Em cada caso, a espessura da mesa é determinada individualmente. Por um lado, sua altura deve ser suficiente para atingir as características exigidas da resistência da base. Mas com outra camada da mistura a ser derramada, eu sempre quero reduzi-la o máximo possível para reduzir custos. Além disso, as características da sala onde o revestimento áspero é organizado aqui têm uma influência considerável.
Requisitos básicos
Não existe um valor único e ideal para determinar a altura da mesa de piso criada. A escolha deste parâmetro depende de muitos fatores. Para cada sala, ela é selecionada individualmente de acordo com a finalidade da sala e o grau de irregularidade da base.
Aplicação de betonilhas em ambientes fechados
A espessura da mesa do piso sob o revestimento de acabamento é determinada por:
- tipo de piso ou composição do solo,
- recursos financeiros disponíveis
- selecionado para vazamento de misturas, impermeabilização, opção de reforço e outros materiais utilizados durante a instalação,
- requisitos para isolamento térmico e acústico,
- a presença de certas irregularidades na base localizada sob a mesa,
- a necessidade de organizar um viés para uma das paredes ou para a saída,
- a necessidade de preencher os canos do "piso quente" ou outras comunicações.
É fácil escolher esses refluxos para janelas em tamanho. Eles devem se sobrepor apenas à inclinação inferior existente na abertura da parede. No caso de uma mesa no chão, você terá que levar em conta muito mais pontos.
Em apartamentos e instalações residenciais, uma mesa fina é usada principalmente.
Recomendações SNiP
Os códigos de construção fornecem apenas os números recomendados. Por exemplo, a espessura mínima de uma mesa DPS deve ser 20 mm. Mas esta é uma variante do piso sem uma malha de reforço, substrato isolante de calor e comunicação. Se o reforço for feito ou o isolamento for colocado por baixo (a argila expandida é derramada), não será possível gerenciar com 20 milímetros. A altura da camada sairá muito mais.
Consumo de material dependendo da espessura da mesa
O principal requisito dos SNiPs para o "piso áspero" é a força. Se for feita de DSP, essa camada deverá suportar pelo menos 150 kg / cm2. Se for utilizada argamassa de gesso, o índice de dureza pode ser reduzido para 100 kg / cm2.
No entanto, ao derramar composições de polímero autonivelante por cima, a mesa do piso inferior deverá ser feita com uma resistência de pelo menos 200 kg / cm2. Essas misturas de polímeros se ajustam rapidamente, criando um forte estresse interno. Eles podem simplesmente arrancar uma mesa não muito forte da base. A partir dos requisitos acima, deve-se proceder ao cálculo da espessura de um revestimento áspero com base em cimento ou gesso.
Espessura mínima
De acordo com os códigos de construção, a espessura mínima da mesa deve ser a seguinte:
- ao usar concreto de areia de grão fino sem substratos de reforço e isolamento - 20 mm,
- na presença de materiais de isolamento térmico sob a mesa - 40 mm,
- para aquecimento de piso de água - 45 mm mais o diâmetro dos tubos.
espessura mínima permitida da mesa
Uma camada mais espessa é permitida. Mas se a altura da mesa for menor, não será possível fornecer a força adequada. Em seguida, adicione concreto em cima um pouco mais não vai funcionar. Nesse caso, o revestimento será laminado. Se o ajuste das janelas de plástico ainda permitir que você conserte alguma coisa nelas após a instalação, o monólito de concreto ou gesso no chão deve ser derramado de uma só vez.
Contras da mesa fina
Espessura máxima da mesa
A espessura da mesa até o máximo da norma não é regulada. A camada de concreto pode ser feita arbitrariamente espessa. Além disso, se for realizada com uma altura superior a 100 mm, o reforço deverá ser fornecido sem falhas. Pode ser uma grade para um acoplador de piso ou fibra.
A principal limitação da espessura máxima é o dinheiro. Quanto mais espessa a camada rugosa, mais materiais de construção nela e mais alto seu preço. Tornar este revestimento muito espesso não vale a pena. Os custos estimados serão consideráveis e haverá benefícios mínimos. Além disso, com a altura da camada de concreto, sua massa aumenta, a sobreposição entre os pisos pode não ser capaz de suportar excesso de peso.
Além disso, não derrame betonilha sobre tubos de piso aquecidos a água com uma espessura superior a 25-30 mm. Por isso, leva muito calor. O sistema de piso radiante terá que gastar o excesso de energia térmica no aquecimento do concreto, em vez de devolvê-lo diretamente ao ar interno.
Espessura da mesa para diferentes sexos
Tamanhos permitidos para diferentes tipos de mesa
De acordo com a espessura da mesa, os revestimentos ásperos são convencionalmente divididos em:
- Fino - de 2 a 7 cm.
- Grosso - de 7 a 15 cm.
Camadas de menos de 2 centímetros geralmente são feitas de compostos autonivelantes e não se relacionam com betonilhas, mas com pisos a granel. E a espessura de mais de 15 centímetros já é mais do que pisos de concreto com reforço.
Características de projeto da mesa sob o aquecimento do piso
Características da organização de uma mesa fina
Betonilhas finas são usadas em salas onde não haverá fortes cargas cinzeladas durante a operação no piso. Normalmente, são cozinhas, salas de estar, quartos e outras salas de estar. Uma camada de 20 a 50 mm será suficiente aqui. Para corredores e banheiros, 50 a 70 mm já são recomendados.
