Casa particular

Altura do teto em uma casa particular

Você está usando um navegador desatualizado. Este e outros sites podem não ser exibidos corretamente.
Você deve atualizar seu navegador ou tentar outro.

Participe de crônicas de isolamento suburbano com FORUMHOUSE

Ficar em casa fora da cidade é legal: você pode andar no seu site quantas vezes quiser sem consequências, e também pode fazer reparos, resolver escombros no sótão, cuidar do jardim, organizar um jardim, fazer uma oficina, construir um bunker em caso de apocalipse, em geral, de quem você gosta. Temos certeza de que muitos de vocês terão uma lista de conquistas durante a quarentena e realmente queremos que você os compartilhe, apoiando e inspirando membros do fórum.

Participe do nosso projeto "Sentado em casa" e você poderá obter uma serra sem fio poderosa como presente!

Normas estabelecidas

  • De acordo com as normas e regras legais de construção (SNiP), a altura do teto em instalações residenciais deve ser de pelo menos 2,5 metros. Esses padrões foram colocados em operação por um longo tempo; portanto, essa é exatamente a altura dos tetos nos edifícios da antiga construção.
  • No novo SanPin de 2010, os padrões de altura do teto NÃO são indicados, o que permite ao proprietário variar esses valores a seu critério.

Altura ideal do teto

Ao projetar a altura dos tetos em uma casa particular em construção, é necessário contar com a área de futuras instalações.

  • Tetos com uma altura de 3 metros não são adequados para salas pequenas, bem como uma altura de 2,5 metros em um salão espaçoso.

Como ser Você deve se lembrar de uma regra simples - quanto maior a sala, mais alto o teto.

  • Os valores médios das alturas dos tetos variam entre 2,7 e 3,2 m, mas não busque uma altura mais alta.

Sim, quartos espaçosos com tetos altos são bonitos e permitem que você se sinta livre.

Mas existem algumas desvantagens:

  • Em primeiro lugar, os tetos altos aumentarão significativamente o custo de construção e operação de uma casa.
  • Aquecer uma sala espaçosa será difícil e caro.
  • Qualquer reparo ou mesmo substituição de uma lâmpada em um teto muito alto pode ser um problema.

A melhor opção seria escolher a altura média do teto - de 2,6 a 3 metros. Esses números ajudarão a manter a amplitude dos quartos e os custos de construção serão mínimos.

Leia outros artigos da seção

Você está lendo este artigo com o objetivo - obter a posse de uma casa sólida e respeitável em pouco tempo, o que lhe proporcionará uma vida confortável e o agradará por muitos anos.
Leia mais sobre erros na economia na construção de casas.

Elite home é uma abordagem especial e uma verdadeira "filosofia de vida". Não pode haver nada acidental, cada elemento é cuidadosamente verificado quanto à conformidade com altos padrões.
Leia mais sobre como escolher um estilo para uma casa de luxo.

Após a construção, extensão ou reconstrução da casa, as alterações devem ser documentadas. O procedimento é ditado pelo fato de que.
Leia mais sobre o comissionamento de um edifício residencial particular.

Qualquer ajuste em um projeto típico aumenta seu valor. Isso ocorre devido à necessidade de realizar cálculos individuais.
Mais sobre as possibilidades de fazer alterações no design da casa.

Como obter a energia elétrica necessária para uma casa moderna? Quais autoridades devo entrar em contato para preencher toda a documentação necessária?
Leia mais sobre a fonte de alimentação de uma casa particular.

Respeito pelas proporções

É necessário decidir qual a altura dos tetos a serem fabricados em uma casa particular, mesmo no momento de projetar a estrutura futura. Ao mesmo tempo, os padrões modernos levam em consideração todos os parâmetros dentro do edifício. O objetivo da sala também deve ser levado em consideração.

Para um banho, por exemplo, tetos muito altos são completamente inadequados. Mas para as salas de estar, é necessário escolher um valor desse parâmetro para que as pessoas se sintam confortáveis ​​por dentro.

Além disso, os proprietários devem ter espaço suficiente, tanto no processo de arrumar o interior quanto na manutenção da sala. Afinal, a limpeza e o reparo são mais fáceis de fazer em salas médias ou pequenas do que em salas grandes.

