O misturador Fir-tree é despretensioso, do ponto de vista do dispositivo, mas exige equipamentos, apesar da confiabilidade relativa. Hoje é possível escolher entre uma ampla gama de modelos de alavanca dupla de diferentes categorias de preços e modelos diferentes, adequados para qualquer interior de um banheiro ou cozinha.
Tipos de misturadores
Uma característica do dispositivo de árvore de Natal é a presença de válvulas nos dois lados do guindaste.
Dependendo do tipo de bico, vários equipamentos hidráulicos são diferenciados:
- Bico alto (arqueado) prevê um comprimento de 160-250 mm. Tal misturador com uma altura de 350 mm é mais adequado para lavar na cozinha: permite usar confortavelmente ao lavar panelas, recipientes volumétricos. Normalmente, o dispositivo está equipado com um guindaste giratório.
- Bico encurtado envolve guindastes de 75-200 mm de comprimento e 90-280 mm de altura. Com uma grande profundidade do lavatório, é melhor usar um bico curvo da torneira.
- Existem misturadores bico direto com 2 volantes e a possibilidade de rotação. Eles são destinados principalmente para banheiras.
- Bico curto possuem dispositivos com aerador rotativo e uma grade que protege contra respingos de água. Seu comprimento pode variar de 90 a 115 mm e altura - de 70 a 120 mm. Como regra, esse tipo é usado para um bidê e, devido à impossibilidade de colocação em banheiros comuns, não é muito popular.
Apesar da diferença externa e dos recursos de design de alguns modelos, o design do misturador Yolochka permanece o mesmo: existe uma torneira no meio e alças (válvulas) nas laterais da alça, com a qual é ajustada uma temperatura confortável.
Encanamento com duas válvulas dos grupos I e II
Um misturador moderno possui dois tipos de dispositivos para misturar água, cujas propriedades dependem das diferenças nos parâmetros das alças. A este respeito, os dispositivos têm características técnicas diferentes:
- Para misturadores de alavanca dupla com caixa de engrenagens helicoidais, o mecanismo de travamento possui uma junta especial feito de material elástico com aditivos de silicone. O princípio básico de operação é o movimento alternativo da caixa de eixo do guindaste. Quando a válvula está fechada, esta peça de encaixe cria condições de estanqueidade e evita que a água escorra. No entanto, a junta permanece o elo fraco de tais misturadores: ela se desgasta rapidamente e se torna inutilizável. As contrapartes estrangeiras da “Fir-tree” são significativamente superiores às contrapartes russas: a conexão da haste e da junta nelas não se baseia na rotação, mas no movimento uniforme, de modo que o equipamento precisa de menos reparo.
- Os dispositivos de duas válvulas do grupo II estão equipados com um obturador de cerâmicaconstituído por duas placas com orifícios, um dos quais é móvel. Quando a alça se abre, a água sai alinhando os orifícios. Esta é a versão mais confiável do dispositivo, portanto, seu custo é maior. Os benefícios incluem controle de temperatura conveniente. Além disso, o equipamento possui um ângulo de rotação de 180 e 90 graus, o que permite ajustar rapidamente (quase instantaneamente) o fluxo de água necessário.
Obviamente, o segundo tipo de encanamento é mais preferível por suas propriedades técnicas e operacionais. No entanto, esses dois modelos ainda perdem com modificações de alavanca única.
Materiais para fabricação de máquinas
Ao escolher um misturador, é importante observar de que material é feito, pois isso afeta diretamente sua funcionalidade, aparência, durabilidade e até segurança:
- O mais aceitável é o latão. O produto é durável, confiável, não está sujeito a desgaste, abrasão e erosão. Ao mesmo tempo, essa técnica pertence à categoria de orçamento (custa cerca de 2,5 mil rublos).
- O encanamento de bronze ocupa o segundo lugar em termos de características técnicas e duração da operação. A propósito, o fio desses misturadores é feito de latão.
- Os misturadores feitos de silumina e outras ligas leves à base de berílio, alumínio e magnésio não possuem alta resistência, portanto, neste caso, não é necessário falar em durabilidade.
- Os produtos de plástico são os mais confiáveis e podem durar muito pouco tempo. Apesar de serem bastante resistentes à água, muitos problemas estão sempre associados a eles durante o uso.
