Portas

Fazendo uma porta sem porta

Ao decorar, os designers geralmente apostam nas decisões mais inesperadas, incluindo o design da porta. Essa técnica permanece relevante e popular por um longo tempo. Independentemente do estilo escolhido, as portas permanecem indispensáveis; portanto, seu design adequado não apenas enfatiza o estilo escolhido, mas também adiciona um toque a ele.

Outra vantagem a favor da adequação do design da abertura é a capacidade de implementá-lo em diferentes tipos de quartos - em apartamentos e casas particulares de qualquer tamanho e layout, coberturas, sótãos, porões. Uma abertura pode ser projetada com ou sem portas. Falaremos sobre isso mais tarde.

A necessidade de portas abertas

O design da abertura sem porta está sendo implementado com sucesso em mansões espaçosas e em apartamentos com uma área pequena.

  • Essa solução combina visualmente salas adjacentes - a cozinha e a sala de jantar, o hall de entrada e o hall, hall e sala de estar.
  • Em casas grandes, enfatiza o espaço e, em apartamentos pequenos, aumenta a área útil.
  • Em alguns edifícios, as paredes de suporte de carga podem estar nos locais mais inesperados, às vezes onde a parede que você deseja remover.
  • Você pode superar esse problema criando uma porta espaçosa.
  • Uma porta aberta pode ser feita em um formato fora do padrão e efetivamente projetada usando uma ampla variedade de materiais de acabamento e até têxteis.

As desvantagens desta solução incluem a capacidade de implementá-la, não em todas as salas. Por exemplo, você não deve abrir uma porta entre a cozinha e o quarto, pois um odor e vapor entrarão na sala. Uma abertura sem portas não dará uma sensação de privacidade e não dividirá claramente o espaço.

Quando são necessárias portas?

As portas são necessárias em salas que oferecem privacidade - um quarto, um quarto infantil, um escritório, um camarim, uma cozinha e um banheiro. Do ponto de vista psicológico, as portas fechadas, especialmente em combinação com as cortinas fechadas de uma sala aconchegante, contribuem para o relaxamento, a solidão e o desejo de ficar sozinho consigo mesmo.

As portas da cozinha e do banheiro impedirão a propagação e o acúmulo de umidade e fumaça, que afetam negativamente a decoração da sala de estar.

Métodos de projetar uma porta aberta

  • Cortinas ou cortinas.

Essa solução pode servir como o design da abertura para a varanda do quarto. Escolha tecidos caros e densos que cobrem a luz do sol quando você precisar relaxar e tremeluzem efetivamente na luz do sol e na iluminação artificial.

O design da porta com cortinas pode ser não apenas de tecidos, mas também de miçangas, miçangas e pedrinhas de vidro. Esta é uma boa solução para zonear a cozinha e a sala de jantar, hall e corredor.

As persianas verticais podem ser escolhidas da mesma forma que nas janelas. Como existe uma grande variedade de cores de diferentes saturações, não haverá problemas com a seleção.

  • Revestimento de madeira ou GKL.

Esta é uma boa solução para destacar o design, para fazer uma borda. O drywall, devido à boa aderência, pode ser coberto com qualquer material de revestimento, mas é difícil criar formas complexas a partir dele. Para tais fins, uma árvore é mais adequada, pois permite criar formas complexas de decoração - um padrão de planta, formas geométricas, figuras de animais etc.

O design das aberturas com moldagem em estuque tornará a sala elegante. O estuque não precisa ser deixado em branco. É coberto com pátina, prata ou dourado.

Dessa forma, você pode criar os padrões e formas mais incríveis em estilos como gótico, barroco, rococó, clássicos e renascentistas.

O nome refere-se a um painel decorativo que se projeta acima da abertura. Pode incluir decoração - colunas, estuque, esculturas em madeira, etc.

Um dos tipos mais populares de aberturas. Decorar a porta com arcos tornará a sala muito mais aconchegante e a pequena mais espaçosa.

Os arcos são clássicos, lancetas ou assimétricos. Na maioria das vezes, arcos clássicos são encontrados em interiores orientais. Às vezes, ficam sem decoração ou a área dentro do arco pode ser destacada em uma cor diferente.

Se você quiser fazer uma decoração, pode usar um tijolo decorativo, madeira ou realizar o design da abertura com uma pedra decorativa

Opções de entrada

  • A porta é feita de vidro.

Essa opção é aplicável quando o isolamento visual não é necessário, mas você precisa se proteger de odores e ruídos estranhos. O vidro pode ser transparente e fosco, com uma textura e decoração bonitas. Quando não é apenas transparente, o risco de lesão é reduzido.

Dependendo dos materiais e decoração selecionados, as portas do compartimento podem ser selecionadas para diferentes estilos de interiores. Por exemplo, um tipo de celeiro com madeira áspera cabe em direções rústicas, campestres e similares. A porta deslizante fácil de madeira lisa, sem decoração, combina com o estilo de um loft ou minimalismo.

É apropriado em apartamentos pequenos, pois se dobra de forma compacta. Muitas vezes, as soluções modernas envolvem uma combinação de fragmentos de madeira e vidro.

Na porta, você pode aplicar papel de parede com um efeito 3D. Por exemplo, na cozinha, pode ser uma paisagem provençal pitoresca, no quarto das crianças - um enredo de um conto de fadas, na sala de estar - com uma vista da cidade européia. Imagine que todos os dias você abrirá uma janela (no nosso caso, uma porta) para a Europa. O design da porta com papel de parede pode ser escolhido para diferentes estilos, graças a uma ampla seleção de lotes, cores e texturas.
A decoupage não será menos impressionante, especialmente com uma decoração convexa, envernizada para garantir a confiabilidade. Pode ser caules e pétalas de flores perfumadas, borboletas esvoaçantes e pássaros voadores.

