Lareiras

Como fazer uma lareira com suas próprias mãos

Ter uma lareira funcionando em sua própria casa é prestigioso, conveniente e, de certa forma, até romântico. Poucas pessoas se recusam a construí-lo em sua casa de campo ou em uma casa suburbana privada. Este artigo explica como construir uma lareira em casa com suas próprias mãos.

O design da construção é selecionado dependendo da função que esse objeto executará em sua casa. Afinal, pode ser uma estrutura eficaz para aquecer uma casa ou apenas um ornamento decorativo, criando a ilusão de uma lareira viva.

Variedades de lareiras domésticas por localização

Pelo método de localização, as lareiras são divididas em várias variedades.

Lareira embutida - uma estrutura feita em um nicho de uma parede de suporte de carga. Esta é a única variedade que deve ser criada na fase de construção da casa. É inicialmente incluído no projeto principal do edifício, possui uma chaminé potente, economiza o espaço da sala e garante uma poderosa transferência de calor. Com a ajuda desse dispositivo, é possível aquecer uma sala de tamanho impressionante com mau tempo.

Uma lareira de parede é o tipo mais comum. Sua construção está localizada separadamente da parede e sua chaminé é fixada diretamente na parede. É criado após a construção da casa (depois que o proprietário quer se sentir como um aristocrata inglês e aproveitar a rachadura de troncos em chamas, sentado em uma cadeira de balanço).

Uma lareira de canto é um objeto localizado no canto de uma sala de estar. A sua localização invulgar confere um encanto especial aos arredores. Este design é bastante simples e sua chaminé é semelhante à chaminé usada na composição de lareiras de parede. Uma chaminé está localizada em uma das paredes de suporte de carga, agarrada a ela com sua parede traseira.

Uma lareira independente - também é chamada de central. Ele está localizado no interior da sala e sua chaminé não está de forma alguma conectada às estruturas de suporte. Essa estrutura parece muito original e, ao seu redor, várias pessoas podem acomodar confortavelmente ao mesmo tempo.

O design de todas essas variedades prevê a organização de uma fornalha de tipo aberto. Independentemente do método de localização, todas as lareiras têm aproximadamente o mesmo layout e os mesmos elementos. As diferenças fundamentais entre elas só podem surgir quando um circuito de aquecimento de água ou piso radiante é incorporado à estrutura. Mas essa questão requer uma consideração separada, porque seu assunto é mais inclinado ao arranjo correto dos modernos sistemas de aquecimento.

Fundação para lareira

Como qualquer construção, a criação de uma lareira começa com o arranjo de uma fundação confiável. Ao criá-lo, deve-se levar em consideração o fato de que a lareira possui uma estrutura bastante maciça e seu peso pode chegar a várias centenas de quilos.

A profundidade, as dimensões e outros recursos da fundação dependem do design. A questão não é o aquecimento, mas o peso pesado da lareira com uma chaminé. Portanto, sob a lareira, são derramados mais de 200 kg ou a ampliação da fita ou uma fundação maciça separada na mesma profundidade da fita.

A fundação é criada com base em argamassa de concreto. Pode ser reforçado com a instalação de uma grade de acessórios de metal em um poço escavado. Um travesseiro de concreto é criado como base. Essa também é uma opção aceitável para a fundação, que é derramada em camadas. Independentemente do tipo de fundação, na parte inferior do poço, você deve criar um travesseiro de areia de 5 a 6 cm de espessura, sobre o qual você deve derramar uma fina camada de pedra britada.

A área da fundação deve ser tal que o monólito se projete além do perímetro da lareira em 100 ... 150 mm de cada lado. O plano inferior da fundação deve estar 150 ... 300 mm abaixo do piso de acabamento.

Um metro de base 1x1 é fundido sob a futura lareira (não fica no centro da sala, mas também não fica ao lado das paredes). Agora, o nível da fundação está 280 mm abaixo do piso de acabamento.

Ao nível dos pisos, após criar a impermeabilização, a base da lareira sobe com uma mesa reforçada.

Projeto e Cálculo


Antes de construir uma lareira, é necessário desenvolver um design adequado para essa estrutura. Em princípio, para suas próprias necessidades, você pode solicitar um projeto em uma organização especializada. Mas se você quiser fazer uma lareira com suas próprias mãos do começo ao fim, o design também deve ser feito por conta própria.

Cada lareira possui vários elementos essenciais em seu design:

  1. Portal
  2. Cornija.
  3. Uma plataforma de proteção em frente à fornalha (mesa de lareira).
  4. Abaixo.
  5. Firebox.
  6. Grate.
  7. Ashpit (explodiu).
  8. Placa traseira.
  9. Câmara de fumaça.
  10. Dente de fumo.
  11. Chaminé

Um revestimento é criado no interior do forno - um acabamento especial feito de materiais refratários (os tijolos refratários podem muito bem desempenhar o papel de um revestimento).

Calcular você mesmo as principais dimensões não é difícil. Na maioria dos casos, para isso basta conhecer a área da sala em que a lareira está instalada. Usando a tabela abaixo, isso pode ser feito rapidamente.

A parte inferior da lareira com grelha é mostrada no diagrama. O cinzeiro pode ser completamente aberto para que o ar possa entrar livremente na câmara de combustão. Mas, para segurança contra incêndios, é melhor instalar uma porta especial na entrada da câmara inferior.

Uma tendência da moda hoje é a compra de fornos acabados. A gama desses produtos é realmente enorme e sua compra será justificada. Afinal, a instalação de uma fornalha pronta simplifica muito o design e o cálculo da lareira. Uma câmara de combustão com um cinzeiro integrado pode ser instalada em um pedestal de tijolo especial (30 cm de altura) e o espaço formado abaixo pode ser usado para armazenar toras novas.

Lareira em alvenaria

Para o interior da lareira deve ser usado tijolo chamotte. Suporta bem altas temperaturas e mostra alta durabilidade.

Para revestimento externo, deve-se usar tijolo cerâmico vermelho (marca - não inferior a M200).

O fogão libera calor precisamente para tijolos externos, que podem ser aquecidos a temperaturas decentes, e apenas tijolos vermelhos sólidos podem ser usados ​​durante a construção de lareiras. Os vazios simplesmente enfraquecem bastante o tijolo, e o silicato em geral emite toda sujeira quando aquecido.

A argamassa de alvenaria deve ser preparada com base em argila de chamotte e areia de quartzo. A opção de argamassa de cimento é melhor deixar de fora da sua cabeça. Afinal, nada mais destrutivo, absurdo e inaceitável do que a argamassa de cimento usada na composição da alvenaria, e você nem imagina. A argila Fireclay às vezes é chamada de caulino, e esse ingrediente é vendido na maioria das lojas de construção.