- Hoje, a tendência da moda é a compra de modelos de cerâmica. Sua principal vantagem é uma aparência atraente. No entanto, na realidade, é uma técnica frágil que freqüentemente quebra e falha.
Igualmente importante é o revestimento aplicado aos elementos metálicos. Isso é feito não apenas para a estética da percepção do modelo.
- Niquelado fornece proteção contra corrosão. Geralmente é aplicado nas superfícies externas das partes de latão do dispositivo.
- O cromo evita o crescimento de bactérias patogênicas, a deposição de sais, no entanto, o custo das peças de cromo é maior.
- O esmalte colorido confere ao produto uma aparência bonita, mas esse revestimento não tem força: muito rapidamente rachaduras e outros defeitos podem aparecer nesse misturador. E tudo isso, apesar do fato de que esse encanamento é mais caro do que outros tipos.
Dadas essas características dos materiais, é possível escolher um dispositivo verdadeiramente confiável e durável.
Prós e contras do misturador de árvore de Natal
O dispositivo é amplamente procurado, é usado na cozinha e no banheiro, se os requisitos para as dimensões da pia forem atendidos. Obviamente, essa popularidade se deve a certas vantagens:
- o equipamento é facilmente instalado e desmontado,
- o custo do produto, excluindo alguns modelos, está disponível para quase todos,
- o uso é conveniente e simples, e você pode ajustar a temperatura com uma única válvula,
- esses misturadores têm uma vida útil bastante longa de pelo menos 10 anos,
- o equipamento é fácil de reparar, substituição rápida de componentes,
- existe a possibilidade de usar uma caixa de eixo em cerâmica, se esse elemento for do mesmo fabricante,
- os materiais utilizados na fabricação são altamente duráveis e confiáveis,
- O dispositivo tem uma boa aparência e design.
Existem também desvantagens nos produtos. Antes de tudo, são juntas, embora outras peças de baixa qualidade possam ser encontradas às vezes, mas isso deve ser atribuído a produtos defeituosos que não passaram na verificação de conformidade com os padrões GOST.
Durante a operação, surgem problemas não apenas com juntas, mas também com válvulas, mas eles, como outros elementos, devem ser substituídos. A longa e bem-sucedida vida útil do misturador também depende do seguinte motivo - a água, ou melhor, a sua qualidade.
Ao escolher um misturador, é importante prestar atenção não apenas ao material, mas também às opções de posicionamento, tipo e parâmetros de lavagem. Neste último caso, é necessário que o dispositivo seja conveniente para a operação. Em geral, o equipamento é considerado adequado se for compacto e equipado com uma função rotativa.
Regras para instalação de equipamentos hidráulicos
É mais sensato que as pessoas que não conhecem o fluxo de trabalho de montagem usem os serviços de profissionais qualificados.
A instalação é feita na perfuração localizada na pia.
O procedimento é o seguinte:
- você deve primeiro desligar a água,
- depois, usando uma chave inglesa, o misturador antigo é desconectado dos canos de água,
- instale o equipamento por meio de uma pinça - uma luva rosqueada,
- esse segmento é torcido com uma porca, como resultado do qual o dispositivo é fixado na pia,
- Além disso, a fixação é feita no tubo de água.
Infelizmente, subsequentemente, esse aperto é afrouxado, portanto a porca deverá ser apertada periodicamente.
É verdade que os profissionais podem realizar a instalação imediatamente com base nas conclusões do sistema de abastecimento de água, geralmente após o fechamento por uma divisória ou outra construção para mascarar. Como resultado, apenas a torneira e as válvulas permanecem do lado de fora e os prendedores ficam escondidos na parede. A desvantagem desta montagem é a necessidade de desmontar a parede se o misturador começar a vazar.
Portanto, é recomendável escolher produtos da mais alta qualidade para esses fins.
Veja como instalar o misturador Fir-tree no próximo vídeo
Como escolher
Para selecionar um mixer, você precisa conhecer os parâmetros da pia. O mais importante é que o dispositivo não ocupa muito espaço e está convenientemente localizado nele. Bico requer atenção especial. Deve ser grande o suficiente para uso confortável. Um recurso útil é a capacidade de girar.
A escolha de uma torneira no banheiro também deve ser baseada no tamanho e no design adequado. As opções de parede mais usadas. A solução ideal em muitos casos é um design com um corpo grande. É importante ter um bico curto com um diâmetro grande.
