Edifícios

Acionamento térmico para abertura automática da estufa

Você gosta de cultivar por conta própria, mas nem sempre é possível manter constantemente a temperatura ideal dentro de uma estufa ou estufa? Então foi para você que um dispositivo como uma unidade térmica foi criado. Com sua ajuda, a ventilação automática da estufa é garantida quando a temperatura nela é aumentada para determinados indicadores.

O que é uma unidade térmica?

O acionamento térmico realiza trabalhos de forma autônoma, com sua ajuda é possível obter uma excelente colheita. Durante o dia, o clima pode mudar várias vezes; como resultado, sem esse dispositivo, os jardineiros precisam manter independentemente a temperatura necessária na estufa, abrindo e fechando janelas e janelas.

Bem, se você der alguns passos para a estufa, e se ela estiver localizada atrás do local - não corra. O mecanismo de acionamento térmico é acionado para abrir a uma temperatura de 22 ° C, nos modelos com uma porta mais próxima da janela ou a porta é fechada a uma temperatura média de 30 ° C.

Principais recursos do dispositivo

O acionamento térmico pode ser usado não apenas durante a estação de crescimento, mas também na estação fria. Nesse caso, o dispositivo é instalado no sistema de aquecimento e sua principal tarefa é manter uma certa temperatura do ar e do solo. O mecanismo é operado por sensores especiais. Na estação quente, o atuador térmico fornece ventilação oportuna da estufa ou estufa, abrindo e fechando janelas e portas de forma independente.

Tipos de atuadores térmicos

O dispositivo projetado para instalação na porta é um mecanismo complexo, equipado com uma porta mais próxima.

Atuador térmico para folhas de janela

Modelos para folhas de janela realizam seu trabalho em um plano. As unidades térmicas universais, que podem ser instaladas na porta e na janela, constituem uma categoria separada - são consideradas as mais populares.

Igualmente eficaz é o uso de vários modelos ao montá-los em diferentes locais da estrutura. Este esquema permite a formação de fluxo de ar devido à tração natural.

E 2 tipos diferentes pelo princípio do trabalho:

  • Com mais perto - funciona na abertura e fecha quando a temperatura na estufa atinge acima de 30 ° C,
  • Sem mais perto - ele só funciona na abertura.

Benefícios do uso do dispositivo

Os fabricantes de dispositivos garantem a confiabilidade da unidade térmica. Modelos de alta qualidade funcionam sem problemas e fornecem ventilação oportuna na estufa.

A instalação e operação adequadas podem aumentar significativamente a vida útil da unidade térmica. O dispositivo não precisa de ajustes adicionais. O atuador térmico acabado inclui todos os elementos necessários para a instalação. A instalação do dispositivo não requer a participação de especialistas.

Recursos da instalação de um atuador térmico

No processo de instalação do dispositivo, é importante considerar que o mecanismo foi projetado para uma certa força de empurrão, devido à qual possui um curso limitado, portanto, não pode ser sobrecarregado. Ao projetar um sistema de ventilação, é recomendável instalar várias janelas ou janelas pequenas em vez de caixilhos maciços. Também é importante considerar o tipo de cultivo que você planeja cultivar, como para os tomates, são necessários rascunhos para evitar a contaminação tardia, mas em tais condições será difícil obter uma boa colheita de pepinos.

Vale lembrar - quando o dispositivo é acionado, seu fechamento forçado é inaceitável. Ao escolher um atuador térmico, é necessário levar em consideração a carga no dispositivo, bem como a distância de abertura do mecanismo. Antes de comprar, leia as recomendações para operar o atuador térmico. Alguns modelos exigem desmontagem para o inverno.

Mecanismo de ação elétrico

Nesses dispositivos, o mecanismo é acionado por um motor elétrico especial. O comando para ligar é dado pelo controlador, que, por sua vez, começa a trabalhar com base nas informações do sensor de temperatura.

As principais vantagens desses dispositivos incluem alta potência e a capacidade de criar sistemas inteligentes programáveis ​​que incluem vários sensores que podem determinar com mais precisão a temperatura da ventilação na estufa. Das deficiências de uma unidade térmica, vale a pena notar - a dependência da fonte de alimentação e o alto custo para um jardineiro comum. Além disso, o dispositivo não pode ser usado por muito tempo em condições de alta umidade.

Atuadores térmicos bimetálicos

Nos acionamentos térmicos bimetálicos, o princípio de operação é baseado nos coeficientes de expansão térmica devido ao uso de diferentes metais. Duas placas são presas juntas e, quando aquecidas, uma delas aumenta de tamanho, devido à qual a janela se abre.

A principal vantagem deste tipo de dispositivo é a simplicidade e autonomia, no que diz respeito às deficiências - baixa potência, devido às quais este modelo só pode ser usado para abrir as janelas.

Aparelhos pneumáticos

O mecanismo de ação dos atuadores térmicos pneumáticos baseia-se no fornecimento de ar aquecido ao pistão de acionamento a partir de um recipiente fechado. Quando o recipiente é aquecido, o ar expandido é fornecido através do tubo para o pistão, devido ao qual ajuda a abrir a janela ou porta. Em caso de queda de temperatura, o ar é comprimido e o pistão retorna à sua posição original, fechando a janela. Um modelo bastante comum no mercado, juntamente com máquinas hidráulicas para ventilação de estufas.