Não cimento, mas argila chamotte. Agora a venda é completamente diferente - para todos os gostos e até cores! Não há uma forte diferença entre eles em qualidade.

A alvenaria começa com a criação da linha do porão. A primeira fila de tijolos sempre fica na borda, e o restante deve ser plano.

Antes de iniciar o trabalho, o tijolo usado deve ser imerso em água por vários minutos. Isso aumentará significativamente a resistência da estrutura, porque a umidade da solução não será absorvida pela superfície dos tijolos.

Antes de prosseguir com a colocação da lareira, é necessário elaborar uma ordem correspondente ao projeto existente. A construção adicional deve ser realizada em estrita conformidade com a ordem:

  • pedestal
  • fornalha (a partir da 4ª linha),
  • cornija e assim por diante.

Arranjo de chaminé

Depois que o "corpo" da lareira estiver pronto, você poderá começar a criar uma chaminé. Sua passagem deve corresponder ao valor calculado. De cima, a chaminé deve ser protegida de maneira confiável da precipitação. Para esses fins, você deve usar um exaustor de chaminé de chapa galvanizada.

Não há material melhor para a chaminé do que tijolos de cerâmica vermelha. É isso que um dos participantes de nosso fórum pensa sobre isso.

As vantagens de uma chaminé de tijolo são consideráveis. É muito mais difícil conseguir a formação de condensação em um tubo de tijolos do que em um sanduíche - você precisa tentar. A ignição da fuligem não é assustadora, o aquecimento da superfície externa do tubo no sótão é mínimo ou mesmo completamente invisível. A durabilidade de um tubo de tijolo corretamente dobrado é de muitas décadas.

Como chaminé, você pode usar um tubo galvanizado de aço resistente ao calor. Essa chaminé é feita de multicamadas (o resultado é uma espécie de “sanduíche”), em três lados é fechada com drywall.

Nos períodos em que a lareira está inativa, qualquer chaminé se torna causa de correntes de ar. Para evitar um fenômeno tão prejudicial, válvulas especiais (portões) são montadas no eixo da chaminé. Eles abrem apenas quando a fornalha "ganha vida", enchendo a sala com um calor agradável.

Atenção especial deve ser dada à altura da parte externa da chaminé:

se a distância da cordilheira até a chaminé for inferior a 1,5 m, a chaminé deve ser pelo menos meio metro mais alta que a cordilheira,

se a distância da chaminé até a crista for superior a 1,5 m, a seção superior da chaminé não deve ser menor que o nível da crista.

Lareira design

O design deve se adequar ao estilo geral do interior. E se durante a construção foi utilizado um tijolo estético e de alta qualidade, para dar uma aparência completa à lareira, será necessário um esforço mínimo. Tudo depende da imaginação do proprietário. Em relação à lareira, você pode aplicar soluções de design arrojadas usando uma ampla variedade de materiais. Pode ser azulejos ou pedra natural, mármore ou azulejos. O principal é que os materiais têm propriedades de combate a incêndio e não desabam sob a influência de altas temperaturas.

A transferência de calor através do ladrilho cerâmico, bem como através dos ladrilhos, apenas aumenta (a densidade do material é maior). Da superfície do esmalte e do esmalte sinterizado da argila, quando aquecido a 35 graus ou mais, é iniciada uma radiação infravermelha quente. É muito mais intenso do que de uma superfície de tijolo. Enfrentar com azulejos ou porcelanato será definitivamente beneficiado.

Ao adquirir conjuntos especiais para lareiras, você pode melhorar qualitativamente a aparência dessas estruturas. De fato, o conjunto dessa compra, além dos acessórios necessários (pincéis, pinças, pôquer, etc.), inclui um grande número de montanhas-russas e decorações adicionais que podem transformar significativamente a aparência da lareira.

Se você quiser usar uma lareira doméstica como uma instalação decorativa de aquecimento doméstico, basta visitar a seção do fórum sobre a construção de um fogão a lenha. Sobre o que você precisa considerar ao escolher uma lareira para lareira, você pode descobrir na seção correspondente FORUMHOUSE. Você pode compartilhar sua experiência e obter conselhos práticos sobre a construção de uma chaminé para uma lareira doméstica na seção “Escolhendo uma chaminé para um fogão de lareira”. Além disso, um vídeo interessante está disponível para todos os visitantes do nosso projeto, o que o ajudará a decorar sua lareira em casa com alta qualidade.

Como fazer uma lareira com suas próprias mãos

A lareira está fortemente associada à homeliness. O crepitar dos troncos, o calor e a beleza hipnotizante de uma chama aberta criam uma atmosfera acolhedora e descansam tranqüilamente no círculo das pessoas mais próximas a você. Nas noites frias de inverno, ele é atraído para se enrolar em um tapete e se aquecer junto ao fogo. Acredita-se que uma chama aberta não apenas produz calor, mas também queima pensamentos negativos acumulados durante o dia. A lareira dará emoções inesquecíveis e se tornará o destaque de qualquer interior - criará uma atmosfera romântica e se tornará um sotaque requintado na decoração da sala. Para os moradores de apartamentos urbanos, isso é um luxo inaceitável, mas os proprietários de casas de campo e aqueles que vão comprar uma cabana podem pagar. Um orgulho especial do proprietário é uma lareira caseira. Sua fabricação é um processo difícil e meticuloso, mas os esforços serão recompensados ​​com juros. Vamos dizer em detalhes como construir uma lareira em casa com suas próprias mãos. Seguindo nossas instruções passo a passo, até um mestre iniciante irá lidar com a tarefa.

Classificação da Lareira

As lareiras são classificadas de acordo com vários critérios: a aparência do portal, a forma e o tamanho da fornalha. As formas pequenas incluem lareiras com um portal de até 51 cm de largura, médias até 63 cm, o restante é considerado grande. Na forma, eles são classificados em:

  1. Retangular Eles são bem grandes, então é melhor instalá-los em salas grandes. Coloque na parede ou siga-a. A versão clássica é feita de pedra natural.
  2. Rodada. Geralmente colocado no centro da sala e se torna o elemento principal do interior. Eles sugerem a presença de espaço livre ao redor, portanto não são adequados para salas pequenas.
  3. Triangular. Eles parecem originais e elegantes, não ocupam muito espaço. Ideal para quartos pequenos com um interior moderno.
  4. Cilíndrico. Mais frequentemente, eles são colocados em cabanas e usados ​​como churrasqueira.

Independentemente da forma, todas as lareiras incluem as peças de base:

  • fornalha
  • cinzeiro
  • grelha,
  • portal (edifício),
  • chaminé.

