Armários de correr

O interior do guarda-roupa no corredor

A conveniência adicional de usá-lo depende de quão cuidadosamente projetado o número e o tamanho das prateleiras no gabinete.

Assim, o tópico do artigo de hoje: "O interior do armário no corredor, fotos com dimensões, além de algumas recomendações".

Mostraremos algumas opções comuns na forma de diagramas com cálculos aproximados e também consideraremos em detalhes os acessórios para armários, criados para economizar espaço interno.

Quais são os recursos no interior do armário no corredor?

Como regra, o guarda-roupa no corredor não é o guarda-roupa principal e único da casa, mas um adicional.

E, se você colocar roupas de cama em outros armários, coisas que raramente são usadas, coisas que não são relevantes em uma determinada época do ano, no corredor, você precisa colocar o que usa diariamente.

Por exemplo: sapatos, chapéus, equipamentos esportivos, agasalhos, acessórios.

Obviamente, se o corredor for grande e você tiver cabides separados para chapéus, guarda-chuvas e uma prateleira de sapatos, não precisará pensar muito e poderá colocar qualquer coisa lá.

Porém, poucos de nós podem ter um corredor muito espaçoso.

Lá é colocado um cabide com uma prateleira para sapatos ou um armário. E se você tiver esse caso, vamos abordar a questão de maneira cuidadosa e conveniente para planejar o espaço interno.

Então, quais zonas condicionais devem estar no guarda-roupa para o corredor?

Fornecemos uma lista aproximada, levando em consideração a divisão em zonas condicionais: superior, inferior e média.

Ao mesmo tempo, no meio, ao nível dos braços estendidos, estão as prateleiras mais necessárias. Ou seja, aqueles que você usa várias vezes ao dia.

E as partes laterais permanecem livres se alguma das prateleiras for empurrada um pouco mais para dentro, por exemplo, prateleiras para roupa de cama e meias. Depois, há espaço ao lado para prender o suporte para chapéus ou gravatas.

  • Departamento para armazenamento de equipamentos esportivos (prateleira)
  • Departamento de armazenamento de caixas com sapatos não sazonais (prateleira)

  • Departamento para armazenar coisas superiores longas (suporte)
  • Departamento para armazenar pequenas coisas superiores (colchetes)
  • Departamento de camisas, vestidos, saias (suporte)

  • Departamento de calças (bracket-bruchnitsa)
  • Departamento de blusas (prateleira)
  • Departamento de camisetas (estante)

    • Departamento de roupas íntimas (prateleira extensível com compartimentos - cem)
    • Departamento de meias e collants (também favos de mel)

  • Departamento de sapatos (prateleiras extraíveis - redes com suportes)
  • Departamento de armazenamento do aspirador (prateleira)

    • Suporte de cabeça
    • Suporte para cintos, bolsas, guarda-chuvas
    • Suporte de ferro

    Portas (se forem remos)

    • Suporte de ferro
    • Suporte para secador de cabelo e chapinha

    Suporte de mangueira de aspirador

    Projetos práticos de gabinete para economizar espaço

    Apenas calcular o tamanho, profundidade e largura das prateleiras não é tudo.

    Antes de continuar, você precisa saber quais dispositivos e projetos estão no mercado. Talvez eles sejam muito úteis para você e você já comece com a disponibilidade deles, calculando o tamanho dos departamentos.

    Aqui está uma lista dos elementos auxiliares mais comuns:

    • Hastes, suportes, elevadores de roupas nos ombros
    • Tesoura

  • Suportes para gravatas e cintos
  • Cestos para roupa de cama e collants
  • Suportes e prateleiras para sapatos
  • Agora, consideraremos cada um deles em detalhes, você verá a foto deles e depois decidirá por si mesmo se precisa deles. Nesse caso, estime o tamanho e planeje o gabinete levando em consideração esses detalhes.

    Hastes, suportes, elevadores de roupas nos ombros

    Hastes e suportes diferem não apenas no comprimento, mas também no local. Se o seu armário for muito estreito, ele não sairá para equipá-lo com um suporte de roupa externo localizado ao longo. Como o da foto, o padrão:

    Mas você pode colocar o braço cruzado. Para armários estreitos, isso é simplesmente uma invenção brilhante. Aqui está uma foto dessas hastes.

    Como você pode ver, eles são comuns e retráteis. O segundo é mais caro, mas os lugares economizam mais.

    Há também uma opção muito interessante e prática - o suporte de abaixamento. As coisas podem ficar sob o teto e, quando necessário, você simplesmente abaixa a barra.

    E como você sabe, o espaço livre abaixo pode ser equipado com prateleiras adicionais. Aqui está a aparência de um dispositivo chamado elevador. Não há necessidade de alcançar alto, muito confortável.

    Além disso, uma boa opção é quando o suporte está equipado com acessórios adicionais, com os quais você pode colocar mais itens em uma área. Estas são as chamadas "cadeias" e ficam assim:

    A morena é uma adição muito conveniente. E às vezes é completamente impraticável levar uma prateleira inteira com um braço para guardar calças (é claro, se você não tiver 50 pares). É muito mais prático colocar esse suporte em algum lugar abaixo da prateleira e torná-lo retrátil. Por exemplo, assim:

    Suportes para gravatas e cintos

    Pequenas coisas têm a propriedade de enrugar e desaparecer de vista, se nenhum equipamento especial for fornecido para seu armazenamento. Damos exemplos da localização bem-sucedida de tais titulares e você já escolhe o que mais lhe agrada.

    Na última foto - não um elemento do guarda-roupa, mas um cabide comum. Se você pode comprar um, não precisa pensar em onde colocar o suporte para gravatas.

    Prateleiras - favos de mel para roupa de cama e collants

    Determine imediatamente quantas caixas separadoras você precisa. Concentre-se melhor no número de membros da família que usarão o armário. Idealmente, cada b = deve ter sua própria prateleira.

    Mas, encomendar com partições de cartão é caro. O mercado agora oferece opções para válvulas acabadas, que você só precisa inserir na gaveta de abertura. São eles:

    Portanto, antes de projetar sistemas deslizantes, localize as válvulas, descubra seus tamanhos e, com base nessas informações, faça o cálculo final.

    Suportes e prateleiras para sapatos

    Eles também são apenas uma quantidade incrível agora. E esses elementos certamente são necessários, pois colocar sapatos em uma caixa comum é inconveniente. Nesse caso, caberá um pouco, os sapatos amassam e será desconfortável obtê-lo. Olhe para a foto, quais são as opções para os suportes para sapatos.