  • Escola ou quadro magnético.

Esta solução é usada às vezes na cozinha e no quarto das crianças. Na cozinha, na tampa da porta, você pode deixar notas e receitas anexando-as com pequenos ímãs. No quarto das crianças no quadro-negro, você pode desenhar, anexar ímãs coloridos de inscrições e números.

  • Entrada disfarçada para outra sala.

Frequentemente observamos essa decisão nos filmes quando uma estante de livros comum também serve como porta para outra sala. Por exemplo, no filme Aliens with Jean Reno, uma grande lareira serviu de porta mascarada para outras salas do castelo.

A solução com uma estante de livros não é apenas incomum, mas também prática, pois permite que você faça uso rentável do espaço.

Na maioria das vezes eles levam ao salão. Eles podem ser feitos com cofres diretos e em forma de arco. Linhas suaves de madeira na forma de galhos de árvores combinadas com vitrais parecerão espetaculares.

Conclusão

Fazer portas em um apartamento ou casa particular não é um processo menos importante do que decorar, decorar e organizar móveis. Frequentemente, as portas não recebem a devida atenção, embora possam ser efetivamente batidas e até feitas exclusivamente.

Se você não quer perder essa nuance, use a ajuda de designers da TopDom. Medimos e implementamos o design das aberturas, ideal para o interior. Um designer experiente sempre pode criar uma porta, cujo design se harmonizará efetivamente com toda a casa.

Não deixe de olhar para a galeria de fotos com mais de 4.000 fotos de vários interiores para se inspirar e escolher a melhor opção para si!

Funcionalidades

A conclusão lógica é que uma porta sem porta é feita completamente sem a moldura da porta. Toda a decoração inclui apenas o revestimento da própria abertura, que é realizada usando uma variedade de materiais.

O design da porta sem porta permite que você escolha entre uma variedade de formas, incluindo opções interessantes clássicas e de fantasia.

Longe de qualquer sala, uma abertura sem porta parecerá apropriada. Existem quartos que precisam ter uma porta e incluem não apenas o banheiro e o banheiro. Quarto, cozinha, escritório deve estar equipado com uma porta cheia, já que nessas salas mais do que em outras, é necessário ter privacidade e intimidade.

No entanto, cada regra pode ser contornada. Para decoração adicional de tais aberturas, cortinas, musselina, telas são usadas. Eles permitem que você crie a ilusão de dividir a sala, sem substituir completamente a porta.

A melhoria de uma porta aberta implica confiança na integridade de toda a casa. Como regra, as mesmas aberturas sem portas são feitas em um apartamento ou casa. Isso se aplica ao formulário e ao acabamento. Eles atuam como um elemento de conexão, combinando todos os quartos em um único conjunto.

Falando sobre as vantagens que as aberturas abertas têm em comparação às portas clássicas, não se pode deixar de mencionar economia de espaço. Cada porta ocupa pelo menos um metro quadrado de área útil. Ao criar um design sem portas, esse problema desaparece. Do ponto de vista estético, a abertura permite expandir visualmente o espaço ou a área funcional da sala combinando-a com a despensa. Um bom exemplo é a recente integração frequente de uma varanda e uma sala de estar.

Em alguns casos, um espaço sem porta parece muito mais atraente do que uma porta, especialmente quando é lindamente projetado. Por exemplo, as prateleiras são frequentemente colocadas ao longo do contorno dessa abertura. As estatuetas ou outras coisinhas colocadas nelas moldam lindamente a lacuna, criando uma atmosfera única que não pode ser repetida. Assim, às vezes uma porta aberta parece ainda mais íntima do que uma porta grossa de carvalho.

Finalmente, outra vantagem importante é criando ventilação adequada no apartamento. Pelo espaço aberto, o ar circula melhor, mas para apartamentos pequenos, por exemplo, como nas casas de Khrushchev, esse fator é importante - permite lutar contra o congestionamento.

Criar várias aberturas pode alterar completamente o layout inicial do apartamento, mas, na realidade, sai muito mais barato que uma remodelação completa.

Além disso, a abertura geralmente permite que você crie mesmo na parede de suporte de carga, para que haja muito mais opções para um novo plano de apartamento.

Existem muitas configurações possíveis de portas sem porta, que diferem entre si não apenas em sua forma, mas também no material pelo qual são criadas. Juntamente com as matérias-primas tradicionais, também são utilizados os mais recentes desenvolvimentos de design.

O mais simples em design é vão retangular comum. Criar uma abertura retangular é muito simples: a moldura da porta é completamente desmontada e a superfície das paredes é alinhada ao longo do contorno. No futuro, a falha resultante é simplesmente pintada ou revestida com material adequado. Existem muitas formas de acabamento, começando com a instalação simples de marcenaria de madeira e terminando com a criação de colunas pomposas de estuque.

Construção mais popular construções arqueadas. Para isso, não é necessário expandir a abertura na parede; nos últimos anos, a ideia de criar arcos falsos tem sido usada ativamente. Nesse caso, os elementos angulares feitos de poliuretano ou drywall com lados arredondados são instalados em um vão retangular e, como resultado, um arco completo é obtido a um custo muito mais baixo em dinheiro e mão-de-obra. No entanto, este método está longe de ser adequado para todas as habitações: é necessário que a abertura tenha uma altura suficiente.

