Reparação

O esquema de isolamento do teto de lã mineral em uma casa particular

A construção na Rússia e em países localizados na mesma zona climática possui uma grande lista de recursos relacionados ao isolamento e à impermeabilização em edifícios. Proprietários de casas particulares, apartamentos nos andares superiores, proprietários de saunas, banheiros e banhos de vapor são forçados a aquecer não apenas as paredes, mas também os tetos.


Uma das melhores opções nessa situação é isolar o teto com lã mineral. E eis o porquê: se você levar em conta as realidades econômicas e climáticas dos países da CEI, o isolamento térmico ideal deve ter as seguintes qualidades:

  1. Resistência à umidade, mudanças de temperatura.
  2. O material deve ser acessível em termos de preço e prevalência.
  3. A criação de isolamento térmico não deve exigir ferramentas, técnicas e tecnologias complexas.
  4. O material de isolamento térmico deve ter uma vida útil longa.
  5. Outra qualidade importante é a incapacidade de usar o material com pragas, fungos e fungos como habitat.

A lã mineral é muito barata, é em qualquer mercado de construção, é fácil de usar, serve por muito tempo, "vizinhos" indesejados não se instalam nela. O único aspecto negativo é que ele pode se molhar e perder suas propriedades. Por esse motivo, atenção especial deve ser dada ao vapor e à impermeabilização.

O que será necessário para a instalação

Esse material geralmente pode ser encontrado de duas formas:

  1. rolos nos quais a espessura da camada atinge 5 cm,
  2. lajes ou tapetes com 10 cm de espessura.

Um critério de seleção obrigatório é a presença de uma camada de papel alumínio de um lado. Essa camada serve como agente de impermeabilização e, se não estiver lá, você terá que comprar papel alumínio separadamente ou comprar polietileno espumado. No entanto, é bem possível substituí-lo por um filme de polietileno. O principal é que não há buracos e sua densidade é alta. Na maioria das vezes, o glassine é usado para barreira ao vapor. Você também precisará de:

  • parafusos e uma broca,
  • grampeador de construção,
  • tábuas e barras de madeira ou perfil de metal,
  • adesivo para materiais sintéticos,
  • artigos de papelaria ou faca de jardim,
  • pregos e um martelo
  • instrumentos de medição
  • luvas apertadas, respirador, óculos de proteção.

Depois de adquirir todas as ferramentas, você pode começar a trabalhar. Em nenhum caso você deve trabalhar com lã mineral sem um conjunto de acessórios de proteção. Consiste em finas fibras sintéticas que podem desmoronar e se romper e, se entrar no trato respiratório ou nas mucosas, a irritação começará na melhor das hipóteses e a inflamação grave e perigosa na pior.

Mais detalhadamente: "Barreira de vapor em um piso de madeira»

Tipos de técnicas de isolamento

O aquecimento é dividido em três variedades: externa, interna e combinada. Esses tipos têm suas vantagens e desvantagens. O isolamento externo é colocado no piso do sótão e o isolamento interno no teto da sala isolada. O isolamento térmico combinado combina os dois métodos e é necessário em saunas, banhos e salas de vapor ou em geadas fortes.

Para entender como isolar o teto com lã mineral, você precisa fazer três perguntas:

  • Qual é a espessura ideal da lã mineral para isolamento do teto?
  • Você precisa de barreira contra vapor e impermeabilização? Eles são necessários?
  • Como organizar o material resistente ao vidro e à umidade?

Normalmente, 10 cm de isolamento são suficientes para fornecer um armazenamento de calor suficientemente bom na sala. Os casos mais difíceis requerem uma camada de 15-20 cm.

O vapor e a impermeabilização são extremamente importantes e obrigatórios, uma vez que a lã mineral úmida perde 40% de suas propriedades de isolamento térmico, a umidade pode causar apodrecimento da madeira ao redor.

A instalação do glassine e do agente de impermeabilização é realizada dependendo do método escolhido. Lembrando essas regras simples, você saberá como isolar adequadamente o teto com lã mineral.

Como fazer o aquecimento corretamente?

É mais difícil isolar o teto com lã mineral usando um método externo, mas no caso de apartamentos, sótãos, varandas, banheiros e outros cômodos sem um sótão, o uso desse método é inevitável. Vai bem com um teto falso e também é simples o suficiente para reparar.

O principal problema do método externo de isolamento é que o isolamento precisa ser consertado em algum lugar e, para consertá-lo, você terá que projetar uma estrutura separada - a caixa.

O método externo envolve o isolamento do teto do sótão. Acontece o isolamento do teto por dentro. Essa é uma boa opção, mas colocar uma geladeira velha em um piso sem construir estruturas adicionais não seria a melhor solução. Ou seja, você precisa montar novamente o piso a partir do cartão ou OSB. Ambos os métodos têm a mesma sequência de ações.

