Todas as tintas e vernizes são geralmente divididos em básico, intermediário e outros. Representantes da categoria intermediária são diluentes e solventes. Os solventes são geralmente usados em diferentes estágios da indústria de tintas. Por exemplo, eles servem na indústria de tintas e vernizes e são necessários como um regulador de viscosidade.
A definição dessas substâncias é a seguinte: solventes são líquidos voláteis de baixo peso molecular com baixos pontos de ebulição. São fortes e fracos: os primeiros são caracterizados pelo fato de que com eles o polímero determinado forma um sistema único em qualquer faixa de concentração e ampla faixa de temperatura.
Os solventes de alta qualidade de tintas e vernizes têm as seguintes qualidades: inércia (eles não reagem com tintas e vernizes), volatilidade (para evaporação completa durante a secagem da camada de tinta).
De acordo com o grau de atividade, os solventes são divididos em três grupos:
- terebintina,
- acetato de etila
- acetona
- acetato de amila
- dicloroetano
- espírito branco
- solvente técnico de carvão.
São matéria orgânica pura, usada para dissolver filmes ou preparar várias misturas.
Terebintina
Incolor, geralmente transparente, às vezes com um tom avermelhado ou vermelho escuro, um líquido que é comumente usado na diluição de tintas e na aceleração da secagem da pintura. A terebintina é usada principalmente para diluir as tintas a óleo. Se você escolher entre terebintina descascada e não refinada, para pintar superfícies, vale a pena prestar atenção à terebintina descascada.
Terebintina é inflamável. A terebintina da madeira (não tratada) é obtida por destilação a seco de madeira, terebintina - por destilação da resina de madeira macia.O primeiro deve passar por um processamento adicional, devido ao qual os componentes corantes contidos na aguarrás da madeira desaparecerão do solvente.
Para entender se você está satisfeito com a qualidade da terebintina, é necessário misturar em proporções iguais o óleo de linhaça e a terebintina na superfície. Se um filme forte permanecer na pintura após um dia, a qualidade do solvente é certa.
Terebintina, ou, como também é chamado, óleo de terebintina, é mais ecológica que o óleo de madeira: distingue-se por um cheiro e leveza mais calmos.
A aguarrás também é usada para desengordurar revestimentos, apesar do alto custo deste solvente, o que é justificado pela alta qualidade do material de trabalho.
Acetona, acetato de amila, acetato de etila
Solventes utilizados com tintas nitro. Como essas substâncias são facilmente misturadas à água, é necessário garantir que não entre nelas: isso pode causar o clareamento de um filme transparente. Se forem adicionados solventes de álcool butílico à composição dessas substâncias, o brilho do filme de verniz melhorará significativamente.
Solvente
O alcatrão de carvão técnico é uma mistura de hidrocarbonetos aromáticos, obtida na indústria química de coque durante a retificação de frações refinadas de benzeno bruto. Características físicas do solvente: é um líquido claro e incolor, está disponível em três graus - A, B, C, que diferem nos seguintes parâmetros: ponto de ebulição, densidade, pequenas flutuações no conteúdo de produtos químicos como enxofre e fenóis.
O solvente é um solvente de alta qualidade para tintas, mas devido à sua toxicidade, o solvente não é tão popular, ao contrário da terebintina. O solvente é utilizado apenas para o cultivo de tintas pentaftálicas e glifálicas.
Dicloroetano
O próximo solvente a ser mencionado. Este líquido incolor e ligeiramente inflamável com odor de clorofórmio também tende a ficar amarelo devido à exposição à luz solar. Precauções ao usar este diluente: uma condição obrigatória ao trabalhar com esta substância é o uso de luvas de borracha, uma vez que o diluente devido à composição química específica pode afetar significativamente a pele de suas mãos.
Siccativos
Estes são aditivos especiais que aprimoram o efeito decorativo, bem como a resistência à água da composição de corante final. Além disso, eles podem reduzir significativamente a quantidade de tempo necessária para a secagem de tintas a óleo, vernizes, vernizes e óleos. No entanto, esses aditivos têm uma desvantagem bastante séria: ao usá-los, a pintura se torna extremamente frágil e, portanto, é recomendável, se possível, ficar sem seu uso no processamento da superfície.
Os solventes ideais para certos tipos de resinas são substâncias como gasolina e querosene. Eles também são usados na lavagem das mãos manchadas de tinta e na limpeza das ferramentas de trabalho.
Características do solvente 646
Entre os mestres em solventes, o solvente 646 (P-646) é o mais famoso.
Foi fabricado pela primeira vez no século XX. Inicialmente, era usado para diluir nitro-vernizes, nitro-esmaltes, sua versatilidade foi descoberta muito mais tarde e passou a ser usado na diluição de tintas e vernizes para viscosidade de trabalho, no procedimento de limpeza de equipamentos de pintura e ferramentas de trabalho. Muitos dos componentes que compõem esse solvente desempenham um papel significativo na capacidade de dissolver a maioria das substâncias orgânicas.
O solvente 646 é um líquido incolor / ligeiramente amarelado com um odor específico. A porcentagem das seguintes substâncias está incluída em sua composição: tolueno (50%), etanol (15%), acetato de butila (10%), butanol (10%), etil celosolve (8%), acetona (7%).
O solvente 646 é um solvente suficientemente forte; portanto, ao usá-lo como substância de trabalho, é necessário observar as medidas de segurança e ter muito cuidado ao usá-lo.
Após a secagem, a pintura adquire um brilho adicional.
O solvente 649 é usado para dissolver o formador de filme nitrocelulose-glifálico.
A escolha do diluente depende da situação de trabalho, dos principais parâmetros para determinar o tipo de material de tinta e verniz e a temperatura ambiente durante a aplicação.
O que é isso
Um ótimo exemplo é o uso de um solvente para diluir tinta espessa. Quando as frações voláteis evaporam, ela se torna mais viscosa. Para seu uso posterior, é necessário reduzir sua densidade. Isso ajudará exatamente o solvente.
Não existe um tipo universal de solvente na naturezaque pode ser usado para dissolver qualquer material. É necessário selecionar a opção que ajudará a lidar com a meta.
Para criar agentes capazes de dissolver várias substâncias diferentes, os fabricantes criam formulações multicomponentes. Eles incluem várias opções de componente único ao mesmo tempo. Eles diferem nas características técnicas.
A ferramenta P 4, fabricada de acordo com GOST 7827-74, inclui solventes orgânicos voláteis em sua composição:
- 62% são hidrocarbonetos (tolueno),
- 26% de cetonas (acetona),
- Ésteres a 12% (acetato de butilo).
O Thinner R-4 é uma excelente opção para o cultivo de tintas, esmaltes e primers, além de betumes. Os meios mistos são caracterizados pela versatilidade, pois são projetados para cumprir vários objetivos.
A principal tarefa do R-4 é diluir a consistência de tintas e vernizes para posterior coloração.
As principais tarefas:
- Não interaja com o material e evapore rapidamente após a aplicação no produto,
- não higroscópico, ou seja, mantenha todas as propriedades em contato com a água,
- O solvente deve ser derramado um pouco na tinta para que ela se misture facilmente, resultando em uma mistura homogênea.
Os diluentes não podem dissolver independentemente o polímero desejado, mas sua estrutura não é perturbada. Na realidade, a maioria dos compradores prefere misturas de solventes, denominadas numeradas com base em sua rotulagem.
Por exemplo, o solvente R-4 contendo tolueno e acetona é a solução ideal para trabalhar com tintas ou vernizes alquídicos. Para diluir a água, pode-se usar água comum. Mas, para diminuir ligeiramente a viscosidade da tinta, você deve derramar um pouco de água e aguardar a dissolução completa.
