PhD, especialista em sites.
As portas metálicas de entrada têm duas tarefas principais: proteger de forma confiável os proprietários contra intrusos e criar condições de vida confortáveis. O conforto, por sua vez, está sempre associado ao calor em um apartamento ou casa. Portanto, o isolamento da porta da porta de entrada é o objetivo principal dos proprietários após a instalação de uma nova unidade de porta. Afinal, ele, junto com as janelas, é o principal condutor de frio na sala. É necessário isolar a caixa, a folha da porta e as inclinações.
Neste artigo, consideramos detalhadamente todas as etapas do isolamento térmico da caixa e da folha da porta. As nuances do processo de aquecimento das encostas são discutidas em detalhes no material: “Acabamento das encostas da porta da frente”, o que possibilita não tocar nesse tópico.
A escolha do isolamento para a porta da frente
O isolamento da porta da frente em um apartamento ou casa particular prevê várias operações para o isolamento térmico da porta:
- isolamento de lacunas tecnológicas
- criando uma ruptura térmica na moldura da moldura da porta,
- isolamento térmico da folha da porta por dentro e por fora,
- lacunas de vedação entre a caixa e a trama,
- instalação de segundas portas.
Para cada etapa do trabalho, você precisa de seu próprio isolamento.
Aquecimento tecnológico
A distância entre a parede e a moldura da porta (lacuna tecnológica) na grande maioria dos casos é espumada. Ao mesmo tempo, alguns especialistas preferem uma mistura de cimento e areia, que em nossa opinião não é a solução ideal:
- a argamassa de cimento conduz melhor o calor, o que significa que o caminho para a sala será ligeiramente aberto ao frio,
- jogar uma solução entre a caixa e a banda externa do lado do apartamento com uma solução exigirá habilidade e paciência, porque o espaço entre o material da parede e o bloco de ferro da porta é de apenas 2-2,5 cm.
Isolamento da moldura da porta
Em todas as portas da classe econômica, a moldura da porta não é isolada. O metal conduz bem o calor, o que requer a criação de uma ruptura térmica dentro do perfil. Para esses fins, você pode usar:
- argila expandida,
- serragem,
- espuma de poliuretano.
Para informação: recentemente, para aquecer a moldura da porta, é instalado um cabo térmico, que pode ser ligado e desligado a qualquer momento.
Dos materiais listados, a espuma retém melhor o calor, mas também é a mais cara. O uso de isolamento a granel é muito mais barato, mas há um problema ao preenchê-los com elementos estruturais horizontais. Se o perfil estiver parcialmente preenchido por baixo, argila expandida ou serragem acordam de postes verticais, o preenchimento do topo se torna um problema que nem sempre pode ser resolvido. A espuma não tem esses problemas.
Conclusão: se a porta é realmente isolada e os processos de isolamento térmico não são simulados, o isolamento da caixa deve ser de espuma de montagem.
Instalação de juntas
O isolamento da porta da frente do apartamento não funcionará se não houver selos no narthex. Na venda são apresentados:
- borracha
- elastômeros termoplásticos, também chamados elastômeros termoplásticos (TPE abreviado),
- borracha artificial
- silicone
- espuma de borracha.
Cada tipo de selo possui seus prós e contras, descritos em detalhes no material: "Como substituir o selo de borracha em janelas de plástico?" (ponto 4)
Nesse caso, é melhor comprar o isolamento para a porta da frente de borracha artificial ou borracha. O material de silicone é muito mais caro com especificações comparáveis aos materiais mencionados acima.
A espuma tem uma vida útil de 4-6 anos, após a qual é deformada e passa ar frio a partir da entrada.
Isolante em folha para porta
O isolamento térmico da folha da porta é possível de duas maneiras:
- A parte interna da estrutura da folha da porta é preenchida com isolamento - a recepção tecnológica é possível apenas com uma folha removível no interior da porta (não é soldada).
- O material de isolamento térmico é montado na parte superior ou externa da porta, o que não exclui uma opção de isolamento dupla face.
Nesse sentido, requisitos gerais e específicos são impostos a materiais de isolamento. Quanto ao geral, os materiais:
- deve ser ecológico
- ter um baixo coeficiente de absorção de calor,
- não absorva água
- ter um recurso operacional proporcional à vida útil das portas,
- ser acessível ao consumidor de massa.
As especificidades dependem da localização do isolamento. Portanto, ao isolar a porta com a ajuda de estofados, o material isolante deve ser elástico, capaz de deformações significativas, o que não é o caso do isolamento rígido de espuma.
Como carga, espuma de plástico, poliestireno expandido (espuma de poliestireno), algodão de basalto, inverno sintético, espuma de borracha, isolona e outros materiais ganharam grande popularidade.