    Suportes e prateleiras para bolsas no armário

    Se o seu gabinete for grande, é muito razoável adquirir esses ganchos ou prateleiras especiais. As malas sempre estarão à vista e não serão esquecidas.

    Suportes de ferro

    Não há lugar melhor para passar a ferro! Desde que, é claro, seu guarda-roupa seja bastante espaçoso.

    Suportes para aspiradores

    O aspirador de pó em si pode ser colocado na prateleira inferior e a alça pode ser fixada de maneira semelhante.

    Quando você já tiver decidido quais acessórios comprar, é hora de fazer os cálculos iniciais dos compartimentos.

    Depois de fazer um esboço com a imagem dos compartimentos necessários, o assistente já os corrigirá e ajustará às dimensões exatas, levando em consideração os sistemas de portas e outras nuances.

    Nós damos a você alguns exemplos de esquemas bem-sucedidos do "interior" de um guarda-roupa e você já acha que pode mudar para se adequar às suas necessidades.

    Exemplo de encher um armário com 2 portas

    Aqui está um exemplo do preenchimento mais simples e funcional de um guarda-roupa de duas portas. Você pode tomar esse cálculo como base e colocar gavetas, suportes de puxar e outros acessórios no lugar de prateleiras abertas.

    Em geral, encher um armário de duas portas não é tão fácil. Há muito pouco espaço lá e você precisa pensar em cada centímetro e girar antes de tomar uma decisão. Existe um provérbio: "Meça sete vezes - corte uma". Mas, se você conseguiu organizar as gavetas internas com sucesso, mesmo em um gabinete tão pequeno, pode caber muitas coisas.

    Certifique-se de equipar um guarda-roupa deslizante com acessórios, elevadores e outros acessórios para guarda-roupas deslizantes. Não esqueça de equipar as portas corretamente.

    Para um armário pequeno, é melhor colocar remo comum. E é mais conveniente abri-los (não há zona morta) e pendurar algo dentro da porta (suporte para gravatas, lenços, chapéus, etc.).

    Exemplo de preenchimento de um guarda-roupa de 4 portas

    Existem muitas opções. Em um armário grande, você pode colocar não apenas o que listamos acima, mas também roupas de cama, cobertores e outros itens domésticos. Apresentamos alguns esquemas e você já está olhando o que está mais perto de você.

    Um exemplo de encher um guarda-roupa de canto

    O gabinete de canto precisa ser pensado com muito cuidado, como a menor negligência no design e você terá grandes locais para caminhar. E achamos que isso não faz parte dos seus planos, porque os armários de canto, em regra, são encomendados quando eles querem economizar espaço.

    Nós damos a você duas opções para esquemas. Um para um armário simples e o segundo para um duplo, apenas em ângulo.

    Sistemas modulares pré-fabricados

    E, se você não quiser fabricar compartimentos de aglomerado, não pode enganar sua cabeça e recolher apenas o armário do guarda-roupa, equipando-o com portas adequadas para o design do seu corredor.

    E o "interior" pode ser comprado em lojas especiais que vendem sistemas de armazenamento prontos. Por exemplo, Leroy Merlin e outros.

    Eles podem ser capturados no complexo ou podem ser elementos individuais.

    Os sistemas são vendidos na versão pré-fabricada e na forma de elementos individuais, montados como um designer.

    Hoje você aprendeu tudo sobre o interior do armário no corredor. Fotos com tamanhos e exemplos certamente ajudarão você a criar um armário verdadeiramente prático que irá encantar você por muitos anos.

    Construção civil

    Primeiro você precisa determinar as dimensões da estrutura. Existem algumas opções: para o habitual, ou seja, um espaçoso hall de entrada e um pequeno, cuja largura não excede um metro.

    1. Se houver espaço suficiente, um armário é adequado, no qual os cabides são enganchados nas hastes longitudinais de tubos presas às extremidades da peça de mobiliário. Nesse caso, a profundidade do gabinete deve ser de pelo menos 0,65 m. Além disso, é necessário adicionar 0,1 m sob as guias pelas quais as asas se moverão. O resultado é 0,75 m.
    2. Ao selecionar uma estrutura em um pequeno corredor (por exemplo, no Khrushchevka ou em uma casa pré-fabricada do tipo antigo), você pode comprar (pedir, fazer você mesmo) um produto no qual a barra de cabides está do outro lado - seu comprimento será de 35 cm. Outros 10 cm serão necessários para o mecanismo de abertura O resultado é 45 cm, o que é suficiente para acomodar não apenas roupas, mas também sapatos. Nesse caso, é desejável usar um design interno que economize espaço.

    O próximo ponto é o comprimento do gabinete. Está diretamente relacionado ao número de membros da família. Em um design amplo para um corredor espaçoso, uma barra de 15 cm é suficiente para um cabide. Se a família tem três pessoas e cada uma tem um par de roupas, é fácil calcular: 3x2x12 = 72 cm.Além disso, você deve adicionar a espessura das paredes e das fendas, como resultado, 80 cm sairão.

    Outra questão é se o gabinete é estreito, 45 cm. Aqui, para cada membro da família, uma barra transversal separada deverá ser alocada. Em um lugar, você precisa alocar 45 cm (a largura dos ombros do homem comum). Como resultado, é obtido um desenho com 135 cm de comprimento e, se for muito, você pode colocar as roupas em um padrão quadriculado (abaixo - itens infantis, acima - para adultos). Nesse caso, use um fator de redução de 0,7. O resultado é 94,5 cm, ou seja, um medidor padrão

    Exemplos de preenchimento

    Os gabinetes são projetados para armazenar um grande número de itens diferentes, portanto, durante sua seleção, é levado em consideração qual é o seu conteúdo interno, pois sua funcionalidade e espaço dependem dele.

    O preenchimento depende do tamanho e do design do gabinete; portanto, as dimensões do produto são inicialmente consideradas e, em seguida, todos os sistemas de armazenamento nele.

