água podem ser diluídos exclusivamente com água. Você também deve se lembrar que a água deve ser derramada gradualmente e em doses muito pequenas, caso contrário, a viscosidade diminuirá muito.

Características do solvente 646

Entre os mestres em solventes, o solvente 646 (P-646) é o mais famoso.

Foi fabricado pela primeira vez no século XX. Inicialmente, era usado para diluir nitro-vernizes, nitro-esmaltes, sua versatilidade foi descoberta muito mais tarde e passou a ser usado na diluição de tintas e vernizes para viscosidade de trabalho, no procedimento de limpeza de equipamentos de pintura e ferramentas de trabalho. Muitos dos componentes que compõem esse solvente desempenham um papel significativo na capacidade de dissolver a maioria das substâncias orgânicas.

O solvente 646 é um líquido incolor / ligeiramente amarelado com um odor específico. A porcentagem das seguintes substâncias está incluída em sua composição: tolueno (50%), etanol (15%), acetato de butila (10%), butanol (10%), etil celosolve (8%), acetona (7%).

O solvente 646 é um solvente suficientemente forte; portanto, ao usá-lo como substância de trabalho, é necessário observar as medidas de segurança e ter muito cuidado ao usá-lo.

Após a secagem, a pintura adquire um brilho adicional.

A escolha do diluente depende da situação de trabalho, dos principais parâmetros para determinar o tipo de material de tinta e verniz e a temperatura ambiente durante a aplicação.

Prós e contras de P646

Entre as vantagens indubitáveis ​​de um solvente desse tipo, destaca-se:

  • universalidade de uso - é eficaz em uma ampla variedade de superfícies,
  • atividade excepcional do solvente - devido à composição multicomponente, o solvente pode interagir com quase qualquer tipo de material,
  • facilidade de uso - para a operação do produto não requer habilidades especiais, todos podem entender os recursos técnicos de trabalhar com a composição sem uma formação em construção,
  • disponibilidade - o reagente pode ser comprado em todas as lojas de hardware a um preço acessível,
  • após a secagem dos voláteis, a superfície adquire brilho adicional e aparência brilhante,
  • não deixa manchas e manchas oleosas,
  • evapora-se rapidamente e não deixa odor,
  • em contato com a pele não causa queimaduras.

Além disso, o produto também possui várias desvantagens significativas:

  • alta toxicidade da composição,
  • odor pungente
  • alta inflamabilidade.

Tem um efeito adverso no trato respiratório, sistema digestivo, pode levar à irritação das mucosas dos olhos e ao desenvolvimento de dermatites. Com o uso prolongado do produto químico, aumenta a probabilidade de envenenamento do fígado, há alterações na composição bioquímica do sangue e até danos à medula óssea, o que leva às doenças mais graves. É por isso que o uso de solvente sob o número 646 requer equipamento de proteção especial. Recomenda-se que todo o trabalho seja realizado em uma sala bem ventilada ou na rua, em conformidade com as normas de segurança.

É armazenado a uma temperatura de -40 a +40 graus Celsius em um recipiente fechado, o que exclui os raios UV diretos.

O P646 não deve ser armazenado na rua, nem em locais de soldagem. Faíscas devem ser excluídas; não é permitido fumar perto do local de armazenamento - isso ocorre devido à alta combustibilidade da composição. Quando ocorre um incêndio, ele é extinto com água, areia ou espuma.

Campo de aplicação

A primeira coisa que você precisa saber sobre o uso do solvente 646 é que você pode trabalhar com ele apenas na faixa de temperatura de +5 a +30 graus, enquanto a umidade não deve exceder 85%.

O solvente é introduzido no meio de trabalho em pequenas porções e misturado ativamente para obter a consistência necessária.

A composição dissolve o primer, os betumes, todos os tipos de vernizes e esmaltes e, além disso, eles podem limpar vernizes e tintas que aparecem acidentalmente na superfície e nas roupas, além de restaurar os rolos e as escovas à condição de trabalho após a pintura.

É usado como componente ativo na produção desses materiais e na vida cotidiana para diluí-los ao estado ideal antes do uso.

Esse reagente é frequentemente introduzido em betumes e primers para criar uma consistência funcional que permite criar superfícies perfeitamente lisas.

Separadamente, é necessário insistir no uso de um solvente para desengordurar superfícies. Essa parte do trabalho é extremamente importante, uma vez que materiais sem gordura reduzem significativamente a adesão durante a coloração e o envernizamento, como resultado, a camada aplicada é manchada ou removida.

Sim, o uso de um solvente lida com essa tarefa, mas seu uso tem suas próprias nuances

Para começar, deve-se ter em mente que essa composição é uma das mais agressivas entre todos os análogos; portanto, o trabalho exige cautela e precisão, pois os componentes da composição podem dissolver a base. Com esta composição, você pode desengordurar o banho e outros objetos de metal, os bicos de limpeza também estão dentro da força da composição

Porém, para a preparação do plástico, esse solvente não deve ser usado - a acetona é agressiva em relação ao plástico, portanto, ao trabalhar com ele, vale a pena dar preferência à marca 647.

