A questão de como pintar a cozinha pode parecer difícil se você não souber sobre a tecnologia da pintura e quais materiais de pintura são melhores para usar. Mesmo que um pintor profissional faça o trabalho, não vai doer você saber como escolher a cor, a tinta e o ornamento. O resultado e o dinheiro gasto dependem de como você é experiente nesse assunto.
No artigo, falaremos detalhadamente sobre como pintar as paredes da cozinha com suas próprias mãos.
Que tinta é adequada para a cozinha e por que
Como pintar as paredes da cozinha? A escolha da tinta é uma questão responsável, pois na cozinha a temperatura e a umidade do ar costumam mudar.
Portanto, a tinta para a cozinha deve atender a certos requisitos:
- resistência ao vapor e temperatura elevada,
- purificação simples da poluição (gordura, manchas de salpicos de vinho, chá, café, suco de frutas),
- respeito pelo meio ambiente
- falta de odor pungente,
- a presença de uma variedade de cores e tons.
As tintas que atendem a esses requisitos são divididas em:
O primeiro lugar no ranking de popularidade é ocupado por emulsões de dispersão em água. Eles são usados ativamente no interior, porque não têm odor pungente, secam rapidamente e são seguros para a saúde. Esse tipo inclui os tipos à base de água, acrílico, látex e silicone.
Para cozinhas com alta umidade, é adequada uma emulsão dispersiva em água com látex ou silicone na composição. Essa tinta é capaz de preencher pequenas rachaduras e buracos na parede pior do que o gesso.
Lembre-se de que lavar as paredes com um revestimento de emulsão aquosa geralmente não é recomendado - a pintura apaga-se rapidamente e manchas e listras feias permanecem nas superfícies.
A superfície brilhante criada por tintas a óleo (esmalte alquídico) não tem medo de limpeza com água. No entanto, depois de usar essa tinta, ventile bem a sala: um odor desagradável pode permanecer na cozinha por dois meses. Tudo porque em sua composição há verniz alquídico e o óleo de secagem ou a aguarrás atua como um diluente.
As tintas a óleo são universais e podem ser aplicadas em qualquer superfície, mas secam de 12 horas a três dias.
Tinta de silicato - tipo de tintas e vernizes feitos de vidro líquido. Eles oferecem excelente aderência, mesmo sem ferrar. Esta tinta não desbota ao sol, é resistente à umidade e temperaturas extremas.
Para referência. Se você decidir escorvar a superfície antes de aplicar esta tinta, use um primer de silicato. As tintas de silicato também interagem mal com plástico e pedra.
Preparação da fundação
As paredes pintadas no interior da cozinha parecerão novas e elegantes, se você abordar o problema corretamente. Antes de começar a pintar, prepare a superfície das paredes, porque a tinta, mesmo com a adição de látex e silicone, não nivela a superfície e não mascara a presença de ondulações, grandes rachaduras e buracos.
O trabalho preparatório inclui:
- descascamento de camadas antigas de tinta, papel de parede ou gesso,
- cartilha
- puttying
- acabamento de parede.
De várias maneiras, as etapas do trabalho dependem do estado do próprio muro. Se o papel de parede foi originalmente colado na parede, limpe-o completamente sem deixar um pedaço de papel de parede, pois essa peça poderá afetar posteriormente a qualidade da pintura. Se a parede foi previamente pintada com tinta a óleo e a tinta à base de água estiver planejada, livre-se de todas as camadas de tinta a óleo, pois a emulsão não ficará sobre ela. Em seguida, tire uma espátula.
Uma parede previamente pintada com tinta à base de água é lavada com uma esponja embebida em água morna antes de ser pintada com tinta a óleo ou silicato.. Preste atenção especial ao gesso anterior. Se sua camada se desintegrar e rachar ao tocar, é melhor remover a camada inteira e aplicar gesso novamente.
Acontece também que o gesso rachou em alguns locais e, ao longo de toda a parede, é mantido de maneira uniforme e firme. Nesse caso, é melhor tocar em toda a área da parede para a presença de locais "fracos". Eles se apresentarão como uma característica sonora dos vazios. Depois de identificar esses defeitos, destrua-os localmente e volte a aplicar a massa.
Após a limpeza, prepare as paredes. Para isso, existem compostos especiais em bases minerais, alquídicas, acrílicas e quartzo. Antes de usar, dilua o primer com água (leia as instruções) e aplique na parede com um rolo de pintura. Ao preparar áreas sob uma janela, em cantos, perto de canos, use um pincel. Após a preparação, as paredes devem secar bem durante o dia.
Após a aplicação, cubra a parede com uma camada de massa inicial, usando uma espátula com uma largura de 35 a 45 cm. Lixe a parede bem seca com um bloco de lixa, tela ou lixa nº 60 ou 80. Em seguida, cubra a parede com massa final e lixe esta camada após a secagem completa.
Se desejar, você pode usar uma malha de arame para criar uma base mais sólida e confiável. Nesse caso, uma malha é colocada na camada seca de massa de vidraceiro, após a qual outra camada de massa de vidraceiro é colocada por cima. Depois disso, a grade é novamente colocada, apenas já se sobrepondo em relação à primeira camada. Todas as camadas devem secar bem.
O toque final na preparação das paredes para a pintura é a cartilha.
Cuidado! Moa as paredes em um respirador, pois o pó liberado como resultado do processo se deposita no sistema respiratório. Após a moagem, é aconselhável limpar com um aspirador de pó as paredes e o pó de gesso.
Emulsão, silicone ou alquídica?
O resultado final do seu trabalho dependerá não apenas de como você manuseia o rolo, mas também do tipo e da qualidade da tinta.
Então, vamos ver como são as emulsões de água, esmaltes e silicones.
Emulsão de água
É disperso em água - talvez a melhor opção para a cozinha, que é muito popular.
