Concluindo o design de interiores, surge a pergunta: como pendurar cortinas lindamente? Afinal, a decoração das janelas são os acordes finais que permitem finalmente reviver a atmosfera da sala e complementar seu aconchego com originalidade.
A decoração da janela é selecionada com base no esquema de cores da sala, no espaço de zoneamento e nas preferências de gosto dos moradores
Decoração de janelas no apartamento: destaque as principais
O principal na escolha de cortinas é a conveniência e a organicidade em um interior específico
Primeiro, você precisa determinar e escolher uma estrutura e material de suspensão e, em segundo lugar, é importante pensar na própria opção de design, selecionar e adquirir os acessórios necessários. Para fazer isso, é muito importante saber como pendurar corretamente certas cortinas.
Preste atenção! Quanto mais simples, melhor - perfeitamente retas, cortinas caindo de um tecido caseiro com uma bela textura pendurada em uma corda regular estão sempre na moda e populares.
O design geral do interior, a opção de beirais, a presença ou ausência de acessórios, a tela e o número de camadas são os fatores básicos que ajudam a entender como pendurar cortinas.
É possível obter variedade de design, não apenas escolhendo tecidos para cortinas de costura, mas também usando vários acessórios
Regras básicas: como pendurar cortinas lindamente
Regra 1. Decida sobre a opção do sistema de montagem ou abandone-o completamente.
- Haste de cortina clássica em metal, madeira ou plástico em forma de barra. É fixado à parede com suportes e possui várias guias, uma das quais uma cortina com um lambrequin ficará linda e, por outro, uma cortina transparente - tule pode ser facilmente movida.
Cornijas de parede para cortinas são montadas na parede, para as quais incluem suportes remotos e elementos nos quais as cortinas estão suspensas
Cornijas de teto de plástico - este é um design harmonioso de janelas modernas, perfeitamente combinado com lambrequins e outros tipos de cortinas
Cornijas de baguete devem se encaixar harmoniosamente na atmosfera geral
Regra 2. Escolha os materiais de acordo com o interior da sala e calcule corretamente seus tamanhos.
- Sob o estilo existente, escolha tecidos e o número de camadas de cortinas.
- Para o cálculo correto da quantidade necessária de tela, execute as medidas da janela - do sistema de fixação aos locais onde a cortina terminará.
- Se você decidir fazer a cortina em forma de onda, você deve definitivamente multiplicar o número de painéis pares (de uma extremidade da janela para a outra) por 2, ou melhor, por 2,5.
Para determinar o consumo de tecido para cortinas, você precisa conhecer o comprimento e a largura das cortinas
Importante! Certifique-se de considerar a estrutura da tela. A densidade do tecido deve isolar sons estranhos, proteger a sala contra correntes de ar, a penetração da luz do sol e olhares indiscretos.
Regra 3. Observância da percepção visual da sala.
- A tela deve enfatizar a janela como a fonte principal da luz do dia.
- A cornija deve ser fixada o mais alto possível. Isso aumentará visualmente o tamanho das paredes do chão ao teto.
- É necessário observar o design estilístico do interior com a opção das próprias cortinas.
A cornija deve ser selecionada de acordo com as características da sala
Importante! Para as cortinas no chão, deve haver uma quantidade mínima de detalhes decorativos. Mas cortinas curtas, pelo contrário, precisam de acessórios auxiliares.
A combinação de cortinas com design de sala
As tendências da moda se esforçam para criar o ambiente mais conciso e confortável. Simplicidade, funcionalidade, naturalidade e combinação com detalhes interiores são as verdades básicas que ajudam a permanecer dentro da estrutura do bom e do bom gosto da moda, a fim de pendurar lindamente cortinas nas janelas.
Opção 1. Corresponder ao esquema de cores de tecidos e cortinas. O principal é manter a regra da harmonia: todos os tons de têxteis e estofados devem estar em harmonia entre si. Basta prestar atenção à cor dos travesseiros decorativos, toalhas de mesa, estofados de móveis estofados, abajur e escolher os tecidos e o tom das cortinas de acordo com eles.
A cor do sofá e das cortinas deve estar em harmonia com o acabamento já existente
Opção 2. Observância do monocromático. Se os tecidos da sala tiverem tons diferentes de uma determinada cor, você deverá combinar a cortina com uma das opções existentes.
Para um interior monocromático, é bom combinar tecidos de diferentes texturas feitas em diferentes tons da mesma cor
Importante! O design da janela deve permanecer conciso. O principal é a cor principal da cortina, e seus detalhes de destaque já são momentos secundários com os quais você precisa ter cuidado.
Opção 3. Repita padrões e padrões. A combinação mais incomum de cortinas no fundo do interior em geral. Cortinas com padrões grandes em quartos espaçosos ficarão lindas. Assim, pequenos padrões enfatizam perfeitamente uma pequena sala.
A variedade de padrões é infinita, sua escolha é determinada pelo componente estilístico do interior
Como pendurar cortinas no corredor
O lugar central de qualquer casa é o corredor. Em um grande quarto, pendurar cortinas bonitas é fácil. O principal é escolher os tecidos de acordo com a iluminação da sala e complementá-los, por exemplo, com a ajuda de babados, franjas ou pincéis elegantes. Para uma pequena sala de estar, é melhor dar preferência a cortinas simples e retas. As telas podem ter padrões geométricos concisos e localizados horizontalmente que expandem visualmente o espaço.