Existem vários tipos de arcos:

  • Arco redondo. É uma interpretação clássica e pode ser usada em absolutamente qualquer sala, independentemente dos parâmetros, mas há uma regra não dita. Quanto mais baixo o teto, maior a extensão do arco.
  • Extensão trapezoidal. Ele é criado a partir de linhas retas e só pode ser chamado de arco condicionalmente. Os designers não são aconselhados a usar este formulário devido à associação estável com o acessório funerário - o caixão.
  • Arco triangular. Há um grande número de subespécies de arcos triangulares: Tudor, em forma de ferradura de lanceta, com quilha. Elementos semelhantes chegaram ao design moderno da Idade Média, e são utilizados preferencialmente em salas altas e espaçosas.

Cada vez mais, as pessoas se recusam a criar aberturas clássicas comuns em favor da fantasia assimétrica.

Só podem ser fabricadas em divisórias de gesso cartonado. As aberturas assimétricas podem ter qualquer formato que você desejar e também podem ser complementadas com todos os tipos de detalhes auxiliares: prateleiras, nichos, luzes. Um design semelhante atua como um elemento brilhante e define o tom para toda a aparência da sala. Pegando um olhar A abertura assimétrica ajuda a ocultar possíveis falhas ao reparar uma sala.

1. Porta aberta - uma mudança de design ou uma necessidade?

As portas abertas podem ser cada vez mais encontradas nos interiores dos apartamentos modernos. Às vezes, essa é realmente uma técnica de design, projetada para trazer originalidade ao ambiente em geral. Mas, na maioria das vezes, esse é um movimento muito verdadeiro no visual expandir espaço e economize espaço. Ao mesmo tempo, ninguém diz que essa abertura não pode parecer interessante e incomum. As portas de batente padrão ocupam muito espaço, principalmente se forem abertas dentro de uma pequena sala. Dependendo da largura da abertura, a porta pode "comer" até 1 metro quadrado da área total. Aparecer instantaneamente limitações para a colocação de móveis ou elementos decorativos e uma série de outros inconvenientes.

Às vezes, em vez deles, são utilizadas estruturas deslizantes, que, sem dúvida, são muito mais compactas. No entanto, eles nem sempre parecem esteticamente agradáveis. Se os trilhos da porta não estiverem fechados entre as paredes, eles deverão ser montados em uma delas. Assim, a aparência da parede em um dos quartos pode parecer estragada. Portanto, em alguns casos, é aconselhável desmontar as portas internas. Nesse caso, a linha entre duas salas adjacentes é automaticamente apagada e um único espaço é formado.

Às vezes é realmente apropriado por exemplo:

  • No caso de um aumento no tamanho da sala devido à conexão de uma varanda ou varanda. De qualquer forma, essas ações são acompanhadas pelo desmantelamento do bloco da varanda, caso contrário, todo o plano não será implementado,
  • Se você planeja combinar a sala de estar e o corredor. A organização de um portal de tipo aberto nesse caso tornará possível embaçar a linha entre duas salas que são de finalidade absolutamente diferente, mas, ao mesmo tempo, preservam a separação condicional. A pequena sala parecerá muito mais espaçosa,
  • Se você organizou um camarim no quarto, sacrificando o tamanho do quarto, é melhor não usar folhas de porta surdas. Deixe a porta sem portas e ensinaremos como vencê-la lindamente.

Muitas pessoas usam essa técnica ao conectar a sala de estar à cozinha. Na maioria das vezes, a abertura é realizada na forma de arcos de várias formas. Sem dúvida, esta é a maneira mais estética de combinar. Mas não esqueça que se você usar a cozinha para a finalidade a que se destina e estiver preparando alimentos ativamente, todos os odores que acompanham esse processo se espalharão instantaneamente por todo o apartamento.

Também não está certo a solução é desmontar as folhas da porta no quarto das crianças, quarto ou escritório. Todos estes quartos requerem um espaço separado. Obviamente, a exceção pode ser o caso quando você mora sozinho e, em princípio, não há quem se aposentar. Em todos os outros casos, portas sem portas podem expandir o espaço.Portanto, muitas vezes é especialmente possível encontrá-los em apartamentos pequenos.

2. Vantagens e desvantagens de portas sem portas

Depois que descobrimos quando é aconselhável e quando não há uso de portas gratuitas, é hora de falar sobre as vantagens e desvantagens óbvias dessa técnica. Comece com desvantagens:

  • Ao desmontar os caixilhos das portas não há distinção clara, onde um começa e outra zona funcional termina. Usando o exemplo de combinar uma cozinha com uma sala de maneira semelhante, percebemos que isso nem sempre é apropriado. Claro, há exceções. Por exemplo, quando você visita a cozinha pela manhã para tomar um café ou à noite para fazer um lanche leve. No entanto, o mesmo efeito de bordas borradas em outros casos pode ser uma vantagem,
  • Dado que a falta de espaços isolados para uma pessoa que vive a si mesma não é crítica, de qualquer maneira Existem quartos no apartamento onde as portas são simplesmente necessárias. Por exemplo, nos banheiros. Essa falta de aberturas não é crítica, no entanto, existe um lugar para estar.