    Os mais populares são exemplos de preenchimento:

    • guarda-roupa de duas portas - seu design e dimensões podem ser diferentes, mas geralmente a altura chega a 2 metros e a largura pode variar significativamente em diferentes modelos. Se você escolher um modelo simples e padrão, ele certamente será equipado com um grande compartimento para guardar objetos nos ombros, grandes compartimentos separados por prateleiras e projetados para armazenar roupas ou roupas comuns, além de gavetas que se movem ao longo dos trilhos, e seus tamanhos geralmente não são grandes portanto, apenas pequenos itens podem ser armazenados neles. Os armários de duas portas são considerados não muito confortáveis ​​e espaçosos, portanto, preenchê-los com competência é bastante difícil. O espaço livre é limitado, portanto, antes de decidir a localização de um objeto, recomenda-se analisar cuidadosamente o resultado. Se você instalar com sucesso caixas diferentes e prateleiras abertas, organizar todos os itens necessários em um produto com tamanho padrão será bastante simples. É recomendável que você comece a instalar de forma independente acessórios retráteis, pequenos elevadores especiais e outros acessórios para armários dentro desse produto,
    • guarda-roupa de três portas - essa opção é escolhida por muitas pessoas em um grande hall de entrada e, geralmente, armazena muitas coisas; portanto, não é necessário instalar outro armário em qualquer divisão de imóveis residenciais. Dois departamentos são geralmente usados ​​para formar um compartimento grande para roupas em um cabide. Outro é representado por prateleiras e gavetas abertas. É permitido o uso de outros sistemas de armazenamento para este design de compartimento,
    • guarda-roupa deslizante de quatro portas - esses guarda-roupas são escolhidos para corredores longos, mas a sala não deve ser muito estreita; caso contrário, o mobiliário ocupará muito espaço; portanto, podem surgir dificuldades com o processo de movimentação pela sala. Uma foto de um produto tão grande está localizada abaixo. É incrivelmente espaçoso, por isso está equipado com vários elementos de armazenamento. Nele você pode guardar roupas comuns ou externas, roupas de cama, mantas, travesseiros, ternos e muitos outros itens. Algumas empresas de móveis até oferecem esses produtos sem equipamento interno, para que os clientes os escolham por conta própria e possam usar diferentes sistemas exclusivos que aumentam a conveniência de armazenar e pesquisar itens diferentes no armário,
    • armário de canto - geralmente é usado em salas pequenas, mas seu design é adequado a qualquer corredor. É representado por uma parte angular, em ambos os lados dos quais os elementos laterais estão localizados. Eles podem ter larguras e profundidades diferentes, pois esses parâmetros são selecionados dependendo do local da instalação. Ao escolher elementos internos, a usabilidade da estrutura é levada em consideração.

    Essas opções são consideradas as mais populares e demandadas, e podem ser equipadas com diferentes prateleiras, gavetas e outros elementos. Nesse caso, certas recomendações são levadas em consideração:

    • sem falhas, deve haver um compartimento grande e especial no armário equipado com uma barra transversal, com a ajuda de que roupas, camisas, ternos, calças e vestidos externos sejam armazenados da melhor maneira possível,
    • a parte central do armário é geralmente equipada com grandes prateleiras, onde são armazenadas inúmeras camisas que não enrugam e não se deformam quando dobradas, e a largura de tal compartimento é geralmente de 50 cm,
    • freqüentemente os armários no corredor são usados ​​para guardar livros, e as prateleiras com 30 cm de altura são consideradas ótimas
    • grandes seções são feitas sob o teto, com uma altura de 50 cm ou mais, onde é aconselhável guardar malas de viagem, travesseiros, roupas de cama ou utensílios domésticos semelhantes,
    • compartimentos estreitos são feitos na parte inferior do armário, onde os sapatos estão efetivamente localizados e sua altura é geralmente de 30 cm,
    • as gavetas são elementos indispensáveis ​​dos grandes guarda-roupas deslizantes e estão cheias de linho, utensílios domésticos ou outros pequenos elementos, e é desejável que eles estejam equipados com alças pequenas e convenientes para abrir e fechar.

    Assim, as opções de preenchimento são consideradas numerosas, portanto a opção mais ideal no corredor é selecionada. O número de pessoas que usarão o produto é levado em consideração.

    Os principais elementos do guarda-roupa

    O preenchimento interno é um fator importante na escolha desse design e, sem falhas, é dividido em três partes importantes:

    • a parte inferior, projetada para armazenar diferentes tipos de sapatos,
    • o compartimento do meio, que tem as maiores dimensões, além de um espaço livre para guardar roupas e prateleiras externas para coisas diferentes,
    • a parte superior, representada por mezaninos, na qual as coisas maiores e raramente necessárias são armazenadas.

    Quase todos os armários estão divididos nas mesmas três partes, para as quais você pode ver a foto correspondente abaixo.

    Os elementos de preenchimento obrigatório incluem:

    • uma barra projetada para fixar cabides especiais com roupas, ternos, vestidos, calças ou camisas,
    • gavetas pequenas, geralmente usadas por um recipiente de roupas íntimas, não apenas femininas, mas também masculinas,
    • cestos retráteis usados ​​pelo armazenamento de vários itens pequenos ou até salientes como suporte para guarda-chuvas,
    • numerosas prateleiras, cuja distância pode ser diferente, e são usadas para armazenar roupas diferentes quando dobradas, e esse método de armazenamento é usado apenas em relação a itens de guarda-roupas que podem ser dobrados sem a possibilidade de violar sua qualidade,
    • um compartimento estreito especial localizado na parte inferior do armário e usado pelo armazém de vários sapatos, além disso, uma malha especial é frequentemente instalada, para que os sapatos possam ser armazenados mesmo quando molhados.

    Como o guarda-roupa é instalado no corredor, é necessário usar todo o espaço livre; portanto, é considerado ideal montar de forma independente vários ganchos, chapéus ou prateleiras de canto, que são usados ​​para bolsas, chaves, guarda-chuvas, lembranças e outros itens pequenos.

    Departamentos Obrigatórios

    Na foto você pode ver muitos armários que diferem em vários parâmetros. Design, dimensões e outros parâmetros certamente são levados em consideração na escolha. Antes de escolher um produto específico, leva em consideração quantos itens diferentes serão contidos e armazenados nas prateleiras. Somente quando cada item está na seção desejada do gabinete é a ordem perfeita nesse design.

