Para decidir qual lareira de canto escolher, você pode se familiarizar com projetos prontos e concluídos e avaliar os benefícios de um estilo específico.
Lareira de pedra - timeless classic
Uma lareira de tijolos com pedra se encaixa perfeitamente nas paredes com painéis de madeira. A sala, graças ao seu elemento central, simplesmente irradia conforto e calor. Em combinação com móveis perfeitamente selecionados e uma imagem de estilo oriental, a sala é propícia ao relaxamento e descanso. A fumaça perfumada da lenha queima a atmosfera circundante com apelo místico, e a luz quente cria um conforto sem precedentes. Um ambiente tão orgânico não é fácil de criar sem a presença de uma lareira. O tipo de construção escolhido - angular, também pode ser considerado bem-sucedido.
O metal também pode se misturar perfeitamente.
A lareira de canto de metal é a mais adequada para o interior, no estilo do minimalismo, tornando-se um elemento central e atraente da composição geral. Não sobrecarrega a decisão de design, mas cria um equilíbrio harmonioso da distribuição de objetos no espaço. Este quarto mudará completamente à noite ou em um dia chuvoso - as chamas refletidas nas paredes criarão uma iluminação e um mistério fabulosos. Perto de um forno assim, em silêncio, é bom ler profundamente um livro interessante ou passar uma noite romântica.
Lareira elétrica de canto - você não pode distinguir do presente!
Para este interior em estilo clássico, uma lareira elétrica de canto é selecionada. Se você não souber disso, pode ser verdade, especialmente porque os modelos mais recentes desses aparelhos elétricos que simulam a lareira estão equipados com estalidos agradáveis, familiares à madeira quente. A vantagem de uma lareira elétrica é o design externo da fornalha com um pódio para uma TV e uma prateleira para a instalação de outros equipamentos eletrônicos. A mobília é cuidadosamente escolhida para o estilo da moldura da lareira - uma vez que é o centro do interior, toda a vida desta sala passa à sua volta. É difícil imaginar esta sala sem esse atributo principal e, se você a substituir por outra opção de estilo, o humor e o charme alcançados da atmosfera criada serão perdidos imediatamente.
Solução criativa - biofireplace compacto de canto
Um interior com design criativo, criado em torno de um biofireplace de canto branco, não menos criativo, é mais adequado para casas modernas de alta tecnologia. O contraste da parede em uma cor muito escura e uma lareira romanticamente branca tornam a sala incomum e original. A sala, iluminada pelas chamas da lareira, cujas línguas dançam com reflexos brilhantes nas paredes escuras, se tornará mais misteriosa.
Se você deseja decorar sua casa de campo com uma lareira de canto, tente considerar cuidadosamente todos os critérios de seleção: custo, design, tempo de instalação, combustível e outros, importantes para criar conforto em casa e não onerosos para o seu orçamento. Se houver uma oportunidade de adquirir uma decoração interior semelhante, não negue a si mesmo esse prazer.
Visão geral dos melhores modelos domésticos de lareiras
O fabricante russo Meta é muito visível no mercado de fogões de lareira. Os consumidores deixam um feedback positivo sobre os produtos da empresa. Os melhores conjuntos são considerados fornos da série Ardenfire. Alguns elementos dos melhores fabricantes estrangeiros são utilizados nos produtos: Alemanha, França e Japão; a montagem é realizada com tecnologias exclusivas. Cada série é caracterizada por equipamentos com vidro resistente ao calor, potência suficiente até 12 kW e compacidade.
Lareira de canto Amur - madeira
O fogão foi projetado para aquecer 90 metros quadrados. m quadrado. Tecnologia de fabricação combinada: fornalha empilhada fireclay, revestida com aço de alta qualidade. O tijolo é projetado por 5 anos, após o qual deve ser trocado. Na porta da fornalha, há vidro resistente ao calor de alta qualidade, de origem japonesa. A porta recebe perfeitamente calor, boa visibilidade do fogo. O vidro é autolimpante e pode suportar altas temperaturas.
Uma fornalha de 73 litros é capaz de fornecer energia de até 10 kW. O peso de toda a estrutura é de 157 kg, o que permite instalar rapidamente um fogão a lareira. A alta eficiência de 3 kg de lenha permite manter o calor dentro de casa por 8 horas.
Atenção! Este é um modelo de madeira de um fogão de lareira angular para uma residência de verão, não pode ser aquecido com carvão. Garantia do fabricante Meta por pelo menos 10 anos de operação
Garantia do fabricante Meta por pelo menos 10 anos de operação.
Lareira de canto "Neva" - madeira
Um modelo muito compacto, com 87 cm de altura e 64 cm de largura.O tamanho pequeno da lareira permite instalá-lo na cabana mais pequena. O modelo ganhou popularidade merecida entre os consumidores domésticos.