Adequado para encher o interior da folha da porta poliestireno. Possui baixo peso (a porta não pesa), alta resistência e resistência ao desgaste. As vantagens devem ser atribuídas a uma tecnologia de assentamento simples - ela é facilmente cortada no tamanho das células formadas pelos reforçadores.
O poliestireno aprimorado está ganhando popularidade - espuma de poliestireno (a marca comercial Penoplex). Muitos construtores acreditam que este é o mesmo material. Em forma - sim, de fato, esses são aquecedores diferentes, como evidenciado por suas características comparativas.
- 0,036-0,050 W / (m · K) - espuma,
- 0,028 W / (m · K) - poliestireno expandido.
Como pode ser visto na comparação, o poliestireno expandido com uma espessura menor retém melhor o calor.
Lã de basalto - um dos raros materiais de construção, difíceis de encontrar falhas. Ele tem:
Um menos - quando molhado, perde drasticamente a capacidade de proteger o apartamento do frio. Isso não é um problema para apartamentos e para casas particulares em áreas rurais (dachas) e para a cidade é melhor não usá-lo, pois no inverno a porta congela do lado de fora e aquece por dentro, como resultado da condensação dentro da folha da porta, reduzindo em 10 a capacidade de isolamento térmico da lã de basalto. -15%.
Um material de isolamento muito eficaz é isolon - o resultado da formação de espuma de polietileno com propano. Ele tem:
- muito bom desempenho de isolamento térmico,
- baixa absorção de água - menos de 1%,
- maior flexibilidade e elasticidade
- tecnologia de assentamento simples
- baixa gravidade específica
- alta vida útil - até 100 anos.
Entre as desvantagens, um preço muito alto deve ser observado.
Winterizer sintético É um isolamento não tecido leve, volumoso e elástico, no qual as fibras sintéticas são coladas com cola ou termicamente. No entanto, seu uso é justificado apenas em apartamentos - quando a temperatura externa cai para –10 o C, ela se torna inútil.
Amplamente utilizado para isolamento de portas e elástico espuma de borrachaconstituído por 90% do ar. Possui excelentes propriedades de isolamento térmico e fácil instalação. As desvantagens incluem inflamabilidade rápida, vida útil mais curta e dificuldades no transporte - ele não pode ser compactado, pois as características originais da qualidade são perdidas.
O isolamento do tipo “faça você mesmo” da porta de entrada pode ser feito com isolon, espuma de borracha, lã mineral obtida de basalto e rebatidas.
Batting, como aquecedor, não encontrou ampla aplicação na construção. Mas, para estofados de portas, ele se encaixa quase perfeitamente. Apenas material de tricô e piercing é usado, no qual:
- alto nível de isolamento térmico, tanto de baixa como de alta temperatura, o que não é o caso de materiais sintéticos,
- capacidade de absorver ruídos de várias origens,
- respeito pelo meio ambiente - feito de fibras naturais, principalmente de lã.
As fraquezas incluem:
- peso elevado - gravidade específica 200-400 g / m 2,
- a capacidade de absorver água em grandes quantidades,
- distribuição desigual de fibras durante a operação da porta, resultando em áreas com uma camada grossa e fina de material.
Para liberação tecnológica
Para selar o espaço entre o bloco da porta e a parede, você precisará de:
- espuma de montagem em tubos,
- fita adesiva
- filme plástico
- faca ou tesoura
- pistola de espuma de construção.
Para informações: cada lata de spray possui seu próprio frasco de spray. Mas trabalhar sem uma arma é, em muitos casos, difícil. Portanto, os profissionais tomam seu uso como garantido.
Para aquecimento interno
A substituição do preenchimento de folhas da porta requer os seguintes materiais e ferramentas:
- material de isolamento térmico
- filme plástico para isolamento de impermeabilização,
- blocos de madeira
- parafusos
- cola
- cantos de metal para enrijecer a caixa de barras
- furadeiras elétricas com um conjunto de furadeiras de metal,
- faca de construção
- tesoura
- limas de madeira de dentes pequenos,
- chave de fenda ou chave de fenda Phillips,
- furador ou unha fina,
- lixa P60.
Atenção: como isolar a porta de entrada de metal no apartamento com a ajuda de estofos, é descrito em detalhes no artigo: “Estofando portas com desmantelamento com suas próprias mãos”. Portanto, não é aconselhável considerar a tecnologia de isolamento externo neste material.
