A cozinha

Cortinas para a cozinha: variedades, estilos, exemplos de fotos

Nosso acolhedor apartamento está associado não apenas a móveis confortáveis. Quase qualquer ninharia presente no apartamento acrescenta aconchego: pequenas almofadas em um sofá ou poltrona, lindas cortinas, tule ou cortinas.

Se você concorda que a decoração da janela é um elemento da decoração da sala, não retenha sua imaginação. Pegue todos os desenhos, flores, frutas. Tudo depende do interior geral do apartamento e, é claro, do seu gosto e capacidade monetária para comprar exatamente as cortinas que sua imaginação pintou.

Cortinas de cozinha

O design de interiores em toda a casa é uma tarefa responsável por qualquer designer e requer muita atenção. Por exemplo, vale a pena limitar-se apenas à funcionalidade da cortina nas janelas, deve-se confiar em sua praticidade? Não se esqueça do objetivo desta sala - cozinhar, o que significa que eles podem absorver odores e gorduras.

Graças à seleção correta de cortinas, podemos dar harmonia e perfeição ao interior do apartamento. Anteriormente, antes de fazer o pedido, você pode ver fotos de cortinas modernas na cozinha - isso permitirá que você faça a escolha mais certa.

Como escolher os modelos certos de cortinas e tecidos?

Primeiro, vamos tentar descobrir como escolhê-los na cozinha. Ao escolher, você precisa aprender as seguintes opções:

  • a área do seu quarto - é melhor escolher cortinas para uma cozinha pequena com um design simples e cores suaves,
  • a cor do painel nas janelas - não esqueça que a cor do tecido deve ser selecionada em harmonia com a cor da sala,
  • material - lembre-se de que na cozinha sempre há uma variedade de cheiros, escolha um material que não absorva aromas.

Para o longo serviço de suas cortinas nas janelas (independentemente da finalidade da sala), você deve cuidar adequadamente delas. Hoje, o design de cortinas modernas para a cozinha permite que você encontre exatamente o que precisa para projetar seu quarto.

Caso sua área de cozinha seja uma sala inundada de luz solar, preste atenção às opções que ajudarão um pouco a sombrear a sala. Também vale a pena voltar os olhos para cortinas mais densas para a cozinha, se você tiver um primeiro ou um segundo andar baixo. Isso permitirá que você se proteja de espreitadelas indesejadas dentro de você.

O comprimento das cortinas depende de vários fatores:

  • A parede perto da janela não está fechada por nada - opções longas cabem no chão.
  • Existe uma pia perto da janela? Preste atenção nas cortinas romanas, persianas.
  • Existe uma mesa de jantar em frente à janela? Observe as cortinas curtas modernas que têm um recorte em forma de arco. Assim, você terá acesso desimpedido à janela, bem como uma vista da rua.
  • Cortinas e cortinas podem ser decoradas em um estilo minimalista - nos painéis da cozinha, os designers não recebem arcos, babados, miçangas e muito mais.
  • Deseja adicionar mais pontos positivos ao seu quarto? Preste atenção à cortina de tecido com padrões. Uma ótima opção é um padrão de primavera, decorado com cores delicadas e pastel.
  • Cortinas francesas adicionam elegância à decoração da janela. Devido à presença de muitos armazéns nas cortinas, a zona da janela receberá um sotaque cativante adicional. O principal é ter uma medida e não sobrecarregar a abertura da janela. Lembre-se de que, ao carregar janelas, você carrega simultaneamente as dimensões da sala.

Como são as cortinas modernas

As cortinas mais recentes de 2017 são cortinas de tons necessariamente quentes e brilhantes, com letras pequenas. Na moda moderna, não é de todo importante aderir à cor dos móveis e pisos. Apenas dilua o interior com cadeiras ou coberturas de cadeira feitas de tecido semelhante ao tecido de cortina, bem como guardanapos correspondentes.

O material a partir do qual são feitas as cortinas modernas, tule e cortinas da cozinha é um tecido muito durável que pode suportar mais de uma lavagem. Nesse caso, é necessário levar em consideração o fator que deve secar rapidamente.

A opção mais ideal para a área da cozinha são persianas ou persianas laváveis.

As cortinas com tule ficarão ótimas na cozinha, com janelas enormes e tetos altos, se você tiver um estúdio de cozinha, combinado com uma varanda ou loggia. Esse design de janela requer uma cornija de duas linhas e dois perfis. Você pode prendê-lo usando gravatas, presilhas, ganchos, prendedores de roupa com anéis, ilhós.

Ilhós são pequenos anéis de plástico ou metal, com um diâmetro de um a cinco centímetros. Limite os orifícios na parte superior das cortinas. Os furos devem ser amarrados em uma corda, cornija redonda. Isso permite que você colete as cortinas em lindas dobras que caem suavemente. Parece muito elegante e caro. Os ilhós podem ser de qualquer cor, o que, por sua vez, é ideal para praticamente qualquer interior.

Versão clássica

A versão clássica do design das aberturas de janelas não está perdendo popularidade - é o uso de cortinas leves e translúcidas na cozinha. Para que o produto tenha bordas mais pesadas, é necessário costurar um babado de seda ou jacquard ao longo das bordas.

Graças às cortinas de organza transparentes com um lambrequin, você pode projetar suas janelas muito bem. Ao escolher cortinas com lambrequins, não esqueça que lambrequins grandes reduzirão visualmente a área da sua cozinha. É melhor recusá-los se o seu quarto não for muito grande.