Há energia suficiente para 60 m². m) habitação. Este modelo compacto aquece a caixa em 3 horas; você precisará colocar 3 kg de lenha para manter a sala aquecida por 8 horas.
O peso de projeto de 95 kg permitirá a instalação em algumas horas, conectando o tubo à chaminé. O grupo de empresas "Meta" garante uma garantia de 1 ano de operação sem falhas.
Os produtos do grupo de empresas Meta produzem produtos que atendem aos padrões europeus, mas são projetados especificamente para nossas condições climáticas.
Design do dispositivo de aquecimento
Salamandra a lareira
A principal característica de design do fogão da lareira é sua capacidade de gerar calor de convecção no ambiente. Isso ocorre devido à presença de canais dentro da parede do forno. O ar é atraído para esses canais a partir da sala, que aquece ao longo do caminho através deles e retorna. Incluído no design da lareira é um lenhador na forma de um nicho localizado no setor inferior, sob a fornalha.
A forma angular conveniente do fogão Amur atrai compradores, o que permite que ele seja colocado confortavelmente em qualquer ambiente interno, criando uma área de relaxamento especial
A empresa Meta presta muita atenção ao design externo da lareira, proporcionando uma configuração trapezoidal. As fachadas externas do forno possuem uma camada protetora de cor preta nobre da tinta resistente ao calor
Os lados do produto têm um revestimento cerâmico expressivo. No setor inferior do fogão da lareira, há um pequeno compartimento onde você pode colocar lenha.
Lareira de fogão Cupido no interior
O ferro fundido é usado para a fabricação de grelhas e bicos - um material que provou suas excelentes qualidades por décadas. Aço de alta qualidade é utilizado para o corpo do forno. Aprimora a resistência ao desgaste do revestimento interno com revestimentos refratários à base de chamotte - confortáveis que permitem o desmantelamento de cada um deles se for necessário substituí-lo devido a danos.
As lareiras apresentadas pela “Meta” possuem um sistema conveniente para controlar a intensidade da combustão, diferenciando a quantidade de ar fornecida. Isso torna os dispositivos de aquecimento econômicos e permite cerca de oito horas para manter uma atmosfera quente e confortável sem adicionar combustível.
Instalação e decoração
A instalação de fogões de lareira de metal é relativamente simples e requer apenas a conexão de uma chaminé. Considere com mais detalhes a tecnologia de construção de estruturas de tijolos. Este procedimento consiste em várias etapas sucessivas:
- Seleção de projeto. Hoje, existem muitas variedades dessas estruturas que diferem no design. Portanto, antes de iniciar o trabalho principal, você precisa decidir o que irá construir.
- Construção da fundação. Realize-o a partir de concreto monolítico com reforço obrigatório. O tamanho da base depende das dimensões do forno e deve excedê-las em cerca de 10 a 15 cm em todo o perímetro. A espessura da base sob a lareira deve ser igual ao tamanho da fundação principal. Portanto, a construção de tais sistemas em edifícios de vários andares é descartada.
Alvenaria. Esta etapa é realizada de acordo com a ordem selecionada anteriormente. Note-se que as primeiras fileiras juntas formam a base da lareira. Aqui, defina sucessivamente atributos como portas, cinzeiro. As seguintes linhas de tijolos são usadas para criar um canal de fumaça, forno de forno. Tudo termina com a construção da chaminé
Observe que, para a formação de tetos, são utilizados tijolos de chamotte em vez do habitual.
Concluir. Esta etapa é final, permitindo dar ao design um design único
Isso pode ser feito usando azulejos ou outros materiais decorativos. A principal característica para a escolha desses produtos é a resistência ao fogo.
Fogões de lareira de metal, eles são adequados para colocação de canto
A principal característica desses fornos é a sua compacidade e alta taxa de aquecimento. O fogão de lareira de canto de metal é um dispositivo de aquecimento com uma fornalha coberta com vidro refratário. Dependendo do modelo, esse forno pode ser equipado com um fogão para cozinhar e um tanque de troca de calor para conectar um circuito de aquecimento de água. As vantagens de tais fornos incluem:
- Tamanho e peso pequenos,
- Possibilidade de instalação em qualquer piso, sem fundação
- Alto desempenho
- Aparência atraente
- Instalação fácil
- Preço baixo
- Segurança
A função de gravação longa é útil?
Os modelos equipados com a função de queima longa também são muito econômicos e têm alta eficiência: nesse modo, o oxigênio é dosado no forno e não ocorre queima ativa de lenha. Com a combustão lenta do carvão, a transferência de calor do forno aumenta, o combustível é queimado sem a formação de uma grande quantidade de cinzas. Com uma carga completa de lenha no modo de queima longa, o fogão pode trabalhar por até 6 horas, enquanto uma porta selada o protege contra carvões e faíscas emitidos acidentalmente.