Máquinas de ventilação hidráulica

O atuador térmico hidráulico começa a funcionar devido ao movimento, alterando a balança no peso de um par de recipientes entre os quais o fluido se move. Nesse caso, o líquido começa a se mover entre os vasos, como resultado, a pressão do ar muda com a diminuição ou aumento da temperatura. A principal vantagem deste dispositivo é alta potência e não-volatilidade total.

Unidade térmica "Bumblebee" da empresa Kinplast

O atuador térmico Bumblebee é um desenvolvimento exclusivo da empresa Kinplast. A máquina automática apresentada para arejar estufas e estufas não tem análogos. O mecanismo de ação do dispositivo é baseado na hidráulica. Há um líquido dentro do atuador térmico, que se expande à medida que a temperatura aumenta, devido à qual a porta ou janela se abre. A máquina realiza uma abertura e um fechamento suave se a temperatura começar a cair.

A versatilidade do produto fornece a presença de um reservatório volumétrico no qual existe um líquido especial. O dispositivo é capaz de abrir e fechar vidraças ou estufas de policarbonato celular com um peso de até 15 kg. O mecanismo entra em ação a 16 ° C - a abertura gradual da janela começa a 32 ° C - fechando. O curso da haste é de 90 mm, devido ao qual a janela se abre em um ângulo de 85 °.

O atuador térmico Bumblebee é um dispositivo confiável para fornecer um microclima ideal dentro da estufa. A caixa é feita de aço inoxidável, de modo que o mecanismo suporta facilmente o excesso de pressão a uma temperatura do ar não superior a 50 ° C. O acionamento térmico não requer a assistência de especialistas na instalação, a instalação é facilmente realizada de acordo com as instruções anexadas ao produto.

Princípio de funcionamento

O atuador térmico responde a mudanças de temperatura na estufa. O dispositivo abre portas, janelas, janelas quando a temperatura sobe acima de um determinado valor. Há ventilação adicional da sala, como resultado do qual o regime de temperatura é normalizado. Nesse caso, o atuador térmico retorna ao seu estado original com o início do resfriamento.

De acordo com os métodos de operação que acionam o mecanismo de acionamento térmico, são diferenciados os seguintes, diferindo em princípios físicos.

  • Atuador térmico elétrico. Os principais elementos deste dispositivo são uma unidade de controle eletrônico (controlador), sensores de temperatura e ventiladores. As informações dos sensores de temperatura são analisadas pelo controlador e o programa seleciona o modo mais racional de operação das unidades de ventilação. A eficiência do atuador térmico elétrico não depende do tamanho e tipo de construção das estufas. A estufa ajusta rapidamente a temperatura desejada. No entanto, a necessidade de fornecimento de energia limita sua aplicabilidade, especialmente em áreas suburbanas afastadas das cidades.
  • Atuador térmico baseado na diferença de expansão linear de metais. Esse sistema consiste em uma placa bimetálica na qual são coletados metais com um coeficiente de expansão linear diferente. Quando aquecida, essa placa se dobra e pressiona o atuador, abrindo, por exemplo, uma janela. Independência de fatores externos (fonte de alimentação), facilidade de instalação e baixo custo de operação são as principais vantagens deste sistema. As desvantagens são a transferência de uma grande quantidade de calor para garantir a operacionalidade (inércia térmica), baixa potência e difícil seleção de materiais que funcionam bem em uma determinada faixa de temperatura.
  • Atuador térmico baseado nos princípios de hidráulica e pneumática. A diferença entre eles está no estado do fluido de trabalho - líquido ou ar.

A uma certa temperatura, por exemplo, cerca de 22 °, um líquido especial começa a se expandir bastante e empurra com força a haste conectada à janela, janela ou porta. Quando a temperatura cai, a haste retorna com uma mola de retorno. Juntamente com a independência de uma fonte de energia, outra vantagem de uma unidade térmica é a facilidade de instalação e a capacidade de trabalhar com elementos maciços do projeto da estufa. O alto custo e o fechamento lento com uma queda acentuada de temperatura limitam seu uso em pequenas estufas.

Diferenças de design

A opção mais comum na prática é aquela em que um fluido é usado como fluido de trabalho, que começa a se expandir fortemente em volume a temperaturas acima de 23 ° C. O kit do dispositivo inclui, além da unidade térmica, todos os elementos necessários para sua instalação:

  • conjunto de acionamento térmico com um atuador,
  • mais perto - um sistema de alavanca que abre / fecha uma porta, folha de janela, janela, estrutura de uma estufa,
  • uma mola (pode haver várias), como parte de uma aproximação, criando uma condição para uma abertura suave e usando sua energia elástica para fechar,
  • suportes para fixação à estrutura da estufa e ao corpo do objeto aberto pela unidade térmica (janelas, respiradouros, portas e outros tipos),
  • grampos para montagem dos rolamentos de esferas dos suportes nas extremidades do atuador térmico e na mola,
  • prendedores, por exemplo, parafusos autorroscantes.

Nas versões caras dos atuadores térmicos, são utilizadas molas a gás em vez das molas convencionais, proporcionando um fechamento mais denso e suave.

Instalação da unidade térmica

A sequência de instalação é a seguinte.