Cortinas no estilo neoclássico são cortinas sem padrões, sem douramento. Adequado para qualquer interior.

Cortinas romanas

Esta opção de cortinas é ideal para quem gosta de persianas. No meio do estofamento de tecido, existem cordões que elevam ou cortam o tecido da cortina.

Essas opções são muito simples e bonitas. O tecido para sua produção pode ser usado de qualquer maneira - desde texturas muito leves até as mais densas. De qualquer forma, essas cortinas terão uma aparência original e espetacular.

Funcionalidades

As cortinas no interior não são apenas um elemento decorativo, mas também possuem uma certa funcionalidade. E de quais requisitos são apresentados a eles, sua escolha depende.

A cozinha é geralmente muito cozida e as cortinas absorvem rapidamente os odores e se sujam. Nesse sentido, as cortinas da cozinha devem ser escolhidas a partir de materiais que repelem a sujeira ou daqueles que são fáceis de lavar e depois passar. Materiais como algodão ou poliéster são ótimos.

Nas cozinhas, há um fogo aberto, ou acontece que o óleo quente começa a pulverizar. Isso pode fazer com que as cortinas se incendiem. Portanto, a indústria moderna produz cortinas de cozinha com impregnação contra incêndio.

Quanto tempo devem ser as cortinas da cozinha? Depende de muitos fatores.

  • Se a parede onde a janela está localizada estiver vazia, é recomendável usar cortinas no chão.
  • Se houver uma pia perto da janela, a melhor opção seria persianas, persianas romanas ou persianas.
  • Se houver uma mesa em frente à janela, a melhor opção seria cortinas curtas com um recorte em forma de arco no tule, para que, sentado à mesa, uma vista da rua se abra e o acesso à janela seja sem impedimentos.

Se as cortinas da sua cozinha são apenas um elemento decorativo, então aqui você pode dar um lugar para um vôo de imaginação. Uma cortina de tule ou organza ficará muito harmoniosa em sua cozinha. Você também pode escolher qualquer imagem. Flores silvestres ou frutas na cortina são ótimas aqui.

Mas se eles são chamados, por exemplo, para proteger do sol, é preciso abordar seriamente a escolha do estilo e do material. Aqui, cortinas de tecido grosso, persianas e também persianas são bastante adequadas.

Ao escolher roupas para as janelas da cozinha, não se esqueça do estilo em que esta sala é feita em geral. Eles não devem contribuir para a imagem geral da cozinha.

Você não pode pendurar cortinas com laranjas em um interior clássico; cortinas pesadas, possivelmente com lambrequins, são mais adequadas aqui.

Outra característica de colocar cortinas na cozinha é a quantidade de espaço que elas ocupam. Se a parede adjacente à janela não estiver ocupada com nada, não pendure a haste da cortina e coloque as cortinas somente acima da janela. Ele parecerá cortado, incompleto. É necessário fechar a parede inteira com cortinas, para que a aparência da cozinha mude para melhor.

Se houver acesso à varanda pela cozinha, na cortina você precisará fazer um corte, para acesso sem obstáculos à porta ou, em vez de cortinas, pendure uma musselina.

Novo para 2020

Nesta temporada, tudo é simples, ergonômico, prático de moda.

Portanto, as cortinas curtas na metade inferior da janela, as chamadas cortinas de café, voltaram à moda. Eles permitem que a luz entre na cozinha, enquanto fecham seu quarto por olhares indiscretos. Está muito na moda fazer essas cortinas nos ilhós, decorando a parte superior com um lambrequim duro na cor da cortina principal.

Longas cortinas no chão irão decorar qualquer cozinha. Em uma camada ou em várias, eles enfatizarão qualquer interior, tornando-o mais conciso. Drapear essas cortinas pode ser completamente diferente. É permitido jogá-lo através da cortina, espalhá-lo em diferentes direções da janela ou pendurá-lo em apenas um lado. Você pode sair sem cortinas, pendurar livremente. Mas eles devem ser usados ​​apenas se a parede com a janela não for forçada por nada.

Na cozinha, é permitido decorar a janela com apenas um tule ou combiná-la com uma ou mais cortinas densas.

Cortinas longas nos ilhós ficarão ótimas na janela da cozinha. Eles caem em dobras profundas, enquanto melhoram o espaço da janela. Essas cortinas não precisam de decorações adicionais.

Cortinas retas curtas devido à sua simplicidade também serão relevantes. Devido à sua praticidade, eles encontrarão um lugar digno em sua pequena cozinha. Cortinas de organza ou tule, com comprimentos e tonalidades ligeiramente diferentes, decoradas com um alto lambrequim na cor, vão decorar a sua janela nas tendências da moda deste ano.

Cortinas de linho curtas também ficarão ótimas na cozinha. Eles enfatizarão o estilo ecológico do seu quarto e, se necessário, protegerão perfeitamente a janela da luz ultravioleta.

Cortinas feitas à mão também serão relevantes. O artesanato por muito tempo continua sendo uma tendência, e as cortinas costuradas à mão, decoradas com várias tranças ou bordados, ficarão ótimas em sua cozinha.

