Projeto da paisagem

Planejamos e economizamos: como criar um projeto de design do site com suas próprias mãos

Para fazer isso, faça medições em torno do perímetro do território, da casa e dos anexos, bem como faça anotações sobre as distâncias entre vários objetos (árvores, arbustos, caminhos). No layout do site também marcam os lagos naturais, lugares sombreados e ensolarados, planaltos e planícies, pontos cardeais.

O plano de projeto da paisagem pode ser desenhado esquematicamente usando papel milimetrado, papel vegetal e um conjunto de canetas de feltro. Também existem programas e aplicativos de computador especiais nos quais você pode não apenas desenhar um layout, mas também mover objetos com um único clique do mouse durante trabalhos futuros.

Divida a plotagem em zonas

O zoneamento do site é necessário para colocar funcional e razoavelmente todos os elementos. Geralmente, existem várias zonas padrão: uma de utilidade, que inclui galpões, garagens, hortas, uma casa residencial, uma cozinha de verão, um pátio, uma área de relaxamento - um mirante, um playground.

Escreva uma lista de todos os objetos necessários para não perder nada de vista. Selecione os principais locais do país (casa, garagem, mirante) e, a partir deles, planeje a localização de todos os outros elementos.

Separe as áreas com telas e cercas

Para o zoneamento, você pode usar sebes, linhas de arbustos e plantas perenes. O local para descanso pode ser separado por uma cerca baixa ou cerca de vime, arco ou pérgula, entrelaçada com rosas trepadeiras, clematis ou trepadeiras decorativas. As grades de treliça mais simples são úteis para criar privacidade na área do jardim de refeições e protegê-la do sol brilhante e dos ventos fortes.

No entanto, deve haver uma medida em tudo: não sobrecarregue o jardim com um grande número de partições altas. As fronteiras também podem ser marcadas com canteiros baixos, caminhos estreitos de cascalho e fileiras de canteiros.

Fornecer edifícios residenciais e agrícolas

Após dividir o site em zonas funcionais, continue com o planejamento de objetos individuais e elementos de design. Na área residencial, determine o local existente ou planejado para a casa, pátio e cozinha de verão. Na casa - pense nos tipos necessários de edifícios: uma garagem, um celeiro, uma estufa, camas altas. Na área de lazer, aloque espaço para um mirante, pátio, churrasqueira e bancos.

Ao planejar qualquer edifício, leve em consideração o tamanho e a direção da sombra que cai, é aconselhável colocar objetos altos nos lados norte e noroeste para minimizar o sombreamento dos espaços verdes. E não esqueça de se familiarizar com os códigos e regras de construção existentes, para que você não encontre problemas no futuro ao legalizar construções.

Planejar a localização de blocos e faixas

Na fase de criação de um site, é necessário considerar a pavimentação de sites e caminhos. Desenhe a direção dos caminhos com setas, evite linhas retas e cantos para tornar a paisagem mais natural e próxima da natural. Há um grande número de opções de materiais para a calçada: ladrilhos de jardim, decks, tijolos, pavimentadoras, cortes de serras de madeira, pedras naturais. Eles também podem ser cobertos com areia, seixos ou cascalho.

Uma excelente solução para estacionar um carro ou uma área de churrasco será pavimentar a partir de silhar, por exemplo, arenito, calcário ou granito. Para decks, use decks: as tábuas de deck são fáceis de montar e resistem às condições climáticas adversas.

Coloque lagoas artificiais

Muitos residentes de verão e proprietários de casas particulares sonham com uma piscina em seu local: hoje, o sonho é fácil de realizar usando formas rígidas prontas feitas de PVC. Ao planejar um local para um reservatório, escolha um local livre de edifícios, que seja maior que a área da piscina para poder criar uma plataforma ou um dossel para recreação perto dele. Lembre-se de que durante o inverno é necessário drenar a água.

Outro tipo de reservatório que pode ser implementado em seu próprio local é um pequeno lago artificial. Não coloque a lagoa nas imediações das árvores, pois você será forçado a limpá-la constantemente das folhas caídas. Lembre-se também de que um lago artificial não deve ser exposto à luz solar direta por mais de seis horas: isso afetará negativamente as plantas e os peixes aquáticos.

Decida sobre os espaços verdes

Para criar um site bonito, é importante escolher os espaços verdes certos. O planejamento do jardim começa com a colocação de árvores e arbustos grandes que criarão uma sombra agradável e o esconderão dos olhos dos vizinhos.

No layout, descreva-os no tamanho máximo, para que você possa entender facilmente quanto a planta ocupará na idade adulta. Certifique-se também de que as árvores selecionadas com seu sistema radicular no futuro não possam prejudicar a pavimentação de caminhos e a comunicação.

Ao planejar um grande número de canteiros, canteiros, várias composições, lembre-se de que eles precisam de cuidados - avalie sua força objetivamente. Usando plantas perenes, crie uma paisagem multicolorida ou monofônica, dê preferência às plantas, cuja floração se substitui. Com a escolha e localização certas das plantações, o jardim irá encantar você durante toda a temporada.

Agora, muitas pessoas preferem plantar quase toda a área do local com um gramado, mas lembre-se de que essa é a maneira mais fácil de equipar: um gramado verde exige manutenção constante - corte, capina, fertilização, replantação e rega regular.

