A sauna própria para muitas pessoas parece um sonho impossível. Os amantes do vapor seco podem usar o espaço vazio da varanda para equipar o complexo. Para obter uma sauna a vapor pessoal, você deve comprar uma mini sauna pronta ou montá-la você mesmo. Se você seguir rigorosamente as instruções e levar em conta todas as nuances, terá uma sauna a vapor cheia com vapor seco.
Desvantagens e vantagens
Uma sauna com loggia pode substituir as visitas aos centros de bem-estar. Dá menos estresse ao coração do que em um banho clássico, podendo ser usado mesmo por idosos e crianças. É confortável ficar lá, e o calor tem um efeito relaxante e calmante. A vantagem do dispositivo da sauna na varanda é o fato de que, devido às áreas anteriormente não utilizadas, o espaço vital está se expandindo. Outra vantagem será a ausência da necessidade de instalar uma chaminé e um fogão potente.
As desvantagens incluem seu tamanho pequeno (acomoda não mais que 1-3 pessoas). Além disso, sua instalação não é permitida em todas as estruturas, mas apenas naquelas que possuem 1 categoria, ou seja, prédios de tijolos ou apartamentos monolíticos com piso de concreto armado.
Diferenças entre a sauna a vapor russa e a sauna finlandesa
Antes de construir uma estrutura na varanda, decida qual será. Por exemplo, se a estrutura interna da sauna a vapor russa e da sauna finlandesa for quase a mesma, os sistemas de aquecimento e aquecimento serão completamente diferentes. Em uma casa de banho russa, são lenha e pedras clássicas, às quais a água é fornecida, resultando em vapor úmido. E, é claro, a presença de uma vassoura é obrigatória, com a ajuda da qual o corpo será limpo. Porém, as saunas finlandesas mais modernas geralmente são equipadas com um forno elétrico e produzem vapor seco.
Obviamente, uma opção mais simples e prática é uma sauna a vapor secaquando você não precisar ocupar espaço adicional para lenha e limpar as cinzas no fogão e no chão, e as pedras aquecidas por uma lareira elétrica aumentarão a temperatura na sala em apenas alguns minutos. Mas a sauna a vapor russa tem sua própria "alma" e quem não quer tomar banho de vapor com uma vassoura perfumada. A escolha do tipo de sauna é com você.
Vantagens e vantagens de uma sauna a vapor compacta
A idéia de uma sauna na varanda é ideal e muito fácil de implementar. A maioria das avaliações sobre essa sauna é positiva, e as vantagens e vantagens do design da sauna a vapor na varanda são abundantes:
- custos financeiros mínimos
- o efeito de uma sauna real,
- tamanhos pequenos
- não é necessário o uso de lenha,
- aquecimento rápido da sala,
- higiene e segurança pessoal (sauna a vapor própria protege contra doenças que podem ser transmitidas em locais públicos),
- conveniência (não há necessidade de deixá-los em casa, você pode cozinhar a qualquer hora do dia ou da noite).
Como construir um mini-banho na varanda
Como a entrada e saída de água da varanda para estabelecer é muito problemática e não rentável, vale a pena limitar-se aos procedimentos emparelhados em uma mini sauna e continuar a regar em uma banheira ou chuveiro. Antes de iniciar as obras, é recomendável reforçar a estrutura da varanda com adereços e depois cuidar do isolamento das instalações por dentro e por fora. É melhor que a sauna fique ao lado das paredes do edifício e não saia pelo menos em um lado da rua. Afinal, se a perda de calor for muito alta, a sala não poderá aquecer até as temperaturas necessárias.
As paredes da sala de vapor são feitas de “surdas” e, na “sala de espera” (parte envidraçada da varanda), são colocadas janelas com vidros duplos. Não se esqueça de fornecer um local para ventilação. Certifique-se de equipar a sala de vapor com um tipo de bujão de ventilação. Após cada procedimento de banho, ventile bem a sala para se livrar do excesso de umidade ou faça-o durante o processo de lavagem, se houver necessidade de baixar a temperatura na sala de vapor.
Materiais Necessários
Para a instalação da sauna, um mínimo de 2 pessoas e os seguintes materiais de construção:
- isolamento (lã mineral em torno do perímetro de toda a sala),
- barras na altura da varanda,
- membrana de impermeabilização
- cartão de amianto,
- folgizol
- cabo
- forro
- cano
- espuma de poliestireno
- pranchas
- manga de metal
- ferramentas auxiliares.
Isolamento para sauna
Juntamente com janelas de plástico confiáveis, que ajudarão a manter a temperatura no “vestiário” da melhor maneira possível, será necessário isolamento e isolamento adicionais da sala de vapor. Para isolar o teto da sala, é adequado um material de isolamento térmico como lã mineral. É durável e absolutamente seguro de usar. No teto, as barras são fixadas a cerca de 35 cm uma da outra e a lã mineral é colocada no espaço entre elas e, em seguida, o isolamento da folha é fixado.
Antes de processar as paredes, você precisa instalar a fiação do medidor elétrico na sauna. Vale a pena usar um cabo resistente ao calor especial. Para salvar a área da varanda externa, ela deve ser isolada com espuma. Barras de 50x50 mm são colocadas verticalmente dentro a uma distância de cerca de meio metro. O espaço entre eles é preenchido com lã mineral para isolamento. Em seguida, as paredes são cobertas com isolamento laminado, sobre o qual as ripas são posteriormente pregadas. Esta construção é finalmente revestida com forro ou outro material de madeira. Perfeito para acabamento de chapas com retração inferior a 10%.