    O número de componentes diferentes nos roupeiros deslizantes pode variar significativamente, uma vez que o próprio modelo, suas dimensões e outras propriedades são levadas em consideração. Não haverá o mesmo enchimento do armário de canto e na vertical. Os departamentos obrigatórios de qualquer modelo são:

    • a parte inferior central é representada por um compartimento grande, e geralmente aparelhos grandes, tapetes ou travesseiros grandes são armazenados aqui, mas na maioria das vezes um aspirador de pó é instalado,
    • caixas de linho com 30 cm de profundidade, cheias de roupas íntimas femininas ou masculinas, meias e outros itens semelhantes para guarda-roupas,
    • um compartimento com uma barra e esse elemento geralmente é equipado com um elevador de guarda-roupa especial, o que contribui para a localização de roupas de diferentes tipos,
    • tesouras especiais ou itens especiais aos quais estão ligados laços,
    • caixas com uma altura de cerca de 10 cm, equipadas com pequenas células especiais que permitem empilhar convenientemente vários pequenos objetos, acessórios e ferramentas,
    • prateleiras grandes, cuja distância pode variar significativamente, pois é selecionada após decidir o que será localizado nelas,
    • caixas de sapatos, geralmente localizadas na parte inferior do armário, levando em consideração o tamanho de diferentes sapatos e até botas usadas no inverno, e não devem amassar ou deformar durante o armazenamento,
    • prateleiras para sacos ou ganchos especiais, e é desejável instalar objetos duros e pesados ​​em uma prateleira, mas sacos pequenos e macios devem ser pendurados em ganchos,
    • geralmente o design do equipamento interno do gabinete inclui grandes prateleiras de várias configurações projetadas para a instalação de malas volumosas ou outras malas de viagem,
    • na parte superior do armário, geralmente há espaço livre onde as roupas de cama são armazenadas.

    O número de compartimentos, o tamanho do gabinete e outros parâmetros deste item interno depende da ocupação planejada; portanto, é recomendável planejar com antecedência para que fique contido em um gabinete de duas ou três portas.

    Dicas de planejamento

    Fotos de vários layouts do espaço interior dos armários podem ser vistas abaixo. Cada proprietário deste item interior decide independentemente qual arranjo de objetos será usado. Para obter um design realmente bonito e conveniente que seja confortável de usar, o conselho de especialistas é levado em consideração:

    • sobra espaço onde estão as roupas superiores ou oficiais dos ombros,
    • à direita, são feitas prateleiras nas quais várias coisas e roupas são empilhadas,
    • na parte de cima, roupas de cama, sacolas grandes, manta ou outros itens semelhantes que não são usados ​​pelas pessoas com muita frequência; portanto, raramente precisam ser retirados do armário,
    • abaixo, é organizado um local para sapatos, para o qual são usados ​​armários estreitos, geralmente equipados com uma malha de plástico especial.

    Esse layout é considerado o mais popular e frequentemente usado. Cada proprietário de uma habitação determina de forma independente qual layout será usado para o gabinete e, para isso, o design selecionado, o número de pessoas que usam o produto e as preferências dos usuários são levados em consideração.

    Características de preenchimento de estruturas de canto

    Os armários podem ser não apenas na posição vertical, mas também angulares. Eles têm certas diferenças, portanto, seu conteúdo também será diferente. Os recursos do preenchimento do elemento incluem:

    • o design não está equipado com paredes laterais ou traseira; portanto, o espaço livre significativamente equipado com diferentes elementos de armazenamento aumenta significativamente,
    • idealmente tesouras, gavetas, gravatas ou até pantógrafos são usados ​​de maneira ideal,
    • o armazenamento de guarda-chuvas e pequenos objetos é garantido pela instalação de cestas de malha,
    • é desejável que as portas sejam espelhadas, o que permite expandir visualmente o espaço do corredor.

    Fotos dos itens internos dos cantos com o layout correto e ideal podem ser vistas abaixo. Eles podem ter alturas diferentes, mas padrão para armários, esse número é de 2 metros. Além disso, a profundidade pode variar significativamente, levando em consideração quantos objetos diferentes ele planeja empilhar nas prateleiras ou pendurar em cabides. A versatilidade de cada item interno depende do seu conteúdo, portanto, esse ponto deve ser estudado com antecedência. É permitido alterar os sistemas de armazenamento do gabinete independentemente, para os quais são comprados itens especiais instalados em vez de prateleiras, gavetas ou outros itens padrão.

    Assim, ao escolher qualquer guarda-roupa, certamente muitos fatores diferentes são levados em consideração. Isso inclui não apenas as dimensões e o design da estrutura, mas também o preenchimento, pois depende da quantidade de roupas e outros elementos diferentes no armário. Os fabricantes modernos oferecem muitos sistemas de armazenamento exclusivos, representados por suportes, ganchos, elevadores ou até mesmo armários de abertura automática ou gavetas deslizantes. O uso desses elementos leva a um aumento no valor do item interior, portanto, é necessário avaliar as oportunidades de compra disponíveis.

    Dimensões

    Eles dependem da área da sala e do número de itens planejados para serem armazenados regularmente no armário. A profundidade padrão para um armário deslizante é de 60 cm, o sistema de armazenamento para um pequeno corredor pode ter uma profundidade de 40 cm.

    Desenho

    O gabinete deve se encaixar harmoniosamente no interior do corredor. Assim, em estilo clássico, um guarda-roupa de madeira ou totalmente espelhado, decorado com uma orla dourada, ficará bem. Para o minimalismo, é adequado um sistema de armazenamento com uma superfície plana e fosca, feita de lacobel ou madeira, para fachadas de estilo, lisas, lisas ou completamente transparentes.

    Forma do armário

    Eles podem ser retilíneos, trapezoidais e angulares. Os angulares, por sua vez, são radiais, diagonais e clássicos (em forma de L). Tudo depende da forma da sala. Para uma sala quadrada pequena, um dos modelos de canto é mais adequado e para um retangular - uma forma reta.

    Enchimento interno

    O gabinete é dividido condicionalmente em três setores: superior, médio e inferior. O enchimento em camadas pode variar. Tudo depende se as coisas necessárias apenas no corredor serão armazenadas lá ou se um armário se tornará o principal local para guardar as coisas no apartamento. As opções para encher o guarda-roupa no corredor podem ser vistas na foto abaixo.

    Atenção! Se os proprietários do apartamento esquecerem detalhes importantes ao solicitar um armário, adicioná-los após a instalação dos móveis será problemático.

