Casa particular

As nuances de fazer uma escada no sótão

Ao construir uma casa, muitos incluem um sótão no layout. Naturalmente, não se pode prescindir de uma escada. Para tornar a descida e a elevação o mais confortável possível para todos os habitantes da casa, sugerimos explorar todas as nuances desse projeto e os requisitos para sua construção. Criar uma escada do sótão com as próprias mãos não é uma tarefa difícil, basta ter todos os materiais, desenhos, ferramentas e alocar algum tempo livre.

Opções para escadas dobráveis ​​até o sótão

Construído para uso permanente. Confiável, seguro, conveniente, mas ocupa espaço suficiente.


Dobrável com teto solar. É instalado na entrada da escotilha do sótão. É compacto, mas difere em menos confiabilidade e segurança em relação ao anterior. Dependendo do tipo de construção, pode ser articulada, tesoura telescópica ou alavanca.

  • Tesoura - na maioria das vezes completamente de metal. O mecanismo de dobrar se assemelha a um acordeão. No processo de cuidar da estrutura, a lubrificação é necessária; caso contrário, com o tempo, os rangidos não podem ser evitados.

  • Telescópico - geralmente de alumínio, bastante leve e rígido. Ao desdobrar as seções das escadas, uma das outras é avançada.

  • Dobrável (alavanca) - design de duas, três ou quatro seções. A primeira parte é anexada à abertura da escotilha e é igual ao seu tamanho. As seções restantes, conectadas por dobradiças e dobradiças, são dispostas em um lance de escadas.

  • Articulado - na condição montada, é fixado na parede. Para anexar as etapas à corda do arco, são usados ​​loops de cartão.


Anexado (escada). O menos seguro e extremamente inconveniente para o uso diário.

Requisitos de escada no sótão

  • Segurança O design deve ser confiável e durável. Isso se aplica tanto ao material usado quanto aos acessórios. Em alguns casos, são recomendadas almofadas antiderrapantes para as etapas.
  • Parâmetros das escadas. Para uso confortável, degraus com dimensões de 70 cm (largura) x 30 cm (profundidade) x 20 cm (altura) são considerados ideais. Do ponto de vista da segurança e confiabilidade, o comprimento total de toda a estrutura não deve exceder 3 M. O ângulo de inclinação recomendado é de 45 °. Embora sejam possíveis opções de 60 a 70 °. O design clássico possui 10 - 15 degraus com uma espessura de cerca de 2 cm. A superfície dos degraus deve estar paralela ao chão. O projeto deve ser capaz de suportar uma carga de pelo menos 150 kg.
  • Tamanhos da escotilha. A opção mais ideal é 120 x 70 cm. Se você a reduzir, será inconveniente de usar, uma abertura maior contribuirá para uma perda de calor muito significativa. Se não houver aquecimento no sótão, pode ser fornecido isolamento térmico e a vapor para a escotilha.

A localização das escadas

As escadas para o sótão podem ser externas e internas. O último, é claro, é muito mais conveniente, você pode subir no sótão sem sair de casa. As estruturas geralmente estão localizadas no corredor ou corredor. Deve ser colocado de forma a não interferir com a livre circulação de moradores. É importante lembrar que a área ocupada por ela no estado desdobrado do espaço está inversamente relacionada ao ângulo de inclinação. Quanto menor, mais espaço será necessário.

Escada simples de duas peças

Para tamanhos individuais, fazemos uma escada simples.

Em seguida, o lance final da escada é cortado em duas partes desiguais (1/3 e 2/3). Eles são presos juntos por laços de cartão, e o design se torna dobrável.Uma viga de madeira é montada na parede sob a escotilha. Com a ajuda de dobradiças, uma escada é fixada a ela.


Para não abrir, a escada é fixada na parede com um gancho, um laço localizado no ponto em que as seções estão conectadas.

A principal desvantagem dessa escada é que não será possível escondê-la na escotilha. Se for importante para os proprietários que o design não estrague a aparência, uma escada de três seções poderá ser feita.