Mais detalhadamente: "Como isolar o teto com argila expandida»

Instalação do torneamento

O quadro pode ser feito de tábuas 3-4x10-20 cm, onde a largura deve corresponder à espessura do isolamento e ao comprimento - a área do teto. A estrutura é presa ao teto usando pregos ou parafusos autorroscantes, enquanto as folgas entre as vigas adjacentes devem necessariamente corresponder à largura dos tapetes ou rolos de lã de vidro utilizados.

Um agente de impermeabilização é montado na caixa acabada, de preferência com tiras sobrepostas em ambos os lados. As tiras são pregadas nos trilhos do balcão ou no perfil da estrutura com pregos ou presas com um grampeador, parafusos auto-atarraxantes. Recomenda-se que as tiras sejam coladas com adesivo de construção ou fita adesiva para maior confiabilidade.

Colocação e fixação

Depois disso, a lã mineral é colocada e fixada com cola ou grampeador no teto ou no chão, com uma camada de 20 cm, você precisa prestar atenção para prender os rolos à caixa. Em seguida, um glassine é montado na lã mineral, na maioria das vezes com um grampeador ou fita adesiva.

A estrutura é fixada com contra-trilhos e um perfil transversal, ângulos e juntas com paredes são preenchidos com espuma de construção para aumentar a confiabilidade.

A etapa final é a instalação de um teto falso ou a reconstrução do piso.

Dicas para mestres

Existem algumas dicas que você pode dar para iniciantes que não lidaram com lã de vidro:

  • Se um perfil de metal for usado, o uso de espuma de construção não poderá ser evitado - muitas vezes acontece que o ar frio entra na sala nos cantos.
  • Ao aquecer, você não deve ter medo de erros, pois quaisquer cálculos podem ter erros que levarão a uma incompatibilidade no tamanho da caixa em relação às dimensões das camadas de isolamento. Esse problema é resolvido por um sistema adicional de barras e, no caso de acessórios de metal, reduzindo o volume de lã mineral.
  • Ao colocar lã mineral, em nenhum caso ela deve ser pressionada ou compactada - ela perde suas qualidades úteis.
  • Ao estabelecer comunicações na espessura de lã de vidro para fontes de iluminação de teto, é necessário cuidar do isolamento para que as lâmpadas queimem com menos frequência.

Usando essas regras simples, qualquer pessoa pode isolar o teto com lã mineral em uma casa particular, apartamento, casa de banho e outros cômodos.

Seleção de lã mineral de acordo com indicadores técnicos

Isolar o teto em uma casa particular com lã mineral significa escolher o material certo. A resposta para a questão de qual lã mineral é melhor, consideram os especialistas com base nas características.

O isolamento tem duas classificações:

  • Mats são indicadores de baixa resistência. Vendido em rolos para fácil transporte.
  • Placas - resistência aumentada, dois tipos - rígida e semi-rígida.
  • Cilindros - um material especial para isolamento de tubulações.

De acordo com as matérias-primas utilizadas na fabricação: lã de basalto, vidro, escória.

É a fibra de basalto que se espalhou. A lã de pedra (o segundo nome de lajes de basalto) é altamente durável e é usada para isolar o teto e as paredes expostas a cargas intensas, incluindo mecânico.

O material é produzido a partir de basalto triturado e derretido, como resultado do qual o material possui uma estrutura fibrosa. Depois que a fibra é pressionada e aquecida sob a influência de altas temperaturas. Produz algodão basalto, inclusive na forma de pratos.

Indicadores preferidos e escolha da espessura da chapa

As seguintes vantagens são características da lã mineral:

  • peso leve
  • elasticidade
  • resistência ao fogo
  • preço baixo
  • longa vida útil.

A espessura da lã mineral é um parâmetro importante na escolha de um material. Este indicador depende da cobertura do teto. Também leva em consideração qual método será escolhido para isolar o teto com lã mineral. Assim, com tetos de concreto, o algodão é escolhido com uma espessura de pelo menos 10 cm. Se houver um espaço no sótão aquecido, é utilizado um isolamento com uma espessura de 8 cm.O tipo de telhado inclinado envolve a instalação de lã mineral com 30 cm de espessura.

A fase preparatória antes de aquecer o teto com lã mineral

Isolar corretamente o teto significa que você precisa preparar cuidadosamente a superfície. A primeira prioridade é tornar o teto perfeitamente plano. A superfície é limpa de materiais de acabamento antigos. Na presença de solavancos e partes salientes, eles são eliminados com um martelo e um cinzel.

Nos tetos de salas antigas, buracos, rachaduras e entalhes significativos nas articulações são frequentemente diagnosticados. Sua vedação é realizada com massa de vidraceiro. Se houver costuras entre os painéis na superfície, eles serão limpos e selados com espuma. Quando você planeja instalar ou substituir a fiação antiga, essas atividades são fundamentais.

Se houver diferenças de nível inferior a 1 cm no teto, o nivelamento é feito em 2 camadas de massa. O primeiro é necessário para o trabalho duro, porque É necessário alcançar uma superfície plana. Após a aplicação, a solução é deixada secar por 24-48 horas. O alinhamento do acabamento é realizado com massa fina. Em seguida, a superfície seca completamente e é tratada com lixa.