As cortinas romanas ficarão ótimas em quase todos os estilos. Eles darão à sua janela simplicidade e concisão, que são as principais tendências deste ano. Eles podem ser combinados com tule, persianas verticais, cortinas. Também ficou na moda pendurar sem moldura em cima de uma cortina de moldura. Petecas reunidas na parte inferior de uma cortina sem moldura descarregam o estilo excessivamente rigoroso da cortina na moldura. Nesta combinação, é bom usar tecidos complementares.

As cortinas da cozinha austríaca estão sempre na moda; sua conveniência é que, como as cortinas romanas, elas podem ser ajustadas em altura e sua aparência requintada trará férias à sua cozinha. Às vezes, eles são combinados com tule, usando na forma de lambrequim, mas geralmente na cozinha são suficientes.

As cortinas francesas desta temporada são adequadas para um interior clássico da cozinha. As petecas do alto serão uma decoração para a janela. Mas para uma cozinha pequena, isso não será apropriado, pois esse tipo de cortina parece muito volumoso e rouba uma área preciosa.

As cortinas de rolo decoram perfeitamente a janela na cozinha de um estilo minimalista. Mas nesta temporada, os designers aconselham a não se limitar apenas a esse estilo. Na cozinha, é preferível escolher canudos de bambu ou PVC.

Se a aparência deles não for suficiente para você, as persianas podem ser combinadas com outros tipos, por exemplo, com cortinas no chão.

Se você decorar a janela com persianas com um padrão brilhante, elas desempenharão o papel de destaque principal da situação; se você as selecionar em tons pastel, elas servirão como plano de fundo.

Mas o sucesso da temporada são cortinas de rolo com impressão de fotos.

Estruturas deslizantes japonesas também são relevantes hoje. Conciso, ascético, eles criarão uma visão única da sua janela. Normalmente, os painéis de cortina japoneses são usados ​​em cores simples, mas, devido ao fato de que até cinco painéis são instalados em uma janela, é possível brincar com cores. Tradicionalmente, eles são feitos de tecidos naturais, mas agora você pode encontrar cortinas japonesas de materiais sintéticos e mistos.

Kiseya na janela da cozinha também ficará ótima. Aqui você pode brincar com uma cor que ajudará a dividir o espaço em zonas. Ela está fora de moda. Uma cortina de filamento se adequará a um estilo clássico estrito e, no minimalismo, ficará fora de lugar. Além disso, o gatinho pode ser decorado com várias decorações, miçangas, grampos de cabelo, borboletas, dependendo das necessidades do interior.

As persianas praticamente não são usadas nesta temporada, embora o uso de persianas verticais curtas com um esquema de cores vivas seja permitido no design moderno da cozinha.

Materiais de Tendência

No momento, tudo é natural na moda, e as cortinas da cozinha não são exceção, mas os sintéticos aqui serão bastante apropriados.

Cortinas brilhantes feitas de tecido de algodão, reunidas nas laterais da janela, complementam perfeitamente o interior em estilo country. Cortinas de linho também se encaixam maravilhosamente neste estilo. Sua janela o lembrará imediatamente da vila, enquanto adiciona notas românticas ao interior da cozinha.

A tendência da temporada são cortinas curtas, do tamanho da metade inferior da janela, feitas de tecido de algodão denso e presas à cornija com ilhós. Esse tipo de cortina não brilha, o que é apropriado para cozinhas localizadas no térreo.

A escolha de materiais para cortinas clássicas longas não é limitada. Pode haver tule, organza, algodão e outras cortinas pesadas feitas de vários materiais.

As persianas de algodão ficarão ótimas no estilo de alta tecnologia.

No alto das cortinas da janela da cozinha, há persianas de bambu e persianas de cortiça.

Recentemente, os estúdios têm sido muito populares, onde a cozinha é combinada com a sala de estar. Organza ou cetim é perfeito para esses layouts.

Cores da moda

As cores são uma das principais ferramentas para um designer. Com a ajuda deles, você pode alterar visualmente os parâmetros da sala, definir os acentos necessários ou vice-versa, ocultar qualquer falha. Isso também se aplica à cor das cortinas. É por isso que a escolha de suas cores é muito importante.

Existem vários aspectos na escolha de uma linha de cores específica. Aqui estão os principais.

  • A escolha das cores de acordo com o estilo da sala. Por exemplo, para cozinhas em estilo de alta tecnologia, cortinas de tons frios são adequadas. Para clássicos, cortinas lisas de cores nobres são adequadas, uma combinação de cores em diferentes texturas também é aceitável aqui, se a cortina consistir em várias camadas. Para uma cozinha rústica, tons de marrom, bege e areia são adequados, é permitido usar um ornamento em forma de flores ou uma gaiola.
  • De acordo com o tamanho da cozinha. Para uma sala pequena, tons claros de lilás, turquesa, rosa ou verde são adequados. É permitido usar tons escuros apenas para lambrequins.

Todos os tons de cinza são muito populares nesta temporada, desde tons pastel e prateados até belos tons de cinza profundo.

Roxo brilhante e saturado também está em tendência. Uma cozinha feita nesta cor trará alegria, combina bem com tons claros.

As cores ecológicas também são populares: bege, marrom, avelã, folhagem verde ou caída.

As cortinas de cor branca no interior da cozinha são atemporais e fashion. É relevante em todos os momentos e em todos os estilos, independentemente do tipo de cortinas, seja uma cortina de tule ou uma cortina japonesa.