Além disso, no modo “queima longa”, os gases liberados durante a combustão da madeira são queimados ativamente no fogão. Durante a combustão normal, esses gases são descarregados através do sistema de exaustão de fumaça e de forma alguma aumentam a eficiência. Se esses gases não forem removidos, mas imediatamente queimados, percebe-se aumento da produtividade em 15-20% comparado aos fogões convencionais. Isso não é fantástico, imagine que, com essa opção, você precise colher 15 a 20% menos lenha para o inverno do que antes! Perguntas sobre conveniência dissipam-se instantaneamente!
Atenção! Ao escolher um modo de queima longo, é altamente recomendável não abrir a porta do fogão até que a madeira de uma carga esteja completamente queimada. Você deixa excesso de oxigênio, o que reduz significativamente a eficiência e eleva essa opção!
Os fogões de lareira com um circuito de água permitem conectar um sistema de aquecimento de água a eles, devido ao qual é criado um aquecimento completo da casa. O fogão na parte superior permite cozinhar, ferver água e também cria um plano adicional com alta dissipação de calor, perto do qual é bom aquecer as mãos!
Lareira a lenha, que pode ser comprada na loja
Os seguintes modelos de fogões de lareira de canto são mais populares entre os residentes de verão:
1. O recuperador de calor Bavaria é fabricado em aço de 6 mm, revestido com tijolos de revestimento interno. A potência do forno é de 6 kW, o que permite aquecer uma casa com uma área de até 60 metros quadrados. O modo de queima a longo prazo deste fogão é de 3 a 5 horas, o fogão é equipado com vidro refratário, que, graças a um sistema de queima limpo, não está sujeito a fuligem, além de uma maçaneta de porta com isolamento térmico, que permitirá que você não se queime. As paredes laterais do forno são revestidas com cerâmica, o que lhe confere uma aparência atraente.
Lareira a lenha de canto "Bavria"
2. O fogão da lareira Amur está equipado com vidro panorâmico com sistema de sopro - não há fuligem e fuligem nele. No topo é um fogão. O modelo é feito de aço resistente ao calor com revestimento, uma potência de 9 kW permite o aquecimento de até 180 metros cúbicos de uma sala, que com tetos padrão corresponde a uma área de 60 a 80 metros quadrados. O fogão é revestido com painéis de cerâmica que melhoram a transferência de calor, mesmo com a combustão completa do combustível - as pedras o aquecem por mais algumas horas!
3. O fogão da lareira Neva é geralmente semelhante ao Amur, mas seu poder é mais baixo - 6 kW. Esse forno pode ser recomendado para proprietários de pequenas casas com uma área de 50 a 60 metros quadrados. Todas as superfícies de aquecimento do forno são revestidas com tinta resistente ao calor, de modo a manter uma aparência decente por um longo tempo e não sofrer corrosão.
4. O fogão de lareira Teplodar de canto com uma potência de 12 kW foi projetado para casas com uma área de até 80 metros quadrados. A caixa é feita de aço inoxidável e é resistente à queima. A porta está equipada com uma janela de vidro-cerâmica resistente ao calor, permitindo que você desfrute de fogo ao vivo. O fogão na parte superior tem um fogão, lenha na parte inferior do corpo, além de um cinzeiro com extração conveniente. Uma boa escolha para os amantes de confiabilidade e beleza.
Todos os modelos podem ser instalados no piso acabado, acabados com materiais incombustíveis: chapa metálica, ladrilhos ou grés de porcelana. Seu baixo peso evita a reconstrução de pisos e não requer uma fundação separada. Lareiras desta classe podem ser instaladas em qualquer andar da casa.
Ao instalar um fogão a lenha, considere a entrega conveniente de material combustível para não arrastar lenha para o segundo andar!
Fogões de lareira de tijolos, é simples assim?
A principal diferença entre fogões de tijolo e lareiras é o seu estilo único. Apesar das dificuldades que surgem durante a instalação - a necessidade de construir uma fundação, a complexidade da alvenaria - elas sempre são populares entre os moradores do verão, porque uma lareira de tijolos com lenha crepitante é um símbolo de conforto e lar. Um fogão de lareira de canto tem uma série de vantagens indiscutíveis que seus proprietários adoravam tanto, liam e pensavam: ainda pode ser melhor gastar um pouco mais de tempo e dinheiro e fazer um prédio de tijolos? Vantagens óbvias:
- Alta capacidade de calor, permitindo por muito tempo manter uma temperatura confortável,
- Aparência decente e uma ampla seleção de opções de acabamento, que permitem encaixar o fogão em qualquer interior,
- A durabilidade do fogão de lareira, ao contrário das paredes de fogões de metal de baixo custo, o tijolo não é propenso a queima e destruição,
- A capacidade de construir um forno de qualquer potência e tamanho térmico, claramente para suas necessidades,
- Segurança do forno quando tocado - em tijolos, ao contrário do metal, praticamente não há superfícies que possam ser queimadas.