    Tipo de construção

    Os armários são embutidos, sem barra superior e parede traseira, independentes, armário. Cada um deles tem prós e contras. Portanto, os sistemas de armazenamento embutidos são muito mais econômicos, mas os modelos de gabinetes podem ser reorganizados em outro local. A escolha do tipo de construção depende do tamanho e das características arquitetônicas da casa. Por exemplo, guarda-roupas embutidos se encaixam perfeitamente no corredor com nichos.

    Preenchendo o meio do gabinete

    O meio do armário no corredor geralmente é ocupado pelos elementos mais importantes: um compartimento para cabides e prateleiras. Em um gabinete pequeno, esses componentes podem ocupar todo o espaço do gabinete, e não apenas o meio. Preencher o armário no corredor com tamanhos pequenos pode ser visto na foto abaixo.

    Compartimento para cabides

    O setor de cabides geralmente está localizado no centro do sistema de armazenamento. Gabinete de grandes dimensões pode consistir em vários setores destinados:

    1. Para agasalhos longos, por exemplo, um casaco - a altura do compartimento deve ser de cerca de 170 cm,
    2. Para jaquetas com uma altura de 130 cm,
    3. Para camisas com uma altura de 110 cm.

    A barra transversal para os ombros pode ser instalada de duas maneiras:

    1. Paralelo à porta do armário. Esse arranjo é considerado o mais conveniente: todos os itens pendurados são claramente visíveis e facilmente acessíveis. Ao mesmo tempo, a profundidade do gabinete não pode ser inferior a 60 cm Se a profundidade for menor, os cabides simplesmente não caberão.
    2. Perpendicular à porta do armário. Com esse arranjo, apenas as roupas penduradas na frente são claramente visíveis. O resto está escondido atrás dela. Para maior facilidade de uso, essas vigas são equipadas com um sistema retrátil.

    No meio do gabinete, pode haver um compartimento grande com ganchos para sacolas, bolsas, guarda-chuvas e chaves.

    Madeira natural

    Tais prateleiras têm alta resistência, confiabilidade e durabilidade. Eles são capazes de suportar cargas pesadas. As desvantagens das prateleiras deste material nobre incluem peso considerável e preço alto.

    MDF ou aglomerado

    Estes são os materiais mais comuns utilizados na fabricação de prateleiras. As placas de MDF e aglomerado são feitas de serragem de madeira prensada. O elemento de ligação no MDF é uma substância liberada a partir de fibras de madeira e em resinas de aglomerado - formaldeído.

    Atenção! Os formaldeídos são substâncias tóxicas que têm um efeito negativo na saúde humana. As placas de aglomerado liberam essa substância no ar. Portanto, antes da compra, é necessário inspecionar as prateleiras do cartão para verificar a presença de bordas nuas. Se houver, você deve recusar-se a comprar prateleiras.

    Prateleiras de aglomerado e MDF podem ser de qualquer cor. O aglomerado deve ser revestido com plástico, folheado natural ou laminado. O MDF pode ser folheado ou simplesmente manchado. Você pode solicitar prateleiras com carga alta, média ou leve.

    De vidro

    As prateleiras de vidro são uma ótima opção para armários com portas transparentes. O vidro transmite luz, parece fino e leve. Na fabricação de prateleiras, use vidro temperado durável, capaz de suportar o mesmo peso que as placas de MDF.

    Conselhos! As prateleiras de vidro com iluminação são espetaculares. A faixa de LED é colada para dentro entre duas placas de vidro.

    De metal

    Os modelos de design de armários podem ser equipados com prateleiras feitas de chapas perfuradas. Esta solução parece brutal e original. Mas na maioria das vezes, as prateleiras de metal não são uma superfície sólida, mas consistem em hastes. Esse design tem várias vantagens. Em primeiro lugar, a livre circulação de ar contribui para a ventilação das coisas, reduz o risco de mofo e bolor. Em segundo lugar, nessas prateleiras localizadas acima, de baixo, você pode ver parte de seu conteúdo.

    Acessórios para a parte superior do armário

    A parte superior do gabinete, localizada sob o teto, é chamada de mezanino. Permite o aproveitamento máximo do espaço contra a parede, o que é especialmente verdadeiro para corredores pequenos, estreitos e longos. Outra vantagem dos mezaninos é a ausência de uma superfície para acúmulo de poeira entre o gabinete e o teto. Dependendo das necessidades dos proprietários, o espaço dos mezaninos pode ser usado de diferentes maneiras. Uma foto do guarda-roupa no corredor dentro pode ser vista abaixo.

    Normalmente, os mezaninos são prateleiras nas quais roupas e sapatos são armazenados em caixas fora da estação, além de malas, equipamentos para esportes e recreação. Outra opção para usar a parte superior do gabinete é a instalação de cabides com um elevador especial. Esse design é chamado de pantógrafo. É feito na forma da letra "P". O sistema de descida e subida pode ser mecânico ou elétrico.

    Conselhos! Os pantógrafos mecânicos são os mais comuns. Elevadores elétricos são mais convenientes durante a operação, mas seu preço é mais alto.

    Preenchendo a parte inferior do gabinete

    A parte inferior do armário é geralmente reservada para sapatos. É colocado em prateleiras de madeira ou metal, em cestos especiais de metal. As prateleiras de sapatos geralmente são colocadas em ângulo.

    Em uma prateleira de sapatos, cabem 2-3 pares de sapatos. Assim, em uma família numerosa, apenas sapatos sazonais ocupam o fundo do armário, o restante será armazenado no mezanino. É necessário pensar sobre a altura do sapato com antecedência, para que ele se encaixe nos sapatos com um top alto. Além dos sapatos, na parte inferior do gabinete, você pode colocar gavetas para itens pequenos: cremes para sapatos, escovas de roupas, etc. As gavetas feitas de alta qualidade são completamente desenroladas, mas não caem. É bom quando as gavetas são equipadas com fechos automáticos que as empurram silenciosamente e suavemente.

    Na parte inferior do gabinete, você pode deixar espaço livre para bicicletas ou equipamentos grandes, como um aspirador de pó.