  • O atuador térmico deve ser montado em um estado de refrigeração, para que o comprimento de saída da haste de trabalho seja mínimo. Pode ser colocado por algum tempo na geladeira (não no freezer!).
  • Verifique como a porta, janela ou moldura se fecha livremente. Se houver alguma interferência, eles devem ser removidos. Se necessário, lubrifique as dobradiças.
  • Em seguida, marque os locais onde os suportes serão instalados. É importante encontrar locais adequados na folha de abertura e na estrutura fixa da estufa. Colocar o suporte na faixa deve garantir o curso completo da haste do atuador térmico.
  • Depois de fixar o suporte na peça de abertura, você deve marcar os pontos de montagem dos suportes em uma estrutura fixa. É importante garantir a abertura máxima da faixa de acordo com o maior comprimento da haste retrátil do atuador térmico.
  • Coloque as extremidades da mola e o atuador térmico.
  • Conecte os clipes aos rolamentos de esferas nos suportes. A fixação deve começar com os suportes localizados na parte fixa da estrutura e terminar com a fixação na faixa móvel.
  • Após o teste, o atuador térmico está pronto para operação.

Os recursos de design de alguns tipos de atuador térmico podem fazer alterações na sequência de ações durante a instalação.

Critérios para a escolha de máquinas de ventilação para estufas e estufas

Freqüentemente, são desperdiçadas finanças consideráveis ​​gastas em uma unidade térmica cara: o dispositivo se recusa a trabalhar devido a grandes deformações na estrutura, não pode ser instalado na estrutura da estufa e uma unidade térmica normalmente em operação não resiste à temperatura e umidade das plantas plantadas na estufa. Como resultado, perda de rendimento, não amadurecimento de frutas no prazo.

Os métodos de organização da ventilação com a ajuda de sistemas de ventilação automática diferem dos tipos de culturas cultivadas em estufa. Assim, por exemplo, a tecnologia agrícola para o cultivo de tomates é diferente da tecnologia para o cultivo de pepinos. Para o crescimento dos tomates, um clima seco a uma determinada temperatura é importante. Pepinos amam um clima úmido sem excesso de calor.

Em termos disso, os métodos de ventilação são diferenciados - para os tomates, a ventilação é realizada por fluxo direto, abrindo as portas, e para os pepinos, o movimento do ar ocorre de cima das aberturas e travessas para manter a umidade na camada inferior, perto do solo.

Após determinar o número de atuadores térmicos instalados na porta ou nas aberturas de ventilação, eles seguem para a seleção de modelos com recursos de design, dependendo do local da instalação. Existem unidades térmicas que só podem ser instaladas nas janelas. Mais universal e, consequentemente, caro, pode ser equipado com todos os elementos de construção de estufas de abertura.

O principal parâmetro para a escolha de uma máquina de ventilação é sua força de abertura. Um alto valor desse parâmetro garantirá maior resistência a cargas de vento adicionais, a dobradiças desgastadas em portas e janelas.

Você pode usar as seguintes recomendações para escolher um atuador térmico para a força de abertura:

  • quando a estufa está localizada em uma seção fechada dos ventos, ao usar portas e janelas com peso não superior a 3 kg, uma máquina automática é suficiente para ventilação com uma força de abertura de até 7 kg,
  • se a estufa estiver localizada na zona de atividade moderada do vento (até 8 m / s), para tamanhos padrão de portas e folhas de janelas, uma força de abertura de 20 a 30 kg é suficiente,
  • em altas cargas de vento (de 8 m / se 13 m / s), dependendo do tamanho das folhas da janela e das características de peso das portas, a força para abrir as unidades térmicas precisará de 30 kg a 100 kg.

Parâmetros dos modelos de atuadores térmicos em comparação

Inúmeras lojas que vendem este produto em Moscou e em outras cidades russas oferecem uma ampla gama de máquinas de ventilação automática para estufas, nacionais e estrangeiras. É quase impossível determinar o fabricante entre um grande número de produtos chineses, que podem estar sob qualquer marca de uma empresa conhecida. Portanto, as especificações se aplicam apenas aos nomes dos modelos.

Modelo Comfort AERO

Área de forçaporta, qualquer janela
Magnitude do esforço desenvolvido100 kg
Faixa de temperatura operacionalde -50 ° С a + 60 ° С
Condições de invernotiro de inverno não é necessário
Comprimento do curso da hastemáximo 90 mm
Temperatura inicial
na abertura23 ° C
fechar22 ° C

Modelo "Vent - L 001"

Área de forçaporta, qualquer janela
Magnitude do esforço desenvolvido100 kg
Faixa de temperatura operacionalde –40 ° С a + 60 ° С
Condições de invernotiro de inverno não é necessário
(a T 60 ° С
Condições de invernonenhuma informação confiável
Comprimento do curso da haste30 mm
Temperatura inicial17 ° С - 25 ° С, ajustável

Modelo TP - 440

Área de forçajanela de elevação
Magnitude do esforço desenvolvido7 kg
Faixa de temperatura operacionalde –50 ° С a + 60 ° С
Condições de invernotiro de inverno não é necessário
Comprimento do curso da haste900 mm no máximo
Temperatura inicial23 ° C

Modelo "Dusya San"

Área de forçajanela de elevação
Magnitude do esforço desenvolvidoaté 7 kg
Faixa de temperatura operacionalde 0 ° С a + 50 ° С
Condições de invernonão usado no inverno
Comprimento do curso da haste100 mm
Temperatura inicial15 ° C - 25 ° C

