Reparação

Como usar a soldagem a frio?

O que é soldagem a frio? Esta pergunta é feita por muitos daqueles que vão usar esta ferramenta para a conexão rápida de metais. Muitas pessoas sem dúvida ouviram falar de soldagem a frio e um número suficiente de pessoas já conseguiu reconhecer todas as vantagens desta tecnologia. Infelizmente, porém, nem todos os mestres domésticos que já conseguiram conectar peças de metal usando essa ferramenta foram capazes de apreciar todas as suas características únicas.

Soldagem a frio de metal

A principal razão para essa situação é que muitas vezes nosso pessoal não considera necessário ler atentamente as instruções, que estipulam todas as nuances do uso de um dispositivo ou tecnologia em particular. É por isso que queremos dedicar este artigo a todas as questões relacionadas às regras de uso e ao escopo de uma ferramenta tão maravilhosa, que, sem dúvida, é a soldagem a frio.

Variedades de soldagem a frio

De fato, a soldagem a frio é um adesivo com um alto grau de plasticidade, feito com base na conhecida resina epóxi. Por sua estrutura, essa cola pode ser de dois componentes e, em seguida, pode ser armazenada por um longo tempo, ou de um componente, que deve ser aplicado o mais rápido possível para não colidir com a perda de suas propriedades adesivas.

Normalmente, essa ferramenta é produzida pelos fabricantes na forma de um cilindro de duas camadas, cujo invólucro externo consiste em um endurecedor e o núcleo interno é uma resina epóxi misturada com poeira de metal. Um tal aditivo na forma de pó metálico é necessário para dar ao composto resultante alta resistência e confiabilidade. Contém solda a frio e outros aditivos que lhe conferem, além de compostos obtidos com a sua ajuda, características únicas. Os fabricantes mantêm em segredo a parte principal desses aditivos, mas o enxofre é o mais famoso deles.

A soldagem a frio é classificada principalmente pela área de seu uso, ou seja, pelos materiais que podem ser unidos usando seus vários tipos. Portanto, hoje os seguintes tipos desta ferramenta são usados ​​com sucesso.

Soldagem a frio de metal

Essa ferramenta é usada de maneira ativa e bem-sucedida, não apenas pelos mestres domésticos, mas também pelos entusiastas do carro, pois permite solucionar rápida e efetivamente muitos problemas associados à operação do carro. Os compostos obtidos com sua ajuda possibilitam não apenas esquecer o problema por um curto período de tempo, mas também operar as peças recondicionadas por um longo período de tempo.

No entanto, deve-se ter em mente que a soldagem a frio se mostra de maneira ideal ao conectar as peças que não sofrem cargas significativas durante a operação. Essa ferramenta também encontrou ampla aplicação no reparo de dispositivos hidráulicos, nos quais é necessário eliminar rapidamente o vazamento. Mas, por mais confiável que seja, lembre-se sempre de que serve apenas para eliminar o problema que surgiu apenas por um tempo. Na primeira oportunidade, métodos de reparo de capital devem ser usados.

Cola de solda a frio para vários tipos de plástico

Essa ferramenta, que é menos comum, é usada, como o próprio nome indica, para o reparo operacional de peças plásticas. Essa cola encontra aplicação tanto nas empresas manufatureiras quanto na realização de reparos em condições domésticas. Na maioria das vezes, a necessidade de usar essa ferramenta surge nos casos em que é necessário reparar tubos de plástico e caixas de vários dispositivos.

Tipos de soldagem a frio para vários materiais

Você também pode usar essa cola nos casos em que é necessário conectar produtos feitos de borracha dura. Naturalmente, essa soldagem encontrou ampla aplicação no desempenho de trabalhos de construção e reparo. Note-se que os compostos de linóleo obtidos com a sua ajuda são significativamente superiores em características àqueles para os quais foi usada cola ou fita dupla face.

Listamos apenas os principais tipos de soldagem a frio, mas existem outros que são menos comuns. Todas essas ferramentas são diferenciadas pela alta eficiência de recebimento e confiabilidade dos compostos, desde que, ao executar o trabalho, eles cumpram rigorosamente todos os requisitos necessários.

Aplicação de soldagem a frio para metal

A soldagem a frio para metal, cujas instruções de uso estão em cada embalagem, é usada quase da mesma maneira que outras variedades dessa ferramenta. Para entender como usar adequadamente essa cola, basta dar um exemplo com a eliminação de vazamentos em tubulações e tanques de metal. O que é conveniente, essa soldagem pode ser usada tanto com recipientes vazios e cheios, quanto mesmo com baixa pressão. Ou seja, por exemplo, se você precisar eliminar um vazamento no radiador de um carro, não será necessário drenar o líquido dele.