Antes de isolar o piso, lembre-se de que a própria estrutura do piso deve ser montada com uma inclinação para a rua, para que a condensação e a umidade não se acumulem em ambientes fechados e não causem problemas para você e seus vizinhos. Os toros com 30 cm de distância são preenchidos no chão e cheios de lã mineral. O chão é coberto primeiro com impermeabilização e depois com tábuas. E na sala de vapor, o piso é feito pelo menos 10 cm mais alto do que no resto da sala para fornecer uma saída adicional de líquido.
Instalação de elementos de aquecimento
O principal elemento de aquecimento na sauna a vapor da sauna é um aquecedor elétrico ou um forno de fábrica. Se você escolher uma lareira elétrica, um queimador de infravermelho aquecerá a sala. O recipiente para pedras de cima ajuda não apenas a aquecer rapidamente a sala, mas também libera vapor. A propósito, o peso total das pedras não deve exceder 15 kg - isso é suficiente para aquecer a sala de vapor. O fogão é conectado através de seu próprio RCD na máquina 25A a uma tomada separada.
Escolha elementos de aquecimento que sejam adaptados às condições da sauna e protegidos contra condensados. Nesses fornos, os terminais geralmente estão localizados na parte traseira e protegidos da umidade. Além disso, é desejável que o fogão tenha uma grade à prova de fogo e uma bandeja de água especial. Por razões de segurança, as superfícies ao redor do aquecedor devem ser finalizadas com papelão de amianto, que possui alta resistência ao calor.
Iluminação
Ao instalar a sala de vapor, preste atenção especial aonde a fiação elétrica irá. No quadro de distribuição, vale a pena colocar um cabo com um disjuntor de segurança. Mas as tomadas e distribuidores dentro da sauna devem ser abandonados por razões de segurança. Para iluminação na sala de vapor, são utilizados holofotes internos, por exemplo, dispositivos da classe IP54 com proteção contra água.
Leia as instruções da lâmpada - a temperatura de operação deve ser indicada pelo menos 120 C. Para que a luz não atinja os olhos e não interfira com a pessoa sentada, monte as lâmpadas no canto da parede traseira. Nas lojas, você pode encontrar todos os tipos de abajures de madeira - eles se encaixam perfeitamente no design da sauna.
Trabalho final na sauna
Como material para o acabamento da sala de vapor, a madeira de larício, tília, álamo ou álamo é mais adequada. É melhor evitar o uso de espécies excessivamente resinosas, uma vez que a resina pode ser liberada da madeira a uma temperatura particularmente alta e criar um odor excessivamente forte.
Dependendo do tipo de sauna que você escolher (canto ou parede), é importante planejar racionalmente a localização dos assentos e do fogão. Uma sala de vapor compacta na varanda é geralmente projetada para 2 pessoas, e as prateleiras serão pequenas - a largura da varanda. Para a construção de 2 camadas, as barras são presas ao chão e entre si e, em seguida, são criados assentos com uma distância mínima entre eles de 50 cm.
Após a fixação, todas as superfícies são lixadas e cobertas com uma solução contra o inchamento da umidade e a secagem a temperaturas excessivamente altas. As portas da sala de vapor podem ser feitas de madeira ou vidro resistente ao calor. Para economizar espaço, as portas devem se abrir para o exterior. E não use uma fechadura na porta, porque se uma pessoa ficar doente na sauna, o acesso a ela deve estar aberto. E mais uma nuance importante: certifique-se de cobrir todos os parafusos na sala de vapor com plugues de madeira. Isso ajudará a evitar possíveis queimaduras por metais quentes.
Decoração sauna
No final das obras, vale a pena projetar de maneira bonita e prática a sala para a sauna a vapor e o vestiário. Cabides para roupas podem ser feitos com suas próprias mãos. Obtenha um termômetro especial para controlar as condições térmicas dentro da sala de vapor. Por favor, note que na sauna você deve usar elementos decorativos exclusivamente de madeira ou outros materiais naturais resistentes ao calor.
Como a saúde depende em grande parte da higiene e limpeza, não se esqueça de limpar e secar a sauna após cada sessão e observe as medidas de segurança ao usar aparelhos elétricos e um fogão.
Conclusão
Durante muito tempo, varandas e galerias deixaram de ser um lugar exclusivo para uma pausa, uma despensa para espaços em branco no inverno e um depósito para coisas desnecessárias. Cada vez mais pessoas modernas estão tentando usar esse espaço no apartamento com benefícios, criando salas funcionais como cozinha, sala ou até mesmo sauna nas varandas. Para alguém, a "casa de banhos" na varanda pareceria uma tarefa impossível. Mas isso não é de todo verdade, especialmente porque a maioria dos russos vive em apartamentos pequenos e eles simplesmente não têm a oportunidade de tomar um banho de vapor.
Certamente você não vai se arrepender se você escolher a opção de sauna na loggia, porque esse procedimento ajudará não apenas a relaxar, mas também a melhorar a saúde, pois o vapor remove as toxinas do nosso corpo. Como não gastou tanto tempo e dinheiro, você pode realizar seu sonho e não precisará invejar os proprietários de casas particulares. É muito agradável relaxar após uma longa semana de trabalho, "recarregue as baterias" e divirta-se com a família e os amigos em nossa própria sauna.