Ao escolher uma paleta de cores para cortinas da cozinha, especialmente se você estiver nesta sala por um período de tempo suficientemente grande, vale a pena prestar atenção às seguintes conclusões da colorização como ciência:

  • a cor vermelha causa agressão; nessas cozinhas, muitas vezes vão longe demais com especiarias,
  • a cor verde, pelo contrário, pacifica, acalma,
  • a cor azul e suas tonalidades trarão harmonia e refrescarão a cozinha,
  • as cores pastel interrompem a agitação, permitindo que você relaxe com uma xícara de chá.
  • cores brilhantes e ácidas o animam, trazendo alegria para sua casa.

Se você acabar com cortinas lisas chatas, poderá decorá-las com vários elementos decorativos, por exemplo (pincéis, clipes, aros, broches).

A cozinha é um lugar maravilhoso, onde você pode experimentar decisões estilísticas sobre cortinas. Aqui, o estilo clássico e vários esquemas de cores serão adequados. Por exemplo, tente adicionar motivos étnicos à sua cozinha, escolha cortinas com cores como as de um xale ou escolha outros padrões sofisticados. É hora de experimentar.

Mas não esqueça:

  • se você tiver papel de parede colorido, as cortinas certamente escolherão simples,
  • as cortinas de luz aumentam o espaço,
  • um desenho grande reduz visualmente a sala,
  • um padrão não muito grande na diagonal aumenta visualmente a altura dos tetos.

Ideias interiores

O design moderno da janela não é apenas elegante e bonito, mas também prático. Aqui estão algumas idéias para várias soluções estilísticas.

Design de cozinha pequena

A principal tarefa em um espaço tão limitado é transmitir uma grande quantidade de luz, aumentando visualmente o espaço. Os tecidos leves e translúcidos de tons claros são a melhor escolha aqui. Em nenhum caso sobrecarregue as janelas com cortinas com muitas camadas, lambrequins, várias cortinas volumosas. É sem dúvida bonito, mas tornará o interior mais pesado, ocupando centímetros caros de espaço.

É melhor escolher cortinas simples de tule, organza, algodão. Grandes enfeites são inaceitáveis. Listras verticais, no entanto, ajudarão a aumentar a altura do teto.

Se a janela da cozinha for pequena, é necessário prever o tamanho das cortinas mais largas que a abertura da janela.

O acesso ao peitoril da janela deve ser aberto, pois esse espaço também pode ser equipado com benefícios.

Os tipos mais adequados de cortinas de cozinha para uma pequena área são romanos, austríacos, persianas e todos os tipos de opções. Você também pode comprar cortinas prontas com uma cortina em forma de arco.

Se a cozinha estiver do lado sombreado, é apropriado decorar a janela com apenas um pequeno lambrequim rígido.

Não é segredo que o maior problema para uma pequena cozinha é seu interior rapidamente irritante. Portanto, para fazer alterações, é recomendável comprar vários conjuntos de cortinas para que você possa alterá-las, dependendo do seu humor.

Design para uma cozinha com varanda

Cozinha com varanda é o sonho da senhora. Nele, você pode equipar não apenas um local aconchegante adicional, onde pode se esconder da agitação, mas também organizar um local adicional para armazenamento de alimentos.

Como a saída para a varanda deve abrir sem obstruções, petecas e grandes lambrequins não serão adequados para o design da janela. Além disso, de acordo com as leis da física, com a porta da varanda aberta, o ar do fogão será direcionado para a varanda, carregando odores e gorduras. É por isso que, ao escolher tecidos para cortinas em tal janela, é necessário optar por materiais duráveis ​​e de fácil manutenção.

Aqui estão algumas opções para uma janela da cozinha com varanda:

  • painéis japoneses elegantes se encaixam perfeitamente na cozinha com uma solução estilística de alta tecnologia,
  • cortinas longas clássicas são montadas com uma braçadeira de um lado para não interferir na abertura da porta,
  • persianas de diferentes comprimentos, onde uma cortina curta é colocada na janela e até o piso acima da porta da varanda,
  • combinação - coloque um painel japonês na porta e pendure uma cortina de rolo na janela em cores,
  • um lambrequim rígido no topo da janela ajudará perfeitamente a conectar as cortinas acima da janela e na porta em um único todo,
  • Beijo, que deve ser preso com grampos de cabelo para que não interfira na saída para a varanda.

Duas janelas

A maioria dos designers conclui que, se as janelas ocupam grande parte da área em uma pequena cozinha, a melhor opção é deixá-las completamente sem têxteis, enquanto pinta as molduras com cores brilhantes. Se a sala for grande, você poderá decorar as janelas com boas cortinas de várias variações, desde clássicos, cortinas francesas a painéis japoneses.

Cortinas em um apartamento estúdio

Se você quiser distinguir entre a área onde a comida é preparada e a área de relaxamento, em apartamentos com cozinha e sala de estar combinadas, é necessário enfatizar a diferença entre esses dois quartos com a ajuda de tecidos nas janelas. Para fazer isso, nas janelas da sala, você pode colocar cortinas ricas com lambrequins, petecas e na área da cozinha para colocar cortinas simples com um design simples. Você pode combinar essas janelas colocando o segundo lambrequin rígido de tecido que decorou a primeira janela.

A cozinha é o local mais importante da lareira da família. Aqui, eles não apenas comem comida, mas também resolvem muitos problemas e se reúnem com os amigos, por isso é muito importante criar uma atmosfera acolhedora e confortável nesta sala, adequada para cozinhar, comer e socializar.