Existem dois tipos de câmaras de combustão - abertas e fechadas. Ambos os projetos têm características distintas. Ao escolher um tipo, as vantagens e desvantagens de cada um deles são levadas em consideração. Uma lareira é uma versão clássica, organizada segundo o princípio de uma fogueira criada na natureza. O fogo é limitado apenas pelas paredes de tijolo da lareira; acima da lareira há um capuz de um coletor de fumaça.

O design de uma fornalha fechada é mais complicado e requer a presença de elementos adicionais, como um portão, portas transparentes de vidro resistente ao calor. Vence em termos de segurança, pois a fornalha é hermeticamente isolada e as faíscas para o exterior são excluídas.
Existem 4 estilos principais em que lareiras são executadas.

O estilo da lareira é escolhido para o interior em que está localizada:

  • As lareiras clássicas têm um portal na forma da letra P, feito de ferro fundido, mármore, madeira ou outros materiais naturais. Os elementos decorativos tradicionais são baixos-relevos e composições esculturais.
  • País (a palavra é traduzida do inglês como província, vila) é caracterizada por um portal em forma de D com uma viga de madeira no topo. O material mais comum para uma lareira rural é uma pedra porosa.
  • Modern. No coração do estilo está um clássico, adaptado aos interiores modernos. A forma das lareiras art nouveau é retangular ou semicircular, esticada até o teto.
  • Alta tecnologia (inglês de alta tecnologia). O estilo mais jovem e ultramoderno. As lareiras são feitas com os mais recentes materiais refratários, combinam metal, concreto, vidro e outras combinações experimentais. Muitas vezes, a qualidade do trabalho é sacrificada por uma aparência espetacular.

Os materiais a partir dos quais a lareira é feita determinam sua confiabilidade e duração da operação. Oferecemos fazer uma lareira com suas próprias mãos de um tijolo. Você pode fazer uma versão combinada com a parte do forno em material resistente ao calor (chamotte) e fazer o restante da estrutura em argila vermelha, ou comprar um forno acabado em ferro fundido e construir uma carcaça, chaminé e portal em torno dele.

Atenção especial deve ser dada ao isolamento térmico adequado da câmara de combustão, especialmente se a lareira estiver instalada em uma casa de madeira. Devido ao risco aumentado de incêndio, recomenda-se proteger o piso, as paredes, o teto e fazer um bom isolamento térmico da lareira.

Óleo combustível

O material para a câmara de combustão é aço ou ferro fundido. Comprar uma fornalha pronta simplificará bastante a criação de uma lareira com suas próprias mãos.Outra vantagem de uma fornalha fechada de ferro fundido é que ela se encaixa organicamente em interiores modernos e parece muito elegante.

Vários especialistas recomendam os tijolos de assentamento de fogo para colocar a área interna em uma fornalha de aço ou ferro fundido. Assim, os contatos de chama aberta com o metal são minimizados, o que é especialmente valioso se o material principal do forno for o aço. Um cesto de combustível geralmente está localizado sob a câmara de combustão. Como funciona a lareira ::

  • Toras e lenha são colocadas na grade da câmara de combustão e depois incendiadas.
  • Em uma fornalha fechada, o tamanho da chama é controlado pelo portão deslizante, que abre ou restringe o acesso ao oxigênio. Em uma fornalha aberta, a única maneira de controlar a taxa de queima é alterar a quantidade de lenha.
  • No processo de queima de madeira, forma-se cinza, que se acumula no compartimento sob a grelha. É chamado de cinzeiro. Periodicamente, as cinzas devem ser limpas a partir daí.

O cinzeiro pode ser embutido ou extensível. A segunda opção é muito mais fácil de usar, portanto, preferível.

Os gases da lenha queimada passam por um tubo especial. Você pode equipar a chaminé com um ventilador, o que criará um rascunho forçado. Isso permitirá que você ajuste o calado e aumente a transferência de calor da lareira.

Nós fazemos uma lareira falsa no apartamento

Uma das maneiras mais fáceis de trazer aconchego e conforto ao apartamento é fazer uma lareira decorativa com suas próprias mãos. Tem várias vantagens em comparação com a criação de uma lareira real:

  • Leve. A estrutura do quadro pesa muito pouco. Não há necessidade de reforçar a sobreposição e concordar com a remodelação do apartamento.
  • Seguro. Imitações de fogo podem ser instaladas sem restrições em apartamentos com crianças pequenas e animais.
  • Fácil de fabricar. Existem modelos com os quais até as crianças conseguem lidar.
  • Não requer chaminé. Fumaça e fuligem estão ausentes, mesmo quando integradas a uma lareira a bio álcool.

Onde é melhor definir a lareira

Antes de iniciar o trabalho, você precisa determinar o tipo de design. Pode ser:

  • Estacionário. A estrutura de blocos de madeira ou perfis metálicos é fixada na parede. Isso permite criar elementos estreitos e altos. Eles ocupam um espaço mínimo, mas o processo de mudança de produtos para um novo local consome muito tempo.
  • Anexado. Requer uma base mais ampla e fundamental. Ao mesmo tempo, ele se move livremente para qualquer lugar do apartamento. E, se necessário, pode ser facilmente transportado para outra casa.

A colocação do portal para uma lareira decorativa é escolhida com base em preferências estéticas e benefícios práticos.

  • Na parede livre. Uma lareira improvisada pode servir como decoração independente. Complementa visualmente o interior se colocado sob um espelho. A parte superior serve como prateleira para itens de higiene. Modelos estacionários são usados ​​no lugar do suporte da TV.
  • No canto. Na maioria das vezes, com esse arranjo, os tirantes de aquecimento são fechados. O design é feito até o teto e, para estabilidade, é fixado permanentemente na parede. É importante deixar o acesso às juntas roscadas dos tubos que requerem manutenção regular.
  • Na frente do radiador. A bateria na parede final em branco é muito difícil de bater com os móveis. É mais fácil decorá-lo. O foco neste caso deve ser anexado. Para manter a circulação do ar quente, uma grade de convecção é inserida no forno ou na tampa improvisada.

Lareira falsa faça você mesmo: instruções passo a passo com fotos

Diferentes materiais são adequados para criar a base e a decoração, no trabalho com o qual existem algumas peculiaridades. Passo a passo, consideraremos quatro métodos de fabricação de portais e forneceremos uma seleção de novas idéias para sua implementação. Se você deseja combinar várias opções em uma, primeiro desenhe um esboço à mão. Afinal, até o layout das partes mais bonitas às vezes parece ridículo. O esboço ajuda a avaliar visualmente o resultado e evitar erros.