- praticamente inodoro, inofensivo, fácil de lavar das mãos e ferramentas,
- fácil de aplicar com uma camada indelével uniforme,
- seca rápido o suficiente (algumas horas é suficiente),
- água comum é o solvente, não alguns produtos químicos fedorentos e nocivos,
- ideal em termos de preço - qualidade - facilidade de uso,
- uma enorme variedade de soluções de cores: toda a "emulsão de água" é vendida em branco, na qual, após você selecionar a tonalidade desejada, é adicionado corante (pigmento) e uma máquina especial amassa diretamente a cor final com você.
Uma desvantagem condicional só pode ser chamada de fato de que a tinta à base de água deve ser aplicada a uma parede absolutamente seca. Devido a essa nuance, os períodos de reparo podem sofrer.
As emulsões de água vêm de duas formas:
- Acrílico - compõe 65% da gama de tintas à base de água, universal, representada no mercado por um grande número de fabricantes,
- Os análogos do látex são mais resistentes ao desgaste e duráveis que o acrílico, mas possuem uma permeabilidade ao vapor mais baixa, ou seja, podem "acumular" umidade.
Na maioria das vezes, esse tipo é usado para pintar instalações não residenciais e, às vezes, para decoração de exteriores.
Tintas alquídicas
Apesar da menor popularidade, esse tipo é frequentemente usado para pintar paredes de salas.
- ter uma alta taxa de resistência ao desgaste, elasticidade e resistência (em comparação com a "emulsão de água"),
- não tem medo de mudanças de temperatura, umidade, água direta,
- tendem a ter uma cor mais rica e suculenta.
A desvantagem é que:
- base alquídica, com cheiro pungente persistente e risco de incêndio,
- diluído com álcool
- essas tintas já são vendidas em uma determinada cor; portanto, você fica limitado na escolha de meios-tons.
Todas as tintas alquídicas são divididas em dois tipos, dependendo do tipo de base:
- pentaftálico (marcado nos bancos como PF),
- glifálico (marcação GF).
Além da designação da letra do tipo de base, os bancos colocam uma marcação digital que indica a categoria de esmalte.
Por exemplo, a marcação GF-230 significa que esse esmalte é glifal, o número "2" significa que ele se destina apenas a revestimentos dentro da casa (paredes, tetos), 30 é o número de catálogo do fabricante.
Se o primeiro dígito da marcação for "0", esse é um primer alquídico.
Silicone
Eles apareceram em nosso mercado há relativamente pouco tempo e já ocupavam firmemente seu nicho, graças a essas propriedades:
- excelente resistência à água
- os melhores indicadores de resistência aos raios ultravioleta, burnout, revestimento,
- resistência aos álcalis, que permite sua aplicação na parede, que foi rebocada há apenas alguns dias,
- quase inodoro e absolutamente não agressivo,
- como análogos à base de água, é possível a pigmentação de qualquer tom.
Das deficiências, existe apenas uma - o preço alto.
Mas, isso não é surpreendente, todas as qualidades que eles possuem fazem com que este produto valha a pena.
Existem "análogos" baratos de tintas de silicone chamados "silicone".
Eles são um composto, uma mistura de bases de silicone e acrílico. Aqui estão alguns exemplos.
Isso afeta favoravelmente o preço desse produto, mas, para pior, afeta sua qualidade.
Portanto, recomendamos que você esclareça definitivamente esse ponto da loja, principalmente se algum modelo se destacar no preço, entre outros.
Nós vamos para tinta e ferramentas
Antes de comprar tintas e ferramentas específicas, é recomendável considerar algumas dessas dicas práticas:
- 1 O preço importa. Quanto mais barata a tinta, pior para certos indicadores.
Isso já foi verificado pela experiência de mais de uma pessoa. O custo médio de um litro de tinta normal, em regra, é de 30 a 35 cu para 10 litros 2 Tipo de revestimento - brilhante, acetinado ou fosco. Você precisa decidir inicialmente quanto sua parede brilhará.
O primeiro brilhará demais, enfatizará áreas irregulares e, no terceiro, todos os pontos serão visíveis e eles se lavam muito mal.
Portanto, como regra, tintas semibrilhantes são escolhidas para a cozinha, lustrosas para o banheiro.
- Se você não conseguir decidir entre dois tons da mesma cor, peça ao vendedor para amassá-los separadamente por 1 litro. em recipientes especiais. Todo fabricante normal tem uma opção paga.
- Pinte duas folhas de papel A3 (papel Whatman) nas tonalidades de sua escolha, deixe-as secar e veja como elas realmente se parecem nos diferentes cantos da cozinha e sob diferentes condições de iluminação.
- Somente após a escolha final da sombra você poderá comprar o lote principal.
- 4 Se for tinta acrílica ou silicone, é seguro "não comprar". No caso de esmaltes alquídicos, é melhor tomar imediatamente com uma pequena margem de um lote.
O vendedor ou uma calculadora especial de consumo de tinta no site do fabricante ajudarão você a calcular o volume necessário. 5 rolos. Para pintar paredes, são ideais rolos de 20 a 32 cm de largura, quanto mais lisa a parede, menos pilha é necessária - uma média de 8 a 12 mm.
Nunca compre modelos de espuma (esponja) ou veludo. Isso é um desperdício de dinheiro e você está atormentado com eles. Você também pode precisar do chamado rolo do radiador, que o ajudará a pintar em áreas de difícil acesso atrás de baterias, móveis ou aberturas. 6 escovas. Para tintas à base de água, pincéis com soneca sintética são adequados e, para alquídicos - apenas a partir de naturais.
Quanto ao tamanho, em seguida, tome dois - uma largura de 35 e 50 mm. Eles são úteis para lascar juntas de topo ou pequenas áreas individuais (partições, saliências, racks).Se você for pintar grandes áreas com um pincel, precisará de um pincel com 75 mm de largura.
Priming
Paredes preparadas antes da pintura são altamente recomendadas e aqui está o porquê:
- a adesão é significativamente melhorada, ou seja, a adesão da tinta à superfície,
- vida útil mais longa do revestimento
- o efeito de proteger a tinta da absorção excessiva de umidade pela superfície,
- a tinta estabelece muito melhor - de maneira uniforme e uniforme,
- consumo de tinta mais econômico.