Liberação tecnológica
O isolamento da porta na área da lacuna tecnológica é realizado na seguinte sequência:
- do lado da sala, a caixa e a porta são fechadas com filme plástico e fita adesiva - a fita é colada ao perfil de aço da caixa, o filme cobre a folha da porta,
- a lacuna é abundantemente molhada com água de um frasco de spray ou de plástico. Os instaladores dirão que isso remove poeira. De fato, a pulverização é realizada com outro objetivo: para fornecer à umidade a espuma e melhorar sua estrutura, o processo de polimerização é muito mais rápido e melhor em alta umidade, a espuma não cai de uma superfície molhada,
- a lata é sacudida e virada. Através de um tubo fino, uma pequena porção da espuma é aplicada na parte posterior do clípe externo em uma tira contínua. O trabalho é realizado de baixo para cima. A execução da operação em duas etapas não permitirá que a espuma durante a expansão saia entre a banda de metal e a parede pela parte externa das portas,
- o trabalho é realizado em duas etapas, o que impede que a espuma se expanda entre a banda de metal e a parede do lado de fora das portas. 15 a 20 minutos após a espuma ganhar volume, o restante do espaço é coberto com espuma, mas não mais da metade do espaço livre restante,
- após polimerização da espuma, os materiais de proteção das portas são removidos.
Importante: a espuma que se projeta sob a caixa deve ser cortada imediatamente e não espere que ela endureça completamente. Ao mesmo tempo, cortes oblíquos rasos devem ser deixados na superfície de corte, o que aliviará a pressão excessiva na caixa e acelerará o processo de endurecimento.
Frame da porta
O isolamento da estrutura da caixa deve ser feito antes da instalação das portas. Para fazer isso, use parcialmente os orifícios dos parafusos de fixação e, onde não forem suficientes, faça uma broca. O diâmetro da broca deve permitir que o tubo do cilindro de espuma entre livremente no quadro.
A distância entre os orifícios é preferencialmente mantida entre 45 e 50 cm e faça a broca pela parte externa das extremidades. Encha o interior da moldura da porta de baixo para cima. Antes do trabalho, os furos que ficam dentro da caixa são selados com fita adesiva (a folha da porta é protegida contra espuma).
Narthex
A tecnologia para colar o selante pode ser encontrada no trabalho: "Isolamento acústico da porta da frente com suas próprias mãos". Aqui nos debruçamos sobre algumas das nuances que não foram refletidas lá.
O perfil do selante é selecionado dependendo do tamanho da folga. Para intervalos grandes, é melhor um selo semelhante às letras latinas O e D. Para intervalos de 3-5 mm, uma seção semelhante às letras V ou P. é adequada.E para intervalos pequenos, você deve comprar um selo em forma de C ou K.
Portas para dentro
E agora vamos considerar como isolar a porta da frente em um apartamento de fabricação chinesa. Imediatamente, observamos que existem dois problemas que devem ser resolvidos em um complexo:
- sem reforços
- papelão ondulado serve como enchimento, que é considerado nominalmente isolante.
O trabalho é realizado na seguinte sequência:
- a maçaneta e as fechaduras são removidas da porta, além de elementos externos, mas também mecanismos de travamento,
- a porta é removida das dobradiças e colocada sobre uma mesa ou piso,
- torça os parafusos nos quais a folha interna da banda está presa,
- a folha é removida e retirada,
- o espaço interior da estrutura é medido,
- uma treliça é montada a partir de uma barra de madeira, que deve se encaixar firmemente na moldura da tela. Para dar rigidez aos cantos do quadro, é feita uma mesa - cantos de metal são anexados,
- os reforços são instalados na grade: dois verticais e três horizontais. Ao instalá-los, o principal é não colocar barras horizontais na alça e travas,
- no local de instalação do mecanismo de bloqueio, é cortado um bloco de madeira,
- no metal em vários lugares, a cola é aplicada por pontos - quanto mais pontos, melhor,
- sob o tamanho interno da tela, com uma sobreposição de cerca de 10 cm, um filme plástico é cortado e coberto com metal. Em lugares com cola, ele é firmemente pressionado contra a folha,
Atenção: o filme não se encaixa em espuma de poliestireno (penoplex).
- a caixa é colocada no filme,
- sob o tamanho das células, o isolamento é cortado e colocado nas células da caixa. Para que o material não se mova durante a operação da porta, ele é colado ao filme e às pranchas de madeira. Se ocorrerem erros de tamanho, se houver lacunas, eles serão preenchidos com espuma. A entrada de polietileno é envolvida em uma caixa e fixada a ela com um grampeador ou cola,
- nos locais de fechaduras e alças, o isolamento é cortado,
- o material de isolamento, juntamente com a estrutura da treliça, é fechado por um filme no topo, que é anexado à árvore,
- as rachaduras entre a caixa e a moldura são preenchidas com espuma,
- a folha de ajuste da folha da porta retorna e é presa com parafusos,
- coloque uma alça e fechaduras,
- a porta está articulada.
Portas do lado de fora
Alguns modelos de portas chinesas não são separáveis. Nesse caso, eles são isolados do lado de fora. É possível embainhar as peças com um substituto de couro com uma grande quantidade de isolamento entre a porta e o desmantelamento, mas, neste caso, o problema da rigidez da moldura da tela não está resolvido.