Preste atenção! Os materiais pesados devem ser combinados com tecidos leves: organza, tule, linho, veludo ou tafetá. O esquema de cores das cortinas deve ser combinado com o interior da sala.
Uma opção muito boa e moderna - é uniforme, mantendo a ondulação, pendure uma cortina de camada única na cornija de metal usual com a ajuda de ilhós. Pode ser complementado com cortinas pesadas com forro, que fecharão no meio da janela.
A decoração do espaço da janela combina cortinas translúcidas de tule e blackout com lambrequins e confere cor ao estilo clássico, que estará sempre na moda
Você pode fazer cortinas elegantes com a ajuda de lambrequins. Pode ser um pedaço de matéria densa, coletada por dobras ou sinos de cima. Você também pode aplicar a opção de uma sanefa dura e densa - um bando com bordas lisas, inclinadas ou arredondadas, fixando-as firmemente. Usando a fixação em fita adesiva, você pode consertar o lambrequin a céu aberto.
Idéias para uma mistura sofisticada de cores e formas podem ser encontradas na sala de estar em estilo Art Deco.
Importante! Para fixar as cortinas nos ilhós, use um anel, ou melhor, muitos deles, para manter a ondulação.
Para permitir que a luz natural entre no quarto de hóspedes, uma opção ideal e bonita é usar um pedaço de pano com um estilo de amortecedor no topo da janela (da cornija e até 20 cm até a janela).
Como pendurar cortinas na cozinha
A localização e as dimensões gerais da janela são as primeiras coisas a considerar antes de decidir o que pendurar as cortinas da cozinha. Se a janela estiver perto da área de trabalho, uma opção ideal seria uma cortina romana ou curta, ou com pregas.
Originalmente, a cozinha parece cortinas no estilo de um café usando cornijas de parede ou telescópicas
As pregas de acordeão são montadas em toda a abertura da janela e fechadas com firmeza. Existem diferentes opções para pregas. Eles podem ser instalados no final da própria janela ou dentro do quadro.
As cortinas romanas têxteis acentuam perfeitamente a pequena e pequena janela de uma pequena cozinha. Existem muitas opções para cortinas romanas. Eles estão presos como pregas ou suspensos em uma borda.
Para a cozinha, cortinas romanas estritas ou italiano elegante serão ideais
Outra opção original para a cozinha é o inglês ou, com um segundo nome, o tipo de cortina plana de Londres. Pode ser pendurado de várias maneiras:
- para que você possa fechar a janela conforme necessário,
- abaixar, realizando assim uma "imitação" das cortinas romanas.
Importante! Para usar variações de piso curtas ou longas, você deve saber quais cortinas estão penduradas na cozinha. Como regra, é uma cornija comum ou de cordas. Cada centímetro da cortina é preso a um gancho comum ou a própria borda é simplesmente cercada e colocada firmemente na cornija.
Se a janela for do tipo horizontal ou estiver em um nicho, você poderá escolher com segurança um tule até o peitoril da janela
Uma fita comum, um laço ou dobras especiais com um barbante de metal e um ímã decoram qualquer cortina curta da cozinha.
Uma cortina mais contida pode ser criada usando a versão austríaca das cortinas. Eles têm uma característica principal - ao montar ao longo das bordas, o lado oposto da tela se sobressai.
Para cozinhas com ar-condicionado, Provence, Shabby Chic, Chalet ou Country podem ser lindamente decorados com uma janela com cortina. Basta pegar um pano de algodão e, na parede, imediatamente acima da janela, fixar a cornija com anéis. No meio da janela, você precisa esticar a linha da corda para amarrar nela uma cortina curta do obturador.
Em todas as outras opções, ou seja, se a cozinha for espaçosa, você poderá pendurar cortinas longas com segurança. Eles ficarão lindos se você usar uma cornija de corda ou metal para eles. Basta enfiar uma cortina feita de material denso ou usar uma cortina de fio que pode ser montada e fixada de um lado da parede.
As ondas devem ser suaves - com uma boa fixação das cortinas, as dobras serão bastante atraentes
Como pendurar cortinas no quarto
Quarto - um quarto projetado para dormir e relaxar. Para não sobrecarregar o espaço e complementar o interior com cortinas da maneira mais bonita possível, os seguintes pontos devem ser levados em consideração.
- A localização e tamanho da sala. Cortinas luxuosas, complementadas por borlas, um tule grosso, ondulado e transparente, um fino lambrequim - uma ótima opção para um quarto espaçoso. Para uma sala pequena, vale a pena restringir a janela a cortinas ou cortinas de ar.
- Altura do teto. Para salas "altas", você pode pendurar cortinas no chão com uma grande cortina ou padrão original. Para paredes de tamanhos padrão (2,5-2,7 m), é melhor elevar visualmente a janela com a ajuda de uma cornija de teto, a partir da qual as cortinas que tocam levemente o chão descerão.