As seguintes ferramentas serão necessárias para a instalação:

  • chave de fenda
  • serra
  • chave de fenda
  • nível de água ou laser,
  • sondar
  • rolo ou pincel,
  • um martelo
  • grampeador de construção
  • faca de papelaria
  • escada de mão.

Lista de consumíveis:

  • lã mineral
  • cantos de metal
  • parafusos de madeira e metal,
  • Izospan para isolamento de vapor e umidade,
  • massa de vidraceiro
  • espuma de poliuretano e uma arma para isso,
  • fita de construção
  • uma barra de metal ou madeira,
  • colar
  • a blindagem do parafuso de expansão é em forma de prato.

Se for planejado instalar um teto flexível após o isolamento, serão necessárias ferramentas e materiais adicionais.

Tipos de elementos de fixação e tecnologia para fixação de lã mineral interna

A colocação do isolamento dentro de casa é geralmente realizada no apartamento. A montagem da lã mineral é realizada em várias etapas:

  1. A construção do quadro. Para fazer isso, instale uma caixa de metal para um teto falso. O perfil da caixa de metal possui parâmetros padrão. Para uma moldura de madeira, são utilizadas placas de 30 × 100 mm ou 40 × 200 mm, com base no peso das placas. Ou seja, quanto mais pesadas elas são, mais massiva será a caixa. O Reiki deve ser fixado à blindagem do parafuso de expansão com suspensões, com um passo de 55 a 60 cm. Essa distância é ideal ao colocar um minvata em placas.
  2. Instalação de material de impermeabilização. O filme é cortado em tiras de 65 a 70 cm, isto é, ligeiramente maior que a largura dos intervalos entre os trilhos. Para a fixação em uma moldura de madeira, são utilizados pregos para metal - parafusos autorroscantes.
  3. O isolamento é realizado de duas maneiras - usando um grampeador de construção ou em uma pasta especializada. Em paralelo, uma barreira de vapor é montada como a camada superior.

O resultado de um trabalho de alta qualidade é um "bolo" estável e durável de três camadas, sem espaços entre as placas minerais. A placa de gesso está assentada no perfil inferior, que fecha o isolamento térmico. Depois disso, você pode instalar luminárias e decorar, de acordo com o projeto.

Instruções passo a passo para isolar o teto do sótão

Colocar minvata no sótão permite criar o microclima necessário em uma casa particular e evitar a ocorrência de um ambiente patogênico na forma de um fungo.

Nota: O Minvata é um material exclusivo para isolamento; no entanto, para trabalhos ao ar livre, é necessário acesso gratuito à estrutura do teto.

A sequência de trabalhos sobre o isolamento de lã mineral do teto do sótão:

  1. Instalação de materiais de barreira de vapor. Se houver atrasos no sótão, o filme será colocado em cima.
  2. Se não houver atrasos, eles terão que fazer sua própria produção. Para fazer isso, você precisa pegar trilhos de madeira ou um perfil de metal. Ao mesmo tempo, as caixas são altas e a espessura deve ser idêntica às dimensões do isolamento.
  3. Entre os lags são colocadas lajes de lã mineral.
  4. Após a conclusão da instalação, prenda a lã mineral ao teto com buchas com um grande diâmetro da tampa.
  5. A camada de impermeabilização é colocada por último.

Instruções passo a passo para instalar lã mineral:

  1. Criando uma estrutura para tetos do teto. Uma viga de madeira ou um perfil de metal é usado para trabalhar com drywall. Recomenda-se fotografar a moldura no chão, de acordo com as medidas da área. A caixa acabada é montada em duas etapas - a instalação de uma viga horizontal e a fixação de ripas verticais. O torneamento é fixado com pregos ou parafusos autorroscantes em madeira ou metal, dependendo do material escolhido.
  2. O espaço interno das células da estrutura é preenchido com isolamento térmico. Em uma área conveniente do piso ou da mesa, a lã mineral é cortada de acordo com o tamanho das células. Para consertar o isolamento, os especialistas recomendam cola. Deve ser aplicado com um rolo de pintura ou um pincel largo.
  3. Depois de fixada, a lã mineral é reforçada com cavilhas do tipo “guarda-chuva”. Primeiro, eles estão entupidos no centro da célula e depois nas bordas. O número mínimo de fixadores por célula é de 5 peças.
  4. Instalação de materiais de barreira de vapor. Nesta fase, um grampeador é usado para consertar o filme. As camadas são sobrepostas e adicionalmente fixadas com fita adesiva. O filme é cuidadosamente cortado em tiras uniformes, uma vez que sua largura deve ser maior que a distância entre as vigas. Caso contrário, será impossível corrigir a barreira de vapor.
  5. De acordo com a prontidão da estrutura de isolamento térmico, é fixada por fixação transversal com contra-trilhos ou com um perfil de metal.
  6. A etapa final é o acabamento da caixa com painéis de plástico, placas de gesso ou teto falso.