O problema foi resolvido da seguinte maneira:
- todas as partes salientes da maçaneta e fechaduras são removidas do interior da porta,
- a porta é removida das dobradiças e colocada no chão com o lado externo para baixo,
- sua largura e altura são medidas,
- uma caixa é feita de uma barra de madeira com uma seção transversal de 20 * 20 mm - as grandes dimensões da barra dificultam o acesso aos orifícios da fechadura;
- reforços estão instalados,
- a grade é fixada com parafusos na porta,
- as células são preenchidas com isolamento.
O processo de acabamento do interior da porta com um painel de MDF, PVC ou cartão laminado completa o processo.
Conclusão
O isolamento da porta pode melhorar as condições de vida em uma casa ou apartamento. Nesse caso, o trabalho deve ser realizado de forma abrangente, instalando proteção térmica:
- liberação tecnológica
- declives
- moldura da porta
- o narthex
- folha da porta.
As tecnologias não são complicadas, todo o ciclo de trabalho pode ser realizado de forma independente. Pequenas dificuldades podem surgir apenas na escolha de um aquecedor.Para a lacuna tecnológica e a moldura da porta, a melhor opção é montar espuma, declives - uma mistura de cimento e areia, o narthex - um selante de borracha ou borracha, folhas da porta - penoplex para isolamento interno e rebatimento para estofados em desmantelamento.
Isolamento da moldura da porta
O isolamento da porta de entrada de metal deve começar com os elementos da caixa. Se a caixa for feita de um canto, o isolamento poderá ser feito apenas na junção da caixa com a porta. Nesse caso, as lacunas são preenchidas com espuma e o excesso de isolamento é cortado com uma faca de construção. Se a caixa for feita de um tubo de seção retangular ou quadrada, o isolamento é colocado dentro do perfil.
Melhor para isolar
Para aquecer a moldura da porta, use espuma de montagem ou isolamento a granel (serragem, argila expandida).
Espuma de poliuretano É utilizado para eliminar as folgas entre a caixa e a porta, bem como para preencher as cavidades dos elementos da caixa feitos de perfil.
Aquecedores soltos aplicam-se apenas a quadros com perfil. O preenchimento do perfil ocorre através de um orifício tecnológico perfurado na parte superior da caixa. O diâmetro do furo deve permitir que as maiores frações do material de enchimento passem.
Este método tem uma desvantagem significativa: é impossível garantir que o espaço a granel da caixa seja preenchido com materiais a granel. Como resultado do preenchimento irregular, formam-se vazios que congelam. Portanto, o uso de isolamento a granel é possível apenas em condições de produção, ao montar a caixa na oficina.
Instruções para isolamento
Para preencher a moldura da porta com espuma, será necessário preparar furos tecnológicos em incrementos de 500 mm. Através dessas aberturas, o espaço interno do perfil é preenchido com espuma. O excesso de espuma que sai pelas aberturas deve ser removido com uma faca de construção.
As rachaduras entre a moldura da porta e a porta são limpas do isolamento antigo, umedecem e enchem de espuma. O excesso de espuma é removido usando uma faca de construção, após a qual o local de contato entre a caixa e a parede é mascarado com massa de vidraceiro.
De que é perdido o calor?
A moderna porta de entrada de metal é na verdade uma estrutura complexa, onde o ferro é apenas uma concha. A cavidade da tela pode ser preenchida com isolamento, pois a principal função da porta é manter o calor. Mas muitas vezes há vazamentos de calor e não apenas em casas particulares, mas também em apartamentos. Além disso, portas de metal baratas, por exemplo, possuem estanho comum e, em vez de isolamento, favos de papelão.
Causas da perda de calor na casa:
- Paredes finas. As paredes dobradas da maneira clássica várias décadas atrás, que não têm isolamento, começam a congelar com o tempo. A partir disso, o isolamento da casa está se deteriorando.
- Rachaduras e fendas. Quando uma estrutura pesada diminui, rachaduras se formam nas paredes que, eventualmente, se você não prestar atenção a elas, se transformam em grandes lacunas. Essas lacunas também são chamadas de pontes frias.
- Soluções técnicas (portas e janelas antigas). Com o tempo, a madeira seca, formando enormes lacunas na caixa. Janelas que não estão adequadamente isoladas são uma das principais fontes de perda de calor. E a porta, se for feita de uma folha de metal e não tiver o isolamento necessário, ou um design chinês de baixa qualidade, dentro do qual, em vez de um cartão isolante térmico, é a causa imediata de perda colossal de calor.
Portanto, o isolamento da porta é um componente importante da proteção térmica de toda a casa. Mas antes que você perceba a ideia, descubra as razões exatas para a perda de calor, para que não se gaste tempo e energia aquecendo as portas, e a razão do microclima desconfortável está nas pontes frias formadas pelas rachaduras da casa.