Acredite em si mesmo!

Pedir um projeto de design de site a um especialista é um prazer muito caro. Mas com algum esforço, esse item de despesa pode ser excluído com segurança do orçamento. Planeje o jardim você mesmo! Isso é possível mesmo que você não saiba desenhar e não tenha a menor idéia de desenhos ou programas de computador especiais. Nós oferecemos dois métodos fáceis de planejamento: projetista de jardins e visualização manual.

Garden Designer

O construtor de jardins é muito simples de fazer:
1. Desenhe futuros objetos de jardim em uma grossa folha de papel: retângulos ou quadrados indicam edifícios e objetos domésticos, um mirante e churrasqueira, canecas de diferentes diâmetros - árvores e arbustos. Desenhando um lago, repita sua forma real. Para projetar os caminhos, prepare pequenos quadradinhos ou círculos para que, coletando os “caminhos” do jardim, coloque-os próximos um do outro ou a intervalos regulares.


1. Desenhe futuros objetos de jardim em uma folha grossa de papel. 2. Colora todos os elementos desenhados, escolhendo a cor de acordo com o significado

2. Pinte todos os elementos desenhados, escolhendo a cor de acordo com o significado: o reservatório - azul, árvores - verde e canteiros de flores são variados.

3. Corte cuidadosamente todas essas figuras - este é o resultado de um construtor de jardins. Mantenha-o em uma caixa pequena, porque você vai recorrer à ajuda dele mais de uma vez.

4. Escolha outra figura que permita determinar a proporcionalidade e proporcionalidade de todos os elementos do jardim em relação à pessoa. Este é um dos principais segredos de um jardim ideal. Esses "homenzinhos" são vendidos em lojas para designers e artistas e têm tamanhos diferentes.


Esquerda: Então o designer do jardim apareceu. Certo: pegue outra figura que permita determinar a proporcionalidade e proporcionalidade de todos os elementos do jardim em relação à pessoa. Este é um dos principais segredos de um jardim ideal.

Importante: a escala da figura deve corresponder às proporções em que o plano é elaborado. E mais uma nuance importante: vale a pena adquirir não uma, mas várias figuras de uma só vez, a fim de simular situações em que não apenas o proprietário, mas também sua família ou empresa de convidados estejam no site. E não se esqueça de deixar os homenzinhos “andar” de acordo com o plano do local, a fim de verificar se a largura da pista é suficiente em diferentes cantos do jardim, se há espaço suficiente no campo esportivo e na área de recreação.

Visualização manual: estágios de uma longa jornada

A visualização manual é atraente, pois permite que você veja o futuro jardim, como na foto.


A visualização manual é atraente, pois permite ver o futuro jardim, como na foto

E sem a ajuda de um computador. Por exemplo, se você precisar equipar um determinado canto do jardim, então:

1. Pegue as fotos com os objetos dos seus sonhos. Podem ser recortes de revistas, fotografias, desenhos com amostras de canteiros e mandris, lagoas e fontes, áreas de churrasco e recreação. Não analise a realidade da implementação desses planos - basta coletar o que quiser. Deste "caleidoscópio", exatamente sua opção exclusiva será exibida.


Pegue fotos com objetos dos seus sonhos. Podem ser recortes de revistas, fotografias, desenhos com amostras de canteiros e mandris, lagoas e fontes, áreas de churrasco e recreação

2. Tire uma foto do canto do jardim que planeja converter. Tire fotos em qualquer caso: se esta zona estiver vazia e se estiver equipada, mas não da maneira que gostaríamos.

3. Imprima a foto na impressora em um tamanho conveniente para você.

4. Revise os recortes e selecione os melhores para sua área. Se esses recortes não corresponderem à escala da foto, traga-os para o tamanho desejado na copiadora.


Revise os recortes e selecione os que melhor se adequam à sua área

5. Redesenhe as histórias selecionadas em papel vegetal (o número delas será igual ao número de idéias selecionadas). Para fazer isso, coloque papel vegetal na foto do objeto e circule-o com um lápis.


Redesenhe plotagens selecionadas em papel vegetal. Para fazer isso, coloque papel vegetal na foto do objeto e circule-o com um lápis

6. Combine a trama ou objeto traduzido em papel vegetal e a foto do canto do jardim. Mova o papel vegetal para um local adequado. Se a primeira opção não se encaixa na imagem geral, isso não importa: marque um por um todos os objetos selecionados para determinar experimentalmente aquele que melhor se adapta às condições especificadas.


Combine a trama ou objeto traduzido em papel vegetal e a foto do canto do jardim. Mova o papel vegetal para um local adequado

7. Prenda o papel vegetal selecionado à fotografia usando tiras finas de fita adesiva.

8. Faça um desenho conjunto: coloque outra folha de papel vegetal em sua “cola”, circule com um lápis todos os detalhes e elementos não apenas da trama selecionada, mas também do canto do jardim em que você a escreve.


Faça um desenho combinado: coloque outra folha limpa de papel vegetal na cola, desenhe um lápis em torno de todos os detalhes e elementos não apenas da trama selecionada, mas também do canto do jardim em que você a escreve

Pinte a imagem com lápis de cor.