Com a ajuda de cortinas, você pode alterar visualmente o espaço, tornando-o mais amplo ou mais alto, movendo a ênfase na direção certa
Para um belo quarto com um estilo clássico, é frequentemente usado um tecido de musselina extremamente leve e de corte reto. No estado aberto, pode ser fixado com laços ou laços originais.
Informações adicionais! As cortinas do quarto devem ser não apenas decorativas, mas também funcionais. A tela deve servir como proteção contra o sol brilhante e olhares indiscretos. Isto é especialmente verdade para os moradores cujo apartamento fica no térreo e as janelas do quarto estão voltadas para o leste.
Para criar a máxima funcionalidade, vale a pena instalar cortinas romanas ou de bambu adicionais dentro da moldura da janela. Acima da janela do teto, você pode anexar uma instalação de cordas e suspender até pesadas cortinas francesas que se abrem.
Cortinas de café romanas estampadas combinadas com cortinas de creme luxuosas acentuam a sensação de espaço neste quarto pequeno, mas calmo.
A cortina terá uma aparência requintada se, de um lado da janela, os ganchos forem feitos com cuidado usando pincéis ou fitas de um tecido denso do mesmo tom ou de tom diferente.
Como pendurar cortinas em um berçário
Uma ótima opção para o berçário é o uso de cortinas combinadas.
- Diferente em densidade e completamente oposto em tons de tecido, montado em uma cornija com várias camadas. Por exemplo, na primeira camada, você pode pendurar um tule e, na frente (segunda), com a ajuda de anéis, amarrar uma cortina e prendê-la com uma decoração discreta.
- Usando tecidos com duas cores adjacentes e complementando-os com um peculiar lambrequim denso na forma de uma nuvem, um pedaço do sol, do céu e assim por diante.
Tule multicolorido, cortinas amarelas e uma sanefa dura em um esquema de cores ficam ótimos em um quarto de criança
Importante! Antes de escolher a opção da tela, o método de fixação e decoração, é necessário levar em consideração o gênero, a natureza e os desejos da criança.
É possível diversificar os tecidos ondulados que descem com a ajuda de captadores especiais. Pode ser um suporte de cortina na forma de uma flor, um personagem de desenho animado ou um brinquedo macio.
Ao projetar um berçário e escolher cortinas, você deve prestar atenção ao sexo da criança, uma idéia muito interessante seria pendurar cortinas diferentes para dividir em zonas
Cornija de três camadas: como pendurar cortinas lindamente
Para criar uma composição refinada e de várias camadas, é habitual usar uma cornija de teto ou parede de três camadas. Surge imediatamente a pergunta: como pendurar cortinas na cozinha, quarto ou sala de estar se uma cornija de três camadas estiver instalada?
- Na primeira camada (distante), com a ajuda de pitadas especiais (ganchos), pendure um pano transparente com a ajuda de trança de fita.
- Um tecido mais denso, como uma cortina, é anexado à camada intermediária.
- Um lambrequin é puxado para a última camada (frontal). Como regra geral, este é um tecido denso, uniforme ou feito em concha.
Cornija de teto de três linhas permite implementar as idéias mais interessantes na criação de uma composição exclusiva nas janelas
Você pode fazer sem um lambrequin. Nesse caso, a camada frontal ou remota deve ficar simplesmente vazia. Mas, se você decidir usá-lo, poderá aplicar outra versão de uma bela cortina suspensa em uma haste de cortina de três camadas.
- Um painel transparente está pendurado na primeira camada.
- Do segundo nível para o terceiro, é realizada uma transição suave do lambrequin.
- Na terceira camada, elementos adicionais de um lambrequin são pendurados em ambos os lados.
Nós selecionamos uma cornija
Existem vários tipos de cornijas:
Barbell
A versão clássica, feita de uma variedade de materiais: plástico, madeira, metal. As cortinas são presas a ele usando anéis, ilhós, ganchos, clipes, presilhas de um tecido semelhante.
Os captadores terão uma boa aparência. Mas não há necessidade de fechar a barra com cortinas e lambrequins, pois acessórios desnecessários apenas aumentam o volume do design.
String
Para fixação, são utilizados clipes, ganchos e suportes. Adequado para tecidos finos e arejados, tule, véu, organza. De tecido mais pesado, a cornija de cordas se estenderá para baixo, o que parecerá feio.
Quase imperceptível, ele se concentra na beleza do tecido e na textura das próprias cortinas. Não precisa de fechamento de lambrequim. Aplicável em salas de estilo minimalista, de alta tecnologia.
Baguete
As cortinas são simplesmente penduradas, o que facilita o processo, sem a necessidade de cortinas. O uso de captadores é aceitável. As cortinas densas, a delicada organza, a musselina e a rede parecem igualmente magníficas nela. Adequado para quartos em estilo rústico, inglês e clássico.
Perfil de alumínio
A maioria tem corredores nos quais as cortinas são presas usando ganchos de plástico. Existem novos perfis com montagens especiais. Existem modelos com uma parte rígida pressionada da fita de velcro. Eles prendem lambrequins com a parte macia da fita costurada em cima. Isso permite ocultar todos os elementos de fixação e ganchos.
