Quarto

Quarto de estilo japonês

O quarto é o único canto isolado da casa, onde a paz realmente domina a atmosfera. Muitas soluções de sabor se aplicam ao design da sala, mas a base deve ser aconchego e harmonia.

O quarto no estilo japonês é o padrão da combinação hábil de praticidade à beira do ascetismo e da completude lógica do interior. Não há detalhes inadequados no cenário, todos os recursos são pensados ​​e carregam um significado filosófico.

O espaço livre inerente ao estilo é preenchido com ar, onde a energia circula facilmente, como na própria natureza. Após um dia cansativo, dificilmente você encontrará um lugar para relaxar e restaurar a força perdida melhor do que o quarto japonês.

Noções básicas de estilo japonês

Diferentes condições climáticas e layouts de instalações residenciais entre os países da CEI e o Japão não permitem alcançar 100% de autenticidade na execução do interior.

Mas o cumprimento das quatro regras básicas que estão na criação do estilo japonês permitirá tornar o quarto o mais próximo possível da filosofia de conforto oriental.

O minimalismo é apenas necessário e nada mais. O estilo não tolera coisas maciças e inúteis que, em vão, confundem o espaço.

A funcionalidade é um ramo do minimalismo. Cada elemento do interior é benéfico, caso contrário não pertence aqui. É costume manter um baú no quarto, onde o colchão é dobrado após o sono. O armário é pequeno, para as coisas mais importantes, adaptado ao design da sala e não visível aos olhos. Uma quantidade abundante de iluminação é bem-vinda.

Natural, materiais naturais - do começo ao fim, a decoração é criada exclusivamente a partir de matérias-primas naturais, sejam elas de decoração, móveis ou têxteis.

Compacidade - a capacidade de transformar instantaneamente e perfeitamente uma sala movendo móveis. Essa condição é observada com cuidado nos apartamentos do Japão, uma vez que eles não tendem a diferir em grandes filmagens. Se necessário, o quarto se torna uma sala de estar ou sala de jantar.

Cores preferidas

O design autêntico do quarto japonês não dá boas-vindas ao domínio de cores coloridas, agressivas e vibrantes. Tons naturais suaves são a base do estilo. É apropriado usar um tom branco, areia, creme ou cinza.

Ao organizar um quarto, eles preferem uma cor e todos os elementos de decoração o subordinam a tons. Por exemplo, preto ou vários outros mais atraentes para contrastar com o tom principal predominante, o principal é não exagerar na quantidade.

No entanto, se desejar, como mostra as fotos dos quartos japoneses em nossa seleção, é possível obter combinações de cores muito harmoniosas e elegantes, o mais próximo possível do estilo oriental.

Quarto Interior

As paredes parecem muito elegantes se você usar painéis de madeira ou papéis de parede semelhantes ao bambu. Pintar com ornamentos ou hieróglifos japoneses é bem-vindo, mas antes disso é importante estudar seus significados. As paredes parecem frescas, cobertas com tecido natural de uma cor.

O piso do quarto é de preferência de madeira natural, mas para uma imitação digna, a opção de um laminado de bambu também é adequada. A cor do piso corresponde às paredes, apenas uma tonalidade mais escura é aplicada.

O teto no interior do quarto, no estilo japonês, deve dar uma sensação de leveza. O teto abafado de um tom ou vidro quadrado fosco emoldurado pela iluminação em torno do perímetro da sala é a solução ideal para recriar o estilo da Terra do Sol Nascente.

A iluminação não deve ter olhos brilhantes e cegos - é dada preferência a tons suaves e até escuros, nos quais é comparável ao luar. Por esse motivo, muitas arandelas ou luminárias são usadas, as pinturas nas quais também servem como uma decoração elegante para um quarto muito contido.

Para dar uma atmosfera característica, cortinas japonesas especiais são usadas em quartos de estilo oriental. São telas estreitas na forma de telas de proteção que deslizam ao longo do eixo horizontal.