Normativo

A construção moderna aplica vários padrões no processo de design do espaço interior do edifício. A altura padrão do teto em uma casa particular é de 2,7 m, o que é suficiente para realizar totalmente a limpeza e o reparo das instalações.

A distância mínima do piso ao teto não deve ser inferior a 2,5 m. Esse valor indicador é usado com mais frequência em casas de campo onde os proprietários ficam temporariamente. Para uma cabana de verão, uma cabana, onde não se destina a usar várias técnicas sofisticadas de design ao organizar o interior, isso também será suficiente. Se você planeja simplesmente pintar o teto, uma altura de 2,5 é mais do que conveniente para uma casa de campo de verão.

Requisitos padrão

A altura do teto em uma casa particular, entre outras coisas, também é regulada pelo SNiP e pelos princípios de segurança contra incêndio. De acordo com seus requisitos, em um prédio onde as pessoas vivem permanentemente, certos parâmetros devem ser respeitados ao projetar. Nesse caso, a altura mínima deve ser de pelo menos 2,6 m.

A opinião geralmente aceita é a necessidade de equipar o espaço interno com dimensões bastante espaçosas. Quanto mais altos os tetos, mais confortável a sala. Portanto, muitos proprietários de casas particulares ainda em processo de projetar uma casa parecem ser a decisão certa para elevar a altura dos tetos dentro dos quartos em cerca de 3 m.

Essa abordagem permite criar um design original. Mas a capacidade cúbica de salas ao mesmo tempo também aumenta e, ao mesmo tempo, no período frio, você terá que gastar mais energia no aquecimento de tais salas. Se os quartos com tetos altos não estiverem suficientemente quentes, estar aqui será muito desconfortável. Um quarto assim parece sombrio.

Parâmetros da sala

De acordo com as recomendações de especialistas, a altura ideal do teto em uma casa particular deve estar na faixa de 2,6 a 3 m. Para selecionar corretamente o valor exigido do indicador nesse espectro, é necessário consultar o plano de toda a estrutura.

A casa particular pode ser operada durante todo o ano ou sazonalmente. Uma pequena casa de verão é caracterizada por salas pequenas. É raro que essas casas equipem um grande salão, sala de estar etc. A casa de verão possui vários quartos médios ou pequenos, uma cozinha, um banheiro e um salão comum. Portanto, em salas tão pequenas, o teto alto parecerá antinatural. Portanto, a solução ideal seria escolher esse parâmetro no nível de 2,6 m.

A casa em que a família vive o ano todo pode ter vários quartos muito espaçosos. E neles um teto baixo, por sua vez, parece ridículo. Portanto, em tais condições, seu nível é maximizado.

Como aumentar visualmente o nível do teto?

Uma altura de teto suficientemente alta em uma casa particular não é acessível a todos os proprietários. Se você deseja expandir visualmente o espaço, pode tirar proveito de vários conselhos de especialistas. Eles lhe dirão como equipar adequadamente o interior em uma pequena sala:

  1. Se o teto for brilhante, ele expandirá visualmente o espaço.
  2. Um efeito semelhante é obtido pintando o teto em tom com as paredes ou apenas sua parte superior.
  3. Linhas verticais no interior aumentam visualmente o espaço. Para fazer isso, use papel de parede com o padrão correspondente.
  4. O brilho especular do teto também atrai espaço. Este é um truque bastante interessante. A propósito, a sala ao mesmo tempo parece elegante e solene.

Tecto falso

A altura dos tetos em uma casa particular pode ser significativamente reduzida se os proprietários decidirem fazer um teto extensível ou de vários níveis. Para garantir que o espaço da sala não seja reduzido pelo menos visualmente, várias recomendações devem ser levadas em consideração.

Projetos simples com a instalação de um único lustre no centro reduzem a altura em alguns centímetros. Isso praticamente não é perceptível para os outros. Mas se o design do teto envolver a instalação de um sistema de iluminação complexo, levará cerca de 10 cm de altura. Sob o painel, você terá que colocar fios e fixadores especiais. Portanto, é melhor equipar esses sistemas em salas espaçosas onde a altura do teto é de pelo menos 2,8 m.

Em condições modernas, muitos proprietários montam vários equipamentos de incêndio e segurança sob um teto esticado. É caracterizada por uma redução no espaço de 15 cm. Portanto, todos os métodos anteriores de aumento visual da altura do teto serão relevantes nessas condições.

