Iluminação

Lâmpada inteligente: características de uso, tipos, revisão de dispositivos dos melhores modelos de lâmpadas

Uma das tendências da tecnologia moderna de iluminação tornou-se a introdução maciça de lâmpadas LED em sistemas de iluminação doméstica. Um dispositivo de iluminação desse tipo é geralmente considerado principalmente como um dispositivo de iluminação muito econômico. No entanto, ele tem mais uma característica positiva, que ainda não é uma demanda total: a lâmpada LED também pode ser inteligente.

Por que a lâmpada LED pode ser inteligente

O princípio de operação de uma lâmpada LED baseia-se na conversão direta da corrente que flui através da junção pn em radiação óptica. Devido a isso, é possível controlar o brilho do brilho, em primeiro lugar, em uma faixa muito ampla, incluindo o espectro de radiação e, em segundo lugar, com uma velocidade muito alta. Nesses parâmetros, as fontes de LED superam radicalmente as lâmpadas incandescentes e fluorescentes tradicionais.

Existem duas maneiras principais de alterar a corrente:

  • sensor de movimento, ou seja, Uma lâmpada "inteligente" acende apenas se houver uma pessoa na área iluminada, o que não é apenas conveniente, mas também economiza eletricidade,
  • pela própria pessoa, se houver um programa de controle apropriado em qualquer computador, incl. em um smartphone.

A equipe de gerenciamento também pode ser formada de várias maneiras. O mecanismo mais comum na janela correspondente da tela de toque do smartphone e controle de voz, que responde à frase correspondente.

Recursos inteligentes de controle da lâmpada

A lâmpada “inteligente” é fornecida com um soquete padrão e, portanto, pode ser instalada no lugar do habitual. Como exemplo, a Figura 1 mostra uma lâmpada YLDP06YL. As diferenças são que cada lâmpada possui seu próprio módulo de controle embutido. Sua implementação em caixas de lâmpadas padronizadas com avanços modernos em microeletrônica não é um problema, Figura 2.

A transferência de comandos de controle é atribuída a interfaces como:

  • Bluetooth
  • WiFi (neste caso, a lâmpada se torna o dispositivo de rede da rede doméstica e possui seu próprio endereço IP).

O sistema de controle de modelos mais antigos de lâmpadas LED "inteligentes" permite que eles operem em um modo pulsante, o modo de alterar e transfundir cores em velocidades diferentes e semelhantes a elas. A Figura 3 mostra um exemplo de interface intuitiva para um aplicativo de controle para um smartphone que implementa o gerenciamento de cores.

Alguns modos de operação

Além de usar para o objetivo a que se destina como dispositivo de iluminação, uma lâmpada "inteligente" permite implementar funções como:

  • imitação da presença de pessoas na casa com uma longa ausência de proprietários,
  • a formação de áreas com brilho aumentado e reduzido da iluminação para criar uma atmosfera acolhedora, dependendo da localização da pessoa,
  • alterações automáticas no nível de iluminação geral da sala, tendo em conta um grande número de parâmetros diferentes,
  • implementação do despertador.

A lista continua. Não é de admirar que as lâmpadas “inteligentes” sejam consideradas um dos elementos essenciais de uma casa moderna e “inteligente”.

Tipos de lâmpadas LED inteligentes

Todos os modelos no mercado estão divididos em duas categorias principais. O primeiro inclui modelos que determinam a presença de uma pessoa em uma sala usando sensores de movimento. Seu trabalho é completamente autônomo, o que simplifica sua operação.

A segunda variedade é a iluminação inteligente controlada por um smartphone, para o qual é usada uma aplicação especial. Os fabricantes oferecem modelos que combinam harmoniosamente as duas categorias acima.

Você pode ajustá-los usando o programa - defina o brilho, selecione uma cor e especifique a maneira de trabalhar. E depois ligue o modo automático. Como resultado, a lâmpada funcionará completamente de forma autônoma com as configurações do usuário.

Os dispositivos podem ser divididos em tipos, dependendo da funcionalidade. Alguns deles trabalham por algum tempo sem eletricidade, para os quais estão equipados com uma bateria interna. Modelos de demanda com controle de voz, que permite apenas a pronúncia de uma frase específica para ativar ou desativar a iluminação.

Os meandros da conexão da iluminação inteligente

As lâmpadas LED inteligentes são produzidas por empresas como Philips, LG e muitas outras. Cada um deles tenta oferecer ao comprador um dispositivo universal que permite controlá-lo usando o controle remoto ou smartphone, ajustar os parâmetros de luminância e várias outras funções.