Colorir a imagem com giz de cera

Texto: Olga Voronova.
Foto: A. Lysikov, Legion-Media, Andrey Volokhatiuk / Fotolia.com, S. Kalyakin, O. Voronova.
Desenhos: V. Strashnov.

Crie um plano de site

Para criar um plano para o site dos seus sonhos, prepare-se com papel milimetrado ou, se for mais conveniente, um programa para o design arquitetônico gráfico de um projeto paisagístico. O design artístico do projeto é o estágio principal no desenvolvimento do design. Talvez nem tudo o que você traz para o plano possa ser implementado. Porém, enquanto você coloca suas idéias, pode decidir por si mesmo exatamente o que deseja ver no seu site.

Será interessante projetar o projeto paisagístico de um site vazio, porque antes de você ter uma folha em branco: organize caminhos, mandris e outros elementos que desejar, os gráficos ajudarão a dar liberdade à imaginação. Por outro lado, esta é uma tarefa difícil: você precisa aplicar as comunicações (abastecimento de água, esgoto, rega), mas aqui a fantasia precisa ser suspensa e mais habilidades de engenharia incluídas.

Planta do local com edifícios

O paisagismo de um site que já foi habitado também requer precisão de engenharia. Toda a área deve ser contornada com uma fita métrica, registrando medições e distâncias. Desenhe as alterações que deseja fazer.

Lista padrão de áreas na plotagem, dependendo do destino:

  • Área útil - casa, garagem e outras extensões,
  • Área de recreação
  • A área onde estão localizados o jardim e o jardim,
  • Dependências.

Se você conseguir organizar adequadamente o espaço, a área de estar e a área de relaxamento corresponderão exatamente aos seus objetivos.

Ao planejar o projeto paisagístico do seu quintal, leve em consideração as características do solo e do local, como: topografia, forma, tipo de solo, água subterrânea.

Trabalho obrigatório que espera por você:

  • Paisagismo de uma trama pessoal,
  • Colocação de lagoas artificiais e lagoas,
  • Pense em caminhos, caminhos e becos,
  • Plano de iluminação
  • Drenagem.

Avisamos que você remodelará alguns detalhes mais de uma vez, ou mesmo não dois. Porque o que é traçado no plano provavelmente parecerá ridículo na vida. E vice-versa. Portanto, seja paciente e comece a trabalhar.

Lei dos triângulos

Essa lei soa assim: não use os elementos iniciais igualmente. I.e. a forma triangular em qualquer objeto não deve ser equilateral e retangular. Por exemplo, se um canteiro de flores estiver dividido em três zonas, não faça as mesmas. Seja um grande e dois menor, mas também diferente. Quanto à cor - uma principal, as outras duas adicionais. Forma do ladrilho ao traçar a pista: a parte principal do ladrilho tem a mesma forma, o restante dos ladrilhos tem duas formas diferentes. Essa é a regra de três - tamanho, cor, forma - tudo é diferente.

Lei de três

Lei do círculo de cores

Esta lei o ajudará a determinar a combinação mais harmoniosa de cores no exterior. Como essa lei funciona? Tudo é simples. Dividindo a roda de cores em duas partes, por um lado, você verá tons quentes de flores e, por outro lado, frios. Portanto, é melhor compor composições separadas à sombra de cores quentes ou à sombra de frio. Se você deseja adicionar um elemento de cor de um grupo frio a um grupo de cores quentes, ou vice-versa, faça desse elemento um acento na composição.

Seleção de plantas de acordo com a lei da roda de cores

Lei quadrada

Ao decidir onde construir uma casa ou plantar plantas ou árvores altas, lembre-se de que se você as posicionar no lado sul, todo o terreno ficará sombreado. Mas a piscina, para que a água esquente, é melhor quebrar no sul. A lei da praça afeta a localização de edifícios e grandes elementos no local.

De fato, existem muitas leis semelhantes, mas considerando pelo menos essas três, o design paisagístico do seu site será projetado de maneira correta e bonita.

Edifícios

No lote, pode haver um edifício ou mais, com um andar ou vários andares. É um edifício residencial e é o principal objeto do projeto paisagístico. O prédio define o estilo, é derrotado por outras composições, vários elementos são anexados.

Início do Design - Design de Edifícios

Decorativo - seu objetivo é decorar o site

  • Gazebo. Este não é apenas um elemento decorativo, mas também um elemento funcional no exterior. Nos gazebos, almoçam e tomam chá, relaxam, jogam jogos de tabuleiro.
  • Terraço. Extensão adicional para a casa. Muitas vezes, o acesso ao terraço é feito diretamente da cozinha ou da sala de estar. Nos dias de verão, o telhado e as plantas protegem o terraço do sol. É um canto tranquilo para relaxar. Se você fechar o terraço e isolá-lo, poderá se reunir no inverno.
  • Pergola. Esta é uma tendência relativamente nova no projeto paisagístico. Pergola é um suporte arqueado (madeira, metal, pedra, plástico) para escalar flores e uvas. É usado como uma cobertura sobre o terraço ou como um elemento decorativo separado.
  • A rotunda. Esta é uma estrutura circular com uma cúpula e colunas.Se você tem uma colina no local, a rotunda é o local.
  • Fontes, esculturas, pontes, estátuas, escadas, córregos artificiais e lagoas.