Vale a pena notar a indesejabilidade de adquirir dispositivos muito baratos, pois eles geralmente são feitos de materiais de baixa qualidade e são propensos a falhas frequentes. Um misturador de qualidade tem um alto custo, justificado por um longo período de operação. Atenção especial deve ser dada à verificação da integridade da opção selecionada, das condições da garantia e da disponibilidade de um certificado.
Construção civil
Agora você pode encontrar um aparelho com dois ventiladores para qualquer mobiliário de cozinha e orientação estilística. Em termos de custo, eles são os mais atraentes. As torneiras são apresentadas em lojas de encanamento com uma extensa faixa de preços, capaz de satisfazer grandes oportunidades e necessidades bastante modestas.
Apesar de uma transformação externa notável, o design em si permaneceu o mesmo. O centro do misturador é um bico, nas laterais das quais existem válvulas ou manípulos que permitem ajustar o volume necessário de água e uma temperatura confortável. Assim, uma alça é usada para água quente e a segunda - para frio. O misturador moderno de espinha de peixe é convencionalmente dividido em dois tipos, que diferem um do outro no design do dispositivo de mistura de água e nas características das válvulas.
Misturadores de duas válvulas do primeiro grupo
Esse tipo não possui a mais alta confiabilidade, o que determina o baixo custo. A junta elástica atua como um dispositivo de travamento. Atualmente, para sua fabricação, materiais com baixo teor de silicone começaram a ser utilizados, enquanto antes eram totalmente compostos de borracha. Empresas comprovadas usam peças com uma nova composição de alta resistência. Devido a isso, o período de operação do dispositivo e o tempo até a substituição da junta aumentam.
O princípio de operação são os movimentos alternativos da caixa do guindaste, nos quais um material elástico especial é usado como peça de travamento. Tem muito mais desgaste do que os dispositivos europeus devido à rotação constante.
Torneira de espinha de peixe importada para o banheiro tem diferenças significativas em relação ao doméstico. A primeira opção é mais confiável devido ao fato de que a conexão do eixo de manivela e juntas ocorre por meio de movimento de translação, e não por rotação. Como resultado, a necessidade de reparos é muito menos comum.
Vantagens e desvantagens
O misturador de espinha de peixe, cujo dispositivo perde para o mecanismo de alavanca única, é muito procurado devido às seguintes vantagens:
- facilidade de ajustar a temperatura desejada, pode ser ajustado usando uma única válvula,
- você não precisa se acostumar com esses modelos, mas usá-los é muito simples,
- existe a possibilidade de usar cárteres de cerâmica, desde que um fabricante dos elementos antigos e novos,
- reparo simples e rápido e custo razoável.
As desvantagens incluem a necessidade de engatar as duas mãos durante o uso, bem como a conclusão de duas rotações completas da válvula para ligar e desligar a água. O rápido desgaste da junta leva a um reparo bastante frequente.
Misturadores de duas válvulas do segundo grupo
Este misturador de espinha de peixe tem uma válvula de cerâmica como dispositivo de travamento, a chamada placa de cerâmica. Seu princípio de operação se assemelha a um cartucho de cerâmica. Para que a água flua pela bica, os furos das placas inferior e superior devem ser combinados. Este último, que inclui óxido de alumínio, fecha ou abre a água girando em torno de seu eixo. Enquanto a placa inferior estiver sempre estacionária. Tais dispositivos são caracterizados por maior durabilidade, confiabilidade e, como resultado, pertencem a uma categoria de preço mais alta. Entre as vantagens, vale destacar o seguinte:
- confiabilidade suficiente
- correção rápida de temperatura,
- o ângulo de rotação dos dispositivos desse tipo tem 180 e 90 graus, portanto, é possível reduzir o número de movimentos durante a configuração da água.
Recursos de montagem
Para garantir o funcionamento adequado, é necessária uma instalação competente. Na ausência de habilidades apropriadas, é melhor deixar esse trabalho para especialistas versados em todos os meandros da instalação.
A instalação do misturador de árvore de Natal é realizada em aberturas especiais localizadas na pia. Também é comum instalar nas conclusões do abastecimento de água usando estruturas ocultas decorativas, por exemplo, divisórias. Todos os fixadores permanecem na parede e apenas a bica e as válvulas estão abertas para os olhos. Mas essa técnica tem uma desvantagem significativa: em caso de problemas, para eliminá-los, é necessário desmontar a parede.