Detalhe após reparo por soldagem a frio

Portanto, o algoritmo para trabalhar com essa cola é o seguinte.

  • Antes de tudo, é necessário preparar a superfície em que a cola será aplicada. Para fazer isso, é melhor usar um pano de esmeril, com a ajuda da qual a superfície é limpa contra sujeira e ferrugem. Essa limpeza deve ser concluída se o metal se tornar visível na superfície tratada com arranhões aplicados na pele. Além disso, quanto mais profundos e frequentes forem esses riscos, mais confiável será a conexão.
  • Em seguida, seque bem a superfície. Você pode usar um secador de cabelo comum para isso, não precisará de nenhum meio técnico especial. Obviamente, a soldagem a frio para metais também lidará com superfícies molhadas, mas você não pode contar com alta confiabilidade e estanqueidade dessa conexão.
  • O próximo passo, que tornará o composto resultante mais confiável, é o desengorduramento da superfície. Para fazer isso, é melhor usar acetona, o que eliminará manchas menores de graxa na superfície tratada.
  • A seguir, procedemos à preparação do adesivo em si. Como essa ferramenta não é líquida, mas sim densa, usamos uma faca para cortar um pedaço do tamanho necessário do cilindro de solda a frio. É muito importante cortar estritamente o cilindro para preservar as proporções iniciais de endurecedor e epóxi na fatia resultante. A peça cortada deve ser bem amassada até obter uma cor suave e uniforme e, para que o produto não grude nas mãos, você pode umedecê-las periodicamente com água.

O processo de aplicação da soldagem na superfície reparada

  • Depois de receber uma massa macia e uniforme do produto, ele deve ser aplicado com rapidez suficiente na superfície reparada. As características técnicas de muitos tipos de soldagem a frio são tais que começam a endurecer apenas alguns minutos após o cozimento; portanto, você precisa agir rapidamente, mas com cuidado. Se você selar o furo formado por soldagem a frio, é altamente desejável que parte da massa macia entre nele. Se esse furo for muito grande, é melhor selá-lo com uma placa de metal, que é fixada à superfície com solda a frio.

Após a aplicação, o produto deve secar e solidificar completamente, o que pode durar até 24 horas. Somente após esse período, o local de reparo poderá ser submetido a acabamento (limpeza, enchimento e pintura).

De qualquer forma, antes de começar a usar a soldagem a frio, é melhor ler as instruções novamente ou até mesmo assistir ao vídeo de treinamento, que pode ser facilmente encontrado na Internet. É muito importante ter cuidado ao usar agentes desengordurantes, muitos dos quais perigosos para os olhos humanos e membranas mucosas. Em geral, não é difícil usar essa ferramenta, e os compostos que ela permite obter são diferenciados por uma confiabilidade e estanqueidade suficientemente altas.

Âmbito de aplicação

A soldagem a frio permite colar praticamente qualquer material, exceto apenas os muito flexíveis.

Entre as superfícies utilizadas, quatro grupos podem ser distinguidos:

  • metais combinados com elementos homogêneos ou diferentes,
  • qualquer plástico, exceto polietileno,
  • cerâmica e vidro, eles são combinados em qualquer variação, não há restrições,
  • tapetes e linoleus, é possível agarrar o chão ou a bunda.

Além estão o trabalho de encanamento. A composição do adesivo permite reparar danos, mesmo com excesso de água na superfície, o que reduz significativamente o custo de reparo do sistema de aquecimento, fornecimento de água. A principal qualidade dos reparos realizados dessa maneira é sua durabilidade. Você não pode ter medo de que as manchas nos canos não sobrevivam até que o aquecimento seja desligado e no final da temporada.

Devido à falta de qualidades como higroscopicidade, a soldagem a frio é usada em uma ampla variedade de trabalhos de reparo. Se você tiver solda em forma de plástico, ao misturar os componentes da cola, essa "argila" ficará grudada nas suas mãos. Ao molhar a superfície das mãos antes do trabalho, você evitará esse efeito, a preparação da composição passará mais rápido e tudo isso não afetará a qualidade do resultado.

No entanto, muitos especialistas recomendam trabalhar com uma composição seca, uma vez que a costura obtida dessa maneira durará mais tempo.

