Edifícios

Fogões de banho em ferro do tipo “faça você mesmo”: desenhos e dicas de fabricação

A umidade e a temperatura do ar, o conforto e os benefícios para o corpo dependem do forno no banho. O fogão da sauna deve estar equipado com um tanque para aquecer a água, uma chaminé e um bolso para pedras.

Se você deseja deitar o fogão da sauna com as próprias mãos e não contratar especialistas - não deixe de ler este artigo várias vezes; você pode até imprimi-lo em um pedaço de papel e usá-lo diretamente como uma folha de dicas. Nesse caso, você economizará significativamente e obterá uma experiência inestimável, que, no futuro, para adicionar esses designs já é por dinheiro. A decoração externa desempenha um papel importante, porque a casa de banho é um local de relaxamento, tanto físico quanto moral, e a aparência do forno desempenha um papel importante nisso! Após a decoração externa, o fogão do seu banheiro deve se tornar seu "destaque", uma decoração exclusiva e agradável de se ver, como uma foto.

O fogão da sauna está equipado com uma porta de forno para a próxima sala ou diretamente na sala de vapor, onde é colocada a lenha. Naturalmente, é melhor que a lenha seja colocada na sala ao lado, se o tamanho permitir - faça exatamente isso.

Os tanques de água são montados atrás do corpo do forno em suportes (montagem no chão ou na parede) ou diretamente acima da fornalha do forno. Ao mesmo tempo, a montagem estacionária no tanque do piso é mais segura que a montagem na parede.

Como calcular o volume do forno a vapor e fornalha?

Não basta medir as dimensões da sala. Também é necessário levar em consideração o material da superfície. Se a sala tiver janelas, uma porta de vidro, azulejo, tijolo, superfícies de concreto, sua área deve ser medida. Para cada metro quadrado da área dessas superfícies, adicione um metro e meio cúbico ao volume da sala, que será levado em consideração na escolha do tamanho do forno. A potência mínima do forno para o banho é de 8 a 10 kW.

Fogão de metal, é adequado para um banho?

Aerotermo em metal

Este projeto do forno é o mais simples. Para o trabalho, você precisará de chapas de aço com espessura de pelo menos 5 mm, uma máquina de soldar e um moedor (ou cortador de gás), tubos para fornecer e descarregar água, tijolos refratários, solução de argila de forno, pedras, tubos para a chaminé, torneira, portas de fogão com válvulas e dobradiças, perfil de metal para montar o suporte do fogão.

Aquecedor de fogão de amostra

O projeto em si consiste em um tanque de água com canos conectados a ele e uma torneira. O tanque é aquecido a partir da parede traseira do forno, cujo espaço interno, por sua vez, é distribuído por zona no forno e no aquecedor de tipo aberto. Os gases de combustão são utilizados através de uma chaminé que sai da fornalha através de um aquecedor e das paredes da casa de banho.

Antes de tudo, é necessário cortar as paredes inferiores e laterais do futuro fogão a partir de chapas de aço e conectá-las por soldagem. Soldamos cantos dentro do forno - eles suportam uma folha de metal sobre a qual colocaremos as pedras.

Fazemos um quadro para o forno

Na parede da frente, cortamos um orifício retangular para a porta e, a partir do retângulo cortado, fazemos a porta. Ao longo do perímetro, você pode escaldá-lo com tiras de aço para um ajuste maior. Na parte inferior da porta ou na parede frontal da fornalha, fazemos vários furos para que o ar entre no forno. Ao soldar, prendemos as dobradiças da porta e a dobradiça sob a válvula.

Fechamos o interior do forno com tijolos de revestimento

Para fazer uma chaminé, vamos preparar um tubo e fazer um buraco na chapa de metal sobre a qual o aquecedor estará. Soldamos um tubo de derivação em uma chapa de aço.

Fogão de metal para banho

Prosseguimos com a instalação do tanque de água.É composto por três paredes e um fundo, soldados hermeticamente juntos e a parede traseira do forno. Soldamos os tubos de entrada e saída de água em uma das paredes laterais do tanque. Em seguida, soldamos a torneira no fundo do tanque. Instalamos toda a estrutura em uma estrutura de perfis de aço ou em uma base de tijolos com uma altura de 20 a 30 cm e cobrimos as partes metálicas do forno com tinta refratária. Espalhamos pedras (talco-clorito, porfirite, basaltos, etc.) até 5 cm, montamos a chaminé e a chaminé, despejamos água no tanque, cobrimos com uma tampa e acendemos o forno acabado, verificando a estrutura quanto a correntes de ar e sem fumaça dentro de casa.

Para atualizar um fogão de barriga para banho, você pode equipá-lo com um cinzeiro com uma grelha e uma gaveta para coletar cinzas. Isso simplificará bastante a limpeza do forno, e a porta do ventilador ajudará a regular melhor o calado e, consequentemente, a temperatura e a taxa de combustão do combustível. Para a mesma finalidade (regulação da temperatura de aquecimento do forno), além de reduzir a perda de calor através da chaminé, ele é equipado com uma válvula. Pode ser do tipo portão ou qualquer outro.

Válvula de chaminé

Válvula guilhotina - vista 2

Forno para banho de cano ou cilindro velho

A diferença entre esse projeto e o anterior é que o tanque de água está localizado diretamente acima da fornalha. Para o trabalho, você precisará: um tubo para um forno e um tanque (espessura da parede 1 cm, diâmetro 50 cm, altura 150 cm), um tubo para um aquecedor (a espessura da parede é a mesma e o diâmetro é de 35 cm), uma torneira de encaixe, acessórios de metal, dobradiças para portas, chapas de aço com espessura semelhante a tubos, ferramentas para soldagem, corte de metais.

O forno para um banho de um cano

  • Dividimos o tubo de maior diâmetro em dois usando um moedor. De uma parte (60 cm de comprimento), montaremos um tanque de água, a partir da segunda (90 cm) - construiremos um dispositivo de aquecimento para o banho.
  • Em uma chapa de aço, fazemos uma marcação para cortar um círculo de diâmetro igual ao tubo - o corpo do forno. Para isso, é conveniente usar uma lata de spray ou marcador. Este círculo servirá como parte inferior da estrutura. Solda hermeticamente no tubo.
  • Faça imediatamente as pernas da estrutura. Para isso, reforçamos o fundo do forno de banho com uma estrutura de metal feita de perfis. A altura do quadro é de 10 a 15 cm.
  • Depois que o forno estiver firmemente em pé, desenhe um retângulo de 25x7 cm no corpo.Este pedaço de metal será uma porta de ventilação. Cortamos com um moedor, equipamos com argolas, uma alça de suporte e um pedaço.
  • Nós fazemos a grade. Sua tarefa: passar o ar do soprador para a zona de combustão, reter o combustível e não impedir a entrada de cinzas e cinzas na câmara inferior do forno. Tal treliça pode ser feita a partir de pedaços de reforço ou de uma folha de metal com furos. A grelha deve ser fixada soldando a parte interna do tubo a uma altura de 12 a 15 cm do fundo.

Porta para fornalha

Porta para aquecedor

Tampa do tanque

Assim, a partir dos materiais mais simples, você pode construir de forma rápida e barata um fogão de sauna com suas próprias mãos, embora não seja funcionalmente diferente do analógico adquirido! Ao realizar o trabalho de forma eficiente e lenta, você obterá um resultado que encantará você e seus convidados por muitos anos!

Colocação normal do forno para banho com suas próprias mãos - reportagem fotográfica

Tudo é muito simples, basta olhar para as fotografias e fazer exatamente o mesmo, naturalmente você precisará usar os materiais e misturas certos!