A luva bipartida roscada é usada para instalação externa na pia. Mas geralmente há um problema como afrouxar o misturador. Por isso, é necessário apertar periodicamente o suporte.
Dispositivos metálicos
De particular importância é o material de fabricação. Parâmetros do dispositivo como aparência, praticidade, período de operação e custo dependem dele, em um grau ou outro.
A torneira de cozinha em espinha de peixe é feita principalmente de cromo, bronze e latão. Recentemente, essa categoria adquiriu uma atualização na forma de opções de ligas leves ou materiais mistos, além de cerâmica e plástico.
O latão tem sido muito utilizado. Ela não tem medo de corrosão, também é durável e tem uma vida útil longa. Assim, o custo é baseado nas características qualitativas do material e começa, em média, de 2 a 3 mil rublos.
As torneiras de bronze têm propriedades estéticas e de qualidade semelhantes. A melhor opção é a combinação de um corpo feito de bronze e rosca de latão.
Ligas leves, que incluem silumina (uma mistura de silício e alumínio), não podem ser chamadas de alta qualidade. Os dispositivos feitos a partir deles são bastante frágeis e perdem rapidamente sua aparência atraente.
Aparelhos de cerâmica e plástico
Os líderes de vida curta são misturadores de espinha de peixe, cujas características são bastante consistentes com o custo. Apesar de sua resistência à água dura, eles costumam ser danificados.
A aparência dos aparelhos de cerâmica merece atenção, pois eles podem se tornar um excelente complemento para o interior da cozinha, mas, devido à sua fragilidade, não são os mais duráveis.Por causa disso, é provável que em breve encontre problemas no trabalho ou uma inundação real.
Top coat
O misturador de metal em espinha de peixe tem basicamente um revestimento decorativo de cromo brilhante, esmalte colorido ou níquel. Este último possui excelentes propriedades anticorrosivas. Na maioria das vezes, cobre os elementos externos de latão.
Um material bastante prático é o cromo. Impede o crescimento de bactérias que vivem em um ambiente úmido. Devido a isso, a aparência permanece a mesma por mais tempo, devido à redução de depósitos de sais minerais, o que também protege contra falhas decorrentes de sua formação. Os produtos com cromagem são um pouco mais caros, o que se justifica, pois um dispositivo de alta qualidade ficará encantado por muitos anos.
O esmalte também não é o revestimento mais econômico. Mas tem menos características de durabilidade e resistência. O novo dispositivo tem uma aparência impecável e atraente, mas com o tempo se formam lascas e microfissuras no revestimento, devido ao qual o dispositivo perde sua estética.
A versão cromada não é adequada para todas as decisões de estilo, e um misturador de esmalte com baixa praticidade pode ser o melhor complemento para uma cozinha iluminada.
Dispositivo e princípio de operação
A torneira de duas mãos "Herringbone" é um design com uma torneira para despejar água no centro e duas válvulas laterais.
Este é um mecanismo de duas válvulas (ou alavanca dupla). Ao girar uma válvula, a água quente começa e, ao abrir outra, é lançada água fria.
O ajuste das duas alavancas facilita o ajuste da pressão da água necessária e seu valor da temperatura.
Dependendo do design, o vazamento pode ser feito com ou sem arejador, este misturador é colocado em uma pia ou pia na cozinha e existe uma opção de montagem na parede.
Muitos modelos têm um diâmetro de furo de montagem de 32 mm. O tubo de água deve ter um diâmetro de 1/2 polegada. O misturador de espinha de peixe em sua estanqueidade pertence ao grupo com pressão de trabalho de 0,63 MPa e pode ser usado exclusivamente para abastecimento de água.
Os seguintes acessórios estão incluídos no misturador: conjunto de bico, dois volantes, junta, porca de fixação, alojamento, cabeçote da válvula (com bucha de borracha ou placas de cerâmica).
Tipos de válvulas
A cabeça da válvula ou o guindaste é um mecanismo para suprir e fechar o fluxo de água em misturadores de duas mãos. A caixa do guindaste consiste em um corpo (jumper), um acessório e uma haste. O jumper possui uma rosca com uma junta para uma conexão firme com o misturador.