Funcionalidades
Todos os solventes podem ser divididos em inorgânicos e orgânicos, com base em sua origem.
O primeiro grupo não é procurado, pois inclui substâncias que consistem em uma solução líquida de amônia, soluções de sais de ácido fosfórico, aminas e água. Os diluentes inorgânicos têm um odor característico desagradável.
O segundo grupo é baseado nas propriedades físicas dos solventes:
- Volátil - solvente, álcool branco, gasolina. Eles são usados para diluir materiais e esmaltes de acrílico e óleo. Muitos representantes deste grupo se inflamam rapidamente, portanto, você deve ter muito cuidado ao interagir com eles. Ele deve estar localizado longe do fogo e também não deve ser usado em salas com temperatura alta do ar.
- Volátil médio - Um exemplo impressionante é o querosene. É usado para diluir tintas a óleo e acrílicas.
- Volátil duro - aguarrás pertence a este grupo. Seu objetivo é diluir tinta a óleo, verniz ou esmalte.
Solventes orgânicos têm vantagens e desvantagens. A principal vantagem é que eles são usados como diluente para várias substâncias. Se falamos sobre os contras, vale a pena notar que eles mantêm um odor bastante desagradável por um longo tempo e são caracterizados por vapores tóxicos, que são facilmente inflamados, e também podem causar envenenamento grave por vapores.
É impossível nomear o solvente mais forte, pois cada espécie é projetada para dissolver ou diluir um agente específico.
Para entender claramente qual solvente é adequado para uma tinta específica, você precisa se familiarizar com a descrição e a tabela de conformidade. Isso ajudará a entender a diferença entre diferentes variedades.
Solvente
Tipo de pintura
Homogêneo solventes
Solvente (mais precisamente mais fino) de tinta acrílica, tinta à base de água e outras tintas e petiscos dispersíveis em água
Gasolina (galocha de gás, nefras)
Diluente para tintas a óleo e betume, vernizes, esmaltes
Solvente de tintas a óleo e alquídicas-estireno
Solvente de tintas e esmaltes a óleo e alquídicos (incluindo PF-115, PF-133, PF-266), mástiques de betume, verniz GF-166, primer GF-021
Solvente de vernizes e tintas glifálicas e betuminosas (incluindo melamina alquídica).
Solvente de vernizes e tintas glyptal e betume, epóxi.
Diluente de tinta perclorovinil
Solventes combinados (numerados)
Solvente universal para tintas nitro, esmaltes nitro, vernizes nitro de uso geral, também epóxi, acrílico, solvente
Diluente para nitroenéis, revestimentos nitro para automóveis
NTs-132k mais fino, GF-570Rk
Diluente de esmalte automático NTs-11, GF-570Rk
Poliacrilato, perclorovinil, LKM com copolímeros de cloreto de vinila com cloreto de vinilideno ou acetato de vinila
Perclorovinil, poliacrilato, epóxi
Formaldeído de melamina, borracha, polivinilbutiral
Desbaste de verniz VL-51
Esmaltes Epóxi Endurecidos por Isoceno
Diluente de verniz de poliuretano
Solvente de resina de poliéster
Solvente de tintas e esmaltes de poliuretano
Quais são os tipos?
Os fabricantes modernos de solventes oferecem uma ampla variedade de opções orgânicas e inorgânicas que podem ser usadas para diversos fins. Uma grande variedade permite ao comprador escolher a melhor opção, dependendo das metas. Por exemplo, existe um solvente de cera para depilação, que consiste em ésteres de ácidos graxos. É seguro para a epiderme, elimina perfeitamente os resíduos de cera e a sua viscosidade.
Os solventes orgânicos estão em grande demanda, que podem ser divididos em vários grandes grupos:
- produtos à base de álcool
- substâncias de hidrocarbonetos
- tipos éster.
O primeiro grupo, que inclui produtos à base de álcool, inclui:
- O álcool etílico tem um odor específico. Ele inflama facilmente em altas temperaturas do ar.
- O álcool butílico é frequentemente usado para trabalhar com tintas de nitrocelulose.
- O metanol é apresentado como um líquido claro e inodoro. Facilmente entra em contato com a água, criando uma mistura homogênea. O metanol é usado para diluir tintas. Sua principal desvantagem é sua alta toxicidade.
- O etileno glicol é uma textura inodora e viscosa. É freqüentemente usado para diluir substâncias nitro-laca, após o que o brilho e a suavidade da tinta são aprimorados.
Os representantes brilhantes de produtos de hidrocarbonetos são:
- Espírito Branco - Uma refinaria de petróleo muito popular e popular. Ele é projetado para dissolver certos tipos de resinas, tintas nitro e tintas a óleo. Atrai a atenção com inofensividade e custo razoável. É frequentemente usado para fins domésticos, por exemplo, para eliminar a gordura de vários itens da cozinha.
- Benzeno de petróleo caracterizado por um odor forte, é insolúvel em água, mas interage bem com compostos de carbono. Ao trabalhar com ele, você deve aderir às medidas de segurança, pois emite fumaça perigosa.
- Terebintina frequentemente usado para diluição de tintas a óleo ou betumes. É um líquido transparente incolor, que às vezes tem um tom avermelhado, é altamente inflamável. Melhor escolher uma opção limpa.
O terceiro grupo inclui essas substâncias:
- Os solventes de acetato de metila são caracterizados por mobilidade e toxicidade. Eles fervem facilmente e também evaporam rapidamente.
- Os produtos de acetato de etila têm um cheiro agradável, fervura lenta e evaporação rápida.
- As substâncias acetato de butila têm um tom amarelado característico. Eles evaporam por muito tempo, por isso são usados para aumentar o tempo de secagem de verniz ou tinta.
- Os acetatos de amila têm muito em comum com os diluentes de acetato de butila. Eles se distinguem por um odor pungente e evaporação prolongada.
- A acetona é inflamável, possui um odor pungente e muito desagradável e é caracterizada pelo aumento da volatilidade.
- Uma mistura de solventes é usada para diluir nitro-lacas. É composto de ésteres. A composição dos solventes afeta a superfície a ser pintada. Por exemplo, os diluentes de evaporação rápida adicionam turbidez ao revestimento resultante. Se o solvente for caracterizado por evaporação a longo prazo, o revestimento ficará bonito, brilhante e suave.
Para não se confundir em uma ampla variedade de solventes, os fabricantes começaram a aplicar a numeração:
- O P-4 é um dos diluentes mais famosos. Destina-se à diluição de tintas e emulsões alquídicas que incorporam um polímero clorado. Interage bem com a tinta, como resultado da mancha, um filme durável é formado. Também é usado como desengordurante, é inflamável e altamente volátil.
- O R-6 foi projetado especificamente para a diluição de materiais de tintas diluídos em água e organossilício.Consiste em benzeno (40%), acetato de butila (15%), álcool butílico (15%) e álcool etílico (30%).
- 646 é um solvente técnico universal, que é frequentemente usado para vários fins industriais e domésticos. É caracterizada pelas propriedades de um desengordurante, bem como pela multifuncionalidade. Tem um tom amarelado característico, um odor desagradável e pungente e é rapidamente evaporado. É constituído por ésteres, álcoois, cetonas e hidrocarbonetos aromáticos. Se entrar em uma superfície pintada, dissolverá muito rapidamente a tinta, portanto, você deve ter muito cuidado ao usá-la. O diluente confere brilho e suavidade à superfície após a coloração.
- 648 é uma mistura que consiste em álcool butílico e etílico, tolueno e acetato de butila. É ideal para remover arranhões nos revestimentos de esmalte nitro. Deve ser cuidadosa e gradualmente adicionada à tinta para alcançar a viscosidade desejada.