Agora vamos falar sobre os benefícios organização de portais:

  • Primeiro de tudo, é simples e Maneira "indolor" de expandir visualmente o espaço. Ao mesmo tempo, nenhuma medida radical é necessária. Por exemplo, redesenvolvimento ou desmontagem completa de partições,
  • Ao liberar a abertura da folha da porta, você permita que a luz do sol penetre sem impedimentos em uma sala adjacente. Isto é especialmente verdade no caso de combinar a sala de estar e o corredor. Afinal, geralmente os corredores são estreitos, longos e escuros,
  • Do ponto de vista financeiro, também podemos dizer que este solução rentável. Mesmo se você decidir preencher a porta com materiais de acabamento caros, é improvável que exija mais dinheiro do que comprar portas decentes. E não esqueça que será necessário gastar dinheiro em trabalhos de instalação. Enquanto você pode terminar a abertura,
  • Usar aberturas é muito fácil de implementar zoneamento. Essa técnica é especialmente relevante em apartamentos com layout gratuito. Nesse caso, para não bagunçar o espaço, mas para indicar seus limites, ergue as divisórias de gesso cartonado com amplas aberturas abertas,
  • Uma sala com portas sem portas, especialmente se você vencê-las corretamente, se tornará instantaneamente mais interessante. Essa é uma ótima maneira de revitalizar e para diversificar o interior chato,
  • O microclima na sala será mais favorável pelo fato de melhorar a ventilação e a circulação de ar.

Opções de acabamento para porta

Para abrir a porta sem uma caixa completa, é usada uma grande variedade de materiais de revestimento.

O acabamento do portal com papel de parede líquido ou papel, vinil, não tecido ou outros permite que você seja especialmente criativo na decoração e transformação do interior comum, tornando-o realmente elegante e moderno.

Piso laminado

Os painéis laminados, caracterizados por diversas texturas, cores e um método de instalação fácil, oferecem uma excelente oportunidade para formar um design bastante interessante em qualquer estilo, por exemplo, minimalismo, modernismo e outros.

A foto mostra uma porta retangular sem porta, diante de um laminado no interior em estilo moderno.

Estuque

Esse acabamento possui uma profundidade visual única e pode imitar, por exemplo, ladrilhos de mármore, várias pedras ou outras texturas. Além disso, devido à natureza estrutural, o gesso veneziano permite criar uma variedade de padrões e efeitos na superfície.

Acabamento em madeira

Acabamento em madeira, perfeito para qualquer solução de estilo e para enfrentar a entrada com um limiar. Pode diferir, tanto na aparência simples quanto na decoração com entalhes encaracolados. Outra vantagem importante deste material é a sua compatibilidade ambiental.

Pedra

É uma opção de acabamento muito popular para aberturas sem portas. Pedra artificial ou natural, por exemplo, calcário, mármore, malaquita e muitos outros, trará a atmosfera da Idade Média para a atmosfera e formará um design exclusivo, mais usado no estilo rústico ou na Provença.

A foto mostra alvenaria no design de uma porta sem portas no interior do corredor.

Tijolo decorativo

A alvenaria carismática e estética, tanto fora como dentro da entrada, combinada com outros planos menos texturizados, cria um contraste bastante original, concentra a atenção e define os detalhes necessários.

Tile

Com a ajuda de ladrilhos de clínquer, que podem ser não apenas retos, mas também angulares, é fácil bater e aparar as portas, de uma forma retangular tradicional, e passagens na forma de um arco ou semi-arco.

Na foto, há uma sala de cozinha com uma porta sem porta, decorada com azulejos escuros.

Painéis de pvc

Devido à sua flexibilidade, são perfeitos para portas de várias formas, alturas e larguras. O revestimento de plástico pode ter um padrão de madeira texturizado ou diferir em outras cores muito diversas.

Têxtil

É considerada uma opção de design bastante simples que permite criar um ambiente de câmara isolado, aconchegante e doméstico e fechar o espaço da vista, sem sobrecarregar o interior.

Na foto, há uma cozinha com acesso à varanda, decorada com tecidos em forma de cortina grossa.

Trim trim

Os extras feitos de plástico, madeira ou MDF em combinação com bandas planas, tridimensionais, arredondadas ou de platina de uma forma diferente tornam mais fácil e de bom gosto refinar a porta.

Na foto, há uma porta sem porta decorada com platibandas de madeira e extras no interior da sala de jantar da cozinha, no estilo provençal.

Cantos decorativos

Esta orla tem um alto valor prático e estético. Ele não apenas adiciona uma aparência mais harmoniosa à abertura, mas também protege contra danos e oculta algumas das imperfeições da superfície.

Na foto, há um quarto em estilo loft e uma porta trapezoidal emoldurada em forma de cantos decorativos.

Mosaico

Devido à sua aparência encantadora, o mosaico transforma visivelmente qualquer ambiente. Esta decoração artística é única, prática e de estilo incomparável, oferecendo a oportunidade de criar um design original.

Molduras

É um tipo de acabamento bastante popular, caracterizado pela simplicidade, acessibilidade e ao mesmo tempo originalidade, contribuindo para a formação de uma atmosfera autêntica.

Na foto, há um portal de portas sem portas, decorado com molduras brancas na cozinha.

Alta abertura para o teto

É um detalhe muito perceptível e espetacular orientando o layout do interior. Além disso, uma abertura alta é capaz de elevar visualmente o teto.

Arqueado

Ele oferece a oportunidade de suavizar levemente a angularidade do espaço circundante e é uma forma particularmente exigida no design da passagem sem porta.

Semi-parque

Representa um design curvilíneo com um canto direito e redondo. O semi-parque é igualmente adequado, tanto para equipar um portal amplo quanto mais estreito, não obstrui visualmente o espaço e não sobrecarrega sua aparência.