Tendo considerado os padrões e critérios de seleção para um indicador como a altura do teto em uma casa particular, cada proprietário poderá criar o espaço mais confortável para si. Usando o conselho de designers profissionais, você pode expandir visualmente o quarto, o que o torna confortável para os proprietários e seus convidados.

Padrões aceitos

Antes de tudo, algumas normas e padrões existentes devem ser levados em consideração. Além das normas puramente práticas, dependendo da complexidade do trabalho e do custo, existe um código legalmente emitido do SNiP (normas e regras de construção). Este documento estabelece a altura mínima permitida das instalações, com base na segurança contra incêndio e na segurança da estrutura.

Segundo ele:

  • a altura dos quartos e cozinhas não deve ser inferior a 2,5 m,
  • a altura dos corredores e corredores - 2,1 m,
  • a altura do sótão depende do ângulo de inclinação e é de 1,3 m em um ângulo de 30 ° e não é padronizada em um ângulo de 45 ° ou mais.

Diminuir a altura será não apenas desconfortável, mas também inseguro.

A altura mínima normalizada pelas regras nem sempre é ideal. Os construtores têm seus próprios padrões, apoiados pela experiência e conhecimento. Obviamente, tudo depende de cada caso específico.

Por exemplo, para uma luxuosa mansão de pedra, você não deve fazer tetos da mesma altura que para uma modesta casa de madeira na vila, mas, com base no tamanho médio de um chalé de tijolo ou madeira, a altura padrão é de 2,7 a 2,9 m.

Esse número permite encontrar um equilíbrio entre espremer tetos baixos e altos caros. A maioria das casas de campo é construída seguindo esse padrão. E por uma boa razão: altura padrão tem enormes vantagens que muitos não percebem.

Vantagens e desvantagens da altura padrão

O valor médio na construção de uma casa de campo privada é geralmente o ideal. Quando o objetivo é construir moradias confortáveis, sem custos e frescuras desnecessários, a melhor solução é seguir os padrões.

Desvantagens dos tetos altos

  • A construção de salas com tetos altos é muito mais cara, eles levam mais material. Isso é especialmente verdadeiro para casas de dois andares, portanto, os tetos no segundo andar geralmente são mais baixos que no primeiro.
  • Devido ao aumento no volume da sala, o custo do aquecimento também aumenta.
  • Muitas vezes isso não faz sentido: algumas dúzias de centímetros superiores permanecem não envolvidos, perdendo espaço desnecessário.

Desvantagens de tetos baixos

  • Sensação psicológica de opressão e desconforto.
  • A complexidade da escolha de móveis e acessórios. É necessário escolher móveis para não espremer o espaço e não causar transtornos.

A escolha de uma altura padrão contornará todas essas deficiências e tornará a sua estadia em casa o mais agradável possível.

Funcionalidades

Existem diferentes nuances, e nem sempre a altura padrão é a melhor. Para a construção de uma casa simples, barata, mas ao mesmo tempo confortável e aconchegante - é claro, mas nos casos em que é importante tornar a casa também incomum, atraente e intrincada, é melhor agir de maneira diferente.

A altura padrão é ideal, média para todos os indicadoresmas essa é sua principal desvantagem se o objetivo é criar algo único. Além disso, para vários casos especiais, existem abordagens específicas.

No caso de construção de uma casa de madeira, a altura é geralmente menor, reduzindo os tetos para 2,3-2,5 m.

Por exemplo, na Finlândia, a maioria das casas é construída dessa maneira. Isso é explicado pela velocidade de construção e economia. No entanto, a vida em tais casas não é menos agradável: fica mais cheia, a habitação fica mais confortável.

É muito fácil construir e aumentar casas de tijolos em algumas dezenas de centímetros, além de com o isolamento certo, são fáceis de aquecer, para que os tetos nessas casas possam ser aumentados. Aumentando a altura para 3-3,2 m, você pode atrair soluções interessantes de design e obter um belo design de interiores moderno.

Nas casas de madeira, um aumento de altura pode custar muito, tanto em termos de construção quanto de manutenção. Portanto, é para essas casas que a versão padrão da altura dos tetos será a mais ergonômica. A madeira é um material difícil e são necessários cuidados especiais; portanto, é importante levar em consideração suas características durante a construção.

