Reparação

Tecnologia de isolamento da fachada com lã mineral para gesso

O aquecimento da casa é a principal tarefa do proprietário que deseja operar sua casa da maneira mais eficiente possível. O isolamento de uma casa de madeira e de pedra do lado de fora permitirá que o desenvolvedor reduza significativamente os custos de aquecimento, economize espaço útil dentro da casa e proteja a casa dos efeitos negativos dos fenômenos atmosféricos e da precipitação.

Um dos métodos mais populares e populares de isolamento térmico da habitação é a tecnologia de isolamento da fachada com lã mineral sob o gesso. Você pode se familiarizar com os recursos, regras, ferramentas e estágios da instalação do minvata para gesso abaixo.

O que é lã mineral?

Ao contrário da lã para trabalhos de interior, a lã mineral da fachada é mais densa e hidrofóbica (repele a água). A lã mineral para isolamento do lado de fora de uma casa de madeira, tijolo e outras casas é produzida exclusivamente na forma de lajes com dimensões dos tipos 0,6x1,2 me 0,5x1 m.A espessura do material pode ser de 5, 10, 15 cm.O tipo mais popular são as placas de lã mineral de 10 centímetros .

O Minvata está disponível em três variedades:

Ao mesmo tempo, a lã de vidro de basalto, devido ao seu baixo nível de condutividade térmica, é considerada a melhor opção para isolamento fora de uma casa de madeira.

Prós e contras do uso de lã mineral para isolamento ao ar livre em casa

A popularidade do isolamento se deve principalmente a:

  • baixa condutividade térmica do material e, portanto, altas características de isolamento térmico,
  • excelente isolamento acústico
  • um bom nível de segurança contra incêndio (afinal, a lã mineral não suporta combustão),
  • permeabilidade ao vapor (fornece "respiração" em casa, o que é especialmente importante se a casa não for de madeira, mas de pedra),
  • resistência a fungos e roedores,
  • respeito pelo meio ambiente e segurança do material (substâncias nocivas são liberadas somente quando aquecidas acima de 300 ° C),
  • simplicidade da tecnologia de instalação.

O isolamento térmico da fachada com a ajuda de lã mineral pode ser feito independentemente

As desvantagens são:

  • uma mudança no volume do isolamento e a aparência de rachaduras nele (ocorre apenas quando não há camada de reforço),
  • se a lã mineral não for tratada com uma solução hidrofóbica, todas as suas características de isolamento térmico serão inúteis, pois absorve a umidade quase instantaneamente.

Preparação da superfície da fachada

Antes de iniciar o trabalho com isolamento e gesso, é necessário limpar a superfície das paredes contra manchas de óleo e sujeira e nivelá-las. Segundo a tecnologia, todos os elementos metálicos que podem enferrujar podem ser removidos das paredes externas. Se estes são elementos metálicos estrategicamente importantes, o oxigênio deve ser fornecido sob o gesso, ou seja, isso impede imediatamente o uso de emplastros à base de acrílico.

O material para isolamento deve ter baixa condutividade térmica. Portanto, a lã mineral, ou seja, sua variedade com uma densidade de 140 kg / m², se encaixa perfeitamente.

Se nas paredes houver restos do revestimento antigo, seja tinta, gesso ou qualquer outra coisa, você não poderá colocar isolamento sob o gesso.

Antes de iniciar o aquecimento, vale a pena usar o sag para indicar os limites das zonas. Cabos de nylon resistentes à curvatura, puxados entre os pinos da válvula (esses pinos devem ser removidos, portanto, não os aperte com muita força), fixados no ponto indicado na posição vertical, horizontal e na diagonal.

Os slots são instalados para avaliar a geometria da parede.

Uma vez instalado o flac, fica muito mais fácil avaliar a geometria da parede. A folga precisa ser fixada para que se afastem pelo menos 1 cm da lã mineral. Após a parede ser marcada, você pode prosseguir com a instalação dos perfis de guia.

Tecnologia e as principais etapas do aquecimento

O isolamento da lã mineral com seu subsequente fechamento com gesso deve ser realizado em várias etapas.

Existem três estágios básicos:

  1. Instalação de isolamento.
  2. Reforço.
  3. Realização de acabamentos decorativos.

Esquema de bolo de isolamento com a instalação de lã mineral

Antes de tudo, é necessário montar um perfil de base ou uma barra na parede, que será o guia de suporte para a primeira linha de material de isolamento; além disso, controlará o espaço entre a linha inferior da lã mineral e a parede e também protegerá a lã mineral da penetração de roedores e pragas. Também é importante que os perfis protejam a camada de gesso da deformação mecânica e encaixem firmemente o gesso com juntas de expansão.

O isolamento das fachadas é realizado com lã mineral com uma densidade de 140 kg / m². A fixação da lã mineral nas paredes dos mancais da fachada é realizada com buchas ou cola especial.