Modelo "UFOPAR"

Área de forçaabertura da porta
Magnitude do esforço desenvolvido100 kg
Faixa de temperatura operacionalde –40 ° С a + 60 ° С
Condições de invernotiro de inverno não é necessário
Comprimento do curso da haste70 mm (ângulo 90 °)
Temperatura inicial16 ° C - 25 ° C

Recomendações para garantir uma operação longa e sem problemas da unidade térmica

  1. Instale o atuador térmico em estrita conformidade com as instruções anexadas à documentação técnica para a operação do dispositivo.
  2. Ao operar a unidade térmica em condições climáticas com condições difíceis de vento, medidas devem ser tomadas a partir da destruição do dispositivo pelo vento. É necessário equipar a faixa de abertura com um cabo restritivo, tornando impossível abri-la no máximo mais do que a extensão total da haste de trabalho da máquina de ventilação.
  3. A força de abertura deve ser proporcional ao peso e às características gerais da janela, janela, porta. Com esforço, por exemplo, uma janela de quilograma será suspensa mesmo com um leve vento. Todas as juntas articuladas da estrutura quebram-se rapidamente e, durante o resfriamento, essa janela não fornece um fechamento apertado da penetração de ar frio na estufa. Uma janela com muita carga reduzirá a vida útil do ventilador automático.
  4. Os detalhes do projeto do atuador térmico são feitos de materiais com resistência à corrosão (aço inoxidável, ligas de alumínio e outros) ou revestidos com, por exemplo, zinco ou cromo (barra de ventilação). A haste cromada pode ser protegida contra condensação por gotejamento por uma posição mais baixa em relação à folha de abertura. O condensado será drenado livremente sem encontrar obstáculos em seu caminho.

Métodos de fabricação DIY para um atuador térmico

Muitos proprietários de estruturas de estufas, que desejam economizar em manutenção e obter uma colheita decente, fornecem a abertura automática das folhas da janela na estufa com as próprias mãos. É importante para os usuários que desejam instalar uma unidade térmica por conta própria que a confiabilidade deste dispositivo seja muito alta. A menor falha pode levar a uma violação do microclima dentro da estufa. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento biológico das plantas e, em alguns casos, causar sua morte.

As variantes do surgimento de novas idéias não são excluídas, mas, neste caso, é melhor basear-se em soluções construtivas testadas e testadas.

Atuador térmico do amortecedor a gás para automóveis

Para a fabricação de um dispositivo para ventilação de uma estufa, serão necessários os seguintes materiais e ferramentas:

  • amortecedor a gás de um carro,
  • um tubo de cobre com um bico de alta pressão em uma extremidade,
  • extintor de pó receptor de óleo,
  • válvula de drenagem de óleo,
  • furadeira elétrica
  • um ferro de solda com todos os materiais para executar a tecnologia de solda,
  • mola de tensão / compressão,
  • conjunto de ferramentas de bancada.

A sequência (aproximada) do trabalho na descrição a seguir.

  • No corpo do amortecedor, um local é escolhido para abrir o orifício e abaixar através dele a mistura de gases contida no interior. A melhor opção seria manter a dobradiça no design do amortecedor, a fim de realizar essa operação tecnológica diretamente através de seu eixo. A dobradiça pode então ser usada para fixar uma das extremidades da mola.
  • Para obter um furo de qualidade, no qual um tubo de cobre será inserido, é necessário preparar uma superfície perpendicular ao eixo da broca. Esta operação pode ser realizada com um arquivo de bancada.
  • Importante: ao perfurar, é imperativo usar óculos, pois os cavacos resultantes podem lançar excesso de pressão na face do gás no amortecedor.
  • Após a ventilação do gás, o amortecedor deve ser lavado com óleo hidráulico (continuará a desempenhar o papel de um fluido de trabalho). Esta operação protegerá o mecanismo contra possível entrada de cavacos e como resultado do desgaste do pistão do amortecedor.
  • Antes de soldar a superfície do tubo de cobre e a zona de brasagem do amortecedor, descasque, desengordure e estanho. A solda é melhor realizada com uma solda suave que não requer aquecimento a altas temperaturas. Isso reduzirá o risco de deformação do cilindro do amortecedor.
  • Depois de soldar um tubo de cobre no amortecedor, o receptor deve ser modificado, por exemplo, um receptor de óleo de um extintor de pó. Na parte inferior, faça um orifício rosqueado para equipar uma grua para drenar / encher óleo e controlar a presença de ar no sistema. Se necessário, modifique o acoplamento do mamilo do tubo de cobre (alinhe o comprimento da peça rosqueada com o mamilo).
  • Monte um atuador térmico de fabricação própria, adapte-o com uma mola de retorno, encha o tanque com óleo hidráulico, deslocando completamente o ar nele. Antes de operar em casa de vegetação, realize testes de como o movimento da haste responde às mudanças de temperatura.

Abridor de garrafas de plástico

A versão mais simples dos materiais improvisados ​​mais comuns pode ser usada para abrir pequenas janelas de dispositivos compactos de efeito estufa.