Essas mesas são derramadas e niveladas literalmente em um dia. Então você ainda tem que esperar alguns dias antes do concreto endurecer. Mas o próprio trabalho de preparar a base e misturar a solução, além de derramar a mistura, é realizado o mais rápido possível.
Consumo de concreto de areia por m2
Recursos de organização de uma mesa espessa
Betonilhas espessas são usadas em locais com maior carga mecânica no piso. Frequentemente, eles são derramados não tanto para nivelar o piso, mas para obter uma base confiável para este ou aquele equipamento. E, de fato, é sempre sempre uma mistura de concreto com reforço com barras de aço. As soluções de gesso são de pouca utilidade aqui.
Betonilhas grossas para pisos são instaladas em:
- salas de utilidade
- caldeiras da casa,
- garagens
- banhos, etc.
Nesse caso, os termos e o tempo para vazamento de concreto e a espera até que o piso esteja pronto são aumentados. Uma espessa camada de concreto ganha dureza obviamente maior que a fina. Ao mesmo tempo, você ainda precisa gastar tempo reforçando cuidadosamente a camada de concreto com reforço. Sem ela, essa mesa necessariamente quebrará ao endurecer e rapidamente se tornará inútil.
Como calcular a quantidade de material para diferentes tipos de mesa
Conclusão
Longe demais para se afastar da espessura mínima indicada nos SNiPs para um caso específico, é apenas em casos extremos. Essas dimensões da camada são selecionadas de maneira a fornecer a força necessária e a resistência ao desgaste da mesa, mas, ao mesmo tempo, minimizam o custo de sua disposição.
Se o piso for feito em uma sala com alta umidade ou com cargas pesadas no revestimento, o concreto deverá ser derramado espesso e reforçado por dentro. Porém, em instalações residenciais de apartamentos, recomenda-se fazer uma mesa com uma espessura mínima permitida, para não sobrecarregar demais o piso e não gastar dinheiro extra.
Recursos do aplicativo da mesa
Não existe um conceito único de quão espessa a mesa deve ser, pois esse parâmetro depende de várias condições:
- do tipo de piso do edifício,
- por tipo de solo
- a partir da finalidade da sala.
Todos os fatores acima afetam não apenas o indicador, qual será a espessura da mesa de cimento e areia, mas também sobre:
- custo do trabalho
- escolher uma marca específica de cimento,
- O tipo de malha de reforço utilizada.
Com base na altura da camada de concreto derramada, a mesa é:
Espessura mínima - até 20 milímetros. Este tipo é equipado sem o uso de reforço. As misturas de autonivelamento são usadas com mais frequência em betonilhas.
Espessura média - até 70 milímetros. Nesse caso, uma rede reforçada ou reforço é usado.
Espessura máxima - até 150 milímetros. Este tipo de mesa pode ser chamado de monólito com reforço. Geralmente, essa opção para a casa é tanto a base quanto o piso, combinados em um único sistema.
A espessura da mesa de concreto depende em grande parte dos materiais de construção planejados para serem usados em sua disposição. Por exemplo, uma camada de concreto com pedra britada não pode ter a espessura mínima.
Para a aplicação de betonilhas finas, a melhor opção é uma mistura autonivelante, projetada para o acabamento do piso para a instalação do revestimento. Com sua ajuda, é obtida uma camada espessa e perfeitamente uniforme - após a secagem completa, eles procedem à instalação de material decorativo.
Existem algumas nuances relacionadas à determinação da espessura da mesa quando se planeja instalar um piso quente. Dado o diâmetro do tubo para o sistema de aquecimento, e geralmente não excede 25 milímetros, uma camada de solução de 50 a 70 mm será suficiente.
Ao mesmo tempo, os especialistas acreditam que, para o funcionamento ideal da estrutura e o bom aquecimento das salas, basta um concreto de 4 centímetros de espessura acima da tubulação.
Se uma mesa de piso mais alta for realizada, a espessura da camada complicará significativamente o ajuste do calor fornecido, uma vez que a maior parte da energia será gasta no aquecimento do concreto.
Altura mínima da mesa
De acordo com o SNIP, a espessura mínima da mesa é de 20 milímetros. Mas um recurso deve ser observado. Dependendo do material utilizado, a altura da camada de concreto pode ser diferente. Se uma mesa for criada com base em cimento metálico, dois centímetros serão suficientes.
Quando não está planejado instalar uma malha de reforço, a espessura mínima não pode ser inferior a 4 centímetros. Isso é explicado pelo fato de que uma altura mais baixa da camada não fornece resistência e resistência ao desgaste suficientes do revestimento (em mais detalhes: "Qual é a camada mínima da mesa que você pode fazer").
Para instalar mesas com espessura mínima, várias condições devem ser atendidas:
- a presença de um piso áspero,
- superfície revestida de contrapiso
- falta de tubos ou conexões.
Uma fina camada de betonilha não é feita em salas para fins técnicos e onde há uma carga aumentada na superfície do piso.
A espessura da betonilha no apartamento, nomeadamente na cozinha, no corredor e na casa de banho, não pode ser mínima, aqui os especialistas recomendam a colocação da base mais grossa possível.
Disposição da betonilha fina
Normalmente, a espessura mínima da mesa de concreto é usada quando o nivelamento é necessário.
A sequência do trabalho em terreno plano é a seguinte:
- Despeje a pedra britada (cascalho) e lixe com uma camada, nivele e compacte-a com cuidado.
- Uma camada de material impermeabilizante é colocada no topo, que pode até ser uma simples película de polietileno.
- Em seguida, uma malha de reforço é colocada e são montados simples faróis de alumínio, sobre uma base de gesso (mais: "Malha de reforço para mesa de piso - tipos e métodos de uso"). Eles são fixados em incrementos de 100-150 centímetros paralelos um ao outro.