Importante! A espessura da folha da porta de ferro não é um indicador do isolamento térmico da porta. Uma espessa camada de metal é, antes de tudo, proteção contra a penetração e somente então um isolante térmico (desde que não haja lacunas na estrutura).
Escolha um aquecedor
O isolamento na porta não apenas protege a sala do frio, mas também a isola de ruídos estranhos, o que é verdade em prédios de apartamentos. Portanto, ao escolher uma estrutura de porta acabada, vale a pena perguntar sobre seu conteúdo.
Penofol equipado com uma camada de película com refletividade, devido à qual todo o calor permanece dentro de casa. Mas é usado, via de regra, apenas como material isolante auxiliar.
Isoladores térmicos de folhas (espuma, espuma, etc.), boa facilidade de instalação e baixo custo. Como o material não é higroscópico, não é necessário montar uma barreira de vapor e membrana de barreira de umidade ao instalá-lo.
Ao escolher um isolamento rígido, dê preferência espuma de poliestireno (poliestireno). Ele é significativamente mais denso e mais apertado além disso, em poliestireno isola de forma mais eficiente.
Para isoladores térmicos macios laminados ou em chapa lã de vidro e lã mineral. Eles diferem apenas na base, suas características de isolamento térmico são aproximadamente as mesmas. Material ecológico, incombustível, permite escolher independentemente a altura da pilha, excluindo o corte adicional. Essas vantagens tornam o isolamento de algodão especialmente popular.
O material é vendido em rolos ou chapas. Elementos de qualquer forma e tamanho podem ser cortados em algodão e, para reduzir a espessura da camada de isolamento, basta pressionar e fixar o material.
Falta de algodão - alta higroscopicidade. O material tem medo de umidade e, se o isolamento absorve água, perde suas propriedades de proteção térmica. Os especialistas não recomendam o uso desse isolamento para portas, pois, com um alto contraste de temperaturas externas e internas, a probabilidade de obter um isolamento úmido é extremamente alta. No entanto, a opção é bastante aceitável para a porta da frente do apartamento.
Espuma de poliuretano preenche todas as rachaduras sem ser particularmente caro. Você pode borrifá-lo você mesmo, usando uma pistola de espuma ou convidando um especialista usando uma pistola especial para ajudar.
As portas "de luxo" da fábrica são isoladas com três opções para isoladores de calor:
- isolamento de chave - espuma de poliestireno
- penofol é uma proteção auxiliar
- espuma de poliuretano as cavidades da moldura da porta e dos reforços estão preenchidas.
Nos mercados de construção, muitas vezes você pode ver kits de isolamento para portas de entrada. O material de isolamento e acabamento já é medido e cortado no padrão, mas esses conjuntos são de pouca utilidade, como eles incluem winterizer sintético de camada fina ou espuma de borracha e dermatina.
Ferramentas e materiais
Além do isolamento - o material principal, também precisamos de fixadores, revestimentos etc.
Tabela 1. Todos os materiais e ferramentas necessários
Materiais | Instrumento |
---|---|
Qualquer isolamento selecionado | Fita de montagem |
Espuma de poliuretano | Square |
Ferragens, pregos líquidos ou espuma de poliuretano (para montar um isolador de calor rígido) | Lápis |
Materiais ou revestimento de aglomerado (para revestir uma porta não dobrável) | Régua ou regra longa |
Fita adesiva, membrana de barreira hidro e vapor (no caso de usar um isolamento macio) | Serra de vaivém ou serra |
Dermantina, MDF ou plástico (como acabamento decorativo) | Chave de fenda |
Selante de polímero de borracha ou silicone | Putty faca e argamassa tanque |
Cola de montagem universal (com boa capacidade de aderir superfícies de cores diferentes) | Pistola de espuma |
Massa para isolamento da moldura da porta | Grampeador |
Grampos para grampos ou pregos para móveis | Martelo |
Viga de madeira seca para a aplicação da estrutura interna da folha da porta em caso de ausência | Faca de construção |
Preços de modelos populares de chaves de fenda
Importante! Se a lã de vidro for escolhida como o principal isolamento, não se esqueça de proteger a pele das mãos, órgãos de visão e respiração, usando óculos, luvas e um respirador. Ao trabalhar com material, são liberadas micropartículas perigosas (fragmentos de fibras) que, penetrando no trato respiratório, podem causar irritação prolongada nos órgãos.
Aquecemos uma moldura da porta
A caixa da folha da porta de metal é feita de um canto de ferro, montado na abertura com âncoras. Entre a moldura da porta montada e a parede ou divisória de suporte, após remover a estrutura antiga da porta, muitas vezes permanecem lacunas consideráveis. Os construtores durante a instalação os sopram com espuma, mas há uma certa desvantagem: o material tem medo do sol. Se você não ocultar partes da espuma do ultravioleta com o tempo, ela se transformará em pó com o tempo.
