Edifícios

Fogões de Banho - Varvara: Visão Geral e Comentários

O mercado moderno de fogões de banho está repleto de muitos modelos, entre os quais cada comprador pode encontrar um fogão com as características técnicas necessárias. Hoje é difícil surpreender qualquer pessoa com modelos e dispositivos de alta potência da classe elite. Infelizmente, porém, os fornos do segmento econômico têm uma gama muito mais reduzida. Isso se deve à maior complexidade da produção, bem como ao uso de materiais de alta qualidade na fabricação. Junto com isso, são conhecidos vários fabricantes que resolveram com êxito uma tarefa tão difícil - seus dispositivos de aquecimento têm a melhor relação qualidade-preço.

Um dos mais famosos entre esses fabricantes é a empresa “DERO & K” da Tver, especializada na fabricação de equipamentos de aquecimento e aquecimento e, mais especificamente, em casas de banho há mais de uma década. Nesse setor, os produtos da empresa são apresentados sob a marca "Varvara". Até o momento, o fogão de banho Varvara pode ser considerado, sem exagero, a opção de compra mais aceitável.

Projeto do forno

A estrutura deste fogão a lenha no interior é semelhante à estrutura da maioria dos modelos clássicos. Os principais componentes deste forno são:

  • Um forno no qual, de fato, o processo de combustão prossegue, o que garante a transferência de calor para a estrutura.
  • O pós-combustor, fornecendo combustão completa de gases, está localizado diretamente atrás do forno.
  • Um cinzeiro, fornecendo remoção de cinzas e ajustando a intensidade da queima de madeira, o que é alcançado reduzindo ou aumentando o fluxo de ar que entra no forno por meio de grades de ferro fundido.
  • Sistema de chaminé que fornece a remoção de produtos de combustão.
  • Aquecedor externo. Um trocador de calor é colocado no espaço entre o forno e o aquecedor, o que garante um aquecimento uniforme das pedras.
  • Um convector externo que contribui para o aquecimento efetivo não apenas das pedras e de toda a estrutura como um todo, mas também do ar na própria sala de vapor.

Um recurso de design é a presença de um orifício de revisão, localizado na parede traseira. Com sua ajuda, a manutenção preventiva na forma de limpeza do pós-queimador e da câmara de combustão da fuligem acumulada é muito facilitada.

O esquema do forno para um banho Varvara

Um dos movimentos de marketing mais bem-sucedidos do fabricante é a “configuração mínima” - isso permite criar uma estrutura de baixo custo com acréscimos e funcionalidade limitada. Tudo o resto pode ser adquirido posteriormente, se surgir essa necessidade. É necessário fazer uma reserva de que mesmo um modelo com preço mínimo é bastante viável, pode ser instalado e operado sem problemas em uma casa de banho.

Vantagens e desvantagens

As vantagens desse forno incluem:

  • Custo aceitável
  • Baixo peso de construção. O modelo padrão do forno Varvara pesa não mais que um centner (o peso do aquecedor cheio não é levado em consideração),
  • Facilidade de instalação,
  • Operação fácil
  • A possibilidade de adaptação.

As desvantagens são:

  • A presença no projeto do pós-combustor indica um longo processo de queima, o que leva a uma diminuição da temperatura dos gases de combustão. Esse fator pode levar à condensação dentro da chaminé,
  • Baixa velocidade de aquecimento da água no tanque,
  • A instalação do fogão supõe seu revestimento com tijolo. Negligenciar esse requisito afetará visivelmente as qualidades termofísicas da estrutura.

A marca registrada Varvara possui uma gama bastante pequena, mas específica de fogões de banho.

Barbara Classic

O design do forno é semelhante à opção acima. Este modelo é considerado a versão mais primitiva do forno sem circuito, pois fornece apenas o aquecimento do fogão e o aquecimento do ar na sala.

Modificações adicionais causam um pouco mais de interesse, permitindo que você complete o banho de acordo com o desejo do comprador e os parâmetros técnicos do banho.

Circuito de água

Nesta modificação, é possível conectar ao sistema de abastecimento de água quente ou aquecer seu próprio circuito de água do forno. Um tanque de água especial é fixado na lateral da estrutura, mas sua taxa de aquecimento permanece bastante baixa. Uma alternativa bem-sucedida a essa solução é a possibilidade de instalar um trocador de calor adicional na chaminé.