Na foto, há meios arcos emoldurados por bandas de platina e cantos decorativos à sombra da wenguê.

Figurado

Os projetos assimétricos de fantasia podem ter uma variedade de formas complexas ou até ser complementados com todos os tipos de peças auxiliares, como prateleiras, nichos, colunas ou luzes. As passagens abertas encaracoladas, sem dúvida, se tornam um elemento interior marcante que atrai a atenção e dá o tom para toda a atmosfera. O material mais popular para criar essas aberturas é o drywall.

Porta cozinha

Para finalizar a passagem, use materiais mais práticos e bem laváveis. Além disso, o portal sem porta permite conectar a cozinha a um corredor, sala de estar ou sala de jantar e, assim, expandir significativamente o espaço, combiná-los e criar uma área confortável e multifuncional.

Na foto, há uma porta decorada com molduras no interior da sala de jantar da cozinha.

Varanda

Esse design do bloco da varanda tornará a sala muito mais brilhante e expandirá a área útil. Para que a galeria e a sala adjacente sejam percebidas como uma composição única, seria melhor decorá-las com decoração e móveis no mesmo estilo.

Na sala e no corredor

Em um apartamento pequeno, como Khrushchev, muitas vezes recusam folhas de porta entre a sala de estar e o corredor. Assim, é possível criar um zoneamento condicional e expandir simultaneamente essas duas salas.

No corredor e corredor

Aqui, a passagem aberta é frequentemente decorada com pedra artificial, madeira ou gesso texturizado. Além disso, as inclinações da estrutura são complementadas por painéis sobrepostos no tom das portas de entrada.

3. A escolha da forma da abertura, dependendo do estilo do interior

Antes de escolher maneiras de projetar uma porta, vale a pena pensar em sua forma. Claro, você pode deixar tudo inalterado. E portais abertos retangulares parecem muito impressionantes. E você pode tentar pegue um formulário abertura com foco no estilo decoração de interiores. Afinal, a abertura deve e harmoniosamente se encaixa na imagem geral e enfatiza suas características. Vamos considerar as formas mais adequadas para vários estilos:

  • Destinos chiques, como barroco, rococó ou renascentista implica a predominância de linhas simétricas e regulares. Essa simplicidade é compensada por uma grande abundância de elementos decorativos. Pode ser uma escultura complexa, várias molduras de estuque com douramento ou baixos-relevos complexos em arco,
  • Contido e nobre estilo clássico aberturas do tipo arqueado com melhor complemento. Nesse caso, os arcos são preferencialmente ovais, triplos ou semicirculares. Obviamente, o clássico não pode prescindir de materiais como madeira, que pode ser decorada com entalhes decorativos ou fresagem,
  • Destinos do leste As aberturas em arco também são preferidas, mas sua forma pode ser mais diversificada. Podem ser lancetas ou quilhadas, na forma de um coração ou um círculo. Em geral, nesse caso, você pode dar liberdade à imaginação e se concentrar nas formas e silhuetas dos móveis,
  • Destinos românticos Não sobrecarregue com curvas complexas. Todos os elementos neles devem permanecer claros e arejados, fluidos e elegantes. As aberturas de uma forma semicircular levemente inclinada sem transições nítidas são ideais. Ao mesmo tempo, não se deve abusar da quantidade de materiais de acabamento e escolher opções ásperas e pesadas para eles,
  • Estilos modernos e concisoscomo minimalismo, alta tecnologia ou techno, reconhecem apenas formas geométricas regulares estritas. Não se pode falar de ovais. Simetria estrita também deve estar presente. Portanto, nesse caso, é melhor deixar inalterada a forma da abertura e alinhar cuidadosamente todos os cantos e bordas,
  • Áreas interessantes e extraordinárias como arte moderna ou pop deve ter no interior de um assunto de forma muito incomum. Normalmente, é uma pequena peça de mobiliário, por exemplo, uma poltrona, cadeira ou mesa de café. Mas por que não mostrar imaginação e criar uma abertura de uma forma curva e assimétrica? É uma solução que melhor complementará e enfatizará a pertença estilística da sala.

Escolhendo a forma mais adequada, você deve magro não apenas nas recomendações acima, mas também à altura dos tetos dentro de casa. Caso contrário, você corre o risco de prestar atenção novamente à falha existente.

  • Se os tetos forem baixos, é melhor escolher aberturas de formas arqueadas, nas quais o raio do arco em seu tamanho exceda ½ da altura da abertura,
  • Se você decidir equipar o arco em uma sala com tetos altos, o raio recomendado deverá ser metade da altura.

Desta maneira relação altura teto e formas de abertura será ideal e mais estético.

4. Preparação para trabalhos de acabamento

Qualquer tipo de decoração envolve um processo preparatório. Nesse caso, deve-se entender que simplesmente desmontar a porta não é suficiente. Mesmo que no futuro você planeje usar elementos de madeira para decoração, na maioria dos casos é necessário desmontar um saque. Especialmente se não for de madeira natural, mas de MDF, que pode não suportar as cargas. Você pode querer alargue a abertura. Além disso, haverá traços perceptíveis de dobradiças de portas e parafusos autoatarraxantes serão visíveis, com a ajuda da qual o alaúde está preso às hipotecas. Se a forma e a largura forem adequadas a você, nesse caso, você poderá montar materiais de acabamento de um tipo semelhante na parte superior da pilhagem. Em outros casos precisa:

  • Desmonte cuidadosamente a porta e a moldura da porta,
  • Dê a abertura a largura desejada. Dependendo do material da parede, você terá que usar uma ferramenta elétrica diferente. Começando pelo moedor, você pode cortar partições de gesso e terminando com um soco. Ao mesmo tempo, lembre-se de que, seja uma abertura em uma parede de rolamentos ou em uma parede que atue como um diafragma, ela sempre carregará uma carga. Muitas vezes, as portas atuam como um elemento de energia. Nos cantos ou acima da abertura, você pode encontrar barras de madeira ou cantos de ferro. Você não pode recuperar esses itens. E se essa é uma medida necessária, uma abertura pronta deve ser reforçada. Sob a carga de materiais de acabamento pesados, como pedras naturais ou telhas de clínquer, uma abertura não segura diminui. Rachaduras podem se formar nas paredes,
  • Após o reforço da estrutura, é necessário preparar as superfícies externa e interna para a decoração. Pode ser necessário nivelá-los com massa de vidraceiro. Especialmente se durante o desmantelamento, com a ajuda da ferramenta, fragmentos extras da rachadura na parede
  • Depois que a massa seca completamente, a superfície deve ser preparada. Sob materiais pesados, o tratamento é feito duas vezes,
  • Se você precisar de uma superfície perfeitamente plana da abertura, as falhas de acabamento que usam a massa inicial podem ser corrigidas com uma camada de massa de acabamento e, em seguida, reaproveitam as superfícies secas.

5. Destacar ou tornar a abertura sem rosto?

Outra questão que pode surgir durante o processo de design é se vale a pena destacar explicitamente a abertura. De fato, não existem regras rígidas, você precisa se concentrar em suas preferências e no resultado desejado. Ambas as opções neste ou naquele interior parecerão apropriadas.

  • Se você quiser fazer solto abrindo um destaque instalações, você deve organizá-lo de forma que não pareça solitário. Para isso, selecione os materiais de acabamento que já estão presentes no interior. Por exemplo, sua abertura é entre a sala de estar e o corredor. Ao mesmo tempo, a sala tem uma lareira, embutida em um nicho de parede e revestida de tijolos ou outro tipo de pedra. É lógico usar o mesmo tipo de decoração para a porta. Nesse caso, o revestimento deve estar presente não apenas na superfície interna, mas também na parede ao redor da abertura. É importante não exagerar e mantenha o equilíbrio entre a largura da abertura e a largura da zona de acabamento. Quanto maior a abertura, mais espessa pode ser. Quando decorada com pedra para dar uma aparência natural, a alvenaria deve ter uma grande largura a partir do fundo e diminuir gradualmente. Também vale a pena chamar e cor termina. Por exemplo, um acabamento de madeira pode corresponder à cor do laminado, móveis ou rodapé. Assim, o interior terá uma aparência holística e harmoniosa,
  • No segundo caso, você pode tornar a abertura completamente sem rosto.Para fazer isso, você pode organizá-lo da mesma maneira que as paredes adjacentes. Pinte na mesma cor ou cole com papel de parede semelhante. Ao mesmo tempo, não esqueça de fortalecer os cantos ou protegê-los com um fino canto decorativo. Afinal, o acabamento neste local será o mais frágil, propenso a lascas e abrasão.

6. Decoração da porta com gesso

Essa é uma maneira. "Dissolver" porta abertura no fundo da parede. Se a parede estiver decorada com gesso veneziano decorativo, uma porta decorada de maneira semelhante parecerá muito harmoniosa. Ele não se concentrará em si mesmo e se distrairá de detalhes mais interessantes. Ao mesmo tempo, ele se encaixa perfeitamente no interior.

Você também pode nivelar a abertura com gesso e depois pintá-la com tinta interna. As aberturas parecem muito interessantes, cuja parte interna é pintada em uma cor distinta das paredes. Especialmente se a abertura tiver profundidade suficiente.

Também nessas aberturas profundas, com a ajuda de gesso, você pode retratar painéis inteiros. Você pode criar galhos de árvores ou troncos de bambu com folhas. A imagem corresponde ao estilo do interior. Talvez se a sala estiver decorada em estilo oriental, é possível formar gesso, hieróglifos e outros padrões temáticos. Você pode simular alvenaria desenhando uma camada seca de gesso e "limpando" as costuras. Você pode simplesmente criar uma superfície ondulada e enfatizá-la com a iluminação certa. Use a superfície da abertura como uma tela e gesso como um pincel e você criará uma verdadeira obra de arte!

7. decoração do portal

Além de materiais de acabamento complexos que requerem instalação, não desconte os métodos de design mais simples e acessíveis. Talvez você desenhe lindamente. Então por que não retratar algum tipo de porta ao redor desenho? Pode ser qualquer coisa - uma liana decorativa com flores chiques e apenas um ornamento repetindo ao longo do contorno e os mesmos tijolos, mas pintados. O principal é que a imagem se encaixa no interior.

Se o seu quarto foi projetado no estilo egípcio, você pode desenhar gatos pretos graciosos nos dois lados da abertura e coroar o topo com uma pirâmide. Para quem não consegue desenhar ou não quer se preocupar muito, na Internet existem muitos estênceis em uma variedade de tópicos. Você só precisa imprimir o desenho que desejar, recortá-lo com cuidado e fixá-lo na parede usando fita adesiva. É muito importante que as bordas do estêncil se ajustem perfeitamente à parede e a tinta não vaze sobre elas. Em geral, para evitar a formação de flacidez, é melhor usar tintas para interiores na forma de aerossóis. Se o raio de pulverização for claramente maior que a largura do estêncil, é provável que você pinte seções indesejadas das paredes. Proteja-os com jornais ou oleado. Também vale a pena fazer com o chão. Desvantagem esse tipo de design da porta é que o padrão mal selecionado pode ficar entediado rapidamente. E para alterá-lo, você terá que atualizar completamente o acabamento de toda a parede. Portanto, aborde cuidadosamente a questão da escolha e preste atenção a padrões mais neutros.