    Funções adicionais

    1. Os lados das prateleiras são necessários para que as coisas não caiam
    2. Iluminação adicional das prateleiras - a faixa de LED pode ser conectada ao escritório das prateleiras de madeira, mas há outra opção: instalar holofotes nas partes superiores das prateleiras para que a luz caia sobre seu conteúdo,
    3. Caixas para camisas masculinas - cada camisa fica localizada em seu compartimento quando dobrada, para não enrugar,
    4. Gavetas com divisórias para pequenos acessórios: cintos, gravatas, jóias, relógios, lenços, meias, luvas e chapéus,
    5. Saias e calças para mulheres - como cabides, hastes e suportes padrão para saias e calças podem ser do tipo longitudinal ou transversal e, em vez de cabides com presilhas para calças, às vezes você pode instalar barras transversais comuns, mas a coisa pode deslizar facilmente,
    6. Compartimento para coisas sujas - ao entrar no apartamento, você pode remover e colocar imediatamente as roupas sujas no local destinado a ela,
    7. Seção Aromatizantes - roupas saturadas com odores fortes ou desagradáveis, por exemplo, fumaça de tabaco, cheiro de comida, entre, um ventilador com bolas aromáticas dentro fica neste compartimento; depois de ligado, a coisa é arejada e adquire um cheiro agradável,
    8. Tábua de passar embutida - quando montada, ocupa um espaço mínimo no armário.

    Para maior comodidade, você pode tornar uma parte das prateleiras extensível e os suportes para calças ou saias - giratórias, os suportes para cintos ou gravatas - ventiladores.

    Todos os componentes do gabinete podem ser adquiridos separadamente e o gabinete embutido para fazer você mesmo. Para as paredes do armário são adequadas placas de madeira compensada, MDF, aglomerado e até drywall. As fotos de preenchimento do guarda-roupa embutido no corredor são apresentadas abaixo.

    Armário deslizante - uma peça de mobiliário universal, indispensável no corredor. Ele deve ser selecionado individualmente, levando em consideração a aparência e o conteúdo interno. Um modelo do armário corretamente selecionado irá decorar o corredor da casa e permitir organizar de maneira compacta um grande número de coisas.

    Quais departamentos devem estar em um sistema de armazenamento ideal?

    Hoje você pode comprar um guarda-roupa deslizante pronto com o recheio fornecido pelo fabricante, ou pode pensar e encher o sistema de armazenamento com esses tipos de prateleiras e barras que serão convenientes para você, com base no seu estilo de vida.

    Outro fator que afeta o layout interno do armário é a área do corredor.

    Se houver espaço suficiente em seu apartamento para instalar um sistema de armazenamento espaçoso, não há nada com que se preocupar, mas se o corredor não for grande o suficiente, você poderá criar espaço adicional para armazenar coisas escolhendo um armário de canto ou complementando o armário padrão com mezaninos.

    Faça uma lista dos compartimentos necessários.

    Antes de se sentar e começar a desenhar o layout do seu armário ideal, você precisa pensar em quais compartimentos serão necessários para você.

    Materiais para fachadas (portas) de armários deslizantes.

    Compartimento para eletrodomésticos

    Esse compartimento geralmente é feito no meio do gabinete.

    Ele deve ser profundo e largo o suficiente para se encaixar no modelo do seu aspirador de pó ou em qualquer outro aparelho doméstico que você esteja acostumado a usar constantemente, mas não se destina aos olhos de estranhos.

    Mezanino para armazenamento de mantas e travesseiros dimensionais

    Geralmente está localizado acima do compartimento para eletrodomésticos. Essas roupas de cama são removidas nas prateleiras superiores do armário até o período frio ou a chegada dos convidados e não precisam ser removidas com frequência.

    A largura e a capacidade do compartimento para eletrodomésticos continuarão harmoniosamente na camada superior do gabinete e resolverão o problema de armazenar tecidos dimensionais.

    Compartimento de tábua de passar roupas

    Muitas vezes enfrentam problemas como guardar uma tábua de passar.

    Eles tentam guardá-lo na varanda (onde pode ser bastante empoeirado), debaixo da cama (o que complica o processo de limpeza), no banheiro (o tamanho do banheiro nem sempre permite isso). Se a profundidade do seu guarda-roupa deslizante for suficiente para encaixar uma placa nele, ao lado do compartimento para eletrodomésticos, faça um pequeno compartimento de tamanho adequado.

    E acima, você pode fazer uma pequena prateleira para o ferro.

    Compartimento Outerwear

    É aconselhável que, além do armário no seu corredor, também haja cabides para roupas externas. Na estação fria, o clima é instável, muitas vezes o sol brilhante é substituído por chuva torrencial ou a neve pode cair na rua.

    É melhor não pendurar roupas molhadas em um guarda-roupa fechado, para não manchar outras coisas e não estragar os móveis.

    Dependendo de quanto tempo as roupas externas são usadas, a altura da barra será selecionada. Se o gabinete for profundo o suficiente, é melhor escolher uma lança extraível. Assim, você economiza espaço, aumenta a funcionalidade de armazenamento e cria conveniências adicionais para si mesmo.

    A roupa exterior deve ser mantida em um compartimento separado.

    Compartimento para bolsas, carteiras, malas e bolsas esportivas

    Dependendo de quantas sacolas diferentes você tiver para uso diário, considere um local para armazená-las. Será conveniente que as bolsas e os sapatos estejam localizados em um compartimento, mas os sapatos estejam na parte inferior e as bolsas na parte superior.

    Para armazenamento de bolsas, prateleiras profundas, cestos extraíveis, pode surgir uma barra com ganchos, onde você pode pendurar todas as sacolas.

    Detentor da chave

    Como regra, a primeira coisa que cada um de nós faz ao entrar no apartamento é colocar a bolsa no lugar e colocar as chaves. Então ele tira os sapatos e só depois tira a roupa exterior. Portanto, recomenda-se que o primeiro compartimento do gabinete, localizado a partir da porta, seja feito para guardar bolsas, sapatos e colocar o compartimento das chaves no mesmo local.

    Quando as chaves tiverem seu lugar, então esquecê-las em casa, simplesmente escolhendo outra bolsa, falhará.

    Armazenamento de sapatos

    Os sapatos geralmente são armazenados na parte inferior do armário. Para isso, prateleiras extraíveis, cestos metálicos e sapateiras fechadas são adequados. A opção certa para você depende da quantidade e variedade de seus sapatos.

    Se as dimensões do gabinete permitirem, você poderá criar um compartimento em forma de favo de mel, onde cada célula será projetada para um par de sapatos específico.

    Compartimento para uso casual

    Nem sempre é possível adquirir um guarda-roupa ou um camarim no quarto, portanto a maior parte do seu guarda-roupa pode ser colocada no corredor. O preenchimento deste compartimento deve ser cuidadosamente selecionado para criar o máximo de comodidade e conforto.