Para sótão, bem como casas de dois andares, como mencionado anteriormente, existem outros padrões. Para economizar em construção e aquecimento, os tetos no segundo andar geralmente são feitos 10 a 20 centímetros mais baixos que no primeiro. Se houver um sótão, tudo depende do ângulo de inclinação. O principal é que os tetos baixos não causam desconfortoe tudo o resto é uma questão de preço. A área da sala e a funcionalidade do espaço devem ser consideradas. Para salas de estar grandes, devem ser feitos tetos mais altos, e para banheiros e corredores - baixos.

Com projetos de design individuais, as leis são completamente diferentes e dependem dos desejos pessoais do cliente e do designer.

Dicas

Para tornar o espaço de uma casa particular mais esteticamente agradável, existem muitas soluções interiores que a maioria das pessoas simplesmente não conhece. Para pessoas que escolheram tetos de altura padrão, podem ser dadas as seguintes recomendações para adicionar beleza visual e volume à sala:

  • vale a pena usar tetos brilhantes - eles esticam o espaço, saturando-o com luz refletida,
  • na decoração das paredes, você precisa adicionar mais linhas verticais e espelhos - isso tornará o espaço mais profundo e visualmente mais alto,
  • é desejável pintar as paredes e o teto em um tom, e o piso um tom mais baixo, ou seja, mais escuro,
  • é melhor fazer a luz do teto
  • as janelas devem ser colocadas mais perto do teto, para que caia mais luz do que no chão.

Desenho

A escolha de tetos com altura padrão abre perspectivas de um design diversificado e barato: de papéis de parede triviais (é melhor preferir papéis de parede com listras, pois tornam a aparência mais sofisticada) a padrões intricados de autores que podem trazer idéias interessantes para o interior da sala. Usando uma escada pequena, você pode chegar independentemente às seções mais altas das paredes e decorá-las.

Uma sala com uma altura de teto padrão pode ser comparada com uma folha de papel padrão, tão familiar à criatividade. Obviamente, existem formatos grandes e pequenos, mas é o padrão que é tão familiar e conveniente para criar algo de sua preferência.

Psicologia

Casas estão sendo construídas para que pessoas e pessoas morem nelas, seus sentimentos e impressões de viver em uma casa específica são as principais coisas a serem guiadas. A altura normal é aquela que não causa emoções desagradáveis: não esmaga, não faz você se sentir desconfortável, mas ao mesmo tempo não cria a sensação de estar em um local público.

A casa é um lugar onde você precisa relaxar, sentir em seu lugar, relaxar.Por mais estranho que possa parecer, depende muito da altura do teto.

Deve-se lembrar que os quartos podem ser muito multifuncionais. Para festas barulhentas, você precisa de uma coisa, para bibliotecas silenciosas - outra. A vantagem da altura padrão é que ela pode ser adaptada a qualquer coisa. Além disso, essa é definitivamente uma opção em que todos saem ganhando quando o objetivo exato da sala não é conhecido. Os sentimentos que a sala faz você experimentar são a principal coisa que a sala pode transmitir a uma pessoa.

O layout de uma casa de campo é um processo importante e vale a pena abordá-lo de todos os lados, mas antes de tudo do lado de seus próprios sentimentos. Construir tetos com altura padrão ou não é a escolha do construtor, o que é importante para abordar com responsabilidade e seriedade, já que provavelmente não há possibilidade de reforma. É necessário analisar corretamente tudo, avaliar as perspectivas, para que, após a conclusão da construção e ocupação, as impressões sejam apenas as mais agradáveis.

Você encontrará mais informações sobre como escolher a altura das instalações no próximo vídeo.

A altura do teto depende da finalidade da sala

A decisão sobre a altura dos tetos deve ser tomada na fase de aprovação do projeto da casa. Não existem padrões como tais para o seu tamanho. No entanto, isso dependerá da finalidade da sala. Por exemplo, para saunas e banhos, não é absolutamente apropriado escolher tetos altos, pois o calor consumido será distribuído de forma inadequada e todo o vapor será concentrado no topo.