8. Acabamento da porta com painéis de plástico ou tapume

Os painéis de plástico ganharam imensa popularidade há muito tempo. Além do fato de possuírem excelente performance Eles possuem uma variedade de cores e texturas. Os painéis que imitam a estrutura e a superfície da madeira natural são muito populares. Os painéis de plástico são muito fáceis de instalar. Mesmo quem detém o painel pela primeira vez pode lidar com o processo. Além disso, neste caso, você pode simplesmente colar as tiras na cola.

Se a profundidade da abertura for pequena, você pode substituir Painéis de pvc tapume. É mais durável e durável, mas com uma largura muito mais estreita. Para dar à abertura uma aparência acabada e limpa, um canto decorativo de plástico deve ser colado ao redor do perímetro, o que ocultará as extremidades do plástico. Lembre-se de que o PVC é um material sintético que pode liberar substâncias tóxicas.

Não compre painéis muito baratos para decoração dentro de casa. Cuide da sua saúde e escolha materiais de empresas confiáveis. Além disso, o plástico mais caro tem uma espessura maior, o que significa maior resistência e parece mais crível. A guarnição de plástico é uma das maneiras mais baratas e econômicas de transformar uma porta. Você também ficará satisfeito facilidade de atendimento por essas coisas. Basta limpar periodicamente os painéis com um pano úmido. E se você danificar acidentalmente o painel, ele poderá ser substituído sem muito esforço. Para não ter dificuldades com a compra do mesmo painel, reserve algumas bandas.

9. Design por painéis de MDF

Os painéis laminados de MDF parecem muito convincentes, você pode encontrar painéis que são muito difíceis de distinguir da madeira natural. A única coisa que pode estragar a impressão são as extremidades, que são coladas com uma borda colorida ou completamente deixadas sem ela. Para ocultar essa desvantagem, é imperativo o uso de faixas de porta.

MDF mais que acessível a um custo que a madeira natural. Além disso, é também ambientalmente amigável o material. Os painéis são presos a cola boa e de alta qualidade, pois seu peso é muito maior do que os painéis de plástico. Pode ser fixado com pregos ou espuma líquidos. Ao mesmo tempo, durante a instalação, verifique se os painéis não escorregam. Se isso não incomodá-lo, você pode prender o painel usando parafusos autoatarraxantes. Imediatamente é necessário marcar os locais de fixação e realizar perfurações e pota preliminares. Isso é necessário para que a cabeça do parafuso não se projete na superfície e você possa selá-lo com adesivos de móveis especiais. Obviamente, nos painéis de MDF você não poderá realizar fresagem ou rosqueamento, eles devem ser protegidos da umidade, embora o material possua propriedades resistentes à umidade. Mas as aberturas de pequena profundidade, projetadas dessa maneira, parecerão concisas e esteticamente agradáveis.

10. Decoração com molduras de estuque

Esta é uma das maneiras mais chiques de decorar uma porta de uma sala em estilos boêmios. O estuque natural de gesso sempre foi altamente considerado. Mesmo quando, com o tempo, sua superfície fica coberta por uma rede de pequenas rachaduras, ela não se torna menos atraente. Pelo contrário, isso lhe dá um charme especial.

A moldagem em estuque pode variar um pouco, cobrindo alguns elementos com douramento. Única coisa necessária considerar é peso decoração semelhante. Às vezes, é bastante impressionante, o que dificulta a instalação. Além disso, o próprio gesso é muito frágil. Portanto, você deve ter muito cuidado para não fazer fichas. Para simplificar a tarefa, muitas vezes gesso real substituído por poliuretano. Em muitas lojas, você pode encontrar muitos elementos prontos a partir dos quais é possível criar composições exclusivas.

O poliuretano é muito leve e flexível basta colá-lo, por exemplo, em unhas líquidas e obter um resultado maravilhoso. Ao escolher uma decoração, considere a largura da abertura. Se for pequeno, escolha peças mais simples com um número mínimo de fresagem e vários monogramas. Elementos volumétricos, que devem ser colocados em cima, são usados ​​apenas com uma altura suficiente dos tetos e da porta. Revestimentos de poliuretano que imitam colunas são considerados muito populares.

11. Portais de madeira

As portas de acabamento com madeira natural são um de o mais caro e nobre maneiras. A textura da madeira em si é muito bonita e estética. Portanto, muitas vezes os elementos são simplesmente cobertos com um verniz claro ou colorido. Portais personalizados podem ser feitos sob encomenda, suplementado artistico escultura.

Obviamente, espécies valiosas de madeira parecem chiques e ricas, mas também se mantêm em conformidade. Para tornar o acabamento mais barato, você pode escolher as variedades mais simples, por exemplo, pinheiro ou bétula, mas polir bem a superfície e abri-la com várias camadas de verniz. Também sob o pedido podem ser feitas aberturas com pequenas prateleiras decorativas ou iluminação embutida. Aberturas de madeira podem opcionalmente ser decorado com vitrais.