Uma visão geral da sauna na varanda, veja o próximo vídeo.
Preparação da varanda antes da construção
Começando a fazer a sauna na varanda com suas próprias mãos, todo o trabalho necessário deve ser cuidadosamente planejado. A área para o futuro edifício deve estar bem preparada. É importante não separar a sauna e a varanda. Ambos precisarão receber atenção especial.
A varanda deve ser
Isso impedirá que a umidade molhe o teto para os residentes abaixo e o piso para os vizinhos acima. Ao organizar, lembre-se de que a sauna deve estar adjacente à parede principal da casa para reduzir a transferência de calor. Para garantir a segurança contra incêndios e o nível de conforto desejado, as dimensões da sauna devem corresponder a certas dimensões: 0,8 m de largura e 2,1 m de altura: não girará em uma sala de vapor estreita, mas estará muito quente em uma sala de vapor baixo.
Para paredes e tetos, a madeira é tradicionalmente usada, que deve ser bem seca, tratada com compostos de proteção anti-séptica e com um teor de umidade não superior a 10% (caso contrário, as tábuas começarão a secar).
Este material natural suporta facilmente altas temperaturas. Recomenda-se o uso de pranchas de álamo, álamo ou tília. A madeira de coníferas (como cedro, pinheiro, abeto), quando aquecida a 100-120 graus, emite um cheiro persistente de resina, que afeta as membranas mucosas e o trato respiratório. O contato com alcatrão quente pode causar queimaduras graves. Além disso, a alta temperatura, pode inflamar-se espontaneamente.
Etapas da construção da sauna
Devido à possibilidade de sobrecarregar os revestimentos, é proibido o uso de tijolos e concreto na varanda durante a construção do complexo de mini-banho.
O dispositivo da sala de vapor começa com a exposição da moldura
Suas ações
Recursos Importantes
Construção de uma sauna na varanda
As paredes nas varandas das casas são geralmente curvas e, portanto, do lado de fora, a estrutura é revestida com compensado de 4 mm. A porta da sauna está ajustada para que se abra para fora: será possível sair da sala sem problemas, se você se sentir mal. Para evitar ferimentos e queimaduras no corpo, os parafusos e os parafusos autorroscantes devem ser afogados em uma árvore ou esconder seus chapéus com tampas de madeira.
O piso da sauna é feito 10 a 20 cm acima do nível da base de concreto da varanda. Para evitar que a umidade estagne e flua livremente na superfície, ela é instalada em ângulo com a entrada. O processo de colocação do piso ocorre em várias etapas. Primeiro, uma camada à prova de umidade é revestida. A uma altura de 6 a 8 cm, os troncos são montados a partir de uma barra com uma seção transversal de 25 a 40 mm e em incrementos de 40 a 50 cm. Um aquecedor é colocado entre eles, coberto por outra camada de impermeabilização. Em seguida, as tábuas do piso são montadas. Como os prendedores de metal são muito quentes e podem queimar as pernas, eles ficam presos mais perto das paredes.
Agora você precisa equipar a sauna com uma prateleira. Eles o colocam em suportes separados, para que possam suportar várias pessoas. O trabalho em sua construção consiste nas seguintes etapas.
- Barras de fixação com seção transversal de 80 mm no chão.
- Montar nelas placas com bordas arredondadas, 4-6 cm de espessura (com uma folga de 0,5-1 cm para garantir a livre circulação de ar).
- Processando óleo de prateleira para madeira.
Se a sala permitir, você poderá instalar a prateleira superior com uma escada. Ao mesmo tempo, as pranchas inferiores estão localizadas a uma distância de 60 a 80 cm do piso, e as pranchas superiores a 150 cm.
Quais comunicações precisam ser resumidas
A escolha da fiação na sauna deve ser abordada com muita responsabilidade, pois se refere a uma fonte de maior perigo. É desejável equipá-lo com um sistema de desligamento de proteção. Os especialistas recomendam a compra de fiação elétrica para uma sauna com uma temperatura de isolamento permitida de 170 graus.
Para calcular a potência necessária dos dispositivos de aquecimento, deve-se levar em consideração: para aquecer a sauna em 1-2 horas, serão necessários cerca de 1000 watts por metro quadrado. Assim, com uma sala de vapor medindo 3 metros quadrados, são necessários cerca de 3.000 watts de eletricidade. Portanto, para garantir essa energia, será necessário desenhar um ramo separado de um cabo resistente ao calor e à umidade do medidor que possa suportar esse regime de temperatura.
Dentro da sauna, apenas acessórios à prova de umidade são permitidos. O selante entre a base e o teto é feito de silicone resistente ao calor, e não de borracha (pode desmoronar sob a influência de alta temperatura). Grau de proteção da lâmpada - IP54.Saunas externas colocam tomadas e um interruptor.
É muito importante prestar atenção à ventilação. Em uma sauna onde está ausente, é difícil ser devido à grande quantidade de dióxido de carbono e ar estagnado e úmido. Na ausência de ventilação, são criadas condições favoráveis para a ocorrência de mofo e fungos.