Análise do território

A análise pré-projeto do site ajuda a planejá-lo com a maior praticidade. Esse é um tipo de diagnóstico que mostra onde é melhor construir uma casa, onde montar um jardim, como preparar o solo para o plantio.

O que inclui a análise do território:

  • Análise da composição química e tipo de solo. Depois de receber os resultados, medidas estão sendo tomadas para melhorar a terra. Por exemplo, turfa e areia são adicionadas ao solo argiloso e cinzas de madeira são adicionadas ao solo ácido,
  • Determinação da profundidade das águas subterrâneas. Quando a água está próxima da superfície, um sistema de drenagem é criado, as áreas úmidas são drenadas,
  • Inspeção do terreno. Em locais com diferença de altura, está prevista a construção de muros de contenção,
  • A localização do site em relação aos pontos cardeais, o grau de iluminação. A casa é planejada para que as janelas não fiquem voltadas para o norte. Edifícios e árvores não devem obscurecer o quintal e o jardim,
  • A direção e força do vento. Os objetos mais altos estão localizados no lado de barlavento e protegem o local do vento.

Uma cobertura de árvores e arbustos - proteja seu site do vento!

É importante prestar atenção à própria forma do site. Sua configuração define o método de distribuição de zonas para diversos fins e a trajetória dos caminhos do jardim.

Onde construir um edifício residencial

A estrutura principal na área suburbana é a casa. Posteriormente, é impossível movê-lo em uma direção ou outra; portanto, ao escolher um local para sua construção, o provérbio “Meça sete vezes, corte uma vez” é verdadeiro. Primeiro de tudo, você precisa saber onde construí-lo é definitivamente impossível. Na prática de construção de edifícios residenciais, existem limitações puramente práticas, bem como códigos e regulamentos de construção (SNiP).

Regras básicas em linguagem simples:

  • Do porão da casa até a cerca deve permanecer pelo menos 1 m,
  • Para segurança contra incêndios, todas as casas na rua estão localizadas em um lado, ou seja, mais perto da borda esquerda do terreno, ou à direita. Se parcelas vizinhas já estiverem construídas, você precisará fazer isso como vizinhas ou, como opção, construir uma cabana no meio,
  • A casa deve defender de outros edifícios pelo menos 6 m,
  • Observe as distâncias das linhas vermelhas: rodovia, linhas de energia, a linha central do abastecimento de água, esgoto e gasodutos. Esses padrões podem ser encontrados na autoridade local da terra.

Depois de levar em conta todas as restrições definidas por vários regulamentos técnicos, uma parte do terreno permanece disponível para a construção legítima de uma casa. Agora você precisa considerar a localização do site em termos de facilidade de uso.

Não é recomendável colocar a casa nas profundezas do lote, uma vez que sua área útil não será usada racionalmente: o comprimento do caminho que leva ao portão e às estradas de acesso à fazenda e à casa aumentará. E não é muito conveniente percorrer um longo caminho até a porta da frente, especialmente no inverno.

Zoneamento do site

A divisão de uma casa de campo de verão em zonas é realizada pela mesma razão que as divisões entre salas separadas são instaladas no apartamento. Somente em vez de paredes de tijolo, algo mais é usado aqui. A divisão em zonas na maioria dos casos não implica a criação de limites claros a partir de cercas cegas. Devido a isso, para obter, por exemplo, um local de descanso no jardim, você não precisa contornar uma longa cerca.

Princípios básicos para dividir um site em zonas

A abordagem do zoneamento do país deve ser, considerando as características do relevo de loteamento, sua localização em relação às casas vizinhas e, é claro, levando em consideração seus desejos. Na maioria das áreas suburbanas existem quatro zonas separadas uma da outra.

Como regra, 4 zonas principais se destacam:

  1. Uso doméstico. Está localizado atrás da casa, portanto é chamado de “quintal”, inclui um celeiro para inventário, uma oficina,
  2. Jardim e horta. Eles também podem ser separados por um limite condicional,
  3. Área de recreação. Equipado com um gazebo, cobertura, elementos decorativos,
  4. O quintal. A área em frente à porta da frente.

Cada uma dessas zonas pode ser dividida em subzonas. No quintal grande, um pátio é frequentemente organizado ou um local para uma garagem é alocado.

Área do pátio do pátio

Se o quintal for pequeno, um local para garagem e estacionamento é destinado à parte de utilidade, mas ao mesmo tempo é planejada uma entrada separada para o carro.

Além disso, você pode criar plataformas adicionais, adaptadas às necessidades dos membros da família: esportes, criatividade, relaxamento. Se houver crianças na família, é criado um playground na área de recreação ou no quintal, que pode ser combinado com um campo esportivo.


Sobre como zonar adequadamente um site, veja nosso vídeo:

Onde fazer canteiros e um jardim

As estatísticas mostram que o jardim e o jardim ocupam até 75% das terras do país e os dividem ao meio. Consequentemente, cerca de 25 a 30%, isto é, quase um terço da área total, fica sob canteiros de hortaliças. Isso é bastante. Dado que o jardim não é o objeto mais estético do local, ele geralmente é quebrado nos arredores, na fronteira mais distante.