Que cortinas posso escolher para a cozinha

As cortinas da cozinha devem ser bonitas e práticas, complementam o interior e protegem das vistas curiosas da rua. Eles não devem interferir com o fluxo de trabalho na cozinha e é aconselhável fornecer acesso periódico à janela. Existem várias variedades de cortinas usadas exclusivamente na cozinha.

Cortinas curtas

Cortinas curtas para a cozinha são talvez a opção mais conveniente e comum. Eles são fáceis de cuidar, não interferem em um espaço apertado e não impedem a abertura frequente de uma janela para ventilação.

Cortinas curtas são ideais para cozinhas pequenas e persianas, dependendo da localização das ripas, são capazes de expandir visualmente a sala ou elevar um teto baixo. O comprimento das cortinas curtas pode ser muito diferente: para o radiador, mais alto que o parapeito da janela e até para o lambrequin (para os estilos escandinavo e rústico) .As cortinas curtas podem ser divididas em 2 tipos grandes:

Cortinas retas clássicas ou cortinas: eles são feitos principalmente de materiais naturais, podem ser lisos e com uma estampa, podem ser complementados por tule claro (também curto). Normalmente, essas cortinas são usadas na cozinha tradicional, se encaixam com sucesso nos estilos da Provença e do país, são encontradas no moderno e no minimalismo.

Moderno - Estes incluem todos os tipos de persianas, persianas, romanas. Eles são facilmente levantados e ajustados para fornecer a quantidade necessária de transmissão de luz. Como cortinas clássicas, existem produtos comuns à venda, com impressão e impressão de fotos.

As cortinas podem ser combinadas com cortinas, lambrequins e tule. Geralmente eles são pendurados em cozinhas lacônicas modernas no estilo de alta tecnologia, cantemporari, minimalismo, loft.

Cortinas curtas podem ser feitas no estilo inglês (reunidas em dobras horizontais e fixadas com um fio na altura necessária), cortinas francesas e austríacas mais elaboradas (os tecidos são cobertos). Por regra, essas cortinas complexas são prerrogativas de cozinhas espaçosas.

Cortinas em ilhós

A principal vantagem de tais cortinas são as dobras largas e verticais formadas devido aos ilhós. Essas cortinas têm uma aparência muito elegante e dão à cozinha um senso de ordem. Além disso, eles facilmente deslizam / se afastam ao longo da borda.

As cortinas nos ilhós são uma opção ideal para estilos modernos: escandinavo, americano, Art Nouveau, alta tecnologia, loft, minimalismo, fusão.

O que escolher cortinas nos ilhós para a cozinha: curto ou longo, claro ou escuro, com estampa ou liso depende exclusivamente do tamanho da cozinha e do estilo escolhido do interior.

Estilo Provence

Este estilo é muito semelhante ao estilo country. Provence é uma enorme variedade de acessórios requintados. Estilo muito leve. Cortinas de complemento - babados. O interior da sala com eles se torna mais magnífico.

Persianas de cozinha

Por vários anos seguidos, esse tipo de decoração de janela não perde sua popularidade e relevância. O que são persianas? São tiras (estreitas ou largas, horizontais ou verticais) interconectadas. Usando um sistema especial, você pode montá-los (levantar a cortina) e também alterar o ângulo de rotação das tiras.

O material mais comum para a produção de persianas de cozinha é metal ou vinil. Se você não quiser se surpreender com a limpeza de tais cortinas - pense nas persianas entre quadros. Esse é o design que será colocado dentro da moldura da janela. O sistema de controle é descarregado através de um pequeno orifício.

Qualquer que seja a opção escolhida, não tenha medo de experimentar. Você pode diluir o moderno com formas originais de cortinas. Brinque com a forma das cortinas - elas podem ser retas ou chanfradas. Minimalismo - são cortinas simples, semelhantes às japonesas ou enroladas. A alta tecnologia prefere tons cinza, metálicos, bege.

O que eles penduram na cozinha hoje: uma visão geral das opções populares

Mesmo que o exaustor seja potente e a torneira seja moderna e com um spray sem borrifar, partículas de comida, água e graxa na janela e nas superfícies adjacentes não poderão ser evitadas se estiver localizado na zona de cozimento. Mas, mesmo que a cozinha seja espaçosa e a janela esteja longe, os designers ainda raramente decoram as janelas da cozinha com multicamadas, e geralmente selecionam:

  • algo lacônico, até o peitoril da janela: persianas ou persianas romanas, persianas,
  • opções leves e de "quarto", sem lambrequins e decoração complexa: cortinas com tule, apenas tule ou apenas cortinas, cortinas + persianas.

Projeto: Victoria Vitkovskaya, Anna Gnatenko

Projeto: Victoria Vitkovskaya, Anna Gnatenko

Projeto: Mike Schwartz

Projeto: Mike Schwartz

Projeto: Estúdio de design Elena Ilyukhina

Projeto: Estúdio de design Elena Ilyukhina

Projeto: Ksenia Kovaleva

Projeto: Ksenia Kovaleva

Persianas rolô

Uma tela opaca esticada sobre o eixo, quando implantada, cobre completamente a janela; quando montada, é enrolada em um rolo compacto. Esse design pode ser montado na parede acima da abertura da janela ou diretamente na faixa.