Fogão de tijolos para o banho está pronto

Linha zero da base do forno:A segunda linha da base do forno: Segunda linha e câmara do ventilador Quarta linha - cubra o ventilador Coloque a grelha A segunda linha de tijolos fireclay Deixamos uma lacuna entre chamotte e tijolos de frente A terceira e quarta linha de tijolos fireclay Cobrimos o tijolo chamotte com o habitual Colocamos a quinta linha de tijolos fireclay Fazendo grade de fireclay Fazendo um canal de férias Colocamos uma porta do forno Caso de impressão Fixamos a parte superior da porta Porta corta-fogo pronta A aparência do forno nesta fase Nós fazemos uma treliça na qual as pedras terão que estar A segunda fila de um bolso para pedras Exibir o nível superior do registro Como deve ser o forno se você fizer tudo certo Locais necessários para a colocação de tijolos fireclay Linha extrema de tijolos fireclay Fazendo furos no tijolo de revestimento Preparando a válvula para instalação (montagem) Ajuste da válvula Tampa da válvula Bloqueamos a abertura acima do núcleo Estreite a chaminé Alvenaria de chaminé Instalação de uma segunda válvula Montagem do topo da chaminé no teto Se você fez tudo certo, seu fogão deve ser algo como isto

Parabéns, acontece que você lidou completamente com a tarefa!

Você gosta do artigo?
Economize para não perder!

Como fazer um fogão para um banho com as próprias mãos detalhes do mestre

O design do fogão é primitivo, mas possui várias condições significativas. A diferença entre um fogão de aquecimento comum e um banho é que, no segundo, existem elementos adicionais: aquecedor e tanque de água.

Muitos mestres optam por fazer fogões na casa de banho com as próprias mãos, sem comprar em uma loja. O processo de construção não é simples e requer tempo suficiente.

Primeiro você precisa se familiarizar com os principais componentes dos fogões de banho, e isto:

  • material
  • energia usada
  • a localização do forno
  • sistema de aquecimento do aquecedor.

Funcionalidades

Uma casa de banho e uma sauna estão longe da mesma coisa e, portanto, seus fogões serão completamente diferentes. Se for necessário criar uma alta temperatura na sauna, enquanto o calor deve ser duro e seco, no banho é o contrário. A temperatura também permanece alta, mas devido à alta umidade, o calor é ameno e a temperatura quase não é sentida. Tais procedimentos são úteis para o estado físico e mental.

A maioria dos banhos é feita de madeira, e o tipo de fogão que será construído lá também depende disso. Por exemplo, os banhos de carvalho são projetados para criar altas temperaturas e os fogões de tijolos costumam ser construídos lá.

As construções de tília são extremamente raras devido ao fato de a madeira de tília ser um produto escasso, e poucas pessoas podem pagar por essa construção. Fogões aqui não deve ter poder forte. O calor não deve ser forte, pois os banhos de tília pertencem à categoria de pulmões. Obviamente, a solução mais simples é comprar um fogão pronto para uma área específica do banho. No entanto, muitos recusam essa decisão.

Em primeiro lugar, não quero pagar em excesso. De fato, um fogão de qualidade construído à mão custa duas a três vezes mais barato que a mesma opção de um fabricante de renome. Em segundo lugar, um fogão faça você mesmo permite que o mestre se expresse. Em terceiro lugar, esse design pode ser feito de qualquer tamanho e configuração, para se encaixar perfeitamente em sua casa de banho. Os fogões feitos sob medida são muito caros, por isso é muito mais fácil fazer você mesmo o fogão.

Prós e contras de designs caseiros

A fabricação independente de um projeto de forno tem suas vantagens e desvantagens. É necessário levar em conta esses e outros para avaliar sobrenaturalmente seus pontos fortes e entender se vale a pena empreender uma produção independente ou, melhor ainda, para não salvar e solicitar uma solução pronta.

Portanto, as seguintes disposições pertencem a vantagens:

  • Aparência atraente, que pode ser alterado à vontade. Aqueles que têm experiência em soldagem, bem como em tudo relacionado à fabricação independente de coisas, podem criar um design verdadeiramente único que não seja inferior em beleza aos análogos de fábrica.
  • Relação custo-benefício. Os banhos caseiros, dispostos da maneira correta, não são inferiores aos de fábrica em termos de economia de combustível ou eletricidade, se essa opção for escolhida.
  • Alto desempenho. Um fogão de sauna projetado e construído de maneira adequada tem alta eficiência, para que o calor não desapareça em vão - tudo é transferido para a sauna a vapor.

  • Fácil de manter. Os fogões caseiros são mais fáceis de manter, porque a pessoa que os conhece sabe onde está localizado, quais locais precisam ser limpos com mais cuidado e quais podem ser substituídos apenas um pouco.
  • Longevidade. Como os fornos de fábrica, os fogões de bricolage servem por mais de um ano e, no caso de fornos de tijolo, podem durar várias décadas.
  • Economia de espaço. Devido à variabilidade dos parâmetros, torna-se possível encaixar racionalmente o projeto do forno no banho, sem deixar espaços muito grandes ou sem ocupar muito espaço.

Quanto às deficiências, não há tantas, mas ainda são:

  • Se um fogão caseiro for feito de pedra, pode ter muito peso. Isso exigirá fortalecimento adicional da fundação, o que implicará custos adicionais.
  • É necessário proteger o meio ambiente, pois o fogão amador nem sempre tem o conhecimento necessário sobre como reduzir a temperatura fora do forno.
  • É necessário realizar todo o trabalho com alto grau de profissionalismo, pois um fogão fabricado de maneira inadequada não aquece adequadamente a sala de vapor e, em geral, trará mais problemas do que alegrias.

A diferença entre o forno e a caldeira

Muitos acreditam erroneamente que o fogão e a caldeira são a mesma coisa. De fato, fazer uma caldeira é um pouco mais fácil que um fogão, mas isso não elimina a desvantagem que a caldeira nunca criará a temperatura necessária no banho. O principal objetivo do forno é a transferência de calor. Dissipa o calor ou o redireciona para um local específico, mas não se concentra dentro de si.

Com a caldeira, no entanto, tudo é exatamente o oposto. Bombeia calor para dentro e depois transfere-o através de canos. No entanto, a maior parte do calor é perdida durante a passagem pelos canos, o que faz com que a temperatura caia drasticamente, de modo que a caldeira não é capaz de aquecer adequadamente o banho.

Portanto, a escolha a favor de um forno e não de uma caldeira é óbvia, embora se mostre muitas vezes mais difícil de fabricar. É importante que você não seja enganado, cumprindo numerosas instruções as garantias de que a caldeira e o fogão são a mesma coisa.

Hoje, os fogões caseiros são divididos de acordo com muitos parâmetros. Entre eles, não apenas os materiais, mas também a localização do forno, a presença ou ausência de combustível, o método de aquecimento do aquecedor. Para avaliar adequadamente as vantagens e desvantagens de cada uma das opções disponíveis, é necessário estudar todas elas.

O importante é que nem todos esses tipos estão disponíveis para execução por um mestre iniciante. A maioria requer uma certa quantidade de experiência e conhecimento sobre como exatamente essas construções devem ser feitas, sobre o que focar a atenção. Saber que tipo de fogão você deseja ver no banho ajudará a evitar que as pessoas gastem tempo e energia adicionando opções que não serão usadas no futuro. Por exemplo nem sempre é necessário um gerador ou tanque de vapor. O mesmo vale para o dimmer., com o qual você pode definir a temperatura.

A última opção está disponível apenas para fogões profissionais ou pessoas que são bem versadas nas nuances desses dispositivos tecnológicos e que decidiram construir um fogão elétrico.