Se o isolamento for usado em rolos, a maneira de fixá-lo será diferente. Para isso, pregos com um espaçamento de 10 a 15 cm são enfiados na armação e um fio é enrolado na ponta. Ao instalar lã mineral, o fio deve ser puxado em ziguezagues nas unhas a seguir. O resultado é uma malha que retém o isolamento por dentro.

Como regra, o trabalho de isolamento térmico dentro e fora da casa é realizado em casos excepcionais. Tal necessidade surge para os quartos, mantendo constantemente o calor no interior, isto é, saunas e banhos. Em alguns casos, um tipo duplo de isolamento é instalado em salas com aquecimento irregular, ou seja, em cabanas de verão e cabanas de campo.

Características e características da lã mineral

A lã mineral é feita de várias matérias-primas e é dividida em três tipos principais:

Na maioria das vezes, são utilizados trabalhos de construção e reparo - fibra de basalto. Por propriedades, é o mais durável e é usado em locais expostos a cargas severas. Esse material é produzido na forma de placas rígidas e a lã de vidro também é vendida na forma de material em rolo.

As principais vantagens da fibra mineral:

  • baixa condutividade térmica e bom isolamento acústico,
  • resistência a efeitos de alta temperatura,
  • preço razoável
  • entre os concorrentes, os mais respeitadores do ambiente,
  • o material não é adequado para roedores e insetos,
  • a textura da fibra não é suscetível a processos de deterioração,
  • difere no longo período operacional,
  • facilidade de instalação.

A principal desvantagem é a alta absorção de umidade, devido à qual a lã mineral perde suas funções. Existem vários tamanhos e espessuras de isolamento. Isso simplifica bastante o processo de seleção de material para salas de diferentes tamanhos e arquiteturas, bem como a realização de reparos. A lã mineral na forma de tapetes é transportada em rolos, pois são de baixa resistência e as placas são dobradas umas sobre as outras, por serem mais rígidas.

Ferramentas e suprimentos

Para acelerar a execução do trabalho da maneira mais eficiente possível, prepare todos os materiais e ferramentas com antecedência.

Das principais ferramentas que você precisará:

  • uma ferramenta elétrica para amassar cola e torcer parafusos auto-roscantes (furadeira ou chave de fenda),
  • equipamento de corte (faca de papelaria, serra ou serra),
  • instrumento para medir planos horizontais e verticais (prumo, construção e nível hidráulico),
  • uma escada ou escada adequada,
  • ferramentas de pintura (para aplicação de cola, primer, massa de vidraceiro e tinta).

Consumíveis usados:

  • tapetes ou rolos de lã mineral (depende da solução técnica escolhida),
  • guias aos quais toda a estrutura está conectada (barras de madeira, ripas ou perfis de metal),
  • buchas sob a forma de fungos, parafusos e parafusos de um determinado comprimento,
  • cola, massa de vidraceiro, fita adesiva e espuma para instalação,
  • filme impermeável.

É possível realizar a instalação do isolamento com os lados externo e interno, bem como de maneira combinada - dependendo da conveniência e da geometria da estrutura.

Opções de aquecimento

  1. O isolamento interno não é adequado para todos os cômodos, pois requer um espaço com largura de 15 a 45 cm Para tetos baixos, a solução é impraticável. A espessura da camada de isolamento depende das diferenças de temperatura e do isolamento selecionado.
  2. O isolamento externo (do sótão) requer muita atenção às utilidades estabelecidas no sótão. Eles devem ser protegidos contra danos.
  3. O método combinado envolve uma combinação de técnicas internas e externas - o material é colocado dentro de casa e no sótão. Este método é adequado para aquecer saunas, banhos e salas onde é necessário manter uma temperatura alta por um longo tempo.

Etapas do trabalho

Entra em obras: criação de uma estrutura, barreira de vapor, colocação de um aquecedor.

  1. Primeiro de tudo, você precisa limpar a superfície.
  2. Em seguida, faça uma moldura do material selecionado. Vigas de madeira devem ser derrubadas de acordo com as dimensões medidas. Eles começam a montar as ripas com guias horizontais e, depois dos parafusos, fixam trilhos verticais.
  3. De acordo com o tamanho da célula, as caixas são cortadas em um local conveniente para a lã mineral em placas.
  4. Aplique cola especial e fixe os pratos no local escolhido, observando a ordem e fixando-os com cavilhas especiais na forma de guarda-chuva ou cogumelo, no valor de cinco peças por folha.
  5. Imediatamente após a fixação das placas, é iniciada a instalação da barreira de vapor para evitar a formação de condensação na lã mineral. Camadas de filme de impermeabilização, cortadas em tiras ligeiramente mais largas que as próprias vigas, são dobradas umas sobre as outras usando um grampeador e uma fita de construção.
  6. Em seguida, a estrutura é fixada com ripas e coberta com o revestimento decorativo selecionado.
↑ voltar ao conteúdo

Isolamento do teto com lã mineral no apartamento

A sequência de ações descritas acima é a mesma para uma casa particular e para um apartamento. A única diferença significativa é o fato de que a instalação em casa é possível tanto em ambientes internos quanto externos, e no apartamento a possibilidade de isolamento é possível apenas por dentro. Como a lã mineral possui excelentes propriedades de isolamento acústico, é usada com mais freqüência para esse fim na decoração de pisos.