O design mais interessante e mais comum é o tanque no cano; nesse caso, o tanque está localizado no sótão, o que economiza parte do espaço no vestiário ou na sauna a vapor. O tanque deve ser conectado simultaneamente ao circuito de água do forno e ao sistema de abastecimento de água. A principal vantagem deste sistema é a possibilidade de aquecimento adicional da água, transferindo calor da própria chaminé.

O custo deste modelo é amplamente determinado pela configuração:

  • Um modelo sem tanque e circuito - 13 mil rublos,
  • Com um circuito de aquecimento de água - 14 mil rublos,
  • Com um tanque articulado - 16 mil rublos,
  • Com um tanque no tubo - 20 mil rublos.

Kamenka

É óbvio que uma empresa que se preze não consegue ignorar um forno tradicional em todos os aspectos. Um recurso de design é o uso de aço de 6 mm, esse fator aumenta significativamente sua vida útil.

Um aspecto importante é a massa significativa de pedras (pelo menos 180 kg são colocados no aquecedor). Ao mesmo tempo, seu contato máximo com o corpo do forno aquecido é garantido em uma área de aproximadamente 1,3 m². O custo desse forno é de 20 mil rublos.

Este modelo é ideal para banhos pequenos. Apesar de o mini ser uma cópia pequena do forno Varvara padrão, ele possui características técnicas bastante aceitáveis ​​que serão bastante satisfatórias em uma pequena sauna a vapor.

Se necessário, este forno pode ser adicionalmente equipado com um circuito de água. Esse modelo custa cerca de 12 mil rublos.

Um conto de fadas

Este modelo não é apenas o mais eficaz, mas também o mais caro da gama apresentada de fogões de sauna Varvara. Suas principais características estruturais:

  • A porta panorâmica original de vidro, equipada com um sistema de limpeza do ar,
  • A superfície é finalizada com pedra natural (talco-clorito), que emite calor uniformemente quando aquecida.

Esse modelo custa cerca de 35 mil rublos.

Como você pode ver, a empresa "DERO and K" está pronta para oferecer muitas opções interessantes para fornos para o banho "Varvara", que, com um número significativo de características de design, são de alta qualidade e operação confiável.

Profissionais de fogões Varvara

Uma das maiores vantagens é o seu peso relativamente baixo. Até o maior forno desta marca pesa não mais que 120 kg (sem água, combustível e pedras). Esse peso pode suportar quase qualquer piso, mas se você quiser cobrir o fogão com uma tela para criar um vapor mais suave, ainda precisará fortalecer a base do fogão ou provê-lo no estágio de planejamento.

Na parede traseira dos fogões Varvara, os projetistas forneceram uma janela especial, fechada por uma tampa, o que facilita o cuidado. No interior, na fornalha, uma folha especial (dente de fumaça) é soldada na qual a fuligem se acumula. Aqui está o pós-combustor e você precisa limpá-lo cerca de duas vezes por ano. Esse é todo o cuidado.

As vantagens dos fornos para banho "Varvara" incluem a possibilidade de um conjunto completo

O forno para o banho de Varvara equipado com um tanque externo

tanque portátil ou montado de volumes decentes:

  • O tanque portátil de aço inoxidável, que pode ser instalado no segundo andar ou usado como passagem pelo teto, pode ter 120 ou 60 litros de volume. Além disso, o fabricante afirma que, graças ao circuito de aquecimento de aço inoxidável no tanque, que melhora a circulação da água e aumenta a transferência de calor, a água no tanque ferve por uma hora.
  • O tanque de dobradiças de aço inoxidável tem um volume de 50 litros. Nesta configuração, os fornos são facilmente montados.

As vantagens desses fornos incluem o fato de que os modelos estão sendo aprimorados e finalizados. Portanto, no início de 2013, todos os modelos têm uma chaminé unificada - 114 mm e, desde agosto, foram feitas alterações no design dos fornos: possui menos juntas. Em dois locais, as soldas foram substituídas por dobras, o que aumentou muito a confiabilidade das unidades. Os fornos Varvara têm um pós-combustor, o que aumenta a eficiência. O arco arqueado da câmara de combustão permite obter aquecimento uniforme de todas as zonas e melhor circulação de ar.