Características dos móveis

Os móveis do quarto japonês são extremamente simples e práticos. Não há lugar para desenhos complexos e detalhes decorativos luxuosos. Uma característica distintiva é a altura incrivelmente pequena dos móveis.

A cama deve criar a ilusão de que uma pessoa está simplesmente no chão, mais próxima da energia da terra em que pisou. As plataformas de dormir japonesas são frequentemente usadas para isso.

Nas proximidades pode haver mesas de cabeceira baixas ou mesas de vidro. Os próprios japoneses estão dormindo no tatami - isso se deve ao desejo dos povos do leste de completar a unidade com a natureza, mesmo estando em uma civilização.

Os guarda-roupas no quarto, é claro, devem ser, mas são cuidadosamente escondidos nos nichos das paredes, equipados com portas de correr e não atraem a atenção.

Na decoração de seus quartos, os japoneses gostam de usar telas retráteis desenhadas por papel de arroz. Além disso, um atributo indispensável do interior oriental é uma mesa baixa para cerimônias de chá.

Acessórios de quarto japonês

É um erro acreditar que o compromisso com o minimalismo exclui a possibilidade de complementar a sala com acessórios interessantes. A principal condição, cuja aplicação é lindamente transmitida pela foto do quarto japonês - qualquer decoração deve ser apropriada, atender ao conceito geral e ter significado.

O interior japonês incentiva ikebans ornamentados, figuras budistas, vasos de chão com guindastes ou galhos de sakura. A nação japonesa dá um papel especial às árvores de bonsai decorativas da casa, cujo cultivo faz parte de sua cultura.

É incomum para nós, mas é tradicional no Japão usar bonecas de quimono, ventiladores de parede, espadas de samurai e punhais no design dos quartos.

Um interior discreto e lacônico, em que a ordem reina em tudo, é visível um toque de pureza natural em todos os detalhes, onde é fácil respirar profundamente e obter uma carga de vigor indescritível - essas são as principais vantagens de um quarto japonês genuíno.

Recursos de estilo asiático

É possível delinear brevemente os principais critérios do estilo japonês em quase duas palavras - tradição e minimalismo. O design lacônico e a falta de acréscimos decorativos exuberantes são simplesmente explicados: o Japão é um país muito pequeno e densamente povoado. Isso não poderia deixar de deixar sua marca na formação do estilo oriental tradicional no design das instalações. Este estilo é perfeito para apartamentos de tamanho pequeno, como o "Khrushchev".

O quarto de estilo japonês foi projetado com os seguintes princípios em mente:

  1. Minimalismo O espaço livre, desprovido de um grande número de ornamentos e acessórios decorativos, permite criar as condições ideais para relaxar e descansar após um dia de trabalho duro.
  2. Naturalidade. A proximidade do homem com a natureza é enfatizada com a ajuda de materiais naturais utilizados na decoração e design de interiores (madeira, seda natural, bambu, linho, algodão). O esquema de cores também deve estar próximo do natural (marrom, verde, vermelho escuro).
  3. Funcionalidade A disposição adequada de móveis, prateleiras e armários permite que você coloque perfeitamente todas as coisas necessárias e economize muito espaço livre.

O estilo japonês no design é mais adequado para pessoas que estão cansadas da vida agitada na metrópole e se esforçando para obter beleza e solidão naturais. Esse estilo no interior do quarto é recomendado para conhecedores de soluções de design concisas e simples.

Opções de decoração de quarto faça você mesmo

As habitações tradicionais japonesas são muito diferentes das habitações europeias. Não há paredes pesadas e maciças. O zoneamento da sala é realizado usando partições de tela móveis feitas de papel de arroz fino. Hoje, essas telas podem ser usadas para projetar um quarto em estilo oriental ou para dividir um quarto em vários cantos separados, por exemplo, para ler ou dormir.