Para salas de estar menores, aumentar o teto levará a uma sensação desconfortável. Os quartos com tetos baixos são ideais para crianças, banheiros e cozinhas em que não é necessária uma área enorme. Mas as salas de estar e corredores, salas reservadas para a biblioteca ou armazém - ficarão ótimas com o mais alto nível de teto em casas grandes.

Normas e requisitos de padrões geralmente aceitos

Uma altura de 2,7 m em uma casa particular é considerada um valor comum. Será o suficiente para uma estadia confortável, além de limpar e reparar as instalações. Nessa altura, é muito fácil projetar tetos multiníveis, articulados e suspensos. No entanto, se você não quiser desordenar a superfície do teto com vários designs, mas simplesmente pintá-lo, uma altura de 2,5 m é bastante adequada.Esses são padrões geralmente aceitos em particular.

Os padrões para a construção de edifícios modernos são regidos por várias normas de regras sanitárias e pelos requisitos das normas estaduais. Eles podem ser encontrados nos regulamentos de construção - SNiPakh. Nas casas onde as pessoas vivem permanentemente, essas regras estabelecem um valor mínimo de 2,6 m. Sendo guiadas por esses padrões, você deve saber que muitos deles já perderam a força e são reconhecidos não pelas leis, mas apenas pelos códigos de prática. Apesar disso, muitos designers ainda os usam. Nas novas regras de planejamento urbano do projeto arquitetônico, a altura do teto não é regulada. Portanto, você pode escolher a seu critério, sem violar os requisitos de segurança contra incêndio.

Há uma opinião dos proprietários de casas particulares de que quanto maior a altura dos tetos, melhor. Acredita-se que, neste caso, você possa equipar a sala de várias maneiras e ao seu gosto. Mas isso está longe de ser o caso. Imagine uma sala em um prédio residencial, cujas paredes tenham mais de três metros. O metro cúbico total de uma sala dessas será maior, o que a tornará mais espaçosa. Mas, no inverno, será preciso muito dinheiro para aquecer essas áreas.

De acordo com as leis da física, o ar quente sempre tende a subir e o ar frio se espalha pelo chão. E mesmo com o uso abundante de dispositivos de aquecimento, o calor será consumido para outros fins. Além disso, o calor acumulado no topo da sala destruirá o sótão e o próprio telhado. Se for de madeira, o material logo secará e rachará.

A altura normal padrão em uma casa de tijolo, estrutura ou madeira, bem como em uma casa de campo de dois andares, deve atender ao SNiP. Essas regras são as mesmas que as primeiras. Então, no segundo andar.

Geometria da sala

A opinião de especialistas converge a uma altura de teto de 2,6 a 3 metros. Para escolher corretamente esse intervalo, é necessário determinar o layout da estrutura e seu uso. Um papel importante é desempenhado pela operação sazonal da casa. Se você planeja construir uma casa de verão aconchegante com quartos pequenos, escolha uma altura de 2,6 metros. Tais casas não são caracterizadas por enormes salas de estar e corredores espaçosos. Portanto, os tetos não precisam de elevação.

Se a casa se destina ao uso durante todo o ano, quartos espaçosos e uma ampla sala de estar parecerão apropriados. Nesse caso, você não pode ficar sem muros altos, especialmente se o layout dos quartos permitir a colocação de beliches.

Formato ideal da altura do teto

Cada proprietário de uma casa em construção deseja escolher a altura ideal para os cômodos de sua casa. Deve-se lembrar que a casa ainda não foi construída, e depois mantida e cuidada de seu espaço, e não apenas se alegrar com sua magnificência. Para escolher a melhor opção, atenha-se a três componentes:

  • seus desejos
  • regras de ergonomia
  • padrões de construção.

Tudo é claro com nossos desejos, e eles são bastante diversos, portanto não precisam ser discutidos. Mas a ergonomia deve ser introduzida pelo menos em termos gerais. Esta disciplina científica estuda a interação efetiva de uma pessoa com o espaço ao seu redor para maximizar suas funções. Portanto, ao escolher uma altura, você deve ter uma idéia sobre a finalidade da sala, a localização nela dos itens domésticos e dos elementos decorativos.