Todos os fornos Varvara estão equipados com uma câmara de combustível externa, ou seja, combustível é colocado no provador. Se desejar, a porta pode ser encomendada com vidro refratário e aproveitar o jogo de chamas.

Desvantagens

As desvantagens dos fogões Varvara talvez não sejam a aparência mais atraente. Se você planeja cobrir o fogão com uma tela (e essa é a solução mais razoável), a aparência não deve incomodá-lo e quase não há queixas sobre a qualidade desses fogões. Embora exista um fogão "Fairy Tale", revestido com cloreto de talco. Este modelo não pode ser chamado de pouco atraente.

O forno para o banho "Conto de fadas Varvara" é revestido com talcoquite

Pontos fortes e decepções reconhecidos

Obviamente, os dispositivos têm vantagens e desvantagens.

Os fogões demonstram orgulhosamente os seguintes aspectos positivos - são eles:

  • durabilidade
  • resistência ao desgaste
  • estética
  • ergonomia
  • rentabilidade
  • eficiência
  • compacidade
  • disponibilidade
  • segurança
  • peso leve
  • instalação fácil
  • cuidado fácil
  • a presença de "auditoria",
  • aquecimento rápido relâmpago
  • preço baixo

Os dispositivos são ótimos para banhos minúsculos e para banhos de vapor de tamanhos mais sólidos.

Mas, infelizmente, também há desvantagens. Os fornos do fabricante Tver “encantam” com os seguintes pontos negativos - são eles:

  • longo processo de combustão, que contribui para a formação de orvalho,
  • baixa velocidade de aquecimento do líquido no tanque,
  • a instalação envolve trabalhos de acabamento, a negligência é repleta de uma diminuição na eficiência térmica da estrutura,
  • o uso de lenha de bétula leva a rachaduras no corpo.

Eu quero dizer algo em defesa das lindas meninas "bárbaras". O segundo menos se transforma facilmente em uma vantagem quando um trocador de calor adicional é fixado na chaminé. Resultado - o líquido é aquecido a 70 ° C por uma hora. E o primeiro problema surge apenas quando o tubo é instalado "através da fumaça" e não "através do condensado".

O terceiro momento negativo se torna positivo, se você calcular todos os custos. Comprar um fogão que não requer revestimento custará muito mais do que comprar uma fornalha Varvara e um material de acabamento combinado. Além disso, a roupa da fornalha de tijolos dará ao interior notas exclusivas. E, finalmente, o quarto problema é resolvido ao se recusar a comprar lenha de bétula, que, aliás, é mais cara do que outros tipos de comida de madeira para as moças “bárbaras”.

Atualmente, a empresa está envolvida na produção de três tipos de aquecedores - são eles:

  • um dispositivo com um tanque no tubo localizado na parte superior (volume 120 l),
  • equipamento sem tanque de água,
  • dispositivo com tanque de água localizado na lateral (volume 50 l).

A primeira vista é perfeita para banhos conectados ao abastecimento de água central. O segundo é bom para saunas em que a água é aquecida com um aquecedor elétrico. E o terceiro é ótimo para salas de vapor não conectadas ao abastecimento de água central.

Modelos "Classic" e "Polenitsa"

Os fornos têm características semelhantes:

  • Peso 90-120 kg,
  • O volume máximo da sala de vapor é de 24m 3,
  • A massa de pedras é de 50 kg,
  • Combustível é lenha,
  • Aquecimento do ar de 20 ° C a 100 ° C em 60 minutos.
Desenho do forno "Varvara Classic"

Ambos podem ser equipados com um tanque externo, conectado ao sistema de abastecimento de água existente (é possível encher o tanque com uma bomba). Essa modificação permite organizar um chuveiro - você precisará instalar um misturador. Além disso, esses modelos estão disponíveis com um circuito de aquecimento de água, feito de aço inoxidável com 1,5 mm de espessura. Neste caso, o fogão pode ser conectado ao sistema de aquecimento e usado para aquecimento ambiente.

É racional usar modelos sem circuitos de aquecedor de água se a água for aquecida em caldeiras. Ainda existe a oportunidade de equipar o forno com um tanque de dobradiças.

Varvara Classic com tanque de água com dobradiças

É conveniente usar um tanque com dobradiças nos casos em que a água não está conectada ao banho. O tanque com dobradiças sempre pode ser removido e lavado, porque não é segredo que a placa se formará na superfície interna do tanque.