É impossível cultivar uma boa colheita de vegetais sem regar; portanto, ao planejar um jardim, é importante considerar o método de fornecimento de água. Podem ser tubos colocados no chão, um poço perfurado diretamente perto dos leitos ou um grande tanque cheio de água usando uma mangueira.

Uma área muito sombreada também não produzirá altos rendimentos. Não deve ser cercado por árvores altas ou por uma cerca que bloqueie a luz do sol. Por esse motivo o jardim não está disposto em uma faixa estreita entre o jardim e a cerca contínua, no lado norte da casa ou na encosta norte.

As árvores frutíferas são plantadas de várias maneiras: em um local de um grande grupo, próximo à fronteira do local, pontilhado em todo o país.

Garagem e dependências

Se as possibilidades da trama permitirem, é melhor organizar uma garagem com estacionamento para veículos pessoais perto da casa, mas do lado oposto da entrada principal.

Nesse caso, o pátio ficará completamente desocupado e haverá uma grande oportunidade de criar uma bela paisagem com um lago artificial, canteiros de flores, um jardim de pedra. Essa localização da garagem permitirá que ela seja construída sob o mesmo teto com despensas: um lenhador, uma praça, uma casa de troca de ferramentas de jardim. Cada um destes quartos tem uma entrada separada.

Quando a casa é planejada perto da borda lateral do local, o local entre ela e a borda oposta deve ser dividido em duas partes: sob o quintal e um local para uma garagem. Nesta situação, é melhor quando a fachada da casa com a porta da frente é virada para a rua, pois a varanda não ocupará a área útil entre a garagem e a parede do prédio. O quintal será enriquecido com um jardim de flores, quebrado contra a parede da garagem.

Disposição de uma área de lazer

Pessoas diferentes têm idéias diferentes sobre o resto. Para alguns, são aulas no campo esportivo; para outros, relaxamento à beira da piscina; para outros, churrasco com os amigos. Mas, por tudo isso, você precisa alocar um local e equipá-lo da maneira apropriada.

Princípios para planejar um local de férias

Ao escolher um site para lazer, é recomendável seguir três regras. A área de descanso deve ser:

  1. Escondido de olhares indiscretos
  2. Estar perto de casa
  3. Protegido do vento e, se possível, da chuva.

O espaçoso pátio possui uma área de pátio. Isso não fica longe da entrada da casa, portanto, no verão, você pode começar todas as manhãs com café ao ar livre e terminar o dia aqui com uma xícara de chá. Se a área do quintal não permitir ou já estiver ocupada por estacionamento, garagem, playground, o local de descanso será organizado no terraço ao ar livre. Não é menos romântico do que um pátio, além de todas as comodidades para preparar chá e café estarem à mão.

Para relaxar com uma pequena empresa, você pode fazer um mirante no jardim. No próprio gazebo ou próximo a ele, é montada uma churrasqueira ou um local para churrasco. O plano de fundo circundante é projetado de acordo.

Corpo de água

Uma lagoa, riacho, cachoeira, cascata e outras estruturas hidráulicas são criadas como objetos decorativos independentes ou como parte de uma composição com um escorregador alpino.

O que exatamente escolher para o refinamento de uma casa de verão depende de sua área. Portanto, mesmo um fluxo não muito longo ocupará muito espaço e, por esse motivo, não será adequado para organizar uma área pequena (a exceção é o layout sem um jardim).

O lago está localizado em uma área visível e aberta, longe das árvores, cujas folhas podem entupir a água. Integrado à área de lazer, um lago ou riacho complementa perfeitamente a paisagem e torna o lazer mais agradável.

Dica. Se, por razões técnicas, não for possível criar um reservatório, você poderá fazer um fluxo seco. Ao contrário de um fluxo de água, ele tem suas vantagens: não atrai insetos e é seguro para crianças.

Estruturas arquitetônicas auxiliares

Pequenas estruturas arquitetônicas ajudarão a diluir a paisagem e torná-la mais saturada. Às vezes, eles carregam uma carga puramente estética, mas também podem ter um objetivo prático. Este é um tipo diferente de caramanchão, pérgulas, pontes, cabanas de madeira e muito mais. Tais elementos são cercados por canteiros de flores e vegetação decorativa. Você precisa instalá-los em locais apropriados: na área de lazer, no jardim, no quintal.

Não é costume decorar um jardim com elementos artísticos, mas algo pode ser feito nele. Por exemplo, é permitido construir um pequeno banco e uma pérgola em forma de arco, na sombra da qual é agradável descansar.

Se os canteiros de legumes são intercalados com canteiros de flores, eles são decorados como parte da paisagem paisagística e complementados com vários elementos decorativos: acácia, moinho, figuras de jardim, vasos de plantas com plantas picantes.

Se o alongamento for alongado

Um longo lote de terra apenas à primeira vista parece difícil de planejar. De fato, esse site tem uma vantagem importante: é mais fácil dividir em zonas. Eles são divididos um após o outro de acordo com o grau de importância ou indicadores estéticos: área de estar, espaço para crianças e esportes, local para churrasco, jardim, horta, balneário e, no final, parte econômica.