- 649 é um líquido do tipo orgânico formado a partir de ésteres, álcoois e hidrocarbonetos aromáticos. É caracterizada por um odor específico e é altamente inflamável. Ele é projetado para produzir esmaltes da marca NTs, permite que você os leve à viscosidade de trabalho.
- 1120 é a solução ideal para o primer anti-corrosão Rostex Super. Ele permite que você esqueça o entupimento constante do bico de pulverização, o primer estabelece de maneira rápida e conveniente e, após a secagem, a superfície permanece perfeitamente plana.
- 1032 é especialmente projetado para tintas alquídicas para aplicação posterior por pulverização. Tem um leve cheiro. Após a secagem, a superfície fica lisa. Também é adequado para a limpeza completa das ferramentas após a coloração.
- PC 2 é apresentado como um líquido amarelo claro. É caracterizada por evaporação rápida, pois contém xinol e aguardente branca. Pode ser usado para dissolver esmaltes pentaftálicos, substâncias betuminosas e tintas a óleo. As desvantagens da substância incluem alta toxicidade, além de risco de incêndio e explosão.
- O GTA 220 é um solvente para o solo, amplamente utilizado na indústria.
- C2-80 / 120 é um produto a gasolina projetado para dissolver compostos orgânicos. Também é comumente chamado de "galocha" ou BR-2. Refere-se a substâncias de hidrocarbonetos, pois sua composição é de aproximadamente 50%. Tem um odor característico e é representado por um líquido de cor transparente.
Embalagem
Os fabricantes de solventes embalam imediatamente seus produtos. Entre a variedade proposta, você pode escolher grandes volumes e pequenos recipientes.
Para economizar um pouco, é mais rentável comprar produtos em grandes volumes. Os fabricantes oferecem a oportunidade de comprar diluentes em barris, com um volume de 216 litros. As empresas industriais podem comprar esses volumes.
Pequenas empresas podem comprar solventes em tambores de metal do tipo parafuso. Esta opção é conveniente de usar devido à presença de cortiça. Ele é projetado para 50 litros.
Muitos fabricantes oferecem comprar solventes em latas. Este tanque é feito principalmente de plástico, o que afeta positivamente seu peso. Possui uma alça para fácil transporte e um pescoço estreito que fecha hermeticamente, garantindo durabilidade e confiabilidade. É ideal para transportar ou armazenar vários tipos de líquidos. Os canisters podem ser projetados para 5, 10 e 20 litros.
A menor embalagem é uma garrafa de plástico com volume de 0,5, 1 ou 5 litros. Esta opção está em demanda para uso doméstico.
Seleção e aplicação
Para escolher o solvente certo para tintas e vernizes, é necessário levar em conta essas recomendações de especialistas:
- A escolha do solvente depende da camada de tinta e das condições climáticas sob as quais a superfície é pintada.
- Ao escolher uma velocidade de secagem, a temperatura do ar deve ser levada em consideração. Por exemplo, deve haver alta velocidade no tempo frio.
- Deve-se lembrar que a rápida evaporação de solventes pode ser acompanhada por um alto nível de espalhabilidade de tintas e vernizes.
- A escolha do diluente depende do tipo de tinta usada. Um produto selecionado incorretamente pode arruinar completamente a estrutura do material.
- Antes de usar a substância, você deve ler as instruções de uso e prestar atenção ao propósito para o qual foi feita.
- O diluente tem um efeito positivo no consumo de tinta. Mas vale a pena tomar cuidado para que um monte de solvente não entre na superfície pintada, pois isso pode danificá-lo.
A maioria dos diluentes é projetada para os seguintes propósitos:
- tintas diluídas altamente concentradas ou espessadas,
- limpe a superfície dos objetos ou roupas das manchas de tinta,
- para lavar a ferramenta usada na aplicação da tinta.
As possibilidades acima mencionadas de diluentes são básicas, mas são usadas em outras indústrias. Por exemplo, a acetona é uma boa opção para diluir resinas de origem natural, borracha, materiais, incluindo gordura e cera. O espírito branco é uma solução ideal para todos os tipos de tintas e vernizes, e também é o melhor limpador de superfícies de ferramentas e um excelente desengordurante. Para dissolver óleo, gordura ou parafina, gasolina ou querosene é perfeito, às vezes você pode usar hidrocarboneto. Para resinas sintéticas polares, ésteres devem ser utilizados. Para diluir nitrocelulose ou resina de poliéster, os álcoois são uma boa solução.
Para escolher o diluente certo para a tinta, preste atenção à sua composição e escolha um diluente com os mesmos componentes.
Quando adicionado, ele lhe dará a aparência original, pois substituirá a base seca.
Para que o processo de coloração seja realizado de maneira rápida e fácil, é necessário aderir a várias regras.
- Leve apenas pratos limpos para o uso. Não deve ter manchas ou resíduos de tinta anterior. Antes de usar, os pratos devem ser lavados com água e bem secos.
- O recipiente mais conveniente é de forma cilíndrica e com paredes lisas. Essa capacidade permitirá o mais conveniente e misture bem a tinta com um solvente.
- Se for necessário diluir as tintas para as quais a água é adequada, o solvente não deve exceder 10% da massa total.
- Para o esmalte alquídico, usado externamente, você pode adicionar cerca de 3% do diluente líquido total e para uso interno - 5%.
Fabricantes e comentários
Na maioria dos casos, os solventes fabricados na Rússia são tóxicos, mas eles cumprem um excelente trabalho. Por exemplo, os solventes conhecidos 646 e 647 são projetados para diluir nitro-esmaltes. Eles se distinguem por um odor desagradável, facilidade de evaporação e também pioram a espalhabilidade de tintas e vernizes. Eles não devem ser usados para trabalhos delicados. Se você prestar atenção à garrafa com aguardente branca, na parte inferior poderá ver o sedimento, o que indica a compatibilidade ambiental deste produto.
Empresa russa Novbytkhim atua como um conhecido fabricante de tintas e vernizes e produtos químicos domésticos. Os diluentes são muito procurados, pois são de excelente qualidade e preço acessível. Por exemplo, "Solvente No. 1" é uma mistura de diluentes orgânicos que são adequados para diversos fins na construção e na indústria.
Ao escolher um fabricante de solventes, vale a pena considerar para que finalidade é necessária. Por exemplo, para obras de arte, é melhor comprar produtos Windsor & Newtonporque oferece solventes de rápida evaporação que diluem a tinta na consistência desejada. É melhor recusar o espírito técnico branco.
Entre fabricantes estrangeiros em produtos de demanda Solvesso.
Espírito branco de Marca Varsol É altamente purificado, tem um leve cheiro.
Remédio da empresa Exxol Tem uma baixa taxa de evaporação, mas dissolve perfeitamente várias tintas e vernizes.
Finlandês Marca Tikkurila oferece uma ampla gama de solventes de alta qualidade. A empresa fornece substâncias seguras, cuida do meio ambiente, fabricando produtos de acordo com todos os padrões internacionais de qualidade. Ela é líder no mercado russo. Diluente "White Spirit 1050" tem um alto nível de purificação, tem um leve odor. É ótimo para diluir tintas e vernizes alquídicos e óleo, e também é um desengordurante ideal.
Os compradores devem prestar atenção à tecnologia de fabricação do solvente e suas propriedades, pois devem cumprir os padrões internacionais.
Alguns clientes usam o solvente como solvente, uma vez que também pode ser usado como desengordurante e como inseticida. Tem excelentes propriedades e é vendido a um preço acessível que os clientes gostam. O solvente é adequado para remover verniz, tinta, óleo, borracha, oligômeros e outras tintas e vernizes da superfície.