Depois disso, sob o perfil diretamente na lã mineral, vale a pena prender uma tira de malha de reforço (largura de 25 a 35 cm). Após o reforço ser colado à lã mineral, a borda inferior dessa malha pode ser enrolada em um perfil que isola completamente e torna o isolamento monolítico. A malha de reforço é fixada à lã mineral usando gesso reforçado com adesivo.

A malha de reforço evita que a lã mineral entre em colapso

Para decorar placas de lã mineral, você pode usar gesso decorativo em uma base de silicato, mineral, acrílico ou silicone. Depois que o gesso secar, é possível aplicar tinta com qualquer esquema de cores geral adequado da fachada colorida.

É imperativo que todos os materiais utilizados no trabalho se encaixem em todos os aspectos.. Por exemplo, o isolamento térmico e o gesso devem ser combinados entre si em relação ao parâmetro de expansão térmica, ter o mesmo coeficiente de condutividade térmica e aproximadamente o mesmo nível de higroscopicidade. Se você ignorar as regras de compatibilidade de materiais, o gesso rachará e desmoronará extremamente rapidamente, e o isolamento reduzirá sua eficácia.

Para garantir problemas com a compatibilidade de materiais, você pode adquirir um sistema de isolamento de fachada pronto. Os fabricantes mais populares no mercado são Roockwool, Knauf, Atlas e Ceresit. No entanto, vale lembrar que mesmo o uso de isolamento de fachada acabado não exclui a necessidade de seguir as regras e os princípios de segurança da instalação do sistema. Caso contrário, você apenas joga dinheiro fora.

Como conduzir isolamento de fachada com lã mineral para gesso

Isolar o edifício com lã mineral e aplicar uma camada de gesso é bastante difícil.O isolamento da fachada com lã mineral é realizado principalmente usando a tecnologia "fachada molhada". O trabalho é realizado de acordo com algumas regras vinculativas.

Recursos de tecnologia

A fachada pode ser isolada com pedra, fibra de vidro ou lã mineral de basalto. Os materiais apresentados não têm medo de fogo e isolam significativamente as paredes. O material, além do isolamento térmico, isola bem o ruído.

A tecnologia de isolamento de fachadas deve ser realizada com uma umidade do ar inferior a 80%. Sob condições ambientais adversas, a instalação do material é impraticável, ele começará a desmoronar.

O isolamento de lã mineral com fechamento de gesso é um esquema de várias camadas

Minvata não é colocado mesmo à temperatura ambiente acima de + 30 ° C. Nesse caso, o material pode se expandir. A instalação de material expandido leva ao fato de que, após o resfriamento, encolhe e viola a integridade da parede.

O que é lã mineral

A lã mineral da fachada é hidrofóbica e densa em comparação com a lã de interior. Repele a água e é fornecida apenas em fogões. O uso de tapetes não é proibido, mas sua densidade deve atingir 80 kg / m², o que é raro. As dimensões das placas são de dois tipos - 0,5x1 me 0,6x1,2 m. A espessura do material varia, existem 5, 10, 15 cm. Uma opção de execução é o uso de placas de 10 centímetros.

A lã mineral da fachada é hidrofóbica e densa em comparação com a lã interna.

Os seguintes tipos de materiais são diferenciados - pedra, fibra de vidro e lã mineral de basalto. Cada um dos materiais apresentados é incombustível e à prova de fogo.

Vantagens e desvantagens

O isolamento de lã mineral tem várias vantagens:

  • o material é caracterizado por excelentes propriedades de isolamento térmico,
  • lã mineral tem uma estrutura porosa que absorve perfeitamente o ruído,
  • o isolamento é incombustível e não se inflama em caso de incêndio, a temperatura de fusão do material atinge + 1000 ° C,
  • roedores não demonstram interesse em lã mineral,
  • alta permeabilidade ao vapor, o vapor atinge o isolamento, o condensado é eliminado,
  • resistência ao estresse mecânico, uso prolongado, diferentemente do poliespuma.

O isolamento de lã mineral tem muitas vantagens, e o preço do material é bastante baixo. O uso do material apresentado é prático e econômico.

A fachada pode ser isolada com pedra, fibra de vidro ou lã mineral de basalto. Os materiais apresentados não têm medo de fogo e isolam significativamente as paredes

Existem falhas

A fachada isolada com lã mineral apresenta algumas desvantagens. Por exemplo, de acordo com estudos, verificou-se que substâncias na composição do material são perigosas para a saúde humana e animal. As empresas que produzem isolamento dizem que sua composição contém elementos tóxicos em pequenas doses, mas na prática nem sempre é esse o caso. Ao comprar produtos para isolamento, vale a pena prestar atenção se há uma marcação nele - "Tested by Rospotrebnadzor" ou outras organizações envolvidas no controle de materiais.

A compra de isolamento para a fachada deve ser realizada por fabricantes confiáveis, impondo requisitos rigorosos à qualidade do produto. Somente dessa maneira o risco de envenenamento por substâncias perigosas será minimizado.