Ao mesmo tempo, os fabricantes estão constantemente aprimorando a iluminação inteligente fabricada, oferecendo uma pessoa para aproveitar um grande número de oportunidades. Ao contrário de conectar uma lâmpada de iluminação padrão, os modelos inteligentes exigem uma abordagem ligeiramente diferente.

Portanto, para começar a usar uma lâmpada inteligente, você deve:

  1. Aparafuse a base e ligue-a. A grande maioria dos modelos emite luz branca quente por padrão.
  2. Conecte-se ao dispositivo usando um smartphone no Android ou iOS - usa o módulo Bluetooth embutido no telefone. Isso é necessário para ajustar com precisão a operação da lâmpada e revelar todo o seu potencial.
  3. Personalize a iluminação inteligente usando o aplicativo. Normalmente, os fabricantes produzem software especializado, onde você pode alterar o brilho de forma rápida e conveniente ou ativar efeitos adicionais.

Muitos modelos possuem modos como a ondulação ou a transfusão de cores com uma mudança gradual na velocidade. Mas é importante considerar que a funcionalidade depende completamente do modelo de lâmpada selecionado.

Se o modelo estiver conectado usando uma rede sem fio, como Wi-Fi, nesse caso, a técnica mudará um pouco. O equipamento possui seu próprio endereço IP, que é usado para controle.

Após a conexão, o usuário tem a oportunidade de ajustar a programação de ativação / desativação para si. E também para tornar a luz mais brilhante ou, inversamente, silenciada ou ativar um dos modos operacionais integrados.

Projeto e princípio de operação

Em essência, a iluminação inteligente consiste em uma luminária e um sistema que a controla. A lâmpada funciona em LEDs, que estão em maior demanda hoje. Afinal, um diodo consome uma quantidade mínima de eletricidade e emite uma grande quantidade de luz.

O sistema de controle consiste nos seguintes componentes:

  • microcontrolador
  • receptor
  • sensores e sensores que ajudam a monitorar o status do dispositivo.

Ao contrário das lâmpadas incandescentes padrão, suas contrapartes inteligentes permitem controlar totalmente a operação de todo o sistema. Conectando através de redes sem fio, Bluetooth e Wi-Fi permitem ajustar a iluminação de qualquer local conveniente da casa. Tudo que você precisa é de um smartphone, tablet ou laptop.

Recursos e escopo distintos

Um sistema de iluminação inteligente, diferentemente de suas contrapartes clássicas, oferece a capacidade de criar um ambiente inteligente totalmente adaptado às necessidades de seu proprietário. A funcionalidade desses dispositivos é simplesmente enorme.

Por exemplo, uma solução particularmente útil seria simular a presença do proprietário, o que ajudará a proteger a casa dos ladrões em caso de partida. Designers profissionais adoram lâmpadas inteligentes. Com a ajuda deles, complementam harmoniosamente o interior, destacando alguns detalhes com a ajuda da luz e escondendo outros à sombra. O design mais confortável é formado.

A lista de recursos deve incluir a capacidade do dispositivo de ajustar a iluminação da sala no modo automático. Graças ao sensor óptico, a lâmpada se adapta ao ambiente externo, escolhendo o brilho desejado.

Um sensor acústico que responde ao ruído em uma área específica será útil. Depois disso, ele acende a luz por um tempo.

O escopo do uso de lâmpadas inteligentes não se limita ao uso em uma casa ou apartamento. Eles serão a solução ideal para iluminar ruas, locais de entretenimento e instalações sociais, como o aeroporto ou a estação de trem.

A iluminação inteligente adicionará momentos agradáveis ​​à vida de uma pessoa moderna:

  1. O dispositivo pode acordar o proprietário pela manhã com um despertador especial.. Agora você pode acordar não da melodia irritante, mas da luz que acende suavemente.
  2. O dispositivo pode se tornar parte do sistema doméstico inteligente. Sendo um componente de uma única rede, ele troca informações com outras fontes de luz e equipamentos. Isso permite que você crie uma atmosfera confortável para uma pessoa e economize a quantidade máxima de eletricidade.
  3. O usuário pode configurar a lâmpada para trabalhar em diferentes modos. Uma excelente solução seria escolher iluminação para a manhã, almoço, jantar romântico ou assistir a um filme.

A iluminação afeta o desempenho, o humor e o bem-estar de uma pessoa. Portanto, os algoritmos de lâmpadas inteligentes levam em consideração todos os fatores biológicos e emocionais. Ou seja, ao ajustar a iluminação, eles ajudam a concentrar, relaxar ou melhorar o humor do usuário.