Cornija espaçadora
Ele pode ser ajustado em comprimento, de modo que caiba em qualquer janela. Dentro é uma primavera. Este tipo é usado, por exemplo, no banheiro para cortinas. É conveniente, pois permite pendurar cortinas sem perfurar.É montado entre as inclinações internas da janela ou (se não houver inclinações) entre os quadros verticais.
Depois do espaçador, ele é alongado e fixado girando uma parte dele no sentido anti-horário (para encurtar, pelo contrário, deve ser torcido no sentido horário).
Placa de montagem
A primeira opção: uma parte da fita de velcro é colada à placa e a cortina é costurada na parte superior da segunda parte da fita, como em um perfil de alumínio. A segunda opção: a placa é coberta com o mesmo tecido e a cortina é presa a ela com um grampeador.
Cornija de teto
O material de fabricação é plástico. Ganchos de montagem especiais incluídos. Eles podem ser montados em 1, 2 ou 3 linhas. Conheça com e sem uma volta.
Ao escolher uma cornija, preste atenção se o produto se moverá e deslizará facilmente. Isso depende muito da montagem usada.
Tipos de montagens
Um grande número deles foi inventado. Você pode pendurar cortinas lindamente em uma fita (trança). É denso ou leve, com vários babados, dobras. Possui 1 ou 2 linhas de alças para prender à cornija com ganchos.
A fita é costurada do lado errado, pegando tecido e criando uma bela cortina. A densidade da montagem pode ser ajustada. Adequado para todos os tipos de cortinas, cornijas abertas. Tem uma vida útil longa.
Existem outros tipos de montagens:
- ganchos - uma das opções mais econômicas e comuns, fáceis de instalar e capazes de acomodar quase todas as telas, excluindo cortinas pesadas,
- anéis - idealmente seguram cortinas diretas pesadas, ficam ótimos com cortinas verticais, são usados em conjunto com ganchos, fitas costuradas em cortinas, dos menos - o inconveniente de remover antes de lavar,
- ilhós - anéis no tecido, criando buracos que permitem efetivamente colocar diferentes tipos de cortinas (com exceção de romana, enrolada, organza aérea e leve, tule) nos beirais sem o uso de ganchos, clipes, fitas, é recomendável escolher a cor, o estilo e a textura cornija
- Cordão - um bolso estreito ao longo da borda superior do tecido, no qual a barra é simplesmente enfiada, uma opção silenciosa e barata, adequada para nichos, dormers, banheiros, como uma tela para dividir o espaço,
- dobradiças do mesmo material que as cortinas, feitas de várias formas - arcos, nós ou fitas, tranças costuradas nas duas extremidades ou presas com velcro, botões, botões, ideais para um quarto, um berçário (mas na sala e no quarto) eles são indesejáveis no escritório,
- os grampos (crocodilos, caranguejos, prendedores de roupa) são um dos elementos de fixação universais mais antigos que não exigem o processamento da borda superior do material (apenas dobre-o no comprimento e no grampo desejados), adequado para cortinas médias e pesadas, mas que podem deixar inchaços no tecido.
Todos os tipos de fixadores são adequados para um certo tipo de cortina; portanto, é importante escolhê-los corretamente para não perturbar o estilo da sala.
Penduramos o tule corretamente
O tule é usado tanto em combinação com cortinas quanto de forma independente. Amplia visualmente a janela, torna a sala mais espaçosa. É bom usar em uma área de lazer.
Como pendurar um tule sem cometer um erro de tamanho? Em largura, deve ser 2-3 vezes a largura da janela. Se houver uma fita (trança) em cima, precisará puxar os 2 cabos pendurados nas bordas da trança, coletando o tule na largura desejada. Quando montado, é permitido exceder a largura da janela em não mais de 30 cm Os ganchos são inseridos à mesma distância um do outro nos bolsos ao longo da faixa.
Quando presas com dobradiças ou ilhós, as dobras são distribuídas manualmente, a uma distância igual uma da outra. Ganchos são inseridos nas alças ou orifícios dos ilhós. Se o tule for pendurado com uma cortina, é necessário usar uma cornija dupla para permitir sua abertura e fechamento separados.
Onde e como pendurar
A forma clássica é ideal para um quarto, lounge, sala de jantar. Eles podem ser pendurados na borda com a ajuda de qualquer tipo de suporte, complementado com um lambrequim.
Francês (com dobras ondulantes) e austríaco (reunidos no topo da fita, com vieiras, completamente suavizadas ao abaixar) ficarão ótimos em janelas grandes. Eles se encaixam em quartos e salas, forrados com móveis antigos.
Românico ou romano (com dobras profundas e uniformes que se formam quando se elevam devido a ripas de madeira presas ao lado errado, controladas por cordas separadas em duas direções) e japonês (movendo-se como uma tela em uma janela, consistindo em pinturas sólidas com inserções rígidas nas partes superior e inferior, não permitindo que eles se dobrem, controlados por um cabo ou controle elétrico) são usados em salas com um estilo minimalista, na cozinha, restaurante, escritório.