Trabalho preparatório

A fachada do gesso deve ser lisa e limpa. O trabalho de isolamento e acabamento começa com a limpeza da superfície das paredes. É suposto eliminar das paredes todos os elementos metálicos que podem enferrujar devido ao isolamento e à falta de ar. Se for impossível eliminar o metal, não use gesso acrílico, que bloqueia a penetração de oxigênio.

O aquecimento envolve a instalação de um isolador térmico com baixo coeficiente de condutividade térmica do gesso. Na maioria dos casos, é usada lã mineral com densidade de 140 kg / m²

Sob o gesso, o isolamento não é colocado se houver revestimentos antigos nas paredes - tinta e gesso velho. Fluidos de óleo, sujeira e poeira devem ser removidos. Apenas uma superfície limpa é adequada para o trabalho.

A tecnologia do isolamento envolve a designação de limites de flacidez das zonas. O Sag é feito de cordões fortes fixados nas posições horizontal, vertical e diagonal na área designada. Após a instalação dos cabos, é formado um tipo de mapa, segundo o qual é possível avaliar a geometria da parede. A folga deve sobressair 1 cm do nível de isolamento. O próximo passo na instalação sob o gesso do isolador de calor é a fixação dos perfis de guia.

Etapas de instalação

O isolamento de lã mineral com fechamento de gesso é um esquema de várias camadas. Destacam-se três camadas de base - isolantes térmicos, reforçadores e decorativos:

  1. Camada de isolamento térmico. O aquecimento envolve a instalação de um isolador térmico com baixo coeficiente de condutividade térmica do gesso. Na maioria dos casos, é usada lã mineral com uma densidade de 140 kg / m². É fixado à estrutura de suporte das paredes usando cola ou cavilhas especiais.
  2. Camada de reforço. A tecnologia de aplicação da camada consiste em fixar o gesso reforçado com adesivo na lã mineral, na qual é aplicada uma forte malha de construção.
  3. Camada decorativa. Como revestimento, o reboco decorativo é usado com base de silicone, silicato, mineral ou acrílico. Usando tintas para fachadas, a camada decorativa pode receber qualquer aparência que corresponda à idéia do designer.

Durante a instalação, são necessários perfis especiais que fornecem proteção de isolamento. Eles são capazes de reforçar os cantos da casa, proteger a camada de gesso do estresse mecânico e também possibilitam unir a camada de gesso às juntas de expansão.

Sob o gesso, o isolamento não é colocado se houver revestimentos antigos nas paredes - tinta e gesso velho. Fluidos de óleo, sujeira e poeira devem ser removidos.

Importante! Todos os materiais utilizados durante a operação devem ser adequados entre si em termos de características. O gesso, o isolamento térmico e outros elementos devem ser combinados entre si, ter indicadores comuns de expansão térmica, higroscopicidade, condutividade térmica e outras características. Se a combinação de materiais não for seguida, o gesso falhará rapidamente e todo o sistema de isolamento será ineficaz. É mais fácil comprar um sistema de isolamento pré-fabricado certificado por um certificado estadual.

Uma ampla gama de sistemas de isolamento de fachada pré-fabricados é apresentada no mercado da construção. As empresas manufatureiras mais populares são a Atlas, Knauf, Roockwool, Ceresit. O uso de produtos certificados aumenta as chances de sucesso, mas as regras para instalação do sistema devem ser seguidas.

Isolar o edifício com lã mineral e aplicar uma camada de gesso é bastante difícil, mas possível. É importante preparar adequadamente as paredes e escolher materiais que se combinem de acordo com suas características, para que tudo dê certo.

Como gesso em lã mineral

O reboco mineral é considerado um dos métodos mais eficazes e econômicos de aquecer as fachadas dos edifícios para diversos fins. Os materiais modernos tornam possível combinar material higroscópico e operação úmida para obter um bom resultado. A tecnologia de isolamento térmico da fachada com lã mineral para gesso ganhou popularidade justamente com o advento da possibilidade de tal combinação.

Por que fazer isolamento de fachada

O isolamento de fachadas tem dois objetivos:

  • O primeiro, bastante óbvio - aumento da temperatura ambiente, aumentando o conforto da vida e reduzindo os custos de aquecimento.
  • O segundo objetivo não é tão óbvio, mas é ainda mais importante que o primeiro. O fato é que paredes frias causam condensação em sua superfície. A umidade penetra na espessura do material da parede, congela e gradualmente os separa por dentro, o que mais cedo ou mais tarde causará destruição. Se você aumentar a temperatura das paredes, a condensação não ocorrerá e o problema desaparecerá. A principal tarefa é destacar o ponto de orvalho (área de condensação). Para a conclusão correta do ponto de orvalho, você precisa usar um aquecedor de espessura suficiente.