Hoje existem muitas críticas positivas sobre solventes da produção externa e doméstica. Todos os fundos fazem um excelente trabalho com os objetivos a que se destinam. Se falamos de críticas negativas, é importante notar que muitos diluentes têm um odor pungente desagradável e também são tóxicos para o corpo humano. É aconselhável trabalhar com solventes ao ar livre ou, se isso não for possível, é obrigatório com a janela aberta e no respirador.
Veja o próximo vídeo para saber a diferença entre solventes.
O que é um solvente e qual é a sua finalidade
Um solvente é uma substância química líquida que evapora rapidamente ou uma mistura de várias substâncias de natureza orgânica, com capacidade de dissolver substâncias orgânicas viscosas, formando assim uma mistura homogênea.
Basicamente, o solvente é destinado a revestimentos, ou seja, para trazê-los à consistência necessária antes do uso. Alguns corantes não podem ser usados sem solvente, por exemplo, com alta concentração e armazenados em um recipiente especial.
Um solvente de qualidade, com base no uso pretendido, deve atender aos seguintes requisitos:
- fácil de misturar com tinta até ficar homogêneo,
- após a aplicação do corante ou verniz, o solvente deve evaporar rapidamente,
- quando misturado com corante concentrado, o solvente não deve começar a reagir com eles,
- as propriedades do solvente não devem mudar em contato com a água.
Em poucas palavras, o objetivo do solvente pode ser descrito da seguinte maneira: garantir a conveniência de aplicar o corante na superfície e desaparecer mais rapidamente e imperceptivelmente. Eles também são usados antes de iniciar o trabalho de pintura, desengordurar as superfícies de trabalho e, quando terminar, limpar a ferramenta.
Cada item da gama de revestimentos requer o uso de um certo tipo de solvente. É necessário observar a conformidade do solvente com o tipo de tinta, a fim de obter a formação de uma substância homogênea que não se decomponha em suas partes constituintes e possibilite sua distribuição na área requerida.
Tipos de solventes
Os solventes são divididos em dois tipos:
Os solventes orgânicos são os mais populares em comparação aos inorgânicos e, de acordo com suas características físicas, existem os seguintes tipos:
- dificilmente volátil, por exemplo aguarrás. Eles são aplicáveis a esmaltes e vernizes,
- volátil médio, por exemplo querosene. Na maioria das vezes eles são usados para corantes de óleo e acrílico,
- volátil, por exemplo gasolina, álcool branco, solvente. Eles são usados para esmaltes, vernizes, acrílicos e corantes de óleo. Ao interagir com esse grupo de solventes, você deve ser extremamente cuidadoso e cuidadoso, porque substâncias voláteis são extremamente explosivas.
Na maioria das vezes, são substâncias líquidas móveis, com um forte odor inerente a elas, o que é uma das principais desvantagens.
A lista de solventes inorgânicos inclui:
- agua
- amônia líquida
- sais sulfúricos, fosfóricos e outros.
Os solventes orgânicos, em contraste com os inorgânicos, têm várias desvantagens sérias, incluindo um odor estável, implacável por algum tempo, e vapores tóxicos inflamáveis, que também podem levar a envenenamentos graves.
Infelizmente, porém, os corantes solúveis em água, mais procurados no exterior, não são muito procurados em nosso país devido à perda de qualidade quando armazenados no clima severo da Rússia.
Visão geral dos solventes mais usados em nosso país, suas propriedades
Os solventes orgânicos, apesar de suas propriedades não serem seguras, são amplamente utilizados na Rússia, o que não se pode dizer sobre seus equivalentes inorgânicos. Os solventes são divididos em três grupos:
Abaixo, consideramos os recursos e propriedades dos mais comuns deles. Os solventes de hidrocarbonetos incluem:
- O White Spirit é um líquido incolor e oleoso. É extremamente inflamável e tem um cheiro semelhante ao querosene. Seus indicadores de solventes não são muito altos, mas, apesar de tudo, o espírito branco ainda é procurado devido ao baixo custo e à não-toxicidade.
- Benzeno de petróleo. Líquido incolor que evapora rapidamente e não é solúvel em água. Ele também tem um odor forte, bem como todas as substâncias do grupo orgânico. O benzeno de petróleo é compatível com compostos de hidrocarbonetos. Emite vapores tóxicos e inflamáveis; em contato com o ar, torna-se explosivo.
- Terebintina. É subdividido em goma e pneumático. A árvore de goma é a melhor. É um líquido amarelo pálido, com forte cheiro usado para produzir betumes e tintas a óleo.
- Gasolina. O produto do refino de petróleo, possui propriedades inflamáveis, evapora-se facilmente. Ao atingir uma certa quantidade de vapor no ar pode detonar.
Os solventes de álcool incluem o seguinte:
- Álcool etílico. É líquido, não tem cor, mas tem um odor reconhecível. Não deve conter várias partículas estranhas. Seus pares são capazes de causar envenenamento grave, desde que um grande número deles entre no trato respiratório. Não apenas acende facilmente quando em contato com fogo ou faísca, mas também pode pegar fogo simplesmente quando exposto a altas temperaturas.
- Álcool butílico. É usado como diluente para vernizes de nitrocelulose. O revestimento ganha brilho, fica mais suave e também menos propenso ao clareamento.
- Álcool metílico (metanol). Substância límpida e líquida, geralmente contendo uma mistura de ésteres e acetona. É extremamente tóxico.
- Etilenoglicol. Um líquido claro, inodoro e viscoso. Forma um composto homogêneo com água. Ele evapora por um longo tempo, o que o torna indispensável ao trabalhar com nitro-vernizes, cujo revestimento é brilhante, liso e fácil de polir.
Os ésteres são representados pelo seguinte grupo de solventes:
- Acetato de metilo. Evaporação rápida, substância líquida e móvel com propriedades tóxicas e perigosas ao fogo. Ferve a uma temperatura de 56-58 graus.
- Acetato de etilo. Evapora não tão rápido, ferve a uma temperatura de 77-82 graus, tem um cheiro agradável.
- Acetato de butilo.O líquido, com um tom amarelado, evapora por um longo tempo e, portanto, é utilizado se for necessário aumentar o tempo de secagem do revestimento.
- Acetato de amilo. Transparente, líquido, tem um cheiro agradável, evapora lentamente. O acetato de butila também é usado para retardar a secagem.
- Acetona Possui um odor característico e muito desagradável, extremamente volátil e risco de incêndio.
- Misturas de solventes. Para diluir nitro-lacas concentradas no grau de viscosidade desejado, são utilizadas misturas de solventes do grupo éster. Além disso, as propriedades qualitativas do revestimento dependem diretamente dos elementos da composição. Por exemplo, se contiver a maior quantidade de solventes de evaporação rápida, o revestimento poderá ficar turvo, mas se você fizer uma mistura de substâncias que diminuem o tempo de secagem, o revestimento parecerá brilhante, suave e sem nuvens.
Visão geral do número de solventes
Existem tantos solventes que, para distingui-los, alguns deles receberam números que possibilitam navegar nos nomes e fazer escolhas. Considere o mais comum deles:
- O solvente 4 (P-4) foi amplamente utilizado. De fato, é uma mistura de acetona e tolueno. O P-4 é usado principalmente para vernizes e tintas alquídicas, além de esmaltes à base de polímeros clorados. Os componentes presentes no solvente são selecionados de modo a ter um efeito positivo na consistência e na formação do revestimento das substâncias formadoras de filme.
Se necessário, também pode ser usado para desengordurar a superfície antes do revestimento, mas se for possível, é melhor usar outro solvente, porque P-4 é extremamente volátil.
É inflamável. Ao trabalhar com ele, você deve ter cuidado e usar equipamentos de proteção individual.