Uma janela decorada apenas com um rolo de lona pode parecer muito ascética. Se esse efeito não era esperado inicialmente, você pode suplementar a solução com cortinas.

Quais são os recursos

  • As cortinas de rolo prontas são fáceis de ajustar à largura da janela. O eixo junto com o tecido pode ser cortado manualmente.
  • Não lave na máquinasomente limpeza a seco é permitida. Para manter essas cortinas limpas por mais tempo, os fabricantes costumam tratar o tecido com impregnações anti-lama. Se você optou por essa decisão, verifique com o vendedor a impregnação.
  • Se você prender a cortina à faixa, não poderá abrir a janela aberta: ao abrir o rolo encostará.

Cortinas com lambrequins

Lambrequins na cozinha ajudarão a esconder a cornija e os prendedores. No entanto, com base no fato de terem sido inventados pelos franceses, eles têm um objetivo decorativo. Cortinas com lambrequins são uma combinação complexa de tecidos, cortinas e, às vezes, rendas.

O Lambrequin é ideal para interiores clássicos, estilos rústicos (Provence, chique, country, rústico) e magnífico art déco.

No total, existem cerca de 30 tipos de lambrequins, no entanto, ao decorar uma janela da cozinha, você deve aderir à regra - quanto menor a cozinha, mais fácil ela deve ser. Com lambrequins, você pode combinar cortinas romanas, persianas, cortinas e persianas clássicas, cortinas curtas simples e tule.

Cortinas romanas e de rolo

As cortinas romanas e de rolo têm muito em comum. Se os rolos forem coletados em um eixo por cima, girando em um rolo, os romanos serão reunidos em dobras ao levantar. Ambas as opções são muito convenientes para uso na cozinha. A ausência da necessidade de puxá-los com as mãos manterá o tecido limpo por um longo período de tempo, e uma ligeira elevação proporcionará fácil acesso ao peitoril da janela.

Se em uma versão simples essas cortinas podem ser usadas em estilos modernos de interiores lacônicos, em combinação com cortinas ou lambrequins, elas se encaixam perfeitamente nos estilos clássicos.

Ao escolher essas cortinas, é necessário considerar o tamanho da janela, o tamanho da cozinha, o estilo do interior, qual lado do mundo as janelas estão voltadas:

  • Para estilos rústicos, geralmente são escolhidas cortinas com motivos rústicos - gaiola, bolinhas, floricultura,
  • Para clássicos, vinhetas, damasco, flores grandes na tela são adequadas,
  • Para o estilo escandinavo, você pode escolher cortinas com listras, ziguezagues, ornamentos geométricos,
  • O design das cortinas para o minimalismo moderno e o loft também deve ser minimalista.

Cortinas

Persianas para a cozinha são a opção mais prática. Eles permitem que você feche completamente a cozinha a partir de olhares indiscretos, com um simples movimento para ajustar o nível de transmissão da luz. Eles não são facilmente sujos, o material para as lamelas, em regra, é antiestático, possui propriedades repelentes à umidade e à umidade, são fáceis de cuidar - basta limpar as lamelas com um pano úmido.

Persianas na cozinha podem desempenhar o papel de um sotaque cativante em um interior contido, ou podem atuar como um elemento neutro. As cortinas serão apropriadas em estilos rústicos, combinadas com lambrequins e cortinas que se encaixam nos clássicos. Quanto aos estilos modernos - alta tecnologia, moderno e minimalismo, oh, eles são feitos apenas para eles.

Cortinas verdes

Cortinas verdes na cozinha - um clima alegre e alegre pela manhã e pacificação à noite.

A natureza é abundante em verde: das ondas frias do mar às coníferas saturadas:

  • O verde do jardim ficará bem com motivos florais ou com uma célula em estilo rústico,
  • Tons de verde claro são ideais para criar um sotaque em uma sala neutra,
  • A turquesa ficará bem em cozinhas brilhantes e bem iluminadas,
  • A sombra de menta nas cortinas diluirá perfeitamente o cromo e a alta tecnologia metálica,
  • Verde pálido é um fator de conforto em uma cozinha com móveis de pinho.

Cortinas vermelhas

Cortinas vermelhas na cozinha nunca podem desempenhar o papel de fundo neutro. Eles sempre serão um sotaque e impressionante. As cortinas vermelhas ajudarão a realizar as idéias mais ambiciosas de qualquer estilo na cozinha, especialmente quando você considera a enorme variedade de cores.

As cortinas vermelhas em combinação com o preto ficam lindas, mas esse design não serve para todos por causa de alguma agressividade. Em uma cozinha com móveis brancos, eles se tornarão um indicador de bom gosto. Eles se encaixam bem em uma aconchegante Provence (cortinas vermelhas com bolinhas brancas) e em um estilo clássico clássico. Na alta tecnologia, eles se tornarão apenas o ponto de cor que falta para a harmonia.

Cortinas cinza

Podemos dizer com segurança que a cor cinza no interior tornou-se recentemente uma tendência para os designers. Isso também se aplica a cortinas cinza. Se você deseja acompanhar as tendências modernas do interior da cozinha e comprar papéis de parede cinza, escolha cortinas cinza para eles. Para criar as cortinas hi-tech perfeitas, deve ser uma cor metálica rica e ser mais profunda com o tom do fundo.