- A mistura de concreto é derramada.
A altura mínima da mesa usando reforço não pode ser inferior a 4 centímetros. Devido à presença da malha e à pequena espessura da camada, é utilizado concreto, feito com a adição de cascalho fino.
Como resultado da adesão a esta tecnologia, apesar de a solução ser derramada com uma camada fina, a mesa niveladora do piso cuja espessura não excede 40 milímetros é confiável.
Para aumentar a resistência do revestimento, deve-se usar cimento de grau não inferior ao grau M 300 e adicionar plastificantes especiais à mistura.
Para misturar a argamassa, são retiradas uma parte de cimento e quatro partes de cascalho e areia. Os componentes são completamente misturados em uma massa uniforme. É melhor usar um misturador de pequeno volume para preparar a mistura.
Comece a encher a mesa na direção da parede até a porta. Não há necessidade de expor imediatamente todo o concreto, e isso está de acordo com a tecnologia e não deve ser feito.
A solução deve ser derramada de acordo com o seguinte esquema:
- em largura - metro,
- de comprimento - de uma parede para outra,
- usando a regra, conduza ao longo dos faróis, devido ao qual a camada de concreto é nivelada, enquanto o excesso de mistura é removido,
- com medidores subsequentes de concreto, o procedimento é repetido.
Altura máxima da mesa
Não há uma definição exata de qual deve ser a espessura máxima da mesa. O fato é que, para cada caso individual, esse parâmetro possui seus próprios valores válidos.
Especialistas são de opinião que não faz sentido fazer uma mesa com uma espessura superior a 17 centímetros. Nem sempre é necessário fazer uma estrutura de concreto com reforço de 150-170 milímetros de altura.
Um espessamento significativo da camada é feito apenas em alguns casos:
- se a fundação estiver sendo preparada, que simultaneamente se tornará o piso. Em tal situação, uma mesa monolítica de 15 centímetros é um elemento integrante da estrutura de suporte,
- no caso de organizar a superfície do piso em uma sala com uma carga alta, por exemplo, em uma oficina de automóveis. O carro tem muito peso e seu impacto no piso é significativo, justificando a criação de uma mesa com uma altura de 15 centímetros,
- ao colocar o chão em solo problemático.
Às vezes, os construtores sugerem aumentar a espessura da mesa para ocultar a presença de diferenças significativas na altura. Mas os defeitos na superfície original podem ser eliminados de outras maneiras.
Antes de equipar uma mesa com uma altura de 15 centímetros, os especialistas aconselham a considerar a possibilidade de usar outras opções para nivelar mudanças acentuadas nas alturas da fundação áspera. Você pode tentar eliminar defeitos significativos com a ajuda de uma britadeira, além de usar a composição de areia triturada ou argila expandida.
No caso em que é possível corrigir os defeitos usando esses métodos, não há necessidade de preencher o concreto com uma camada de 15 cm.
É necessário levar em consideração esse momento: na presença de diferenças sérias, se forem eliminadas apenas com argamassa de concreto, o valor das despesas será significativo. Na maioria das vezes, esses custos em dinheiro não serão justificados. O fato é que a organização de uma mesa de grande altura requer um enorme consumo de concreto.
Além disso, a colocação da camada máxima da solução durante a instalação de um piso de água quente não é financeiramente justificada. Uma espessura significativa da betonilha acima dos tubos com um líquido de arrefecimento levará ao aquecimento lento da superfície do piso. A eficácia desse projeto será insignificante e os custos de aquecimento aumentarão para um número enorme.
Por esse motivo, é importante saber calcular corretamente a espessura da mesa (em mais detalhes: "Como calcular a mesa - quantos materiais são necessários"). Com base no resultado, você pode determinar a quantidade de materiais necessários.
Para quais materiais a mesa é usada?
O mais popular é o vazamento de concreto. Ao aplicá-lo, você precisa se lembrar de alguns pontos. Como a preparação da solução requer não apenas areia e água, o cimento deve ser adquirido pelo menos M 300.
Se as frações dos materiais de construção não excederem 3-5 mm, será garantida a qualidade exigida do revestimento final. Além disso, o resultado final terá um efeito positivo no uso não de areia, mas de sua peneiração, uma vez que a adesão das partículas melhorará.
A fim de melhorar as características de qualidade do piso que está sendo instalado e eliminar a possibilidade de ruptura da mesa no futuro, os plastificantes devem ser derramados na argamassa de cimento, aditivos especiais que aumentam a resistência e a plasticidade da camada de concreto.
É especialmente necessário o uso de plastificantes ao misturar argamassa no caso de enchimento fino da superfície do piso.
Pouco de teoria
A mesa é considerada um dos elementos das estruturas dos edifícios, cuja criação é obrigatória se você deseja obter um piso forte e durável. Outras tarefas solucionáveis de uma classe um tanto específica incluem a melhoria do desempenho do isolamento térmico e até a impermeabilização.
As duas principais tarefas funcionais da mesa são o nivelamento da superfície e a distribuição de carga. No primeiro caso, será feito o valor específico da espessura da mesa para o piso - depende da configuração existente da superfície do piso e da sala, geometria e elevação. Observe que o valor mínimo usando materiais modernos é de apenas 3-5 mm.
A segunda tarefa é garantir a distribuição da carga, que depende diretamente da força da camada. Norma, qual a espessura da betonilha do piso - não existe. Há um requisito exato para indicadores técnicos: a camada de revestimento deve suportar 15 MPa na compressão e ter uma inclinação não superior a 0,2%.