- Ainda mais popular é o solvente 646, indispensável na vida cotidiana e na indústria. É aplicável tanto para dissolução quanto como desengordurante e é usado em muitos campos, inclusive em oficinas de reparo de automóveis. O solvente 646 possui características de qualidade notáveis. Ele inclui uma lista completa desses componentes, devido aos quais ele se torna multifuncional, pode dissolver muitos compostos químicos diferentes.
O solvente 646 tem um tom amarelado e odor pungente, evapora-se rapidamente. Contém hidrocarbonetos aromáticos, cetonas, álcoois, éteres. No processo de usá-lo, você precisa ser extremamente cuidadoso, pois devido à sua alta atividade, é fácil estragar as camadas anteriores do corante. Às vezes, devido a essa propriedade, o solvente 646 é até substituído por outros mais fracos.
Sem ele, é impossível fabricar e usar muitos nomes de tintas e vernizes. O solvente 646 é usado durante a produção deste produto ou diluído na consistência desejada antes do uso. Também é indispensável para a criação de algumas massas.
A tinta, diluída com o 646º solvente, torna-se brilhante e suave após a secagem. Os revestimentos de esmalte e verniz nos quais foi utilizado, quando aplicados com facilidade e rapidez, formam um filme. Quando o solvente 646 evapora, o odor desaparece.
Outra vantagem devido à qual os consumidores gostaram desse solvente é o preço, que por todas as suas características positivas é bastante baixo, além da disponibilidade em domínio público - você pode comprar 646 em todos os supermercados de construção.
- O solvente 2 (PC-2) também possui boas propriedades. É um líquido claro com um tom amarelo pálido. Evapora-se rapidamente. Contém xileno e aguardente branca. Dissolvem vernizes de óleo, tintas de betume, esmaltes pentaftálicos. Emite fumos extremamente tóxicos. Ao trabalhar com RS-2, é sempre necessário proteger a pele e o trato respiratório e os olhos. Além disso, os casais afetam adversamente o sistema nervoso, órgãos internos, sangue e medula óssea, entrando no corpo não apenas pelo trato respiratório, mas também pela pele.
Além do efeito interno, a substância também pode ter um efeito externo, por exemplo, invocando uma erupção cutânea com contato prolongado.
A substância é inflamável. Com o acúmulo de vapores no ar, pode ocorrer uma explosão.
Áreas solventes
Como observado acima, um solvente de tinta é necessário para o seguinte trabalho:
- diluição de esmalte espessado ou altamente concentrado e materiais de pintura,
- itens de limpeza ou roupas com tinta manchada,
- limpeza da ferramenta usada ao aplicar revestimentos.
Solventes são usados em muitas áreas. Para cada espécie, é diferente. Por exemplo, a acetona é usada com sucesso na síntese de policarbonatos, epóxis e poliuretanos. Óleos, resinas naturais, poliacrilatos, borracha clorada, bem como gorduras, ceras e borracha são dissolvidos com sua ajuda.
O espírito branco é aplicável a todas as tintas e vernizes. Adequado para tintas a óleo, vernizes, esmaltes, primers, mástiques automotivas. Desengorduram as superfícies, limpe a ferramenta.
Querosene, gasolina e outros hidrocarbonetos são usados para dissolver gorduras, óleos, parafina e ceras.
Os solventes pertencentes ao grupo de ésteres, por exemplo acetato de etilo, acetato de butilo, dissolvem resinas sintéticas polares, cerrizina.
Solventes do grupo de álcoois, etil, butil, metil e outros são utilizados na fabricação de vernizes, bem como na dissolução de resinas de poliéster e nitrocelulose.
Manuseio de Solventes
Quase todos os solventes orgânicos têm um efeito de vários graus de severidade na saúde humana, dependendo da espécie. Para não sofrer fumaça tóxica ao trabalhar com eles, é necessário observar rigorosamente as precauções de segurança:
- use equipamento de proteção individual durante o trabalho, como luvas, respirador, óculos de proteção etc.,
- se uma substância entrar em contato com a pele, lave-a imediatamente, até que tenha tempo de agir ou tenha um efeito mínimo,
- fornecer acesso às instalações a uma quantidade suficiente de ar fresco,
- é necessário controlar a temperatura na sala, como alguns solventes tornam-se explosivos em contato com o ar quente,
- a combustibilidade e a inflamabilidade dessas substâncias também devem ser levadas em conta, o trabalho nas proximidades de uma chama aberta é inaceitável, o fumo também é perigoso ou simplesmente a presença de objetos quentes nas proximidades,
- os solventes devem ser armazenados em uma sala fria, em pequenas garrafas ou latas, que devem conter etiquetas,
- todos os contêineres devem ser arrolhados para cima; não é permitido ficar deitado de lado ou para baixo com uma rolha.
Como são classificados os tipos de solventes para tintas
Os solventes para tintas são classificados pelos seguintes recursos:
1. Por estrutura:
- homogêneo - com base em um componente ou em uma mistura de componentes homogêneos (tolueno),
- combinado - com base em vários solventes homogêneos em uma certa proporção (por exemplo, a composição do solvente R-4 inclui tolueno, acetona e acetato de butila).
2. Pela composição:
Orgânico é um grupo mais popular de substâncias, que também é dividido em tipos, dependendo da taxa de evaporação:
- Tendo uma baixa taxa de evaporação (aguarrás). Utilizado para diluir esmaltes e vernizes.
- Voláteis médios (querosene). Usado principalmente para corantes de óleo e acrílico.
- Compostos que evaporam rapidamente (gasolina, álcool, solvente). Âmbito: esmaltes, vernizes, corantes acrílicos e oleosos. Ao usar compostos facilmente voláteis, é necessário ser guiado, primeiramente, pelas normas de segurança, pois essas substâncias são caracterizadas por um alto nível de risco de explosão.
A maioria deles são substâncias líquidas com um odor específico característico (que também é uma das desvantagens).
Os solventes inorgânicos são:
- agua
- amônia líquida
- sais sulfúricos, fosfóricos, etc.
As emulsões orgânicas têm desvantagens óbvias: um odor persistente que persiste por um longo período de tempo, a liberação de vapores tóxicos inflamáveis, que podem levar a um envenenamento grave do corpo.
Artigos relacionados recomendados:
Ao mesmo tempo, solventes inorgânicos perdem rapidamente suas características positivas quando armazenados em condições climáticas russas, de modo que esse tipo de solvente para tintas é mais popular no exterior.
Que tipos de solventes de tinta são mais populares
Como já observado, em nosso país, os diluentes de tinta orgânica são mais frequentemente usados, mesmo que estejam longe de formulações seguras.
Os solventes são divididos nos seguintes grupos:
Oferecemos uma visão mais detalhada das características dos solventes mais utilizados na pintura.
Usando agua muitas vezes dissolvem tintas de dispersão em água, bem como alguns tipos de adesivos. Observe que, se um filme se formar na superfície do corante como resultado do armazenamento, essa solução não será mais utilizável.
Entre solventes de hidrocarbonetos deve incluir:
- Espírito branco. É uma composição oleosa incolor. É caracterizada por alta inflamabilidade e um cheiro específico (semelhante ao querosene).
As propriedades do solvente da aguardente branca não podem ser consideradas excelentes, mas, apesar disso, a composição é bastante popular devido ao seu baixo custo e não toxicidade.
Geralmente é usado na indústria química: na fabricação de tintas, vernizes, esmaltes, etc. No entanto, essa composição também é frequentemente usada na vida cotidiana e na construção. O espírito branco é diluído com esmaltes e vernizes alquídicos, tintas a óleo e resina, materiais betuminosos.
Além disso, usando um solvente, é possível desengordurar várias superfícies (em particular, antes de aplicar a tinta), bem como limpar ferramentas e mecanismos da lubrificação.