Para o design das paredes, são utilizados materiais sustentados em um esquema de cores claras e escuras. Pode ser:

  • Papel de parede, por exemplo, bambu ou têxtil. Pode haver uma versão em papel, decorada com caracteres japoneses ou ornamentos tradicionais (sakura, guindastes, ventiladores),
  • painéis de madeira (esse design é muito semelhante às partições deslizantes japonesas tradicionais),
  • têxteis
  • pintar (as paredes pintadas podem permanecer lisas ou podem ser decoradas com um padrão de estêncil).

Ao decorar o teto, é recomendável seguir as seguintes dicas:

  1. A arquitetura tradicional japonesa implica um teto quadrado ou retangular. (o mesmo se aplica aos elementos que complementam e decoram o teto).
  2. Os materiais podem ser de origem sintética e natural. Obviamente, a segunda opção é preferível (madeira, tecido).
  3. Cores claras. Os revestimentos de teto e parede podem ser feitos em um esquema de cores idêntico, quase natural. Como decoração do teto, você pode usar ornamentos leves e contidos.

Como revestimento de teto são utilizados:

  • vigas (o teto é dividido em retângulos regulares usando vigas). Eles são simplesmente fixados a um teto pintado ou adicionalmente apertados com papel e pano,
  • tecto falso (pode ser brilhante ou fosco, liso ou decorado com um padrão delicado e discreto),
  • teto suspenso (ideal se o perfil do teto for apresentado em uma cor contrastante em relação às placas).

A organização e o design do piso no Japão recebem um valor muito sério e importante. Uma das tradições deste país é andar descalça, principalmente quando se trata do quarto. A opção ideal é um revestimento de madeira natural (parquet, laminado). No topo, você pode adicionar uma esteira de bambu, tecido de vime ou esteiras. A desvantagem desses materiais naturais pode ser um desgaste bastante rápido; portanto, é possível usar um tapete de cabeceira decorado com ornamentos orientais.

Características do estilo japonês no interior do quarto

As diferenças marcantes no estilo japonês surgiram devido às condições de vida nas ilhas japonesas que existem há milhares de anos: erupções repentinas de vulcões, tsunamis, deslizamentos de terra, tufões e furacões.

Portanto, todos os edifícios no Japão foram criados para que as pessoas pudessem sobreviver nos destroços dos edifícios e rapidamente construir novos edifícios. É com isso que a atitude dos japoneses em relação a vários enfeites e decorações se relaciona: se tudo isso morrer, logo preciso adquirir coisas desnecessárias? Nesse caso, uma pessoa busca beleza na natureza circundante, combinando-a com sua casa.

As diferenças marcantes no estilo japonês surgiram devido às condições de vida nas ilhas japonesas que existem há milhares de anos

Todas essas razões levaram ao fato de o estilo japonês se distinguir por esses recursos:

  • naturalidade - são utilizados materiais e cores naturais,
  • funcionalidade - o espaço vital é organizado de maneira racional,
  • simplicidade - o interior é preenchido apenas com os objetos necessários de uma forma lacônica.

Para projetar um quarto, essas qualidades de design são bem-vindas, permitindo que você crie um espaço onde seus olhos e pensamentos descansem, a paz reine.

Importante! O interior japonês é aplicável a quartos espaçosos, mas também fica bem em apartamentos pequenos.

Para projetar um quarto, essas qualidades de design são bem-vindas, permitindo que você crie um espaço onde seus olhos e pensamentos descansem, a paz reine

Recursos de design

As instalações nos lares japoneses tradicionalmente não tinham um significado funcional claramente definido. Uma sala espaçosa com a ajuda de partições leves pode ser dividida nos compartimentos atualmente necessários. Normalmente, dois tipos de partições foram usados:

  • Fusuma - uma porta deslizante que desliza ao longo de ranhuras especialmente feitas no chão, foi feita na forma de uma moldura de madeira, coberta com papel,
  • shoji - uma divisória interna feita de uma moldura de madeira e papel cobrindo-a.

Além disso, telas dobráveis ​​e persianas foram usadas para isso.

As instalações nos lares japoneses tradicionalmente não tinham um significado funcional claramente definido.