A mesa correspondente a esses parâmetros pode ser composta por:
- mistura cimento-areia com uma proporção de materiais 1: 3, que é uma opção clássica,
- misturas modernas de edifícios pré-misturados contendo cimento,
- composições autonivelantes contendo polímeros,
- misturas com a adição de argila expandida, perlita.
São utilizados vários meios para aumentar a resistência da camada. Se a espessura mínima da mesa for superior a 80 mm, é recomendável usar uma malha de reforço de aço. A taxas mais baixas - você pode usar um plástico especial. Se a espessura da betonilha não exceder 4 cm, pode ser reforçada com fibras de polipropileno.
Opção de reforço
Como é avaliada a aceitabilidade de um tipo específico de solução?
Muitas vezes, nas casas, há momentos em que a camada mínima da mesa é bastante significativa. Isso pode ser, por exemplo, com a forma de calha da superfície da base, quando a diferença de altura é grande e uma espécie de forma oca no centro da sala. Nesse caso, o parâmetro “espessura da mesa” é avaliado, inclusive pelo peso permitido, de acordo com as características do piso.
Para reduzir o peso, você pode usar vários enchimentos da mistura para a solução.
- a migalha de argila expandida tem a melhor combinação de alto volume e baixo peso,
- perlita é caracterizada pela propriedade de "fluffing" da solução, aumentando seu volume com força constante após a solidificação,
- escória e pedra britada são cargas eficazes, no entanto, a espessura da camada ao usá-las não deve ser inferior a 100 mm.
Com a ajuda de materiais modernos, você pode lidar com a maioria dos problemas associados ao peso excessivo do revestimento de nivelamento. Por exemplo, os pisos originais podem formar degraus, calhas, a sala pode ter uma grande altura no centro. Uma excelente saída é uma mesa de várias camadas. A espessura da camada é formada a partir de pó para pó, a principal zona de resistência e o revestimento superior, o que garante suavidade. Para cada parte da estrutura, é necessário seguir rigorosamente a condição de manter a espessura mínima, dependendo do material.
Receitas clássicas
Vamos nos concentrar na composição que é mais aplicável hoje - a mistura de cimento e areia. Para sua preparação, basta misturar os componentes e diluí-los com água até formar um creme azedo espesso. Depois disso, a solução é empilhada e nivelada. A espessura mínima deste tipo de betonilha depende de muitos fatores:
- diferença de altura da superfície do piso,
- configurações de sala
- a possibilidade de colocação conveniente de faróis,
- motivos para derramar.
No caso médio, ao formar sobre uma base uniforme e sólida, a espessura mínima da mesa de mistura de cimento e areia deve ser de 40 mm. Estes são requisitos técnicos especificados pelos padrões.
No entanto, os especialistas recomendam outros valores. Em particular, a espessura da mesa no caso de uma mistura de cimento e areia deve ser:
- no mínimo 70 mm, quando assentado sem reforço na impermeabilização de pisos ou tetos de madeira, em vigas susceptíveis de deformação,
- pelo menos 50 mm, quando assentados em lajes de concreto, para impedir a saída rápida de umidade da camada e preservar sua resistência,
- pelo menos 100 mm ao usar perlita ou argila expandida para isolamento.
Esses requisitos podem ser usados de forma abrangente. Por exemplo, para alinhar a forma de calha da base, a seguinte regra é seguida: a elevação geral é dividida em zonas. A espessura da betonilha no apartamento consistirá em um pó ou uma camada com a adição de perlita, argila expandida para reduzir o peso e a camada superior criada usando argamassa de cimento e areia com espessura de pelo menos 40 mm.
A altura mínima da camada pode ser ligeiramente reduzida - os padrões de construção alemães permitem um valor de 35 mm para misturas que utilizam cimento classe 400. Esses números se referem a uma solução com um aditivo clássico na forma de leite de cal para plastificação.
O uso de modernos meios de plastificação baseados em polímeros reduzirá levemente a espessura da mesa - até 30 mm. No entanto, o custo desses consumíveis não pode ser comparado aos clássicos. O uso deles parece racional apenas no caso em que você precisa salvar literalmente todos os milímetros da elevação.
Deitado em um apartamento moderno
As moradias modernas podem representar uma grande variedade de tarefas para os construtores.
Estes incluem:
- pisos com sistema de aquecimento "piso quente",
- estabelecer comunicações para a conexão mais baixa dos radiadores,
- revestimento da camada base de madeira compensada,
- deitado em cima de filmes de aquecimento elétrico,
- acabamento da mesa semi-seca,
- betonilha para cobrir o piso térreo em casas construídas no chão.
Em todos os casos, é necessário seguir rigorosamente a condição para criar espessuras mínimas de mesas, para que o resultado alcançado mostre um nível aceitável de resistência, durabilidade e não afete as características de outras estruturas e redes de engenharia. Embora em cada caso o desempenho da camada de revestimento seja selecionado individualmente, existem certas recomendações para determinadas decisões.
Deitado com aquecimento por piso radiante e comunicações por tubo
Existem duas espessuras para a mesa, dentro da qual está localizada a estrutura de aquecimento líquido "piso quente".
- A espessura total é de 70 a 80 mm.
- A espessura mínima da mesa localizada no topo dos tubos é de 30 mm.
Ao construir um revestimento no piso radiante, você pode usar uma composição de cimento-areia padrão ou misturas de edifícios pré-misturadas de uma formulação semelhante. A espessura mínima de 30 mm é compensada pela distribuição de carga - a camada superior não é isolada da estrutura geral, portanto, não há problemas com a resistência da superfície.