    • Por exemplo, para acomodar cintos, você pode incorporar um cabide retrátil projetado especificamente para este item de guarda-roupa.
    • Para a conveniência de escolher uma gravata adequada, há um elemento adicional - gravata.
    • Para evitar que suas calças enruguem, coloque-as na nuca.
    • Certifique-se de que seus cachecóis e chapéus também encontrem seu devido lugar.
    Gravata

    Caixa para guardar várias pequenas coisas

    Essa caixa pode armazenar esmalte para sapatos, uma escova para limpar coisas, cabides de reposição e outras pequenas coisas importantes para o uso diário, mas são tão difíceis de manter em ordem.

    Você pode armazenar várias pequenas coisas em uma caixa comprada com uma tampa ou em uma embalagem de sapatos

    Tabela Tipos de guarda-roupas.

    "> Construído em "> Cabe perfeitamente em qualquer espaço adequado. Ele incorpora qualquer conceito de design. Uma oportunidade de fazer por conta própria. ">
    "> Semi-construído "> Fixado firmemente na parede. Preenche nichos gratuitos no espaço. "> "> Case "> Pode ser usado para dividir o espaço em zonas. Facilmente desmontado, montado e reorganizado de um lugar para outro. "> "> Corner "> Usando cantos, expandindo a área útil do chiffonier. "> "> Direto "> Versatilidade e simplicidade. "> "> Raio "> Extraordinário. Caberá em qualquer interior e se tornará sua decoração. "> "> Modular "> É conveniente compilar e complementar o sistema de armazenamento com vários módulos e opções. ">

    Preencher roupeiros diretos

    O preenchimento do armário depende do que exatamente você vai enchê-lo, de quantas prateleiras e hastes você precisa para manter todas as suas coisas em ordem. O enchimento tradicional de tais armários é um compartimento com uma barra alta e um compartimento com prateleiras.

    Nesse caso, você terá a oportunidade de pendurar um casaco em um cabide e colocar a bolsa em uma prateleira.

    É aconselhável que o gabinete não tenha apenas prateleiras abertas, mas também gavetas fechadas. Será conveniente armazenar várias coisas pequenas nelas e aquelas que não desejam acumular poeira.

    Tendo a oportunidade de colocar um sistema de armazenamento com três compartimentos no corredor, você pode distingui-los com base no que há de mais em seu guarda-roupa. Se você tiver uma grande coleção de diferentes pares de sapatos, poderá alocar todo o primeiro compartimento para armazenamento, o segundo compartimento para roupas externas e, em terceiro lugar, suas malas.

    O gabinete de três seções permite espaço para um aspirador de pó ou uma tábua de passar.

    Se você não tiver muitos agasalhos, apenas um compartimento poderá ser alocado para armazenamento e será mais conveniente colocá-lo no compartimento do meio.

    Um exemplo de armário de três seções com dois compartimentos para roupas

    Esse preenchimento para o sistema de armazenamento no corredor será conveniente para a família. Por exemplo, o agasalho do marido ficará no compartimento direito e a esposa no compartimento esquerdo. Ou, em um departamento, as roupas de ambos os cônjuges cabem, e o outro departamento é alocado para armazenamento de roupas de crianças.

    Tendo a capacidade de instalar um guarda-roupa de quatro portas, você não precisa fazer quatro compartimentos diferentes dentro dele.

    Devido ao espaço livre no interior do gabinete, você pode tornar a seção central mais espaçosa combinando o segundo e o terceiro compartimento. Ou vice-versa, faça o compartimento estreito no meio, mas aumente o tamanho dos compartimentos laterais.

    Não é necessário se esforçar para garantir que todas as seções tenham o mesmo tamanho

    Armários de canto de enchimento

    Os sistemas de armazenamento de canto se beneficiam do fato de que, graças a eles, o espaço máximo na sala é preenchido, incluindo a zona de canto.

    Exemplo de armazenamento de canto

    Se você deixar o armário de canto fundo, ele se transformará em um mini camarim.

    É conveniente colocar nela não apenas uma barra de roupas, mas também prateleiras abertas, gavetas fechadas, cestas de sapatos e prateleiras superiores longas para guardar malas ou chapéus.

    Master class. Como montar e instalar portas deslizantes para o armário

    Vamos ver como ocorre o processo de instalação de portas de compartimento para o tipo de gabinete embutido.

    Nesse caso, o interior do móvel já está montado e instalado. Para usá-lo, você só precisa instalar as portas.

    • Etapa 1 O primeiro passo é comprar ou alugar todas as ferramentas. Nesse caso, uma chave de fenda, uma serra para alumínio (uma mitra será usada aqui), uma broca de martelo equipada com uma broca será necessária.

    Tesouras e fita métrica, brocas e hexágonos, etc. podem ser úteis.

    • Etapa 2 O primeiro passo é instalar o trilho superior do sistema cupê no teto. Para fazer isso, você primeiro precisa medir a largura da abertura (por exemplo, de parede a parede).
    A largura da abertura é medida
    • Etapa 3 Em seguida, é necessário medir com uma fita métrica e cortar a seção necessária do perfil de alumínio com uma serra.

    • Etapa 4 Agora, no perfil, você precisa fazer furos para montá-lo no teto. No total - três pares, no início do perfil, no meio e no final. Mas pode haver mais.
    • Etapa 5 Juntamente com o assistente, é necessário elevar o perfil e alinhá-lo ao longo da extremidade do gabinete e, em seguida, prenda-o usando parafusos auto-atarraxantes. Sem a ajuda de outra pessoa, isso não será fácil.
    • Etapa 6 Agora você pode prosseguir com a instalação dos trilhos inferiores das portas. Da mesma forma que no trilho superior, primeiro você precisa fazer medições.
    A largura da abertura é determinada a partir de baixo.
    • Etapa 7 Novamente, é necessário marcar o tamanho do trilho desejado no perfil de metal e depois serrar uma peça com uma serra.
    Outro pedaço de perfil é cortado
    • Etapa 8 Em seguida, no local em que o trilho será montado, é necessário colocar a seção preparada do perfil até fixá-lo. Nesse estágio, é necessário inserir as portas do compartimento e fazer anotações no trilho inferior nos locais onde as rolhas serão instaladas.
    • Etapa 9 Depois, após a montagem, você precisará instalar os batentes no trilho nos lugares certos e depois parafusar o trilho inferior no chão ou na parte inferior do gabinete. O trilho inferior pode ser fixado em fita dupla face.