Esta cola é verdadeiramente única em sua capacidade de segurar os elementos do radiador ou silenciador do carro. Obviamente, esse reparo não substitui uma visita a um centro de serviço ou uma visita à loja. Com esta massa, você não pode fazer uma costura elétrica, mas é fácil fechar um buraco em alguns centímetros.

Um pedaço de cola vai durar um bom tempo. É resistente a efeitos de temperatura e danos mecânicos, por isso não acende e não rebenta durante a viagem.

É indesejável a soldagem a frio no frio, porque será bastante difícil amolecer a composição adesiva.

Composição e características

A soldagem a frio é um adesivo de um ou dois componentes, com aproximadamente a seguinte composição:

  • como base - várias resinas proporcionando flexibilidade,
  • como carga - metal triturado até um estado de pó,
  • como materiais adicionais, existem vários tipos de enxofre e muito mais.

Os principais parâmetros da qualidade do reparo são determinados pela composição do adesivo, pela qualidade da limpeza das superfícies coladas e pelo método de aplicação. Em teoria, você pode tentar obter uma dureza de solda comparável em qualidade aos metais de adesão na soldagem convencional, mas na maioria das vezes a solda resultante é significativamente inferior ao método convencional. Portanto, este adesivo não deve ser usado em caso de danos graves.

A temperatura máxima que irá suportar a costura resultante depende da composição do adesivo. Muitas vezes, é indicado na embalagem e, se tudo for feito corretamente, o adesivo ganhará força e resistência ao calor.

As soldas baratas mantêm temperaturas de até duzentos e cinquenta e trezentos graus, mas também existem aquelas que não falham a mil trezentos e cinquenta graus. Compostos particularmente resistentes ao calor são usados ​​no reparo de peças sujeitas a forte atrito, altas temperaturas ou quando é simplesmente impossível usar a soldagem convencional.

A soldagem a frio é um tipo especial de cola que pode endurecer em pouco tempo e evitar reações com óleo de motor ou outros elementos combustíveis do carro. A cola adere perfeitamente a uma variedade de superfícies metálicas.

A variedade de ofertas de soldagem no mercado é representada por vários tipos.

  • A soldagem a ponto é um método que permite colar produtos feitos de metais macios como alumínio, latão ou cobre. Na vida cotidiana, podem ser alças de panela ou fixar placas de cobre em fios de alumínio para contatos confiáveis.
  • Soldagem por sutura - é amplamente usada para criar objetos hermeticamente fechados, como o caso de qualquer dispositivo ou vaso. Para o trabalho, são necessários socos de contorno.
  • A solda a topo é a principal maneira de conectar cabos elétricos.
  • Soldagem em T - usada para fixar pinos de latão com fios de alumínio, enrolamentos de transformadores e assim por diante.
  • Soldagem por cisalhamento - projetada para conectar tubos de aquecimento e água.

No mercado, a cola está disponível em duas opções possíveis.

  • Na forma líquida, sua base é epóxi, que endurece lentamente em combinação com um endurecedor. A composição é usada em conjunto com uma malha de metal ou fibra de vidro. Quando aplicado em superfícies coladas, o adesivo não deixa odores ou secreções desagradáveis.
  • Em uma forma plástica, a cola é apresentada na forma de uma massa densa pressionada em barras. Nesta forma, é usado como uma massa de vidraceiro, semelhante à plasticina infantil.

Fabricantes

Escolhendo uma composição de reparo em casa ou para um carro, você precisa se familiarizar com vários parâmetros de cola:

  • tipos de superfícies interagindo com cola,
  • as cargas de temperatura máxima e ideal que o adesivo pode suportar,
  • o conteúdo das instruções de uso.

Ao escolher uma composição de reparo, muitos especialistas recomendam prestar atenção a amostras de marcas populares. Freqüentemente, a opinião agregada dos usuários finais pode fornecer informações mais completas sobre o produto do que a opinião de um especialista ou consultor individual na loja.

Entre as marcas populares, as seguintes se provaram no mercado:

Os produtos de marcas conhecidas são muito mais caros do que seus equivalentes desconhecidos, mas você pode confiar neles em uma situação difícil.

Vantagens e desvantagens

Uma das principais vantagens da soldagem a frio é sua composição. Seus elementos ativos não contêm substâncias orgânicas ou sintéticas perigosas para os seres humanos, eles não emitem gases tóxicos. O cheiro que emana da massa quando usado é absolutamente seguro para o trato respiratório.

