Apartamento estúdio

Zoneamento do apartamento

Divisórias internas são parte integrante do interior de um apartamento estúdio. Tal apartamento é uma sala em que inicialmente não há divisórias, sua sala é limitada a apenas quatro paredes. Com a ajuda de partições em um estúdio, você pode criar e separar uma cozinha, sala de jantar, sala de estar e um local de trabalho, uma área de dormir ou um berçário, dependendo dos desejos e gostos e dos moradores do estúdio. Todas essas áreas funcionais do estúdio representam um espaço comum que deve ser adequadamente dividido e projetado, bem como divisórias e móveis corretamente posicionados, a fim de aproveitar ao máximo o espaço da sala, mas não sobrecarregá-lo. Sem partições, é impossível criar zonas diferentes em um estúdio, elas são muito relevantes para os proprietários de apartamentos com esse layout, os designers apresentam muitas soluções de zoneamento elegantes e interessantes.

O método de zoneamento e, posteriormente, todo o interior do estúdio dependerá de quem é o espaço de vida: para uma pessoa, um casal ou toda a família. Mas, em qualquer caso, o zoneamento do apartamento é inevitável, o número e a finalidade das zonas funcionais dependerão do número de residentes em um apartamento. Para o zoneamento, os designers sugerem o uso de métodos diferentes, como a instalação de divisórias, paredes, balcões de bar, além de criar um teto e piso de dois níveis com uma partição entre os níveis e o zoneamento de cores.

Além disso, para um zoneamento elegante e original usando uma variedade de partições, é melhor usar materiais diferentes e suas cores para paredes e pisos em zonas diferentes, é melhor fazer esses materiais diferirem em sua textura. Se você conseguir distinguir habilmente todas as áreas funcionais no interior de um pequeno estúdio, será muito fácil criar uma atmosfera aconchegante na casa, você poderá conhecer os hóspedes e, ao mesmo tempo, o quarto ou a cozinha serão separados e ocultos dos olhares indiscretos.

Divisórias em um apartamento estúdio

Os jovens modernos que acreditam que não vale a pena se casar cedo, mas a principal prioridade é a carreira e os negócios, recebem a mesma moradia para uma única vida. Mas chega o momento quando as prioridades mudam e é necessário estabelecer partições no estúdio. Um jovem casal não consegue mais se sentir confortável na sala de estar-quarto-cozinha combinada. Essas três zonas se enquadram primeiro no zoneamento por partições.

A jovem dona de casa vai querer assistir a um filme ou programa na cozinha enquanto cozinha, enquanto o parceiro trabalha na sala do laptop ou também assiste à TV. Conclusão - é necessário instalar uma partição que proteja qualquer uma das zonas da penetração de odores e sons. Se isso não for possível, outros métodos de zoneamento podem ser usados.

Opções de partição em um apartamento estúdio

As pessoas jovens e bem-sucedidas, por via de regra, não podem gastar muito tempo na seleção de opções ideais para o conforto em seu apartamento, recorrem a especialistas para obter ajuda. Os designers, chegando ao local, demonstram opções prontas na foto da divisória no estúdio com várias funcionalidades. Com base em uma ampla seleção, os proprietários do estúdio escolhem opções adequadas e não passam mais seu tempo precioso nisso.

Os tipos mais comuns de zoneamento:

  • Dividir a sala em fragmentos temáticos usando móveis.
  • A construção de divisórias leves e simples de drywall ou plástico encaracolado em relevo na forma de padrões, células. Você pode encomendar através de prateleiras de madeira.
  • Jogue nos níveis do piso para separação visual.
  • Outra maneira de delimitar visualmente os quartos é com a cor de móveis e paredes, o teto do piso.

Nem todos os métodos acima podem ocultar sons, visibilidade, cheiros de uma zona para outra. Portanto, antes de realizar reparos, pense cuidadosamente sobre quais características funcionais as partições em sua casa, apartamento devem ter.

Características das divisórias para um estúdio

Paredes feitas de drywall com a instalação de uma porta em uma caixa ocultam não apenas a visibilidade, mas também sons provenientes de uma sala adjacente. O isolamento é colocado dentro da estrutura, fornecendo propriedades adicionais, tanto na circulação de calor quanto no isolamento acústico. Para essas partições, é necessário obter permissão na IPV. Entre em contato com o plano em duplicado, documentos de propriedade e passaporte (cópia + original). Esse tipo é considerado capital, e o preço de uma partição em um estúdio feito de drywall ou madeira é correspondentemente mais alto do que para estantes ou zoneamento com cortinas.