A escolha de modelos de fogões de esquina para lareiras é muito grande, porque um fabricante de fogões competente, familiarizado com as leis da termodinâmica e o dispositivo de canais de fumaça, pode projetar para você um fogão de qualquer configuração que vá para qualquer canto da sua residência de verão. Obviamente, isso exigirá investimentos financeiros adicionais; portanto, a maioria dos residentes de verão que decidem colocar a lareira com suas próprias mãos, usa ordens prontas para esquemas. O artigo descreve a tecnologia do canto de alvenaria fogão de lareira projetado por V. Grigoriev. Tendo dominado os métodos básicos de alvenaria, você pode facilmente fazer uma lareira de acordo com qualquer esquema.
Lareira de canto de tijolo vermelho
Tecnologia de alvenaria de um fogão de lareira de canto de tijolo
O fogão de canto da lareira para a construção de V. Grigoriev é um fogão com duas fornalhas - uma lareira e um fogão. Os fornos estão localizados em planos diferentes: o fogão está em um dos lados do fogão, de frente para uma sala ou compartimento de cozinha adjacente, e a lareira, de frente para o centro da sala.Este design permite admirar o fogo ao vivo de praticamente qualquer lugar da sala; ao mesmo tempo, a placa está oculta e não estraga a aparência, o que é muito importante no design moderno!
Da possibilidade do fogão, vale a pena notar a possibilidade de uso separado ou simultâneo de ambos os fornos, enquanto os gases de combustão são removidos através de uma chaminé comum. Os dutos de fumaça são combinados na parte superior do forno e bloqueados pelas válvulas - isso elimina a fumaça ao usar um único forno e inclinar o calado. As dimensões do forno são de 1270x890 mm. Os materiais e equipamentos de forno necessários são mostrados na tabela.
Materiais para o fogão da lareira, tabela 1
Esquema de assentamento - a ordem e a visão geral do forno são mostradas nas figuras. A tecnologia de alvenaria para cada linha é descrita abaixo.
Vista geral da lareira de canto para dar
Fundação
A fundação do forno é feita de concreto armado. As dimensões da fundação devem exceder as dimensões da lareira do forno em 10 cm de cada lado. A tecnologia para sua implementação é descrita abaixo.
1. Marque a base futura. Deve-se ter em mente que combiná-lo com a base geral da casa é estritamente proibido, isso pode levar à destruição do forno!
2. Cavar um poço de tamanho adequado, sua profundidade deve ser igual à profundidade da fundação da casa. Casas de campo são geralmente colocadas em uma fundação de faixa rasa, sua parte subterrânea é enterrada não mais que 50 cm.
3. O fundo do poço é coberto com uma camada de areia de dez centímetros, regada com um volume suficiente de água para imersão completa e bem compactada. Isso pode ser feito cortando logs ou uma ferramenta especial.
4. A partir de tábuas com uma espessura de 25 mm ou contraplacado, faça a cofragem. Pode ser consertado, caso em que é recomendável impermeabilizá-lo.
5. Coloque o reforço da barra D8-D12 na forma de uma treliça de 15x15 cm, na interseção das hastes que conectam com o fio. Com uma altura de fundação superior a 20 cm, é necessário fazer duas camadas de reforço - acima e abaixo.
6. Amassar concreto feito de cimento de grau não inferior a M250, pedra britada e areia de rio na proporção de 1: 2: 2, adicione tanta água que a solução seja de densidade média. O concreto é derramado na cofragem. É melhor fazer isso de cada vez, sem esperar que as partes anteriores congelem. Se você não conseguir amassar uma quantidade tão grande de concreto imediatamente, precisará colocá-lo em camadas com um intervalo de 2 a 3 dias, enquanto as camadas anteriores serão limpas com uma escova de aço.
7. A altura da fundação deve estar 15 cm abaixo do nível do piso de acabamento. A camada superior é nivelada, coberta com um filme e deixada por 3-5 dias - durante esse período, ocorre um conjunto de resistência crítica. Depois disso, você pode começar a trabalhar.
Processo de alvenaria (pedido)
A colocação do forno é realizada de acordo com o esquema de pedidos. A ordem geral de alvenaria para cada linha é a seguinte: coloque uma linha de tijolos secos e sem argamassa, ajuste o tijolo a ser aparado, se necessário, após o que os tijolos são brevemente embebidos em água fria limpa e dispostos na solução do fogão. Nas primeiras linhas, nivelando a fundação com o nível do piso, use uma argamassa de cimento (1 ação de cimento por 2,5-3 ações de areia). Para as linhas restantes, é necessária uma solução à base de argila refratária. Misturas secas prontas contendo argila chamotte são vendidas em lojas de construção, você também pode levar argila de alta qualidade extraída na pedreira.