Fechado e aberto

A divisão dos fogões de banho em fechados e abertos é um fator fundamental sobre o qual o tipo de calor que eles fornecem é fundamentalmente dependente. Assim, em fornos fechados, as pedras são cobertas com uma tampa. Isso é feito para que as pedras não esfriem por mais tempo, liberando calor apenas quando necessário. Independentemente da temperatura, nos banhos com forno fechado, o vapor será úmido, macio e leve.

Nos banhos russos, é possível encontrar aquecedores semelhantes com muito mais frequência.

Quanto aos fornos abertos, eles são mais característicos de uma sauna do que de um banho. Eles aquecem bastante, a umidade está quase no nível zero. Com tudo isso, as pedras se aquecem quase instantaneamente a altas temperaturas.

É mais fácil construir um forno desse tipo, como você não precisa trabalhar para fazer uma tampa, mas para uma casa de banho, essa opção não é a melhor por causa do vapor quente seco. No banho, o vapor úmido é bem-vindo.

Por material

A separação por material é a mais óbvia de todas. Não há muitas opções. Hoje, apenas metais e tijolos estão disponíveis para autoprodução.

Tijolo

O sonho de muitos proprietários de casas de banho é um fogão de tijolos. Isso se deve não apenas à sua aparência tradicional e sólida, mas também à sua durabilidade, capacidade de reter o calor por um longo tempo e outras características positivas. No entanto, para colocar um fogão assim, é preciso trabalhar duro. A alvenaria leva muito tempo, além disso, requer alguma experiência. Também será necessário comprar materiais especiais: um tijolo comum não funcionará.

Uma desvantagem importante das estruturas dos fornos de tijolos é o seu peso. Pequeno um forno projetado para aquecer um banho médio pode pesar até 300 kg; portanto, a base desse forno precisará ser reforçada. No entanto, essa desvantagem é compensadora pelo fato de que esse fogão é adequado para aquecimento e banho de dois andares, e não apenas para criar uma temperatura suficiente na sala de vapor. Além disso, esteticamente esse fogão parece mais atraente precisamente por causa de sua aparência tradicional.

Muitos proprietários de banheiros não imaginam sua sauna a vapor sem um design tão impressionante.

De metal

Fornos de metal são uma opção mais comum devido ao fato de ser muito mais fácil construir essa estrutura por conta própria. Tudo o que é necessário é chapa metálica, ferramentas para corte e fixação e habilidades de soldagem. Graças a um conjunto tão simples de opções de metal e ganhou uma popularidade tão frenética entre os fabricantes de fogões amadores.

No entanto, o forno não pode ser feito de nenhum metal. Por exemplo o alumínio, que é tão fácil de trabalhar, categoricamente não é adequado para esses fins. Em um estado de resfriamento, ele se dobra facilmente e, mesmo que seja aquecido, ele se deforma e se dobra muito. Como resultado, o fogão perderá a forma após o primeiro aquecimento.

O cobre não é adequado para esses fins.. Os fornos de cobre são excelentes em operação, no entanto, esse próprio metal não ferroso é bastante caro, pelo que se torna mais barato comprar uma unidade acabada do que montá-la manualmente.

Aço

É mais fácil fabricar fogões de aço devido ao fato de o aço ser um material maleável, mas não muito. As chapas de aço são fáceis de processar, mas difíceis de dobrar com as mãos, por isso são mais preferíveis para a construção de fornos. Mas a prática mostra que os fornos de aço têm muitas deficiências.

Assim, o aço é aquecido a um ponto em que o calor se torna desconfortável e duro, o que torna desagradável o banho. É impossível eliminar de alguma forma essa desvantagem, pois esse é o custo do uso de uma caixa de aço.

Entre outras coisas, o forno de aço emite radiação infravermelha prejudicial, que geralmente nega todo o efeito benéfico do banho.

Fogões de aço esfriam rapidamente, embora aqueçam rapidamente. Será necessário recarregar constantemente para manter a temperatura pelo menos aproximadamente no mesmo nível.

Você também precisará acompanhar que tipo de lenha ou outras fontes de combustão são usadas para manter o calor. Se você usar uma fonte de calor com temperatura de combustão muito alta, o forno poderá se deformar e deixar de parecer atraente.

Ferro fundido

Os fogões de ferro fundido são extremamente populares porque o ferro fundido é mais adequado para a fabricação de fornos entre todos os metais. Isso ocorre devido a alguns recursos específicos inerentes ao ferro fundido.

Portanto, o fogão de ferro fundido esquenta rápido o suficiente. Não tão rápido quanto o aço, é claro, mas mais rápido que o tijolo. Ao mesmo tempo, ela também aquece a sauna a vapor rapidamente. Comparado ao forno de tijolos, o ferro fundido “funciona” duas vezes mais rápido.

Os fogões de ferro fundido mantêm a temperatura por muito tempo, gerando calor que é confortável para uma pessoa. O calor é ameno, o vapor é úmido. Ao mesmo tempo, não há radiação infravermelha adversa, que pode afetar negativamente a saúde. A vida útil de um fogão de ferro fundido pode ser comparada a um tijolo.

O ferro fundido não tem medo de altas temperaturas; portanto, em um banho é possível criar qualquer temperatura. As construções de ferro fundido não se deformam como resultado de impactos, sem mencionar os efeitos do calor. Além disso, as unidades de ferro fundido não enferrujam, o que é uma vantagem adicional.

Por energia

Quanto a como você pode afogar o banho, há muitas opções. Entre eles estão tradicionais e modernos. Deve-se notar com antecedência que a fabricação de fornos elétricos ou combinados requer habilidade especial. No primeiro caso, você pode precisar de conhecimentos de engenharia, no segundo - a capacidade de combinar várias técnicas ao mesmo tempo em um único produto.

Como regra, para fogões de banho em casa, são selecionadas opções de combustível que não requerem muito dinheiro no futuro. Usando tecnologias de economia de energia ou reciclagem de matérias-primas. Isto é especialmente verdade para fogões a lenha.

Algumas pessoas aquecem o banho com placas de barbear que permaneceram após o reparo, mas isso não é recomendado categoricamente, pois ainda é melhor para sua saúde escolher madeira de verdade (carvalho, bétula).

Elétrico

Os fogões de banho elétricos apareceram não faz muito tempo. Hoje, os análogos de fábrica são difundidos. Poucas pessoas se atrevem a fazer esse projeto por conta própria, temendo cometer um erro e estragar as matérias-primas caras. No entanto muito mais frequentemente do que fornos elétricos, é possível encontrar lareiras elétricas. Não faz sentido fabricar apenas um forno elétrico, pois, com um consumo moderado de eletricidade, aquecerá a sauna a vapor por muito tempo, e para aquecimento rápido, você precisará usar muita eletricidade, o que afetará negativamente as contas de serviços públicos.

É melhor usar a energia da recarga elétrica apenas para manter a temperatura existente na sala. Então, muita eletricidade não será desperdiçada, e você não terá que lutar por um forno elétrico completo, e manter a temperatura no nível exigido se tornará muito mais fácil.

Queima de madeira

A opção preferida, que mais prefere, são os fogões a lenha. Eles são reconhecidos como a melhor opção para um banho, pois os vapores da lenha de madeira real são bons para a saúde. É mais fácil construir um fogão a lenha: existem muitos esquemas e métodos pelos quais isso pode ser feito.

Melhor servido por fogões a lenhaNo entanto, as contrapartes de ferro fundido também são bastante aceitáveis. Então um forno de tijolos com madeira não esfria por muito tempo e se você usar lenha por longos períodos de tempo, você poderá manter a temperatura desejada pelo menos a noite toda.

No entanto, podem surgir problemas para dobrar essa opção corretamente. Para fazer isso, você precisa da ajuda de um fabricante de fogões profissional e há muito poucos deles no mercado. Um fogão a lenha pode ser feito de aço ou ferro fundido. Se você tem alguma experiência, escolha ferro fundido.. É mais difícil trabalhar, mas o forno ficará mais confiável.