Vantagens e desvantagens da iluminação inteligente

Para finalmente garantir que as lâmpadas inteligentes sejam um bom investimento, considere seus prós e contras com mais detalhes. Sim, o custo dessa iluminação é bastante alto, mas comparado aos dispositivos de iluminação clássicos, eles diferem em várias vantagens.

O seguinte deve ser incluído na lista de benefícios:

  • desempenho de funções de segurança,
  • praticidade e uma ampla gama de modos,
  • rentabilidade
  • ajuste automático de iluminação na sala,
  • controle remoto via Wi-Fi e um módulo Bluetooth,
  • ajuste ao estado e tarefas do proprietário.

Por contras incluem a possibilidade de hackear uma lâmpada por hackers. Ao mesmo tempo, seu design é bastante complexo, o que aumenta significativamente o risco de avaria e reduz a vida útil do dispositivo. Esse problema é resolvido comprando o dispositivo de um fabricante confiável.

Classificação dos melhores modelos

A gama de produtos de iluminação de alta tecnologia está se expandindo regularmente. Os fabricantes estão constantemente aprimorando seu design, adicionando novos recursos e tornando seus produtos mais interessantes e fáceis de operar.

Escolher o dispositivo inteligente certo entre tantos modelos é bastante difícil. Para fazer isso, selecione os cinco que realmente merecem atenção.

Segredo do sucesso da lâmpada LED Insteon

Se você precisar de um produto inteligente simples e não muito caro, preste atenção na lâmpada LED Insteon. O modelo permite alterar o nível de brilho e combinar várias peças em um único sistema.

Dentre as vantagens do modelo, destaca-se sua durabilidade. Irá brilhar por mais de 52.000 horas. São cerca de 17 anos de trabalho diário de 8 horas, o que é apenas um excelente indicador.

A energia da lâmpada LED Insteon é de 8 watts. É um análogo de uma lâmpada incandescente de 60 W. O preço é bastante baixo e parou em 2.500 rublos.

Baixo custo e funcionalidade Lâmpada Inteligente BT Luminosa

O motivo da popularidade do Luminous BT Smart Bulb é sua extensa funcionalidade. Antes de tudo, ele fornece a capacidade de ajustar o nível de brilho, definir a temperatura da cor e também conectar vários dispositivos em um único sistema.

A atenção merece um modo como a sincronização da música e a luminosidade da lâmpada. Portanto, organizar uma verdadeira discoteca não é difícil. Mesmo se a lâmpada estiver instalada em uma casa grande, ela ainda poderá ser controlada de qualquer cômodo. De fato, o "alcance" do sinal de rádio atinge 40 metros.

Para controlar o software Luminous BT Smart Bulb, é usado para iOS e Android. Nele, você pode especificar todas as características, variando de cores até a hora do dispositivo de iluminação. Uma solução interessante do fabricante foi implementar a função de aumentar e diminuir gradualmente o brilho ao ligar e desligar a lâmpada, respectivamente.

Simplicidade e deriva da elegância

A primeira coisa que chama sua atenção ao examinar o modelo Drift é seu design original. O compartimento da lâmpada é preto com detalhes azulados. Idealmente, ela se encaixa em qualquer interior, seja clássico de luxo ou moderno estritamente moderno.

Quanto à funcionalidade, não é rica. Mas um pequeno número de modos na quantidade de três partes simplifica bastante o gerenciamento. O controle de operação é realizado pressionando o interruptor mais comum.

Se você pressionar três vezes seguidas, a luz se apagará gradualmente por 37 minutos. Segundo o fabricante, este modo imita o pôr do sol natural. Isso afeta favoravelmente o bem-estar de uma pessoa e permite que você adormeça mais rapidamente.

O Power Drift é de apenas 7 watts. Seu custo, de acordo com as avaliações dos clientes, é um pouco caro. Portanto, o preço desta lâmpada LED inteligente é de 2.900 rublos, o que é bastante para uma funcionalidade tão modesta.

Despertador luminoso Holi SleepCompanion

Se você precisar restaurar e estabelecer um modo de suspensão, a propósito, comprar um Holi SleepCompanion será como nunca antes. Esse despertador inteligente será ativado lentamente no horário especificado pelo usuário.

Ao mesmo tempo, pode ser conectado a um grande número de aparelhos de ginástica. Por exemplo, uma lâmpada inteligente funciona muito bem com as pulseiras FitBit, Withings e JawnoneUP.

Graças a um algoritmo especial, o dispositivo de iluminação analisa os dados dos aparelhos de ginástica e ajusta a iluminação de modo a criar um sonho de qualidade, e o usuário acorda completamente descansado. Inicialmente, esta solução foi usada na NASA. Posteriormente, o produto foi colocado à venda e tornou-se disponível para clientes comuns.