Cortinas laranja

Cortinas laranja na cozinha garantem bom humor constante. A combinação de laranja e azeitona ou verde claro se tornou um sucesso incondicional do nosso tempo.As cortinas cor de laranja combinam com a cozinha de qualquer tonalidade, mas você precisará apoiá-las com detalhes adicionais: estofados em móveis estofados, um avental de cozinha da mesma cor ou um abajur brilhante.

Quais cozinhas terão boas cortinas laranja:

  • A cozinha com móveis marrons é uma combinação tradicional em estilo oriental,
  • Com móveis brancos - uma ótima paleta para estilos modernos,
  • Com violeta ou preto - uma combinação arrojada para estilos de ponta,
  • Com cinza - uma ótima combinação harmoniosa.

Cortinas bege

Cortinas bege na cozinha criarão uma sensação de calor, paz e proximidade com a natureza. As cortinas bege ficam bem em uma cozinha marrom, em branco e em azul. Com cortinas bege, você pode fazer com segurança uma decoração brilhante na cozinha.

Ao escolher cortinas bege, você pode experimentar com segurança as cores na cozinha. Por exemplo, escolha um conjunto de cozinha com uma fachada mais brilhante: verduras frescas ou amarelo, vermelho e azul profundo. Para os amantes de combinações contrastantes, eles criarão o efeito necessário na cozinha com móveis pretos.

Cortinas marrons

Existem muitos tons de marrom na natureza: chocolate, café, cor de cola marrom e todos os tons de madeira. Cortinas de café, chocolate, areia ou marrom clássico combinam harmoniosamente com móveis e pisos de madeira. Clássicos em marrom escuro dão à cozinha uma atmosfera de luxo.

As cores marrons ricas na cozinha combinam perfeitamente com o acabamento leve. Para uma cozinha branca, café macio e tons quentes de café serão uma excelente opção. Em uma cozinha bege, a melhor solução é complementar as cortinas marrons da mesma cor com um avental. As persianas de bambu marrom ficarão bem nos estilos eco e rústico.

Cortinas roxas

A violeta é uma cor muito complexa para a cozinha, embora alguns psicólogos acreditem que ela desencoraja completamente o apetite, o que pode ser útil para pessoas propensas à plenitude. No entanto, as pessoas que são capazes de capturar tons sedutores de vinho e uvas nele definitivamente vão gostar. Para cozinhas modernas, você pode escolher cortinas de tons roxos claros, especialmente porque elas combinam perfeitamente com o cinza moderno.

Cortinas com flores

Cortinas com estampas florais por muitos séculos continuam sendo a escolha preferida para a cozinha. Eles criam uma atmosfera acolhedora, trazem personalidade ao interior.

De acordo com os requisitos de estilo não escritos, existem vários formatos de estampas florais, característicos de diferentes modelos:

  • O país é caracterizado por uma dispersão de pequenas flores discretas que combinam perfeitamente com móveis de madeira,
  • Nos estilos inglês e vitoriano, as flores em tons pastel são adequadas,
  • Impressões de estilo grande são comuns no estilo clássico,
  • Nos estilos modernos, a ênfase está em uma flor muito grande, aplicada a um par de telas.

Se os donos da cozinha tiverem uma atitude negativa em relação à variedade, as cortinas são selecionadas decoradas com ornamentos florais neutros: bordados ou cortados.

Cortinas na cozinha de duas cores

As cortinas combinadas ou de duas cores parecem originais e bonitas na cozinha.

Existem várias regras para combinações de tons:

  • Cores contrastantes são a escolha para cozinhas modernas, famílias jovens. Uma das persianas deve se sobrepor aos elementos da decoração da cozinha,
  • A combinação de tons de uma cor cria um único espaço. Muitas vezes, essa solução é usada ao costurar cortinas com labrequins,
  • A combinação harmoniosa elástica deve ser selecionada de acordo com o tom geral da cozinha.

A combinação de materiais simples é adequada para cozinhas decoradas com estilos - minimalismo, moderno, alta tecnologia, moderno. No entanto, para soluções não padronizadas, é possível usar tecidos com estampas que ressoam com as cores encontradas na decoração da cozinha. Você também pode diluir combinações de duas cores com gaiola, listras, design geométrico ou floral - esses ornamentos parecem muito orgânicos em um ambiente de cozinha.

Como escolher cortinas para a cozinha, dependendo do estilo

Como não se perder na variedade de cortinas da cozinha e escolher quem pode decorá-la e enfatizar o estilo escolhido.

Estilo clássico

O estilo clássico é geralmente associado a projetos complexos de várias camadas, mas esses excessos são permitidos no quarto ou na sala de estar, mas não na cozinha. Em uma cozinha pequena, é melhor usar cortinas curtas elegantes que atendam totalmente aos requisitos dos clássicos modernos, mas que parecem muito mais fáceis.

Para um interior já formado com excessos decorativos, você pode escolher finas cortinas simples com cortinas elegantes de tule ou organza. Para tornar a decoração mais expressiva, você pode complementá-la com lambrequins e captadores. Os lambrequins, a propósito, em uma cozinha clássica podem ser arbitrariamente complexos - eles não interferem na funcionalidade da cozinha, e a sala adquirirá uma aparência luxuosa que combina com o estilo escolhido.

Encaixa-se perfeitamente no design das combinações clássicas de cozinha de duas camadas de cortinas curtas com cortinas pequenas. O comprimento das telas até o peitoril da janela permite usá-lo para as necessidades necessárias.