Gás

Até o momento, os fogões a gás são quase tão populares quanto os fogões a lenha.Muitas vezes, faça opções combinadas nas quais o fogão possa ser alimentado por madeira e gás. No entanto, essa popularidade dos banhos de gás é explicada não apenas pela capacidade de aquecer o ar de maneira rápida e eficiente na sala de vapor.

O gás é um dos tipos mais baratos de combustível; portanto, não será necessário muito dinheiro para comprá-lo. Entre outras coisas o fogão a gás não precisa ser limpo e limpo com a mesma frequência que um fogão a lenhaporque o gás não pode entupir a chaminé ou entupir a câmara de combustível.

A produção independente de um fogão a gás é um procedimento bastante complicado, pois muitos requisitos deverão ser levados em consideração, mas isso garantirá alta segurança no uso do fogão no futuro.

Se você não está confiante em suas habilidades, é melhor recusar fazer um fogão a gás, caso contrário, o banho pode simplesmente se transformar em uma câmara de gás.

De acordo com a localização do forno

Quando os fogões de banho foram inventados apenas, o forno estava localizado dentro do forno e não se pensava que poderia ser localizado de outra maneira. No entanto, com o tempo, as pessoas perceberam que pequenas melhorias podem mudar completamente o design do fogão, bem como a qualidade do ar e do calor na sala de vapor. Portanto, havia câmaras de incêndio remotas. Até o momento, existem apenas duas opções para a localização do forno - embutida e remota.

Cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens, portanto, é impossível determinar sem ambiguidade qual das opções é melhor. Cada um deles é adequado em um caso específico, geralmente permanecendo o único possível.

Embutido

Firebox embutido é usado apenas nos casos em que é necessário economizar espaço. Acontece que você precisa abandonar a presença de um camarim quando se trata de um banho muito pequeno. No entanto, é aqui que todas as vantagens dessa opção terminam.

A fornalha incorporada tem muitas vezes mais desvantagens do que vantagens. Portanto, a localização do forno dentro da sala de vapor contribui para o fato de que o oxigênio é queimado na sala, que já está um pouco lá. A única maneira de corrigir a situação é instalar um sistema de ventilação.. De fato, o oxigênio se tornará mais, mas isso levará ao fato de que a temperatura cairá significativamente e precisará aquecer mais o forno. Como resultado, o oxigênio queima novamente. Acontece um círculo vicioso.

Além disso, a perspectiva de jogar lenha se a fornalha estiver dentro da sauna a vapor não parece tentadora, pois saltar acidentalmente carvão pode levar ao fato de que toda a casa de banhos entra em erupção como uma partida.

Remoto

A fornalha portátil é muito mais funcional, mas é necessário espaço suficiente para isso. Nesse caso, a própria câmara, na qual a lenha é lançada, está localizada em uma sala adjacente à sala de vapor. As vantagens são óbvias: não há risco de queimaduras devido à falta de oxigênio, a lenha é jogada de outra sala e, portanto, o risco de incêndio também é minimizado. Independentemente da temperatura do banho, o microclima ainda será confortáveljá que o oxigênio precioso não queima e o calor não parece severo.

Um ponto negativo negativo é apenas que o banho deve consistir em pelo menos dois quartos, ou seja, ter uma área maior. No entanto, esse sinal de menos pode ser chamado de menos apenas com um trecho, pois poucas pessoas constroem uma casa de banhos que consiste apenas em uma sauna a vapor.

Outro ponto importante: é melhor colocar um extintor de incêndio perto da fornalha, só para garantir.

De acordo com o método de aquecimento do aquecedor

Este parágrafo implica a colocação de pedras em relação à fonte de calor. Distinguir entre fornos de aquecimento periódicos e contínuos. Nos fornos de aquecimento contínuo, hoje mais comuns, as pedras não entram em contato direto com os produtos de exaustão da combustão. Eles são colocados em um recipiente especial, localizado na própria sala de vapor. As pedras da fração do meio permanecem limpas, você pode derramar um pouco de água sobre elaspara tornar o vapor mais úmido.Assim, a temperatura máxima para o aquecimento de pedras atinge 400 graus, o vapor é seco e duro, mais característico da sauna finlandesa.

O aquecedor de aquecimento periódico parece bem diferente. Aqui, a fumaça do combustível queima passa diretamente pelas pedras, saindo mais tarde por uma chaminé. Isso impõe certas restrições: por exemplo, Não lave no banho até que todo o combustível tenha queimado e todo o dióxido de carbono tenha escapado.caso contrário, você pode se queimar. Pedras neste caso são aquecidas a temperaturas extremamente altas - 1000 graus. O vapor se forma assim que você derramar água sobre as pedras. By the way pedras para esses aquecedores devem ser grandes e arredondadas.

Pela disponibilidade do tanque

Muitas vezes, os banhos são equipados com um tanque de água ao lado. Portanto, o calor das paredes laterais do fogão não desaparece em vão, mas aquece a água no tanque, que pode ser usada posteriormente posteriormente. O tanque lateral também serve como um trocador de calor, devido à presença do microclima ideal na sala de vestir e na sala de vapor.

Outro objetivo do tanque é aquecer o restante do edifício. Acontece que o banho está localizado no piso térreo da casa. Depois que o fogão é aquecido, aquece o poço de água, que depois é transportado pela casa através de um sistema de canos.

Esses radiadores de aquecimento improvisados ​​podem ser feitos com suas próprias mãos, se você estudar adicionalmente como esse sistema funciona, com base em sua base. Soldar um tanque comum na lateral do fogão ou na chaminé não é difícil.

Com gerador de vapor

Quanto ao dispositivo do gerador de vapor, esta solução permite encher a sala com vapor úmido pesado, como em um banho turco, sem recorrer a uma alteração completa do fogão. A solução mais interessante é instalar um mini-gerador de vapor, além de um fogão de banho caseiro, o que economizará espaço e, ao mesmo tempo, não irá piorar sua tarefa.

Além do acima, existem várias variedades de modelos de fogões de banho que não se enquadram em nenhuma classificação. Um deles pode servir forno móvel. Tem um tamanho e peso muito menores, devido ao qual pode ser movido relativamente livremente de sala em sala. Os fogões móveis geralmente são equipados com uma fornalha incorporada, pois haveria mais problemas com o controle remoto.

O banho de queima superior, ou alimentação - um design no qual a queima começa a partir da camada superior de lenha empilhada, espalhando-se gradualmente para as linhas inferiores. Desde os tempos antigos, essas construções têm sido usadas para banhos russos, pois permitem evitar sérias perdas de calor no início da queima.

O processamento de combustível é gradual e a combustão lenta já ocorre naquele período em que a sala de vapor está quente o suficiente, e tudo o que é necessário é manter a temperatura.

O que procurar ao escolher?

Antes de interromper sua escolha final em qualquer uma das opções, é necessário avaliá-la de várias maneiras. Essa preparação cuidadosa é necessária devido ao fato de que a construção de um forno (especialmente um de tijolos) é uma tarefa problemática e requer investimentos financeiros; portanto, é importante não cometer erros.

A avaliação é baseada nos fatores mais óbvios e comuns, e eles afetam a escolha do material e o design.

Taxa de aquecimento

A rapidez com que o fogão esquenta é crucial quando se trata de uma casa de banhos o ano todo. Se no verão praticamente não houver risco de o banheiro não esquentar o suficiente, no inverno essa probabilidade é extremamente alta.

Assim, no verão, você pode aquecer o banho em 3 a 4 horas, enquanto no inverno você precisará gastar 8 a 12 horas nele.