A preparação ocorre impregnando as paredes com uma solução especial. É muito mais fino que qualquer tinta, sua consistência se assemelha ao leite.
Como preparar paredes em uma cozinha ou em qualquer outra sala:
- 1, primeiro é necessário caminhar com o mínimo esforço na parede com uma espátula grande para finalmente remover uma pequena rugosidade que adere à areia e outras partículas após o enchimento,
- 2, em seguida, despeje o primer na bandeja, deixe de molho bem e depois aperte um pouco o rolo,
- 3 começam a aplicar o solo de cima para baixo, passando gradualmente de uma borda da parede para a outra,
- 4 tente não deixar pingos. O primer, como mencionado acima, é muito líquido; portanto, você precisa limpar imediatamente as manchas visíveis com um rolo antes de seu novo "mergulho",
- 5 se você não remover riscos grandes, eles podem criar sulcos na massa e, ao pintá-la, acredite, ela não passará despercebida,
- 6 é muito importante não esquecer a preparação de locais inacessíveis: cantos, juntas e bordas. Para fazer isso, você precisa do pincel largo usual,
- 7 no final, aguarde 4-6 horas até o primer secar.
Dica: é recomendável escolher uma cartilha do mesmo fabricante cuja tinta você comprou.
Pouco antes de pintar
Todos os profissionais prestam muita atenção ao trabalho preparatório.
Portanto, antes de mergulhar o rolo na bandeja de tinta e começar a trabalhar, verifique se:
- a superfície das paredes está preparada, limpa e seca o suficiente
- Você colou rodapés, hastes de cortina, inclinações de janelas, interruptores etc. com fita de montagem,
- cobriu o chão, portas e móveis com filme de construção,
- se o assunto persistir até a noite, cuide de iluminação artificial suficiente,
- pincéis, rolos, bandeja, escada, um pano úmido grande,
- espalhe a tinta na proporção e volume certos (para a primeira camada).
Dica: é aconselhável enxaguar os novos pincéis e rolos em água morna e esfregar até que esteja um pouco molhado. Isso lavará o lixo da fábrica e as partículas desnecessárias.
Se estiver tudo bem, vamos começar.
Introdução à pintura
O principal segredo da excelente pintura é pintar a parede inteira de uma só vez.
Não deixe meia parede "para amanhã" ou mesmo por algumas horas. Esta é uma regra de ferro.
Para obter a máxima uniformidade do revestimento pintado, a área selecionada deve ser pintada de uma só vez.
Para uma melhor visualização do processo de pintura de paredes, oferecemos um pequeno vídeo.
Com base nesta regra, você precisa calcular sua força e tempo com antecedência.
Um guia passo a passo sobre como pintar uma parede na cozinha:
- 1 A tinta precisará ser aplicada em duas camadas.
Para o primeiro, pode ser diluído um pouco (5-10%) e bem misturado.
Para o segundo - diluir apenas por recomendação do fabricante, caso contrário, use a consistência original, depois de misturar bem,
4 Em seguida, pegue um pincel (50 mm) e pinte em uma camada os contornos dessa área: abaixo - no rodapé, acima - na cornija,
A tinta de emulsão aquosa (acrílico, silicone, látex) deve ser aplicada da seguinte forma:
- primeiro faça alguns movimentos suaves em forma de W do teto ao rodapé em toda a área coberta,
- depois, mova-se para cima e para baixo com movimentos de lazer, distribuindo uniformemente a tinta e cobrindo densamente toda a superfície,
- tente não pressionar demais o rolo e se acostumar, para que, no final do movimento, o rolo não gire, pois isso pode causar salpicos de tinta,
- Existe também uma técnica "celular" para aplicar tintas à base de água: a primeira camada é aplicada verticalmente, exclusivamente com movimentos descendentes, e a segunda - horizontal.
- isso permitirá que você pinte as paredes com tinta à base de água, sem riscos,
Os esmaltes alquídicos se aplicam um pouco mais e são mais difíceis:
- a primeira camada é aplicada com pincel com a técnica de retoque, ou seja, cotonetes rápidos de um lado para o outro
- o segundo, já aplicado pelo rolo acima do método em forma de W ou "celular",
- Importante: Antes de aplicar a próxima demão, verifique se a anterior já está seca.
Segredos e truques de pintura
Como bônus, aqui estão algumas dicas mais práticas de artesãos experientes:
- se você estiver pintando pela primeira vez em sua vida, comece com uma trama que será total ou parcialmente revestida com móveis no futuro. Será o seu treinamento em gatos, por assim dizer,
- para a camada mais uniforme, é necessária uma média, mais perto de um esforço fraco na escova ou no rolo,
Se você tentar removê-lo depois que a tinta secar, provavelmente será necessário descascá-la e poderá descascar a tinta para prolongar a vida útil da bandeja de roletes nova ou antiga, embrulhe-a com papel alumínio,
Isso o ajudará a avaliar com mais cuidado os resultados em cada estágio, ver áreas manchadas de forma desigual, estrias, articulações e corrigir defeitos com o tempo.
Então é só isso. Lembre-se de que boas ferramentas de pintura e qualidade são metade da batalha.
Que tinta e por quê
Cozinha - uma sala em que existe uma alta probabilidade de manchas. Além disso, sua natureza pode ser muito diferente. Pode ser manchas de gordura, quaisquer substâncias cáusticas, sucos e molhos que tenham uma cor brilhante. Daí o principal requisito ao escolher uma tinta - ela deve lavar bem.
Tintas especiais laváveis (Tikkurila Remontti Assa, Teknos Biora Balance), que criam um filme denso na superfície, são adequadas para esses requisitos. Essas tintas são feitas à base de látex ou acrílico, são uma dispersão aquosa, ou seja, quase não cheiram. Eles podem ser lavados com pincéis e alguns até com o uso de substâncias abrasivas (DULUX Realife, DULUX Diamond Matt, Tikkurila Luja 40, Johnstones Acrylic Eggshell).