Chaminé

A chaminé da lareira pode ser feita de aço ou tijolo. As construções acabadas em cerâmica também podem ser encontradas à venda hoje, mas sua construção requer habilidades especiais.

Ao projetar uma lareira para uma casa, muita atenção deve ser dada às medidas de segurança contra incêndio.

  • A lareira deve estar sobre uma base sólida. A base para isso deve ser separada, especialmente quando se trata de um design com uma fornalha de tijolos e uma chaminé. O peso deste projeto excederá 1 tonelada, portanto, em nenhum caso, uma lareira pode ser erguida em uma única fundação com a casa. No processo de encolhimento da casa, a lareira não deve se mover; caso contrário, a tensão da chaminé pode ser prejudicada e todo o monóxido de carbono entrará na casa.
  • A base deve ser feita de tijolos fireclay ou colocada sob a chapa de lareira, chapa de amianto. Nesse caso, a folha deve se projetar ao longo do perímetro em pelo menos 50 cm, para evitar que a faísca caia no piso de madeira ou para proteger o revestimento contra a queda acidental de lenha.
  • A proteção de pisos entre as chaminés também é feita de material de amianto. Da mesma forma, isolamos as paredes próximas à lareira.
  • De frente para uma lareira depende do estilo do interior e das preferências dos proprietários.

O revestimento da lareira pode ser diferente.

Pode ser feito de azulejos, pedra decorativa, mármore artificial. Você pode fazer uma caixa surda de drywall, dando à lareira a forma desejada e revestindo-a de ladrilhos.

A construção da câmara de combustível é uma das etapas mais difíceis e críticas do trabalho. O forno está localizado sob a chaminé. Um papel especial é desempenhado pelo dente da chaminé, que é aquele com a parede traseira da fornalha.

Fundação

A base está localizada acima da câmara de combustível e pode ter qualquer forma e tamanho. A localização do forno depende das preferências do proprietário da lareira: ele é instalado no chão e no nível da mesa. Esta decisão afetará o calor que a lareira produzirá - quanto menor a fornalha, melhor o ar aquecido. É melhor dar preferência à fornalha no nível do chão, mas essa oportunidade está longe de ser sempre. Em cabanas de vários andares, não será possível estabelecer um projeto ideal para a transferência de calor, porque a bandeja de cinzas deve ser colocada sob o fogão. Idealmente, será equipado em um porão com uma fundação. Outra maneira de equipar o cinzeiro é abaixo da lareira com um sistema retrátil. A manutenção dessa lareira não causará dificuldades.

Destaca-se a escolha da inclinação da parede traseira da lareira. Alguns especialistas estão convencidos de que é necessário erguê-lo estritamente verticalmente, enquanto outros recomendam uma inclinação em um ângulo de 300 graus para dentro. Por que você precisa de um design de inclinação? O fato é que o tamanho da câmara de combustão afeta a colocação da lareira. Para aumentar a transferência de calor, as paredes são colocadas "na borda". A inclinação melhora a reflexão de calor da sala de estar.

O portal

Existem apenas dois tipos de portal sobreposto - arqueado e reto. Lareiras de teto em arco se encaixam perfeitamente na maioria dos projetos de design. A sobreposição direta é escolhida para interiores lacônicos com linhas estritas.

Teto arqueado mais confiável. Transfere a carga vertical das fileiras superiores da alvenaria para as paredes. O raio do arco tem metade da largura do portal. Os arcos são divididos em 3 tipos, dependendo da forma: reta, arqueada, semicircular. Um arco reto é escolhido para interiores lacônicos nos quais é necessária uma aparência minimalista e uma geometria clara. Apesar da aparente simplicidade do formulário, a sobreposição direta é a mais difícil de fazer. O problema está na necessidade de calcular com precisão o ângulo de serrar um tijolo.

Teto arqueado mais confiável. Transfere a carga vertical das fileiras superiores da alvenaria para as paredes. O raio do arco tem metade da largura do portal. Os arcos são divididos em 3 tipos, dependendo da forma: reta, arqueada, semicircular. Um arco reto é escolhido para interiores lacônicos nos quais é necessária uma aparência minimalista e uma geometria clara. Apesar da aparente simplicidade do formulário, a sobreposição direta é a mais difícil de fazer. O problema está na necessidade de calcular com precisão o ângulo de serrar um tijolo.

Localização central.

  • A lareira no meio da sala se tornará um sotaque espetacular no interior da sala. Essa decisão de design é elegante e confere à casa um charme especial. Além da estética, a lareira na parte central da sala tem uma importante vantagem prática - é mais eficaz para aquecimento devido à circulação uniforme do ar. A vantagem de uma localização central também pode ser uma desvantagem. A lareira ocupa muito espaço e restringe o movimento pela sala, portanto não é adequada para filmagens pequenas.

Lareira de parede.

  • A opção se tornou uma das mais populares devido às inúmeras vantagens deste arranjo. Não ocupa muito espaço e, ao mesmo tempo, lida com o aquecimento do ambiente. Perto da lareira, uma área de recreação bem equipada parece boa. O único aspecto negativo é o aumento das medidas de segurança. Para se proteger contra incêndio, você precisará adicionar uma camada de isolamento entre a lareira e a parede.

Lareira de canto.

  • A melhor escolha para salas pequenas, pois é muito compacta e não ocupa muito espaço. Mais uma vantagem - design moderno e elegante. A mini lareira do tipo faça você mesmo é fácil de fazer. Outras vantagens incluem a facilidade de instalação. O design oculta todas as falhas que podem surgir no trabalho de um iniciante. Se em uma lareira separada todas as paredes estiverem abertas e visíveis, em uma lareira de canto é suficiente lidar com uma falha na parte frontal, o restante ficará oculto pelo acabamento.

Pontos a considerar ao instalar:

  • Não é recomendável colocar a lareira em frente à entrada. O ar frio interfere na circulação do calor e a sala aquece lenta e desigualmente.
  • Lareira de tijolo colocar apenas em uma fundação separada.
  • A colocação do forno deve ser feita de tijolo chamotte resistente ao calor, que não pode ser enfaixado com o principal.
  • É necessário preparar adequadamente os locais de instalação para o cinzeiro e as portas, colocando um cordão de amianto e fornecendo um espaço para a expansão do metal.
  • A câmara de combustão é deixada sem gesso por dentro.
  • Ao instalar a parede traseira da câmara de combustível, vale lembrar a inclinação. É colocado em um ligeiro ângulo.

Lembre-se dos riscos adicionais de incêndio e tome medidas para se proteger do fogo.É bem-sucedido escolher um local longe da entrada. É importante evitar rascunhos.