Principais vantagens:

  • ao conectar metais, eles não são danificados, pois o aquecimento não é usado,
  • a costura resultante é pura e confiável,
  • às vezes, só é possível quando se trata de adesão de metais macios ou elementos explosivos,
  • após a conclusão do trabalho de reparo, não haverá mais resíduos de metal
  • o método é ecológico e não agride o meio ambiente,
  • o trabalho não requer habilidades ou ferramentas especiais.

Pode haver uma desvantagem. Um perigo pode ser a entrada de elementos de cola no sistema digestivo humano - nesse caso, se aparecerem sintomas de envenenamento, é recomendável consultar um médico. Para impedir que a composição entre no corpo, realizando trabalhos de retificação ou perfuração de cola endurecida, deve ser utilizado equipamento de proteção especial: máscara e óculos.

Como usar?

Os tipos de soldagem a frio variam em composição e períodos de cura. Entre as ofertas no mercado, existem opções afiadas para interagir com superfícies específicas.

Algumas amostras em forma elástica podem manter sua qualidade mesmo após o endurecimento completo, por isso é especialmente bem combinado com várias superfícies decorativas delicadas. Torna-se indispensável na reparação de tubos de plástico.

Antes de aplicar na superfície, a massa adesiva é bem misturada.

A conexão final dos elementos leva cerca de meia hora depois, o que fornece a quantidade de tempo necessária para dar ao objeto a forma desejada. Finalmente, a peça endurece após uma hora e meia a duas horas e meia.

Esta cola é perfeita para reparos de móveis no jardim ou no jardim. Não vale a pena apenas reparar os danos nos tanques de gasolina e latas com substâncias combustíveis, pois muitas vezes contém aço moído em pó que pode causar faíscas e ignição estáticas.

Uma das áreas mais incomuns de sua aplicação foi a restauração da superfície de molduras. O Putty lida perfeitamente com arranhões de qualquer gravidade, rachaduras e entalhes. Para lidar com danos causados ​​por mofo ou fungos. É usado para decoração interna e externa, servindo muito melhor que a madeira, propenso a deterioração e outros efeitos negativos.

Seu uso mais popular entre os clientes é o acoplamento de superfícies metálicas. Sua resistência à corrosão e imunidade à ferrugem são especialmente apreciadas.

Assim, esse método de soldagem pode ser amplamente utilizado no reparo de elementos móveis de móveis, vários itens de metal forjado e fundido.

Comentários

Ao analisar a totalidade das revisões na rede para vários tipos de soldas, fica claro como isso é insubstituível. Os autores das revisões são homens e mulheres, o que indica a facilidade de uso e a amplitude dos aplicativos. Na maioria das vezes, eles escrevem sobre preços acessíveis. Às vezes, eles apenas descrevem seu caso de uso específico. Muitos observam sua indispensabilidade nos chalés, onde não há absolutamente nenhuma maneira de convidar um soldador profissional. A soldagem a frio foi testada ao consertar móveis, tanques de água, utensílios de metal, portões de ferro e até tanques quebrados de carros (embora isso seja muito perigoso). A grande maioria dos usuários recomenda este item para compra.

Veja como usar a soldagem a frio no próximo vídeo.

O que é soldagem a frio e o que é

A soldagem a frio é um tipo especial de adesivo de alta resistência, usado para conectar vários materiais, incluindo aço. A composição é baseada em cola epóxi ou resina com diferentes cargas, devido à qual é garantida alta resistência de conexão das peças. Nem sempre é possível obter compostos de alta qualidade; portanto, muitos reclamam e se recusam a continuar a usar o material. O motivo não é de todo a má qualidade da cola ou sua baixa eficiência, mas o não cumprimento das instruções de uso da composição.

Para que a soldagem a frio forneça a confiabilidade desejada da conexão, é necessária uma abordagem apropriada para sua aplicação. Antes de usar a soldagem a frio, é necessário entender os recursos de sua aplicação adequada. Após o aparecimento do adesivo de alta resistência, vários fabricantes começaram a produzi-lo. Para economizar na produção, alguns fabricantes violam os padrões de fabricação da soldagem a frio, o que acaba afetando a qualidade das juntas. Para evitar isso, você precisa comprar solda apenas com certificados de qualidade que garantam a eficácia do material.

A soldagem a frio é classificada em dois tipos:

E ambos os tipos de cola apresentam uma substância epóxi, bem como cargas - enxofre, pó metálico e outros compostos. De acordo com o tipo de composição, a soldagem a frio é seca e líquida.