Tinta de parede lavável na cozinha
Ainda melhor é a lavagem de paredes cobertas com tintas anti-vandalismo ou persistentes. Eles suportam vários milhares de ciclos de escovação com detergentes (Johnstones Acrylic Durable Matt, Johnstones Anti-Mold Acrylic, Teknos Timantti 40, Novatic Feste Farbe, Novatic Innenlatex matt).
Um pouco sobre o tipo de superfície obtido após pintar as paredes. Os pontos das superfícies brilhantes são mais bem lavados e, o pior de tudo, nas superfícies foscas. A superfície fosca é obtida devido à estrutura porosa e não homogênea. Um contaminante está entupido nessas não homogeneidades e é mais difícil lavá-lo (existem raras exceções - DULUX Diamond Matt). Portanto, nas paredes que precisarão ser lavadas com frequência, é melhor usar composições brilhantes, semi-brilhantes ou pelo menos semi-brilhantes.
Seletor de cores
Não é fácil decidir de que cor pintar as paredes da cozinha. A escolha de cores e tons é muito ampla, muitas empresas se oferecem para colorir a composição em equipamentos proprietários em uma das cores RAL, e são mais de 200 tons. Além disso, podem ser criados tons especiais - metálico, brilho, etc. Dado que pintar as paredes da cozinha pode ser irregular - listras, padrões geométricos e florais, ornamentos, pinturas e outros métodos de decoração de paredes, o número de opções tende ao infinito. No entanto, primeiro você precisa escolher a cor principal das paredes da cozinha. Ao escolher uma cor dominante, existem duas abordagens:
- Pinte as paredes da cozinha em uma cor suave de "fundo". Isso criará uma atmosfera calma, que, se desejado, será mais dinâmica com a ajuda de um conjunto de cozinha e acessórios em cores brilhantes.
Paredes pintadas neutras para um ambiente descontraído
Cores alegres - para um clima brilhante
Ao escolher uma cor, vale lembrar sua influência no estado emocional de uma pessoa. Vermelho é a cor do perigo, acelera o trabalho de todos os sistemas do corpo. É cansativo por muito tempo em uma sala dessas. Se você gosta de atividade - você pode escolher, ou laranja mais suave. Se for necessário relaxar, é necessário algo mais calmo. Por exemplo, cor verde e seus tons. Ele cria uma atmosfera calma e, para não ser tão chato, você pode adicionar amarelo. Com isso, o verde se torna mais ativo.
Brown cria uma sensação de estabilidade, mas não use tons muito escuros - será muito sombrio. O preto em sua forma pura suprime, mas como um "aditivo" a todos os enrolamentos, torna o interior mais dinâmico. É bom em pequenas doses.
Não consegue decidir de que cor pintar as paredes da cozinha? Escolha cinza, branco ou bege - ideal para as frentes brilhantes dos conjuntos de cozinha
Branco, cinza, bege - esses são os tons de fundo ideais que permitem destacar itens internos mais brilhantes sem sobrecarregá-lo. É por isso que pintar as paredes da cozinha com essas cores é usado onde as fachadas são decoradas com cores ricas.
Tecnologia de pintura
A ordem exata em que a tinta é aplicada depende do tipo de encadernador e da base, e o efeito desejado é afetado. Mas há pontos comuns:
- Antes de iniciar o trabalho, remova os rodapés, as guarnições das portas e remova tudo o que for possível da sala.
- Cubra todas as superfícies que possam estar sujas. Esta janela, portas, um avental na área de trabalho da cozinha, piso. Para janelas, portas e avental, é mais fácil usar um filme plástico colado com fita adesiva. Este revestimento é fácil de remover sem deixar resíduos. Você também pode colocar polietileno no chão ou usar papéis de parede antigos, jornais etc. Você pode corrigi-los usando fita dupla face, de preferência também fita adesiva (ela não deixa vestígios de cola após a remoção).
- A tinta é aplicada com um rolo ou pincel. Normalmente, são necessárias duas a três camadas para obter uma cor uniforme. Cada camada subsequente é aplicada após a secagem anterior. Esse tempo é indicado nas características técnicas da composição como "tempo de secagem no palito".
Ferramentas para pintar paredes na cozinha
Pintando as paredes da cozinha: a tinta é aplicada em uma camada fina
Quando terminar de pintar as paredes da cozinha, não se apresse para testar como a tinta escolhida é lavada. Leia as instruções cuidadosamente primeiro. Alguns dos compostos adquirem suas características de desempenho apenas um mês após a aplicação. Então não se apresse.
Todas as alternativas acima são verdadeiras para todos os tipos de tinta - acrílico disperso em água, látex. Mas, antes de iniciar o trabalho, leia atentamente as recomendações do fabricante. Se houver recomendações diferentes, elas devem ser seguidas.
Opções para pintar as paredes da cozinha - foto
Não faz muito tempo, surgiu uma terceira tendência - pintar as paredes da cozinha em duas cores. As cores complementares são selecionadas. Pode ser tons de uma cor - escura e clara, pode - contrastar ou combinar. Se você quiser escolher cores diferentes, use as tabelas de correspondência de cores do designer.
De qualquer forma, a tendência mais popular é pintar uma parede em uma cor diferente. Isso permite que você indique claramente os acentos. Na cozinha, geralmente é uma parede perto da qual há uma mesa de jantar, mas não necessariamente.
Paredes listradas na cozinha
Outra opção é aplicar tiras de cores diferentes. Mais frequentemente - as faixas são verticais, o que ajuda a "elevar" visualmente o teto. Eles geralmente têm larguras diferentes, localizadas a distâncias diferentes, mas isso está longe do cânon. As opções são diferentes. Alguns - na figura abaixo.
Opções de pintura de parede em duas cores
Se você não deseja variegação, pode brincar com a textura das cores. A combinação de tiras de tinta brilhante e opaca da mesma cor dá um efeito muito interessante. É como uma combinação de veludo e cetim. Parece muito interessante.
Se as listras forem estreitas, primeiro pinte as paredes com uma cor dominante. Após a secagem, cole tiras de fita adesiva, que servirão como bordas quando manchadas em uma cor diferente. Depois que o segundo tom cobre completamente o primeiro, a fita adesiva é removida, eles obtêm limites claros sem uma "transição".