Regras que prolongam a vida útil da lareira e melhoram a qualidade do aquecimento

A principal medida de segurança contra incêndio ao equipar uma lareira é cortar o caminho da fumaça. O material resistente ao calor é colocado entre a lareira e a parede à qual ela se une. Você pode tomar amianto, feltro, basalto e outros. A sobreposição deve ser grossa o suficiente, não mais fina que 20-25 mm.

Se o piso da casa for de madeira, deve ser protegido de faíscas. Ao redor do perímetro com um recuo de 30 a 35 mm, são colocadas telhas cerâmicas ou uma folha de metal.

No local em que a chaminé passa pelo teto, o isolamento é feito de fibra de amianto ou argila embebida em argila. Vale a pena processar a superfície dentro de um raio de 150 mm a partir do furo. A lareira deve ter uma chaminé autônoma separada.

Não devemos esquecer as regras de segurança contra incêndio ao usar a lareira:

  • Evite aquecer a temperaturas máximas.
  • Limpe regularmente a lareira da fuligem e das cinzas.
  • Mantenha uma distância segura da lareira para objetos próximos que possam pegar fogo facilmente. A norma aceita é de 70 cm.
  • Escolha apenas combustível adequado.

Ao criar um projeto para a futura lareira, é necessário calcular corretamente suas dimensões, levando em consideração o tamanho da sala. Fornecemos uma tabela da proporção entre largura e altura.

Uma fórmula simples ajudará você a não cometer erros nos cálculos. A área da sala deve ser dividida por 50. O tamanho da janela final do forno é igual ao número obtido. Uma lareira com uma janela de forno de 0,50 m2 é suficiente para aquecer uma sala de 20 metros quadrados. Quando a largura do forno é conhecida, resta saber sua profundidade. Depende dela quão eficientemente a lareira irá aquecer a sala. É costume usar uma profundidade de 2/3 da altura do forno para obter a máxima transferência de calor. Uma fornalha mais profunda tornará pior o aquecimento da sala de estar. Uma parte significativa do calor sai pelo cano e deixa a casa fria. Nesse caso, a lareira perderá sua função utilitária e logo se tornará um objeto decorativo.

Se você reduzir a profundidade, a fumaça entrará na sala. É igualmente importante equipar a chaminé, responsável pelo calado e pela segurança do fogo. Para fazer isso, defina a altura e o diâmetro corretos da saída do tubo. De acordo com as normas do SNiP, o diâmetro mínimo permitido da chaminé é de 150: 170 mm. 5 metros - a altura mínima permitida da chaminé. Se a casa tem piso alto, é preciso subir ainda mais, concentrando-se na crista do telhado e no local onde o tubo sai.

Etapa 1. Execute o esboço e o desenho

Apresentando instruções passo a passo sobre como fazer uma lareira em casa. Na fase preparatória, é necessário determinar a localização da unidade e calcular seus principais parâmetros. Antes de iniciar a construção, é necessário concluir o design da lareira. Você pode começar com esboços da aparência e dimensões aproximadas do produto na escala da sala. A seguir, é apresentado um estudo detalhado do circuito com as dimensões exatas. Enquanto estiver trabalhando em um projeto, estude a lareira em detalhes para entender melhor como ela funciona.

  • Desenhe uma lareira e desenhe seu desenho

Quando o local é determinado, é hora de desenhar um esboço no papel, então você precisa decidir qual será o tamanho da lareira. É necessário calcular todas as partes. Com base nos dados obtidos, é realizado um desenho detalhado. Desenhos pré-fabricados de lareiras podem ser encontrados na Internet e criar os seus próprios com base neles. Vale lembrar que todas as características de design da lareira são observadas. O sistema de chaminés não pode ser localizado na altura de vigas ou pisos. Está na hora de escolher o tipo de fornalha e a localização do soprador.

  • Preparar materiais e ferramentas

Você já deve saber em um estágio inicial do trabalho. que material será revestido com uma lareira. Para a opção "para ponte", você terá que comprar um tijolo vermelho caro, e uma opção mais barata é adequada para ladrilhos decorativos de clínquer. Abaixo está um diagrama da lareira "sob o layout". Materiais - tijolo vermelho e pedra para o forno.

O que é necessário para fazer uma lareira em casa com suas próprias mãos:

  • Para a câmara de combustão, você precisa de um tijolo de chamotte resistente ao calor (não inferior a M200).
  • Para toda a lareira, tijolo cerâmico vermelho - 250 peças, sem contar a chaminé. é melhor ter uma pequena margem imediatamente em caso de erros. Chega de 10% do total.
  • Argamassa para assentamento de fundações (componentes: areia fina, cascalho, cimento, água).
  • Argamassa para alvenaria.
  • Impermeabilização de base (material de cobertura).
  • Placas para a construção de cofragens.
  • Amortecedor
  • Porta de metal.
  • Soprou.
  • Grate.
  • Cordão de amianto.
  • Barras de metal e arame para reforço.
  • Fio metálico de 0,8 mm para curativo.
  • Cordão de amianto.

Das ferramentas necessárias:

  • Colher de pedreiro para colocar tijolos.
  • A regra
  • Roleta e marcador.
  • Nível de construção, goniômetro e prumo.
  • Moedor para transformar tijolos.
  • Grampeador.
  • Balde para argamassa.
  • Pá e pá baioneta.
  • Balde para argamassa.
  • Misturador de construção ou broca com bico.
  • Martelo de construção para a construção de cofragens.
  • Martelo de borracha para colocar tijolos.

Etapa 2. Trabalho preparatório

  • Arranjo da fundação.

A vida da lareira depende da força da fundação, portanto, este estágio é especialmente importante.

Em uma casa já construída, é necessário levar em consideração a localização das estruturas de suporte da casa. Os especialistas recomendam fortemente que você não economize tempo na instalação de uma fundação separada sob a lareira. Reduzirá a carga na fundação da própria casa e impedirá que a estrutura se deforme. É mais fácil fazer uma lareira quando a casa está começando a ser construída.Em seguida, a base da lareira é realizada em etapas simples:

  • retire o solo até a profundidade de congelamento,
  • fazer a cofragem
  • coloque uma cama de areia e cascalho,
  • impermeabilização com material de cobertura ou polietileno,
  • reforçado com hastes de metal,
  • despeje a fundação em 2 tijolos no piso final,
  • aguarde 20 dias até que a fundação esteja finalmente definida

Em uma casa operada, a instalação de uma lareira complica a necessidade de abrir o piso e recolocar o revestimento. Para desmontar o chão, é necessário circundar o contorno da lareira projetada e adicionar um recuo de 15 a 20 cm de cada lado. Em seguida, um furo é cortado ao longo das linhas marcadas com um moedor. Após o espessamento do solo, são tomadas as mesmas medidas. Quando a base está nivelada com o piso de acabamento, o espaço entre a estrutura de pedra e o revestimento deve ser cuidadosamente enquadrado.