Escada de três seções

O design final terá a seguinte aparência.


Primeiro de tudo, é feita uma tampa de bueiro. A partir de uma folha de compensado com 10 mm de espessura, cortamos a peça. Em tamanho, deve ser maior que a escotilha em 8 mm em todo o perímetro. Com essa permissão, a tampa será fechada livremente, mantendo as propriedades de isolamento térmico.

Para a fabricação da estrutura da escotilha, precisamos de 4 vigas, iguais em tamanho ao comprimento e largura da tampa (seção 5 x 5 cm). São feitos cortes de 2,5 cm de profundidade nas extremidades, revestidos com cola. As barras são presas com parafusos autorroscantes. Para tornar as diagonais perfeitamente uniformes, você pode usar lenços temporários de finas folhas de madeira compensada. Quando a estrutura está pronta, os lenços são removidos e o espaço em branco cortado da tampa do bueiro é fixado nela com a ajuda de parafusos autorroscantes.


A próxima etapa é a fabricação do próprio mecanismo de escada. Esta é uma opção nas dobradiças sem mola. O conjunto inteiro de peças pode ser adquirido na loja, mas informaremos como fazer você mesmo.

Primeiro, nas folhas de papelão, você deve recriar o desenho da escada planejada, levando em consideração o ângulo de abertura da escotilha. Tentamos o modelo recortado no local. Isso nos ajudará a determinar o comprimento necessário da junta.

Para a fabricação de um mecanismo, precisamos de elementos metálicos: um retângulo, 2 tiras de tamanhos diferentes, um canto. Realizamos furos para dobradiças dos parafusos nº 10. Montamos e apertamos as peças. Com a ajuda de uma pequena medida, o ângulo em que a escotilha será aberta e abrirá a estrutura no ângulo desejado. No retângulo, selecione a área sobreposta pelo ângulo obtido e recorte-a com um quebra-cabeças.

Cortamos o excesso das tiras de metal e as arredondamos nas extremidades. Agora o canto pode ser travado na posição desejada.


Em seguida, criamos um elemento semelhante na versão espelhada. Para isso, cada par de peças é fixado nos grampos. Um furo é perfurado no qual um parafuso é inserido. Em seguida, um segundo furo é perfurado. Os espaços em branco são torcidos com dois parafusos e nivelados em comprimento. Dessa forma, todos os elementos são criados.


Os mecanismos resultantes são montados na tampa. A estrutura fabricada é pendurada na escotilha.


Agora vamos fazer seções. Suas dimensões serão: o primeiro - 90% do comprimento da escotilha, o segundo - 90% do comprimento do primeiro, o terceiro - o comprimento do lance de escadas, menos o comprimento dos dois primeiros.

Precisamos de 15 pogs. m. de placas (10 x 3 cm). Marcamos de acordo com os cálculos, o ângulo de marcha é transferido para a corda do arco. As cordas do arco são montadas em espelho, isso deve ser levado em consideração ao marcar e perfurar. Os furos são feitos nos pontos de conexão das partes das escadas - em uma imagem espelhada através de uma.


De acordo com os tamanhos de seção calculados, cortamos as tábuas em cordas. Usando um arquivo, processamos furos. Corte os passos. Todos os elementos são polidos, os chanfros são arredondados. Em seguida, usando o cinzel, de acordo com as marcas feitas, cortamos as ranhuras sob os degraus.


Cada parte da estrutura é puxada juntamente com parafusos autoatarraxantes usando cola de madeira.


Fazemos loops de tiras de metal com 2 cm de largura. Devemos ter quatro tiras de 16 cm de comprimento e quatro tiras de 12 cm de comprimento. As patas são soldadas às curtas, nas quais um orifício de 0,8 cm é pré-perfurado. O comprimento das tiras curtas com as patas deve ser igual às longas. Agora temos oito elementos com o mesmo comprimento, quatro deles com um passo. Torcemos os mecanismos com parafusos.