Conselhos! A altura do teto no apartamento é muito importante, portanto, estude a seleção de materiais e o método de instalação com cuidado.

Depois de terminar o isolamento do teto com lã mineral no apartamento, selecione a seguinte demão de acabamento: painéis de plástico, drywall ou teto extensível - sua escolha.

Isolamento de teto em vigas de madeira

Antes, examinamos o método faseado de isolamento interno, o mais adequado para apartamentos e casas, onde não há possibilidade de isolamento externo. Um dos obstáculos pode ser o teto baixo. Não devemos esquecer as vantagens do isolamento externo - o processo é bastante simples e não exigirá uma violação da integridade do teto em ambientes fechados.

Conselhos! Antes de aquecer o piso do sótão, inspecione-o e verifique se a instalação está acessível em todo o plano.

O processo de isolamento térmico é dividido em várias etapas:

  • limpe o chão do sótão contra poeira, detritos e coisas desnecessárias,
  • verifique se há vazamentos nas superfícies (sele todas as rachaduras e juntas com fita ou espuma de sopro),
  • espalhar o material de barreira ao vapor entre as vigas de madeira, tendo em conta a sobreposição na colagem das suas juntas;
  • colocar lã mineral de modo a evitar rasgos e folgas entre elas,
  • cubra a lã de rocha com pranchas ou painéis prensados.

É importante. A altura da caixa deve corresponder à altura de todas as camadas de isolamento.

Dicas e truques

  1. Para câmaras frias, a espessura da camada de isolamento deve ser de pelo menos 30 cm.
  2. A qualidade do isolamento de uma sala é determinada, em primeiro lugar, pela instalação cuidadosa e pelo cumprimento de uma determinada tecnologia.
  3. Se vários tipos de isolamento forem usados, o princípio de aumentar a permeabilidade ao vapor deve ser observado - a lã mineral pode ser colocada sobre a espuma, mas vice-versa - é proibido.
  4. Durante a instalação, a lã mineral não deve ser comprimida.
  5. Para obter o máximo isolamento sonoro, é usada lã mineral com uma densidade de pelo menos 40 kg / m3.
  6. Certifique-se de usar uma barreira de vapor que evita a condensação. É colocado na parte inferior do isolamento dentro de casa. A barreira de vapor não é montada nos dois lados; nesse caso, a umidade será fechada na camada de isolamento.
  7. As juntas de um aquecedor com uma parede são tratadas com selante ou fita especial.
↑ voltar ao conteúdo

Conclusão

Considerando todas as vantagens da lã mineral, desde padrões ambientais a características técnicas operacionais, podemos concluir que, para o isolamento de instalações residenciais de arquitetura e área diferentes, essa é a opção mais ideal. Uma maneira economicamente acessível e tecnologicamente simples de aquecimento manterá o calor e a paz de sua casa, e as finanças investidas serão recompensadas após o primeiro inverno.

Vantagens do isolamento mineral

Por que a maioria das pessoas opta por lã mineral? Isso ocorre porque esse isolamento tem um número maior de vantagens do que menos. As qualidades positivas da lã mineral incluem:

  1. Preço acessível
  2. Uso conveniente
  3. Não tem medo de pragas (camundongos e ratos),
  4. Não apodrece e não molda
  5. Material à prova de fogo,
  6. Possui propriedades de isolamento acústico,
  7. Boa permeabilidade ao vapor
  8. Material ecológico,
  9. Aumentou a força,
  10. A espessura da lã mineral pode ser diferente.

Por causa dessas qualidades, a lã mineral é o melhor material para isolar o teto. Mas, como qualquer material, tem suas desvantagens:

  1. Não deve ser esmagado ou compactado. Isso reduz suas propriedades de isolamento térmico,
  2. Minvata tem medo de umidade. Quando molhado, perde completamente suas propriedades.

Este tipo de isolamento é usado em combinação com outros materiais - poliestireno e filme plástico. O isolamento térmico nesta modalidade será confiável.

Tipos e características de lã mineral

Ao aquecer as instalações, são utilizados materiais fibrosos. Eles são de origem vegetal (como algodão) e mineral. Somente fibras minerais não queimam, então são usadas na construção. Existem poucos minerais adequados para a extração de fibras. Estes incluem vidro, pedras e algumas escórias. De acordo com isso, três tipos são distinguidos:

  • Lã de vidro. É feito de calcário, dolomita, areia, bórax e casco. Possui baixa condutividade térmica, tolera bem a vibração. O material é plástico, durante o transporte pode ser compactado sem o risco de perda de propriedades. É fabricado na forma de placas e cilindros para isolamento de tubulações. Tem um custo baixo. Os líderes na produção de lã de vidro são Isover, KnaufInsulation, Ursa.
Lã de vidro em um rolo
  • Algodão de basalto. Este isolamento é feito de diabase, basalto, gabbro. Com base neles, você pode obter materiais de diferentes densidades, formas. Consequentemente, é possível variar a resistência ao estresse mecânico. A condutividade térmica é maior que a da lã de vidro. É possível criar lã de vidro de densidade diferente, o que torna possível torná-la flexível ou forte e rígida. Produtos flexíveis de lã de basalto são usados ​​em pequenos edifícios. Também um aquecedor de tal densidade é isolado com poços e tubulações. É utilizado em salas com baixo estresse mecânico. O algodão de basalto mais fino é usado em residências particulares e no isolamento das comunicações. Se a lã for reforçada com arame metálico e tiver uma espessura grande, poderá ser usada em qualquer lugar. Retém o calor na sala, segurança contra incêndio. Ajuda a reduzir a penetração de ruído externo. Produtos figurados deste processo de isolamento de tubos e poços. Com altas cargas mecânicas, é usada lã de basalto dura. É resistente a rasgos, o que permite sua utilização quando as folhas de isolamento térmico precisam ser presas juntas. O basalto pode ter uma base de papel alumínio ou vidro. Para torná-lo mais forte, use fios de metal. O algodão basalto é produzido por: Rockwool, Paroc, Nobasil, Danko-Izol, Technonikol.
Algodão de basalto. Várias opções de produtos acabados
  • Slaggy. É produzido a partir de resíduos durante a fundição de ferro fundido em altos-fornos. Possui alta condutividade térmica. A desvantagem é que ele absorve facilmente a água. Portanto, para salas molhadas e fachadas, não é usado. Além disso, a escória tem baixa resistência à vibração. Hoje é usado raramente em construção.
Slaggy. Fibras de casco

Cada tipo de lã mineral tem suas próprias vantagens. É importante ao optar por usar o conhecimento sobre o tipo de sala, seu tamanho e finalidade.

Camada de lã mineral para isolamento de teto

A qualidade do isolamento é determinada pela densidade das fibras do material, condutividade térmica e resistência à umidade. Devido às suas propriedades, a lã mineral é cada vez mais utilizada na construção. De acordo com suas características, os tipos de lã mineral são diferentes em termos de facilidade de uso. Portanto, a lã de vidro pode causar coceira na pele e as fibras são escorregadias o suficiente. Para o teto, é melhor escolher algodão basalto.

O isolamento do teto é feito da lateral da cobertura do telhado. É melhor colocar o isolamento em 2-3 camadas para bloquear as articulações. A tecnologia de aquecer qualquer teto com lã mineral é bastante simples.

Como consertar lã mineral no teto

A montagem de lã mineral no teto não é difícil se você conhece a tecnologia certa. Se o isolamento externo do sótão for realizado, lençóis de algodão são colocados entre os retalhos do piso. É necessário deixar uma distância entre o isolamento e a película de barreira de vapor. Para que, ao puxar o algodão, não caia ou deslize para baixo, ele seja puxado para a estrutura do fio. Em seguida, o trilho e a placa de gesso ou outro material de teto são recheados. Se o teto for sólido ou concreto, será feita uma caixa de perfil de metal ou barras de madeira. O passo entre as guias deve ser de 57 a 59 cm e, em seguida, é colocada lã mineral. Em seguida, uma barreira de vapor é costurada com suportes. Em seguida é uma camada de drywall ou outro acabamento. Se houver ventilação no teto, a barreira de vapor não é necessária.

Se você precisar manter a altura dos tetos, o isolamento será montado diretamente no teto sem uma caixa. Você pode usar buchas ou adesivos para prender a lã mineral ao teto do apartamento.

Isolante em lã mineral para bricolage

Como isolar adequadamente o teto por conta própria? Tornar o teto isolado por si só é uma tarefa completamente viável. Além disso, o isolamento de lã mineral simplifica bastante o processo. Primeiro, você precisa decidir de que lado o trabalho será realizado: interno ou externo. O isolamento externo é realizado na presença de um sótão.

As principais etapas do isolamento externo do teto:

1) A caixa é feita de barras ou perfis metálicos. A seção deve ser selecionada de acordo com a espessura e densidade da lã mineral.

Opção de torneamento de metal

2) Uma barreira de vapor é colocada. Como o poliestireno é usado com mais frequência, basta uma espessura de 5 cm. Os prendedores são realizados usando contra-trilhos.

Barreira antivapor em isopor

3) Em seguida, o próprio isolamento é colocado. Nas articulações, é melhor fazer 2 camadas.

4) Uma camada de impermeabilização é colocada. Na maioria das vezes, os suportes de construção são usados ​​para fixação.

Com a escolha adequada de materiais e ferramentas, mesmo um construtor inexperiente lidará com o isolamento externo do teto.

Isolamento interno do teto. Nuances de instalação

Esse tipo de isolamento térmico é mais frequentemente usado em edifícios com segundo e segundo andares, apartamentos urbanos, lojas e outros edifícios comerciais. O processo de isolamento é simples, então você pode fazer isso sozinho. Etapas de instalação:

1) Uma camada de impermeabilização é presa ao teto usando um grampeador de construção. As costuras entre as folhas são melhor fechadas com fita de reforço. A impermeabilização é usada se o teto for de madeira.