Ornamentos e Estênceis
Para que pintar as paredes da cozinha não seja entediante, ele pode ser revivido com um padrão, um ornamento. É mais difícil lidar com o desenho - você precisa de habilidades profissionais, e aplicar ornamentos nas paredes pode ser mais fácil do que você pensa. Usar estênceis é fácil. Eles podem ser feitos independentemente de papel grosso colado com fita adesiva (para facilitar o corte e não rasgar), ou você pode comprar papéis prontos cortados em um filme plástico denso.
Stencils - uma maneira mais fácil de decorar as paredes da cozinha
Um estêncil adequado é fixado na parede. A maneira mais fácil de fazer isso é com fita adesiva. A tinta é aplicada com uma esponja comum (você pode usar uma esponja de cozinha). Eles pegam um pouco de tinta na esponja e a distribuem uniformemente por toda a superfície (uma placa de plástico é adequada como paleta). Com esta "ferramenta", pintamos por cima da parede nos slots. Como não há muita tinta, seca rapidamente.
Pintura decorativa de paredes de cozinha usando estênceis
Se você deseja obter um enfeite de duas cores, cubra as partes que serão pintadas em uma cor diferente com fita adesiva (também com máscara). Aplique o padrão em uma cor, aguarde até a tinta secar. Sele essas peças com fita adesiva e adicione a peça que falta com uma cor diferente.
Para obter um padrão de duas cores, cubra parte dos slots com fita adesiva
Você pode escolher a imagem certa para a cozinha no catálogo de sites que vendem estênceis prontos. Existem muitos deles em estilos diferentes. Você definitivamente encontrará o que mais gosta.
O que é necessário?
- cozinha velha
- chave de fenda
- desengordurante (usamos White Spirit)
- fita adesiva
- película protetora
- luvas (recomendamos as de vinil - são duráveis e não interferem nas manobras; são vendidas em farmácias)
- escovas (temos 40 mm de largura) - 3 peças
- lixa com grão de 100-180 mícrons
- solo alquídico - 0,9 litros *
- tinta fosca - 2–2,5 litros *
- poliuretano fosco ou laca acrílica de 0,9 a 1 litro *
* Como regra, o consumo de materiais é indicado pelo fabricante. Os volumes de solo, tinta e verniz são calculados com base na cozinha, como na foto, ou em qualquer outro tamanho de 3-4 metros lineares.
Portanto, temos uma cozinha de estética interior do final dos anos 90 em leite colorido, que hoje não é o mais relevante. Nossa tarefa é tornar as fachadas brancas e encaixar a cozinha em um interior clássico moderno.
Vamos repintar apenas as fachadas, o "interior" deixará o original. Vou mostrar todo o processo no exemplo de uma fachada.
Tipos de tinta para a cozinha
Se as paredes são pintadas na cozinha, é necessário usar composições destinadas apenas ao trabalho interno
Um requisito importante é um alto nível de coeficiente de resistência à água. Para pintar a cozinha, você deve escolher os seguintes tipos de tintas:
- dispersável em água
- látex
- alquídica,
- emulsão de água.
Existem também variedades de poliuretano e epóxi para pintar paredes nas cozinhas. Eles permitem criar superfícies com uma aparência atraente e fácil de limpar. A única limitação para os compradores é um alto nível de valor.
Solúvel em água
O baixo preço fez da tinta a base de água a variedade mais comum. As vantagens do material incluem:
- a capacidade de criar sua própria paleta de cores, basta adicionar o pigmento da tonalidade apropriada e misturar os principais componentes com ela,
- transferência da função solvente em água comum,
- aplicação simples
- segurança
- secagem instantânea
- tinta decorativa não emite odores desagradáveis.
Para realizar o trabalho, basta comprar um rolo com uma escova. O material da tinta geralmente é aplicado em apenas algumas etapas. A direção vertical é geralmente mantida para a última camada.
Se a tinta lavável da cozinha e de suas paredes ficar nas mãos ou em outras superfícies, é fácil removê-la com água morna comum. O principal é não esperar até a composição secar completamente. Os materiais selecionados a este respeito não desempenham um papel.
Com base de látex
A base de produção, neste caso, é a borracha de origem sintética. As composições contribuem para a formação de um tapete lavável ou revestimento brilhante durável. O material pode suportar até a exposição frequente a produtos químicos ativos. Eles são freqüentemente encontrados em partículas de detergentes usados na vida cotidiana.
Também requer aplicação em 2-3 camadas. É necessário primeiro diluir a composição com água, conforme descrito nas instruções. A primeira camada de água requer mais que a seguinte. Um pincel, spray ou rolo se tornarão assistentes indispensáveis na aplicação. E aqui você não pode prescindir das expectativas do momento em que a camada anterior seca.
Antes da segunda aplicação, a composição não pode ser diluída se tinta látex for usada nas paredes da cozinha. A última camada é seca apenas sem rascunhos. Então não há mais listras na superfície pintada.
Dispersão de água
Eles têm as seguintes vantagens para o comprador:
- alto coeficiente de resistência à umidade,
- indelével,
- falta de cheiro
- segurança ambiental.
Esses materiais podem ser usados ao realizar trabalhos em ambientes internos e externos. Especialmente relevante essa opção será para salas com alta umidade, onde você deseja criar uma superfície que seja fácil de limpar.
Como escolher para uma cozinha espaçosa
Para salas grandes, a escolha de uma paleta de cores é um pouco mais fácil
Leve em consideração suas preferências e oportunidades. A gama acinzentada parece calma
No entanto, ele deve ser “produzido” com as cores mais brilhantes. A ênfase principal está nos móveis.
Cinza ou cinza claro, combinam impressionante elegância e simplicidade.
Além disso, vale a pena ouvir as recomendações.
- Não use marrom, especialmente saturado, em grandes quantidades - é deprimente. Verde-amarelo pode ser usado para decorar uma parte separada da superfície da parede.