Nos casos em que, para as tarefas de nivelar o piso ou obter alta resistência, é necessário formar uma camada de uma solução superior a 100 mm, é realizada uma análise individual da transferência de calor. Isso vale para a localização de tubos sem referência ao nível superior da superfície do piso. Se você fizer o estilo de forma que a camada de acabamento seja de 30 mm - nenhum cálculo adicional será necessário.
Aquecimento da mesa com água
Deitado em aquecedores de filme
Os pisos equipados com aquecedores de filme são necessariamente dispostos de acordo com o isolamento térmico pré-instalado. Pode ser tanto materiais poliméricos com espuma quanto materiais naturais - por exemplo, pisos de cortiça. Solução amplamente aplicada usando piso elevado de tábuas em toras ou compensados.
Para cobrir esse piso com uma mesa, o requisito para sua espessura mínima corresponde às normas técnicas e deve ser de 35 mm, quando se utiliza reforço com fibras de polipropileno - 30 mm. Pode ser necessário criar uma mesa de 30 mm para a colocação de ladrilhos com um aumento mínimo no nível do piso. Nesse caso, o uso de fibras de polipropileno ou malha plástica é obrigatório.
Materiais modernos
Os chamados pisos autonivelantes e autonivelantes são a última palavra em tecnologias de construção. A composição para criar esse revestimento contém componentes poliméricos que atuam simultaneamente como plastificantes e formam uma superfície forte e lisa.
O piso a granel pode ser usado como uma mesa final se você precisar fazer uma camada muito fina para obter um aumento mínimo no nível do piso. Isso está escrito em quase todos os materiais de referência para misturas acabadas de construção desta classe.
No entanto, de fato - a espessura mínima da mesa de um composto autonivelante deve ser de 2 cm, com no máximo 30 mm. Isso não é muito mais do que uma camada de cimento e areia com reforço, e o custo da solução é muito alto.
Autonivelante
Regras gerais para criar mesas com espessura mínima
Os laços com espessura mínima atendem aos requisitos da indústria e podem suportar cargas normalizadas. O problema é que eles não têm margem de segurança. Portanto, a organização da estrutura de assentamento é obrigatória.
A lista de medidas inclui:
- Desacoplamento obrigatório com a base. Para formar uma mesa de cimento diretamente na superfície de uma laje de concreto não é recomendado. A adesão da composição à base levará à transferência de tensões mecânicas e fissuras. Portanto, a mesa é colocada na camada separadora, que pode ser reproduzida pela simples impermeabilização de um filme de polímero,
- amortecimento. A expansão térmica pode causar rachaduras na mesa de espessura mínima. Para evitar esse incômodo, uma zona mais úmida é criada em torno do perímetro da sala. A folga deve ser de pelo menos 20 mm. Para formar esse elemento estrutural, é produzida uma fita amortecedora de construção especial. Ele é colocado ao redor do perímetro da sala antes de criar a impermeabilização e colocar a mesa.
A aplicabilidade de um material para criar uma mesa é avaliada individualmente. A mistura cimento-areia leva em massa por unidade de volume. Para reduzir o peso, perlita e cavacos de argila expandida são adicionados à solução. Também estão disponíveis misturas prediais leves, que também podem ser usadas para isolar o piso. Ao usar essas composições, é recomendável seguir cuidadosamente as instruções do fabricante em termos de espessura mínima da mesa.
Como conclusão, podemos observar: ao criar uma mesa de espessura mínima, não se deve ignorar as instruções dos fabricantes de materiais de construção e o aconselhamento de especialistas. A violação das regras necessariamente leva a uma diminuição na vida útil do revestimento, rachaduras e outros problemas.
Vídeo da espessura mínima da mesa - apenas 1 cm:
Requisitos gerais
Ao executar a mesa, é recomendável seguir as seguintes regras:
- Na fase de preparação da base, é necessário reparar cuidadosamente todas as rachaduras e buracos, para que os pisos inferiores não sofram durante o processo de vazamento, pois a mistura contém água.
- É proibido o enchimento em salas com temperaturas abaixo de 5 ° C, pois o não cumprimento desta recomendação levará a uma diminuição de sua resistência.
- A densidade da mesa deve ser a mesma em todo o volume. Quaisquer rachaduras, lascas e vazios dentro dele não são permitidas.
- Ao colocar sobre o isolamento, recomenda-se deixar um espaço entre o vazamento e as paredes de 20 a 40 mm, que são preenchidas com material isolante.
- Betonilhas monolíticas são separadas das paredes com uma fita de amortecedor.
- O revestimento final só é aplicado quando o subpiso está completamente seco (o tempo mínimo de secagem é de 24 horas).
Conselhos! A cor cinza clara do revestimento é uma indicação de que a mistura secou completamente.
- O SNiP admite que o piso áspero pode apresentar desvios: para pisos em parquet, laminado, linóleo e autonivelante - até 2 mm por 2 metros, para outros tipos de revestimentos - até 4 mm por 2 metros.
- Se a altura da mesa for superior a 40 mm, será necessário reforço. Em salas onde não são fornecidas grandes cargas no piso, a ausência de componentes de reforço é permitida com uma espessura de camada de até 70 mm.
Espessura ideal da mesa
A espessura da betonilha, o tipo e a composição necessária da mistura dependem dos seguintes fatores:
- a presença de solavancos e elevações da base,
- sobre o que exatamente é a mistura derramada (em uma laje, em uma camada de isolamento ou em canos - no caso de um piso aquecido),
- para que revestimento a superfície está preparada,
- características da sala (cargas no piso, umidade, temperatura e assim por diante).