O principal princípio do interior japonês é a leveza e a leveza do espaço. Portanto, todos os elementos estruturais diferem por não ocuparem muito espaço e serem móveis, pois são fáceis de reorganizar, alterando a configuração da sala e o número de compartimentos individuais.

Os fabricantes oferecem uma grande variedade de telas, shoji e fusuma. O perfil de divisórias e portas é composto por:

  • cerejeira ou árvore vermelha - essas são opções caras de elite,
  • material folheado ou laminado,
  • aço, decorado com filme semelhante a madeira,
  • plástico de alta qualidade
  • alumínio.

As pastilhas transparentes e translúcidas são feitas de plástico, vidro e, é claro, papel especial. Muitas vezes, eles são decorados com imagens de animais, paisagens, hieróglifos.

O principal princípio do interior japonês é a leveza e a leveza do espaço

A forma de todas as partições permanece inalterada por muitos séculos: a tela é dividida por jumpers em retângulos ou quadrados onde são inseridos elementos transmissores de luz. Sem divisórias e telas, é difícil imaginar o interior japonês.

Atenção! O quarto japonês não requer as mudanças fundamentais necessárias para criar outros estilos étnicos. A única coisa que não dói, mas apenas dá à sala um entusiasmo adicional, é um nicho.

Os nichos desempenham um grande papel na vida japonesa. Eles têm documentos de valor familiar.

Os nichos desempenham um grande papel na vida japonesa. Eles contêm documentos de valor familiar, pergaminhos com frases sábias ou um poema lindamente escrito e, finalmente, são decorados com ikebans ou estátuas de deuses. Normalmente, os nichos são rasos, até 20 a 30 cm, a altura e a largura podem ser diferentes.

Design de quarto em estilo japonês: Nuances

Importante! Para fazer um quarto no estilo da Terra do Sol Nascente, não é necessário gastar grandes quantias de dinheiro. O gosto e a compreensão da filosofia de vida japonesa permitem que isso seja feito com a ajuda de investimentos insignificantes; algumas dicas no artigo ajudarão.

  1. Paleta de cores. Na foto, o quarto em estilo japonês parece pacífico e conciso. Isto é conseguido através do uso de tons naturais no interior e cores quentes e claras:
  • bege, leite, creme, marfim,
  • castanho
  • cereja
  • cinza
  • bambu, gramado.

É habitual usar no máximo 2 cores no interior.

Para enfatizar a unidade de opostos inerentes ao nosso mundo, o esquema de cores é combinado a partir de cores diferentes

Para enfatizar a unidade de opostos inerentes ao nosso mundo, o esquema de cores é combinado de cores diferentes, por exemplo, preto ou cereja, marrom com bege, grama combinada com branco.

  1. Decoração de chão. Na versão clássica, o piso deve ser de madeira, feito de cedro sólido ou bordo. Em condições modernas, madeira cara pode ser substituída por materiais de imitação de alta qualidade:
  • piso laminado
  • linóleo.

Para o zoneamento do banheiro, que, de acordo com as idéias japonesas, deve ser movido para fora da sala de estar, os designers sugerem o uso de seixos de rios, a partir dos quais é traçado o caminho para o banheiro ou o chão.

Na versão clássica, o piso deve ser de madeira, feito de cedro ou bordo sólido

E mais um elemento necessário - tatami. Eles geralmente medem a área de uma casa japonesa, o tamanho de uma é de 1,5 m2.

Tatami são tapetes quadrados grossos. Cada tapete tem três tapetes de palha costurados. Tatami dourado e com cheiro agradável cobre completamente o chão, nunca é pisado com as pernas calçadas. No entanto, em uma casa européia moderna, você pode substituir com sucesso o tatami por produtos naturais da cor do tapete, colocar tapetes ou deixar o chão sem decoração.