Quanto à divisória entre a sala de estar e a de jantar, pode ser feita de vidro na moldura. Construções de vidro com características técnicas são equiparadas a elementos de móveis. Permissões especiais não são necessárias.

Tipos de partições

Partições podem ser usadas para separar áreas funcionais. Detalhes semelhantes podem ter o design mais diferente. Recomenda-se selecionar opções que se encaixem no estilo geral do interior.

As partições são feitas de vários materiais, do bambu ao plástico. Você pode escolher a opção perfeita para todos os gostos e bolsos.

Considere os populares e procurados modelos de partições adequados para o zoneamento em um elegante estúdio.

De vidro

Divisórias de vidro cabem em muitos interiores. Há pouco tempo, elementos semelhantes estavam presentes apenas em restaurantes, escritórios ou bares. Hoje eles são relevantes para o design de apartamentos residenciais.

Os fabricantes modernos produzem produtos com óculos muito duráveis; portanto, em operação, essas partições são absolutamente seguras. Sua principal vantagem é a versatilidade. Esses projetos são pouco exigentes em relação ao microclima interno. Eles podem estar em salas com ar seco e úmido.

Muitos proprietários de estúdios recorrem a divisórias de vidro devido à sua resistência ao mofo e bolor.

De madeira

Não menos popular. Eles são leves. Existem opções modulares e de estrutura de arame. A instalação de tais elementos não é difícil e pode ser feita de forma independente.

Com a ajuda de divisórias de madeira, você pode delimitar qualitativamente a sala, sem sobrecarregar o chão. Para a instalação de tais sistemas, não são necessários acessórios adicionais.

Os designers recomendam enfaticamente a complementação desses loft e apartamentos ecológicos com esses produtos.

Note-se a simpatia ambiental das divisórias de madeira. Eles não emitem fumaça prejudicial, mesmo que a sala seja mantida em alta temperatura.

A madeira é um material maleável e fácil de processar. Assim, você pode fazer uma partição única com padrões esculpidos, cobri-la com verniz, pintar ou decorar com uma variedade de impressões.

A desvantagem de tais casos é a necessidade de tratamento superficial regular com compostos antifúngicos especiais e agentes antimofo.

Não é recomendável instalar divisórias de madeira se o ar do apartamento estiver muito úmido ou seco. Não mantenha essas peças sob luz solar direta, pois elas podem secar ao longo do tempo e rachar.

De plástico

Modelos de plástico são comuns hoje. Eles são muito fáceis de operar e têm um design moderno. O pó não se deposita na superfície do plástico, do qual as cortinas-cortinas ou modelos com cortinas não podem se gabar.

As pastilhas de vidro nesses casos têm uma espessura pequena, portanto toda a estrutura também pode ser fina. As partições de plástico não ocupam muito espaço, mas parecerão muito elegantes.

Hoje, várias empresas oferecem um grande número de divisórias plásticas com uma variedade de designs de design. O apartamento pode ser equipado com modelos tradicionais foscos ou brilhantes.

Interior

Para um estúdio, divisórias deslizantes interiores são ideais. Eles desempenham nessas condições não apenas um papel funcional, mas também decorativo. Por esse motivo, são frequentemente abordados por pessoas criativas que preferem interiores originais e criativos.

Modelos deslizantes são feitos de diferentes materiais. Um dos mais populares são os espécimes de vidro. Eles são frequentemente decorados com grandes adesivos de vinil com vários padrões.

Os produtos de madeira são mais adequados para interiores clássicos ou minimalistas. A seleção de tais opções deve ser abordada com muito cuidado. Por exemplo, uma grande divisória em branco de madeira escura é mais adequada para cercar um quarto ou área de trabalho. Em uma sala de estar, não parecerá muito harmonioso.

Métodos para dividir uma sala em zonas

Existem muitos métodos de zoneamento em um estúdio. Considere as opções mais populares e espetaculares:

  • Você pode delimitar o espaço usando o teto. Ele deve ser feito em vários níveis e as diferenças em arranha-céus devem ser formadas na junção de duas zonas funcionais. Muitas pessoas recorrem à diferenciação da luz nessas superfícies.

  • Outra opção conveniente para separar superfícies é o piso. Por exemplo, você pode separar a cozinha e a sala de estar com dois revestimentos diferentes: colocar ladrilhos na sala de jantar e laminar na sala de estar. A diversidade de espécies no revestimento pode ser apresentada diretamente, de forma oblíqua, ao longo e transversalmente. Com opções de design e separação semelhantes, o espaço parecerá mais interessante e brilhante.