É aconselhável fazer uma entrada de ar na parte inferior da caixa para que um fluxo novo que atravesse o forno seja aquecido e saia pelo orifício de ventilação na parte superior da sauna. A abertura, tamanho 30x30 cm, deve ser equipada com um plugue apertado na parede: é melhor usar uma placa que é de 5 a 7 mm maior. Um pedaço de espuma é cortado, cortado para que se encaixe perfeitamente na abertura de ventilação. A espuma pode ser envolvida com feltro, o que aumentará a vida útil do produto. Uma alça deve ser instalada no interior da estrutura para facilitar o uso do plugue.
Por onde começar?
Primeiro de tudo, você deve determinar por si mesmo se você equipará a sauna ou comprará do fabricante. Ambas as opções têm vantagens próprias; portanto, a solução aqui é apenas sua. Se você decidir, por sua própria conta e risco, fazer a sauna você mesmo, então, no início, precisará verificar os materiais. Eles devem ser à prova de fogo, especialmente aqueles que entrarão em contato com o forno. Eles também não devem liberar substâncias tóxicas quando a sauna é aquecida.
Ainda precisa considerar a gravidade. A caixa da sauna não deve ser muito pesada; caso contrário, a varanda pode não suportar todo o peso.
Idealmente, sob a varanda, devem ser adicionados suportes de metal que suportem seu peso.
Além disso, antes de começar o trabalho, vale a pena expandir um pouco a varanda para criar mais espaço. Não é preciso muito trabalho. É necessário tornar as paredes completamente surdas, para não esquecer as boas vidraças, devido às quais o nível de isolamento térmico aumentará e serão instaladas janelas com vidros duplos de alta qualidade.
Mesmo no estágio inicial, você deve determinar imediatamente onde o orifício de ventilação será localizado.
Na loggia, você pode construir uma sauna no menor tempo possível, se seguir todas as recomendações de especialistas e levar em conta a lei. A sauna finlandesa tem as críticas mais positivas.
Aquecimento
A varanda deve ser isolada com lã mineral. Se você isolá-lo por dentro, quase não haverá espaço para a sauna e ela será pequena demais para os padrões permitidos. Portanto, estofando é melhor lá fora. Para fazer isso, você precisa de placas de espuma que não deixem o frio entrar, pois elas próprias possuem propriedades de isolamento térmico.
Quando o isolamento térmico estiver pronto do lado de fora, você poderá começar a trabalhar dentro da sauna, organizada na varanda.
Disposição interna
Depois de aquecer a varanda propriamente dita, procedemos ao acabamento do piso interno. Fazemos isso ao redor do perímetro da varanda. Na própria sala de vapor, ela deve ser aumentada de 10 a 20 centímetros para ficar sempre seca na cabine.
O arranjo da sauna deve ocorrer na sequência correta:
- A primeira coisa a fazer é colocar material de impermeabilização. Em seguida, instale os logs das barras. Em altura, cerca de 5-8 centímetros em incrementos de 40-50 centímetros.
- Em seguida, um aquecedor é colocado entre eles e outra camada de impermeabilização é revestida.
- Depois disso, as tábuas do piso são pregadas nas paredes para não se queimar enquanto visitam a sauna. Uma árvore ideal que será adequada para uma sauna é a madeira dura, com retração de cerca de 10%.
- Pregamos as barras com uma seção transversal de 5 cm2 na parede. As paredes dentro da cabine devem ser cobertas com madeira compensada, para que o isolamento adira completamente à superfície interna e não permita a passagem de calor.
- Um isolador de vapor de folha é cuidadosamente inserido nas aberturas entre as barras. Deve ser colocado com o lado refletor para fora.
- O Minvata deve ser cortado de forma que seja 4-5 centímetros mais largo. Isso proporcionará um ajuste mais seguro às paredes da sauna.
- Em seguida, coloque o isolamento no espaço entre as barras.
- Em conclusão, a folha de alumínio é fixada ao escudo térmico com pregos, para que a superfície refletora fique dentro. As juntas são conectadas com uma fita adesiva especializada em metal. E como revestimento, use um revestimento.
Criando um teto
Para que durante o uso do banho não haja problemas, você deve prestar muita atenção à barreira de vapor. Isso é muito importante, pois na hora de usar a sauna, o vapor quente sobe e se deposita no teto em forma de gotas de água. Se você não seguir esse momento, logo os vizinhos de cima começarão a aparecer e reclamar sobre umidade e mofo.
Nesses trabalhos, é importante fazer tudo em etapas:
- A primeira coisa que fazemos é empilhar as barras com 5 centímetros de espessura. Seu passo deve ser de cerca de 40 centímetros. A distância entre eles deve ser preenchida com material de impermeabilização.
Escolha apenas material de qualidade de um fabricante confiável.
- Em seguida, equipamos o isolamento: pressionamos no teto com uma prancha de madeira e pregamos com pregos. Em alguns casos, pode ser corrigido com um grampeador.
- Depois disso, a membrana de barreira ao vapor deve ser fixada em duas camadas; no final, o teto deve ser revestido com tábuas, que devem ser de alta qualidade e resistentes à umidade.
Como colocar a fiação?
Para que a fiação no banho sirva por um longo tempo e com alta qualidade, bem como cumpra todos os padrões de segurança contra incêndio, você precisa abordar isso com muita responsabilidade. Você deve ter um cabo com isolamento resistente ao calor.
É muito importante se preparar para isso, porque é um trabalho muito minucioso no qual você não pode estar enganado. Portanto, é importante monitorar a sequência de ações:
- O primeiro passo é instalar o painel de distribuição.