- Tons neutros são mais adequados para decoração - serão confortáveis e quentes. Você pode aplicar qualquer paleta de cores, o principal é que tudo deve ser proporcional. Não se envolva em tons escuros, nem use um grande número de tons frios.
Devido à sua restrição, essas tonalidades são um sinal moderno de bom gosto.
Que são adequados para uma pequena cozinha
Que cor de paredes escolher para a cozinha. Para expandir uma área pequena, escolha tons neutros escuros diluídos com elementos brilhantes. É melhor adicionar pérolas de prata, bege e marfim à cor leitosa. A vantagem da cor leitosa é sua combinação perfeita com quase todas as cores.
Indubitavelmente dará à sala volume adicional, brilho e pureza branca como a neve.
A paleta azul aumenta visualmente o espaço, mas também são necessárias cores adicionais aqui. Tome, por exemplo, essa combinação - paredes azuis, teto branco, piso claro, cortinas frias. É melhor se o revestimento da parede for monofônico. Você pensa em usar cores saturadas, por exemplo, laranja, vermelho, é melhor decorar parte de uma parede ou avental com elas.
Vários tons de laranja, como abóbora, âmbar ou ocre, criam um ambiente muito quente, saturado, tônico e cheio de energia positiva no interior.
A cor otimista do pistache, usando direções verticais, superfícies reflexivas dará uma sensação de leveza. Mas vale a pena conhecer a medida. Tons claros são os mais adequados.
É importante escolher o mobiliário certo
O tom natural, natural e quente permite criar combinações de cores incríveis, sofisticadas e atraentes.
Cores escuras não são recomendadas para decoração de paredes em uma pequena cozinha. Aplique somente ao decorar itens ou móveis.
Cores violetas saturadas darão ao design luxo elegante, expressividade vívida e originalidade.
Isso é importante! Se a cozinha é pequena, deve haver iluminação suficiente
Emulsão de água
A tinta foi desenvolvida recentemente. Consiste em elementos de coloração e água. Para a cozinha, é recomendável escolher uma tinta à base de água lavável. Graças a esta propriedade, será possível colocar facilmente fachadas e paredes em ordem. A superfície lavável é facilmente limpa, os contaminantes mais comuns da cozinha são lavados facilmente: gotas de gordura, salpicos de alimentos líquidos e assim por diante.
A superfície pintada com tinta à base de água não é danificada pelos meios utilizados para lavar a cozinha
É importante estudar cuidadosamente as instruções para materiais de emulsão de água, pois nem todos eles são adequados para a cozinha
Características de pintar o teto na cozinha
Na cozinha, cozinhamos, e o cozimento constante e a exposição a temperaturas afetam fortemente o ambiente. A principal influência vai para o teto, pois todo o calor sobe. Ao preparar o teto e a pintura, os seguintes recursos devem ser considerados:
- Alta umidade no ar. Cozinhar na maioria das vezes requer o uso de líquidos. O líquido evapora e a umidade aumenta. A umidade sobe até o teto e interage com ele.
- Mudança de temperatura. Um fogão pode aquecer o teto a 50 graus Celsius e resfriar uma janela aberta no inverno a 0. O fogão é ligado diariamente na cozinha, o que aquece a sala e a sala é ventilada.
- Acumulação de gordura e fuligem. Spray muitas vezes voa do fogão, que pode atingir o teto.
- Alta probabilidade de inundação. Em casas clássicas, as cozinhas estão localizadas uma abaixo da outra, porque é mais conveniente realizar o abastecimento de água lá. O mau funcionamento do sistema de abastecimento de água pode levar a inundações dos vizinhos por baixo.
Devido à alta umidade, a tinta para o teto da cozinha deve ter alta resistência à umidade.
Tintas para a cozinha e seus prós e contras
Existem muitos tipos de cores e nuances de suas diferenças, mas apenas alguns são adequados para pintar paredes de cozinhas.
- Dispersão de água e emulsão de água (acrílica, látex) - um tipo excelente e mais popular de tintas para a cozinha.
Prós: eles formam uma camada quase indelével, “agarram” bem a base, são facilmente aplicados, rachaduras na máscara até 2 mm e secam rapidamente - a operação na sala é possível apenas duas horas após a aplicação. Além disso, no processo, você pode diluir com água em determinadas proporções, e não com um diluente. E mais uma vantagem disso é que eles são vendidos em branco, para que você possa usar o matiz para obter exatamente a tonalidade necessária. Simplificando, você pode escolher entre 100.000 tons de cores.
Contras: são aplicados apenas na parede seca, ou seja, o gesso deve secar por 3 semanas antes da pintura (!). Outra desvantagem é o preço relativamente alto.
O que é melhor para paredes de cozinha - tintas acrílicas ou látex?
- Os acrílicos são ideais para decorar a cozinha - eles são bem lavados, bonitos, permeáveis ao vapor e bastante duráveis, mas sua durabilidade é um pouco menor que a das tintas látex.
- As tintas de látex são mais adequadas para papel de parede para pintura, mesmo se você tiver prioridade em durabilidade e durabilidade. Mas lembre-se de que eles perdem para o material acrílico na permeabilidade ao vapor, o que significa que contribuem para a formação de alta umidade.
Prós: mais duráveis (que as tintas acrílicas e de látex), imunes a mudanças de temperatura, alta umidade e outras influências agressivas, suportam mudanças de partições. Essas tintas têm uma cor brilhante, são muito fáceis de aplicar, caracterizadas pelo baixo consumo, bem como pela resistência à luz e à umidade, além de praticamente não encolherem quando secas.
Contras: as tintas alquídicas são baseadas em um solvente, o que significa que elas não podem ser chamadas de ambientalmente amigáveis e à prova de fogo.
- As tintas de silicone (SK) são ideais para pintar paredes na cozinha, uma vez que possuem todas as vantagens de todos os materiais listados acima, podem ser pintadas com superfícies de gesso não pintadas, mas ao mesmo tempo não apresentam desvantagens ... Talvez, exceto pelo preço, devido ao qual SK não são muito populares.