  • Muitas vezes, os proprietários de estúdios recorrem a um delimitador como um pódio. Mas com tais objetos vale a pena ter cuidado. Sua ascensão não deve ser inferior a 45 cm.

  • Você pode dividir a sala em zonas usando arcos e colunas. Eles costumam instalar prateleiras de vidro projetadas para guardar ninharias decorativas. Tais soluções parecem muito caras e aristocráticas, especialmente se houver um interior apropriado ao seu redor. Essas opções geralmente separam a cozinha da sala de estar.

  • Em um pequeno estúdio, você pode recorrer ao separador, que não ocupa espaço livre - paredes de destaque. Eles saem com materiais contrastantes que destacam uma área específica. Normalmente, essas técnicas são usadas para separar a sala ou o quarto. As paredes de destaque estão localizadas na parede atrás do sofá e na TV, bem como atrás da cama.

Zoneamento de cores

Os apartamentos nos quais há um zoneamento de espaços funcionais com a ajuda da cor parecem muito interessantes.

Essa técnica pode afetar paredes, tetos ou pisos. Por exemplo, você pode separar a área da cozinha da sala de estar usando paredes brancas e piso bege, e na sala de estar essas superfícies podem ser decoradas com tons de azul escuro e cinza claro.

Um laminado de cores diferentes é frequentemente colocado no chão. Assim, o quarto pode ser separado com um laminado marrom claro, e na sala de estar e cozinha colocar revestimentos de cores de chocolate escuro.

Tenha cuidado com os contrastes. As cores devem parecer harmoniosas no conjunto geral. Os olhos do zoneamento multicolorido não devem doer e se cansar, portanto a seleção de materiais deve ser levada muito a sério.

Muitos proprietários de apartamentos delimitam a área usando materiais que diferem em tons um do outro. Por exemplo, eles selecionam branco para a cozinha, bege para a sala de estar e papel de parede de chocolate para o quarto.

Exemplos de projetos de design

Se você gosta de áreas bonitas e espaçosas com móveis contrastantes, pode consultar o seguinte conjunto:

  • Coloque um sofá de limão bege ou opaco em frente às prateleiras embutidas e coloque a TV lá.
  • Atrás do sofá, você deve equipar a área da cozinha: coloque uma suíte escura ao longo da parede com uma geladeira e fogão. Separe a sala de estar e a área de jantar com a ajuda de um balcão de bar preto, atrás das costas dos móveis estofados.
  • Use cores diferentes para separar. Coloque um laminado marrom claro na sala de estar e azulejo branco com pequenos diamantes pretos na cozinha. Esse interior ficará espetacular contra o fundo de paredes e teto bege branco ou claro.

Um interior muito bonito e aconchegante pode ser composto em um pequeno estúdio usando os seguintes materiais e móveis:

  • Separe a área da cozinha da sala de estar com azulejos marrons escuros e um laminado semelhante.
  • Decore a sala de estar com um tom de caramelo bege ou claro. Coloque cadeiras brancas macias e um suporte de TV com prateleiras altas.
  • Atrás da sala de estar, você pode organizar um local para dormir com paredes de chocolate escuro. Deve ser separado usando divisórias deslizantes com vidro fosco.

Tons claros podem expandir visualmente o espaço. Considere uma versão eficaz desse design de um elegante estúdio:

  • Decore a sala com gesso branco e coloque um laminado escuro no chão.
  • Nesta praça, coloque um sofá creme, otomano e mesa de café.
  • Ao lado da sala de estar, equipe o quarto. Divida o espaço com estantes altas de livros brancos.
  • Na área de dormir, no fundo de uma cama clara, uma parede de tijolos brancos, complementada por uma grande imagem contrastante, parecerá harmoniosa.
  • O teto deve ficar branco e várias pequenas luminárias com bordas metálicas devem ser construídas nele.

Os benefícios do uso de partições

Antes de falar sobre a vantagem das divisórias internas, você deve primeiro entender o que é um apartamento estúdio. De fato, este é um apartamento de um quarto, no qual há um quarto grande sem divisórias. Obviamente, viver em um apartamento assim será desconfortável se a área de lazer e a área de trabalho estiverem localizadas em um quarto e não estiverem separadas uma da outra por uma parede. Para isso, existem divisórias. Com a ajuda deles, você pode dividir muito bem uma sala grande em várias áreas funcionais, por exemplo, separar harmoniosamente a área da cozinha da área de recreação ou a área de recreação da área de trabalho. Existem muitas opções para dividir zonas, tudo depende do que você deseja obter no final.