A casa não está sendo construída logo atrás do portão de entrada. É recomendável deixar espaço suficiente entre a fachada e a cerca para um jardim da frente, cobertura coberta ou pátio pavimentado. Como não resta muito espaço para a garagem, é melhor adicioná-lo ao projeto da casa, colocando-o no porão e providenciar estacionamento no local em frente ao portão.

Todas as zonas são conectadas por uma faixa, posicionada ao longo da borda ou no centro da propriedade. É desejável que a pista tenha um caminho sinuoso - isso ajudará a expandir visualmente os limites do local, tornando-o visualmente mais espaçoso.

É importante. A cerca entre os vizinhos é melhor feita baixa e não sólida. Em primeiro lugar, fornece menos sombra e, em segundo lugar, uma estrutura leve que oculta a rigidez do território.

Recursos de planejamento de parcelas de tamanhos diferentes

Os requisitos para a localização das casas são os mesmos em lotes pequenos e grandes. Tendo encontrado um lugar para uma casa que cumpra a lei do Código Penal da Federação Russa, o restante da terra pode ser distribuído a seu critério. O que será planejado - uma fazenda agrícola, um jardim pessoal, uma quadra de tênis - é o negócio do proprietário da casa.

6 acres

Seiscentos centésimos é o tamanho padrão da distribuição de terras da era soviética. Como o terreno no bairro é ocupado pelas mesmas casas de verão, na maioria dos casos não há possibilidade de expansão e a falta de espaço torna necessário economizar espaço. Isso pode ser feito através da construção de uma casa com um sótão: o edifício ocupa menos terreno e a área útil das instalações quase duplicou. Além disso, você pode liberar parte da área fazendo uma garagem no térreo da casa ou no porão.

Não é recomendável economizar em uma área de lazer, usando a área sob o jardim ou arbustos de frutas. Se for planejado construir uma casa de banhos em 6 acres, uma área de lazer será organizada entre ela e o prédio. Nesse caso, a distância da casa ao banheiro será de 6 m ou mais.

10 acres

Se o site tiver uma área superior a 6 acres, isso não significa que você precisará ocupar mais espaço sob o jardim. A necessidade de vegetais da família permanece a mesma e leva muito tempo e trabalho para crescer os excedentes, que deverão ser distribuídos aos vizinhos e conhecidos. Em uma casa de 10 acres (sem prejuízo de outras áreas importantes), uma piscina se encaixa perfeitamente. É montado em um local ensolarado, onde a água estará bem aquecida.

É importante. Note-se que o reservatório do país está na moda, mas não pode substituir uma piscina. Quando uma escolha deve ser feita entre eles, deve ser dada prioridade a favor da piscina.

Todos os objetos decorativos requerem atenção e cuidado. Figuras de jardim, pontes, lagoas, bancos e outras coisas precisam ser pintadas, envernizadas e reparadas. Portanto, não sobrecarregue o site com detalhes desnecessários; caso contrário, poderá haver muito pouco tempo para descansar.

12 acres

Ao desenvolver um projeto de loteamento em 12 acres, você não pode parar em nenhum estilo. É mais conveniente organizar um jardim e um jardim em contornos geométricos estritos, e a paisagem de uma área de lazer pode ter um design arbitrário.

O espaço perto da casa é representado como a parte da frente do site. Entre a fachada e a cerca viva, é criado um escorregador alpino, um jardim ornamental ou um jardim japonês.

Se o cultivo não se sobressair nos planos futuros, a casa é colocada a uma distância suficiente da faixa de rodagem. As áreas de lazer estão distribuídas por todo o país e são intercaladas com elementos criados artificialmente da paisagem natural, canteiros de flores e gramados. Tudo isso é conectado pelos caminhos sinuosos do jardim.

No caso em que você precisa obter vegetais, frutas e bagas no local para a colheita para o inverno, há espaço suficiente em 12 acres para criar locais de recreação e um jardim. Pensando sobre o layout da terra, você deve aplicar uma abordagem criativa e encontrar algo que dote a paisagem da cabana com exclusividade.

Como planejar adequadamente seu site - veja nosso vídeo:

Tarefas de design moderno

Independentemente do tamanho do site, os designers tentam alcançar a harmonia entre civilização e natureza, usando todas as possibilidades para criar uma atmosfera única.

Muitas vezes, o principal ponto de referência é o mundo interior do proprietário, seus hobbies, hobbies, interesses e gostos.

Também é importante levar em consideração as tendências atuais. Nesta temporada, entre esses princípios está o desejo de preservar a naturalidade e a primordialidade do mundo circundante, refletidas nos escorregadores alpinos e na combinação de arranjos florais com vidro, pedra e metal.

O design moderno de uma casa de veraneio não pode prescindir do ecletismo - misturando estilos diferentes em um território. É verdade que, neste caso, não se pode prescindir de profissionalismo e gosto impecável.

Em geral, o design de um site de chalé de verão com suas próprias mãos inclui a implementação sequencial das seguintes etapas:

  • Etapa 1 - Explore os estilos existentes,
  • Etapa 2 - Escolhendo o layout certo,
  • Etapa 3 - Zoneando o espaço
  • Etapa 4 - Pensando na composição de cada seção,
  • Etapa 5 - Iluminação.