O consumo recomendado de material para desengorduramento é:

  • revestimentos externos - 0,147 kg / m2,
  • revestimentos de metal e madeira - 0,120 kg / m2,
  • superfícies de concreto - 0,138 kg / m2.

6a Requisitos ambientais

6.1a. Os solventes produzem resíduos líquidos ou gasosos que podem causar poluição do ar e da água.

6.2a Para proteger o ar atmosférico da poluição, eles monitoram a conformidade com as emissões máximas admissíveis (MPE), de acordo com o GOST 17.2.3.02, da maneira estabelecida pela autoridade executiva relevante.

6.3a. A fim de proteger o meio ambiente da poluição causada pelas águas residuais, é organizado o controle do cumprimento das concentrações máximas permitidas e níveis aproximados de exposição seguros a substâncias nocivas para a água das lagoas de pesca.

6.4a. Todos os resíduos líquidos na forma de solventes contaminados são devolvidos à produção ou enviados para as instalações de tratamento.

6.5a. A neutralização dos solventes usados ​​é realizada pela coleta e processamento subsequente para reutilização. "

Seção 6a. (Introduzido opcionalmente.Rev. 7).

DOCUMENTOS REGULAMENTARES NA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA

Concentração máxima admissível (MPC) de substâncias nocivas no ar da área de trabalho

Níveis estimados de exposição segura (SEC) de substâncias nocivas no ar da área de trabalho

Concentração máxima permitida (MPC) de produtos químicos na água das massas de água potável, cultural e doméstica

Níveis admissíveis aproximados (ODE) de produtos químicos na água de corpos d'água de uso potável, cultural e doméstico da água

Concentração máxima admissível (MPC) de poluentes no ar atmosférico de áreas povoadas

Níveis estimados de exposição segura (LES) de poluentes no ar atmosférico de áreas povoadas

Concentração máxima permitida (MPC) de substâncias nocivas no ar da área de trabalho. Suplemento nº 1 à GN 2.2.5.1313-03

Níveis estimados de exposição segura (SEC) de substâncias nocivas no ar da área de trabalho. Suplemento nº 1 à GN 2.2.5.1314-03

Requisitos higiênicos para o descarte e descarte de resíduos de produção e consumo. ”

APÊNDICE 3. (Introduzida adicionalmente, alteração nº 6).

APÊNDICE 3. (Nova edição. Alteração 7).

Análogos do material Solvent 647

Cellosolve etílico

Cellosolve etílico é usado como solvente para muitas tintas e vernizes nas mais diversas bases químicas.

PROFI, mais fino

O diluente PROFI é usado ativamente para a diluição de tintas glípticas, acrílicas, epóxi, melanina amida e nitrocelulose

KORBS (resíduo de destilação de álcoois butílicos), solvente

O KORBS (solvente) é usado como reagente para a flutuação do carvão, como solvente para a produção de uma composição de combustível, na produção de inibidores de corrosão, na composição de gasolina e diesel e na melhoria da recuperação de óleo.

Solvente SOL-UR174 KB

O solvente SOLV-UR destina-se à diluição de tintas e vernizes produzidos por NPH VMP CJSC

Solvente SOL-ES191 KB

O solvente SOLV-ES destina-se à diluição de tintas e vernizes de silicato de etila.

Solvente SOL-EP167 KB

O diluente SOLV-EP é usado para diluição de tintas e vernizes epóxi fabricados pela CJSC NPH VMP.

Características da composição

A composição do solvente 647, que inclui componentes mais suaves do que muitos diluentes semelhantes, pode ser usada mesmo para produtos plásticos. A diferença está na ausência de acetona e etil celosolve na composição, o que permite que ele seja usado para itens que exigem uma relação limpa.

Especificações do solvente 647:

  • Externamente, a solução é transparente, uma ligeira coloração amarelada é aceitável,
  • Textura homogênea,
  • O valor máximo da água é de 0,6%,
  • Volatilidade de 8 a 12,
  • A menor porcentagem de coagulação é 60,
  • Densidade 30,87 g por centímetro por cubo,
  • O maior número de ácidos é 0,06 mg KOH por grama,
  • A solução é inflamável
  • Você pode armazenar a solução 12 meses a partir da data de lançamento,
  • Não congela
  • Não deixa marcas foscas ou esbranquiçadas na superfície.

Tipos de compostos

Os solventes podem ter diferentes composições, são utilizados para diferentes tipos de superfícies. Então você pode distinguir várias categorias de compostos:

  • Para tintas a óleo. As composições são suavizadas para que possam ser diluídas com materiais para colorir, a fim de melhorar suas características. Na maioria das vezes, neste caso, são escolhidos aguardente, aguarrás ou gasolina,
  • Diluentes adequados para a diluição de tintas betuminosas, bem como para tintas e vernizes à base de glípticos. Isso é xileno e solvente,
  • Composição para materiais de coloração perclorovinil. Para eles, a acetona é geralmente selecionada,
  • Diluentes para corantes à base de cola e dispersão de água,
  • Composições fracas para uso doméstico.