Isopor (isopor)

O material é líder entre os aquecedores, pois é o mais barato, retém o calor da melhor forma e praticamente não carrega as paredes. Recomendamos que você leia mais sobre o isolamento com poliestireno expandido e isopor para reboco.

A desvantagem da espuma é a baixa permeabilidade ao vapor., que deve ser compensado pela criação de ventilação eficaz dentro da casa para remover o vapor.

Minvata

Em particular, lã mineral de basalto (pedra). A melhor opção é uma placa de lã mineral, com rigidez suficiente para facilitar a instalação.

Este material possui boas propriedades de isolamento térmico, alta permeabilidade ao vapor, é quase a melhor opção para isolamento ao ar livre.

Ao mesmo tempo, a lã mineral tem a capacidade de absorver água, portanto, para o funcionamento qualitativo do isolamento, é necessária uma camada de impermeabilização externa (geralmente é recomendável instalar uma membrana de impermeabilização que libere vapor para fora, mas não permite a passagem de umidade).

Ecowool

É feito a partir de resíduos de celulose. Baixo custo, mas material orgânico, que contribui para a manifestação de várias manifestações biológicas - deterioração, mofo, etc.

Além disso, a ecowool é aplicada usando equipamento especial, o que reduz drasticamente seu uso como aquecedor de paredes.

Espuma de poliuretano

É utilizada espuma líquida de poliuretano, instalada com a ajuda de unidades de pulverização especiais. O procedimento é bastante complicado e requer o envolvimento de especialistas. Além disso, a espuma de poliuretano é praticamente impermeável ao vapor, o que reduz seu valor para uso externo.

Ao mesmo tempo, as qualidades de isolamento térmico do material são muito altas, a aplicação nas paredes é muito densa, sem folgas, rachaduras, etc. O custo do material é alto, o que é uma limitação adicional.

Penoplex, EPS

O material é um tipo de espuma, mas a tecnologia de produção é diferente. Com excelentes propriedades de isolamento térmico e impermeabilização, o material tem permeabilidade a vapor zero, o que torna seu uso um pouco limitado devido à necessidade de organizar métodos de ventilação para remover o vapor da sala.

Ótimo para aquecer o porão e partes submersas do edifício.

Penoizol

O penoizol também é uma modificação da espuma. Possui excelentes propriedades de isolamento térmico, um material muito leve que não cria carga nas paredes.

A desvantagem é a necessidade de aplicação usando equipamento especial. Além disso, uma desvantagem significativa é o encolhimento durante a solidificação, que pode causar vazamentos, lacunas ou lacunas.

Existem muitos tipos de isolamento, esta lista não indica intencionalmente compostos orgânicos, pois eles são um ambiente favorável para insetos, roedores, mofo ou fungos que aparecem neles, etc. Todos esses fatores reduzem drasticamente a qualidade de trabalho dos materiais, o que os torna indesejáveis ​​para uso em um edifício residencial.

Que tipo de isolamento é ideal para reboco de fachada

Então, qual isolamento escolher? Requisitos básicos para materiais de isolamento ao ar livre:

  • Formulário fácil de instalar.
  • Rigidez suficiente do material, permitindo montá-lo sem o uso de equipamento adicional.
  • Elevadas qualidades de isolamento térmico.
  • Preço baixo

Além disso, o método de instalação para ambos os materiais é exatamente o mesmo que o método de acabamento.

Como calcular a espessura do isolamento

O cálculo da espessura do isolamento não é uma tarefa fácil.

Primeiro, a resistência ao calor da parede externa é determinada pela fórmula:

R1, R2, R3 é a resistência à transferência de calor de todas as camadas da parede (assumimos convencionalmente que existem três delas, embora na prática possa ser mais ou menos).

α (c) e α (n) são os valores de transferência de calor da superfície interna e externa da parede, respectivamente.

Então, o valor mínimo de resistência térmica é calculado pela fórmula:

δ é a espessura da camada.

λ é a condutividade térmica do material.

Depois disso, os resultados devem ser comparados. Se Rmin tiver sido menor (ou igual a) Rpr, a parede não precisará de isolamento. Caso contrário, o valor mínimo é maior que o calculado, então a diferença ΔR é o valor determinante para determinar a espessura do isolamento (δS), que é encontrado pela fórmula:

O método de cálculo é bastante complicado devido à necessidade de procurar dados e valores específicos para cada região, usar SNiPs ou outros materiais de referência. Tudo isso é bastante difícil para uma pessoa despreparada, que gera erros que anulam todos os esforços.

É mais fácil recorrer a calculadoras online, que fornecerá rapidamente o valor necessário, você só precisará inserir alguns dados sobre o material das paredes e o isolamento selecionado.

Se não houver absolutamente nenhum desejo de fazer esses cálculos, você poderá recorrer ao método mais simples (e mais comum): basta usar um isolamento de 5 cm de espessura. Este valor é o mais comum, é adequado para quase todas as regiões (com exceção do norte ou caracterizado por fortes geadas).