Varvara Palenica tem dimensões ligeiramente menores que o Varvara Classic.

Desenho do forno "Varvara Palenica"

Externamente, "Barbara Palenica" difere pouco de "Barbara Classic".

Modelos Kamenka

Dois modelos de "Barbara Kamenka" diferem na localização e peso das pedras, dimensões.

  • Dimensões (AxLxP): 780x560x780 mm
  • Peso: não mais que 90-120 kg.
  • Massa de pedras a depositar: não inferior a 180 kg.
  • Volume máximo da sala de vapor: 24 m 3
  • O tempo de aquecimento da sala de vapor de 20 0С a 100 0С (sujeito a isolamento térmico adequado): 60 min.
  • Remoção da câmara de combustão: 140 mm
  • Diâmetro da chaminé: 114 mm
  • Potência: 12 KW
  • Vidro resistente ao calor (LxP): 305 × 290 mm
  • Combustível: lenha
"Varvara Kamenka" com uma porta de vidro e ferro fundido

O menor "Kamenka mini" foi projetado para salas de até 16m 3, e o maior pode aquecer até 24m 3.

O forno para um banho "Varvara Kamenka Pass"

Ambos os fornos estão equipados com uma porta com vidro panorâmico resistente ao calor.

Mini e Panorama

O fogão Varvara Mini tem pequenas dimensões de 735 x 390 x 670 mm e pode ser instalado mesmo em pequenas saunas. Pode ser equipado com um tanque de dobradiças (42 litros) ou um circuito de aço inoxidável para aquecimento de água.

Desenho do forno "Varvara Mini" "Varvara Mini" com circuito de água

O fogão de sauna Varvara Panorama pode aquecer uma sala de até 24m 3. É equipado com uma porta panorâmica de vidro refratário, que permite apreciar a vista da chama.

O desenho do forno "Panorama"

O forno é feito de aço ST-3 com uma espessura de 6 mm.

O forno para um banho "Varvara Panorama"

Os fogões Varvara são uma boa opção em termos de preço / qualidade. Se você estiver interessado em fogões de metal com uma espessura de 8 a 10 mm, familiarize-se com os fornos "Heat".

Volzhanka model

Volzhanka é destinado a grandes salas de vapor. O tanque de água é feito de aço inoxidável.
Principais recursos:

  1. Altura x Largura x Comprimento - 1000 x 510 x 820
  2. Peso - 150 kg
  3. Volume da sala de vapor - 24-35 metros cúbicos
  4. Quantas pedras podem ser colocadas - 60-80 kg
  5. Comprimento da câmara de incêndio - 72cm
  6. Como se afogar - com lenha
  7. O preço recomendado pelo fabricante é 24700 rublos.

Além dos modelos descritos, a linha de produtos da empresa também inclui os chamados Mini Panorama Stoves. São muito compactos, apresentados em vários tamanhos, possuem uma porta panorâmica. Existem modelos - com uma fornalha prolongada ou um tanque com dobradiças.

Características gerais

Atualmente, a empresa "Varvara" apresentou 8 modelos de fogão de banho.

Design bem pensado permite limitar a liberação de um pequeno número de modelos que podem ser configurados para requisitos específicos do cliente:

  1. Forno convencional sem tanque e trocador de calor.
  2. Modificação do mesmo forno com circuito de aquecimento de água.
  3. Forno de tanque de águamontado de lado.

Apenas um fogão que não possui tanque aquecido em um conjunto é usado nos casos em que é necessário apenas criando a atmosfera certa dentro de casa e sala de vapor. As funções da água de aquecimento são executadas por outros dispositivos (coluna de gás ou caldeira elétrica).

O circuito integrado de aquecimento de água permite que você complete o forno com uma capacidade de até 120 litros.Na maioria das vezes, é instalado na parte superior, atuando como um elemento correspondente, entre o tubo quente e o teto. O usuário recebe um benefício duplo - o tubo aquece o líquido no tanque, o que permite não usar materiais de proteção para isolar o tubo dos materiais do teto e do teto. A figura 120 não pode servir como característica final do modelo, adquirindo um forno completo com um tanque, seu tamanho pode ser limitado a 50 ou 60 litros. Este modelo permite a instalação de um tanque de água em outro lugar (fora da sala de vapor).