Em uma casa moderna da Europa, você pode substituir com sucesso o tatami por produtos naturais da cor do tapete, que combinam com cores, tapetes ou deixam o chão sem decoração

  1. A decoração das paredes. O interior do quarto em estilo japonês parece calmo e neutro; a foto pode ser vista abaixo, pois materiais sem textura acentuada são usados ​​nas paredes. As cores prioritárias são claras. Para criar um estilo, você pode usar:
  • papel de parede, bambu ou papel, imitando bem papel de arroz, tecido de seda,
  • painéis de madeira que dão a impressão de portas ou divisórias deslizantes com inserções translúcidas,
  • tinta - a pintura monocromática dá a impressão de um espaço conciso; além disso, é uma opção econômica,
  • tecido - tecidos naturais de seda, algodão ou bambu de cores suaves se encaixam perfeitamente no interior.

Não se envolva no desenho de hieróglifos ou desenhos sobre o tema japonês nas paredes

Não se envolva no desenho de hieróglifos ou desenhos sobre o tema japonês nas paredes. Em geral, o quarto deve deixar uma impressão de espaço livre sem detalhes emocionais.

  1. A decoração do teto. Na tradição dos habitantes das ilhas japonesas, a tinta é combinada com o teto para combinar com o revestimento da parede. Os designers oferecem as seguintes opções para decorar o teto do quarto:
  • coloração simples
  • Filme de PVC
  • o teto usando vigas é dividido em quadrados ou retângulos, as vigas podem ser de madeira ou plástico.

Neste último caso, as vigas são selecionadas contrastando a cor do piso e da parede. Note-se que as células criadas dessa maneira reduzirão visualmente a altura da sala; portanto, essa opção é adequada apenas se a altura do teto do quarto exceder 3 m.

Na tradição dos habitantes das ilhas japonesas, a tinta é combinada com o teto para combinar com o revestimento da parede.

  1. Iluminação Europeus e japoneses têm uma compreensão diferente de como uma casa deve ser iluminada. Em japonês, a luz deve ser discreta, sem nitidez, preencher a sala naturalmente. Isso é facilitado por inserções foscas nas portas, a disposição de luminárias e abajures especiais.

Como dispositivos de iluminação no quarto, você pode usar:

  • luzes de teto embutidas com a capacidade de ajustar o grau de iluminação,
  • um lustre central feito de materiais tradicionais - papel de arroz, tecido, bambu,
  • Candeeiros de mesa ou de chão, bem como arandelas não são bem-vindos.

Em japonês, a luz deve ser discreta, sem nitidez, preencher a sala naturalmente

É necessário selecionar dispositivos de iluminação em branco, preto, marrom, com lâmpadas foscas.

De particular importância são os abajures. A Akari, uma estrutura metálica e um abajur de papel de arroz, existe há 150 anos. Tais lâmpadas dispersam a luz brilhante, criando um crepúsculo agradável e relaxante. Pode ser usado em luminárias e luminárias de papel simples.

Akari - uma estrutura metálica e um abajur de papel de arroz - existe há 150 anos

Seleção de móveis

Nas fotos propostas, o design do quarto no estilo japonês é suportado por produtos de móveis selecionados corretamente. Quais são as características que distinguem os móveis adequados para o interior no estilo japonês:

  • baixo
  • tem a forma de um retângulo ou quadrado alongado horizontalmente,
  • sem elementos decorativos nas fachadas,
  • as alças são geometricamente regulares ou ausentes,
  • nas pernas baixas e fortes,
  • feito de madeira.

Segundo a tradição japonesa, é costume dormir diretamente no chão em um colchão especial recheado com futon de algodão. À tarde, o futon limpa no armário.

Nas fotos propostas, o design do quarto no estilo japonês é suportado por produtos de móveis selecionados corretamente

Em um apartamento moderno, você pode substituir o futon por uma cama baixa e larga, colocando-o no centro da sala onde os fluxos de energia mais favoráveis ​​se cruzam.

Uma excelente solução seria instalar uma cama em um pódio baixo especial, que ao mesmo tempo servirá como um local para guardar coisas. Para fazer isso, equipe-o com um sistema de módulos retráteis.