Se a espuma em qualquer superfície adquirir amarelo ou marrom, significa que o material começa a se decompor.
Como fazer certo:
- Limpamos a parede adjacente à porta dos restos da espuma de montagem, bordamos o gesso em tijolo ou concreto e removemos a poeira.
- Pulverizamos a superfície com água pura e espumamos os recessos visíveis. Será melhor colar espuma na parede molhada.
- Quando o material endurece, cortamos o excesso.
Aquecemos uma folha de porta
Antes de aquecer a porta de ferro, a estrutura deve ser desmontada. Para fazer isso, remova o olho mágico, maçanetas, fechaduras e revestimento.
Quando a tela estiver totalmente preparada, não se esqueça de limpá-la da sujeira e poeira antes de iniciar o trabalho.
Algoritmo passo a passo para isolamento de portas
Tabela 2. Isolamos a porta
Descrição das etapas | Foto |
---|---|
Etapa 1 Se a tela não possuir reforços adicionais criando uma estrutura interna, o esqueleto deve ser montado a partir de ripas de madeira. A estrutura em torno do perímetro da porta e ao longo das barras transversais é fixada nos parafusos. É importante escolher uma espessura das barras para que não sejam mais largas que os elementos salientes da folha da porta. | |
Etapa 2 Entre as barras do quadro nas células resultantes, colocamos um aquecedor. Considere as características do material e a necessidade de isoladores de membrana adicionais. | |
Etapa 3 É possível prender um aquecedor na cola diretamente a uma porta ou, alternativamente, a barras. A fixação mais confiável fornecerá uma combinação dos dois métodos. Lubrifique a folha da porta com adesivo, aplique isolamento e pressione-a firmemente. Se o isolamento se encaixar perfeitamente na célula da estrutura, ele será firmemente fixado no lugar. |
Vedação da porta e interior da portaO design da porta frontal por dentro executa várias funções. Esta é a proteção do isolamento contra influências mecânicas e outros danos, isolamento adicional contra calor e ruído, além de um componente decorativo. Uma série de requisitos é definida para a decoração interior das folhas das portas:
Na maioria dos casos, a porta de metal é revestida por dentro com aglomerado laminado ou MDF, plástico ou forro, madeira ou metal, madeira compensada ou OSB em combinação com couro ou desmantelamento. Considere o algoritmo de design de interiores de uma porta de ferro isolada usando materiais de folha dura como exemplo:
A etapa final é a instalação de uma vedação de polímero para impedir a penetração de correntes de ar através das rachaduras ao redor do perímetro da porta. Para isso, a superfície da folha da porta e a estrutura são desengorduradas, a proteção é cuidadosamente removida da camada adesiva do selante, o material é aplicado à porta e pressionado. É importante ter cuidado ao instalar o selo, pois o material é muito fino e requer paciência durante a instalação. Características de isolamento de uma porta metálicaO algoritmo para aquecer uma porta metálica dividida não é muito diferente do processo de isolamento térmico de uma folha de porta de ferro convencional. O papel principal é desempenhado pelo recurso de design da porta. A porta é removida das dobradiças, colocada em uma superfície horizontal, desmontada todos os elementos funcionais e decorativos na forma de um olho, alças, travas e plugues, depois desmontada do revestimento interno (se o produto não for monolítico, o acabamento será montado em parafusos auto-perfurantes). No caso de isolar uma porta não separável, o revestimento interno pode ser cuidadosamente cortado com uma trituradora. Quando o produto é desmontado, o papelão é removido das cavidades e a porta é limpa de detritos e poeira.
Em seguida, equipe a barreira hidrográfica, corte e aperte o isolamento (lembre-se de que a proteção contra umidade não é necessária para alguns materiais). O processo de isolamento em si é tão simples quanto no exemplo de uma porta de peça única. Substitua a almofada. Se após a desmontagem se tornar inutilizável, o design interior da porta poderá ser substituído. Em seguida, o olho mágico, fechaduras e alças são fixados no local e o produto é instalado na caixa. No caso de uma porta monolítica, se não houver um desejo específico de estragar sua integridade, você poderá isolá-la sobre a pele existente. Para fazer isso, na folha da porta demonstrada e desmontada, por dentro e por fora, é anexada uma caixa de madeira. Todas as ações adicionais são praticamente diferentes dos algoritmos anteriores. O que considerarAlém do isolamento térmico da folha da porta, o processo de isolamento da porta inclui outras nuances importantes. A fita de vedação de polímero ajudará a melhorar a qualidade da proteção térmica da porta. Esse material é fornecido em rolos, vendidos por metro. A instalação da fita é extremamente simples: o selante possui uma borda adesiva, com a qual é fixada na porta e na moldura.