Também é importante o quão bem o fogão mantém o calor.Por exemplo, a estrutura de aço aquece bem, mas também esfria rapidamente, o que afeta negativamente o tempo durante o qual o banho pode ser lavado. A questão discutível é se vale a pena aquecer o banho por 3 horas para poder vaporizá-lo por apenas uma hora. Para manter a temperatura, é preciso muito combustível, o que é irracional do ponto de vista financeiro.

Layout

Isso implica a presença de um gerador de vapor, um tanque, bem como a localização do forno em relação ao forno. Todas essas nuances foram discutidas em detalhes na seção de classificação.

O método de aquecimento do aquecedor

O contato de pedras com fumaça proveniente de fontes de calor desempenha um papel importante, pois depende de quanto tempo você pode lavar no banho. Isso afeta a temperatura e a umidade no banho, bem como o microclima. Algumas variedades são mais adequadas para saunas, outras - para banhos russos, mas recentemente as mais populares são opções combinadas, quando você pode variar a umidade de sua própria vontade. Para isso, os aquecedores de aquecimento periódico com um gerador de vapor em miniatura são os mais adequados.

No entanto, se você precisar receber vapor apenas de um determinado tipo (por exemplo, se você é um fã da sauna finlandesa e apenas ela), seria mais lógico salvar e construir um aquecedor sem adições, mas apenas um que seria fornecido com os parâmetros necessários.

Combustível usado

Decida com antecedência o que você deseja alimentar o seu fogão. A complexidade e o alto custo de fabricação de um fogão dependem muito disso. Portanto, a versão mais simples de executar é a construção em madeira, pois aqui você não precisa recorrer a melhorias técnicas.

A solução ideal seria combinar em um forno a capacidade de ser alimentado a partir de várias fontes de energia. Por exemplo, quando um deles termina, você pode usar o outro. O mais popular é a combinação de gás e lenha.

Além do exposto, existem vários fatores que não são tão extensos, mas também significativos. Isso inclui a potência da temperatura do forno.

Não faz sentido tornar um forno muito potente para um pequeno banho, mas um design muito pequeno não suporta o aquecimento de uma sala grande. Certifique-se de correlacionar a quadratura do banho com o retorno térmico do seu produto.

A temperatura das paredes da unidade do forno também não é de última importância. Não faz muito tempo, surgiram os chamados fogões "frios". Eles precisam aquecer por muito mais tempo, mas sua temperatura externa nunca excede os 60 graus, enquanto no interior ela pode ser várias centenas de graus mais alta.

Desenhos

A elaboração de um desenho é uma etapa importante e crucial. É praticamente impossível elaborar um desenho competente sem a devida educação e, sem um desenho adequado, é impossível construir um bom forno. Felizmente, existe uma solução simples - use um esquema pronto. Eles estão disponíveis gratuitamente em abundância, para que você possa escolher o mais adequado.

Outra opção é ordenar a produção de um desenho de acordo com suas próprias medidas. Esta solução tem várias vantagens:

  • essa unidade é idealmente colocada no nicho da casa de banho que você ocupou por baixo dela,
  • haverá todas as adições necessárias (por exemplo, um tanque),
  • o diagrama de conexão das peças geralmente é indicado imediatamente no desenho, para evitar dificuldades.

O custo de uma opção personalizada não é tão alto, então você pode pagar por isso. O dinheiro gasto na compra do esquema permitirá que você economize muita energia, tempo e nervos no futuro.

Materiais

Como mencionado acima, hoje existe apenas um pequeno número de materiais dos quais são feitas as estruturas de aquecimento do banho.

Isso ocorre devido aos requisitos específicos que são apresentados a eles:

  • capacidade de suportar altas temperaturas
  • não suscetível à corrosão, deterioração,
  • incombustibilidade
  • preço razoável
  • durabilidade e outros.

Por esse motivo, a lista foi reduzida para apenas duas posições: tijolo e metal. Os fogões de pedra eram e continuam sendo a opção mais preferida para os banhos russos; no entanto, o metal é muito mais barato e fácil de usar. Isso levou ao fato de que as estruturas metálicas estão substituindo gradualmente os tijolos. Para a fabricação própria, também é melhor preferir uma unidade de metal, pois é mais fácil fazê-lo você mesmodo que criar um design clássico de tijolo.

Fogões de tijolos são bonitos, com alta dissipação de calor. Devido ao fato de ser difícil fabricá-los, muitos se recusam a construí-los, mas com experiência suficiente, você mesmo pode criar um design semelhante.

Fogões simples são os seguintes:

  • Um fogão simples e sem frescuras parece interessante e interessante, apesar de muito esforço e tempo não terem sido gastos em sua construção. Tal alvenaria é mesmo para iniciantes.
  • Uma versão mais complexa apresentada por um mestre profissional. Tal beleza requer profissionalismo, mas o resultado vale a pena. O resultado foi um fogão russo completo.

Como você pode ver, um tijolo é esteticamente atraente, mas trabalhar com ele exige alguma habilidade. Agregados simples de metal são feitos por artesãos locais em toda a Rússia, enquanto os fornos não são piores que os de fábricas. Existem produtos o mais simples possível e com elementos forjados.

Aproximadamente este tipo de construções metálicas são feitas à mão. A unidade mais simples com aquecedor e tudo o que você precisa não ocupam muito espaço. Este fogão possui uma fornalha embutida, por isso foi projetado para instalação na menor casa de banho. Um design de fogão caseiro com elementos forjados e um tanque para aquecer a água se encaixam perfeitamente em qualquer casa de banho.

A fabricação de peças forjadas exigirá habilidades de ferraria ou elas podem ser personalizadas. Cabe a você escolher qual material combina melhor com você.

As ferramentas

Para fazer um forno de metal, você precisará das seguintes ferramentas:

  • máquina de solda para conexão firme de peças,
  • um moedor com uma lâmina de diamante para cortar folhas de metal,
  • broca para fazer pequenos furos,
  • nível de construção, fita métrica de montagem, transferidor e marcador para marcação,
  • disco para esmerilhar metais.

Para um forno de tijolos, são utilizadas ferramentas mais diversas:

  • várias espátulas e espátulas para aplicar uma argamassa que mantém os tijolos unidos,
  • uma picareta para dar aos tijolos a forma necessária e lascar pedaços em excesso,
  • nível de construção a laser para avaliação horizontal,
  • linha de prumo para avaliação vertical,
  • construção "triângulo" com dimensões 40x40x57 cm,
  • regra para remover o excesso de argamassa e nivelar tijolos,
  • baldes e paletes nos quais serão produzidas argamassas para colar tijolos.

Desenho

Os fogões caseiros podem ter um acabamento diferente, o que determina sua aparência. No entanto, tudo depende não apenas disso. Antes de tudo, a beleza e o apelo estético são determinados pela precisão com que todo o trabalho foi realizado.

As mais interessantes podem ser as seguintes opções caseiras apresentadas:

Como você pode ver, não há produtos de metal entre eles, pois os agregados de tijolos parecem muito mais vantajosos em design.

Onde instalar?

A resposta a esta pergunta é óbvia: na sala de vapor. No entanto, na realidade, nem tudo é tão simples. Se a unidade com a fornalha embutida precisar apenas ser instalada na sauna a vapor, use o controle remoto - apenas na parede adjacente à sala em que a fornalha se apaga. A fornalha também pode ter acesso à rua.. Então é importante avaliar em qual lugar você deseja ver a saída e instalar o fogão lá.

A decisão sobre onde a instalação será realizada deve ser tomada na fase de assentamento da fundação. Essa medida está relacionada ao fato de que a fundação neste lugar precisará ser bem fortalecidacaso contrário, o piso simplesmente não pode suportar o peso da estrutura do forno e desmoronar. Também será necessário planejar colocar o orifício de montagem do forno, se houver uma fornalha remota. Caso contrário, a instalação causará problemas sérios.