Para controlar o Holi SleepCompanion, você pode usar qualquer dispositivo executando o iOS ou Android. A conexão é via módulo Bluetooth. O preço desta lâmpada é bastante alto e chega a cerca de 8.000 rublos.

Durabilidade e praticidade LIFX

Quando você precisa da máxima funcionalidade, o LIFX é a escolha perfeita. É equipado com um módulo Wi-Fi, que permite controlar o trabalho usando um tablet ou smartphone. Atenção merece o design do dispositivo de iluminação. Se você acredita nas palavras do fabricante, o LIFX servirá por um quarto de século.

O modelo permite que você organize rapidamente uma festa em casa. Afinal, o fabricante integrou o modo light music nele. A potência LIFX atinge 17 watts. Ao mesmo tempo, seu preço é bastante alto e chega a 6.000 rublos.

O que é um cartucho inteligente VOCCA?

Com o cartucho inteligente VOCCA, absolutamente qualquer lâmpada LED pode ser inteligente. É equipado com um módulo Bluetooth que permite controlá-lo remotamente.

Os desenvolvedores se oferecem para usar software especializado para iOS e Android. Um recurso útil é o reconhecimento pelo cartucho de sinais sonoros. Ou seja, você pode acender a luz da sala com algodão comum.

O preço de um cartucho inteligente é bastante adequado. Em muitas lojas online que operam na Federação Russa, o modelo é oferecido por 4.000 rublos.

O artigo a seguir, que recomendamos a leitura, familiarizará você com as regras e os princípios da seleção de dispositivos para organizar o gerenciamento de comunicações no Smart Home.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Lâmpada com alto-falante, Wi-Fi e módulo Bluetooth:

A iluminação inteligente é uma novidade que está se tornando cada vez mais popular a cada dia. Com sua ajuda, você pode tornar o interior de qualquer apartamento ou casa realmente confortável e aconchegante.

Além disso, muitos modelos podem melhorar o humor e normalizar o sono.Se você se familiarizar com a funcionalidade em detalhes, podemos dizer que esses dispositivos justificam totalmente o preço.

Conte-nos como você selecionou uma lâmpada inteligente para integração no sistema de controle de iluminação de sua própria casa / apartamento. Talvez você tenha informações interessantes que serão úteis para os visitantes do site? Escreva comentários, publique fotos, compartilhe informações e faça perguntas no bloco abaixo.

Os sistemas de controle podem incluir:
  • Receptores
  • Microcontroladores.
  • Sensores e outros elementos que são responsáveis ​​pelo comportamento da luz.

As lâmpadas controladas diferem das lâmpadas padrão, pois oferecem enormes oportunidades para seu controle. Graças ao uso da tecnologia sem fio, você pode controlar a luz na casa de qualquer lugar. Isso exigirá apenas um laptop ou outros dispositivos móveis.

É fácil conectar uma "lâmpada inteligente" comum:
  • Ele deve ser parafusado na base apropriada e ligue a lâmpada. No modo normal, emite luz branca quente.
  • Para liberar todo o potencial e as configurações, você precisará de um dispositivo móvel no iOS ou Android com o aplicativo instalado. A conexão com a lâmpada é via Bluetooth, portanto, você precisará se conectar à lâmpada encontrando o nome na lista de dispositivos Bluetooth.
  • Você deve iniciar um aplicativo em que possa escolher a cor de tons populares ou usar o espectro, ajustar o brilho, ativar efeitos adicionais, por exemplo, a ondulação da cor selecionada, uma luz estroboscópica e até o efeito de transfusão de cores do arco-íris com uma mudança na velocidade. As funções dependem da própria lâmpada.
As “lâmpadas inteligentes” LED podem ser divididas em duas variedades:
  1. Aqueles que respondem à presença de movimento na sala devido a diferentes sensores. Eles ligam e desligam quando necessário.
  2. Aqueles que podem ser controlados remotamente usando um aplicativo e smartphone especiais.

Eles também podem ser divididos por funcionalidade:
  • Sensor de luz embutido.
  • Mudança na temperatura da cor.
  • Controle de brilho.
  • Fornecer iluminação na ausência de eletricidade. A lâmpada possui uma bateria embutida.
  • Iluminação por controle de voz. Assim, em um dispositivo inteligente, uma função de reconhecimento de fala é implementada: ao expressar uma frase secreta, a luz se apaga ou acende e assim por diante.

As lâmpadas podem ter várias formas: "bolas", "velas", "peras" e a forma usual. Eles podem ser feitos com diferentes sociedades E27, E14 e outras.