    Antes do adesivo, você deve primeiro desengordurar a superfície e somente depois colar a própria fita adesiva.

    • Etapa 10 Depois disso, você pode substituir a porta. As rodas na parte inferior das portas devem encaixar nas ranhuras correspondentes.

    Nesse caso, as rodas já estão instaladas nas próprias portas. Mas como corrigi-los corretamente, se fossem separados? Também não há nada complicado.

    • Etapa 1 O kit do gabinete deve ter acessórios especiais. Se o gabinete for fabricado com suas próprias mãos, esses acessórios poderão ser comprados na loja separadamente. Representa elementos metálicos de vários tipos - com e sem roda.

    Os que não possuem rodas são montados na parte superior da porta, a uma pequena distância da borda lateral, mas nivelados com a extremidade superior. Aperte os acessórios com parafusos.

    Etapa 2 O segundo tipo de hardware, que tem rodas, deve ser fixado na parte inferior da porta para que a altura seja ótima. Cada tipo de elemento precisa ser preso em duas peças em cada folha.

    Etapa 3 Em seguida, basta parafusar as alças e instalar as portas no corpo do gabinete.

    Resta apertar as alças

    Etapa 4 Primeiro, a faixa deve ser trazida para o trilho superior e depois, levantando cuidadosamente a porta, coloque as rodas no trilho inferior.

    As outras portas são instaladas da mesma forma, mas no trilho próximo, etc.

    A porta do armário está instalada

    Atenção! Dependendo do tipo de construção, as rodas nas portas podem ser localizadas abaixo ou acima do gabinete.

    Hastes, suportes, elevadores de roupas nos ombros

    Hastes e suportes diferem não apenas no comprimento, mas também no local. Se o seu armário for muito estreito, ele não sairá para equipá-lo com um suporte de roupa externo localizado ao longo.

    Aqui, como na foto, padrão:


    Mas você pode colocar o braço cruzado. Para armários estreitos, isso é simplesmente uma invenção brilhante. Aqui está uma foto dessas hastes.

    Como você pode ver, eles são comuns e retráteis. O segundo é mais caro, mas os lugares economizam mais.

    Há também uma opção muito interessante e prática - o suporte de abaixamento. As coisas podem ficar sob o teto e, quando necessário, você simplesmente abaixa a barra.

    E como você sabe, o espaço livre abaixo pode ser equipado com prateleiras adicionais. Aqui está a aparência de um dispositivo chamado elevador. Não há necessidade de alcançar alto, muito confortável.

    Além disso, uma boa opção é quando o suporte está equipado com acessórios adicionais, com os quais você pode colocar mais itens em uma área. Estas são as chamadas "cadeias" e ficam assim:

    Tesoura

    A morena é uma adição muito conveniente. E às vezes é completamente impraticável levar uma prateleira inteira com um braço para guardar calças (é claro, se você não tiver 50 pares).

    É muito mais prático colocar esse suporte em algum lugar abaixo da prateleira e torná-lo retrátil.

    Por exemplo, assim:

    Suportes para gravatas e cintos

    Pequenas coisas têm a propriedade de enrugar e desaparecer de vista, se nenhum equipamento especial for fornecido para seu armazenamento.

    Damos exemplos da localização bem-sucedida de tais titulares e você já escolhe o que mais lhe agrada.

    Na última foto - não um elemento do guarda-roupa, mas um cabide comum. Se você pode comprar um, não precisa pensar em onde colocar o suporte para gravatas.

    Prateleiras - favos de mel para roupa de cama e collants

    Determine imediatamente quantas caixas separadoras você precisa. Concentre-se melhor no número de membros da família que usarão o armário. Idealmente, cada b = deve ter sua própria prateleira.

    Mas, encomendar com partições de cartão é caro. O mercado agora oferece opções para válvulas acabadas, que você só precisa inserir na gaveta de abertura.

    São eles:

    Portanto, antes de projetar sistemas deslizantes, localize as válvulas, descubra seus tamanhos e, com base nessas informações, faça o cálculo final.

    Suportes e prateleiras para sapatos

    Eles também são apenas uma quantidade incrível agora. E esses elementos certamente são necessários, pois colocar sapatos em uma caixa comum é inconveniente. Nesse caso, caberá um pouco, os sapatos amassam e será desconfortável obtê-lo.

    Olhe para a foto, quais são as opções para os suportes para sapatos.

    Suportes para aspiradores

    O aspirador de pó em si pode ser colocado na prateleira inferior e a alça pode ser fixada de maneira semelhante.

    Quando você já tiver decidido quais acessórios comprar, é hora de fazer os cálculos iniciais dos compartimentos.

    Depois de fazer um esboço com a imagem dos compartimentos necessários, o assistente já os corrigirá e ajustará às dimensões exatas, levando em consideração os sistemas de portas e outras nuances.

    Nós damos a você alguns exemplos de esquemas bem-sucedidos do "interior" de um guarda-roupa e você já acha que pode mudar para se adequar às suas necessidades.

    Como fazer prateleiras adicionais com suas próprias mãos? Instruções passo a passo

    Com o tempo, suas prioridades de armazenamento podem mudar e você precisará refazer o interior do armário.

    Isso pode ser feito por conta própria, removendo as prateleiras extras ou montando outras.

    • Etapa 1 Liberte espaço para uma nova prateleira.
    Primeiro você precisa liberar espaço
    • Etapa 2 Meça a profundidade e a largura do espaço com uma fita métrica.
    Então você precisa fazer medições
    • Etapa 3 Adquira o material apropriado na loja (tábuas de madeira, compensado, MDF, aglomerado) e prendedores (canto de móveis ou Euroscrew).
    Cantos para móveis
    • Etapa 4 Use um quebra-cabeças para cortar uma prateleira de tamanho adequado.
    Corte de prateleira
    • Etapa 5 Usando uma chave de fenda, conecte o suporte de um lado à prateleira, do outro lado ao gabinete.
    Montagem em prateleira

    Em vez de prateleiras, você pode adicionar seu próprio sistema de armazenamento no corredor com cestas de metal, prateleiras para sapatos ou ganchos.

    Hoje você aprendeu tudo sobre o interior do armário no corredor. Fotos com tamanhos e exemplos certamente ajudarão você a criar um armário verdadeiramente prático que irá encantar você por muitos anos.