Muito eficaz é o isolamento da porta em si com espuma. Isso pode ser feito mesmo que não haja sinais de destruição de material nas cavidades. Soprar vazios com espuma e depois rebocar a parede não é difícil, mas aumentará significativamente a eficiência do isolamento. A espessura da porta isolada do lado de fora, via de regra, aumenta. Considere esse fato ao instalar os bloqueios: pode ser necessário substituí-los por estruturas com chaves estendidas. Outra fonte de perda de calor são as inclinações das portas internas. Se não estiverem emoldurados ou costurados rapidamente, devem receber atenção. Retire o acabamento antigo, sopre as cavidades com espuma. Se o espaço for espaçoso o suficiente, encha-o com outro aquecedor e conserte o acabamento. Erros comunsTodos podem recuar: um instalador experiente ou um chefe de casa iniciante. Ao aquecer uma porta de entrada de metal, há vários erros comuns que são permitidos com mais frequência.
A porta de metal isolada de acordo com todas as regras, além da armadura dos vilões, também protegerá a casa com segurança de ruídos estranhos e frio generalizado. Além disso, o isolamento oferece proteção à tela contra corrosão e, consequentemente, aumenta sua vida útil. Use os materiais que estão disponíveis para você e não tenha medo de cometer erros, porque apenas quem não faz nada não se engana.
Métodos de aquecimentoObviamente, você pode isolar a porta simplesmente colocando o isolamento em seu perímetro, mas não haverá grande efeito - ainda vale a pena isolar de acordo com as regras profissionais do trabalho de isolamento térmico. Para isso, vale considerar que todos os aquecedores podem ser condicionalmente divididos em grupos: Eles atendem plenamente ao toque e à aparência desses critérios. Portanto, o primeiro grupo inclui: espuma de poliestireno e espuma de poliestireno (espuma de poliestireno), o segundo - lã de vidro e algodão mineral (basalto). Todos esses materiais são diferenciados por qualidades especiais - por aquecimento eficaz :
Escolha o mais eficazEmbora todos os materiais listados aqueçam bem os quartos, mas nem todos são adequados para aquecer a porta da frente de metal com suas próprias mãos.
Portanto, a maneira mais eficaz de aquecer uma porta de entrada de metal com suas próprias mãos é uma combinação de 3 materiais:
Essa porta definitivamente o protegerá do frio e eliminará a perda de calor na sala de estar. Todos os materiais habituais - dermatina, borracha de espuma ou invernizador sintético - não são adequados para decorar e isolar uma porta de metal. Instruções passo a passo
Informações úteis? Não se esqueça de curtir e se inscrever no canal "Especialista em Fachadas"! PenofolDevido à refletividade da camada de alumínio, ela retém quase todo o calor na sala. É usado apenas como material adicional. Isolamento de uma porta de metal com penofol Isolamento rígidoEstes incluem espuma de poliestireno e espuma de poliestireno (espuma de poliestireno). Sua vantagem é a facilidade de instalação, preço relativamente baixo. Como não é higroscópico, não precisa de filmes adicionais. Esta é a única opção adequada para instalação em chalé, campo ou casa rural. De fato, neste caso, a porta serve como uma barreira para baixas temperaturas e vento, o que não é observado em prédios de apartamentos, onde a porta entra na entrada. Aquecimento de uma porta de metal com espuma de poliestireno e espuma de poliestireno (poliestireno) Aquecedores suavesLã de vidro e lã mineral (basalto) estão incluídas nesta categoria. Sua diferença é apenas na matéria-prima; em termos de características de isolamento térmico, elas não diferem muito. O Minvata é caracterizado por respeito ao meio ambiente, segurança contra incêndio, capacidade de variar a altura de empilhamento sem aparas adicionais. O algodão é vendido em rolos ou folhas, o que permite cortar peças do tamanho desejado e colocá-las em células formadas pelas nervuras rígidas da própria porta. Para garantir a altura desejada (espessura do isolamento), basta pressionar o material para baixo (pressionar o algodão), as propriedades de isolamento térmico não sofrerão. Mas o algodão tem uma desvantagem que não permite recomendá-lo para instalação em portas de ferro para residências particulares. Porque temperaturas diferentes atuam em lados diferentes da porta e, às vezes, a diferença é de até 40 ° C (-15 na rua e +25 na casa). Isso leva a uma mudança do ponto de orvalho dentro do isolamento e o algodão fica molhado. É possível neutralizar o efeito instalando uma película de hidrobarrier. Mas, no entanto, os profissionais não aconselham realizar o aquecimento da porta de ferro com algodão em uma casa particular. Isso pode se tornar uma opção aceitável apenas se a porta da frente do apartamento estiver isolada, pois nesse caso não há uma diferença tão grande de temperatura (a entrada é muito mais quente do que na rua). Isolamento de uma porta de metal com lã mineral Isolante inflávelÉ representado por espuma de poliuretano. A pulverização permite preencher todas as rachaduras, mas a um preço alto. Aquecimento de uma porta de metal com espuma de poliuretano (espuma de PPU) O isolamento térmico das portas metálicas da classe "Lux" é realizado com três tipos de materiais: poliestireno (material básico), poliestireno (opcional), espuma de poliuretano (preenchendo os vazios dos reforços e caixas). Materiais adicionais para isolamento de portas