Montagem do isolamento ideal selecionado na parede

Instalação de isolamento em tempo seco a uma temperatura de + 5 ° a + 30 °. Essa faixa é mais adequada para adesivos e para pessoas instalando.

As opções mais ideais são lã mineral de poliestireno ou laje de basalto. Em termos de qualidades físicas (resistência, dimensões, etc.), os dois materiais estão próximos um do outro, portanto, o procedimento de instalação para eles é quase o mesmo:

  • A fachada é limpa de luzes externas, declives, canos de esgoto e outros acessórios.
  • Tinta velha ou outro revestimento é removido.
  • Inspeção da superfície da parede. Rachaduras, amolgadelas ou outros defeitos detectados devem ser removidos; em casos especialmente difíceis, até o reboco é utilizado. O tamanho máximo da "onda" da superfície é de 1 cm por 1 m de comprimento.Se houver áreas em ruínas, é usado um primer de penetração profunda.
  • A instalação do isolamento começa. Como suporte para a linha inferior de placas perfil especial recomendado, que facilitará a fixação do isolamento e fornecerá horizontal. As placas são instaladas em cola especial, aplicada na parede, nivelada imediatamente com uma espátula dentada. Em seguida, a placa de isolamento é pressionada contra a parede para um contato firme e fixado com cavilhas especiais - fungos.
  • A colocação de lajes é feita da forma mais densa possível, não devendo haver lacunas ou lacunas entre as lajes.
  • A próxima linha se empilhade modo que as juntas das placas da primeira linha se sobreponham à placa inteira da seguinte.

Posteriormente, o perfil de metal servirá como guia para a regra de gesso. e fornecerá um plano uniforme de cobertura. Este método é usado em fachadas de uma área grande, onde a possibilidade de erros na aplicação de gesso é muito alta.

Estrutura secional

Tecnologia de gesso do isolamento selecionado

A ordem de aplicação do gesso é a mesma para quase todos os tipos de isolamento.

Você deve concluir as seguintes etapas:

  • A superfície do isolamento é coberta com uma camada de cola usando uma espátula dentada. Imediatamente no topo da camada de cola, uma malha de reforço é colocada e levemente pressionada na cola para imersão e aperto completos da conexão. Uma massa adicional é feita no topo para compactação, o fortalecimento final da camada de reforço.
  • O adesivo é envelhecido para um endurecimento completo.
  • Uma camada de gesso decorativo é aplicada de acordo com a tecnologia aprovada para o tipo selecionado. As instruções geralmente são anexadas à mistura (impressa na embalagem ou em um livreto separado).
  • Se necessário, após a secagem do gesso, é produzida uma camada simples ou dupla pintura de superfície.

Reforço e reboco

O aquecimento da superfície externa das paredes é uma operação importante e muito útil do ponto de vista de preservar o material das paredes e melhorar o conforto dos moradores da casa. A principal tarefa do proprietário é a escolha do material para isolamento, tempo adequado para o trabalho e conformidade com a tecnologia de instalação do isolamento e aplicação de gesso decorativo.

A opção é bastante demorada e mais cara em comparação com os métodos de acabamento “seco”, mas o resultado parece muito sólido, nobre, o que justifica repetidamente os custos e esforços.

A essência do método

Atualmente, a chamada fachada úmida está cada vez mais sendo equipada, que é um revestimento de fachada feito de isolamento térmico coberto com uma fina camada de gesso. Lã mineral (lã mineral) é o isolamento mais comum usado neste projeto. A essência da tecnologia reside no fato de que o isolamento térmico é aplicado à parede na forma de placas, que são fixadas e protegidas por uma mistura de gesso de composição diferente.

O isolamento da fachada com lã mineral sob o gesso foi testado em estruturas com paredes de vários materiais. É utilizado com sucesso em paredes de concreto monolítico e celular, tijolo, vigas de madeira, madeira compensada, OSB. A aplicação desta técnica pode reduzir os custos de construção, proporcionando o isolamento necessário do edifício e uma aparência atraente. Ao mesmo tempo, o próprio gesso decorativo pode ser o revestimento externo da fachada ou tornar-se uma base perfeitamente lisa para qualquer tipo de revestimento.

O objetivo do gesso é proteger o material abaixo dele de fatores externos e, após a cura da composição, a camada de impermeabilização necessária é formada. No entanto, no processo de aplicação do gesso, o componente aquoso da solução penetra na lã mineral, o que prejudica sua capacidade de isolamento térmico. O isolamento térmico de duas camadas ajuda a reduzir esse efeito negativo, e a camada externa é formada por folhas finas, mas muito densas, de lã mineral (densidade não inferior a 140 kg / m³).