A segunda característica deste modelo é a possibilidade de usar o forno como caldeira como parte de um sistema de aquecimento de água usando baterias (registradores). O uso de aquecimento líquido ou a presença de um tanque de grandes dimensões é o resultado do uso de um suprimento de água externo para enchê-los.

Como regra, o tanque lateral tem um tanque até 60 litros. Isso permite que você obtenha a quantidade ideal de água quente e mantenha dentro de um determinado intervalo de tempo para aquecê-la.

Todas as opções de forno listadas foram projetadas para o volume da sala de vapor de até 24 metros cúbicos. metros. Existem opções menores - Barbara Mini, que tem um peso líquido de 82 kg, pode aquecer a sauna a vapor a 12 metros cúbicos. metros. Esses bebês são adaptados para um aquecedor espaçoso, além de um tanque lateral de 39 litros.

Projeto do forno

A simplicidade do dispositivo Barbara é a base de seu apelo. Estruturalmente, é representado por um conjunto de elementos nodais:

  1. Fogão. Aqui está a queima de lenha. A energia liberada é comunicada à estrutura principal na forma de calor.
  2. Perto da fornalha está a cameraonde ocorre a decomposição final dos gases resultantes (conduto).
  3. Sistema de cinzas e grelha de ferro fundido permite ajustar o processo de combustão de combustível (sua intensidade), criando um fluxo de ar no forno. Outra função da unidade é a coleta de produtos sólidos de combustão (cinzas e carvão).
  4. Design bem pensado chaminés.
  5. Covertransmitindo seu próprio calor às massas de ar circundantes e aquecendo o aquecedor.

Uma diferença significativa entre os fornos é o uso de uma abertura especial na parte traseira do corpo principal para limpar a zona de combustão da fuligem.

Para os modelos equipados com um circuito de aquecimento, é utilizado um tanque, para o qual é utilizada uma liga de aço inoxidável, cuja espessura da chapa é de pelo menos 1,5 mm.

Principais Benefícios

Ao escolher um forno para sua casa de banho da série Varvara, um consumidor comum chama a atenção para várias de suas características distintas, enfatizando a escolha certa. Estes incluem:

  1. Simplicidade e confiabilidade da execução.
  2. Localização favorável no espaço de preços.
  3. Conveniência de instalação.
  4. O peso do complexo, permitindo a instalação do forno sem instalar uma fundação fortificada.
  5. Bom design de capa.
  6. Dimensões gerais, que permitem adaptar o design com sucesso a qualquer interior.
  7. O tubo de remoção de vapor localizado no tanque faz o ar na sala de vapor parecer ar em um bom banho com um fogão de tijolos.

Contras de fogões Varvara

O processo de uso a longo prazo ajudou a identificar deficiências individuais de tais instalações:

  1. O tempo de aquecimento de um grande tanque de água é mais longodo que em tipos similares de fornos de outros fabricantes. Como desculpa, deve-se mencionar a existência de recipientes cujas dimensões reduzidas reduzem o tempo de aquecimento. Outra maneira de lidar com o problema é instalação de um circuito adicional de troca de calor no tubo. O problema está resolvido, mas há uma necessidade de monitoramento constante da temperatura do líquido, que pode realmente ferver.
  2. O princípio da combustão lenta usada e a presença de uma câmara adicional para a decomposição completa de todos os gases, juntamente com a instalação inadequada do tubo, leva a a acumulação e drenagem de gotículas de água condensada nele. Para que o forno funcione corretamente, o tubo deve ser longo e sobressair além do limite superior do tanque.

"Barbara" com alvenaria

O caso usual dos representantes desta série tem uma aparência muito atraente, mas para os fãs do espírito russo do banho, propõe-se usar o método de criação de uma tela de tijolo adicional.

As vantagens de um design melhorado serão:

  • aumento da capacidade de calor designs. O tijolo acumulará a energia recebida e a liberará gradualmente, enquanto esfria,
  • design especial não analógico (especialmente se pedra natural for usada em vez de alvenaria),
  • junto com a aparência, outro preenchimento do espaço aparece calor seco, peculiar apenas às salas de vapor dos banhos russos.

Como a principal desvantagem deste método de instalação é considerada grande massa de tijolos, que, sobreposto ao peso do forno, leva à necessidade de instalar uma nova fundação de forno.