Uma excelente solução seria instalar uma cama em um pódio baixo especial, que ao mesmo tempo servirá como um local para guardar coisas

As mesas de cabeceira também devem caber no interior, o que significa que elas devem ser de madeira, baixas, sem inúmeras prateleiras.

Roupeiros e guarda-roupas são inaceitáveis ​​no estilo japonês. Tudo deve ser limpo no guarda-roupa, cujas portas são estilizadas como paredes ou portas ou em nichos. Melhor ainda é alocar uma sala especial para guardar roupas.

Roupeiros e roupeiros de estilo japonês são inaceitáveis

Têxteis de estilo japonês e cortinas no quarto

As cortinas dão um aconchego ao quarto, portanto, sua presença é necessária. A melhor opção são os painéis de tecido japonês. São feitos de materiais transparentes ou translúcidos leves, como linho ou algodão, além de bambu, juta, palha de arroz. É melhor escolher tecidos lisos de cores claras, para suavizar a luz do sol que entra nas janelas.

As cortinas dão um aconchego ao quarto, por isso sua presença é necessária

O design das cortinas é simples: em uma borda especial, existem vários trilhos aos quais os painéis de tecido, pesados ​​por baixo, são fixados. Essas cortinas se movem horizontalmente, limpando uma à outra.

Se as janelas são estreitas ou localizadas de maneira inconveniente, persianas de tecido horizontais ou verticais de bambu, bem como persianas de tecido, podem ser penduradas nas janelas.

Decorando um quarto de estilo japonês com suas próprias mãos, fotos de possíveis opções são fornecidas no artigo, não se esqueça de outros tecidos

Decorando um quarto de estilo japonês com suas próprias mãos, fotos de possíveis opções são fornecidas no artigo, não se esqueça de outros tecidos. Escolhendo um tapete, vale a pena escolher os produtos que imitam tatami e parecem tapetes ou são feitos de materiais naturais (juta, ráfia, palha, sisal).

Conselhos! A roupa de cama e as colchas são combinadas em tom ou cor contrastante com as paredes.

Vários travesseiros no piso do assento completam o interior. Almofadas são feitas de tecidos naturais - algodão, linho, camurça.

Acessórios de estilo japonês

O laconicismo e a restrição do interior no estilo japonês ainda não rejeitam a presença de elementos decorativos. O principal requisito é uma quantidade mínima com alta qualidade e relevância. Para decoração do quarto apto:

  • bonsai
  • ikebana
  • um vaso com um galho curiosamente curvo,
  • estatuetas
  • pergaminhos de poemas caligráficos
  • gravuras em uma fina baguete de madeira,
  • fãs.

O laconicismo e a restrição do interior no estilo japonês ainda não rejeitam a presença de elementos decorativos

1-2 objetos decorativos não sobrecarregam o espaço e, ao mesmo tempo, acrescentam originalidade e exclusividade à solução interior.

Recursos em estilo japonês

A decoração de interiores com um tema oriental tem várias direções, um pouco semelhantes, mas, em maior medida, significativamente diferentes uma da outra. O estilo japonês se destaca radicalmente devido à sua originalidade. Os recursos da direção incluem os seguintes indicadores:

1. Minimalismo - não há lugar para confusão, paisagens exuberantes e luxo. Espaço livre máximo onde os itens vitais estão localizados. Isso se deve em parte a desastres naturais freqüentes nas ilhas, levando à destruição de edifícios residenciais. Os japoneses não procuram equipar suas vidas com pretensão excessiva.

2. Naturalidade - os materiais naturais prevalecem no arranjo e na decoração, embora em alguns casos sua imitação também seja possível. O mesmo se aplica à paleta de cores, próxima a tons naturais.

3. Luminosidade e arejamento do ambiente - os elementos internos geralmente são pequenos e móveis, e a presença de divisórias de tela móveis permite alterar facilmente a configuração da sala.