A soldagem a seco de dois componentes está em uma embalagem cilíndrica. Quando é necessário usar o produto, os componentes devem ser misturados para obter uma mistura semelhante à plasticina. É muito conveniente trabalhar com plasticina; portanto, é possível fornecer uma conexão por soldagem a frio do tipo seco, mesmo nos locais mais inacessíveis. A eficácia do material depende da qualidade da composição de amassamento. Ambos os componentes devem ser usados ​​na mesma quantidade e bem misturados.

A soldagem líquida também consiste em dois componentes, que são epóxi e endurecedor. Esses componentes também devem ser combinados antes do uso imediato. A qualidade e a confiabilidade da ligação dependem de fatores como uma mistura completa. Quanto mais minuciosamente as substâncias são misturadas, mais confiável é a junção.

A soldagem a frio também é classificada de acordo com o método de aplicação, que depende das tarefas tecnológicas definidas:

  1. Sutura - é usada para criar uma costura durável e impermeável quando é necessário não apenas conectar as peças, mas também garantir sua estanqueidade. A composição da sutura é adequada para casos em que é necessário impedir o fluxo de tubos de metal, etc.
  2. Spot - essa cola é aplicada em pontos, o que permite obter alta confiabilidade, mas não há tensão. É utilizado principalmente em casos excepcionais quando é necessário garantir a conexão de duas partes
  3. Junta de topo é um tipo especial de cola que é usada para unir peças de metal, unindo-as. Ao usar solda a topo, deve-se entender que apenas metal fino pode ser colado com essa cola
  4. Em forma de T - este tipo de adesivo é usado exclusivamente em instalações elétricas
  5. Soldagem de slides ou colo - cola usada para combinar tubos de diferentes diâmetros. Usando cola deslizante, você pode conectar tubos de diferentes diâmetros, mas apenas sobrepondo

Onde aplicável

Para conectar duas peças de metal, você pode usar uma máquina de solda. No entanto, essa ferramenta é bastante cara, mas mesmo se você a comprar, precisará aprender como usá-la antes de usá-la. Também é necessário aprender a usar a soldagem a frio, apenas o treinamento é muito mais fácil e mais simples do que com uma máquina de solda.

Além de a soldagem a frio ser usada para conectar peças de metal, também é usada para restaurar a integridade de outros materiais. O escopo de uso do conector em questão é bastante amplo e a soldagem é usada nos seguintes casos:

  1. Ao reparar veículos, são substâncias especiais usadas diretamente para reparar rachaduras, juntas antigas e para fixar peças na base do corpo
  2. Ao conectar peças sujeitas a altas temperaturas. Para isso, são utilizados adesivos especiais resistentes ao calor. Além da resistência a altas temperaturas, esses materiais devem ser resistentes a diferenças nas quais a expansão e contração de metais
  3. Ao executar o trabalho de conexão no setor de encanamentos - é usado para vedar e vedar os pontos de dano do tubo, bem como sobrepô-los. O principal requisito para soldagem a frio para encanamento é a resistência à umidade
  4. Para concreto - se houver uma rachadura no concreto, a entrada de umidade e detritos levará a um aumento no tamanho do defeito. Para evitar uma maior destruição do material, ajudará uma composição especial para concreto
  5. Universal - permite conectar todos os tipos de materiais, como plástico, linóleo, metal, plástico e outros

Antes de aprender a usar a soldagem a frio, você precisa escolher a ferramenta certa para unir certos materiais. Na vida cotidiana e na economia, surge a necessidade de soldagem a frio para realizar essas tarefas:

  • Ligue tubos de aquecimento
  • Elimine vazamentos devido a vazamentos no tubo
  • Feche todos os buracos na louça
  • Selar a conexão da chaminé com a saída da caldeira
  • Cole diferentes peças, itens de interior, etc.

Mais cedo ou mais tarde, todo mundo precisa usar a soldagem a frio, por isso é recomendado não apenas comprar cola de alta resistência, mas também aprender a usá-la. Tendo compreendido os tipos e características da cola de alta resistência, você pode descobrir o princípio de trabalhar com solda a frio.

Instruções para o uso de soldagem a frio

Ao comprar solda a frio, você deve ler as instruções para o uso de adesivos. Cada tubo ou embalagem contém instruções que você precisa ler, mesmo se tiver certeza de que sabe usá-lo corretamente. Ao usar cola chamada “Soldagem a frio”, não há dificuldades, mas você precisa conhecer os recursos do aplicativo. Vamos considerar em detalhes como usar o componente ao conectar diferentes materiais.