Os seguintes materiais serão necessários:

  • Garrafa de plástico de 5 litros
  • Garrafa de plástico de 1 litro
  • Tubo flexível de PVC
  • dois tubos de conexão,
  • alavanca móvel de material leve, como madeira,
  • uma mola, uma extremidade da qual está montada em uma alavanca móvel, a outra em uma estrutura fixa da estufa.
  • cola - selante,
  • filme plástico preto.

Para fabricar um atuador térmico a partir dos materiais acima, é recomendável executar as seguintes etapas.

  • Selar uma grande garrafa de plástico com uma tampa equipada com selante não adesivo. Faça um furo no fundo da garrafa, fazendo uma conexão com o bico através dele, colocando-o na cola. Um dispositivo em funcionamento só terá garantia de que o ar externo não entre nas garrafas.
  • Faça o mesmo com uma pequena garrafa de plástico. Conecte as garrafas com um tubo de PVC firmemente montado nos bicos.
  • Para aumentar o efeito da absorção da luz solar, uma garrafa grande deve ser embrulhada em um filme preto.
  • Cubra a pequena garrafa de plástico com a alavanca móvel. Sob a ação da mola, o plástico da garrafa entrará em colapso e, no estado inicial, a janela será fechada.
  • À medida que a temperatura aumenta, o ar na garrafa grande se expande e preenche o volume da pequena garrafa de plástico. Sob sua influência, ela começará a restaurar a forma, enquanto levanta a alavanca móvel. A janela será aberta, o que proporcionará troca de ar na estufa. Quando a temperatura cai, a mola retornará a alavanca ao seu estado original, enrugando novamente a garrafa.

Movimentação térmica de um recipiente de metal e uma bola de borracha (bola)

A fabricação do mecanismo exigirá os seguintes materiais:

  • use cilindros de metal ou latas herméticas como acumulador de ar (de preferência feito de alumínio com boas propriedades de condução de calor),
  • um pedaço de policarbonato restante após a instalação da estufa,
  • bola de borracha ou bola
  • um pedaço de mangueira flexível e durável que não se estique sob a influência de alta pressão,
  • um pedaço de arame grosso,
  • espuma de folha, usada em embalagens,
  • chapa metálica
  • linha de pesca grossa
  • fita adesiva, selante.

Uma variante do dispositivo dos materiais acima é apresentada no diagrama:

O ar aquecido no recipiente, em expansão, enche a bola de borracha, que, aumentando de volume, aciona o pistão e todo o sistema de alavancas para elevar a folha da janela.

Note-se as características da fabricação de alguns elementos estruturais associados às propriedades dos materiais utilizados. O cilindro é feito rolando em um rolo de policarbonato e fixando a forma cilíndrica usando fita adesiva. O uso de policarbonato é muito útil aqui. O baixo coeficiente de atrito elimina praticamente o bloqueio do pistão.

O pistão é um fio rígido e grosso com um círculo de espuma bem ajustado. A luva-guia também é feita de poliestireno, mas com uma pequena folga para o curso livre do pistão.

O sistema de alavancagem consiste em um braço oscilante feito de chapa, que é conectada à janela com uma linha de pesca grossa e durável.

Os desenhos acima abrangem apenas parte das opções de como criar seu próprio dispositivo para abrir automaticamente janelas em uma estufa. Além deles, o elevador de gás de uma cadeira de escritório, paradas de troncos de alguns modelos de carros, bombas manuais de máquinas antigas e outros dispositivos técnicos que a imaginação do mago pode se transformar em um ventilador automático para estufas são usados ​​como elementos básicos para a fabricação de uma unidade térmica.

Alguns deles exigem uma abordagem mais fundamental, por exemplo, como adaptar o amortecedor para abrir a estufa automaticamente do carro. Outros mais simples, por exemplo, baseados em garrafas plásticas, são projetados para uso em um curto período de tempo.

Em grandes fazendas, onde grandes complexos de estufa são usados, dificilmente é possível fazer uma unidade térmica com suas próprias mãos, o que é necessário para todas as ocasiões. Mas os residentes de verão, por suas pequenas estufas e viveiros, como um modo de economia, podem se dar bem com dispositivos caseiros. Especialmente se a estrutura for feita de policarbonato. Leve, não requer muito esforço para levantar as folhas da janela.

A necessidade de ventilação: razões

Para cultivar um grande número de produtos de qualidade, os jardineiros e jardineiros devem fornecer as condições mais confortáveis ​​para suas terras. O trabalho da estufa é manter as condições ideais para o crescimento e desenvolvimento dos vegetais. Para fazer isso, ele executa as seguintes funções:

  • mantém uma temperatura que deve ser de pelo menos vinte e dois graus de calor,
  • mantém a umidade ideal do ar, única para cada tipo de planta,
  • fornece arejamento.

Para realizar o processo de normalização de indicadores necessários como temperatura e umidade, as plantas devem "tomar banho de ar".

Alguns anos atrás, a ventilação era realizada abrindo janelas e portas. Mas hoje existem dispositivos para abrir e fechar janelas automaticamente em estufas. O método padrão de ventilação não é totalmente adequado para o funcionamento normal das plantas. Como o calado é uma queda acentuada de temperatura e umidade na sala, o que pode ser prejudicial à cultura.

Além do fato de a auto-ventilação controlar os parâmetros climáticos necessários, é capaz de impedir a penetração de bactérias e fungos nocivos na estufa. É por isso que, para economizar seu tempo pessoal e um microclima normal, é recomendável instalar unidades térmicas em estufas, elas fornecerão ventilação de alta qualidade, porque todo agricultor sabe que a presença de ar fresco é a chave para o rápido crescimento das plantas.