O segundo problema é procure um mestre de forno qualificado, que produzirá alvenaria de alta qualidade com base em uma composição adequada para altas temperaturas a partir de uma mistura de argila (preferencialmente camada de fogo) e areia.

O motivo da grande popularidade das unidades de aquecimento para o banho fabricado pela DERO & K foi uma familiarização detalhada com todos os problemas que ocorreram durante a operação de sistemas similares no passado. Um estudo detalhado da demanda por fornos e um possível mercado para suas vendas levaram a um alto grau de uso de seus produtos pela população.

A formação resultante tem muitas qualidades positivasque o consumidor precisa e as possíveis desvantagens são minimizadas.

Críticas sobre os fogões da série "Barbara"

Um grande número de proprietários de casas de banho que usam esses fogões há muito tempo fornece feedback positivo sobre os fogões.

O fogão que comprei com a parte superior do tanque mostrou-se alta qualidade, fácil de usar. É notável por seu consumo econômico de lenha, apesar do grande volume de capacidade de água e do rápido aquecimento da sala. Nosso modelo está equipado com um chuveiro, que é conveniente de usar - um tanque espaçoso que fornece totalmente.

Há um desejo - acelerar o processo de aquecimento da água, já que costumamos usar o banho apenas nos finais de semana.

Desenha sobre si mesmo razoabilidade de todos os detalhes estruturais. Um modelo sem circuito de aquecimento de água é tão econômico que há muito recupera os custos de sua compra. Usamos esse forno em uma casa de banho na horta, uma possibilidade adicional de aquecimento e cozimento foi útil. O fogão não exige combustível - nós nos afogamos com qualquer tipo de madeira disponível no país: até galhos secos são usados.

Fico feliz que haja uma tela de proteção especial feita de metal na frente do forno, com isso o processo do forno se torna mais seguro.

Nossa casa de banho ficou especialmente confortável após a instalação do fogão Varvara da categoria mini de lá. Ele se encaixa tão bem no interior de nossa pequena sala de vapor que o espaço não parece nem um pouco confuso. Acredita-se que o forno seja um monstro tão grande. Tal termo não se encaixa nesse modelo: parece compacto e atraente.

Particularmente satisfeito com seu baixo preço, um conveniente tanque lateral de 35 litros, cujo volume é suficiente para nossa família de 3 pessoas. Não temos um sistema de abastecimento de água, e esse volume do tanque foi escolhido especificamente para economizar.

A fornalha do bebê está na sala de espera - nenhum resíduo de lenha entra na sala principal. As dimensões compactas do forno também afetam a quantidade de combustível para ele - acabou sendo muito econômico.

Uma análise detalhada da série de fornos Varvara, complementada por análises de consumidores reais, mostra um grande número de suas vantagens antes análogos e explica a popularidade dos modelos no mercado.

Sortimento

O fabricante alega que a fabricação de dispositivos começou após um estudo muito longo e rigoroso dos aspectos positivos e negativos dos modelos populares divulgados pelos líderes mundiais. Portanto, o equipamento do fabricante Tver é uma combinação dos pontos fortes de todos os fogões existentes no mundo.

"Palenica"

Este modelo é feito de aço inoxidável com 6 mm de espessura. O fogão se destaca por sua aparência atraente e durabilidade, pois é resistente aos efeitos nocivos de fatores mecânicos, químicos e térmicos.


As especificações técnicas do equipamento são as seguintes:

  • dimensões - 68,5 × 43x84 cm,
  • peso - 113 kg
  • potência - 12 kW,
  • tipo de combustível - lenha,
  • o comprimento do forno é 62 cm,
  • volume da sala de vapor - até 24 m 3,
  • tempo de aquecimento do banho - 1 hora.

O preço do dispositivo é de 13000 r.

Acessórios para fogões

Os fornos Varvara diferem no conjunto mínimo completo. Portanto, eles podem ser equipados com os seguintes acessórios adicionais:

  • câmara de combustão externa - para “Tales”, “Palenitsa”, “Kamenka” - encurtada 4 cm, padrão 12 cm, estendida 30 cm, e para os modelos “Mini” - encurtada 2 cm, padrão 14 cm, estendida 28 cm,
  • tanque articulado de aço inoxidável - para amostras comuns de 55 l, para fornos Mini de 40 l,
  • uma porta panorâmica de aço ou ferro fundido - para fornos padrão de 29 × 31 cm (preço de 3.500 rublos) e para modelos Mini de 22 × 26 cm (preço de 2.600 rublos),
  • Tanque de 60/120 litros
  • trocador de calor.