- Benzeno de petróleo. Uma emulsão que não tem cor evapora-se rapidamente e não se dissolve com água. Possui um odor acentuado característico dos solventes orgânicos. A composição em questão é compatível com compostos de hidrocarbonetos. Os vapores de benzeno de petróleo são tóxicos e inflamáveis. O líquido se torna explosivo em contato com o ar.
- Terebintina. Existem dois tipos: goma e pneumático. Se você comparar essas espécies, a terebintina é a melhor opção. É um líquido amarelo pálido com um odor persistente, usado para diluir betumes e tintas a óleo.
- Gasolina. É um produto derivado do petróleo, caracterizado por propriedades inflamáveis e evapora-se facilmente. Quando uma certa quantidade de vapor se acumula no ar, pode ocorrer uma explosão.
Agora vamos para o grupo solventes de álcool:
- Álcool etílico. Um líquido transparente com um odor característico. Uma alta concentração de vapor de álcool etílico no trato respiratório de uma pessoa pode levar a envenenamentos graves. O solvente se inflama rapidamente de um incêndio ou faísca e também pode pegar fogo sob a influência de alta temperatura.
- Butanol. Mais frequentemente usado para diluir vernizes de nitrocelulose. Dá ao revestimento um brilho, suavidade, protege contra o aparecimento de manchas brancas.
- Metanol. Líquido venenoso incolor, cuja composição contém éteres e acetona.
- Etilenoglicol. Um líquido incolor e viscoso que é inodoro. Forma um composto homogêneo com água. Evapora por tempo suficiente, portanto, é frequentemente usado quando se trabalha com nitro-vernizes. A superfície é brilhante, lisa e fácil de polir.
Representantes do grupo ésteres são:
- Acetato de metilo. Um solvente venenoso líquido que evapora muito rapidamente e é caracterizado por alto risco de incêndio. O ponto de ebulição da solução é + 56 ... + 58 ° C.
- Acetato de etilo. Evapora por mais tempo que o solvente anterior, tem um cheiro agradável. O ponto de ebulição do líquido é + 77 ... + 82 ° C.
- Acetato de butilo. A composição é de cor amarelada, que evapora com o tempo. É por isso que este solvente é usado nos casos em que é necessário aumentar o período de secagem do material de pintura na superfície.
- Acetato de amilo. Uma composição fluida e incolor que é inodora e evapora lentamente. Como o solvente mencionado no parágrafo anterior, ele é usado para aumentar o período de secagem.
- Acetona Um líquido volátil, de fácil movimentação, com um odor pungente. O ponto de ebulição da acetona é de +56 ° C.
- Misturas de solventes. Em alguns casos, misturas de solventes das descargas de ésteres são usadas para obter uma certa viscosidade. Vale ressaltar que a qualidade do revestimento resultante dependerá da composição da mistura preparada.
Portanto, se a composição dos solventes contiver uma grande concentração de líquidos que evaporam rapidamente, o revestimento pode ficar turvo. E se incluirmos substâncias que diminuem o tempo de secagem do revestimento no número de componentes, a superfície ficará brilhante, lisa e transparente.
Número de tipos de solventes para tintas
Solvente 646. A utilização do solvente universal 646 permite que os corantes nitro (esmaltes, tintas, vernizes) fiquem mais fluidos. Também é usado frequentemente para diluir materiais de verniz epóxi e acrílico.
A utilização do solvente em questão para tintas não implica o uso de equipamento de proteção especial. Usando o número composto 646, você pode facilmente amassar / suavizar a massa.
Após diluir a tinta com um solvente, o revestimento é liso e brilhante. Esmaltes e vernizes rapidamente se fixam nele, formando um filme transparente na superfície. Depois que o solvente evapora, o cheiro desaparece.
Entre as vantagens do solvente para tintas 646, pode-se atribuir seu baixo custo, embora essa composição tenha características positivas suficientes. Além disso, o líquido pode ser comprado na maioria das lojas de ferragens.
Solvente 647. A composição do solvente para tintas contém tolueno, acetato de butila, acetato de etila e butanol. Este produto é frequentemente usado por serviços que lidam com pintura de automóveis, uma vez que nitro-vernizes e nitro-esmaltes podem ser diluídos com esse solvente.
É melhor escolher esta composição para trabalhos que exijam uma atitude mais cuidadosa com a superfície a ser tratada, uma vez que, em comparação com o solvente 646, a acetona e a etil celosolve estão ausentes entre os componentes.
Solvente 649. Este tipo é feito de xileno, etil celosolve e butanol (na proporção de 5: 3: 2). É usado para melhorar a viscosidade dos esmaltes NTs-132k e tintas GF-570Rk.
Todos os tipos de trabalho que utilizam esta composição devem ser realizados em conformidade com as normas de segurança: proteja suas mãos com luvas! Mantenha o solvente em um recipiente bem fechado e longe da luz solar direta.
650 solventes. Ao usá-lo, você pode dar a consistência desejada aos esmaltes da marca NTs-11 (destinados a tingir áreas de áreas limitadas com um pincel), bem como às tintas GF-570Rk.
O solvente 650 é obtido misturando xileno, álcool butílico e etil celosolve em uma proporção percentual de 50:30:20. A composição é bastante tóxica, portanto, na sala de trabalho, deve-se necessariamente poder arejar.
Solvente R-4. Contém uma mistura de cetonas, ésteres e hidrocarbonetos aromáticos.
O P-4 pode ser usado para a diluição de tintas e vernizes à base de acetato de vinila, cloreto de vinilideno ou seus copolímeros, tintas de perclorovinil.
Em alguns casos, esse tipo de solvente para tintas é usado para desengordurar a superfície (no entanto, isso só deve ser feito em casos extremos, pois o P-4 é extremamente volátil).
O solvente R-4 é inflamável; portanto, ao trabalhar com ele, você precisa ter um cuidado especial e usar o equipamento de proteção necessário.
Quando usar este ou aquele tipo de diluente
O uso de um ou outro tipo de solvente para tinta é aconselhável nos seguintes casos:
- para dar consistência de trabalho a esmaltes e tintas,
- remover vestígios de tinta de objetos ou roupas,
- para limpar as ferramentas usadas ao aplicar tinta na superfície.
Os solventes encontram sua aplicação em muitos campos. Tudo depende das espécies. Portanto, a acetona é amplamente utilizada na síntese de policarbonatos e epóxis. Além disso, permite dissolver óleos, borracha clorada, gorduras, borracha, etc.
O espírito branco pode ser usado quando se trabalha com a maioria das tintas e vernizes: tintas a óleo, vernizes, esmaltes, cartilhas, mastiques automotivos. O solvente também é eficaz para desengordurar superfícies e limpar ferramentas.
Querosene, gasolina e outros hidrocarbonetos são excelentes solventes para gorduras, óleos, parafina e ceras.
Usando solventes do grupo de ésteres, por exemplo, acetato de etila, acetato de butila, você pode dissolver resinas sintéticas polares, cerrizina.
Solventes de álcool (etil, butil, metil, etc.) são utilizados na fabricação de materiais de verniz, bem como na dissolução de resinas de poliéster e nitrocelulose.
7 regras para o uso seguro de vários tipos de solventes para tintas
Muitos tipos de solventes para tintas são caracterizados por rápida volatilidade e atividade química; portanto, ao usá-las, todas as precauções de segurança devem ser observadas:
- Qualquer uso de solventes deve ser acompanhado pelo uso de equipamentos de proteção individual - luvas, respirador e óculos especiais.
- É melhor trabalhar com solventes na rua e, na ausência de tal oportunidade, você deve garantir o nível adequado de ventilação na sala.