Para escolher a melhor opção, você precisa contar com a área dos quartos. Existe uma regra: quanto maior a área, maior a parede. Uma pequena sala com um teto enorme parecerá ridícula e, em uma sala grande, um teto de dois metros e meio pressionará seu espaço. Há outra maneira de determinar a altura desejada. Para fazer isso, você pode escolher o membro mais alto da sua família e pedir que ele estenda os braços para cima. Adicione à sua altura 30-35 mm e faça um resumo para obter o valor ideal.

Contras e prós de tetos altos

  1. o custo de projetar e construir uma casa se tornará mais caro. Além disso, você terá que gastar dinheiro em materiais para decoração de interiores,
  2. organizar um sistema de aquecimento não será fácil, mas no processo de uso, ele começará a exigir grandes custos em dinheiro
  3. qualquer trabalho de reparo no teto exigirá um esforço considerável. Os trabalhadores terão que usar instalações adicionais em seu trabalho, o que também afetará o preço e o tempo do reparo,
  4. dificuldades domésticas. Ao limpar a metade superior da sala, será necessário ter habilidade. Substituir uma lâmpada pode ser um grande problema.

Apesar disso, os tetos altos são amplamente difundidos graças às suas vantagens:

  1. alta altitude tem uma atmosfera especial e sensação livre em casa,
  2. imaginação sem limites na decoração do teto. Paredes altas criarão um design de teto exclusivo usando estruturas de drywall de duas ou três camadas. O teto em grande escala pode ser decorado com várias molduras decorativas de estuque, que parecerão luxuosas com um estilo clássico ou barroco medieval.

Mesmo um espaço tão grande requer uso eficiente. Os designers recomendam a aplicação da "regra dos três" - quebre visualmente as paredes em três seções. Na parte inferior, coloque guarnições adicionais, por exemplo, embainhar com pedra ou forro. Decore a segunda seção com pinturas e prateleiras.

Esses itens não devem ser colocados acima do nível dos olhos para evitar uma sensação de vazio. Terceiro - deixe intocado. Com esse layout, o teto parecerá ainda mais alto! Certifique-se de usar lustres enormes no seu design de iluminação. Eles enfatizam a elegância e elegância da sala.

Para que o espaço não inspire o tédio, tome uma decisão ousada - pinte uma das paredes com uma cor brilhante e contrastante! Essa ênfase acrescentará singularidade.

Contras e prós de tetos baixos

  1. Uma sensação de espaço esmagador sempre acompanhará uma sala com teto baixo. Será desconfortável estar nele.
  2. Uso limitado de lustres pendurados. Existem casas onde a altura do teto é limitada a dois metros. Nessas salas, o lustre terá que ser evitado.
  3. Capacidade limitada de criar composições arquitetônicas. Se você deseja criar um design de vários níveis em uma sala com teto baixo, será necessário recorrer a designers profissionais para obter ajuda. Criar esse teto será difícil, mas possível.

Os profissionais de tetos baixos são os contras de altos. Portanto, não vamos repetir. Vamos dar uma olhada melhor no que os designers aconselharão nesses casos. Primeiro, risque o seguinte a partir do interior:

  • lustres, abajures e luminárias enormes,
  • moldagem em estuque e elementos volumétricos de decoração,
  • guarda-roupas enormes, mesas altas e sofás enormes,
  • cortinas pintadas presas às paredes. A melhor opção seria plástico discreto, montado no teto.

Aposte na textura e cor da sala. Branco é a solução perfeita. Essa cor pode fazer maravilhas, forçando os limites do espaço. Use suas persianas nas paredes e no teto. Adicione mais brilho e espelhos ao interior. A superfície brilhante reflete perfeitamente os objetos, adicionando visualmente metros cúbicos à sala. Instalar um teto elástico brilhante será uma solução eficaz.

Se você não quiser ver o seu quarto em tons de branco, outros tons claros serão adequados. Com esta opção, você precisa saber que a cor do teto não deve ser mais escura que as paredes. Caso contrário, ele se entregará.

Esses truques podem dar até um teto pequeno a um espaço grande. E o último. Na fase de construção de uma casa, observe que a altura do teto será projetada em forma de rascunho. Depois de terminar o trabalho, será reduzido. Especialmente, a altura mudará ao instalar pisos aquecidos ou superestruturas de estruturas de vários níveis.

Tudo sobre a altura ideal do teto em uma casa SIP, veja o próximo vídeo.