Recomendações de uso

A diluição das tintas ocorre para obter uma composição mais líquida ou para obter a consistência desejada em tintas e vernizes antigos. Isso também é feito para obter as melhores propriedades das formulações de coloração para revestimento de superfície.

Mas o processo de mistura das composições requer uma aderência estrita às proporções indicadas pelos fabricantes na embalagem. Se estiverem quebrados, a matéria corante poderá perder sua qualidade e o revestimento poderá não ser o que você deseja obter.

Portanto, é tão importante prestar atenção especial a esse processo; além disso, algumas características inerentes ao solvente 647 exigem que sejam tomadas medidas de segurança ao trabalhar com ele, sem as quais a saúde humana pode estar em risco. Detalhes sobre essas medidas serão discutidos no próximo capítulo.

Qual é a diferença entre o solvente 646 e 647

Para escolher a melhor opção de solvente para determinados fins, você precisa comparar com uma opção concorrente. Como os diluentes mais populares são 646 e 647, é precisamente a comparação deles que será dada.

Qual é a diferença entre os solventes 646 e 647, em primeiro lugar, são os componentes constituintes, que determinam a possibilidade de usá-los para determinadas superfícies. Em 646, acetona e etilcelulosolve, ausentes em 647, são incluídas na composição.

Esses componentes não permitem o uso do solvente 646 em superfícies que não aceitam ataques químicos grosseiros. Sua composição é mais agressiva e seu uso requer muito cuidado para que a tinta e o verniz não sejam estragados. Mas ambas as formulações incluem tolueno e butanol. Portanto, a diferença entre o solvente 646 e 647 é mais agressiva para as superfícies e requer mais cuidado no trabalho.

O uso de solventes é necessário, principalmente quando se trata de trabalhos de pintura. Devido ao fato de que as composições de solventes possuem características perigosas, é necessário trabalhar com elas em conformidade com as medidas de segurança. O solvente 647 é mais suave em comparação com muitos outros tipos no mercado, portanto, seu uso é adequado para vários campos de atividade. É importante comprá-lo em locais confiáveis, para não tropeçar em uma falsificação, cujo uso pode ser ainda mais perigoso.

Segurança e Precauções

O solvente é uma substância insegura e pode ter um efeito negativo no corpo humano. Ao trabalhar com ele, é importante observar cautela e segurança.

  • A composição deve ser armazenada em um recipiente bem fechado e completamente selado, longe do equipamento de incêndio e aquecimento. Também é necessário evitar a exposição ao tanque com uma luz solar direta mais fina.
  • A composição do solvente, como outros produtos químicos domésticos, deve ser escondida com segurança e inacessível para crianças ou animais.
  • A inalação de vapores concentrados da composição do solvente é muito perigosa e pode causar intoxicação. Na sala onde é realizado o trabalho de pintura ou tratamento de superfície, deve ser fornecida ventilação forçada ou ventilação intensiva.

  • Evite o contato com o solvente nos olhos ou na pele exposta. O trabalho deve ser realizado com luvas de borracha protetora. Se o diluente entrar em áreas expostas do corpo, lave imediatamente a pele com água em abundância usando sabão ou soluções ligeiramente alcalinas.
  • A inalação de vapores de alta concentração pode danificar o sistema nervoso, hematopoiese, fígado, trato gastrointestinal, rins, mucosas. A substância é capaz de entrar nos órgãos e sistemas não apenas pela inalação direta do vapor, mas também através dos poros da pele.
  • Em caso de contato prolongado com a pele e falta de lavagem oportuna, o solvente pode danificar a epiderme e causar dermatite reativa.

  • A composição do R-647 forma peróxidos inflamáveis ​​explosivos se misturada com agentes oxidantes. Portanto, o solvente não deve entrar em contato com ácido nítrico ou acético, peróxido de hidrogênio ou compostos químicos e ácidos fortes.
  • O contato da solução com clorofórmio e bromofórmio é fogo e explosivo.
  • A pulverização do solvente deve ser evitada, pois, neste caso, um grau perigoso de poluição do ar é atingido muito rapidamente. Ao pulverizar a composição, a solução pode inflamar-se mesmo a uma distância do fogo.

Você pode comprar o solvente R-647 em lojas de materiais de construção ou em mercados especializados. Para uso doméstico, o solvente é embalado em garrafas plásticas a partir de 0,5 litros. Para uso em escala industrial, a embalagem é feita em latas com volume de 1 a 10 litros ou em grandes barris de aço.

O preço da marca solvente R-647, em média, é de cerca de 60 rublos. para 1 litro

Para uma comparação dos solventes 646 e 647, consulte o próximo vídeo.