Trabalho preparatório

Na fase de preparação, é necessário preparar não apenas os materiais a partir dos quais o forno será construído diretamente, mas também a própria casa de banho. Se você não fizer tudo isso qualitativamente, a probabilidade de operação incorreta do fogão é alta. Por exemplo, o calor pode não ser fornecido onde é necessário ou podem surgir problemas com a liberação de fumaça, o que pode ser prejudicial à saúde.

O primeiro passo é procurar ou solicitar um desenho (possivelmente feito por ele mesmo). O desenho deve conter todas as informações necessárias sobre o forno.

Também é recomendável que você indique imediatamente a que temperatura máxima você pode aquecer o metal escolhido. Geralmente, esses dados podem ser esclarecidos no mesmo local em que você faz uma compra.

Preparação de metal

Este procedimento é realizado após todos os detalhes serem cortados nos tamanhos corretos. É necessário deixar de lado os elementos da futura unidade que são mais aquecidos. Estes incluem paredes laterais, porta superior e fornalha. Eles estão em contato com a queima de combustível.

O lançamento é o seguinte. Primeiro, as folhas ficam em brasa, após o que não devem ser resfriadas rapidamente. É melhor deixar as folhas de metal esfriarem lentamente.. Eles não precisam ser baixados para água fria. Depois de realizar essas manipulações, você pode notar que as peças deformaram, perderam sua forma original. Para devolvê-los a uma aparência próxima ao original, use um martelo, batendo nas peças na forma desejada. Se o martelo não ajudar ou as peças ficarem maiores, basta serrar as peças salientes.

Esta medida preventiva evita que o fogão entorte durante o primeiro uso.

Cálculos

Todos os valores do fogão devem ser dados nos desenhos. É sobre qual área da fundação precisa ser fortalecida e quanto deve ser protegido da área das paredes. Com base no tamanho do forno, podemos dizer que o local de fortalecimento da fundação deve se estender além das bordas do forno em 30 cm. Por exemplo, ao montar um conjunto quadrado de metal com dimensões de 60x60 cm, será necessário reforçar o local 120x120 cm (30 + 60 + 30 cm de cada lado).

A parede deve ser isolada 50 cm acima e além do forno. Por exemplo, com uma altura de estufa de 80 cm, você precisará isolar a 1,3 m de altura do chão. Também será necessário colocar a chapa de metal no local onde o forno será instalado. Isso é feito para que, no caso em que o carvão caído, não cause incêndio. A camada de metal deve sobressair 1 m além do plano da porta.

Marcação

Antes de iniciar o trabalho de corte de metal, todos os componentes deverão ser marcados. Para isso, novamente, os dados mostrados no desenho são usados.

Às vezes, a marcação é feita em movimento, quando a unidade é composta por elementos retangulares e quadrados, no entanto, mesmo neste caso é melhor desenhar bordas usando um marcador. No futuro, será mais fácil cortar os detalhes necessários, seguindo as linhas pretendidas.

Preparação do quarto

Refere-se à colocação de chapas de metal no chão e nas paredes, cujo cálculo foi dado em um dos parágrafos anteriores. É melhor escolher o aço inoxidável para esses fins.. Apesar de ser vendido sob o peso do forno, existe uma dignidade que redime completamente esse fato - você não encontrará deterioração do metal com ferrugem, o que pode piorar bastante sua aparência e condição.

Fortalecimento da fundação

Seria mais lógico colocar esta etapa no início da lista, uma vez que o fortalecimento deve ser realizado na fase de lançamento da fundação. No entanto, se isso não tiver sido feito, você terá um estágio difícil de desmontar o chão.

Existe uma maneira alternativa: escolha um fogão elétrico que, devido à falta de combustível, não pesa tanto quanto as opções de gás ou madeira. No entanto, isso também está associado a alguns custos.

Fabricação

O dispositivo de um forno de metal não causa dificuldades como tijolos; portanto, é lógico iniciar a descrição com uma opção mais simples.

Para fazer um fogão simples com um cano, use o seguinte guia passo a passo:

  • A maneira mais fácil é criar uma unidade a partir de um log. Para isso, você precisa de um pedaço de tubo com pelo menos 50 cm de diâmetro. O tamanho do segmento depende de quão alto você deseja ver o seu fogão.
  • Corte um soprador no tubo com dimensões de 0,05x0,2 m.
  • Faça um furo para o forno com dimensões de 25x20 cm.
  • Em seguida, solde os elementos de fixação das hastes que compõem o aquecedor. Para isso, são adequados acessórios com um diâmetro de 1 cm.

  • Prenda a malha de arame das hastes.
  • Em frente ao aquecedor, faça outro furo de vapor.
  • Encha o aquecedor com pedras. É proibido o uso de granito ou pedras contendo mica para esses fins. O talcoclorito é excelente.
  • Solde no topo do tubo a tampa do diâmetro.
  • Faça um buraco sob a chaminé na tampa. O diâmetro do tubo da chaminé deve ser de cerca de 15 cm.
  • Solde a chaminé.

A instalação de um forno de tijolos exigirá muito mais materiais, resistência e tempo. Dependendo da opção escolhida, você precisará de uma certa quantidade de tijolo. Verifique se o tijolo é à prova de fogo.

Preste atenção ao diagrama a seguir. Indica a ordem dos tijolos. Siga-o para construir o fogão corretamente. Além disso, um tijolo pode ser revestido com uma estrutura metálica. Isso dá o efeito de que um fogão de tijolos é instalado no seu banho, não de metal.

Isolação térmica

O isolamento térmico do fogão é necessário, apenas porque, no processo de queima, muita energia térmica é dissipada no espaço circundante. Os donos dos banhos estão tentando, com todas as suas forças, nivelar essa desvantagem para usar racionalmente todo o calor disponível.

O isolamento térmico pode ser realizado de várias maneiras:

  • Instalando telas de proteção de metal montadas na parede. Eles refletirão o calor. Essa tela faz sentido em torno do aquecedor, localizado na sala de vapor. Então todo o calor não se dissipa no nada, mas é bombeado para um quarto duplo.
  • Blindagem de tijolos. Nesse caso, a espessura do tijolo deve ser igual à metade do padrão, ou seja, é ideal usar a alvenaria de metade do tijolo.

A proteção de paredes e pisos, feita de chapa metálica e descrita acima, também serve como uma espécie de medida de isolamento térmico.

Precauções de segurança

Quando você está na casa de banho, existem dois perigos reais: se queimar ou se queimar. Para evitar a ocorrência de queimaduras, eles criaram um material especial - papelão de basalto. Ele é colocado ao redor do fogão para que o movimento estranho não leve a queimaduras graves, porque em uma atmosfera de ar quente, tocar a superfície é o mesmo que o ar, as temperaturas podem causar uma queimadura grave do segundo grau.

Para evitar o risco de fumaça, é aconselhável não fazer um forno desse tipo, cujo soprador vai diretamente para a sala de vapor. É melhor levá-lo para uma sala adjacente ou para a rua.

Também é necessário verificar se as cinzas são removidas antes de "pressurizar", uma vez que os produtos de combustão são capazes de emitir monóxido de carbono, que é inodoro. Compreender que você o está sufocando não é fácil.

Dicas e truques

Os especialistas compartilham alguns truques que tornarão o processo de fabricação do forno muito mais fácil:

  • Não negligencie o desenho. Sem ele, há uma alta probabilidade de cometer um erro e construir um design de fogão feio e ineficaz.
  • Certifique-se de fazer todo o trabalho para preparar a sala, pois isso reduzirá o risco de incêndio.
  • O reparo do forno deve ser feito a tempo, para evitar a necessidade de substituir o fogão existente em breve, devido à impossibilidade de solução de problemas.
  • Se você planeja usar o fogão não apenas para o banho, mas também para aquecimento, considere um sistema de tubulação.
  • Se você não tem certeza de que pode construir um forno de qualidade decente, desista deste empreendimento. Uma avaliação sóbria de suas habilidades pode economizar energia, tempo e dinheiro e salvar sua auto-estima.