Preparação de tijolos para alvenaria.

Quando a fundação agarrou e congelou completamente, é hora de começar a instalar a lareira. O tijolo é pré-classificado por tamanho. O que será necessário para o trabalho em um futuro próximo está encharcado. Portanto, o tijolo não absorve a umidade da solução. O conselho de fabricantes de fogões experientes é primeiro deixar a lareira “seca” e só então começar a trabalhar com a solução.

A alvenaria de teste revelará lugares complexos e problemáticos; assim, ajudará a evitar uma falha, que é muito mais difícil de corrigir na versão final. A numeração dos tijolos com uma indicação do número e da sequência simplificará o trabalho quando o mestre passar da colocação "seca" para a instalação de uma lareira.

Etapa 4. Construção da chaminé

19-20 linha. É hora de começar a construção da chaminé.

21-22 linha. A chaminé continua; na linha 22, uma válvula de chaminé é instalada.

Na 23ª fila, há um surto ou, como também é chamado, uma lontra. Esta é uma estrutura ramificada na forma de uma cauda de uma andorinha. É feito no lugar do contato máximo da chaminé com o telhado. A altura do cotão é de 29 a 36 cm. Um tirante é destacado acima do cotão, e deve ser disposto até tocar o teto. O tamanho do riser e da chaminé deve ser idêntico. Um guarda-chuva metálico de proteção é instalado em cima da chaminé para impedir que precipitação e detritos entrem. Um cata-vento pode ser instalado mediante solicitação. Os especialistas recomendam não negligenciá-lo, pois melhora a tração.

Etapa 5. Diante do trabalho

Para expandir as costuras da lareira, areia de rio peneirada é adicionada à solução de argila. A mistura é bem misturada até ficar grossa e plástica.

Materiais adequados para revestimento:

  • O revestimento de pedra é um método caro, mas eficaz, de decorar uma lareira. Mármore e granito naturais são valorizados por seu bom isolamento térmico e excelente estética. Os minerais das montanhas se adaptam melhor às mudanças de temperatura e pressão do que os tijolos e duram mais. A pedra natural não desbota e não requer cuidados especiais, os minerais são extremamente duráveis, não desbotam com o tempo e praticamente não requerem manutenção.
  • Estuque. O material oferece uma enorme margem para criatividade. Usando uma massa decorativa com uma espátula, você pode aplicar desenhos e padrões volumétricos. Primeiro, duas camadas de gesso liso são aplicadas e, no terceiro, acabamento, elas fazem o design.
  • Drywall. Freqüentemente usado em lareiras faça você mesmo. Durante a instalação, é necessário monitorar a uniformidade das juntas entre as placas. O processo de instalação será simplificado pelas áreas de fixação nas paredes, piso e teto. Para facilitar o processo de instalação, é útil marcar as áreas de fixação nas estruturas de parede, piso e teto. A posição das estantes é regulada por uma linha de prumo e uma régua.
  • Azulejos. Material tradicional para decorar fogões russos. São azulejos de forma incomum. Eles aquecem rapidamente e retêm o calor por um longo tempo. A lareira, revestida a azulejos, efetivamente aquecerá a sala e se tornará o destaque do interior.

Etapa 6. Colocando a lareira em operação

Antes de iniciar o trabalho, a lareira deve ser seca, porque a alvenaria bruta é usada para alvenaria. O primeiro teste de inflamação é realizado após cerca de uma semana. Todo esse tempo a lareira é seca com as portas do forno e a câmara de cinzas aberta de maneira natural. Após 7 dias, a lareira está acesa, mas não atingida a temperatura máxima. Outra semana, ele é aquecido diariamente, não esquecendo de verificar o rascunho.

Instruções para colocar uma lareira com uma fornalha de ferro fundido e uma chaminé de metal

As chaminés de aço têm uma vantagem significativa que facilita a instalação - elas podem ser conduzidas através da parede. Portanto, as possibilidades de escolher o local da lareira são muito maiores. Precisamos das mesmas ferramentas do manual anterior, mas precisamos de outros materiais:

  • Fornalha de ferro fundido com vidro.
  • Selante de silicone.
  • Conjunto de tubos de sanduíche.
  • Grampos, tee.
  • Cotovelo para 450 ou 900.
  • Suporte para suporte de chaminé.
  • Lã mineral.
  • Guarda-chuva de proteção no cano.

  1. A fundação está sendo construída separadamente. O procedimento é padrão e inclui aprofundamento passo a passo do solo, construção de cofragem e cimentação.
  2. As paredes são isoladas, é impossível montar a lareira diretamente. O espaço entre a parede e a lareira é organizado com superisola; se for grande, você pode anexar uma parede adicional de tijolos de silicato na base da lareira. Isso deve ser levado em consideração ao projetar um projeto. O tamanho da parede deve ser 50-70 cm maior que a lareira de cada lado.
  3. A fundação é colocada em 2 linhas com um tijolo sólido.
  4. Um pedestal está sendo erguido, pois essas quatro fileiras devem ser dispostas em tijolo vermelho na forma da letra P. Para uma fornalha larga, a largura do pedestal aumenta. O pedestal é necessário para aumentar a transferência de calor da lareira.
  5. Um cinzeiro está instalado.
  6. Na quarta linha de tijolos, as ranhuras são feitas com uma lima, na qual cantos de metal são instalados com a borda para cima.
    A quinta linha ficará nivelada com a base embaixo da fornalha. O mastique refratário em 1 camada é aplicado a ele.
  7. Uma fornalha de ferro fundido está instalada. Um assistente é útil aqui, porque a fornalha é muito pesada. A construção é cuidadosamente posicionada de baixo para cima, observando o recuo da parede traseira em 5 cm Enquanto o mastique está solidificando, não é tarde demais para consertar as falhas. Usando o nível do edifício, a inclinação horizontal é verificada.
  8. O tubo está preso ao bico do forno
  9. A chaminé é montada a partir de um tubo de sanduíche.
  10. O forno é em tijoleira. Quando a fornalha é levada para a chaminé, ela deve ser emparelhada com cola resistente ao calor.
  11. Um revestimento de uma fornalha de ferro fundido é feito com um tijolo. É importante lembrar sobre uma folga térmica de 5 mm entre a carcaça externa e o ferro fundido. Não há necessidade de pedidos, porque a caixa de tijolos está sendo construída do mesmo tamanho que a fornalha pronta. Quando o revestimento atinge a chaminé, deve-se garantir que ele não descanse no cano.
  12. O tubo é revestido com drywall. O drywall é fixado à estrutura a partir de um perfil de metal com parafusos autorroscantes.
  13. Um portal é formado ao redor da chaminé. Por dentro, é isolado com tapetes de materiais não combustíveis, o que melhora o isolamento térmico da estrutura. Os tapetes são presos com um lado de alumínio à fornalha.
  14. A parte externa é revestida com drywall.
  15. O trabalho de enfrentamento está em andamento. Tudo depende da imaginação e das habilidades do mestre. Você pode decorar lindamente uma lareira com qualquer material: de gesso simples a uma pedra decorativa espetacular. Depois de terminar o trabalho, você pode prosseguir com a colocação do chão. Parquet ou laminado não deve ser trazido para perto da lareira. Distância recomendada - pelo menos 80 cm.
  16. A etapa final é a secagem e a inflamação da lareira.