- Depois disso, você precisa verificar a fonte de alimentação. Ele deve ser fornecido com um RCD (dispositivo de corrente residual).
- Uma tomada separada deve ser feita no painel de distribuição.
- Para conectar, vale a pena usar um tubo corrugado. Isso aumentará a segurança contra incêndio.
- Em seguida, o fio usado para a lâmpada deve ser colocado em uma mangueira de metal especial e acima do teto. Essas lâmpadas podem suportar temperaturas de 120 graus, o que é muito conveniente.
Crie uma abertura
A ventilação deve ser feita do lado de fora, para que os odores não passem do lado de dentro. O tamanho adequado para a janela de ventilação do banho é de 50x50 centímetros. É cortada uma peça que se encaixa perto das paredes. Não deve haver lacunas entre eles. Depois disso, a alça é colada onde for mais conveniente.
Equipamos o quadro de banho
Para tornar a sauna conveniente, confortável e, o mais importante, segura, você deve determinar corretamente o tamanho. A opção ideal é uma largura a partir de 80 centímetros e uma altura de 210 centímetros.
Como o dispositivo de estrutura é um trabalho bastante delicado e escrupuloso, é necessário fazer isso em etapas:
- Inicialmente, barras de 5 centímetros de espessura são fixadas vertical e horizontalmente ao chão. O tom deve ser de cerca de 40 centímetros.
- Depois, o lado externo é revestido com folhas de compensado, nas quais é fixada uma película de impermeabilização.
- Dentro da cabine, há proteção hidráulica e térmica. Para que o material adira completamente às paredes, a lã mineral é cortada mais amplamente por vários centímetros.
- Uma membrana de barreira ao vapor é colocada em cima.
- Todas as juntas devem ser conectadas usando uma fita adesiva especial feita de metal.
- Nos dois lados da cabine, você precisa montar um revestimento de madeira.
- O resultado é a instalação de uma porta, que por conveniência deve se abrir para fora. Isso ajudará a economizar o espaço já pequeno da sauna. Em nenhum caso você deve fazer um castelo por dentro.
Começamos a instalar o forno
O fogão mais seguro e conveniente para uma sauna na varanda é um fogão com um elemento de aquecimento (aquecedor elétrico tubular). Ele tem uma potência de 4000-4500 watts, o que é suficiente para uma pequena sauna.
O próprio aquecedor deve ser conectado a uma tomada separada por meio de um RCD. Mas também não se esqueça que o fogão deve caber todos os parâmetros de fiação no próprio apartamento, caso contrário nada funcionará.
É melhor consultar um especialista nesse assunto. Afinal, as caixas de terminais de bons fogões estão localizadas atrás e, graças a isso, a umidade não pode chegar lá. Além disso, um fogão de qualidade necessariamente possui uma grade de aço à prova de fogo e uma bandeja de água, o que também é importante.
As peças do forno são instaladas em uma determinada sequência:
- Comece com o aquecedor. Ele deve ser instalado em um suporte isolado eletricamente. Deve ser colocado dentro da câmara, feita de blocos de espuma ou tijolos refratários.
- De cima, a câmera permanece aberta e uma cesta é colocada sobre ela, soldada a partir de um canto de metal.
- Para cumprir a segurança contra incêndio, toda a superfície ao redor do forno deve ser finalizada com papelão de amianto, pois é à prova de fogo e resistente ao calor.
- E, finalmente, pedras são colocadas dentro da cesta para o fogão: jadeita, quartzito e / ou talcloclorito.
É importante que o peso das pedras não exceda 15 kg, caso contrário a sala não aquecerá bem.
Prateleiras
Em um banho, é melhor ter duas prateleiras de diferentes alturas. Instalar você mesmo será um trabalho desproporcional, portanto a solução mais conveniente e fácil é usar racks especiais, pois as prateleiras devem suportar o peso de duas pessoas.
É melhor usar tília ou álamo como madeira. Esta é a árvore mais adequada para a sauna. Este material é bastante resistente à umidade, mas também precisa ser processado. É desejável envernizar adicionalmente a madeira.
Estes são os últimos trabalhos que serão realizados no banho, mas isso não significa que não sejam importantes. Portanto, é melhor fazer isso em etapas:
- As barras devem ser presas ao chão, com uma espessura de 8 centímetros.
- Placas de 5 centímetros com bordas arredondadas são presas às barras na parte superior. As placas devem estar perfeitamente lixadas e a abertura entre elas deve ser de 15 milímetros, para que o ar possa circular silenciosamente.
- Depois disso, é necessário cobrir toda a estrutura com óleo especial.
Isso é tudo! A sauna está pronta para uso. Agora resta apenas conectar o termômetro e o relógio dentro. Uma sauna auto-montada é muitas vezes mais agradável e confortável. Afinal, você sabe quanto trabalho e esforço coloca em sua organização; portanto, após a conclusão do trabalho, você relaxará duas vezes mais do que quando for a um banheiro público. Tenha um bom tempo, e com um pouco de vapor!
Você aprenderá mais sobre como equipar uma sauna na varanda assistindo ao vídeo a seguir.
Preparação para construção
Uma ideia abstrata deve sempre ser incorporada principalmente no papel, isto é, em termos de reconstrução da varanda. Este documento deve atender a todos os requisitos e normas para a conversão de estruturas de sacada.