Base base
Quanto maiores as irregularidades e a elevação, mais espessa é a camada de solução. Com pequenas falhas, a espessura mínima da mesa será de 20 mm. Se você precisar lidar com grandes diferenças (mais de 60 mm), não será necessário falar sobre a espessura mínima. Neste caso, existe uma razão para fazer uma solução de uma mistura de areia grossa, cimento e água, cuja altura varia de 100 a 150 mm.
Conselhos! Se você deseja economizar na mistura de concreto - use argila expandida ou pedra britada como um alinhamento parcial.
Se você acha que pode determinar a irregularidade do piso “a olho”, não se iluda: sua visão pode decepcioná-lo. É melhor usar um nível especial para isso.
Classificação
Existem 3 tipos de mesa, dependendo da sua espessura.
O primeiro tipo é um piso fino e áspero. Misturas autonivelantes são usadas para preenchê-lo, o que permite criar uma camada de até 20 mm. Nesse caso, não há necessidade de reforço.
O segundo tipo é uma mesa de até 70 mm de altura. Nesse caso, é necessário o reforço de uma malha de metal ou barras de reforço.
O terceiro tipo é uma camada de espessura máxima de até 150 mm, que é um monólito com reforço interno.
A composição da mistura para a mesa
Com irregularidades e diferenças de altura inferiores a 20 mm, é melhor usar misturas autonivelantes, com as quais é possível obter uma camada uniforme e fina. Após a secagem, você pode imediatamente colocar no chão. As misturas autonivelantes espalham-se pelo chão de forma independente, sem intervenção humana. Eles incluem:
- gesso ou cimento,
- areia fina
- plastificantes que melhoram os indicadores de qualidade,
- cola
- pigmentos.
Atenção! As espessuras mínima e máxima da mesa de uma determinada composição são indicadas na embalagem pelo fabricante.
Um piso a granel é um tipo de mistura autonivelante aplicada a uma base de concreto ou vazamento de areia de cimento. Este composto é usado como acabamento ou como uma fina camada de contrapiso de 2 a 20 mm.
Conselhos! Para um piso a granel, a espessura é recomendada não mais que 20 a 30 mm: caso contrário, pode rachar com o tempo.
O concreto continua sendo um material indispensável para o desbaste, devido ao seu baixo custo. A SNiPom recomendou a seguinte composição da mistura:
- areia peneirada
- cimento
- cascalho ou pedra britada (dimensões das frações de 5 a 15 mm),
- água.
Hoje, muitas vezes, em vez de cascalho, são utilizadas cargas mais leves, que também têm propriedades de isolamento térmico. Os mais comuns deles são argila expandida e poliestireno expandido (grânulos). O primeiro é usado apenas como um componente para derramar o piso áspero, e o segundo - para o acabamento. A altura de assentamento da argamassa varia de 30 a 50 mm e é utilizada nos casos em que é necessário remover irregularidades cujo tamanho seja superior a 20 mm.
Com diferenças significativas (mais de 60 mm), é utilizado concreto de areia, que em vez de areia comum inclui areia de grão grosso. A altura desta camada varia de 100 a 150 mm.
Para acelerar o processo de reparo do piso e na presença de danos significativos à fundação, muitas vezes é feita uma mesa seca, que inclui materiais que não requerem secagem por muito tempo. Inclui uma camada de material de aterro, por exemplo, argila expandida e em cima de um material em folha (aglomerado, madeira compensada, GVLV). Se necessário, isolamento hídrico, térmico e sonoro é realizado. A espessura de uma “torta” pode ser de 35 a 60 mm.
O que considerar ao calcular a espessura da camada
A altura da mesa afeta o desempenho do piso. Uma espessura de camada muito pequena não fornecerá isolamento acústico suficiente, economia de calor e durabilidade.
A espessura excessiva criará carga adicional na placa, o que pode levar a uma condição de emergência. Para a durabilidade do revestimento e o consumo racional de materiais, a espessura ideal da mesa de concreto deve ser calculada corretamente.
O que você precisa prestar atenção ao calcular:
- Objetivo funcional da sala.
- Materiais usados para montar a base do piso. Se a base de concreto for derramada sobre uma camada de isolamento térmico, sua espessura deverá ser de pelo menos 4 cm.
- Condição da placa. Se estiver localizado em uma encosta ou tiver diferenças de altura, será necessário criar uma camada mais espessa. Caso as diferenças de altura sejam pequenas, a mesa deve ter pelo menos 2 cm e ser preenchida com malha reforçada para evitar rachaduras na base.
- Revestimento final a ser aplicado após o desgaste.
- Se for montado um piso quente, neste caso, a espessura depende do tipo de elemento de aquecimento usado.
Ao derramar uma mesa de cimento, você não precisa ser guiado pelo princípio "quanto mais espessa, melhor". Se a mesa for montada em uma base de madeira ou no solo, sua espessura deverá ser de 4-5 cm.
Se for derramado um piso quente com aquecimento de água, a mesa será derramada 3 cm acima dos canos.
As desvantagens da base de grande espessura
No decorrer do trabalho, deve-se ter em mente que uma camada muito grossa tem desvantagens:
- alto consumo de materiais
- um aumento na espessura do piso leva a uma diminuição na altura da sala e um aumento na carga adicional no fogão,
- betonilhas de secagem longas para o chão.