A lareira está finalmente pronta para o trabalho e agradará o proprietário por muitos anos se todas as nuances e recomendações foram levadas em consideração durante o trabalho. Nosso guia passo a passo ajudará a criar algo verdadeiramente durável e de alta qualidade que irá decorar o interior e encher a casa de calor.

É especialmente bom concluir todas as etapas do projeto em papel até a guia. Não tenha medo de pegar ferramentas e colocá-las em ação. Mesmo um mestre iniciante pode lidar com a tarefa, quando cada passo é planejado com antecedência.

Lugar para a lareira

Você pode anexar a lareira à parede, torná-la independente ou montá-la na parede. Além disso, a lareira pode ser erguida no canto da sala.

É altamente recomendável não equipar a lareira perto da parede oposta à parede com janelas, pois isso levará a rascunhos.

Lembre-se de ter uma chaminé eficiente e confiável. O comprimento padrão da estrutura de exaustão de fumaça é de 4-5 m. Em algumas situações, esse número aumenta para 700 cm.

Lugar para a lareira Chaminé de lareira

Em uma sala com lareira, ventilação de qualidade deve ser organizada.

A montagem direta de uma lareira é realizada em um local sólido, capaz de suportar o peso da estrutura acabada.

Definição dos tamanhos principais

Execute os cálculos preliminares necessários. Determine o volume de espaço alocado para a construção da lareira. A abertura da fornalha deve ser 1/50 do volume da sala calculada por você.

A altura do portal deve ser 2 vezes a profundidade da fornalha.

As dimensões e proporções dadas são muito importantes. Se a profundidade do forno for maior que o valor permitido, a lareira perderá significativamente a transferência de calor. Com um tamanho menor da fornalha, haverá fumaça.

Selecione os orifícios de fumaça de acordo com as dimensões da área do forno. A área da seção transversal da chaminé deve ser 10 a 15 vezes menor que a área do forno.

O diâmetro ideal das chaminés redondas é um indicador de 100-150 mm. O comprimento da chaminé pode atingir 500 cm ou mais.

Preparação de materiais

Prepare a quantidade necessária de tijolos cerâmicos (determine de acordo com as dimensões planejadas e o design da lareira). Prepare também os tijolos de revestimento para a organização da fornalha.

Tijolo de Fireclay Argila Fireclay

Além disso, prepare o seguinte:

  • mistura para alvenaria,
  • Folha de vidro-magnésio de 12 mm,
  • chaminé
  • fita de forno para acessórios de montagem,
  • cantos de metal
  • vista da chaminé.

Antes de iniciar o trabalho, cubra com polietileno tudo o que precisa ser protegido contra contaminação.

Segundo passo

Dispor 4-5 linhas com um arranjo de um cinzeiro.

Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo

Terceiro passo

Dispor 6-7 linhas com a disposição do fundo e salário de uma lareira de tijolos.

Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Balanço e cofragem para arco de alvenaria Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo

Quinto passo

Dispor 14-19 linhas com a disposição do coletor de fumaça.

Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo Lareira de alvenaria, instruções passo a passo

Sexto passo

Dispor 20-25 linhas de lareira com a disposição da chaminé.

Equipe a base e as fileiras contínuas de alvenaria usando uma espátula ou espátula. A chaminé e a câmara de combustível são dispostas manualmente, como nessas etapas, é muito importante controlar a qualidade da solução usada.

Aplique a argamassa da lareira no meio dos tijolos. As arestas dos elementos devem permanecer livres.

Ao organizar cada linha, atenha à ordem selecionada. Para maior comodidade, você pode numerar os produtos.

Preste atenção especial à qualidade da alvenaria do compartimento de combustível e dos dutos de combustão - esses elementos devem ser dispostos da maneira mais uniforme e hermética possível.

Remova o excesso de argamassa de alvenaria imediatamente.

Aprenda a fazer uma lareira no apartamento com suas próprias mãos com instruções passo a passo em nosso novo artigo.

Para a formação de um belo cofre de lareira curvado, preencha gradualmente os elementos de alvenaria. É importante que o tamanho da entrada não exceda 50-60 mm em cada linha.

O arranjo dos jumpers curvos é realizado usando uma cofragem temporária - um círculo. Para consertar essa cofragem, use os suportes sob o cofre da lareira equipado.

A colocação começa a partir do tijolo instalado no centro e depois executa a colocação simétrica em ambas as direções.

Verifique periodicamente o layout vertical do tubo de combustão. Mesmo os menores desvios da vertical podem levar a ambientes com fumaça.

Lareira de alvenaria, instruções passo a passo

Para colocar a chaminé, use uma argamassa com a adição de cimento, semelhante à mistura usada ao colocar a base da lareira.

A chaminé é necessariamente coberta com uma camada de isolamento refratário para aumentar a segurança contra incêndio. O isolamento é organizado nos locais onde os tubos passam pela estrutura da casa (pisos, coberturas etc.). Os materiais de isolamento mais usados ​​são à base de amianto.

Concluir

Para dar à lareira uma aparência mais atraente, termine-a. Os métodos de acabamento mais usados ​​são:

  • pintura
  • reboco
  • ladrilhos, pedras e outros materiais similares.

Concluir

Escolha uma opção de acabamento específica, a seu critério. Se você gosta da lareira mesmo sem acabamento, bordar as juntas de alvenaria com uma ferramenta especial e limpar completamente a superfície da estrutura do excesso de argamassa.

Importante: apenas materiais de pintura à prova de fogo podem ser usados ​​para pintar a lareira.

O resto da aparência da lareira depende apenas da sua imaginação e preferências pessoais.

Siga as recomendações recebidas e a lareira pronta, construída por conta própria, aquecerá e decorará por muitos anos seu quarto, lidando efetivamente com todas as tarefas que lhe foram atribuídas.