Desenho da sauna de cima
O que você precisa considerar em termos de reconstrução da varanda:
- A carga máxima possível no chão,
- Maneiras de fortalecer a laje da varanda,
- Isolamento hidráulico e térmico da sala,
- Se necessário - disposição do telhado,
- Materiais de segurança contra incêndio.
Outro ponto importante é o consentimento dos vizinhos para a reconstrução. Mesmo que a varanda do lado de fora pareça exatamente a mesma de antes da construção, vizinhos atentos podem ver um perigo potencial nela.
Todos os documentos preparados devem ser atribuídos à IPV e à arquitetura urbana, para coletar as permissões de outras autoridades (bombeiros, inspeções médicas etc.). Após obter a permissão, você pode começar a construção.
Seleção de materiais para uma sauna na varanda
É melhor escolher e comprar os materiais necessários com antecedência, pois no caso do isolamento da sauna, é importante um cálculo preciso. Corrigir erros em movimento e mudar o plano de ação é uma má ideia.
Quanto à barreira hidráulica e de vapor, bem como ao isolamento, nada de novo precisa ser inventado. Você pode usar com segurança:
- Polyfoam ou espuma, etc. para trabalho ao ar livre,
- Lã mineral para isolamento interno,
- Barreira de vapor da folha,
- Filme de impermeabilização espesso
- Espuma e vários selantes.
O principal na escolha de materiais é prestar atenção à sua qualidade e segurança contra incêndio.
Quanto aos materiais de acabamento - a melhor solução para a sauna será a madeira. Além disso, é para a sala de vapor que é melhor escolher um revestimento de larício com um grau de encolhimento de 10%. As madeiras macias são boas para o resto - quando aquecidas, elas dão ao ambiente um aroma agradável.
Acabamento de uma varanda para sauna
Em seguida, você pode começar a preparar a varanda para os equipamentos de sauna. Antes de tudo, é necessário esmaltar a varanda (e apenas com janelas com vidros duplos de alta qualidade e com uma moldura forte) ou fechar completamente a parede voltada para a rua para reduzir a perda de calor. Qual opção escolher depende dos desejos do proprietário.
A lista de trabalhos preparatórios necessários inclui impermeabilização e isolamento das paredes, teto e piso da sala. A sala de vapor e o restante da área devem ser finalizados separadamente. Nesse caso, não esqueça de deixar um orifício de ventilação.
Pavimentos
O piso na sala de vapor deve ser feito 10 a 20 cm acima do piso do resto da varanda. Isso permitirá que você equipe adequadamente o dreno.
O acabamento do piso inclui as seguintes etapas:
- Primeiro, uma camada de impermeabilização se espalha no prato,
- Em seguida, toras de madeira são instaladas em incrementos de até meio metro e altura de 5 a 10 cm,
- Entre as defasagens é colocado um aquecedor,
- Outra camada de impermeabilização é colocada no isolamento,
- O piso é colocado em cima.
Não deve haver espaços entre as paredes e o piso; portanto, você terá que calcular os materiais com a maior precisão possível - será muito difícil consertar os batentes depois de colocar o piso.
Decoração da parede da sala de vapor
O próximo passo é prosseguir com o isolamento e a decoração das paredes da sauna. Lembre-se de que a espessura da camada de isolamento dependerá da rapidez com que a sala se aquece.
O aquecimento ocorre da seguinte maneira:
- As barras são embaladas na parede com um passo de cerca de 40 cm. No lugar do equipamento da sala de vapor, você deve instalar primeiro as folhas de madeira compensada - isso ajudará o isolamento térmico a se encaixar o mais firmemente possível na parede,
- No espaço entre as barras, o isolador térmico é colocado com a folha para fora,
- Um aquecedor é colocado em cima e, para um ajuste mais confortável, as folhas precisam ser cortadas alguns centímetros mais largas,
- Outra camada de barreira de vapor é montada em cima do isolamento, mas com o lado refletivo para dentro,
- Todas as costuras e juntas podem ser coladas com fita metálica.
Depois disso, você pode bater nas paredes com material decorativo.
Do lado de dentro - forro, do lado de fora você pode usar o tapume. É importante garantir que o material para as paredes se encaixe perfeitamente, sem grandes espaços e irregularidades.
Trabalho no teto
Ao decorar o teto, é importante prestar atenção especial à barreira de vapor, pois todo o vapor sobe. As falhas nesse caso podem levar à formação de condensação, ao aparecimento de umidade e bolor no teto da sala de vapor e, consequentemente, no piso dos vizinhos de cima.
A disposição do teto é realizada na seguinte ordem:
- Um caixote de vigas é embalado no teto a partir de barras em incrementos de 35 a 40 cm,
- Uma camada de impermeabilização é presa entre as barras,
- Um aquecedor é colocado em cima dele,
- A última camada é adicionalmente fixada com pranchas de madeira,
- Em seguida, duas camadas de uma membrana de barreira de vapor são presas ao teto,
- A última camada é o acabamento final do teto.
Particionamento
De qualquer forma, a sala de vapor terá um tamanho menor do que o espaço da própria varanda. Mas vale a pena considerar que, para uma estadia segura e confortável, vale a pena observar certas dimensões durante a construção da divisória. A largura da sala deve ser de pelo menos um metro e a altura - de dois metros.
O princípio de construir e isolar as paredes da sala de vapor coincide com o princípio de isolar as paredes da varanda. Primeiro, é montada uma estrutura de vigas, depois o compensado é recheado, por cima - impermeabilização, isolamento e decoração externa.