1. Espalhe duas fileiras, completando a fundação e nivelando-a com o nível do piso, de tijolo sólido a argamassa de cimento.
2. As linhas 1 e 2 se formam sob o fogão. Eles são dispostos de acordo com o esquema de tijolos de cerâmica encorpados, marcados em vermelho no diagrama, cortando tijolos.
3. Na 3ª fila, começa a instalação das portas: uma limpa do lado da inserção da lareira e uma porta do cinzeiro do lado do forno. Ao instalar a porta, é necessário fixar sua estrutura com hastes de metal, para as quais os furos na linha inferior do tijolo são perfurados no tamanho dos pinos e prendê-la com um tijolo através dos orifícios na moldura da porta. Em vez de alfinetes, você pode usar unhas comuns.
4. Na quarta fila, as portas são adicionalmente fixadas aos furos na estrutura com arame, após o que são fechadas na alvenaria a uma distância de pelo menos 30 cm. Uma tira de aço é colocada no topo do cinzeiro da inserção da lareira - um suporte para o tijolo da fileira superior.
5. A quinta fila se sobrepõe a ambas as portas, a colocação do canal de fumaça começa. Na 6a fila, para separar o canal, eles colocaram uma tira de aço - um suporte para a partição.
6. As linhas 7 a 9 formam a fornalha do forno e as paredes da lareira. A porta do forno é fixada da mesma maneira que a porta do cinzeiro. Um dente de chaminé é feito na parte traseira da inserção da lareira - um corte chanfrado em ângulo com a parede traseira da inserção.
7. A décima linha forma a saída do forno para o canal de fumaça - isso pode ser visto no diagrama. Na décima primeira linha, uma placa é instalada em cima da fornalha, para isso é colocada uma linha seca, o fogão é experimentado e uma linha de seu encaixe nos tijolos é desenhada, após o que os tijolos são numerados, desmontados e as ranhuras são selecionadas no moedor para colocar o fogão da espessura apropriada. A placa é colocada em uma solução resistente ao calor. Na mesma fila, havia uma tira de aço - um suporte para fechar a inserção da lareira. Continue colocando o dente da chaminé.
8. Na 12ª fila, começa a colocação do teto da lareira de tijolos de chamotte - no diagrama está indicado em amarelo. Cubra a parte do canal de fumaça que se estende do forno. No lado do forno e da placa, apenas a parede lateral que separa o fogão da parede da casa é projetada.
9. Na 13ª linha, uma válvula é instalada no canal de fumaça, a alvenaria da sobreposição da lareira continua. Nesta linha, a inserção da lareira é reduzida ao máximo; é a última linha do dente da lareira.
10. As fileiras de 14 a 18 são geralmente semelhantes, formam uma chaminé, uma parede perto da placa, uma parte expandida da chaminé, e nas 16 e 17 linhas também há uma lareira. Eles são definidos de acordo com o esquema.
Ordem fogão de lareira: linhas 1 a 18
11. Na 19ª fila, o espaço acima da placa é coberto com uma folha de metal, e nas 20ª e 21ª linhas é colocado com tijolo. Do lado da lareira, a colocação do coletor de fumaça e do canal de fumaça continua de acordo com o esquema.
12. Nas linhas 22 e 23, o canal de fumaça é expandido e uma porta limpa é instalada na lateral da inserção da lareira. Na 24a linha acima da expansão do canal de fumaça, um cortador de faísca de metal é instalado. Uma tira de metal é colocada na parte de trás da caixa de fumaça da chaminé. 25 e 26 linhas são dispostas de acordo com o esquema.
13. Na 27ª linha acima da caixa de fumaça da chaminé, coloque uma válvula. Na 28ª fila, eles colocaram outra porta limpa e na 29ª colocaram uma chapa de aço - a sobreposição do forno, apoiando os tijolos 30, 31 e 32 da fila.
14. Nas 33ª e 34ª linhas, a chaminé da lareira está fechada, apenas a chaminé comum permanece. Na 35ª linha, uma borda decorativa é feita de tijolo ao longo da borda do forno; como resultado, na 36ª linha há apenas uma chaminé, isso pode ser visto no diagrama. Continue colocando-o na altura desejada, deslocando os tijolos para formar um curativo de fileiras.