A escolha da composição do gesso

O reboco de fachada pode ser feito com diferentes soluções. Os seguintes tipos de soluções podem ser usados ​​para formar uma camada fina e durável (até 3 mm de espessura):

  1. Gesso acrílico. É implementado em um estado pronto para uso. Possui propriedades positivas: resistência a choques mecânicos e à abrasão, endurecimento rápido, resistência à água, variedade de cores e resistência à tonalidade das cores. Em combinação com lã mineral, raramente é usada, porque não possui permeabilidade ao vapor, não é resistente à exposição prolongada à luz solar direta. Além disso, tende a espanar rapidamente.
  2. Reboco à base de minerais à base de cimento branco. Disponível na forma de misturas secas para posterior mistura com água. Possui boa permeabilidade ao vapor, o que é importante ao usar lã mineral. Possui alta durabilidade e baixo custo. As desvantagens incluem as seguintes características: gama de cores limitada, configuração excessivamente rápida, o que força o uso da solução por 3-3,5 horas.
  3. Gesso de silicone. É implementado na forma finalizada. Bom para cobrir lã mineral. Características positivas: permeabilidade ao vapor, alta resistência mecânica, capacidade de fabricação, auto-limpeza na chuva, possui uma ampla paleta de cores. A principal desvantagem é o alto custo.
  4. Gesso em polissilício ou silicato. Disponível pronto para uso. Em todos os aspectos, é bastante adequado para o revestimento de lã mineral. As desvantagens incluem algumas limitações de cores e dificuldades de aplicação.

Assim, há uma grande variedade de materiais, dando a você a oportunidade de escolher. Nesse caso, todas as misturas são adequadas, exceto para rebocos à base de acrílico. Para economizar dinheiro, uma composição de cimento mineral é frequentemente usada, mas esse gesso geralmente é pintado na cor certa.

Reboco

A tecnologia para organizar uma fachada úmida implica a formação de três camadas principais - isolamento térmico, reforço e gesso. Se necessário, um revestimento protetor ou decorativo adicional é aplicado na parte superior.

Como isolamento térmico, a lã mineral é usada para gesso na forma de placas. Na maioria das vezes, duas camadas são colocadas com uma espessura total de 12 a 16 cm e a superfície da parede é pré-preparada. As placas de lã mineral são revestidas com uma fina camada de cola para aumentar a resistência à água. São fixados à parede com cola especial e fixados adicionalmente com buchas.

Tendo isolado a fachada, precisamos pensar na força do revestimento. Para este fim, é aplicada uma camada de reforço de uma malha de fibra de vidro de alta resistência com maior resistência a álcalis. Esse reforço resolve 2 problemas: fortalece o revestimento e fornece adesão confiável entre as camadas de todo o sistema.

O gesso externo é aplicado com uma camada muito fina (cerca de 3 mm) e, portanto, é importante nivelar cuidadosamente a superfície da parede da fachada. Um primer adesivo muito fino é aplicado sobre a malha. Essa mistura deve combinar bem com o material de gesso e, como regra, ser incluída no kit. Se a mistura for selecionada incorretamente, a adesão será fraca e o revestimento da fachada se deteriorará rapidamente. Após o endurecimento e o nivelamento do primer, a composição do tipo selecionado é aplicada.

É dada atenção especial aos cantos da parede, bem como às bordas das janelas e portas. Uma malha de reforço adicional é montada nesses locais. O trabalho em uma temperatura do ar abaixo de 5 ° C não é recomendado.

O gesso de lã mineral, ou a chamada fachada úmida, é considerado um método moderno. Ele fornece proteção contra influências externas e cria a aparência necessária. A durabilidade do revestimento depende da escolha correta dos materiais e de sua compatibilidade, bem como da conformidade com a tecnologia.

Como isolar a fachada com lã mineral você mesmo

Saudações a vocês, queridos leitores! O tópico do artigo de hoje é a tecnologia do isolamento de fachadas com lã mineral. A lã mineral pode ser chamada de aquecedor sem exagero - "fígado longo".

Apareceu nos anos 70 do século passado e ainda é frequentemente usado para criar isolamento de edifícios residenciais e instalações industriais.

Qual é o segredo deste isolador térmico? Qual é a tecnologia de isolamento da fachada com lã mineral para gesso? Como fazer isolamento com fachadas de lã mineral? Vamos contar no artigo.

Materiais e ferramentas necessários

Como isolar a fachada de uma casa com lã mineral? O isolamento térmico de fachadas com uma miniplaca começa com o cálculo da quantidade necessária de materiais de construção: lã mineral em chapas ou rolos, cola para azulejos ou fachadas, primer para tratamento de paredes, cavilhas de pregos do tamanho certo, malha de reforço. Separadamente, são considerados os materiais necessários para criar a camada decorativa final.

Ferramentas que serão necessárias para a implementação de isolamento externo:

  • furador ou britadeira - para nivelar a superfície,
  • escovas largas ou rolo - para aplicar um primer,
  • um batedor, um misturador, um bico especial em um perfurador - para agitar a composição adesiva,
  • espátulas de vários tamanhos,
  • faca de papel de parede para cortar malha de reforço.