A partir da ferramenta, você precisará de: roleta, broca, serra de vaivém, chave de fenda, lápis, faca de papelaria. O dispositivo de estrutura dentro da porta (reforços)Depois que a folha da porta é desmontada, pode acontecer que não haja reforços na cavidade da porta; eles precisam ser feitos. Para fazer isso, use um perfil ou canto de metal com as dimensões correspondentes à espessura da porta. Seu uso generalizado se deve ao fato de o metal ser mais fácil de soldar na superfície metálica da porta. No entanto, muitos mestres concordam que é melhor usar uma viga de madeira, porque a madeira possui menor condutividade térmica. A dificuldade ao trabalhar com madeira é que é difícil corrigi-la com segurança e, ao mesmo tempo, não danificar a camada frontal da folha da porta. O esquema de isolamento de uma porta de metal Como isolar uma porta de metal em uma casa particularA tecnologia de aquecimento de uma porta de aço por dentro será descrita em várias etapas, na forma de instruções passo a passo, para que, mesmo sem experiência em construção, você possa fazer o trabalho sozinho.
A disposição dos reforços da porta de metal
Como isolar uma porta de metal com espuma de poliestireno - vídeo
O resultado de todo o trabalho será uma porta de metal isolada, que protegerá com segurança as instalações da perda de calor. Agora, ele pode ser pendurado nas dobradiças e executar uma verificação funcional das alças e da trava. Porém, vale ressaltar que o isolamento de uma porta de metal apenas na área da folha da porta é uma pequena parte do possível trabalho de isolamento térmico de portas. Uma das fontes de perda de calor é a moldura da porta. Na maioria dos casos, é oco, o que significa que passa bem pelo calor. Isolamento da caixa de metal da portaEstrutura da porta isolada A estrutura da porta é isolada soprando espuma de montagem no perfil de metal. É fácil de fazer. Basta perfurar orifícios no perfil da estrutura (não completamente) a uma distância de 400 a 450 mm. O diâmetro do furo é igual ao diâmetro do tubo da garrafa de espuma. Depois disso, o tubo do cilindro é trazido para o perfil e a espuma preenche o espaço livre. Material preparado para o site www.moydomik.net Isolamento adicional da porta de entrada de metalAlém do trabalho realizado, há mais duas direções pelas quais o calor sai (soprando sob a porta de ferro da entrada):
Todo o trabalho de isolamento de portas metálicas de ruas ou apartamentos pode ser realizado de forma independente. Mas se você tem medo de cometer um erro, é melhor solicitar os serviços de um assistente. O custo de seu trabalho será de 1.500 rublos. (excluindo o custo do material). E o preço final será determinado levando em consideração o tipo de porta, a complexidade de desmontar um lado da folha da porta, a presença de reforços, o tipo de selante e o tipo de material de acabamento. No entanto, os custos do aquecimento de portas externas de metal são sempre justificados, pois implicam uma redução significativa na perda de calor através da porta e evitam a condensação na superfície da porta, o que leva à destruição da folha da porta. DentroPara colocar um aquecedor dentro de uma porta de metal, você precisará executar as seguintes etapas:
Enchendo as juntas entre o isolamento e a estrutura.
ForaSe necessário, embale a porta de aço de couro ecológico por fora, execute o seguinte trabalho:
Para obter uma superfície decorativa, você pode fixar adicionalmente o material na superfície da porta usando parafusos especiais autorroscantes com cabeças indicadas. Como isolar uma porta se ela sairEm casas particulares ou casas de campo, também é necessário isolar uma porta de ferro da rua. Dado que a porta é constantemente afetada por mudanças climáticas e sazonais, é necessário tratar responsavelmente o material que será usado dentro da folha da porta. Os seguintes materiais são um isolamento adequado para uma porta de rua: Esses materiais têm higroscopicidade mínima, portanto as diferenças de temperatura e umidade não afetam suas propriedades de isolamento térmico. O processo de aquecimento das portas de metal das ruas não difere do processo de trabalhar com as portas dos apartamentos. Korovin Sergey Dmitrievich Mestre em Arquitetura, formado pela Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de Samara. 11 anos de experiência em projeto e construção. |