Estilos de paisagem

Ao longo das centenas de anos da existência da arte do projeto paisagístico para uma cabana de verão, várias tendências ideológicas principais foram formadas e definidas, uma das quais na maioria dos casos é escolhida como principal e determinante como um todo para a situação.

Assim, podemos distinguir os seguintes estilos:

Clássicos são parques franceses geometricamente regulares, onde todos os elementos e detalhes são rigorosamente calculados em determinadas proporções e tamanhos.O estilo clássico implica a elevação do homem sobre o mundo, a subordinação e a ordenação da natureza em benefício da civilização e da estética.

A paisagem atual se opõe ideologicamente aos clássicos, pois glorifica a natureza em sua natureza intocada e intocada. Os projetistas dessa direção se esforçam para dar liberdade ao meio ambiente, usando com habilidade e precisão a beleza natural.

O estilo rural ou “país” representa todos os ramos da decoração do território pelos inexperientes, mas inspirados nas belezas dos proprietários. O princípio principal é a arbitrariedade e a liberdade de ação, que dão às pessoas a oportunidade de traduzir qualquer fantasia em realidade.

A ênfase em edifícios de escala impressionante é a idéia do projeto arquitetônico de uma cabana de verão. É caracterizada por uma abundância de todos os tipos de pontes, colunas, arcos, terraços, plataformas, mandris.

O estilo japonês é repleto de simbolismo, significado e poder desses artistas e mestres. Aqui, esculturas de pedra, complexos de pedras, lagoas de tamanho modesto e muito mais que se aprofundam na contemplação da beleza natural vêm à tona.

Planejamos melhorias

Após ter decidido o estilo dominante, você pode começar a planejar um projeto paisagístico. Existem vários padrões de layout: retangular, redondo, diagonal e gratuito.

O mais ideal e universal é a localização do site na forma de um retângulo, que é conveniente dividir em zonas, destacar seções. A rodada geralmente segue uma retangular, quando os ângulos retos são arredondados devido a canteiros, arbustos ou outras estruturas naturais e artificiais.

O layout diagonal é mais adequado para o design de uma cabana de verão em um raio de 6 a 10 acres ou menos, pois essa solução permite expandir visualmente o espaço.

O estilo livre é uma escolha para espaços grandes, porque aqui é necessário brincar com quadrados, criar acentos e determinadas zonas.

Selecionar zonas e seções

A alocação de certas zonas funcionais ajudará a organizar com competência o espaço, especialmente se for limitado. Essa separação, entre outras coisas, tornará o site conveniente e expandirá visualmente seus limites.

O número e o tamanho de cada seção depende do território disponível e das preferências do proprietário. Assim, podemos distinguir um jardim, uma área de lazer, uma área econômica, uma “sala de jantar”, uma área para crianças e um esporte.

Ao mesmo tempo, ilhas individuais devem estar unidas por uma idéia comum, e canteiros, cercas, arcos e estruturas decorativas agem como elementos fronteiriços de transição.

Não se esqueça dos detalhes

Para alcançar um design ideal e totalmente acabado em uma cabana de verão, é possível considerar apenas cada elemento da composição geral. Portanto, um gramado macio e uniforme é considerado indispensável, que não apenas decora o espaço, preenche lacunas decorativas, mas também desempenha funções puramente práticas: tem um efeito benéfico no solo, limpa o ar e amortece os sons das ruas.

O caminho do jardim atua como a "espinha" do local, pois conecta as várias zonas e fornece acesso a elas. Existem muitas opções para o design de caminhos, desde o padrão pisado até o assentado por pedras lisas separadas, asfalto ou pedras especiais de pavimentação.

Nenhuma foto do projeto de uma cabana de verão está completa sem jardins exuberantes e atraentes. Muitas vezes, são os canteiros de flores ou as composições de arbustos e árvores que se tornam o destaque de toda a decoração.

Os principais critérios de seleção para plantas adequadas são gostos pessoais, aparência, compatibilidade, vitalidade. Além dos canteiros de flores padrão, você pode usar outras formas de colocação:

  • Pouso em grupo
  • Trabalhadores
  • Fronteira
  • Tênia
  • Jardim de flores no chão,
  • Canteiros móveis
  • Arenaria.

Também decoração interessante do espaço são lagoas. No entanto, vale a pena considerar que essa decoração (piscina, lago, riacho, fonte) requer cuidados constantes. Uma colina alpina pode ser uma ótima alternativa, difícil de criar, mas completamente despretensiosa no namoro.

Iluminamos o território

A presença de um sistema de iluminação no local é prática e esteticamente agradável, principalmente se for planejado um assento prolongado ao ar livre à noite.

Ao mesmo tempo, existem muitas opções para a colocação de fontes de luz: focos principais, lâmpadas clássicas ao longo do caminho, marcação de acentos, iluminação decorativa de objetos e plantas importantes.

O projeto de paisagem turnkey sempre envolve uma decoração abrangente do site, em conformidade com as tendências da moda e as preferências pessoais dos proprietários.