Além disso, você precisará de ferramentas para completar a camada decorativa. Se estamos falando de gesso, você precisa de espátulas, raspadores, espátulas ou rolos.

Instruções passo a passo para aquecimento

Para fazer o isolamento da fachada com lã mineral com suas próprias mãos, você precisa conhecer todas as etapas do trabalho e o procedimento para sua implementação; em resumo, você deve ter instruções. Abaixo iremos fornecer a você.

As instruções passo a passo para criar um sistema de isolamento térmico usando lã mineral incluem os seguintes itens:

  1. Preparação da superfície da fachada, que consiste em fechar rachaduras antigas, eliminar lascas, saliências. Para fazer isso, use uma britadeira ou furador. E também as paredes devem ser limpas de detritos e sujeira. Na presença de corrosão e mofo, esses depósitos devem ser removidos. A parede é preparada com uma escova larga.
  2. Preparação de adesivo. A maioria das formulações é vendida como pó seco, que deve ser diluído com água e bem misturado. As proporções devem ser rigorosamente observadas, conforme indicado na embalagem pelo fabricante.A mistura de cola é realizada por um nimbus ou um bico especial no perfurador.
  3. Começamos a colar as placas por baixo, enquanto a primeira fila (inferior) de placas deve ser apoiada por suportes especiais de madeira. Isso deve ser feito porque a lã mineral é um material pesado e pode "mover-se" da parede com o tempo, interrompendo toda a estrutura de isolamento térmico. É aconselhável usar barras de madeira como backups.
  4. A colagem das placas de isolamento ocorre da seguinte forma: o adesivo é manchado ao redor do perímetro da placa e uma faixa de 5 a 10 cm de largura no meio, a placa é aplicada na fachada e pressionada com força, presa com cavilhas e pregos nos cantos e duas unhas no meio.
  5. As placas são presas com o método de junta a junta o mais firmemente possível. A próxima camada superior é escalonada em relação à parte inferior. As juntas são manchadas com adesivo.
  6. Em uma placa de isolamento fixo, aplica-se 2-3 mm de cola, na qual a malha de reforço é “embutida”. O excesso de malha é aparado com uma faca de papel de parede.
  7. A camada decorativa desejada é aplicada sobre a camada de reforço.

Como camada decorativa final, de frente para os azulejos das fachadas, podem atuar pedras naturais e artificiais. A maneira mais simples e econômica - o dispositivo da camada de gesso com a pintura subsequente.

Medidas de segurança

A tecnologia de isolamento de lã mineral requer conformidade com as regras de segurança. O fato é que, apesar do alto desempenho ambiental, o trabalho com isolamento de lã mineral pertence ao grupo de trabalhos perigosos. A razão para isso é a disseminação de pequenas partículas de material no ar que, instalando-se nos pulmões de uma pessoa, levam a doenças graves.

Por isso, ao aquecer a fachada da casa com lã mineral, é necessário usar luvas e um respirador, além de impedir que partículas entrem nas mucosas e nas áreas abertas da pele.

No final do trabalho, todas as ferramentas devem ser bem lavadas e, ao redor da área isolada, é aconselhável limpar usando um aspirador de pó industrial ou uma vassoura molhada (vassoura).

Recursos e benefícios

Minvata é uma laje fibrosa com dimensões 60x120 e 50x100 cm, espessura dos produtos de 5, 10 e 15 cm e as lajes de dez centímetros são as mais populares. Essa espessura é suficiente para usar o material em condições climáticas adversas, sob a influência de temperaturas congelantes e uma grande quantidade de precipitação.

A densidade das fibras das lajes das fachadas é ligeiramente superior à do material destinado à decoração de interiores e corresponde a 130 kg / m3. Alta densidade e elasticidade da lã mineral são condições necessárias para sua instalação sob o gesso. As placas devem suportar o peso da solução aplicada e manter sua qualidade original quando secar.

Devido ao fato de a maior parte do país estar localizada em uma zona de clima frio, a lã mineral está em alta demanda no mercado interno de materiais de construção.

A popularidade do material se deve a inúmeras vantagens inegáveis:

  • As excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico do algodão garantem a preservação do calor a temperaturas inferiores a 30 graus e protegem a casa de maneira confiável do barulho da rua,
  • A alta resistência ao fogo e a incombustibilidade do material garantem completa segurança contra incêndio das placas, que começam a derreter apenas a uma temperatura de 1000 graus,

  • Roedores, insetos e outras pragas não demonstram interesse em lã mineral; portanto, sua aparência é excluída,
  • A excelente permeabilidade ao vapor contribui para a remoção de umidade e a rápida eliminação de condensado,
  • A resistência a impactos mecânicos moderados aumenta significativamente a vida útil da fachada e torna o uso de algodão mais preferível do que o uso de espuma,

  • A ausência da necessidade de isolamento térmico adicional de costuras interpanel resolve o problema da perda de calor em edifícios de painéis grandes,
  • O baixo custo e a disponibilidade do material permitem concluir grandes áreas com um custo mínimo.