A porta da sala de vapor precisa ser pequena para reduzir a perda de calor. Deve abrir para fora - isso economizará um lugar na sauna a vapor. Mas instalar bloqueios internos não vale a pena por razões de segurança.
Realização de fiação elétrica na sauna
Lembre-se de que nessas salas toda a fiação deve estar perfeitamente isolada. E como os fogões de sauna são equipamentos muito potentes em termos de consumo de energia, eles precisam carregar um cabo separado.
A ordem do trabalho é a seguinte:
- Uma máquina separada está conectada ao quadro de distribuição. Sua escolha é determinada pelo poder do forno. Para um aquecedor com capacidade de 4500W, uma máquina automática a 25A é ideal.,
- Em seguida, um RCD é conectado à rede para proteger contra superaquecimento e picos de energia,
- O número necessário de soquetes é montado nas paredes (o número recomendado não é superior a dois),
- Usando um tubo corrugado, um cabo elétrico é conectado à sauna,
- A fiação de iluminação deve ser protegida por uma mangueira de metal. É melhor conectar o teto logo acima dele.
Deve-se lembrar que diretamente na sala de vapor, em nenhum caso você pode instalar soquetes, colocar cabos em seu território ou instalar dentro de um painel elétrico.
Disposição de ventilação
A ventilação na sauna é necessária para que nenhum odor estranho seja retido na sala, bem como para ventilação e secagem por umidade.
O duto de ventilação deve ser deixado na parede da varanda no estágio de isolamento e decoração. O tamanho ideal é de até 30 cm de diâmetro. As paredes do canal podem ser um tubo corrugado de metal, então o diâmetro do furo é selecionado de acordo com o diâmetro do tubo existente. Todas as lacunas ao instalar a ventilação devem ser seladas com selante.
Para fechar o buraco por dentro, você pode fazer uma espécie de cobertura feita de espuma e madeira. O círculo de espuma deve ser cortado exatamente no tamanho, para que não haja folgas. Um círculo de madeira com uma alça está preso em um dos lados.
Se necessário, a tampa é puxada para fora do tubo e a sala é livremente ventilada.
Instalando um fogão na sauna de um apartamento
Para uma sauna no apartamento, você precisa escolher modelos elétricos de fogões - eles não precisam de uma chaminé.
Características de um aquecedor elétrico de sauna para saunas de sacada pequena:
- Caixas com terminais estão localizadas na parte traseira do forno, o que evita que a umidade caia sobre eles,
- Esses fornos estão equipados com uma grelha de aço à prova de fogo e uma panela coletora de água,
- A massa de pedras no mini-fogão não excede 15 kg.
Ao instalar o forno, você deve seguir claramente as instruções dadas ao dispositivo. O não cumprimento das regras elementares pode levar não apenas à avaria do equipamento, mas também ao incêndio.
Depois de instalar o forno e testá-lo, você pode fazer melhorias adicionais na sauna da varanda. Assentos confortáveis podem ser montados na sala de vapor e cabides convenientes no espaço adjacente a ela.
Se o tamanho da varanda ou da varanda permitir, você pode até colocar uma mesa confortável e algumas cadeiras para uma estadia confortável na sauna do seu apartamento.
O que podemos obter como resultado, veja em nosso vídeo:
Preparação da varanda
Antes de fazer uma sauna na varanda, você deve fortalecê-la - o peso da estrutura articulada aumentará significativamente e você poderá precisar de suportes de metal para uma laje de concreto.
A sala deve estar isolada. Como a área da varanda é geralmente bastante modesta, recomenda-se o aquecimento do lado de fora - para que o material de isolamento térmico não afete o tamanho da sala. A lã mineral é mais adequada para esse fim - material não combustível e não fusível, diferentemente do poliestireno e do poliestireno.
Além disso, será necessário isolamento, que executará várias tarefas ao mesmo tempo:
• proteger a lã mineral da umidade,
• proteger o chão e o teto dos vizinhos acima e abaixo do aquecimento durante o uso da sauna,
• melhorar as propriedades de isolamento acústico da estrutura.
A escolha do material para revestimento
O material mais adequado para decorar as paredes e o teto da sauna na varanda é um revestimento de madeira (amieiro, tília, aspen). Quando aquecidos, emitem um cheiro agradável, a estrutura do material é lisa.
Materiais feitos de madeira de coníferas - cedro, larício, pinheiro ou abeto - não são recomendados: quando aquecidos, emitem alcatrão, o que dá não apenas um cheiro forte, mas também afeta a pele.
Para não sofrer queimaduras ou ferimentos, todos os parafusos, parafusos e outros elementos estruturais metálicos devem ser afogados em uma árvore ou os chapéus devem ser escondidos com tampas de madeira.
Organização de ventilação
Na sauna na varanda, é necessário organizar ventilação forçada adequada. A saída do duto de ventilação deve ser feita fora.
Para fazer isso, um pequeno buraco (até 50 * 50 cm) é perfurado na parede, que, quando utilizada pela sauna, será fechada com uma rolha especial.
Para a cortiça, pegue uma tábua de madeira, corte uma parte de tamanho que cubra o orifício de ventilação de 5 a 7 cm em todos os lados.Um pedaço de espuma de plástico com esses parâmetros é anexado a ele para que ele se encaixe exatamente no duto de ventilação, aconchegado contra as paredes. Não é recomendável usar lã mineral - ela se tornará inutilizável rapidamente.