Agora realizamos a assembléia geral do lance de escadas nas dobradiças fabricadas.


Para prender a estrutura à tampa do bueiro, não recomendamos o uso de parafusos autorroscantes. Para isso, precisamos de parafusos - eles são mais confiáveis. Após concluir a montagem, realizamos o teste. Se tudo der certo e você não precisar ajustar o mecanismo, remova as escadas para manchar. Para o processamento, recomenda-se verniz e tinta spray para metal.

Uma escada dobrável do tipo faça você mesmo para o sótão está pronta. No futuro, você pode complementar o design com corrimãos, trava, molas e dobradiças adicionais para eliminar a folga.

Funcionalidades

Uma escada do sótão é necessária não apenas em uma casa com um sótão, mas também se o sótão não for usado para habitação - para acesso ao telhado, reparos, colocação de comunicações. Existem muitos tipos e modelos, mas o principal é que ele fornece uma conveniente descida e é seguro.

Uma das opções mais simples é uma escada do sótão localizada fora da casa. É fundamental fazê-lo, mas em clima frio não será muito confortável subir no sótão, e a abertura do sótão para a rua deixará entrar ar frio, o que geralmente aumentará a perda de calor dentro do prédio. Portanto, é melhor escolher imediatamente o design das escadas para o sótão por dentro.

A sala do sótão pode ser usada de diferentes maneiras. Pode servir como uma sala de estar completa, ser uma oficina, uma despensa. Dependendo da sua finalidade, vale a pena escolher o tipo de escada do sótão. Se o acesso ao sótão for necessário várias vezes por temporada, você poderá usar o modelo dobrável mais simples de madeira ou alumínio e, se houver um quarto ou um berçário na parte superior, você deve definitivamente criar um design durável e confortável com uma escotilha e uma grade.

A tarefa de fazer uma escada para o sótão com suas próprias mãos não é muito difícil para um mestre experiente; o principal é pré-selecionar seu tipo, forma, localização e pré-criar desenhos com dimensões. As opções de dobragem mais simples são feitas em um dia, os modelos mais complexos com trilhos e dois vãos podem ser construídos em 2-3 dias. Na maioria das vezes, a entrada do sótão é feita no corredor, na varanda, mas pode ser construída em qualquer outro edifício residencial.

Todos os tipos de escadas do sótão podem ser divididos em portáteis e estacionários. As opções portáteis são escadas comuns que são conectadas à escotilha do sótão e usadas para a finalidade a que se destinam. Constantemente descer e escalá-los não trará muita comodidade, especialmente para crianças ou idosos, e eles também não são seguros. Sua vantagem é que são fáceis de fabricar, não ocupam muito espaço na sala; se não estiverem em demanda, podem ser simplesmente removidos para qualquer local livre.

As escadas portáteis são frequentemente usadas como temporárias (durante a construção ou reparo); no futuro, é melhor criar uma opção mais confiável e conveniente.

A construção dobrável é geralmente feita de alumínio, pois é durável e leve. Abaixo estão as vigas de suporte para estabilidade, a largura pode chegar a 65 cm e o passo entre 10 e 20 cm, podendo haver uma ou várias seções. O mais longo é um modelo de 4 seções, mas essa altura geralmente não é necessária. Para uma altura de 2,5 a 3 m, duas seções são suficientes.

A escada dobrável do sótão de acordo com o mecanismo de seu desmantelamento pode ser:

A escada de correr do sótão em alumínio é boa, pois pode ser facilmente dobrada no comprimento desejado e ser fixada com segurança, e quando dobrada ocupa muito pouco espaço, pode ser encostada na parede ou colocada no sótão. Todos esses projetos podem ser facilmente encontrados em lojas de ferragens, para que você não precise fazer nada sozinho.