Camada de impermeabilização

2) Coletando as caixas. A seção transversal das barras e os degraus entre elas devem ser selecionados levando em consideração a espessura da lã mineral. Você pode prender com buchas ou parafusos.

3) Colocar lã mineral em um teto regular. Pode ser anexado a cola ou grampos. Qual é a melhor maneira de fixar lã mineral no teto? Se você usou uma caixa de madeira, também pode fixar a camada com pregos e corda. Uma corda é passada através de uma cobra através de pregos. Isso irá isolar o isolamento da desmontagem devido à umidade ou vibração.

Aba de isolamento

4) A lã mineral é coberta com uma camada de filme de barreira de vapor usando um grampeador.

Instalação de filme de barreira de vapor

5) Está instalado um contra-sarrafo para a instalação do revestimento final.

A instalação do isolamento térmico por dentro tem muitas etapas, mas você não precisará de habilidades especiais para concluí-las. Ferramentas e prendedores bem escolhidos facilitarão o trabalho. Isso inclui: uma chave de fenda ou broca, parafusos autorroscantes, buchas, grampeador e suportes, fita de reforço, cola e fita métrica.

Em casas e chalés particulares, o método combinado de isolamento é mais frequentemente usado.

Ao trabalhar com lã mineral, use um respirador e luvas de proteção. Isso ajudará a proteger as vias aéreas e a pele das menores partículas de algodão. Se durante a instalação da caixa houver lacunas devido a irregularidades no teto, é melhor cobri-las com espuma de montagem para evitar correntes de ar. Acontece que a espessura das barras é menor do que o necessário para o algodão. Não é necessário esmagar o isolamento, é melhor aumentar as barras adicionalmente. O resultado do trabalho realizado pode ser verificado usando um termovisor.Isso eliminará os erros de instalação antes de aplicar a camada de acabamento. Não é necessário comprar um aparelho profissional. Um aplicativo especial foi lançado para muitos smartphones, o que não será menos eficaz.

Se você considerar cuidadosamente a escolha dos materiais e seguir as etapas de instalação, o isolamento térmico protegerá o teto da sala contra mofo, geada e fungos. Afinal, uma casa bem isolada é um lugar onde é confortável e agradável estar.

Prós e contras

Como qualquer outro material, a lã mineral tem um conjunto de vantagens e desvantagens. Vamos tentar descobri-los.

Vantagens da lã mineral como aquecedor no teto:

  • Preços acessíveis e acessíveis. Geralmente, os reparos são caros. Portanto, um bônus agradável será a oportunidade de economizar o orçamento da família. Especialmente se essa economia não prejudicar a qualidade.
  • Facilidade de uso. Usar lã mineral é um prazer. Como regra, é produzido e vendido na forma de rolos e chapas, o que torna sua operação o mais simples e conveniente possível.
  • Alta resistência ao fogo. Um incêndio na casa é uma coisa desagradável, mas possível. Portanto, a segurança dos materiais utilizados para sua construção, isolamento e decoração é uma das qualidades mais importantes. A lã mineral não só é resistente ao fogo, como também evita a propagação do fogo em sua casa.

  • Peso leve. Isolar o teto não é uma tarefa fácil. Para o trabalho, você precisará de aptidão física e força. Especialmente se você decidiu fazer isolamento térmico por dentro. A baixa massa de lã mineral facilitará muito a tarefa.
  • Alta densidade. O material possui uma estrutura fibrosa, que fornece alta qualidade não apenas térmica, mas também de isolamento acústico, o que será um bônus adicional agradável.
  • Resistência a pragas. A composição do isolamento não permite que vários "convidados" indesejáveis ​​(insetos, ratos e outros roedores) o iniciem.
  • A possibilidade de uso prolongado. Ao contrário de outros aquecedores populares, a lã mineral irá atendê-lo a longo prazo. Depois de usar a lã mineral como material para isolamento térmico de uma casa, você desfrutará de seu efeito produtivo por muitos anos.

  • Sem odor desagradável. Essa qualidade do material permite seu uso em qualquer local residencial. É adequado mesmo para quartos de crianças e quartos onde vivem pessoas com alergias e intolerância a odores.
  • Segurança e limpeza ambiental. Um indicador particularmente importante da qualidade no mundo moderno. Se você se preocupa com o estado do seu ambiente, a lã mineral é sem dúvida a escolha certa.
  • Alta permeabilidade ao vapor. Na estação quente, essa vantagem protegerá o prédio do superaquecimento e, na estação fria, contribuirá para a remoção do excesso de fumaça nas ruas.
  • Fortaleza. O isolamento não se presta a cargas mecânicas de diferentes intensidades.

No entanto, nada perfeito existe. Isso também se aplica à lã mineral, portanto, considere agora as deficiências do material.