Recursos de soldagem


Soldagem a frio - cola altamente plástica. É fabricado com base em resina epóxi com estrutura de dois componentes. Caracterizado por uma longa vida útil. Também é utilizado um componente, que deve ser aplicado muito rapidamente, pois seca.

Hoje no mercado são vendidos compostos que suportam altas temperaturas. A partir disso e o nome de solda a frio de alta temperatura. A um preço não é o mais barato, mas é considerado uma boa solução se outros tipos de soldagem não forem viáveis ​​em determinadas circunstâncias.

A soldagem a frio é operada não apenas por pessoas que fazem reparos independentemente em casa, mas também por motoristas. As peças fixadas dessa maneira servirão por um longo período, apenas na ausência de cargas constantes.

Guia do usuário

Use esta substância de acordo com as recomendações do fabricante, mostradas nas instruções. A utilização é bastante simples, portanto é possível conectar, incluindo vidro rachado. Para esses fins, há soldagem incolor.

Para fazer uma costura confiável, é necessário observar corretamente as seguintes regras:

  1. Preparação. É recomendável liberar a superfície de trabalho da contaminação e remover grandes saliências. Molhe as peças com a capacidade de pré-secar adequadamente. É imperativo desengordurar as peças. Esta é uma etapa muito significativa, que garante a melhor qualidade da conexão.
  2. Em seguida, você precisa preparar a composição. A cola líquida deve ser combinada com o endurecedor e a soldagem a seco deve ser misturada a uma composição homogênea. Ao misturar, use luvas descartáveis ​​pré-umedecidas com uma pequena quantidade de água.
  3. Depois de preparar a consistência, você precisa aplicá-la rapidamente.
  4. Depois de conectar cuidadosamente os componentes, é necessário nivelar o plano. Após a secagem completa, você pode limpar adicionalmente a costura.

Aqui está uma técnica simples semelhante que pode ser indispensável no uso doméstico, que, seguindo as instruções, não é inferior aos métodos clássicos de soldagem.

Soldagem de diferentes materiais

Soldagem de plástico

Esta opção de soldagem raramente é usada. Esse uso pode ser explicado pelo fato de que, para colar peças plásticas, é melhor usar uma pistola especial - fixação com cola quente. Apesar do fato de que a soldagem a frio para metal é mais conhecida, a soldagem para plástico ainda é usada. Nesses casos, será necessário se não houver pistola de cola ou se não for possível conectá-lo a uma tomada. Esta cola prende instantaneamente as peças.

Soldagem a frio de metal

Você pode reparar instalações hidráulicas e, especificamente, para eliminar vazamentos. No entanto, por mais forte que seja, é sempre necessário lembrar que serve apenas para eliminar o problema que surgiu apenas por um tempo.

Solda para madeira

É usado por construtores ou especialistas em madeira. Com a ajuda deste tipo, é possível eliminar as rachaduras formadas.

Aqua welding

Este tipo é adequado para colar superfícies que estão constantemente em contato com a água. Com ele, você pode não apenas preencher rachaduras profundas, mas também colar 2 peças de tamanho grande. A soldagem em Aqua é usada no trabalho de encanadores para colar baterias, tubos, ventilação.

Soldagem a frio para linóleo

É aplicado quando é necessário realizar a conexão de produtos feitos de borracha dura. Obviamente, essa soldagem encontrou uso extensivo no desempenho de trabalhos de reparo. Deve-se notar que os compostos de linóleo obtidos com a sua ajuda excedem significativamente aqueles com suas próprias características para o desempenho do qual foi usada cola ou fita dupla face.

Dicas de soldadores experientes

Para melhor aderência das peças, é recomendável aplicar cola em uma superfície molhada. O método é mais procurado em problemas com vazamentos de tubos. Portanto, ao executar trabalhos de reparo, você não pode bloquear a água.

Há algumas dicas úteis a serem lembradas:

  • Ao reparar tubos e componentes de tubulações, é necessário comprar uma composição exclusivamente resistente à umidade, levando em consideração o contato constante com o líquido.
  • Se você precisar urgentemente fechar um vazamento em um tubo de plástico, precisará alterar um adesivo semelhante mais tarde - a adesão será fraca.
  • Para um endurecimento mais rápido da massa, você pode usar um secador de cabelo com ar quente.
  • Vale a pena comprar apenas fundos de fabricantes confiáveis.
  • Não use material vencido.