Ordem fogão de lareira: linhas 19 a 36
Tecnologia de alvenaria de uma lareira de canto - vídeo aula
O forno preparado é seco à temperatura normal por uma semana, após o que começa a aquecer suavemente. A argamassa de argila queima quando aquecida e fica muito dura, mas é importante não derreter o forno para evitar rachaduras, faça-o gradualmente. No futuro, o fogão da lareira irá atendê-lo sem problemas, desde que seja limpo regularmente de fuligem e cinzas. E sua casa de verão será transformada, ficará o mais confortável possível, e seus filhos terão um canto favorito! Como limpar a chaminé para evitar bloqueios e pouca tração, leia nosso artigo.
Você gosta do artigo?
Economize para não perder!
Tipos e princípio de funcionamento dos fogões de lareira de canto
Uma lareira, em sua diversidade, pode desempenhar várias funções ao mesmo tempo: decorativa, cozinha e aquecimento. Dependendo da fonte de energia, as lareiras são divididas nos seguintes tipos:
- queima de madeira
- gás
- em biocombustíveis líquidos e sólidos,
- elétrica.
Um fogão a lenha para uma residência de verão pode consistir em duas seções. Uma porta de vidro é instalada no topo para colocar lenha. Abaixo está uma panela de cinzas. A lareira pode ter um fogão de ferro fundido ou cermet.
Lareiras a gás e alguns fogões a combustível sólido podem ter uma caldeira embutida. Este dispositivo requer a instalação de um sistema de tubos e radiadores que aqueçam a casa.
Lareiras elétricas são uma boa alternativa em uma pequena cabana. Os elementos de aquecimento embutidos são capazes de manter o calor na sala e a imitação de chamas encantará seus olhos, como a chama de um fogo real.
As lareiras de biocombustíveis ou lareiras biológicas ainda são exóticas na vastidão da Rússia como uma opção de chalé de verão, embora permitam decorar com estilo o interior e podem ocupar apenas uma pequena fração do espaço a ser equipado ao usar o modelo de parede.
As lareiras podem ser feitas de diferentes materiais, o que também afeta as características técnicas e operacionais:
- feitos de ferro fundido são particularmente duráveis e duráveis,
- as lareiras de aço esfriam rapidamente e não têm uma vida útil longa, mas são mais baratas que as estruturas de ferro fundido,
- combinado - aço, tijolo, ferro fundido,
- lareiras de tijolos.
As lareiras de ferro fundido, em regra, têm um grande peso, o que dificulta a instalação. Uma vantagem significativa na versão de ferro fundido é que eles permanecem quentes por muito tempo. Menos: lareiras de ferro fundido são muito caras.
A estrutura de aço é ineficiente em operação: em altas temperaturas, mais cedo ou mais tarde o metal é deformado. A vantagem pode ser considerada o baixo custo dos produtos siderúrgicos, em contraste com os modelos feitos de outro material.
A versão combinada da lareira com a gradação correta do material pode ser altamente eficiente. Nesta modalidade, o forno e a placa são feitos de ferro fundido, depois usam materiais menos resistentes ao calor para decoração decorativa.
Um fogão de lareira para casas de campo, disposto em tijolos, terá alta eficiência, uma placa poderá ser instalada nele, o que aumentará as características úteis do dispositivo, terá uma vida útil longa, mas existem algumas nuances. O principal sinal negativo da alvenaria da lareira - ocupará muito espaço e, em segundo lugar, levará muito tempo, porque a base do tijolo é instalada em um terreno escavado ou, em casos extremos, nela.
Métodos de aquecimento de fogões e lareiras:
- Gás
- Queima de madeira.
Os fogões a lenha são mais populares em casas de campo particulares. Eles aquecem a sala inteira, especialmente se o fogão for feito de tijolos. Além disso, o prazer de assistir o fogo ardente. - Elétrico.
Para o apartamento, focos elétricos são ideais. Aquecem bem a sala devido aos elementos de aquecimento integrados. A tecnologia moderna permite criar a ilusão de chama quase indistinguível do presente. - Biofireplaces.
Tais fogões de lareira são instalados em apartamentos e em casas de campo. Os biocombustíveis seguros usados neles não produzem fumaça.
O principal objetivo dos fogões e lareiras é o aquecimento ambiente.
Alguns também servem para decorar o interior. Cozinhar é uma função secundária, se não for um modelo de aquecimento de cozinha ou um fogão de tijolos russo.
Se tomarmos como base o design do forno, os fogões para lareira podem ser divididos em modelos de queima variável e longa.
Os seguintes materiais são utilizados como revestimento:
- Pedra
- De metal
Fogões de lareira de metal são leves. Isso permite que você faça sem uma fundação. Você só precisa preparar uma base resistente ao fogo. - Tijolo
Os fogões tradicionais de lareira usam tijolos refratários como câmara de combustão. Às vezes, eles são equipados com uma câmara de combustão de ferro fundido.
Existem projetos com um circuito de água. Quando conectados a um sistema de aquecimento doméstico, eles podem aquecer todos os cômodos.