- Se a composição entrar em uma área aberta da pele, ela deve ser lavada com água corrente. Observe que uma proporção crescente de solventes para tintas é combustível (isso exclui o fumo durante o trabalho).
- Dependendo do tipo de solvente, é necessário monitorar a temperatura do ar na sala de trabalho: existem compostos que, quando em contato com o ar de uma determinada temperatura, podem detonar.
- Todos os solventes são inflamáveis; portanto, é estritamente proibido trabalhar perto de fontes de chamas ou objetos quentes.
- Os solventes devem ser armazenados em uma sala fria, em pequenos recipientes com tampas bem apertadas, nas quais devem ser feitas anotações apropriadas com o nome do líquido e a data em que foi aberto.
- Os tanques com solventes devem ser colocados com as tampas para cima (não deite de lado e não fique de cabeça para baixo).
Onde comprar tintas de alta qualidade e seguras para móveis
O Raduga JSC está em operação desde 1991 (anteriormente Tsentrmebelkomplekt, Decor-1). A empresa foi organizada para fornecer matérias-primas para empresas que fazem parte do Centromebel CJSC.
Hoje, os parceiros comerciais permanentes da empresa não são apenas fabricantes russos, mas também empresas líderes na Alemanha, Áustria, França, Itália, Suíça, Finlândia, Polônia, Suécia. Nosso escritório está localizado no centro de Moscou, bem como nosso próprio complexo de armazéns, com uma sala de exposições de 200 m².
Em nossos armazéns localizados na região próxima a Moscou, há sempre uma grande variedade de matérias-primas, materiais e componentes para a produção de móveis e marcenaria. Na variedade de mais de 300 tipos de vernizes e 400 tipos de corantes, enfatiza-se a venda de vernizes e corantes com um resíduo seco.
A pedido dos clientes, nossa equipe, por um ou dois dias, produz esmaltes de poliuretano em quase todas as cores. Oferecemos adesivos de cinco principais fabricantes da Europa, madeira natural e madeira serrada - mais de 60 tipos de espécies comuns, exóticas e exclusivas. Os acessórios dianteiros e de montagem estão constantemente disponíveis - mais de 4000 itens de fabricantes da Europa: Áustria, Polônia, Alemanha, etc.
Todo mês processamos aplicativos de mais de 1800 clientes. Isso inclui grandes fábricas de móveis e empreendedores privados.
As entregas de mercadorias são realizadas em toda a Rússia. Nossa empresa entrega mercadorias gratuitamente em Moscou. Os produtos são enviados por estrada para todas as regiões da Rússia.
Nossa empresa leva a sério o treinamento de nossos próprios especialistas. Os gerentes passam sistematicamente por estágios em empresas envolvidas na produção de materiais de acabamento na Alemanha, Itália, Áustria e Finlândia. Os funcionários de nossa empresa prestam assistência técnica aos clientes.
Convidamos você a cooperar em condições mutuamente benéficas! Valorizamos nossos clientes e tentamos encontrar uma abordagem individual para cada cliente.
Nomeação
Solventes como substâncias que alteram as propriedades dos revestimentos são usados para melhorar sua fluidez e viscosidade. O principal objetivo de sua aplicação é aumentar a eficiência do trabalho.
E, nesse sentido, eles resolvem os seguintes problemas:
- criando revestimentos espessos para melhorar sua fluidez e acelerar o ciclo de trabalho,
- limpeza de contaminantes de várias superfícies,
- limpeza, desinfecção e desengorduramento de superfícies tratadas, a fim de melhorar a adesão,
- fabricação de adesivo
- o fabrico de aderências impregnantes, melhorando as consistências,
- limpeza de roupas e equipamentos.
Solventes orgânicos são amplamente utilizados na fabricação de revestimentos de uma ampla gama.
São utilizados em lavanderias a seco, no dia a dia (aguarrás, acetona), para remover resíduos de cola e verniz (álcool metílico, acetona, acetato de etila), como componente em composições destinadas a operações de lavagem, na indústria de perfumes (etanol), em processos de síntese química e como desengordurante.
Como regra, o próprio solvente e a consistência que ele dissolve são, em certa medida, semelhantes, ou seja, existe um princípio polar.
Solventes orgânicos em obras de construção e acabamento são usados para proporcionar o grau de viscosidade necessário de vários primers, consistências de massa e vernizes. Eles são usados para desengordurar ferramentas e superfícies de produtos.
Com base nessas funções, os solventes devem atender aos requisitos necessários:
- não reaja com tinta e verniz e tenha um alto nível de evaporação,
- possuir não higroscopicidade (não altere as qualidades necessárias inerentes, reagindo com a água),
- a mistura de reagentes deve resultar sem esforço em uma consistência uniforme,
- o solvente deve atuar nos revestimentos somente no momento de sua aplicação na superfície e depois evaporar.
Tipos e características
Comparados aos reagentes inorgânicos, os orgânicos são usados com uma ordem de magnitude mais frequentemente devido às suas propriedades funcionais mais amplas. A composição dos reagentes orgânicos é homogênea e heterogênea.
Homogêneo 95–100% consistem no principal componente químico - base. Às vezes, para reduzir a concentração, os reagentes podem ser dissolvidos em outros meios, por exemplo, em aquoso. O custo dos solventes desse grupo, em regra, é menor que o combinado, mas eles têm um espectro mais estreito de aplicabilidade para interação com diferentes materiais.
Heterogêneo (numerado) - os reagentes obtidos pelo método de mistura variam em composição e tecnologia de fabricação. Em termos de preço e eficácia, eles diferem significativamente dos análogos homogêneos.
Outra classificação forma os seguintes tipos de reagentes orgânicos para revestimentos:
o primeiro grupo - hidrocarboneto, inclui:
Eles são inflamáveis e não se dissolvem na água.
- Terebintina usado em duas versões: chiclete e celeiro. O primeiro é de melhor qualidade - sem cor ou desprendendo levemente a substância amarela com um ponto de ebulição de até 180 °. O segundo é um pouco mais escuro e espalha um odor pungente. A composição é amplamente utilizada em pinturas. Reagindo bem com éteres, álcoois e derivados de cloro, dissolve os revestimentos, acelerando sua secagem. É utilizado para a preparação de compostos mastiques, bem como para moagem a úmido.
- Espírito branco - um produto da destilação de óleo, é um produto intermediário entre frações de gasolina e querosene. Incolor, volátil, com um ponto de ebulição não superior a 165 °. A capacidade de dissolver os revestimentos é um pouco menor do que a da aguarrás. Utilizado no processo de lixagem úmida.
- Gasolina - produto volátil de destilação de óleo. Perigo de incêndio, forma misturas explosivas. Devido ao alto grau de volatilidade, raramente é usado na decoração de móveis.
- Benzeno - substância volátil móvel sem cor. Na prática, são utilizadas formulações de 90% e 50%. É possível a formação de misturas explosivas tóxicas e inflamáveis. Resinas, cera, borracha e outras substâncias são perfeitamente dissolvidas nela. É utilizado na fabricação de vernizes (reduz a densidade) e como reagente solvente para vernizes nitro.
O seguinte grupo de reagentes para tintas e vernizes são os álcoois, dos quais etil e butil são mais amplamente utilizados:
- Álcool etílico - uma substância líquida sem cor, obtida por destilação de produtos de fermentação de açúcar. Na área de tintas e vernizes é aplicada uma força de pelo menos 90 ° (um pequeno grau de força leva ao casamento). É capaz de reagir com algumas resinas, por exemplo, goma-laca. É utilizado como diluente em conjunto com reagentes para nitro-vernizes.
- Álcool butílico - um excelente reagente para vernizes de nitrocelulose, confere ao filme uma aparência de alta qualidade, reduz o grau de clareamento do revestimento.