Se falarmos sobre as vantagens do zoneamento com a ajuda de partições, existem muitas, porque com a ajuda de tais dispositivos é possível criar apartamentos luxuosos a partir de uma sala comum. Além disso, a instalação de partições não leva muito tempo, porque esses projetos são leves e fáceis de instalar.

São utilizados vários materiais para sua fabricação: vidro, metal, espelho, plástico, madeira, etc. As divisórias de vidro em um pequeno estúdio são especialmente bonitas, ampliam visualmente a sala e a tornam mais brilhante.

Opções de zoneamento

Um único espaço em um estúdio é atraente porque permite realizar a separação de zonas à vontade.Para uma pessoa moderna, basta alocar várias zonas para uma estadia confortável: uma área de trabalho, uma área de relaxamento e uma cozinha. Para separar a sala em zonas separadas, você pode usar opções diferentes, mas os designers profissionais costumam usar:

  • Itens de mobiliário,
  • Zoneamento de cores,
  • Divisórias deslizantes em um moderno estúdio,
  • O pódio.

Todas essas opções podem ser aplicadas separadamente e combinadas. Deve-se prestar especial atenção se for realizada a separação e decoração da área da cozinha e da área de recreação. Vamos falar sobre isso em mais detalhes.

Área de jantar cozinha

Aqui, o espaço deve ser usado da maneira mais racional possível, é muito importante que o estúdio não se assemelhe a um apartamento padrão, mas permaneça luminoso e espaçoso. Aqui é necessário organizar tudo de tal maneira que a área da cozinha da sala de jantar seja espaçosa e funcional, embora deva ter algum tipo de isolamento. Portanto, o design deve ser muito bem pensado, embora seja muito importante levar em consideração todas as nuances.

Algumas pessoas preferem usar divisórias internas, que são feitas de gesso ou madeira, outras preferem construções de vidro arejadas, e as “ilhas” funcionais são a terceira. Designers experientes afirmam que qualquer design de interiores clássico para dividir a área da cozinha pode ser sofisticado e desempenhar funções úteis. O principal aqui é determinar corretamente o que exatamente fazer uma partição para zonear o espaço na cozinha da sala de jantar. Além disso, ao projetar, você deve prestar atenção a muitos detalhes:

  1. A sala de jantar da cozinha com um design de interiores nunca deve perder sua atratividade, é muito importante observar a unidade do espaço e suportar uma decisão estilística com outras áreas. É indesejável realizar a separação de zonas usando uma divisória interna muito alta; é melhor que não atinja um pouco o teto.
  2. Ao escolher o material, a textura e a cor do design de interiores, é necessário levar em consideração o design geral do estúdio. Um design selecionado corretamente pode destacar com êxito a harmonia de toda a sala e permitir distinguir lindamente entre zonas, mantendo a unidade do apartamento.
  3. Se a divisória para separar a área da cozinha da sala de jantar for opaca, nesse caso, é melhor torná-la não muito alta. O principal é escolher um material que esteja em perfeita harmonia com o teto, piso e paredes.
  4. As salas de cozinha com design de interiores combinado são muito agradáveis.
  5. É ótimo quando a cozinha é separada por uma divisória transparente. Ele trará leveza e leveza ao ambiente, permitindo tornar o espaço visualmente maior e mais leve.

Área de recreação

A área de lazer já é a outra metade do estúdio. Mais recentemente, essa parte foi usada apenas como sala de jantar e hoje eles colocam móveis estofados confortáveis ​​nessa área, decoram com flores, colocam na TV, ou seja, equipam tudo para que você possa relaxar confortavelmente. O detalhe mais importante da área de relaxamento é a decoração. É escolhido levando em consideração o interior existente, mas, ao mesmo tempo, o desejo de todos que moram no apartamento é necessariamente levado em consideração.

A iluminação é melhor escolhida para emitir luz suave e agradável. Você também pode usar holofotes para a área de lazer, pois essa solução trará notas de charme especial para a sala.

Estruturas interiores deslizantes

O dispositivo de tais estruturas é quase exatamente o mesmo que o das portas de correr. Eles consistem em uma viga guia e faixas, que podem ser várias ou uma. Graças ao sistema exclusivo de rolos usados ​​na partição, a abertura e o fechamento da partição são fáceis e silenciosos. Muitas vezes, esses produtos são feitos de madeira, plástico ou policarbonato colorido.