Vantagens dos fogões de canto para lareira
Os fogões a lenha de canto mais populares, que operam no modo de queima longa. Eles têm várias vantagens:
- visão ampla da chama,
- superfície frontal de uma configuração semicircular,
- alta eficiência devido à reflexão do calor das paredes,
- design elegante.
Todos os dispositivos de aquecimento de canto são muito compactos. Isso torna possível instalá-los em pequenas casas de campo. Agora eles se tornam mais confortáveis para viver e aconchegantes.
Os 4 fornos de canto mais populares para casas de campo de verão
Esses fornos de esquina do grupo Meta são os mais procurados pelos consumidores russos e não são de forma alguma inferiores aos padrões europeus.
É feito de aço. A porta de vidro suporta perfeitamente altas temperaturas e permite observar o fogo. O fogão pode aquecer uma sala até 90 metros quadrados. m
Especificações Cupido:
- Uma câmara de combustão de 73 litros fornece potência de até 10 kW.
- Dimensões totais pequenas: altura - 1 m, largura - 0,8 m.
- O peso é de apenas 157 kg, o que permite uma instalação rápida com suas próprias mãos. Para a instalação da chaminé, é necessário um tubo com 15 cm de diâmetro.
O fogão da lareira Amur aquecerá rapidamente a casa após uma carga total em 30 minutos. Para aquecer dentro de 8 horas, você precisará de apenas 3 kg de lenha. Em vez de lenha, você pode usar briquetes de carvão marrom.
Tais lareiras para dar são baratas. O fabricante dá uma garantia por 10 anos.
Pechora
O equipamento é feito de chapas de aço com uma espessura de 3 mm. Está sendo fabricado em uma nova produção de alta tecnologia. Isso permite aumentar a vida útil do forno.
- A potência é de 9 kW, o que permite aquecer a casa com uma área superior a 90 m2.
- No exterior, o forno possui inserções cerâmicas e é revestido com tinta resistente ao calor.
- O exterior é perfeito para praticamente qualquer design de interiores.
- Uma gaveta permite remover cinzas acumuladas sem extinguir a chama. Você pode aquecer a lareira com lenha e briquetes de combustível.
Pechora tem um alto nível de confiabilidade. A instalação pode ser feita com suas próprias mãos usando o esquema. O forno tem uma vida útil longa.
Yenisei
Yenisei é considerado um dos fornos mais potentes (11 kW). O modelo de esquina é capaz de aquecer uma casa com uma área superior a 110 m². Além disso, você pode cozinhar comida nele. Existem dois queimadores convenientes.
O forno é feito de materiais de alta qualidade, utilizando tecnologias modernas. O design fornece um aquecimento rápido da sala e uma boa visão da chama.
- A proteção dentro da câmara de combustão é chamotte fireclay.
- Uma proteção adicional da carcaça de metal é obtida revestindo o forno com verniz resistente ao calor.
- O cabo resistente ao calor cria uma boa vedação na porta.
- O vidro vitrocerâmico é instalado, capaz de suportar temperaturas de até 740 graus Celsius.
Dimensões totais: altura - 114 cm, largura - 84 cm e profundidade - 51 cm. Apesar da presença de uma placa de ferro fundido, o peso do modelo Yenisei é de 176 kg. Pode ser conectado a uma chaminé com um diâmetro de 15 cm na parte superior ou inferior do sistema.
Onde instalar uma lareira
O local pode ser escolhido de acordo com o seu desejo, mas ao mesmo tempo você precisa levar em consideração alguns recursos da escolha:
Você pode instalá-lo nas paredes externa e interna.
É importante determinar o ponto de saída da chaminé, razão pela qual as paredes internas podem ser problemáticas para a instalação de uma lareira.
A colocação na parede externa requer autorizações das autoridades relevantes para trazer a chaminé para a rua.
Ao instalar o tubo nas paredes de uma casa construída em madeira, tome cuidado com as medidas de segurança contra incêndio.
Esse modelo pronto é muito popular nos países escandinavos.
Bela sala de estar em estilo retro. Lareira - tijolo pintado de branco
Como escolher uma boa lareira
As lareiras de madeira de canto para casas de verão estão em grande demanda. No mercado, você pode encontrar uma variedade de modelos.É necessário seguir alguns critérios de seleção para combinar várias funções úteis na compra de uma só vez.
Dicas úteis ao escolher uma lareira de canto:
- Lareira elétrica com capacidade de 1 kW é capaz de manter o calor em uma área de 10 metros quadrados. m Para obter o melhor efeito, adicione 30% ao indicador aceito ou conte 1 kW em um quadrado de 70 metros quadrados. m
- Escolha uma fornalha coberta com vidro; primeiro, é mais segura e, segundo, mais eficiente, pois a madeira queima mais.