Os roll-ups serão uma boa solução para salas pequenas. Você pode pendurar as cortinas na parede acima da janela (na ausência de um peitoril da janela), anexá-lo ao teto, janela. O rolo de cores para combinar visualmente as paredes aumenta o espaço.
Características das cortinas de filamentos
Para dar à sala uma aparência exótica e original na janela ou nas portas, você pode pendurar cortinas de filamento. Eles não precisam de decorações adicionais, com sua ajuda, você pode separar parte da sala. Você pode instalar de várias maneiras:
- apenas pendurando-o na barra, onde será fácil mover-se,
- costurando na parte superior da trança, coletando os fios em uma musselina mais grossa, prendendo-a na borda com anéis e ganchos,
- costurar a trança com ganchos em um ventilador, o que criará o efeito de dobras retas,
- prenda as linhas com fita adesiva.
As roscas podem ser trançadas, separadas por ganchos em duas partes, etc.
A instalação adequada, com fixação e decoração apropriadas de cortinas, será uma ótima maneira de decorar uma casa, torná-la mais aconchegante, atraente e confortável para a pessoa viver.
Fatores
Se você estiver interessado em responder à pergunta de como pendurar cortinas em um apartamento, preste atenção aos seguintes fatores:
- direção de estilo na qual seu apartamento está enquadrado,
- muito também depende da escolha dos beirais,
- preste atenção ao nível de densidade e camadas de tecido para cortinas,
- lambrequins.
Antes do processo em si, considere cuidadosamente não apenas o lado visual e estético da questão, mas também o funcional.
Um papel importante é desempenhado pela localização da sua casa. Se esse for o lado ensolarado, escolha uma cortina densa de tecido que proteja contra a luz solar intensa.
Preste atenção! A beleza externa de como as cortinas são penduradas na janela depende do tamanho da sua janela.
Preste atenção às barreiras das sombras, em conjunto, esses fatores afetam significativamente o lado estético do seu interior.
Desenhando
Você pode ver claramente na foto como pendurar cortinas em uma abertura estreita da janela. O principal objetivo neste caso é a expansão visual da área.
Escolha cuidadosamente uma imagem, ela deve ser adequada ao estilo da sala. Usando ornamentos horizontais, você aumentará visualmente as paredes.
Elementos verticais contribuem para elevar o teto.
Se você está preocupado em pendurar cortinas, considere suas variedades.
Adequado para isolamento máximo - persianas, especialmente se o seu apartamento estiver no térreo.
Também um bom bônus é uma excelente proteção contra a radiação solar. Para adicionar um ambiente aconchegante e acolhedor ao interior, use cortinas de textura leve e arejada.
Escolha cores neutras, areia e bege. Juntamente com elementos brilhantes, eles se encaixam perfeitamente na composição geral da sala.
Cortinas clássicas agora são populares.
Tradicionalmente decorados, os franceses são perfeitos. Na maioria das vezes, eles são executados em um estilo luminoso e arejado.
Olhe organicamente as dobras de volume que as soltam.
Para criar esplendor, use as cortinas austríaca ou londrina.
Uma cozinha ou um quarto infantil se encaixam perfeitamente neste tipo de cortinas, tornam o quarto mais nobre e elegante.
Persianas bastante densas.Eles têm muitas vantagens, incluindo facilidade de uso e cuidados com elas.
RecomendaçõesEntão, como é bonito pendurar cortinas comuns:
- você precisa criar muitas dobras na cortina. Com a largura certa, é realista alcançar e dar vida a ela,
- ao deslizar cortinas, vale a pena usar uma trança especial com ganchos e presilhas. Isso dará ao quarto elegância
- as ondas devem ser suaves, depende da distância entre o gancho. Com fixação de alta qualidade das cortinas, as dobras serão bastante atraentes
- use gravatas de tecido. Estes são arcos, fitas, outros elementos decorativos. Aqueles que estão preocupados em pendurar cortinas em uma fita podem se acalmar.
Afinal, a correção é bastante fácil, não vai demorar muito tempo e a aparência da sala mudará significativamente,
Não negligencie os ganchos. Com a execução adequada, as cortinas serão o destaque do seu interior.
Conclusões
Se você tiver decidido sobre o tipo, qualidade e material das cortinas, preste atenção à sua localização.
Com a abordagem correta, você pode obter excelentes efeitos visuais, tornar o design da janela um processo incomum e original.
Use pequenos elementos decorativos, por exemplo, fitas ou laços, correntes incomuns. Tudo isso vai jogar apenas para o bem. Não tenha medo de decorar ligas com miçangas ou strass.
Você pode atualizar o interior, torná-lo mais expressivo e brilhante sem a ajuda de reparos ou investimentos de capital.
Graças ao local certo para pendurar e cortinas adequadas, você pode alterar significativamente a aparência original da sala.
Eles cumprirão perfeitamente seus deveres funcionais diretos: irão saturar a sala com iluminação intensa e, se necessário, torná-la mais abafada.
Se você está se perguntando como pendurar cortinas lindamente, precisa saber que, sem a instalação adequada da haste da cortina, isso será problemático.
A montagem não deve impedir o movimento dos anéis.
Para um resultado positivo, você também deve aprender sobre algumas recomendações.