Quanto mais espessa a camada de concreto, maior o seu coeficiente de expansão quando exposto a altas temperaturas. Se você não fornecer a espessura correta da junta de expansão, a base de concreto se expandirá nas paredes durante a expansão, o que acabará por levar à sua deformação. Ao instalar mesas sem o uso de elementos reforçados, a espessura do concreto deve ser de 4 a 7 cm.
Objetivo funcional da mesa
A mesa é montada para compensar diferenças de altura, reforça a base de concreto e oculta seus defeitos.
Objetivo do sub-piso:
- quando despejamos concreto, preenche os poros e as microfissuras da laje, aumentando assim sua resistência e durabilidade,
- uma camada mais espessa dentro de valores aceitáveis contribui para a conservação do calor e é uma barreira à penetração do ruído,
- uma superfície plana facilita a instalação do revestimento de acabamento, protege-o contra danos ao operar em uma base irregular,
- ao encher o chão, é possível prever um viés tecnológico na cozinha e no banheiro.
Um acabamento colocado em uma base uniforme durará mais e ficará muito mais bonito. Se você colocar linóleo em uma base irregular, o piso quebrará com o tempo, as travas das juntas do laminado divergirão, as tábuas estalarão e quebrarão.
Tipos de mesa
O tipo de mesa é selecionado dependendo dos fatores descritos acima. Para fazer uma escolha, considere as características de todos os tipos de pisos irregulares.
Tipos e características da mesa na tabela:
№ | Tipo de mesa | Características |
---|---|---|
1 | Betão | É utilizado para nivelar a laje, vertida com uma solução de cimento 1 parte e lixar 3 partes. Adicionamos componentes secos à água, misturamos bem. Seca 28-30 dias. |
2 | Usando uma mistura de autonivelamento | Eles são usados para diferenças de altura de até 3 cm; a vantagem é a facilidade de instalação e secagem da base dentro de 3-5 dias. |
3 | Base flutuante | É chamado assim porque a camada de concreto é colocada no material isolante através de uma camada de filme plástico, não possui aderência à laje. O isolamento térmico é colocado sobre uma base plana, a fim de evitar rachaduras no isolador térmico. |
4 | Betonilha seca | É utilizado para diferenças de altura de 3-5 cm, se a placa não puder ser carregada, executa a função de isolamento térmico, é montada em argila expandida, sobre a qual assentamos os materiais de nivelamento. |
5 | Betonilha de concreto, derramada sobre uma camada de argila expandida | Aumenta significativamente o armazenamento de calor, reduz a carga no fogão. |
Ao instalar qualquer tipo de fundação ao redor de todo o perímetro da sala, uma mosca de amortecedor deve ser colada ao longo da parede, que atua como uma costura de compensação ao expandir / estreitar a mesa.
A espessura da fita deve ser igual à espessura da base, da laje ao acabamento.
Prepare o fogão
A preparação da base é obrigatória na instalação da mesa. Este procedimento inclui várias etapas:
- Removemos todos os materiais de construção descascados do chão e inspecionamos os defeitos.
- Expandimos rachaduras com mais de 1 mm de largura usando um triturador, limpamos suas bordas de concreto esfoliado, removemos poeira, umedecemos abundantemente, preenchemos com argamassa de cimento e areia.
- Após a secagem do cimento, removemos a poeira do edifício do revestimento com um aspirador de pó potente (a presença de poeira reduz significativamente a adesão dos materiais).
- Cobrimos a superfície com duas camadas de primer com um intervalo de 4 horas.
- No perímetro da sala, cole a fita úmida nas paredes, que serve como junta de temperatura durante a expansão da argamassa de cimento durante a secagem e protege os vizinhos de baixo do vazamento de água durante os trabalhos de instalação.
Em casas particulares e nos primeiros andares de arranha-céus, para proteger contra a umidade, cobrimos a laje com duas camadas de mástique à base de betume ou colocamos um filme plástico.
Instalamos beacons para determinar o nível da mesa
Para marcar o limite do piso, colocamos faróis paralelos à parede a uma distância de 150-200 mm. A etapa de colocação dos perfis de guia deve ser ligeiramente menor que o comprimento da regra pela qual distribuímos a argamassa de concreto.
Como guias, usamos perfis com uma superfície plana e os expomos a um nível horizontal. Para instalar na altura desejada, usamos barras de materiais resistentes à umidade ou fixamos os faróis em uma argamassa de gesso (cimento).
No final da marcação, verificamos usando o nível de laser ou bolha a instalação correta dos faróis.
Preparamos uma solução
Estamos preparando uma argamassa de cimento e areia, para isso misturamos bem os componentes secos. Em seguida, adicionamos água a cerca de 400-500 ml de água por 1 kg de cimento.
A solução deve ter uma consistência uniforme e parecer com creme azedo espesso. Para plasticidade superficial e resistência a temperaturas extremas, aditivos especiais são adicionados à solução.
Escolhemos a marca de cimento de acordo com a classificação na tabela
Grau de concreto | Aplicação | Consumo de cimento em kg por 1 metro cúbico de concreto |
---|---|---|
M 100 | Possui baixa resistência, adequado para concretagem de bordas, cercas que não possuem capacidade de suporte | 165 |
M 200 | É usado com mais frequência ao instalar a base do piso, adequado para instalação de fundações | 240 |
M 300 | Possui resistência suficiente para a instalação de fundações, tetos, etc. | 320 |
M 400 | Possui as mais altas características de resistência, é utilizado na construção de estruturas de suporte de carga. | 417 |
Encha a mesa
Começamos a instalação do outro lado da sala. Durante a execução do trabalho, é necessário calcular o trabalho para encher o chão sem interrupção.