- Álcool metílico - um produto líquido sem cor, obtido durante a destilação da madeira. Como regra, inclui aditivos de acetona e éteres. Em sua forma pura é chamado de metanol. Bem dissolve certos tipos de resinas e óleos. Em algumas indústrias, o uso do produto é limitado devido à sua toxicidade.
- Etileno glicol - líquido viscoso sem cor e odor. Mistura bem com a água. Possui baixa taxa de evaporação, o que afeta positivamente a formação do filme e o estado do revestimento - adquire uma excelente aparência e é mais fácil de polir. O produto é utilizado na fabricação de vernizes à base de resinas.
O último grupo é representado por ésteres - metil, etil, butil e outros. Os produtos são utilizados principalmente como reagentes com nitrocelulose e na fabricação dessas misturas, a fim de levar as composições ao grau de viscosidade necessário para o uso.
- Acetato de metilo - líquido, baixo ponto de ebulição, venenoso, inflamável, com um alto grau de volatilidade (T flash - 13-16 °).
- Acetato de etilo - substância líquida ligeiramente volátil (ponto de ebulição T - 78-82 °). Em várias proporções, é misturado com álcoois, ésteres, gorduras e óleos. Excelente reagente para resinas e cera.
- Acetato de butilo - líquido amarelado com baixa evaporação. É usado como moderador da velocidade de secagem, é capaz de impedir o clareamento de um filme de verniz.
- Acetato de amilo - líquido com nível de evaporação não intenso. Um excelente reagente para nitrocelulose, óleos e certos tipos de resinas. O escopo é semelhante ao acetato de butila. Frequentemente usado na restauração de móveis.
- Acetona - um líquido altamente volátil com um odor pungente que dissolve perfeitamente a nitrocelulose. O reagente é um risco de incêndio. Em várias proporções, é facilmente misturado com álcoois, compostos de éter e água.
A fim de levar os revestimentos ao estado necessário para o trabalho, são frequentemente utilizadas composições de reagentes misturadas, que têm um efeito significativo no estado de todo o revestimento. Com a predominância de acetona de baixo ponto de ebulição, acetato de metila / etila nas composições, o revestimento de laca fica turvo devido à evaporação rápida e o uso de apenas solventes de alto ponto de ebulição, como acetato de butila ou acetato de amila, pelo contrário, reduz a taxa de secagem do revestimento.
A indústria moderna fornece formulários prontos que já são compatíveis com as marcas de pintura correspondentes, por exemplo, P-4, P-5, P-645, 646, 647, 648, 649, 650 e AMP.
Hoje, existem tanto solventes universais à venda, por exemplo, o popular produto 646, quanto também altamente especializados:
- Para primers anticorrosão, o solvente 1120 fabricado pela Rostex Super é perfeito. Nesse caso, a composição é aplicada de maneira rápida e fácil, e a superfície fica uniforme e lisa após a secagem.
- Para trabalhar com materiais de pintura alquídica por pulverização, desenvolveu o solvente 1032, que também é adequado para uma limpeza eficaz das ferramentas.
Dicas de seleção
Deve-se lembrar que cada tipo de pintura requer um tipo específico de solvente para funcionar. Mais especificamente, para graxa, cola, óleo, tinta, fluido de correção, gesso, óleo de secagem, rejunte de cimento, primer, resina e outros revestimentos, existem tipos específicos de reagentes. Portanto, a seleção correta do produto é uma garantia de revestimento de alta qualidade, pois garante a homogeneidade da mistura, a ausência de deterioração, o trabalho fácil e rápido com ela. O conhecimento das características técnicas do produto ajuda na sua seleção.
A especificidade do solvente é sua capacidade de evaporar rapidamente do diluente, o que confere as qualidades necessárias. Soluções separadas têm uma qualidade dessecante, reduzindo o tempo de secagem. A capacidade de acelerar a formação de um filme nos reagentes é outra função junto à principal (transmitir fluidez e diminuir a viscosidade).
O índice de volatilidade do reagente afeta diretamente a qualidade do filme formado por revestimentos. Para controlar o processo, é importante considerar que, se o reagente evaporar muito cedo, os revestimentos ficam brancos, manchas aparecem neles, a estrutura do revestimento é deformada e suas propriedades mudam. É por isso que em vários casos o uso de solventes voláteis não é recomendado.
O nível provável de volatilidade do reagente pode ser avaliado pelo ponto de ebulição. Quanto menor, maior essa propriedade e vice-versa. Ao escolher um produto, você deve se concentrar especialmente nos aspectos externos do reagente e compará-los com as descrições nas etiquetas ou nos cartões do produto.
Os principais critérios de avaliação são pequenos desvios de cor, densidade, presença de partículas e precipitação. É melhor não comprar esses reagentes.
Os reagentes dissolventes da LKM são selecionados pelos fabricantes com base na velocidade e uniformidade do processo de evaporação. Os constituintes baratos neles interrompem esses processos.
Por exemplo, a acetona no reagente 646 é excessivamente volátil, o que impede o processo de secagem ideal do filme. Devido à evaporação extremamente rápida, a formação de um filme de superfície é muito rápida, o que, por sua vez, impede a saída dos constituintes voláteis das camadas profundas. O resultado é "ebulição", perda de brilho, baixa qualidade do filme. Álcoois, abundantemente disponíveis em reagentes domésticos, atuam negativamente na formação de filme de revestimentos acrílicos. A água nos álcoois interrompe a polimerização desses materiais, levando à friabilidade do filme polimérico resultante.
Para entender claramente qual reagente específico é adequado para uma pintura específica, é importante estudar cuidadosamente a descrição e a tabela de correspondência.
Ao escolher e trabalhar com reagentes, é necessário levar em consideração uma característica do produto como o nível de toxicidade.
Nesse contexto, são distinguidos três indicadores:
- A concentração máxima permitida na zona de trabalho (MPC) é um indicador que reflete o grau permitido de saturação com toxinas.
- Taxa de dose semi-letal.Por exemplo, "LD50" significa que quando o corpo recebe um produto com uma certa concentração (mg), a probabilidade de uma morte é de 50%.
- A concentração média de vapor tóxico emitido pelo reagente até a secagem final (determinada por uma tabela especial).
Precauções de segurança
Frequentemente, os indicadores de risco de incêndio e explosão dos reagentes não são mencionados nas descrições. Portanto, eles só precisam saber:
- Ponto de inflamação do reagente mostra seu nível mínimo no qual ele pode liberar um volume de toxinas suficiente para causar incêndio prolongado.
- Temperatura de auto-ignição do reagente - o nível mais baixo de temperatura quando os vapores podem inflamar sem a participação de uma fonte externa de ignição.
- Ponto de inflamação do reagente - o nível mais baixo de temperatura quando os vapores podem inflamar com uma faísca (para reagentes individuais, essa temperatura pode ser menor que zero graus).
Os reagentes orgânicos são caracterizados por um nível significativo de toxicidade, afetando adversamente a saúde humana.
É por isso que, ao trabalhar com eles, você deve aderir a regras especiais:
- a presença de ventilação eficaz (fornecimento, exaustão e troca) no local de trabalho,
- o uso de um respirador e roupas de proteção,
- a exclusão de fogo ou faíscas na sala,
- armazenamento de reagentes em porões ou depósitos especiais. Nas prateleiras, eles devem ser colocados com a rolha para cima. A luz solar direta não deve ser permitida.
Quase todos os reagentes orgânicos são ativos, e alguns (por exemplo, cetonas, aminas e outros), quando estão na sala, levam a intoxicação aguda, enquanto outros causam alergias, dermatites e outras complicações.
Veja o próximo vídeo para saber a diferença entre diluentes e solventes.