Profissionais da soldagem a frio:

  • Não há aquecimento, o que significa que a estrutura metálica não será alterada.
  • Você pode fazer uma costura durável.
  • A soldagem a frio pode ser usada em áreas de risco de explosão e incêndio.
  • Para a execução do trabalho, não há necessidade de treinamento especial.

Conclusões

  • Antes de usar, a superfície deve estar preparada: limpa e lixada. Quando houver um revestimento de tinta - ele deve ser removido, quando houver ferrugem - trate-o. Depois disso, é necessário desengordurar a superfície, é possível, por exemplo, usar um solvente.
  • O kit de soldagem em si envolve 2 hastes de substância semelhante à plasticina, que devem ser misturadas imediatamente antes do uso. Se você não misturar a composição a tempo, depois de trinta minutos, ela começará a apedrejar.
  • Misture a composição com as mãos, amassando como plasticina.
  • Você pode aplicar a soldagem a frio acabada à mão. No entanto, para maior comodidade e aparência mais cuidadosa, você pode usar espátulas, impregnando-as com água.
  • A peça reparada deve ser imobilizada por aproximadamente trinta minutos.
  • O endurecimento final ocorre em um dia. Depois disso, a superfície pode ser tratada como metal comum.

Em resumo, vale ressaltar que a soldagem a frio é um método exclusivo de união de metais de composição e resistência diferentes. Seu uso implica a observância de certas condições específicas, mas isso não impede que os usuários o usem em todos os lugares, enquanto respondem positivamente às suas características.

Como colar vidro

Para colar vidro rachado, você precisará usar cola transparente. Se tudo for feito corretamente, depois de terminar o trabalho no vidro, nenhum vestígio será visível. As instruções para o uso de soldagem a frio transparente para colar vidro são as seguintes:

  1. Primeiro você precisa preparar a superfície. A eficácia da colagem do vidro depende da qualidade da preparação. A superfície do vidro deve estar limpa de sujeira e desengordurada.
  2. Quando a superfície estiver pronta para colar, é necessário começar a preparar a composição adesiva. Se for utilizada uma consistência líquida, a substância combina com o endurecedor.Ao usar a soldagem a seco, você precisa combinar as substâncias e misturá-las até obter uma consistência homogênea. Ao trabalhar com cola líquida, você precisará usar meios improvisados, eliminando o contato com a pele. A soldagem a seco também não pode ser realizada à mão; portanto, o trabalho deve ser feito com luvas médicas
  3. Depois que a mistura estiver pronta para uso, ela deve ser aplicada imediatamente. Deixar a composição por um período de mais de 3-5 minutos é impossível, pois as propriedades adesivas são reduzidas e também o endurecimento do produto
  4. Conecte as peças e pressione-as firmemente. Deixe por um tempo até a composição secar. Normalmente, o tempo de secagem é indicado pelo fabricante na embalagem. Quando a composição endurecer completamente, você poderá começar a limpar a costura adesiva

De maneira simples e rápida, você pode colar o vidro usando a soldagem a frio. A costura de conexão é forte o suficiente, portanto, mesmo ao quebrar o vidro, você pode observar uma imagem que não se quebra no local da colagem.

Como conectar linóleo com soldagem a frio

Uma das consultas mais populares no Yandex e no Google é a regra de colar linóleo usando solda a frio. O linóleo do piso é popular e, portanto, ao colocá-lo em salas grandes, torna-se necessário colar as juntas. Para isso, é utilizada uma soldagem a frio especial para linóleo, e o processo de colagem de duas folhas é realizado de acordo com o seguinte esquema:

  1. Primeiro, você precisa garantir a junção perfeita de duas folhas de linóleo. Isso é conseguido sobrepondo duas partes com uma sobreposição, com uma saliência de pelo menos 5 cm, que é necessária para que a junção não tenha espaço livre. A sobreposição deve ser colada com fita adesiva e, em seguida, com a ajuda de uma faca afiada de construção para remover as partes superior e inferior das saliências do linóleo. Não é necessário colar com fita adesiva, mas é recomendável, pois ao mesmo tempo a junta não se move. Este método simples atinge juntas de alta precisão.
  2. Na próxima etapa, você também precisará usar fita adesiva e colar a junta de ambos os lados, de baixo e de cima. Também não é necessário colar a parte inferior, mas isso eliminará a adesão do linóleo a um filme à prova de umidade. O dimensionamento da fita adesiva superior é realizado para evitar que a solda a frio entre na parte decorativa do material
  3. No momento da união, é necessário cortar uma linha na fita adesiva, através da qual será introduzida a soldagem a frio
  4. Pegue um tubo de cola especial para linóleo e aplique-o na junta com uma agulha fina torcida em um tubo. Se a cola for além da conexão, ela deverá ser removida imediatamente com um tampão
  5. Além deste método, há outro, que consiste no fato de que uma camada uniforme de cola é aplicada a uma parte final do linóleo e, em seguida, é colocada e conectada à segunda folha. Este método é adequado se a junção tiver uma costura quase imperceptível que não permita que uma agulha fina passe por ela.