O design original das cortinas da janela sem uma haste de cortina
Quais são as cortinas penduradas se não houver trilho de cortina? Você pode usar as seguintes opções.
- Linha durável ou linha de pesca presa com pregos. Basta enfiar os pregos na parede dos dois lados da janela e esticar uma linha de pesca (linha) através deles.
A cortina é pendurada em uma corda ou linha de pesca esticada sobre dois pregos ou um parafuso
Importante! Ao usar uma variante de um fio ou linha de pesca, você precisa fixar firmemente as extremidades e criar uma tensão muito forte. A linha não deve ceder, sair.
- Velcro. É uma espécie de fita comprida e comprida (cerca de 20 a 25 cm) na qual há uma camada com ganchos. A fita é presa à parede em cima da janela usando buchas comuns ou uma prancha de madeira.
Fita de velcro irá corrigir a cortina sem uma haste de cortina
Informações adicionais! Na fita adesiva - o velcro pode pendurar panos leves. Cortinas densas e pesadas podem se soltar junto com a fixação.
- Hooks Você pode usar uma variedade de variações de ganchos. Opção ideal - ganchos para roupas. Mas, antes de prender a cortina aos ganchos, é necessário considerar a localização deles na parede ao redor da janela. É imperativo costurar pontos na cortina.
Ganchos e suportes para fixar cortinas.
Exemplos de decoração de janelas em um apartamento comum. Melhores fotos
Será possível criar um conforto completo se você enfatizar corretamente o interior com a ajuda de um belo design de janela. Curiosamente, pendurando as cortinas, você pode ocultar facilmente as deficiências de uma sala espaçosa e pequena. Abaixo estão as opções de design da janela de acordo com as diferentes tendências estilísticas no campo do design de interiores.
Cortinas clássicas
Existem vários métodos para a colocação desse tecido:
- Um tecido largo, que excede a largura da janela em 2-3 vezes, é colocado com dobras uniformes.
- Uma fita especial é costurada ao longo do topo das cortinas e elas são puxadas para a largura da janela.
É importante que as duas cortinas sejam colocadas simetricamente. Essa cortina é generalizada, pois todos podem pendurar cortinas em todo o apartamento em um estilo clássico.
Cortinas vienenses
Esta é uma combinação de cortinas francesas e romanas. Esse tipo de cortina tem estufas e um mecanismo de elevação em torno da borda. Seu uso é preferível em salas espaçosas ou em amplas aberturas em toda a parede.
Essas cortinas são usadas para criar um estilo de romantismo ou proveniência.
Decoração Lambrequin
O lambrequin é um elemento de decoração de cortina usado como cortina horizontal na parte superior de uma janela.
Os lambrequins são geralmente costurados em multicamadas a partir de um ou mais materiais amigáveis. Eles se fundem com sucesso ao interior do corredor e do quarto, mas são inadequados na cozinha e no berçário.
Assimetria
Para executar esses modelos, a ajuda de mestres profissionais será necessária e deve ser feita de tecido de alta qualidade.
Modelos assimétricos de cortinas criam uma aparência incomum da sala e atraem imediatamente a atenção. Eles parecem especialmente criativos quando costurados em uma combinação de tecidos.
Renda
Eles são adequados para processar as bordas das cortinas feitas de tecido de cores escuras ou saturadas.
Se as cores envolvidas são vermelhas, metálicas ou pretas, elas adicionam drama ao estilo. Pelo contrário, ao usar tons claros de cortinas, o design será rústico.
Franja
Para os amantes do estilo retrô, a franja nas cortinas de veludo é adequada. A aparência de tais cortinas é rica, mas bastante pesada. A aplicação dessa combinação é possível apenas em grandes salas de estar.
Com boas habilidades em franjas de tricô à mão, pode ser usado para organizar uma casa de campo ou cozinha.
Design de janela personalizada
Fazer aberturas de janela padrão para donas de casa, em regra, não causa dificuldades adicionais. Mas e se eles tiverem uma configuração incomum?
A decoração das aberturas de janela não padrão depende do seu tipo: janelas de sacada, arqueadas, angulares e com uma porta.
Janelas em arco
Para uma solução arquitetônica desse tipo, é muito difícil escolher cortinas. Existem várias maneiras de criar essas janelas:
A cornija está abaixo do arco. Essa técnica permite enfatizar a janela incomum e acentuar a dobra.
Cornija direta acima do arco. Todo o estilo será visível apenas com as cortinas abertas; durante o fechamento, a janela parecerá padrão.
Cornija semicircular. O tecido é colocado em um semicírculo, o que permite manter o design original a qualquer hora do dia.
Janelas com porta
Um projeto semelhante de recepção de janela é encontrado em combinação com uma porta da varanda. Surge a questão de como pendurar cortinas corretamente em uma janela.
Uma técnica de design ideal com a ilusão de uma grande abertura de janela pode servir como uma cornija alta em toda a parede. Um tecido longo no chão aumentará visualmente a altura do teto.
Técnicas de liga de cortina
Parece que tudo é simples, amarrado com uma fita e é isso. Mas, para dar individualidade ao interior, você precisa usar alguns truques estilísticos.