As desvantagens da lã mineral incluem a presença de formaldeídos em sua composição, que têm um impacto negativo na saúde e no bem-estar de outras pessoas. Ao comprar, você precisa ter um certificado de conformidade e marcação do órgão regulador. Isso ajudará a evitar a aquisição de produtos de baixa qualidade e garantirá a segurança das matérias-primas.

A instalação de lã mineral deve ser realizada usando equipamento de proteção individual. As desvantagens incluem a necessidade de tratar as placas com uma composição hidrofóbica. Se isso não for feito, o algodão nutrirá a umidade e perderá suas qualidades de isolamento térmico.

A lã mineral está disponível em três versões, que diferem em composição, finalidade e desempenho.

  • Lã de vidro. É feito de areia, refrigerante, bórax, dolomita e calcário. A densidade da fibra é de 130 kg por metro cúbico. O material é capaz de suportar cargas pesadas, possui um limite de estabilidade térmica de 450 graus e condutividade térmica de até 0,05 W / m3.

As desvantagens incluem a volatilidade dos componentes de fibra pequena, o que requer o uso de um respirador e luvas durante a instalação. O algodão pode ser equipado com papel alumínio ou fibra de vidro, o que reduz ligeiramente a atomização da fibra e aumenta a proteção contra o vento.

  • Algodão de pedra (basalto). É feito de rochas vulcânicas de lava e possui uma estrutura porosa. As características de economia de calor e isolamento acústico da lã de rocha superam as de outros tipos, tornando o material líder na demanda do consumidor em seu segmento. As vantagens deste tipo incluem estabilidade térmica de até 1000 graus, alta resistência ao estresse mecânico e a presença de substâncias hidrofóbicas na composição, o que permite que você faça sem processamento adicional das placas com compostos repelentes de água. As desvantagens incluem a presença de formaldeído e a incapacidade de usar algodão para decoração de interiores.
  • Algodão de escória. Na fabricação de placas, são utilizados resíduos metalúrgicos de escória. A textura das fibras é solta, com um bom índice de isolamento térmico. As vantagens incluem baixo custo e maiores propriedades de economia de calor.

As desvantagens incluem a alta absorção das fibras, razão pela qual a lã de escória precisa de um tratamento impermeabilizante impermeável e não pode ser usada para isolar edifícios de madeira. Nota-se baixa resistência à vibração e aumento da residualidade ácida.

Para a instalação de lã mineral sob o gesso, recomenda-se o uso de tipos especiais de fachada: placas universais Ursa Geo e Isover e placas rígidas Isover- “fachada de gesso” e TS-032 Aquastatik. Ao escolher o algodão para o trabalho ao ar livre, é necessário levar em consideração a marca do material. Para "fachadas úmidas", é recomendável adquirir as marcas P-125, PZh-175 e PZh-200. Os dois últimos tipos possuem poderosos indicadores de desempenho e podem ser utilizados para revestir qualquer tipo de estrutura, incluindo superfícies metálicas e de concreto armado.

Tecnologia de montagem

Antes de prosseguir para a fachada, você precisa preparar a superfície da parede. Para isso, é necessário limpar os contaminantes do óleo e desmontar os elementos metálicos. Se não for possível removê-los, eles devem receber um fluxo constante de ar, o que evitará sua corrosão e destruição prematuras. Nesta situação, você deve abster-se de usar gesso acrílico devido à sua pouca ventilação. Gesso velho e tinta restante também devem ser removidos.

O próximo passo deve ser pendurado na parede. Para fazer isso, insira os pinos de reforço e puxe os cabos de nylon entre eles. O uso da flacidez ajudará a avaliar a geometria da superfície e a calcular corretamente a quantidade necessária de material. Em seguida, você pode prosseguir com a instalação do perfil do guia. Você precisa começar com a instalação do elemento do porão, que servirá como guia de suporte para a primeira linha de placas e permitirá que você controle a distância entre a linha inferior e a superfície da parede.

Depois de montar o perfil de guia, vá para a fachada com lã mineral. Ao fixar as placas, você pode usar buchas ou cola especial. Em seguida, a lã mineral é reforçada com uma malha de metal, cuja borda inferior deve ser enrolada sob o perfil. A fixação da malha deve ser feita com gesso adesivo reforçado.

A etapa final será voltada para a lã mineral com gesso decorativo. Para o acabamento, você pode usar misturas de silicato, mineral, acrílico e silicone. Recomenda-se pintar a superfície rebocada.

A lã mineral permite resolver rápida e efetivamente o problema de enfrentar fachadas, reduzir significativamente a perda de calor e economizar significativamente o orçamento. E a simplicidade da instalação e disponibilidade fornece ao material uma crescente popularidade e alta demanda dos clientes.

Veja o tutorial em vídeo sobre a instalação de lã mineral abaixo.