Divisórias de vidro

Tais projetos são divididos em dois tipos: móvel ou fixo. A última opção será uma solução ideal para os conservadores que preferem que sua casa tenha tudo de forma completa e permanente. O design é feito de vidro à prova de choque e a fixação no teto e no piso é realizada por fixadores especiais. Estruturas de vidro podem ser montadas em todo o perímetro usando uma moldura ou um ponto. Se a partição estiver montada no sentido horário, os conectores e as aranhas agem como prendedores. As divisórias de vidro podem ser equipadas com portas de dobradiças simples, embora hoje em dia essa solução não seja encontrada com tanta frequência. Até o momento, as portas usadas com mais freqüência são equipadas com um mecanismo que funciona como em um armário. Devo dizer que esse sistema tem muitas vantagens:

  • Silêncio. O mecanismo dessa partição é projetado de tal maneira que sua abertura e fechamento ocorrem completamente silenciosamente.
  • Ride. Mesmo uma criança pode abrir ou fechar a porta, e ela estará completamente segura, tudo o que ele precisa fazer é empurrar suavemente a porta para o lado para que ela role para o lado ao longo da guia.
  • Longa vida útil. Se você selecionar acessórios, mecanismos e outros elementos de alta qualidade para uma divisória de vidro, nesse caso, ela durará mais de uma dúzia de anos.

Material de partição

Na maioria das vezes, o vidro é usado para a fabricação de divisórias internas, pode ser transparente, fosco, espelho, escuro, colorido. Os produtos de vidro podem não apenas distinguir com sucesso a sala em zonas separadas, mas também trazer um chique especial para o interior.

Caso deseje melhorar o isolamento acústico em um estúdio, é melhor instalar estruturas de madeira. Para torná-los atraentes, eles podem ser decorados com inserções decorativas originais. É verdade que o custo de uma divisória feita de madeira natural é muito alto, mas eles o servirão fielmente por muitos anos.

Se você deseja escolher uma opção mais barata, mas ao mesmo tempo torná-la tão interessante quanto os produtos de madeira natural, nesse caso, você pode comprar estruturas feitas de aglomerado ou fibra de madeira. Como regra, essas partições são coladas com verniz natural, portanto, praticamente não diferem da madeira.

Atualmente, existem muito mais materiais amplamente utilizados na fabricação de divisórias internas.

A área da cozinha da sala de jantar.

Se for necessário distinguir entre as áreas funcionais do estúdio, como mencionado acima, vários fatores devem ser levados em consideração. E, antes de tudo, vale a pena começar pelo que zonas específicas precisam ser divididas.

Portanto, para tornar a área da cozinha e da sala de jantar mais destacada, mas não para que o estúdio pareça um apartamento comum, você pode usar diferentes tipos de divisórias ou móveis da ilha (bar, mesinhas de cabeceira).

Tetos e pisos multinível, bem como separação de cores nesse caso, não são uma opção prática. Para uma zona de cozinha em um estúdio, uma partição é mais adequada. O principal é escolher o design e o material a partir do qual será feito.

A cozinha, a sala de jantar, a área de lazer e outras áreas durante o arranjo não devem perder a aparência elegante e a unidade do espaço. Portanto, é melhor usar partições de vidro ou modelos combinados com inserções.

Zoneamento com cor.

O zoneamento de cores permite dividir convenientemente o interior do apartamento do estúdio em zonas separadas com um custo mínimo. Para isso, você só precisa ter conhecimento sobre a combinação correta de cores e tons, a capacidade de escolhê-los e a disponibilidade de diferentes materiais de cores e tons adequados.

Para o zoneamento com cores, são utilizadas tintas decorativas de diferentes cores, rebocos, tecidos, móveis com fachadas coloridas, divisórias ou telas móveis, além de lâmpadas ou iluminações decorativas com luzes coloridas.

Muitas pessoas provavelmente já ouviram dizer que a cor do interior tem um enorme impacto no bem-estar e na psique de uma pessoa. Portanto, vale a pena escolher cuidadosamente tons para cada zona.

Para a cozinha, você deve escolher tons calmos e quentes que darão energia, por exemplo, amarelo, laranja. Para o quarto, é melhor escolher cores que permitam relaxar e descansar, como o verde. Mas, ao mesmo tempo, vale lembrar que todas as cores e cores no interior do estúdio devem ser harmoniosamente combinadas entre si e não criar um desequilíbrio.