Desvantagens da lã mineral:

  • Não tolera transformação estrutural. A lã mineral é um material de construção que não pode ser triturado e compactado. Isso se deve ao fato de que, ao compactar as fibras, suas propriedades de isolamento térmico são significativamente reduzidas.
  • Não tolera umidade. Na maioria das vezes, para o isolamento de tetos, a lã mineral é usada em conjunto com materiais adicionais, como poliestireno e polietileno na forma de um filme. Essa "cooperação" permite preservar as propriedades do algodão, impedir que ele se molhe e fornecer isolamento térmico eficaz e a longo prazo do seu quarto.

Como você pode ver, as vantagens da lã mineral como meio para aquecer os tetos são muito maiores que as desvantagens. É por isso que um grande número de especialistas em construção escolhe esse material.

Espessura

A espessura da lã mineral é um dos indicadores de qualidade mais importantes. Para fazer a escolha certa, estude cuidadosamente a embalagem ou, melhor, consulte um especialista em uma loja ou empresa de construção. Em geral, a principal coisa que você precisa decidir é o número de camadas com as quais você colocará o isolamento e o clima da área em que vive. A espessura da lã mineral varia em média de 20 a 200 mm. Normalmente, para isolamento térmico de edifícios residenciais, use lã mineral com uma espessura de 150 mm. No entanto, aqui existem várias opções. Portanto, 30 mm serão suficientes para o isolamento térmico de um telhado horizontal plano e serão necessários cerca de 200 mm para o telhado inclinado.

Um parâmetro importante na escolha é o material de construção a partir do qual o teto é feito. Portanto, em uma situação de pisos de concreto, não use lã mineral com espessura inferior a 100 mm. Para os edifícios em que há um sótão aquecido, o material pode ser mais fino - até 80 mm.

Qual escolher?

O mercado moderno está cheio de variedades de lã mineral. Além disso, diferem não apenas no fabricante e preço, mas também na matéria-prima (vidro, pedra, escória).

Considere os principais tipos:

  • Algodão de escória, na maior parte, são utilizados em empresas industriais: fábricas, fábricas, plantas. Este tipo de algodão é melhor utilizado para isolamento térmico de superfícies horizontais que não possuem uma grande inclinação.
  • Lã de vidro - material que pode irritar as vias aéreas e a pele devido a partículas microscópicas pontiagudas das quais consiste. Na maioria das vezes, esse tipo de algodão é usado para isolamento térmico de estruturas e edifícios de madeira.
  • Lã de pedra - o tipo mais comum. É produzido e vendido a granel e é adequado para uma ampla gama de tarefas, sendo quase universal.

Além disso, ao escolher lã mineral, você deve prestar atenção ao local de armazenamento, que deve ser indicado na embalagem (a opção ideal é um dossel). Não compre material molhado ou molhado.

Como deitar?

Usando lã mineral, você pode isolar o teto em qualquer ambiente (por exemplo, em sua casa particular) de duas maneiras: externa e interna. O isolamento externo é considerado mais econômico, conveniente e simples de implementar, mas o isolamento por dentro será mais eficaz. Vamos considerar passo a passo as duas opções de isolamento térmico da sala com nossas próprias mãos.

Externo

Antes de iniciar o trabalho direto, a superfície isolada deve ser bem limpa, eliminando detritos, sujeira e outros elementos desnecessários. Como mencionado anteriormente, é aconselhável usar outros materiais junto com a lã mineral, a fim de evitar molhá-la. Portanto, para o próximo passo, você precisará de impermeabilização. O mais simples é um filme plástico. Cortamos o filme em tiras, que devem ser colocadas entre as vigas, fixando as extremidades. Após o procedimento de fixação do filme, lã mineral pode ser usada. Caso você decida usar uma camada adicional de proteção contra a umidade, camadas plásticas de espuma podem ser colocadas em um filme plástico e só então usar o isolamento principal - algodão. A tecnologia de instalação da lã mineral é bastante simples: ela precisa ser bem apertada para que não se formem rachaduras e lacunas.

O isolamento deve ser colocado em várias camadas. Este conselho será especialmente útil para residentes em áreas frias. As juntas das camadas não devem coincidir. A última camada deve necessariamente cobrir as vigas do teto. Isso é necessário para que o calor não escape pela árvore. Depois de conseguir estabelecer o isolamento, você deve corrigir outra camada da impermeabilização escolhida (filme plástico). O passo final é cobrir o isolamento. Você pode usar qualquer revestimento. Na maioria das vezes, é dada preferência à madeira.

Interno

O método interno de aquecer a sala é um pouco mais complicado. No entanto, nada é impossível.O primeiro passo é bastante simples e semelhante ao primeiro da versão anterior: é necessário colocar uma camada de barreira de vapor. Em seguida, construímos uma base de madeira, na qual um teto suspenso será localizado posteriormente. Entre os lados de madeira da estrutura, colocamos firmemente lã mineral. Se quiser prender com mais segurança, use pregos e fios. Conduzimos pregos em ambos os lados da cama de lã mineral, puxando o fio em zigue-zague.

Assim, a lã mineral pode ser efetivamente usada para aquecer até salas de concreto ou pedra muito frias, em vez de outros aquecedores, por exemplo, argila expandida.