Recursos e benefícios

O dissipador de calor é um fechamento automático que inicia seu trabalho quando a temperatura do ar na estufa aumenta, abrindo a janela. Em outras palavras, seu princípio de operação é baseado no fato de que a janela se abre quando a temperatura das culturas é muito alta. O auto-ventilador tem características positivas como:

  • você não precisa monitorar constantemente a temperatura na estufa,
  • para funcionar, o ventilador não precisa estar conectado à rede elétrica,
  • o equipamento automático de abertura automática para janelas pode ser adquirido em qualquer loja de construção ou de jardinagem, bem como fabricado com suas próprias mãos.

Antes de comprar um atuador térmico, não ignore o recurso de instalação e uso do ventilador. É importante saber que a força durante a abertura e o fechamento da abertura da janela não deve ser superior a cinco quilogramas. A unidade térmica consiste em dois elementos, o primeiro dos quais está fixado na parede da estufa e o segundo na janela ou porta. As características do ventilador incluem o fato de que a cavidade dentro dele está cheia de líquido. É este momento crucial para a necessidade de abrir ou fechar uma janela. É por isso que não é necessário desmontar o auto-ventilador em elementos separados, pois isso pode prejudicar seu design. O dispositivo funciona totalmente apenas se tiver a quantidade necessária de fluido.

Importante! Uma vantagem deste dispositivo também é o fato de poder ser usado em uma estufa feita de policarbonato e em uma "cúpula" de outro material e formato.

Características e princípio de operação

Qualquer que seja o tipo de atuador térmico usado, sua principal tarefa é ventilar adequadamente a sala enquanto aumenta o limite máximo de temperatura permitido. Se esse indicador diminuir para a norma ideal, o controlador fecha a porta e a janela. Uma unidade de temperatura é um dispositivo que consiste em duas partes, como:

  • sensor de temperatura
  • o mecanismo que aciona este dispositivo.

Esses componentes podem ser posicionados e projetados de diferentes maneiras.

A abertura automática também pode ser complementada com uma porta mais próxima e uma fechadura, responsáveis ​​pela densidade de fechar os orifícios durante a auto-ventilação.

Existem vários tipos de máquinas de ventilação automática para estufas, que diferem no mecanismo de operação.

  • Volátil. Este acionamento elétrico aciona o motor. A função de ligar o dispositivo é realizada pelo controlador, ele é capaz de responder rapidamente ao sensor de temperatura. As vantagens deste atuador térmico incluem a programação de seus parâmetros a critério do usuário. Como desvantagem, podemos distinguir sua dependência da eletricidade, com a qual ocorrem frequentemente falhas.
  • Bimetálico. Seu dispositivo inclui várias placas de metal interconectadas. Cada componente é caracterizado por uma reação a uma mudança na temperatura do ar. As dimensões do primeiro aumento, enquanto o segundo, pelo contrário, diminui. Esse recurso permite abrir facilmente a janela para realizar ventilação e na ordem inversa. Este sistema é simples e autônomo, mas ao mesmo tempo apresenta a desvantagem de baixa potência para abrir e fechar.
  • Pneumático Atualmente, essa espécie é considerada a mais comum. A base de seu trabalho é o fornecimento de ar aquecido ao sistema de pistão.De um contêiner aquecido e selado, o ar é enviado para uma unidade de pistão, montada para acionar todo o mecanismo. As desvantagens do dispositivo incluem apenas o fato de que é bastante difícil fazê-lo você mesmo.
  • Hidráulica Ele tem um design simples e, portanto, é frequentemente usado nos últimos anos. Sua base são dois navios comunicantes. O líquido do primeiro ao segundo é transmitido quando a pressão do ar muda, quando é aquecida e resfriada. As características positivas do dispositivo incluem seu bom poder, não volatilidade e facilidade de montagem. Nenhuma falha foi notada.

Os atuadores térmicos têm as seguintes características positivas:

  • confiabilidade - graças aos materiais de alta qualidade dos quais o dispositivo é fabricado, os abridores de automóveis suportam uma pressão enorme, os produtos são bastante duráveis, resistentes a ventos fortes e a uma tentativa acidental de fechar a porta manualmente,
  • longa vida útil
  • falta de ajuste,
  • universalidade de uso,
  • a capacidade de instalar sem habilidades profissionais.

Muitas pessoas pensam que a fabricação independente de um atuador térmico é uma tarefa impossível. Mas essa não é a opinião correta, pois na prática tudo parece muito mais simples do que parecia. Para concluir o trabalho, é necessário gastar tempo, esforço e também aplicar o conhecimento apropriado.

A auto-ventilação do tipo faça você mesmo pode ser feita de várias maneiras.