Além disso, ao lado do fogão, cestos para lenha e pedras são adequados.

Sim, o fabricante russo fez o seu melhor! Os fogões certamente agradarão os proprietários das salas de vapor, tanto no seu gosto quanto no seu gosto e preço.

Piada não é um tópico: Meu marido está tão cansado no trabalho que não sente braços, pernas ou chifres.

Ficaria muito grato aos proprietários desses fornos se você escrever uma resenha real sobre o seu aquecedor. E para aqueles que ainda estão pensando - desejo-lhe uma compra bem-sucedida e até breve, tchau!

Citação de sabedoria: Quem não sabe é o melhor segredo (Cardelson de La Barca).

Características distintivas

As unidades para banho são desenvolvidas e entregues no mercado russo pela empresa "Dero and K" da Tver. O fabricante criou uma gama completa, na qual existem modelos de orçamento e alto desempenho.

Para melhor descrever os produtos e identificar os recursos, considere o design mais simples.

O dispositivo é bastante típico e simples.

Consistem nos seguintes elementos:

  • câmara de combustão para queima de combustível,
  • sistemas de pós-combustão em que os gases de combustão decaem,
  • grelha e colher de cinzas,
  • chaminé
  • uma caixa protetora que fornece transferência de calor das pedras para a sala.

O princípio de operação é o seguinte:

  1. O ar frio entra nos canais de convecção (eles estão localizados entre o forno e a carcaça), aquece sob a influência da tração. Então ele sobe e entra na sala de vapor através dos orifícios.
  2. A circulação de ar quente ocorre no canal de convecção interno. Devido a isso, é observado um rápido aquecimento das pedras.
  3. Além disso, a intensidade da combustão é ajustada. É o suficiente para uma pessoa abrir ou fechar a concha de cinzas.

É um orifício com um plugue na parte traseira da unidade. É fácil limpá-lo com um pincel comum.

Tipos de dispositivos

O fabricante alega que os fornos Varvara entraram em desenvolvimento após um estudo detalhado das vantagens e desvantagens de tais unidades dos concorrentes.

A empresa lançou três tipos de fogões, cada um dos quais é único. Independentemente do tipo, o aquecedor criará uma temperatura interna confortável, bom vapor.

Espécies:

  • forno sem tanque - contorno e sem contorno. O circuito é adequado para aquecer a água de um aquecedor de água a gás ou elétrico. Circuitless é usado como uma caldeira de combustível sólido. Aquece perfeitamente uma sala com um volume de até 24 m3,
  • com tanque lateral. Adequado para banho sem água corrente. A capacidade desse tanque é de 50 l e o volume aquecido recomendado é de até 24 m3,
  • contorno com tanque superior. Usado em um banho com fornecimento de água. O tanque atua como uma passagem pelo teto. A saída de vapor retira o vapor. A capacidade tem um volume de 60 ou 120 litros. Aquece salas de até 30 m3.

Para salas com o menor volume, mini-fornos foram desenvolvidos. Eles têm um aquecedor espaçoso e um tanque de água de 39 litros.

Séries da marca e sua breve descrição

Fornos estão disponíveis no mercado em várias linhas.:

  1. "Conto" e "Terma Conto". Pertencem ao tipo de forno de acumulação de convecção. O banho é aquecido até um máximo de 24 m3, mantendo o calor por muito tempo. O corpo é feito de cloreto de talco. Há um reservatório de pedras: os Tales têm um aquecedor aberto e os Terma Tales um fechado e com tampa. Este grupo inclui subespécies com o prefixo "mini". Esses modelos se distinguem pelo fato de aquecerem salas de até 12 m3.
  2. "Kamenka" e "Terma Kamenka". A primeira linha possui um aquecedor fechado, adequado para o aquecimento de salas de 12 m3 ou 24 m3, dependendo da versão. O segundo - fogões com fogões abertos, com características semelhantes.
  3. Mini - “sem contorno”, “montado”, “com contorno”. São pequenos, mas estão equipados com um tanque de água espaçoso - 50 ou 55 litros. Adequado para instalação em pequenas salas de vapor com um volume de 18 m3.