A borda frontal do jumper possui um formato hexagonal para prender uma chave inglesa.
Cabeças de válvula vêm em dois tipos.
- Engrenagens sem-fim. Funcionam como resultado de movimentos alternativos da haste, nos quais é fixada uma junta elástica. Se a junta estiver apertada, a água fecha quando a válvula é fechada.
- Cerâmica. Nesse tipo de cabeça de válvula, duas placas de cerâmica estão localizadas. Ambos têm orifícios, e um deles é móvel. Quando os orifícios se alinham, a água começa a fluir. A placa superior é geralmente feita de alumina.
Material de base
Na maioria das vezes, como material para a fabricação do misturador de árvores de Natal As seguintes opções básicas se aplicam.
- Latão. Esta liga de cobre e zinco tem um belo tom dourado. Esses misturadores são duráveis e duráveis. Eles não são suscetíveis à corrosão e abrasão, têm baixo custo.
- Bronze. É forte, mas inferior em termos de vida útil da base de latão. Escultura em modelos de bronze é geralmente de bronze.
- Ligas. Esta opção é feita de silumina e ligas leves, à base de alumínio, berílio, magnésio. Mas essas ligas são inferiores ao bronze em durabilidade.
- Cerâmica. Esses modelos têm uma aparência estética, mas são muito frágeis, e é por isso que eles têm uma vida útil curta.
- De plástico Esse misturador servirá muito pouco, pois o plástico é um material muito frágil, embora barato.
Revestimento externo
Freqüentemente, os misturadores de abeto têm os seguintes tipos de revestimento.
- Níquel O níquel é uma excelente proteção contra corrosão para o misturador. Geralmente é aplicado a peças de latão.
- Chrome. Este revestimento atrasa o desenvolvimento de bactérias e a deposição de sais. Mas o cromo aumenta o custo de todo o produto.
- Feito de esmalte colorido. Revestimento atraente, mas não muito durável.
Rachaduras e outros defeitos que aparecem durante o uso são mais perceptíveis. Este é o revestimento mais caro para esses misturadores.
Opções de bico
Atualmente, essas torneiras estão disponíveis com diferentes tipos de bica, vamos analisá-los com mais detalhes.
- Comprimento do bico 159-250 mm na forma de um arco. A melhor opção para uma pia de cozinha. Essa torneira permite lavar confortavelmente não apenas pratos pequenos, mas também recipientes de cozinha de grande capacidade. A torneira nesta modalidade do misturador é normalmente girada.
- Bico encurtado de 75-200 mm de comprimento. Essa torneira curva é mais frequentemente colocada em uma pia com grande profundidade.
- Guindastes com saída direta. Eles têm 2 volantes que giram. Eles raramente são usados na cozinha, são recomendados principalmente para banhos.
- Guindastes de 90 a 110 mm de comprimento com um bico curto. Eles geralmente são equipados com um aerador e uma malha que protege contra respingos de água. Usado na cozinha com pouca frequência.
Instalação
Essas torneiras são montadas na perfuração da pia da cozinha.
Antes da instalação, não se esqueça de desligar a água no apartamento.
Depois, com cuidado, usando uma chave inglesa, desmonte o misturador antigo. Instale o novo design com a luva rosqueada e aperte com uma porca. Depois disso, prenda o dispositivo no tubo de água e aplique selante ou um composto de silicone especial.
Dicas úteis
Para que este misturador tenha uma vida útil longa, Os seguintes pontos devem ser observados.
- O material do qual o misturador de abeto é feito deve ser o critério mais importante de sua escolha. A durabilidade de toda a estrutura depende disso.
- A cabeça da válvula de cerâmica é mais durável, pois não possui junta. Mas com esta opção, deve haver necessariamente uma boa filtragem de água.
- Nas torneiras de fabricantes importados, a junta é pressionada na base do eixo do guindaste com a ajuda do movimento de translação, o que aumenta a vida útil do produto.
- Ao usar, não aperte muito a válvula, pois isso aumenta o desgaste da junta elástica.
- Se a água vazar da torneira após a instalação, aperte a porca com mais força.
- Ao escolher um modelo específico do misturador "Herringbone", é imperativo considerar o estilo geral do interior da sua cozinha.