Betão
A pintura de superfície de concreto é a opção mais simples e acessível para decorar uma parede com esse material. Antes da pintura, o concreto é cuidadosamente lavado com poeira e sujeira. Isso é necessário porque a contaminação reduz a vida útil da pintura. Bem limpa a superfície da solução de sabão usando uma escova áspera ou trapos.
É importante escolher o método de acabamento e o esquema de cores certos. Se houver ferrugem, ela também deve ser removida com solução de sulfato de cobre.
A etapa final é a vedação de rachaduras e rachaduras com massa de vidraceiro. É importante que a superfície do concreto esteja completamente seca antes de pintar após o uso de selante e primer.
Se houver ferrugem, ela também deve ser removida usando uma solução de sulfato de cobre. A fase final - selando rachaduras e rachaduras com massa de vidraceiro
É importante que a superfície do concreto esteja completamente seca antes de pintar após o uso de selante e primer.
Árvore
A decoração decorativa das paredes de madeira envolve o uso de muitos tipos de tintas e vernizes, uma vez que a maioria deles se encaixa bem na madeira. Deve-se dar preferência às cores que permitem que a árvore respire. Os mais adequados são tintas acrílicas não tóxicas à base de resinas de água e acrilato, bem como emulsão à base de água. É à prova de vapor, não obstrui os poros de um tronco de madeira.
Muitas vezes, os moradores de uma casa querem tornar a sala especial, então recorrem a maneiras de mudar sua funcionalidade.
Importante! A pintura interior de uma casa ou apartamento deve ser realizada com compostos ecológicos e saudáveis
Tijolo
Na maioria das vezes, uma parede de tijolos é pintada alguns meses após a construção. Trabalhar com alvenaria fresca pode levar à formação de defeitos. A peculiaridade do material é que sua superfície irregular e estrutura porosa não permitem a remoção fácil do revestimento antigo.
Depois de projetar cada zona em um esquema de cores específico, você pode dividir visualmente o espaço e, ao mesmo tempo, não criar obstáculos físicos.
Com o tempo, o matiz base muda sua cor original. A melhor opção para tijolos é tinta à base de silicone. Apesar do alto custo, ele não interfere na circulação do ar e oculta pequenos defeitos.
Antes de iniciar o trabalho, o tijolo é limpo e lavado com água. Alguns dias depois (pelo menos 7) após a liberação de toda a umidade, inicia-se o primer e a pintura da superfície.
As tintas e vernizes para papel de parede são divididos em três grupos: acrílico, à base de água e látex. Qualquer tipo de tinta é adequado para papéis de parede de papel, acrílico para vinil. A composição de látex se encaixa bem em paredes não tecidas e de casco.
Pintar as paredes no interior torna a sala não apenas atraente, mas também criativa, com uma ampla gama de técnicas decorativas.
As opções para pintar o papel de parede da sala em duas cores podem ser avaliadas em fotos diferentes. Entre eles: destacar apenas uma parede com uma cor diferente, separação horizontal e vertical, pastilhas, faixas artísticas, geometria, tons de gradiente alternados.
Estuque
Para paredes de gesso, tintas epóxi e poliuretano que não requerem preparação especial de paredes são uma excelente solução. Eles protegem bem a superfície, melhor reparam o gesso. A melhor opção é tinta de emulsão. Seu pigmento penetra bem nos poros da camada de acabamento, fixando-se firmemente.
As idéias para decoração de parede não se limitam à pintura monofônica, pintura estrutural e outras opções para a decoração original criarão um belo interior.
Que tinta para pintar as paredes da cozinha
Decidir qual composição é ideal e como aplicá-la, escolher uma cor e uma textura são as perguntas mais importantes que toda dona de casa que começa a reparar na cozinha é solicitada.
Escolha da textura e cor da tinta para a cozinha.
Todas as superfícies da cozinha, como paredes, ladrilhos, móveis e pisos, devem ser fáceis de limpar da sujeira, sem medo de limpeza com umidade e temperaturas extremas, resistir a mofo e bolor e, ao mesmo tempo, parecer atraentes. Um bom humor para o dia inteiro é oferecido se você tomar café da manhã na cozinha perfeita.
As vantagens da pintura
Os designers usam materiais de pintura há algum tempo, em vez de papéis de parede, ladrilhos ou painéis padrão.
Por que a tinta é preferível para decorar paredes da cozinha? É fácil responder a essa pergunta. A paleta mais ampla e a capacidade de misturar tons permitem escolher absolutamente qualquer tom. Praticidade, baixo custo, facilidade de atendimento e aplicação tornam os revestimentos indispensáveis para os projetistas. As amantes as apreciam por sua excelente resistência à umidade, resistência ao desgaste, resistência a várias influências mecânicas e facilidade de mudar o interior.
Seleção de cores
Para decidir como pintar as paredes da cozinha, é importante entender por que a sala será usada com mais frequência e que humor deve transmitir.
Por exemplo cor vermelha no interior aumenta o apetite e o nível de pressão, além de causar desconforto ao permanecer em um quarto por muito tempo. Os designers usam essa cor com cuidado ao decorar cozinhas.
Projeto de cozinha com paredes vermelhas.
Tonalidade laranja aumenta o humor e melhora o vigor, mas em quantidades excessivas pode irritar os nervos ópticos.
Projeto da cozinha em tons quentes, cor laranja das paredes.
Se você costuma jantares em família ou festas de chá, cor amarela no interior - seu assistente. Acalma e estabelece o trato gastrointestinal. Um verde escuro, roxo e cores cinza reduzir o apetite. Branco puro causa associação com o hospital e cor azul - esconde o espaço.
Não é necessário pintar as paredes com nenhuma tinta. Você pode selecionar uma zona de cozinhar ou separar um grupo de refeições, desenhar listras ou formas geométricas na superfície.
Separando áreas de cozinha com cores.
O esquema de cores deve estar em harmonia com o conjunto da cozinha e seu humor, ou seja, deve se encaixar no design da cozinha. No final, as paredes da cozinha podem ser pintadas com o tempo. Isso não é tão importante quanto escolher a cor das paredes no quarto das crianças.