De um cilindro de uma cadeira de computador

Usar objetos em mãos para criar algo útil é interessante, prático e eficaz. As principais regras ao trabalhar são consistência e clareza de execução. Para a fabricação de um dispositivo de ventilação, é necessário retirar um cilindro de uma cadeira de computador; de um lado, há uma haste de aço, no segundo - de plástico. O processo inclui as seguintes etapas:

  • vale a pena puxar a vara de plástico,
  • o cilindro precisa ser aliviado da pressão por dentro, colocando um pino de metal nele,
  • o cilindro é cortado por um moedor,
  • é necessário remover cuidadosamente a haste do aço sem danificá-la,
  • A rosca M8 é colocada na haste por segurança, e a peça é presa em um torno,
  • das partes internas do cilindro, será necessário usar apenas uma luva, que é colocada no lugar, e um pistão de alumínio, do qual são retirados anéis emborrachados,
  • cada elemento deve ser limpo lavando gasolina,
  • insira cuidadosamente a haste na manga, cuja extremidade deve estar do lado de fora,
  • na rosca existente, é necessário apertar a porca, projetada para segurar a haste,
  • então uma haste de alumínio é inserida,
  • uma porca alongada é colocada na rosca da haste,
  • o plugue deve ser inserido e conectado às alavancas de controle,
  • o sistema deve ser preenchido com óleo do motor.

Assim, o inversor térmico estará pronto para usar e executar suas tarefas imediatas.

Unidade térmica DIY para estufas

A principal tarefa ao cultivar vegetais e ervas em uma estufa é criar e manter um microclima ideal. Em outras palavras, uma quantidade suficiente de ar fresco deve entrar na sala, mas a temperatura interna não deve diminuir.

Nota: Alguns proprietários de estufas simplesmente abrem janelas ou portas para aumentar o fluxo de ar que entra. Como resultado, um rascunho é formado, o que afeta negativamente a condição das plantas e pode até causar a morte de espécimes especialmente caprichosos.

Consequentemente, a tarefa do proprietário da estufa é a abertura e o fechamento oportuno dos orifícios de ventilação. Isso, por sua vez, requer uma presença permanente no site. Mas e aqueles que vêm ao país apenas nos fins de semana e não conseguem controlar a ventilação? É nesse caso que a unidade térmica é útil - um dispositivo compacto que funciona no modo automático, abrindo e fechando as saídas de ar, se necessário.

Tipos e recursos de design

Os acionamentos térmicos para estufas industriais têm a mesma aparência. Os dispositivos caseiros são outra questão, para a fabricação da qual artesãos folclóricos adaptaram os mais diversos materiais improvisados.

Como não é difícil comprar e instalar uma unidade térmica acabada, consideraremos os principais tipos de estruturas caseiras:

  1. Do amortecedor a gás: neste caso, o óleo de automóvel é usado como fluido de trabalho. Para a fabricação, você precisará de um pistão de amortecedor, dois guindastes e um tubo de metal no qual o óleo estará. A haste do amortecedor está presa à janela. Um guindaste é colocado de um lado do tubo para encher o óleo e, do outro, a mesma válvula pela qual o óleo será drenado. O fundo da mola a gás é cortado e firmemente preso ao tubo. Ao conectar esse dispositivo à janela, você terá certeza de que a ventilação será realizada dentro do prazo: o óleo, em expansão, elevará a haste e a retornará à sua posição original ao esfriar.
  2. De uma garrafa de plástico: Essa opção de orçamento é ótima para pequenas estufas que se abrem com apenas algumas janelas. Para a fabricação, você precisará de duas garrafas de plástico (5 e 1 litro), uma pequena película plástica preta, um pedaço de tábua de madeira, dois canos e um metro de PVC de pequeno diâmetro. Um orifício é perfurado no centro da parte inferior de uma garrafa de cinco litros limpa e seca. Um tubo é inserido nele e conectado a um tubo de PVC. Para que o recipiente fique completamente apertado, é melhor cobrir todas as juntas com graxa térmica. O restante do tubo que sai do fundo é inserido em uma garrafa de litro. É melhor fazer isso através de um furo no telhado. Em seguida, você precisa embrulhar um recipiente grande com filme preto e pendurá-lo sob o teto. Uma pequena garrafa está pendurada ao lado da folha da janela. Uma tábua de madeira é pregada no painel de popa com uma borda e a segunda é colocada acima da garrafa de litro, para que amasse. Como resultado do aquecimento de uma grande capacidade, o ar quente começará a fluir para uma pequena garrafa. Sob a ação do oxigênio expandido, ele endireitará e elevará a prancha, o que empurrará a estrutura para fora.
  3. De balões e bola: Outro tipo simples de dispositivo caseiro para ventilar a estufa. Para fazer isso, você precisará de uma pequena caixa de madeira com uma tampa, uma bola, uma mangueira, uma placa e dois cilindros. Uma mangueira está conectada aos cilindros de conexão e seu comprimento deve corresponder à altura da estufa. A segunda extremidade da mangueira é colocada no bico da bola esvaziada. A bola deve ser colocada na caixa e fechar a tampa. Nós batemos o quadro na tampa e o conectamos ao painel de popa. Os cilindros são suspensos no teto e a caixa com a bola é instalada sob a janela. Os cilindros, aquecendo, começarão a fornecer ar quente através de uma mangueira para a bola. Ele faz beicinho, abre a tampa e uma tábua pregada abre a janela.

Todos esses tipos de dispositivos caseiros para a estufa são bastante simples de fabricar, mas não esqueça que eles não têm uma vida útil longa, especialmente para projetos de garrafas. Portanto, se você deseja criar um design mais confiável, precisará usar materiais mais duráveis.