O tempo de cura da cola é de pelo menos 2 horas; portanto, é recomendável aguentar esse tempo e somente depois remover a fita adesiva. Se houver uma protrusão de cola no lugar da costura, ela poderá ser removida usando uma faca de escritório ou uma espátula.

Colamos os tubos de aquecimento soldando

Ao usar solda a frio para tubos de aquecimento, deve-se ter em mente que uma composição especial resistente ao calor deve ser usada. Se esse requisito for negligenciado, na primeira temperatura, a costura da solda rachará e a água do sistema continuará a escorrer.

Para reparar o sistema de aquecimento em caso de vazamento, é necessário usar um tipo seco de solda a frio. O princípio de sua aplicação para a reparação de tubos de aquecimento de metal é o seguinte:

  1. A água deve ser drenada do sistema. Se o local de aplicação da substância estiver úmido, não será necessário falar sobre qualidade.
  2. É imperativo limpar o local de reparo da remoção de tinta e ferrugem, bem como desengordurar
  3. Secar a superfície
  4. Amasse a soldagem a frio e cole cuidadosamente a quantidade necessária de substância para selar a parte com vazamento do tubo
  5. Aguarde a secagem e só então o sistema poderá ser enchido com água

O uso de uma composição adesiva para vedar os danos nos tubos de aquecimento de aço fornece as seguintes recomendações:

  • A espessura da composição seca deve ser insignificante, uma vez que a qualidade da adesão da substância depende dela
  • O diâmetro do dano não deve ser superior a 5-6 mm. Quanto maior o diâmetro do furo vedado pela soldagem a frio, menor a confiabilidade dessa conexão. Se for necessário selar um grande buraco com solda a frio, é racional usar um remendo de metal
  • Após a secagem do material, a superfície do tubo pode ser pintada.

Você também deve entender que dessa maneira é possível vedar tubos de aquecimento e água com uma leve pressão de até 1 atmosfera. Quanto maior a pressão, menor a eficácia do uso da substância em questão. De maneira semelhante, você pode fechar não apenas os tubos de aquecimento, mas também as baterias. Um vídeo é mostrado abaixo, mostrando que antes de fazer reparos em um sistema de aquecimento ou sistema de abastecimento de água que está sob pressão, você precisa pensar cuidadosamente.

Resultados da aplicação correta da soldagem a frio

Independentemente de quais materiais são colados por soldagem a frio, ao usar esta composição, é necessário levar em consideração os principais requisitos para obter uma conexão confiável:

  1. Limpe completamente, esfregue e desengordure as superfícies nas quais a composição é aplicada.
  2. Prepare adequadamente o adesivo. Para aprender, é recomendável que você pratique primeiro
  3. Aplique e alise completamente a composição na superfície por 1-2 minutos após a preparação
  4. Aguarde até o produto solidificar

Guiado por essas recomendações, é possível colar metal soldado a frio, plástico, linóleo, plástico, encanamento e outros materiais. Quando seca, a plasticina ou cola macia (dependendo do tipo) se torna carvalho e, com força, se assemelha a plástico resistente a impactos.

Mesmo que você entenda e saiba como usar a soldagem a frio, ler as instruções e assistir ao vídeo nunca será supérfluo. Ao conhecer, você pode descobrir algumas nuances que ajudarão a evitar erros. No final, deve-se notar que o uso da ferramenta em questão permite que você elimine de forma rápida, barata e eficaz os pequenos defeitos. Obviamente, a soldagem a frio não poderá substituir uma junta de solda completa, mas sempre ajudará com pequenos defeitos. E corretamente, você precisa não apenas ser capaz de preparar e aplicar a mistura, mas também decidir sobre o uso dessa composição para eliminar defeitos.