Sala de estar
Segundo os designers, deve ser a sala mais elegante e festiva de toda a casa.
Algumas idéias originais de direitos autorais sobre como pendurar cortinas na sala:
- Tule decorado com fitas e espirais.
- Cortinas para cortinas cruzadas transversalmente a lados opostos da janela.
- Uma cortina é mais curta que a outra com dobras dobradas, em cima do lambrequim.
Quarto
As cortinas desta sala devem atender a várias condições de vida: conveniência, funcionalidade e proteção contra luz brilhante. A partir deste vidro, você pode pendurá-lo com persianas romanas ou saturá-los com decoração decorativa.
A cozinha
A principal condição aqui é a segurança. Persianas, dutos de bambu ou cortinas assimétricas são mais adequadas. O interior da cozinha se tornará não apenas seguro, mas também elegante.
As cortinas adicionam um toque final a qualquer interior.A falta de trivialidade e o estilo criam, além do material e do tipo de costura, métodos para pendurá-los na janela.
Persianas rolô
Nestes produtos, a decoratividade é combinada com a praticidade. É uma tela densa e suave que pode ser facilmente enrolada. Para criá-los, use um tecido especial (nylon, algodão ou poliéster), que possua qualidades úteis:
- absorve e dispersa os raios do sol,
- não desaparece
- não desaparece
- não coleta poeira.
Seu design consiste em levantar a tela com um dispositivo especial e enrolá-la em um rolo, que é anexado acima da abertura da janela. Para uma redução mais uniforme das cortinas, um agente de ponderação é fixado na parte inferior da tela.
As persianas práticas são ideais para decorar janelas em uma varanda ou loggia
As cortinas de rolo no apartamento podem ser divididas em dois grupos: amostra aberta - sem uma caixa e uma amostra fechada - com uma caixa.
Os mecanismos das persianas podem ser:
- corda em uma corrente
- suporte de mola,
- acionamento elétrico.
As cortinas desse tipo são divididas em subespécies:
- transparente, combine bem com tule e cortinas,
- "Dia-noite", consiste em tiras de tecido, com a regulação do nível de escurecimento,
- "Dimout", retenha o calor e não deixe entrar a luz do sol por completo,
- "Blackout", não deixe a luz passar.
A principal vantagem é a capacidade de fixar a tela em qualquer nível, para ajustar a iluminação.
Cortinas (tule)
São telas feitas de tecido denso, localizadas verticalmente e ocultando a abertura da janela. Eles podem ser combinados com persianas, assim como cortinas e cortinas romanas. O poliéster é usado para eles, porque não desbota, apaga facilmente, seca rapidamente, não sofre encolhimento. A decoração com cortinas de seda, linho, algodão ou veludo para o quarto e a sala será impressionante.
A seleção de pinturas deve ser feita com cuidado, porque a cor e o estilo certos podem decorar a sala, e uma combinação malsucedida pode estragar todo o interior.
Cortinas vêm em duas categorias:
- funcional - mova-se livremente para regular o nível de iluminação, protegendo-a da luz solar e dos olhos curiosos do lado de fora
- decorativos - são fixados em uma determinada posição, servem para uma aparência estética.
Cortinas, como cortinas, são organizadas verticalmente. A diferença é que tecidos semitransparentes são usados para cortinas: chiffon, tule, organza. Eles não protegem a sala da luz solar por completo, portanto, servem como uma parte decorativa. A combinação de cortinas e cortinas possibilita a decoração de janelas em várias camadas.
Cortinas de luz combinadas com cortinas pretas na janela do quarto de alta tecnologia
Além dessa combinação, um lambrequim de um tecido semelhante ou correspondente pode servir frequentemente.
Lambrequins
O componente horizontal das cortinas, usado para mascarar completamente ou parcialmente a cornija. Em termos de cores, eles podem expressar contraste com as cortinas principais ou combiná-las em tons. Muitas vezes, os lambrequins são decorados com franjas, tranças, borlas ou cornetas.
Nos apartamentos modernos, o lambrequin costuma atuar como um elemento decorativo. A foto mostra cortinas de luz com lambrequim duro, cujo esquema de cores é compatível com o restante dos têxteis
A forma distingue:
- bando (duro) - acontece com uma borda plana ou com um cacheado,
- swag - dobras semicirculares de tecido.
As principais partes do lambrequin macio
Cortinas romanas
Esta é uma tela de tecido direta presa ao topo da cornija. No lado errado, são montados trilhos, que são levantados com um cabo de controle, criando dobras nas cortinas. Na parte inferior da tela, há uma placa para ponderação. As cortinas romanas são bastante confortáveis devido ao comprimento curto e facilmente ajustável, o que permite controlar a iluminação da cozinha.
As cortinas romanas podem ser costuradas a partir de tecidos translúcidos ou densos, com ou sem um padrão. Geralmente usado em combinação com cortinas diretas e, se necessário, substitui com êxito o tule usual
A vantagem é que essas cortinas consomem uma pequena quantidade de tecido. O tamanho das cortinas espalhadas coincide com o tamanho da janela.
Cortinas austríacas
Esta é uma combinação harmoniosa de cortinas francesas com romanas. Dos franceses adotaram - o esplendor das dobras e dos romanos - o mecanismo de elevação no plano horizontal.