Mas nem todos podem pagar os serviços de especialistas caros, e áreas limitadas geralmente não requerem trabalho extensivo. A melhor saída é levar o site para suas próprias mãos.

Gramados e canteiros de flores

  • Canteiros de flores e jardins da frente. A forma mais popular do canteiro é um círculo, retângulo e oval. Para os fãs se destacarem, um triângulo e uma forma de estrela servirão. O meio-fio é disposto com pedra ou tijolo.
  • Gramado tradicional. Cuidadosamente aparado e bem cuidado, cria um contraste com árvores e arbustos altos.
  • Gramados mouros. Este é um gramado que não requer roçada, porque decora o local com flores.
  • Grama moída. Este é o chamado Elite gramado, que é esmagado na parte da frente do quintal.
  • Jardim de rosas. Canteiros de rosas na parte sul do site.
  • Arabesque Canteiro de flores incomum, executado na forma de um ornamento complexo ou na forma de um objeto, animal, etc.
  • Jardim de pedras. Este é um slide decorativo que combina pedras e plantas.
  • Jardim ornamental. Esta é uma composição decorativa que combina pedras e plantas anãs.
  • Rabatka. Este é um canteiro de flores retangular ao longo da cerca, ao longo do perímetro da parcela ou um delimitador de gramado.
Gramado mourisco

Árvores e arbustos

  • Labirinto verde. Este é um clássico da arte do jardim, que requer uma grande área e elevação, com as quais é possível observar toda a beleza das estradas sinuosas.
  • Topiaria. Esta é uma decoração espetacular devido à transformação de arbustos decíduos em uma variedade de formas.
  • Cerca viva, fronteira, decoração de canteiros de flores.
Labirinto Verde: bonito, interessante, mas volumoso

Estilos em um gráfico de paisagem

Por muitos anos, o design e a decoração de jardins e parques tem sido de grande importância. E, portanto, os proprietários de áreas suburbanas não economizam dinheiro para convidar um especialista neste campo para decorar seu território. Podemos dizer com segurança que o projeto paisagístico é uma arte que exige uma combinação de alta qualidade da beleza da natureza e das estritas linhas de edifícios. Não é de surpreender que, com o tempo, se tenham desenvolvido certos estilos que incluem conceitos e idéias específicos que refletem a cultura da nação e da época.

Os especialistas modernos estão constantemente procurando novas idéias e analisando a experiência existente. Não é de surpreender que os estilos sejam misturados em busca de algo novo. Mas, para que essa combinação seja bem-sucedida, você precisa conhecer os princípios dos estilos básicos.

Estilo regular (formal, geométrico, francês)

O mais popular desse estilo foi na Europa nos séculos XVII-XVIII, na era barroca. O exemplo mais marcante do estilo regular pode ser chamado de jardins de Versalhes. Um jardim ou parque decorado com esse estilo é definido por linhas claras. O design deste estilo é simétrico e geométrico na disposição correta de todos os objetos. O espaço é compartilhado por sebes. Planejar e projetar um site nesse estilo começa com a definição da linha principal, que é o elemento central (geralmente um corpo de água). A decoração é caracterizada por balaustradas, bancos de pedra, terraços, fontes e avenidas lisas. Para canteiros e canteiros, são utilizadas plantas da mesma cor.

Jardim de versalhes

Estilo inglês (paisagem, irregular, paisagem)

Esse estilo se desenvolveu na Inglaterra no século XVIII como um contraste com o estilo regular. Comparado, o site, decorado no estilo inglês, é completamente desprovido de simetria. Pelo contrário, é caracterizado por um layout livre e linhas suaves sinuosas. O principal objetivo desse estilo é imitar a paisagem natural: plantações de palangre de árvores e arbustos, lagoas pitorescas. Você vai andar no jardim, decorado com este estilo, usando pedras de pavimentação e pedra.

Estilo chinês

Esse estilo foi formado nos últimos três mil anos. O paisagismo nesse estilo é completamente subordinado à filosofia oriental e às crenças sagradas. As plantas são selecionadas com um significado simbólico. O design é realizado em cores restritas.

Estilo chinês

Estilo japonês

Este estilo foi formado no Japão nos séculos VIII-XVIII. As fundações e regras para decorar jardins japoneses foram lançadas por monges e peregrinos budistas. Como nos jardins de estilo chinês, nos jardins japoneses, tudo tem seu próprio significado e propósito. Os elementos obrigatórios do design do jardim no estilo japonês devem ser pedras, pontes, arcos, luzes.

Estilo muçulmano (oriental, mourisco) (vídeo)

A cultura da Pérsia, Arábia Saudita, Mauritânia e Ásia Central se reflete nesse estilo. Lentidão oriental e ao mesmo tempo uma atmosfera alegre e alegre - é isso que reflete o estilo oriental da paisagem. O design é caracterizado pela geometria, um ornamento muçulmano, fontes.

Há muito tempo se estabelece que a harmonia e a beleza da natureza afetam positivamente o estado físico e emocional de uma pessoa. Portanto, é muito importante que o design da horta seja pensado nos mínimos detalhes. Não desanime, essas pequenas coisas no poder de pensar não apenas especialistas. Siga as recomendações deste artigo, use programas especiais e você poderá criar o jardim dos seus sonhos fora da sua janela!