Tipos de compostos
Os fabricantes sugerem ao pintar paredes para usar:
- Tintas à base de águarelacionados com a variedade de composições dispersáveis em água. Eles são caracterizados pela ausência de olfato, respeito pelo meio ambiente, capacidade de secar rapidamente e "respirar". As manchas que caíram na parede da cozinha pintadas com essa composição são fáceis de limpar com um pano comum.
- Alkyd - Cheiram mal, não “respiram”, secam muito rapidamente, não racham e têm um alto grau de elasticidade. Eles são altamente inflamáveis.
- Acrilato - Uma das opções de tinta mais caras. É uma mistura de compostos de acrílico e látex, caracterizada por resistência ao desgaste e durabilidade. Não desaparece ao sol e não se deforma.
- Silicone - apareceu recentemente no mercado, é bastante caro e é usado para pintar paredes texturizadas com gesso. Esta é uma composição de nova geração que atende a todos os requisitos para tintas para interiores.
- Látex - não deixe a umidade secar rapidamente, formando uma película cristalina protetora na superfície. Eles pertencem à classe de tintas laváveis para interiores, que não têm medo de detergentes químicos.
- Tintas acrílicas para a cozinha se distinguem pela paleta de cores mais ampla, não cheira e seca rapidamente. Quando aplicado à superfície, é formada uma película especial que protege a parede pintada da abrasão. A cor é brilhante, com uma agradável textura fosca e sedosa.
Algumas marcas oferecem uma variedade de composições decorativas que diferem na textura, matiz metálico ou na capacidade de realçar no escuro. Alguns tipos de corantes imitam a textura de tijolo ou madeira. Essas tintas são ecológicas, fáceis de limpar, não absorvem poeira e são caracterizadas por um alto nível de resistência ao desgaste.
Pintura de parede texturizada na cozinha com tinta.
A variedade de praticamente qualquer loja de ferragens inclui materiais de pintura brilhantes, foscos e semibrilhantes. Pintar as paredes da cozinha com composições brilhantes deve ser realizada em uma superfície perfeitamente plana, sem rugosidade ou amassados. Qualquer defeito será flagrante. Vale lembrar que a superfície refletora aumenta visualmente a sala e oculta pequenos pontos de sujeira. Mas, pelo contrário, qualquer mancha será perfeitamente visível.
Tinta brilhante para pintar paredes na cozinha.
A pintura das paredes da cozinha deve ser realizada com uma composição que alta resistência à umidade e resistência ao desgaste. Uma cozinha é um verdadeiro campo de treinamento militar para corantes: mudanças de temperatura, condensação, queima de graxa durante o cozimento e manchas de sujeira. Se a parede pintada não puder ser limpa de detritos e poeira, essa superfície rapidamente se tornará inútil. A composição deve conter elementos que impeçam o aparecimento de fungos e bolores.
Projeto de cozinha em estilo étnico.
Deve ser conveniente trabalhar com tinta. Isso é responsável por um parâmetro como poder oculto. A composição e as características distintivas são sempre indicadas na embalagem.
Seleção de tinta lavável
O que pintar para pintar as paredes da cozinha, todo mundo decide por si mesmo. Tintas à base de água são ótimas para isso. Você também pode usar qualquer composição de polímero, com exceção dos corantes à base de PVA. Esta tinta não é resistente à umidade e é adequada apenas para superfícies secas.
Paredes da cozinha, pintadas, laváveis com tinta.
Tintas de silicone, látex e acrílicas para a cozinha também são muito populares devido às suas propriedades e custo. Não economize na escolha da tinta. Faça a escolha certa de tinta para paredes, a duração da operação de toda a sala depende de sua qualidade e características.
Como preparar paredes para pintura
As paredes da cozinha devem ser pintadas em uma superfície perfeitamente lisa e uniforme. Para começar, é necessário remover todas as manchas, vestígios de sujeira e graxa, fuligem, papel de parede antigo, ladrilhos e outros materiais. O reboco em ruínas também deve ser removido.
Fungo e mofo, se presentes, são removidos mecanicamente. A superfície, neste local, é tratada com compostos antibacterianos especiais. Os buracos são cobertos com estuque à base de cimento ou gesso.
Aplicação de tinta em massa decorativa para decorar a cozinha.
As paredes são niveladas com gesso ou massa acrílica resistente à umidade, aplicada em duas ou três camadas. Para aumentar as propriedades adesivas, um primer é aplicado após cada camada.
É preferido um iniciador de penetração profunda. Não é caro e pode ser diluído com água 1: 1
Recomenda-se escolher uma massa resistente à umidade da mesma empresa que a tinta, porque sua compatibilidade dependerá de quanto tempo a tinta secará, a aparência e a resistência do revestimento, a resistência a vários danos e a resistência à limpeza com água.
Criando um design na cozinha com suas próprias mãos, pintando as paredes.
Para obter uma superfície ideal, a camada final seca deve ser tratada com uma lixa.
Segurança
Ao realizar pintura com suas próprias mãos, você precisa seguir as regras mais simples:
- Certifique-se de usar óculos de segurança e luvas de borracha para impedir que o corante entre na pele e nas mucosas. O cabelo está escondido debaixo de um chapéu.
- Use apenas escadas e suportes estáveis.
- O ar na sala deve penetrar sem impedimentos o tempo todo. Mas não permita a formação de rascunhos.
Pintar paredes na cozinha com suas próprias mãos é um processo difícil, mas muito interessante. O resultado final depende diretamente de seus esforços e paciência.
Conclusão
Pintar as paredes da cozinha é uma das melhores soluções para criar um interior ecológico. O principal é escolher a tinta certa: respirável, resistente à umidade e não tóxica.
Conhecendo o processo de preparação das paredes para a pintura, você mesmo pode pintar a cozinha. Tendo conectado a imaginação e armado com um estêncil, é fácil transformar a cozinha em um canto aconchegante - o principal é navegar pelas leis básicas da criação de interiores.