- Existem fogões de lareira nos quais os modos de combustão são incorporados, além do programa usual, é desejável ter um modo econômico de combustão de combustível.
- O vidro resistente ao calor pode ser autolimpante.
- Será mais conveniente remover as cinzas de um cinzeiro removível.
- As lareiras podem ser com fogão, tanque embutido, forno, etc.
Variedades e materiais de fabricação
Uma variedade de fogões de lareira permite que você resolva muitos problemas, entre os quais o principal é o aquecimento, e só então - a decoração da sala. Tais projetos podem ser usados para casas e apartamentos, escolhendo a opção apropriada.
As lareiras, dependendo do combustível usado, podem ser divididas nos seguintes tipos:
- Queima de madeira.
- Gás. Eles são usados em salas onde não há como construir um fogão clássico.
- Lareiras ecológicas. A principal fonte de energia para esses fornos é o biocombustível. Não é emitida fumaça durante a operação de tais sistemas.
- Elétrico.
Outro critério pelo qual as lareiras de canto são divididas é o material do qual são feitas. De acordo com essa característica, são distinguidas as seguintes estruturas:
Fogões de tijolos. Essa variedade é muito comum. A construção de fornos de tijolos requer conformidade com tecnologia especial. Todas essas operações são realizadas apenas por profissionais experientes.
- Stone. Como material para a fabricação da estrutura, vários tipos de pedra natural podem suportar altas temperaturas.
- Metal. A superfície do forno pode ser de ferro fundido ou aço, o que depende do tipo específico de estrutura e de seu fabricante. Todos esses modelos, por sua vez, são separados em um forno variável e de queima longa. Estes últimos são capazes de manter a temperatura por várias horas sem a necessidade de reabastecimento.
Lareiras equipadas com um circuito de água devem ser destacadas em uma categoria especial. Este sistema permite aquecer simultaneamente a casa inteira. Os fogões de lareira de canto na parede podem ser equipados com funcionalidades adicionais. Hoje existem esses tipos de estruturas:
- Lareira com recuperador de calor. Eles são usados para cozinhar. A forma e o tamanho da placa são selecionados individualmente.
- Fornos com forno. O objetivo das estruturas é semelhante ao tipo de produto anterior. Aqui, apenas o princípio de cozinhar é alterado.
- Combinado. Há um fogão e um forno. Esse design combinado otimiza a execução de muitos processos relacionados ao cozimento.
Características distintivas dos fogões de canto de lareira
Analisando os recursos de design das lareiras de canto encontradas no mercado, podemos enfatizar alguns recursos distintos. Os fornos, por via de regra, têm uma aparência elegante, tornam a sala aconchegante e não ocupam espaço livre. Ao instalar, você não precisa refazer nada nem finalizá-lo, apenas o orifício no teto sob o tubo da chaminé, em contraste com as estruturas internas e de parede montadas na fase de construção da casa.
A frente dos fogões de canto das lareiras pode ser plana ou semicircular - o fogo pode ser observado de qualquer lugar da sala. Do canto da sala, há uma distribuição uniforme de calor. Devido à colocação no canto, a lareira tem uma eficiência mais alta devido ao reflexo do calor de duas paredes adjacentes ao forno.
Lareira de canto a lenha "Bavaria"
O fabricante doméstico Ecocamine produz fornos de queima longa que são populares entre os proprietários particulares. A empresa fornece uma ampla variedade de modelos de estruturas de aquecimento, incluindo versões de alta qualidade de fogões a lenha de canto para lareiras para casas de campo.
Lareira a lenha "Bavaria"
Uma amostra de qualidade européia, com pequenas dimensões, é capaz de derreter uma sala de 80 metros quadrados. m) Feito de aço de alta qualidade, grelha de ferro fundido, sistema de auto-limpeza de vidro resistente ao calor. Tem uma aparência muito elegante: o vidro é emoldurado por portas de aço pretas, os painéis laterais são revestidos com cerâmica.
O design está equipado com um fogão, sem forno. A profundidade do forno permite adicionar toras de madeira até meio metro, enquanto a altura da lareira é de 86 centímetros. Como em quase todos os modelos da Baviera, o modo de economia de combustível é fornecido no fogão de lareira de canto.
A vida útil dos fornos da Baviera é de pelo menos 10 anos.
Uma lareira para qualquer habitação é muito útil e é improvável que interfira em algum lugar ou seja capaz de estragar a aparência. Tais estruturas de aquecimento têm muitas vantagens que os proprietários de lareiras usam. Não volatilidade externa da habitação, se o gás ou a luz for desligada, a casa permanecerá quente devido ao aquecimento junto à lareira. Tem alto desempenho, pode ser usado como a principal fonte de calor para casas de campo de verão. O combustível pode ser adquirido conforme necessário, a qualquer momento do ano.