Tipos de lareira: configuração e localização

Iniciando o projeto de arrumar uma lareira na casa, antes de tudo, é necessário considerar o local de sua colocação.

Existem várias opções para colocar esta unidade de aquecimento:

    Localização central. Ao colocar uma lareira no meio da sala, você certamente faz a ênfase principal nela. Parece elegante e permite que você dê ao interior um encanto especial de conforto suburbano. Esse arranjo também permite aquecer efetivamente a sala, pois o ar quente circula livremente pela sala.

A localização central da lareira

Mas há uma desvantagem em tal deslocamento: a lareira ocupará grande parte da área e interferirá no movimento. Portanto, se você estiver restrito em metros quadrados, é melhor recusar esta opção. Lareira de parede. Uma das opções mais comuns, com muitas vantagens: economia de espaço na sala, aquecimento eficiente, capacidade de criar uma área de lazer separada etc.

A única desvantagem é o fator que você precisa para cuidar da segurança contra incêndio e colocar uma camada adicional de isolamento entre a lareira e a parede. Lareira de canto. Esta opção é adequada até para o menor espaço, pois ocupa uma área muito pequena. Além disso, o design angular parece especialmente elegante. Outra vantagem desse arranjo é um esquema de pedidos simples, com o qual até um iniciante no negócio de fornos lidará.

Se para a construção de uma lareira autônoma você precisa ter alguma experiência, conhecimento e habilidade, uma vez que todas as paredes estão à vista, o design angular permitirá ocultar todas as falhas. O principal é executar bem a parte frontal, todos os outros lados podem ser escondidos dos olhos com materiais de acabamento.

Os seguintes fatores também devem ser considerados:

    A parede oposta à entrada da sala não é a melhor solução, pois o ar frio soprado interfere na circulação natural do ar quente.

A localização da lareira na casa

Regras básicas para a construção de uma lareira

Para que a lareira sirva e por favor com seu calor por um longo tempo, é necessário seguir rigorosamente as regras básicas ao montá-la:

  • Uma lareira de tijolos está sendo erguida em uma base separada.
  • Para colocar a fornalha, é necessário usar exclusivamente tijolos de revestimento (resistentes ao calor), que não devem ser amarrados à principal.
  • Nos locais onde a porta e o cinzeiro estão instalados, é necessário colocar um cordão de amianto e deixar um espaço para a expansão do metal.
  • Não gesso a câmara de combustão por dentro.
  • A parede traseira da câmara de combustível deve estar levemente inclinada.

Não se esqueça da segurança contra incêndio, pois qualquer projeto executado com combustível sólido representa um risco adicional.

O principal ponto de segurança contra incêndio no arranjo de uma lareira em uma casa de campo ou no país é a instalação de cortes no caminho da fumaça.

Se a parede estiver adjacente à lareira, deverá ser colocado material resistente ao calor (fibra de basalto, amianto, feltro, etc.) entre ela e a unidade de aquecimento. A espessura dessa sobreposição deve ser de pelo menos 20 a 25 mm.

Se a lareira estiver instalada em um piso de madeira, é necessário colocar uma folha de metal ao redor do perímetro ou executar um revestimento de ladrilhos cerâmicos com um recuo de 30 a 35 mm de cada lado.

Em um raio de 150 mm da chaminé, por onde passa pelo teto, é necessário organizar um isolamento térmico confiável a partir de uma dupla camada de feltro com impregnação de argila ou fibra de amianto.

Camada de feltro entre o tubo e o telhado

A chaminé deve funcionar autonomamente com apenas uma lareira.

Também existem certas regras de segurança contra incêndio ao usar uma lareira:

  • Não deixe a lareira atingir a temperatura máxima.
  • Sistematicamente limpe a lareira de cinzas e fuligem.
  • A distância segura entre a lareira e os objetos inflamáveis ​​mais próximos deve ser de pelo menos 70 cm.
  • Use apenas combustível adequado para a lareira do país.

Calculamos o tamanho da lareira corretamente

Ao projetar e criar um desenho da futura lareira, é muito importante calcular corretamente sua largura e altura.

Dimensões dos elementos, mmÁrea do quarto
12 m215 m220m225 m230 m240 m2
Largura do Portal400500600700800900
Altura do portal420490560630700770
Profundidade do forno300320350380400420
Altura da parede traseiranão menos que 360
Largura da parede traseira300400450500600700
Altura da caixa de fumaça570600630660700800
Seção de uma chaminé com uma superfície interna áspera140*270140*270270*270270*270270*400270*400
Seção da chaminé com superfície interna lisa140*140140*270140*270270*270270*270270*270

As dimensões do forno dependem da área da sala. Existe uma fórmula simples que permitirá executar corretamente todos os cálculos:

Medimos a área da sala e dividimos por 50.

O valor resultante é o tamanho da janela do forno.

Para aquecer uma pequena sala de 20 metros quadrados, basta uma lareira com uma abertura de 0,50 m 2 no forno.

Sugerimos também o uso da tabela para calcular corretamente todos os parâmetros necessários para a futura lareira.

Depois de calcular a largura do forno, você precisa determinar sua profundidade. A eficiência do aquecimento de uma lareira depende diretamente desse parâmetro. De acordo com a fórmula padrão de cálculo, é igual a 2/3 da altura do forno.

Se você ignorar esse fator e, por uma questão de aparência, decidir aumentar a profundidade do forno, isso afetará diretamente a transferência de calor da lareira.

Quase todo o calor recebido da combustão de lenha passará pelo cano até a rua. Nesse caso, a lareira cumprirá uma função decorativa, agradável com um belo reflexo do fogo. Você só terá tempo para colocar lenha no forno.

Ao reduzir a profundidade da câmara de combustão em relação à sua altura, pode haver uma chance de fumaça na sala.

Além do cálculo correto do forno, deve-se prestar muita atenção ao arranjo da chaminé, do qual depende a segurança contra incêndio e boa tração.

Primeiro de tudo, você precisa calcular corretamente o diâmetro da saída do tubo e sua altura.

De acordo com as normas do SNiP, o diâmetro da chaminé deve ser de pelo menos 150: 170 mm. Se você escolher uma chaminé com seção transversal retangular, sua largura deverá ser 1/10 do tamanho da câmara de combustão.

A altura da chaminé não deve ser inferior a 5 metros. Mas, às vezes, com pisos altos, você precisará elevar ainda mais a chaminé. Nesse caso, focamos na cumeeira do telhado e na saída do tubo.

A figura mostra como exibir corretamente a altura da chaminé.

Altura da chaminé acima do telhado

Portanto, considere todos esses parâmetros bem antes de começar a construir uma lareira com suas próprias mãos.