Belos exemplos

  • Uma unidade feita de metal ferroso com um aquecedor torcido parece interessante e incomum. Esse design pode decorar qualquer sala de vapor, independentemente do seu tamanho.
  • Se o fogão não parecer muito atraente, isso não significa que não serve bem. Nesta imagem, a opção disponível na maioria dos banhos é claramente visível. Os proprietários não passaram muito tempo terminando, concentrando-se no funcionamento do forno.

  • Um fogão de metal em um revestimento de tijolos parece tradicional, mas não é tão difícil fazê-lo. O salário de tijolo, neste caso, atua como um escudo isolante de calor, permitindo que a temperatura permaneça no seu nível original por mais tempo.
  • Se uma pessoa tiver tempo e paciência suficientes, além de habilidades na difícil tarefa de colocar tijolos, poderá obter um design tão bonito. Usando o polimento, os tijolos receberam a forma arredondada desejada.

Veja como fazer um fogão a partir de um cano no próximo vídeo.

Tipos de combustível e tipos de fornos

O fogão no banho é dividido em 2 grupos principais, são eles: metal (ferro fundido) e opções de tijolos. Os fogões de sauna de tijolo são intensivos em calor, aquecem por mais tempo, mas também esfriam por um longo tempo. Um fogão de ferro é um item de aquecimento do tipo econômico, devido à multitarefa, simplicidade e conveniência do equipamento. Ao escolher um fogão ou lareira, você precisa observar não apenas o design da fonte de calor, mas também o tipo de combustível. Diferentes combustíveis durante a combustão da mesma massa produzirão uma quantidade diferente de calor. Existem muitas variações de energia.

Por permanência agregada e tipo de combustível, todos os grupos de combustíveis são divididos em combustíveis sólidos, líquidos e gasosos. O sólido é uma classe de combustível comum, que inclui: carvão, turfa, briquetes, lenha, paletes. Eles são usados ​​apenas em fogões comuns, pois queimam rapidamente. O tipo de combustível líquido é querosene, óleo combustível, diesel, caldeira, líquido químico de coque.

Eles têm um valor calorífico significativo. O primeiro tipo de combustível gasoso é o gás natural, obtido a partir de depósitos de gás ou gás associado durante a produção de nafta. Ele tem um bom valor calorífico.

Qualidades positivas e negativas de fogões de metal para um banho

O vapor não pode ficar sem um fogão, porque é ela quem aquece a sala e mantém a temperatura desejada. Em nosso tempo, você pode encontrar uma ampla variedade de opções. Mas é melhor fazer o forno você mesmo.

As melhorias do dispositivo de metal incluem:

  • a ação ocorre rapidamente e, ao mesmo tempo, não é muito onerosa, isso pode ser feito de forma autônoma, com conhecimento e experiência básicos,
  • uma parte significativa dos modelos é compacta e adequada para pequenas saunas,
  • aquecimento rápido da sala de vapor até a temperatura necessária, mesmo no inverno,
  • o mecanismo pode durar muito tempo, tudo depende das condições de soldagem e da espessura do metal,
  • combustível magro
  • fácil de usar, mesmo uma pessoa que não possui as habilidades adequadas pode lidar com isso.

O forno de ferro tem qualidades negativas, são elas:

  • baixa capacidade de aquecimento, não basta aquecer o banheiro,
  • resfriamento excessivamente rápido; é necessário aquecer regularmente,
  • as paredes esquentam e objetos próximos podem pegar fogo.

Determinar qual forno é melhor para um banho não é fácil, existem muitas qualidades de design.

O dispositivo de fornos de metal

O metal é um material maleável que a cerâmica, pode ser derretido e fundido, perfurado, cortado, dobrado, forjado. Há um número considerável de processamento de metais. Basicamente, ao fazer um forno com suas próprias mãos de metal, você precisa focar o horizonte em sua qualidade. Os metais utilizados para a produção do mecanismo de aquecimento são: aço comum, variações de aço resistentes ao calor, substitutos e ferro fundido.

O segundo passo é criar um fogão e escolher o tipo de design. O curativo pode ser de várias formas, o principal é observar a tecnologia de conexão. Existem esquemas para isso, onde as propriedades estruturais de todos os elementos são detalhadas. É permitido ser criado com um aquecedor aberto ou coberto. Leve em consideração as dimensões do próprio banho. O design elementar deve consistir em um tanque de água e uma fornalha e, definitivamente, possui um tubo, haste e grelha.

Ainda deve ter um pedaço forte. Para desviar os resultados da combustão, é desejável que o forno seja equipado com uma chaminé. Bem como um guindaste que será montado em um tanque de água. Nem todos os fogões parecem harmoniosos no interior da casa. Você pode resolver esse problema removendo o portal do fogão da sauna com suas próprias mãos.

Diferenças entre fogões metálicos para banhos e saunas

As salas de vapor na sauna e no banho apresentam diferenças impressionantes, é a temperatura e a secura do ar. No banho, a temperatura varia de 50 a 70 graus, como resultado, é formado vapor suave. Na sauna, a temperatura está acima de 85 graus Celsius, o vapor sai seco. Para criar certas condições na sala de vapor, use diferentes fornos e todo tipo de abordagem para sua instalação.

Para construir uma sauna, é necessário observar o contato máximo da carcaça do forno com o ar, a fim de proporcionar uma rápida circulação dos fluxos de ar ao longo das paredes.

Tudo se resume a garantir que o ar se aqueça mais rapidamente. No banho, o microclima é organizado de uma maneira diferente, onde é atingida uma temperatura alta e muito vapor é formado. Para alcançar os efeitos, as pedras são colocadas em um forno, ou seja, em um aquecedor fechado. Um pequeno aquecedor está predisposto acima da fornalha, que acompanha o aquecimento das pedras a 250 graus Celsius.

A próxima diferença é que os fogões de metal para saunas são convectivos e todos os banhos são organizados de forma a evitar a convecção térmica sem deixar vestígios. Convecção convencional é o movimento do ar dentro de uma sala.

Fogões de fabricação russa DIY

O atual banho russo é uma pequena casa de madeira ou troncos. No interior, por regra, existe uma divisão em 2 salas, nomeadamente uma sala de vestir e uma sala de vapor. Um forno para banho russo não é apenas um mecanismo de aquecimento, é o acessório mais importante. A temperatura, a secura e o nível de aquecimento da sala de vapor dependem disso. Muitas categorias de fogões para banho são apresentadas.

Mas nem todo mundo é adequado para um banho russo. A diferença fundamental será o aquecimento do ar a uma temperatura de 65 graus Celsius, com vapor sendo criado na faixa de 60 a 80%. Como resultado disso, o chamado vapor fraco se forma na sala de vapor.

É um vapor aveludado agradável, moderado ou quase sem queima. Em um verdadeiro banho russo, é agradável e fácil respirar, e a pele não experimenta fortes cargas de calor.

Muitas vezes, em um banho, eles colocam um fogão de tijolo ou aço. Todos esses materiais aquecem muito bem e transferem calor para a sala muito bem. Não há selos para a construção de fornos, apenas as posições gerais de arquitetura e construção são respeitadas.

Breve descrição e dimensões do fogão de metal

Um fogão de ferro para banho é capaz de aquecer eficientemente pequenos cômodos. É criado por um design coberto, aberto e combinado. O mecanismo possui um tanque para aquecer a água e um aquecedor construído na parte superior do forno. O dispositivo fechado é composto por 3 compartimentos, é uma câmara com um ventilador, um aquecedor e uma abertura para a saída de vapor e um tanque para aquecer a água.