O misturador de abeto da cozinha é simples, barato e durável.
Os designers modernos desenvolveram um grande número de opções atraentes para este dispositivo simples, graças ao qual você pode escolher facilmente um modelo que se encaixa perfeitamente no interior da sua cozinha.
Veja como instalar uma torneira na cozinha.
Classificação dos misturadores de árvores de Natal pelo método de instalação
Em 89% dos casos, a torneira de cozinha em espinha de peixe e a torneira do lavatório têm um tipo de montagem horizontal. Ou seja, eles são instalados na lateral do encanamento. Ele fornece um orifício técnico para pousar o guindaste e a saída do delineador. Mas os fabricantes também produzem modelos montados:
- Na parede, praticamente todas as torneiras de banheira e chuveiro.
- Na parede são principalmente construções para banheira e chuveiro. Um bom exemplo é o misturador Princeton Plus ML.PRP-8018 CR da marca Migliore.
- Ao lado do banho. Um tipo de torneiras embutidas que recentemente se tornou popular. Na maioria dos casos, os consumidores escolhem os desenhos de espinha de peixe porque parecem muito elegantes e incomuns no interior. Mas você precisa considerar que, para um misturador de espinha de peixe, o preço será muito mais alto. Ao mesmo tempo, o encanamento também deve incluir a instalação embutida - existem furos técnicos na lateral da banheira. Um bom exemplo seria uma torneira Lord BVD-01 com a marca Cezares.
Analisando as opiniões dos usuários, descobrimos que a torneira do lavatório de espinha de peixe e o mesmo tipo de torneira da pia são os acessórios de encanamento mais comprados, porque são fáceis de instalar e de reparar. Mesmo estruturas embutidas podem ser montadas sem a ajuda de um encanador.
Capacidades técnicas das "árvores de natal"
Há uma torneira para a cozinha, uma árvore de Natal ou o mesmo tipo de torneira para banheiras, chuveiros devido a válvulas. Esses mecanismos de controle permitem abrir / fechar o suprimento de água, ajustar sua temperatura e pressão. O principal elemento de controle é a caixa do eixo. Hoje, os fabricantes produzem torneiras da classe espinha de peixe com:
- Caixa de engrenagens sem-fim. Trabalhos devido a movimentos de haste alternativos. Uma junta é fixada em sua extremidade, o que cria condições de aperto no momento em que a válvula é fechada - ela se encaixa firmemente no soquete e não deixa a água passar. Essa junta é o ponto fraco até de modelos de dispositivos de encanamento muito caros e de alta qualidade.
- Caixa de guindaste de cerâmica. Consiste em duas placas lisas com pequenos orifícios. Um deles é móvel. Quando a válvula é desaparafusada, os orifícios das placas são alinhados, dando uma saída para a água.
A prática demonstrou que as características operacionais e técnicas do misturador de espinha de peixe com uma caixa de eixo de cerâmica são mais altas. O custo do reparo também será alto (se comparado ao modelo de worm), pois precisará ser completamente substituído. Do ponto de vista prático, dispositivos desse tipo são considerados menos práticos do que os modelos com 1 alavanca, pois possuem um mecanismo de controle mais "problemático" - é necessário desaparafusar duas válvulas ao ajustar. Mas, de fato, a escolha de um mecanismo de 2 válvulas ou 1 alavanca é uma questão de gosto e preferência.
Como instalar
Primeiro, a antiga torneira da cozinha em espinha de peixe é removida após um desligamento preliminar da água. É desconectado com uma chave inglesa dos canos de água. A montagem geralmente é feita por dois métodos. Os dispositivos em uma ampla base desmontam as válvulas. Você precisa remover as alças para obter acesso às porcas que prendem o misturador.
Dispositivos de base estreita são montados na parte inferior da pia e precisam ser desmontados embaixo da pia, o que nem sempre é conveniente com espaço limitado. Usando um alicate, as porcas existentes são afrouxadas. Uma chave de montagem em rack pode ser necessária se tubos rígidos bloquearem o acesso.
Ao instalar um misturador com uma base ampla, primeiro ele é colocado no local da instalação e as porcas são dobradas manualmente. Eles são torcidos com uma tecla após alinhar o dispositivo. A base é tratada com selante ou um composto de silicone especial, após o qual a placa e as válvulas são montadas.