Como fazer uma unidade térmica você mesmo

Existem muitas opções para fabricar um atuador térmico caseiro. Alguns dos mais simples que citamos acima. Mas, se sua estufa for grande e você planeja usar um dispositivo de ventilação automática por um longo tempo, oferecemos várias outras opções para unidades térmicas caseiras.

Para fabricá-los, você precisará de mais materiais e tempo, mas, ao mesmo tempo, garantirá que um dispositivo caseiro dure sem falhas por muito tempo.

De uma cadeira de escritório e outros materiais

Uma cadeira de computador antiga é uma fonte de excelentes matérias-primas para fazer uma unidade térmica durável e confiável para a estufa.

Nota: Em qualquer cadeira de escritório, existe um cilindro de elevação especial (elevador de gás), com o qual você pode ajustar a altura de aterrissagem. É esse detalhe que usaremos como base para um dispositivo caseiro.

Para fazer uma unidade térmica a partir de uma cadeira de escritório, você precisará do cilindro, de um torno, de um tubo de metal, de um moedor, de uma máquina de solda e de um óleo de máquina (Figura 2).

A montagem é realizada da seguinte maneira:

  1. A extremidade da haste de plástico é presa em um torno e puxada para fora. Você deve ver o pino da válvula dentro.
  2. Em seguida, prenda o eixo de metal em um torno (diâmetro 8 mm e altura 6 cm). Nesse eixo, você precisa inclinar o cilindro e sangrar todo o ar dele.
  3. O moedor cortou o cilindro com um cone e aperte a haste. Nesse estágio, deve-se tomar cuidado para não danificar acidentalmente a superfície da peça e seu manguito.
  4. Na haste, é necessário cortar a rosca M8 e instalar o revestimento interno do cilindro de volta. Todos os componentes da peça de trabalho devem ser cuidadosamente enxaguados para que não fiquem lascas de metal.
  5. Insira a haste na luva e remova-a cuidadosamente do cilindro, para que a glândula não seja danificada acidentalmente durante o processo.
  6. Uma porca é parafusada na haste para que durante a operação a haste não caia no cilindro. Em seguida, é necessário inserir o pistão de alumínio no interior e na extremidade externa - solde firmemente o tubo.
  7. Na fase final, uma porca M8 é parafusada na rosca da haste e conecta a haste à janela com um garfo.
Figura 2. Tecnologia de fabricação do atuador térmico caseiro

Agora, resta apenas instalar a estrutura no local escolhido e adicionar óleo do motor ao sistema. Quando aquecido, o óleo acionará a haste, que abrirá o painel de popa e, quando resfriado, o líquido começará a se comprimir e o painel de popa será fechado.

Do amortecedor

Um amortecedor de automóvel comum também pode ser transformado em uma unidade térmica para uma estufa, mas deve-se ter em mente que esse detalhe precisará de algum refinamento (Figura 3).

Primeiro, o gás deve ser liberado do amortecedor. Para isso, um orifício é perfurado, uma linha é cortada e uma mangueira do sistema de freio é inserida no orifício. Em seguida, você precisa criar um receptor para a unidade. Se você possui habilidades para trabalhar metais, pode fazer você mesmo ou encomendar uma peça de um torneiro de acordo com os desenhos prontos.

Quando todas as peças estiverem prontas, você precisará deslocar o ar do amortecedor e derramar óleo nele. É importante garantir que a haste esteja completamente submersa no fluido. Na fase final, basta verificar o aperto das conexões do sistema e instalar o dispositivo na janela.

Figura 3. Esquema de fabricação de um dispositivo a partir de um amortecedor

É melhor instalar esse dispositivo sob o teto, onde o ar esquenta mais rapidamente. Assim, o óleo do motor começará a se expandir mais rapidamente, acionará a haste e abrirá a janela.

Montagem de um atuador térmico em uma estufa

Depois que você comprou ou fez uma unidade térmica com suas próprias mãos, resta apenas instalar o dispositivo corretamente. Esse processo também requer certo conhecimento, mas preparamos uma instrução passo a passo para você, que o ajudará a colocá-lo corretamente na estufa (Figura 4).

A instalação do dispositivo é realizada da seguinte maneira:

  1. Verifique a facilidade de abrir a janela ou porta. Para que o aparelho funcione corretamente, a faixa deve abrir sem muito esforço.
  2. Na faixa, faça uma marca do local para futura fixação do mecanismo. É importante considerar que o material deve se mover dentro de 8 a 10 centímetros.
  3. Faça um furo e conecte o suporte para o atuador térmico.
  4. Em seguida, conecte a mola ao quadro e a unidade térmica na parede da estufa. Por esse motivo, mesmo quando a faixa estiver totalmente aberta, o dispositivo funcionará corretamente e não começará a se mover.
  5. Na fase final, conecte o dispositivo em si e é melhor montá-lo sob o teto ou na parede oposta à janela que se abre.
Figura 4. Diagrama de instalação do dispositivo

Quando a instalação estiver concluída, basta verificar a operação correta do dispositivo. É importante que nenhuma das partes do atuador térmico esfregue contra as paredes ou a estrutura da estufa.

Se você comprou um atuador térmico pronto na loja, a tarefa é ainda mais simplificada, pois as instruções de desenho e instalação são necessariamente fornecidas com o dispositivo.

Instruções detalhadas para a fabricação de uma unidade térmica a partir de materiais improvisados ​​são fornecidas no vídeo.