Para proteger contra rachaduras e aumentar a resistência da base, reforçamos o design com uma fina malha de metal. A espessura permitida da mesa no chão é de 2 cm em uma superfície plana e 4 cm no isolamento. Espessuras superiores a 7 cm podem levar a uma violação do design da placa.
Sequência de trabalho:
- Despeje a argamassa de cimento preparada entre os faróis e estique como regra. Ao nivelar a composição, de modo que a solução fique abarrotada e as bolhas de ar saiam dela. Garantimos que não se formem vazios que reduzam a densidade da base.
- Quando a argamassa estiver bem assentada, mas ainda não seca, retire as guias, preencha os vazios com concreto e depois nivele-a. Mais informações sobre a mesa de derramamento nos faróis:
A mesa seca por cerca de um mês, dependendo da espessura, temperatura e umidade da sala. Andar suavemente na base pode ser de 4-5 dias após o final da instalação.
Para evitar rachaduras na mesa, umedeça-a uma vez por dia, pulverizando-a da pistola e cobrindo-a com polietileno até secar completamente.
O dispositivo do chão com uma mistura autonivelante
As misturas autonivelantes são vendidas em sacos, facilmente diluídas em água e misturadas sem formação de grumos. Com diferenças de altura inferiores a 3 cm, você pode executar uma instalação rápida e fácil do tipo faça você mesmo. Este piso secará em uma semana.
De acordo com as instruções da embalagem, diluímos a mistura, misturando bem todos os componentes. Encha-o na superfície preparada a partir do canto oposto, nivele-o com um rolo de agulha em direção à entrada. Verifique se não há bolhas de ar.
Instalação de uma base flutuante
Seguindo as recomendações, você pode instalar a mesa flutuante. Para obter instruções detalhadas sobre como derramar uma base flutuante, consulte este vídeo:
Sequência de instalação da base flutuante do piso:
- No perímetro, colamos a fita de amortecimento na espessura da mesa.
- Colocamos o material de isolamento térmico apenas em uma superfície plana; as matérias-primas ideais são placas de espuma de poliestireno.
- Como proteção do isolamento térmico da penetração do concreto, cobrimos um filme plástico espesso, sobrepomos as tiras, isolamos as juntas com fita adesiva.
- Instalamos beacons.
- Instalamos uma mesa, enquanto a camada mínima de concreto deve ser de pelo menos 2 cm.
Após a base secar, colocamos o revestimento final.
Acoplador a seco
A instalação de qualquer tipo de mesa requer a preparação da superfície da laje e a marcação do nível do piso.
- Montamos os faróis a uma distância de 150 cm, como suporte para o indicador de altura usamos revestimentos feitos de material denso.
- Despeje uma camada de argila expandida no topo dos faróis, aperte-a bem para que não haja vazios.
- O próximo passo é colocar o material de nivelamento da chapa, que pode ser: poliestireno expandido, aglomerado, fibra de madeira, madeira compensada, gesso ou gesso. Para melhor contato com a parede e evitar diferenças de altura nas folhas que são unidas à parede, cortamos as juntas da costura. As folhas restantes são unidas, manchando o lado da costura com cola e, no final, fixamos adicionalmente com parafusos.
- Retiramos as guias gradualmente conforme as placas são colocadas.
Você não pode andar nas lajes antes de terminar o trabalho; usamos aparas de material para movimentação.
Betonilha de piso
Qual a espessura necessária para uma camada de piso da mesa depende do tipo de elementos de aquecimento.
Para a instalação da base sob o piso radiante, são vendidas composições especiais capazes de reter e reter bem o calor, uma vez que a argamassa de cimento comum pode rachar devido ao aquecimento.
Ao instalar um piso de água, a solução deve cobrir os tubos em 30 mm e, ao instalar um sistema de aquecimento por cabo - em 20 mm. Para obter instruções detalhadas sobre a queima do piso radiante, consulte este vídeo:
O piso quente é ligado após a mesa secar completamente. Se a condensação deixar de se formar no filme plástico que cobre o revestimento, o piso estará pronto para uso.
Examinamos qual deveria ser a espessura e as características da mesa, dependendo dos materiais utilizados. Com o cálculo correto da espessura ideal da mesa, a base funcionará por várias décadas sem perda de qualidade.
Usando as regras descritas, você pode executar facilmente a instalação de qualquer tipo de base com suas próprias mãos. A vida útil do revestimento de acabamento depende em grande parte da suavidade da superfície.
Aquecimento por piso radiante
Ao colocar um piso quente, deve-se considerar o seguinte:
- A altura (espessura) dos elementos de aquecimento, que serão posteriormente preenchidos com a mistura. Com base no fato de que o diâmetro dos tubos para esses pisos não excede 25 mm, a espessura da betonilha para um piso de água quente varia de 50 a 70 mm.
- Não devemos esquecer que os elementos do piso quente são aquecidos e, consequentemente, também de concreto. Isso leva à sua expansão, e ele, por sua vez, pressiona as paredes, o que pode criar uma emergência.
- Quando fazemos uma mesa sob o piso aquecido, não faça uma camada muito fina acima dos tubos, pois nesse caso o aquecimento da superfície será desigual. Mas uma camada de vazamento muito espessa (mais de 50 mm) também não é recomendada, pois isso leva ao fato de que a maior parte da energia térmica será usada para aquecer o concreto. O ideal é uma espessura da mesa de 40 mm acima dos tubos e, ao usar elementos de aquecimento elétrico, de 30 a 40 mm.