A instalação do tipo aberto possui uma grade de metal sobre a qual são colocadas pedras, predispostas sobre a câmara de combustão. Não há barreiras entre a fornalha e as pedras. Os dispositivos combinados desse grupo se distinguem dos demais pela presença de uma câmara de combustão aumentada, equipada com parafusos e grades duplos.

O fogo de todas as bordas aquece o fogão, e isso aumenta significativamente a eficiência do forno. O volume do forno é diferente, durante a sua construção leva em consideração os parâmetros da sala de vapor e o número de pessoas que a lavam.

O tamanho do sistema de aquecimento depende da força do sistema de aquecimento. Quanto maior a proporção, mais combustível é queimado. Para o aquecimento ideal do ar, os parâmetros do fogão da sauna devem ser os seguintes: a proporção do forno para a área da sala aquecida é 1:50 ou 1:70, a profundidade da abertura do forno é 1: 2 ou 2: 3 e o volume do forno para a seção transversal da chaminé deve estar na proporção 1: 10)

O trocador de calor do forno da casa de banho é uma unidade técnica que aquece o líquido recebido com sua subsequente transferência para o tanque articulado.

De que são feitos os fogões de banho de metal?

Fogão de ferro para banho - uma versão clássica de queima contínua com contorno de água. O dispositivo consiste em uma caixa entupida de metal equipada com uma porta do forno e um tubo de escape.

Para a produção de fogões metálicos para banho com suas próprias mãos, você precisará de matérias-primas e peças:

  • uma chapa de aço com uma espessura de cerca de 8 milímetros,
  • portas para o forno, soprador e aquecedor,
  • torneira de água,
  • grelha,
  • tubo de chaminé.

Na execução do equipamento, é necessário o uso de metal gordo, para que o dispositivo gere principalmente calor quando aquecido.

Criando um tanque para aquecer água

O método mais prático de aquecer a água no banho é usar o calor do fogão. Existem várias maneiras de instalar um tanque para um fogão de sauna, a principal coisa é a localização do tanque, pode ser: local interno, articulado e remoto.

Para desenvolver o tanque, são utilizadas três versões do material: ferro fundido, tanques de aço inoxidável ou aço inoxidável. Para fazer um barril de ferro, várias etapas devem ser tomadas.

Primeiro você precisa cortar o pedaço de tubo desejado. Os pontos de corte devem ser cuidadosamente processados. Então você precisa começar a instalar a tampa inferior e superior do tanque. O próximo passo é a solda de todas as peças cortadas. Depois disso, é necessário instalar uma torneira e bicos, além de um trocador de calor para o fogão da sauna. Em seguida, o trabalho de instalação do módulo é realizado.

Montamos um forno para banho com nossas próprias mãos de metal

O suprimento de forno para o banho é preferido para ser construído separadamente. Isso se deve ao fato de que é permitido fazer apenas o modelo do forno que você deseja. Então, para fazer um fogão de banho de metal com suas próprias mãos, você precisará desenhar habilidades de leitura, ferramentas e materiais de construção. No início, é necessário elaborar um projeto e determinar as dimensões do dispositivo.

Existem 2 versões construtivas de fogões caseiros, esta é uma versão horizontal e vertical. Para fazer um forno você precisa:

  • uma haste com dez milímetros,
  • Chapa de aço de 8 mm de espessura
  • tubo de ferro
  • trincos
  • torneira de água
  • dois metros de cano.

Pegamos um grande fragmento do cano e cortamos uma abertura para o soprador. No meio do tubo, na lateral da abertura, solde os elementos de fixação da grelha. Depois equipamos o forno, para isso soldamos os prendedores das hastes do aquecedor. Na parte de trás do aquecedor, cortamos um buraco através dele, o vapor será fornecido. Enchemos com pedras adequadas para este tipo de unidade.

No telhado do forno, faça um orifício sob o tubo da chaminé e instale-o. E não se esqueça de cobrir o fogão da sauna com material útil para criar um fogão clássico. Não é difícil construir um dispositivo, o principal é seguir as instruções.

Equipamento necessário para o trabalho

A instalação de um forno de sauna é um assunto importante, cuja organização correta depende da operação normal da instalação. Inicialmente, você deve escolher um lugar para colocá-lo. Ainda é necessário aderir às regras de segurança contra incêndio.

De acordo com os padrões, a distância entre o forno e a parede inflamável deve ser de pelo menos 25 centímetros. Primeiro você precisa determinar qual forno você decidiu colocar. A próxima etapa é a preparação do plano e o cálculo do material necessário.

Para montar um forno caseiro, você precisará de ferramentas: um moedor, uma tesoura de metal, um aparelho para realizar trabalhos de soldagem, uma variedade de kits de medição e marcação. Você também precisará de material. Um processo de fabricação passo a passo pode ser visto no vídeo apresentado neste artigo.

Material para um forno de metal em um banho

Fazer fogões é um procedimento interessante e demorado. Existem muitos tipos de modelos de fornos metálicos. A principal tarefa à sua frente é criar uma estrutura suficientemente forte para que não haja deformações e alta condutividade térmica. Para a fabricação do mecanismo usando diferentes materiais, são eles: ferro fundido, aço e aço resistente ao calor. O manufactory mais comum é o aço.

Este assunto tolera temperaturas de até 400 graus. A obesidade do aço começa a partir de 4 milímetros, mas o ponto negativo do material é que ele queima rapidamente. O próximo material utilizado é o aço resistente ao calor.

A espessura mínima do metal é de 3 milímetros. Os fogões são feitos do material mais seguro, produtivo e fácil de instalar. Outro material para formar fogões de metal para banho é o ferro fundido. Não possui resistência inferior ao aço, mas, ao mesmo tempo, sua capacidade térmica e fragilidade são comparáveis ​​à cerâmica.

Instalação do forno no banho

A instalação precisa do fogão na casa de banho com suas próprias mãos é um procedimento responsável, pois o conforto e a segurança de sua operação dependerão disso.

Para aquecer efetivamente a sala de vapor, você precisa escolher o local da estrutura do forno. Observar todas as regras e regulamentos sobre a colocação dos meios de aquecimento permitirá que durante muitos anos não se preocupe em refazer o dispositivo de banho.

Antes de tudo, é necessário calcular as dimensões do dispositivo para as dimensões de uma sala de alta temperatura, porque o teto e a decoração interior podem queimar, queimar ou derreter, para que isso não aconteça, é preciso escolher o posicionamento correto do fogão. Você também deve instalar o exaustor do fogão da sauna e faça você mesmo. Deve ser colocado a 50 centímetros do piso de madeira.

Se estiver protegido por uma tela de metal, a distância poderá ser reduzida. As partições opostas à fornalha não podem ser isoladas. A folga entre o teto e a tampa superior deve ser de 1,5 metros.

Os elementos da estrutura do forno devem ter acesso sem obstáculos, em caso de acidente. Você também precisa planejar em detalhes o sistema de ventilação na sala de vapor e considerar a saída dos produtos de combustão. Ao instalar um forno de tijolos, é necessário criar uma base sólida, e estruturas metálicas leves devem ser colocadas em fundações de pisos não combustíveis.

Preços para vários tipos de pedras para fogões

Portanto, um fogão de bricolage para uma casa de banho é uma tarefa bastante viável, se todas as nuances tecnológicas forem levadas em consideração durante a fabricação e, quando instaladas, cumprirem os requisitos de segurança estabelecidos. Mas um fogão fabricado por si só não só ajudará a economizar uma quantidade considerável, mas também se tornará o orgulho do proprietário quando for possível convidar seus amigos para a casa de banhos.

Você gosta do artigo?
Economize para não perder!