Esquemas de cores

Na maioria das vezes, os quartos de estilo japonês são decorados com cores vivas - dessa forma, a atmosfera de paz e tranquilidade necessária para esta sala é alcançada. Paletas usadas de bege, creme, leite, cinza, tons de grama. Para diluir a uniformidade, permita tinta marrom, cereja e preta. O interior usa no máximo três cores, uma das quais é o fundo.

Quarto preto e branco de estilo japonês

Paleta branca e preta é freqüentemente encontrada em interiores de direções orientais. É tradicional, refletindo o desejo eterno dos filósofos de encontrar um equilíbrio entre masculino e feminino, terra e ar.

Paredes brancas com hieróglifos pretos e um tapete "debaixo de uma zebra" ficam ótimas aqui. Você pode desenhar nas cores pretas uma das paredes da sala, por exemplo, na cabeceira da cama, contra a qual contrastarão as mesas baixas brancas.

Decisões mais ousadas se resumem à decoração preta da superfície do teto, que se transforma em paredes brancas e piso cinza. Esta combinação pode ser complementada pelas tonalidades bege presentes no acabamento do piso, paredes divisórias e decoração.

Quarto bege de estilo japonês

O interior do quarto em cores bege é leve e elegante. Ele é capaz de dar um sono calmo e completa paz, apresentando uma paleta natural de tons - exatamente o que você precisa nessa direção. As paredes pintadas originalmente têm uma transição suave do bege claro ao escuro. As paredes podem ser decoradas em uma paleta mais escura que o teto e o piso - isso cria uma diversidade geométrica especial.

Naturalmente, essa cor bege não pode estar presente sozinha, caso contrário, a sala se transformará em uma caixa fechada. Os tons de acompanhamento serão marrom, creme, branco, marfim. Será benéfico olhar para pinturas de bambu nas paredes e cortinas semelhantes, tecidos e móveis em tons de marrom, o design de um teto fosco fosco.

Quarto vermelho de estilo japonês

A cor das cerejas maduras também tem um lugar no interior do leste do Japão. A principal tarefa é determinar sua quantidade. Para aqueles que aderem ao rigor e à concisão, você pode deixar o fundo principal das paredes e do teto branco, o piso em cores bege ou cinza claro e uma paleta vermelha estará presente em um dos painéis de parede, tecidos, abajures. A prioridade dos tons de bege, como os principais, contribuirá para um sono e descanso tranquilos, e os tons de cereja se tornarão adições de sotaque insignificantes.

O design do quarto para naturezas apaixonadas permite preenchê-lo completamente com vermelho. É desejável que as paredes não sejam monofônicas - você pode usar papel de parede com um ornamento japonês, imagens gráficas de uma paleta de cereja mais escura ou mais clara. O teto pode ficar sem luz - a iluminação artificial dará a tonalidade rosada desejada. Móveis pretos ficarão ótimos aqui.

Acabamentos e materiais

Como a filosofia oriental considera os alojamentos um assunto animado, os materiais de decoração devem ser de origem natural. Mas, dado o alto custo, a inacessibilidade e a impraticabilidade de alguns deles, a presença de substitutos artificiais é bastante aceitável.

É habitual que os japoneses andem descalços em casa, portanto, ao escolher um revestimento para o chão, a madeira será preferida. Pode ser substituído por parquet ou laminado de bambu. Grandes telhas monofônicas de cerâmica também podem estar presentes, mas como esse material é bastante frio, será necessário equipar um "piso quente" ou usar um palácio simples.

O design original implica a presença no chão de um tatame feito de vime ou bambu, mas, como são lavados rapidamente, muitas vezes são substituídos por tapetes com desenhos de temas japoneses ou cores neutras.

As paredes

As paredes decoradas com tecido ficarão elegantes e confortáveis ​​no quarto japonês. Painéis de madeira que imitam divisórias deslizantes também ficam ótimos. Opções mais simples são reboco, pintando as paredes com a aplicação de padrões tradicionais, papel de parede. Padrões étnicos, por exemplo, sakura florescendo ou hieróglifos, são apropriados no papel de parede de papel. A melhor maneira de apoiar o estilo ajudará as telas de bambu. Os designers aconselham escolher cores pastel sem uma profusão de cores, limitando-se a uma ou duas cores para decoração. Embora as opções escuras não sejam excluídas, e as paredes com luz vermelha são bastante comuns.