Além disso, a espuma é envolvida em polietileno.
Organização da fiação elétrica
O cabo deve ter boas propriedades resistentes ao calor. Os fogões de sauna são muito potentes e consomem muita eletricidade; portanto, é necessário conectá-los através de um cabo separado.
1. Uma máquina separada é instalada no quadro de distribuição, levando em consideração a energia do aquecedor.
2. A fonte de alimentação está equipada com um dispositivo de corrente residual.
3. Uma tomada separada está montada na varanda.
4. O cabo é colocado protegendo-o com um tubo corrugado.
5. O fio da lâmpada é colocado em uma mangueira de metal.
Como dispositivo de iluminação para uma sauna, recomenda-se o uso de lâmpadas de calor com pontos selados especiais. Eles funcionam corretamente em temperaturas de até 120 ° C.
Interruptores, tomadas e caixas de derivação não devem ser instalados na sala de vapor. Eles precisam ser levados para fora deste compartimento.
Instalação de prateleira
Para que a estrutura seja confiável e duas pessoas possam ser colocadas nela ao mesmo tempo, não prenda as prateleiras na parede - é mais razoável colocá-lo em prateleiras.
• barras com seção transversal de 80 mm são fixadas no chão,
• pranchas bem lixadas com bordas arredondadas (espessura de cerca de 5 cm) são fixadas a elas, colocando cada uma a uma distância de 1-1,5 cm uma da outra para garantir a circulação de ar,
• a estrutura montada é tratada com óleo de madeira.
Se o tamanho da sala permitir, é permitido instalar a prateleira superior com uma escada.
A árvore mais adequada para o regimento é álamo, tília, abashi. O equipamento da instalação é oculto com chapéus de madeira ou pressionado nas barras, pois quando aquecidas entram em contato com a pele e podem causar queimaduras.
Escolhendo um fogão de sauna
Ao contrário do banho, na sauna você pode usar fogões elétricos, para não precisar organizar uma chaminé.
Recomenda-se o uso de modelos especiais projetados para mini-saunas. Eles são acessíveis, seguros e adaptados às necessidades de pequenos espaços. Os sistemas de aquecimento caseiro custam um pouco mais barato, mas ninguém pode garantir seu bom funcionamento e conformidade com os padrões de segurança.
As caixas de terminais dos fogões de sauna estão localizadas na parede traseira, o que fornece proteção contra a entrada acidental de água nos elementos.
Os dispositivos acabados podem variar em tamanho e na presença ou ausência de funções adicionais.
Ao escolher um dispositivo, você deve prestar atenção à área da sala existente. Isso ajudará a reduzir os custos de aquecimento.
Ao instalar o forno selecionado na sala, as recomendações fornecidas nas instruções para o dispositivo devem ser rigorosamente observadas. Caso contrário, não é possível apenas a falha prematura do dispositivo, mas também um incêndio.
Itens adicionais
Cabides para toalhas, roupas e chapéus são instalados após o término do trabalho. No mesmo estágio, um termômetro é montado na parede - será necessário monitorar o regime térmico durante o uso da sauna.
Também é recomendável colocar o relógio em um local de destaque para não ficar na sala por mais tempo que o recomendado.
Para decorar a sala, você pode usar apenas produtos de madeira ou materiais resistentes a altas temperaturas.
Sauna infravermelha
O design da sauna infravermelha difere da disposição usual dos dispositivos de aquecimento: eles são instalados em todo o perímetro da sala. Os raios infravermelhos não aumentam a temperatura do ar na sala, mas afetam diretamente uma pessoa.
Uma sauna de infravermelho é uma estrutura mais segura, que também consome menos eletricidade.
Depois de estudar as recomendações e olhar as fotos das opções finalizadas, você pode começar a realizar seu próprio projeto de sauna na varanda.
Que tipo de forno você precisa
Depois de concluir todo o trabalho de acabamento, coloque o fogão. Os especialistas recomendam a instalação de aquecedores elétricos projetados especificamente para mini-saunas. Eles são acessíveis, seguros e feitos considerando as características de salas pequenas. Adquira em uma loja especializada. Itens de aquecimento caseiro custam um pouco mais barato, mas ninguém pode garantir sua operação ininterrupta e segura.
No local da instalação do forno elétrico, as paredes e o piso devem ser revestidos com material resistente ao calor, como papelão de amianto. Normalmente, o aquecedor é colocado na porta, para que seja conveniente organizar as prateleiras. Você deve se lembrar: você não pode usar um forno elétrico sem colocar pedras nele. Isso pode causar um incêndio. As pedras são assentadas para que ocorra a convecção, ou seja, a transferência de calor entre o fogão e o ar na sauna é acelerada (alcançada por meio dos intervalos entre as pedras e boa tração).
A inovação são aquecedores infravermelhos. A principal diferença entre essa sauna e uma sauna a vapor clássica é o método de aquecimento. Em uma sala de vapor comum, o calor é transferido na seguinte ordem: fogo (ou dez) - pedras - ar - objeto (pessoa). Em uma sauna infravermelha, o calor é transferido pela radiação de um aquecedor, assim como os raios do sol aumentam a temperatura dos objetos em seu caminho. Portanto, o forno infravermelho também é chamado de sol "artificial".
Depois de terminar todo o trabalho, um relógio e um termômetro são instalados na sala de vapor.