De uma forma endireitada, é uma teia reta contínua. Ao levantar as cortinas por baixo, são obtidas dobras leves ou arcos volumosos (festões). Eles aparecem apenas ao levantar e puxar as cortinas com cabos pesados, nos quais estão localizadas escovas elegantes. Essa é a diferença das cortinas francesas, nas quais as dobras estão localizadas ao longo de todo o comprimento da tela, mesmo desmontadas.
As cortinas austríacas se encaixam perfeitamente em qualquer interior clássico ou rústico
Para cortinas austríacas no apartamento, tecidos translúcidos leves de tons claros são mais procurados. As cortinas austríacas feitas de tecidos com uma superfície brilhante parecem chiques - cambraia, seda artificial, véu, poliéster, tafetá, organza.
Cortinas japonesas
Recentemente, eles se tornaram mais populares devido ao minimalismo. Externamente, eles são semelhantes às telas. As cortinas japonesas (painéis) são uma moldura rígida com telas de tecido fixas. Normalmente, este é um conjunto de vários painéis com uma largura de 40 a 80 cm.
As cortinas japonesas combinam perfeitamente com interiores minimalistas
Eles se movem ao longo das guias fixadas na parte superior e inferior da janela. O perfil de alumínio da cornija tem de 2 a 5 linhas projetadas para mover as cortinas, o que permite colocar as cortinas em qualquer ordem com o método de movimento manual.
A desvantagem é que é impossível ajustar sua altura.
Cortinas de bambu (estores)
Eles fazem essas cortinas a partir de finas pranchas de bambu, que são entrelaçadas em ordem diferente com fios. Isso torna possível executar um padrão diverso na tela. O bambu tem muitos tons naturais: do bege ao chocolate, do dourado ao marrom com tons de vermelho ou verde. Isso permite obter combinações de cores chiques e várias opções de design. Além disso, a tecnologia permite pintar persianas de bambu em outras cores.
As cortinas de bambu são mais adequadas para janelas em cozinhas e salas de jantar, em perfeita harmonia com móveis de vime
Esquema de cores
Afeta o estado geral do interior da sala, cria um certo humor.
- Tons azul esverdeado. Eles dão a frescura interior e estão bem combinados com várias tendências.
Cortinas brilhantes com um padrão gráfico em tons de azul esverdeado
Com cortinas turquesas, o interior torna-se leve e discreto
A cor amarela nas cortinas adicionará brilho e calor ao interior
Cortinas bege claras sobrecarregam visualmente o interior, tornando-as ótimas para salas pequenas
Cortinas azuis escuras estão associadas ao fundo do mar
Os tons lilás podem ser quentes e frios.
Cortinas azuis claras tornarão o quarto arejado e romântico
Tipos de cortinas de fixação
A maioria das cortinas está presa às bordas. No entanto, as opções de montagem são muito diferentes.
- Nos laços. Eles vêm de qualquer tecido, são presos à cornija amarrando fitas ou cordões em um nó ou laço. Serve cortinas de luz. Essas cortinas são encontradas no quarto, no quarto da menina ou na cozinha.
As cortinas com cordão parecem fofas, elegantes e confortáveis.
Cortinas com dobradiças serão muito bem-vindas em um interior rústico
Ilhós são considerados uma das maneiras mais práticas de prender cortinas a uma cornija redonda.
As cortinas do cordão são montadas apenas em uma cornija redonda, que é passada através de um túnel de bolso
O suporte trançado esconde completamente a cornija da parede
Cortinas nos anéis ficam bem em janelas altas em quartos espaçosos
Ideias para o espaço de zoneamento em uma sala usando cortinas nas janelas de um apartamento
Esta técnica tem sido usada desde os tempos antigos. Eles começaram a usá-lo no leste na forma de vários dosséis.
O zoneamento de um apartamento não aumentará sua área, mas ajudará a resolver vários problemas:
- Separe o local de trabalho
- separar a área de jantar da cozinha,
- faça um camarim no quarto,
- dividir o berçário em zonas para crianças heterossexuais.
O interior acolhedor do quarto das crianças, criado com cortinas
O zoneamento de um apartamento com cortinas é muito mais lucrativo do que outros métodos:
- custo mínimo
- facilidade de instalação
- não ocupa espaço extra,
- desmontagem simples, se necessário
- a oportunidade de fazer rápido e faça você mesmo.
As cortinas em um apartamento de um quarto também ajudarão a dividir o quarto em partes, o que dará um conforto especial ao lar, sem ocupar uma área separada. Na maioria das vezes, as cortinas separam a área de dormir, onde a paz é necessária.
Com a ajuda de cortinas, você pode facilmente e rapidamente separar um beliche em um estúdio
Windows não são apenas os "olhos" da casa, é uma conexão com o mundo exterior. Algumas pessoas preferem que a sala seja inundada pela luz do sol, enquanto outras gostam do crepúsculo. A solução para esse problema é escolher as cortinas certas, para que cada dona de casa o trate com responsabilidade, a fim de agradar a si mesma, a membros da família e convidados com paz e conforto.