Teto

A primeira coisa a observar no design da superfície do teto é o uso de materiais naturais, de forma retangular e revestimento em cores brilhantes. Existem vários acabamentos de superfície. Freqüentemente usado é a recepção de equipamentos para estruturas de vigas que dividem o plano em quadrados ou retângulos. O espaço entre eles é pintado ou coberto com pano branco, papel de arroz.

O sistema Armstrong com vigas e placas decorativas é semelhante e não menos impressionante. E há um truque: quanto maior a célula, mais amplo o teto parecerá. Outra opção é decorar o teto com um filme ou pano elástico.

Mobília do quarto de estilo japonês

Os móveis do salão são mínimos. No entanto, isso se aplica não apenas aos quartos, mas também ao restante das instalações dos apartamentos do leste japonês. Isso é explicado pelo país densamente povoado, onde cada metro quadrado conta e a aguda falta de espaço.

A cama é o elemento central. Deve ter uma forma retangular agachada, localizada quase no chão como um colchão de futon japonês. Adicionar notas originais ajudará a colocá-lo no pódio com etapas. Os sistemas de armazenamento volumosos são substituídos por guarda-roupas de parede, tipo nicho, por portas de correr em estilo japonês. O interior será complementado por mesas de cabeceira, uma mesa de chá e pequenas prateleiras para bugigangas.

Se a sala for muito grande, você pode dividi-la em zonas usando suas partições deslizantes nacionais favoritas. São molduras de madeira com vidro branco fosco e tábuas perpendiculares que dividem a tela em quadrados ou retângulos. A porta da sala deve ser a mesma.

Decoração e iluminação

Na sala destinada ao descanso, não é necessária iluminação intensa. A luz suave criará a atmosfera necessária de mistério, contribuindo para o relaxamento completo. As lâmpadas têm formas geométricas simples, feitas de vidro, papel de arroz, bambu ou tecido. Se o quarto for pequeno, você pode usar holofotes para o teto. Candeeiros de pé e apliques são menos utilizados, mas, feitos nas tradições nacionais, tornar-se-ão uma decoração da sala.

Você precisa decorar o quarto no estilo japonês com cuidado, sem carregar o espaço. Você pode instalar um vaso de chão com um ornamento nacional, que acomodará galhos de bambu ou ikebana. Nas prateleiras, arrume figuras tradicionais, velas perfumadas, um bonsai.

As paredes serão decoradas com fãs nacionais (geralmente coroam a cabeceira da cama), espadas de samurai, pergaminhos com hieróglifos. Neste último caso, você precisa ser extremamente cuidadoso - antes de colocar a imagem do hieróglifo no interior, é necessário descobrir seu significado.

Quarto pequeno de estilo japonês

Como o design da vida do país do sol nascente implica estrita concisão, isso é ideal para salas pequenas. Móveis baixos e sua quantidade mínima deixarão muito espaço livre. A cama do colchão pode ser colocada no pódio, na qual serão localizadas gavetas para guardar várias coisas. No nicho de uma das paredes, você pode equipar um pequeno armário para roupas, disfarçando-o como uma divisória "shoji", favorita pelos japoneses. É melhor projetar uma sala em bege claro, com cores de leite. Os acentos serão pequenos elementos pretos de decoração em cerejeira.

Design de quarto de estilo japonês - foto

Uma seleção de fotografias ajudará a encher sua imaginação com o espírito da identidade do Extremo Oriente e a decorar com elegância o interior do quarto. Aqui estão várias opções de design no verdadeiro estilo japonês ou mais europeizados. Escolha o que está mais próximo de sua percepção, compreensão do belo e sinta-se à vontade para experimentar. Tenha uma bela vista!