Ao escolher esse tipo de acabamento, lembre-se de que é necessário cuidado com a madeira natural. E o resto, tudo depende de suas capacidades financeiras e imaginação. A cor das aberturas de madeira deve ser consistente com a cor do piso ou rodapés. Você também pode confiar na cor dos móveis.

O estilo de design também desempenha um papel. Afinal, nem todas as áreas modernas aceitam o uso desses materiais "quentes". Por exemplo, loft ou minimalismo prefere plástico ou metal.

12. Decoração decorativa com pedra natural ou artificial

Escolher um acabamento de pedra natural é uma obrigação levar em conta dele peso e selecione uma mistura adesiva especificamente para esse material. Além disso, a instalação também complica o fato de os fragmentos poderem deslizar sob seu próprio peso; portanto, eles precisam ser assentados usando a mesma tecnologia dos ladrilhos - usando um pedaço de perfil de metal e cunhas, ou segurando cada seixo por vários minutos até a cola endurecer. .

Além disso, alguns especialistas argumentam que a instalação deve começar diretamente do chão, mas isso nem sempre é apropriado. Por exemplo, se você quiser usar rodapés, é melhor deixar um local embaixo deles do que montá-los em cima de pedras. Pedra natural é material caro. Portanto, muitas vezes preferem um substituto artificial. Sua aparência em um nível bastante alto imita a textura natural. É mais leve e acessível, mais fácil de instalar e cortar. E para facilitar ainda mais o processo, elementos de canto prontos foram inventados.

As portas forradas de pedra parecem muito confortáveis. No entanto, você não deve escolher um acabamento semelhante para aberturas profundas e estreitas. Pode acontecer que a abertura se pareça com a entrada da caverna, o que não é apropriado em todos os interiores.

13. Arco em vez do habitual "retângulo"

As aberturas do tipo arco tornaram-se populares por muito tempo e até hoje são ativamente usadas por muitos designers. Portas de forma semelhante são muito boa decisão para uso em salas pequenas. Eles ajudam visualmente a tornar o espaço mais espaçoso. E proporções corretamente selecionadas da largura e altura do arco também podem "elevar" um teto baixo. Os arcos podem ser formulários padrão e os mais imprevisíveis.

Muitas vezes, esse elemento é essencial no interior e toda a decoração depende disso. Você pode comprar portais prontos do tipo arco a partir de uma variedade de materiais, mas pode fazer arquear sozinho. Muitas vezes, a estrutura da forma desejada é montada a partir de perfis metálicos e revestida com drywall. Em vez de perfis, você pode usar pranchas de madeira com espessura suficiente. Uma camada de gesso é aplicada sobre ela e, em seguida, acabamentos decorativos são realizados. Muitas vezes, os arcos podem ser encontrados como um elemento de conexão entre a sala de loggia. Eles podem ter prateleiras embutidas, luzes, nichos para colocar itens de decoração ou um fragmento de um balcão de bar. Também pode ser usado como penteadeira ou espaço para plantas de interior. Vantagem o design da porta na forma de um arco é que ela pode ser inserida em praticamente qualquer estilo de interior. Basta selecionar a forma e o material de acabamento adequados.

14. Construções funcionais de drywall

Um material indispensável para reparo, o drywall é frequentemente usado não apenas para nivelar superfícies, mas também para criar de vários elementos funcionais. Pode ser uma composição de nichos de parede ou um rack feito em casa. O espaço ao redor das portas geralmente está vazio. Se você equipar prateleiras rasas de drywall ao longo do perímetro, economizará espaço e fornecerá espaço suficiente para lembranças, livros, figuras e fotografias de família. Nesse caso, a necessidade de comprar uma parede ou pedestal pode desaparecer automaticamente.

Além disso, essas estruturas podem enquadrar aberturas não apenas de formas retangulares, mas também semicirculares. Essa solução parece muito original e interessante. Subseqüente acabamento drywall vai depender do estilo do seu quarto. Será possível simplesmente rebocar e pintar a superfície, escolhendo a cor para o revestimento da parede. Prateleiras separadas podem suplemento multicolorido retroiluminado. As paredes traseiras das prateleiras podem ser coladas com painéis de espelho ou pintadas em cores distintas.

Isso adicionará um design extraordinário e tornará visualmente mais profundo. Provavelmente, absolutamente qualquer forma de construção pode ser construída a partir de drywall. O principal a lembrar é que ele não deve ser carregado com objetos pesados. Ainda assim, esses elementos são mais decorativos.

15. O design da porta com têxteis

O design de portas usando elementos têxteis pode ser chamado de o mais romântico de todos os métodos. Um tule translúcido que se desenvolve ao vento criará uma atmosfera incrível, especialmente se você escolher um tecido com um fio brilhante quase imperceptível que brilhará ao sol. É com a ajuda de cortinas que você pode criar um design que, se necessário, criará uma atmosfera isolada. Se, no entanto, você decidir conectar o quarto à sala ou a outra sala, escolha cortinas opacas com ganchos laterais para decorar a porta.

Além dos tecidos transparentes ou à prova de luz, cortinas de filamentos, cortinas de bambu ou belas contas são perfeitas. Você pode criar composições complexas a partir de vários tipos de tecidos com lambrequins e outros elementos. Esse design volumétrico é apropriado apenas em salas grandes e para amplas aberturas. A sala em que as aberturas das portas e janelas são decoradas de maneira idêntica parece muito interessante.

A única coisa que não deve ser feita é escolher cortinas enroladas ou chinesas ou persianas verticais de tecido para decoração. Passar entre quartos neste caso será muito inconveniente.