Alta tecnologia

As cortinas de cozinha de alta tecnologia geralmente são selecionadas em cores frias claras, embora outras variações sejam aceitáveis. A textura das cortinas deve ser suave. Para diversificar as cortinas, mas permanecer dentro dos limites dos requisitos de estilo, você pode usar imagens gráficas de mecanismos ou impressão de fotos de assuntos semelhantes.

Para alta tecnologia, é permitido usar acessórios para cortinas - ilhós ou rebites, mas eles devem ser feitos de metal ou imitar metal.

Minimalismo

O design das cortinas para este estilo não tolera acessórios, cortinas magníficas, franjas ou borlas. As cortinas devem incorporar o rigor e restrição estilísticos característicos. Mesmo as cornijas precisam ser usadas o mais simples possível - um perfil discreto de alumínio ou uma simples prancha de madeira.

As cortinas mais adequadas para o minimalismo são enroladas, japonesas e romanas. As cortinas também parecem boas, cuja modéstia e modéstia correspondem ao espírito do interior. O esquema de cores nesse estilo não é diferente, limitado a cores pastel, cinza, branco e marrom cult. As combinações de contraste ajudarão a evitar um pouco de tédio na sala.

Outro requisito estilístico para cortinas é a monotonia, não deve haver desenhos, gravuras e decorações.

1. A cor dos móveis

Uma solução universal para gama neutra em um interior moderno.

O padrão nas cortinas romanas é combinado com as curvas de metal da máquina Singer vintage, que se tornou a base da mesa de jantar.

A tonalidade gramada das cortinas e dos travesseiros decorativos é a mesma, mas as fachadas dos fones de ouvido diferem no tom. Mas, graças a uma gama, essa diferença não viola o equilíbrio de cores na sala.

Material leve com perfuração é uma ótima opção para uma pequena cozinha. Esses têxteis expandirão visualmente o espaço sem bloquear o caminho da luz natural através da janela.

Uma cortina de malha é combinada com cadeiras de couro e velas laranja na decoração.

2. A cor das paredes

Pregas brancas são combinadas com um avental de cerâmica e fachadas brilhantes. Esse design é facilmente ajustável em altura da abertura da janela, se necessário.

O ornamento floral clássico acrescenta detalhes interessantes ao interior monocromático.

3. Opção de destaque no interior

Os têxteis definem o caráter de uma gama calma de quartos. A cor contrastante turquesa pode ser facilmente substituída por outro tom brilhante quando você deseja mudanças sazonais no apartamento.

Ao escolher tecidos para a cozinha, não esqueça que você precisará lavá-los com frequência. Assim, deve-se comprar material resistente ao desgaste que seca rapidamente.

Assimetria no design

Graças a combinações assimétricas, você poderá superar a sala de maneira interessante, usando até tecidos simples.

O design assimétrico também é ótimo para decorar aberturas de janelas com uma porta da varanda.

Nesse caso, o efeito de assimetria foi alcançado usando tecidos de diferentes densidades e tons. O acento vertical também permite aumentar visualmente a altura de uma pequena janela, se necessário.

Para proteger sua casa das vistas da rua, não apenas as cortinas opacas ajudarão - a organza é bastante adequada para isso. Pode ser combinado com tecidos mais leves e musselina.

Modelos curtos para uma pequena cozinha

O atalho é ideal para salas em miniatura e para cozinhas nas quais a suíte está parcialmente localizada ao longo da janela. Essa solução adiciona aconchego ao interior sem bloquear o fluxo de luz.


Cortinas curtas para a cozinha de tule em duas partes. Tecido transparente no design da janela - ideal para uma pequena área. Essas cortinas não interferem na penetração da luz.

As metades das cortinas são dobradas. Essa opção parece incomum, mas a simetria da abertura da janela é preservada.

O modelo austríaco se encaixa no estilo clássico e moderno sem problemas.

Se houver um fogão a gás perto da janela, neste caso, você deve sempre lembrar as precauções de segurança - é melhor escolher um tecido natural que não acenda instantaneamente se o fogo for exposto acidentalmente.

Cortinas curtas na cozinha espaçosa

Nesta sala, as cortinas adornam não apenas a janela, mas também a porta. Esses detalhes são mais adequados ao estilo do país.

As cortinas romanas são muito convenientes no uso diário, devido à capacidade de ajustar facilmente seu comprimento.

As cortinas enroladas na posição desdobrada são semelhantes às cortinas romanas, mas o princípio de espalhamento é diferente para esses modelos. Enrole a bobina em torno da base - o rolo e, quando dobrado, realmente se assemelha a um rolo em forma.

Ênfase brilhante na área da janela. Neste interior, para rolos, foi escolhida uma tela translúcida que transmite bem a luz. Os têxteis formam uma gama quente na sala, mesmo com tempo nublado.


O esquema de cores combina com a decoração interior. Graças a essas combinações, transformará uma paleta monocromática na decoração, se você estiver cansado de restringir a cor.

Gravuras modernas

Com a ajuda de tecnologias modernas, você pode criar efeitos surpreendentes nos tecidos, adicionando um toque especial ao interior.

A impressão futurista em têxteis torna incomum a sala de design mais simples.

Padrões clássicos em uma nova interpretação. O design tradicional, composto por pixels ampliados, é adequado para o neoclassicismo e um interior moderno.