Outra opção é montar uma escada improvisada com uma peça dobrável. Pode ser montado na porta do teto ou na escotilha, e é fácil reclinar e desdobrar. As seções podem ser de 2 a 3, no estado desdobrado, tornam-se rígidas e estacionárias. Para a instalação de sua estrutura e degraus, é utilizada madeira maciça e, para o mecanismo de fixação e dobra, peças metálicas. Com um design competente e um trabalho preciso, esse design pode ser automático, muito conveniente e completamente seguro.

Uma opção interessante para projetos compactos montados de dentro para a escotilha do sótão são as escadas de tesoura. Eles geralmente são feitos inteiramente de metal e, quando você abre as abas no sótão, são dispostas à semelhança de um acordeão ou de um coletor de corrente de bonde. O quadro é muito leve, facilmente acoplado a uma escotilha de madeira com parafusos. A desvantagem é que, após algum tempo de uso intensivo, as peças metálicas começam a ranger. Portanto, não se deve esquecer de lubrificá-los periodicamente.

Um tipo de retrátil é uma escada telescópica no sótão. Consiste em muitos tubos de alumínio que dobram um em um. Quando dobrado, ocupa pouco espaço, é facilmente acoplado à escotilha do sótão. Para decompô-lo, é fornecido um identificador especial. Mas esses modelos não são muito populares.

Uma opção muito comum são as escadas monolíticas, ou seja, não dobráveis ​​e não portáteis. Tais estruturas de elevação, embora ocupem mais espaço, são resistentes, não precisam de partes móveis e podem durar mais de uma década. Eles podem ser feitos de madeira de alta qualidade, equipados com corrimãos, e o espaço sob as escadas pode ser usado com o máximo benefício.

Escada monolítica de vão única - a mais fácil de fabricarmas pode ser muito íngreme, o que causará transtornos ao uso regular. O mais conveniente pode ser um projeto com dois vãos localizados perpendiculares ou paralelos um ao outro. O único problema é que ele ocupará o espaço máximo. Para economizar espaço, muitos artesãos erguem uma escada em espiral em uma pequena sala.

Escadas monolíticas para o sótão ou sótão com um ou dois vãos são feitas de madeira, mas também existem modelos com uma estrutura de metal com degraus de madeira. Na maioria das vezes, eles são feitos em um local isolado e não reclamado da sala. Uma boa solução é colocá-los contra a parede ou no canto da sala.

Materiais

A escada do sótão pode ser de metal e madeira. Para estruturas deslizantes e dobráveis, é melhor usar metal, que desgastará menos com atrito constante das peças.

Na maioria das vezes, o alumínio é selecionado, que é leve, durável e não está sujeito a corrosão.

Os acessórios para escadas incluem dobradiças, parafusos, molas, que podem ser feitas de aço inoxidável.

Uma escada estacionária e monolítica para o sótão é melhor feita de madeira. É facilmente processado e fixado. Geralmente escolha madeira de lei: carvalho, faia, pinho. O material deve estar bem seco, envernizado e anti-séptico. Para o quadro e degraus, barras de pelo menos 2 cm de espessura são tomadas.

Hardware

Ao montar uma escada monolítica de madeira, apenas pregos comuns serão necessários para fixar as peças. Opções de teto deslizante ou reclinável exigirão componentes mais sofisticados. Para abrir a escotilha do sótão, você precisará de cantos e tiras de metal, dobradiças, dobradiças, pernos ou parafusos autorroscantes. O número de peças é selecionado dependendo do comprimento da escada e do número de seções.

Instalação

Como exemplo de fabricação de uma escada conveniente e segura para o sótão, você pode considerar o dispositivo de um modelo dobrável de três seções, que se apoia na escotilha do teto. Pode ser construído de forma independente em quase todas as casas de campo com tetos de madeira com uma altura de até 280 cm.

Passo a passo, é feito em várias etapas.

  • Primeiro você precisa fazer uma escotilha no sótão. A abertura do teto pode ter qualquer tamanho, por exemplo, 80x70 cm. A escotilha em si deve ser fácil de abrir e suportar o design da escada dobrada. Para sua fabricação, são utilizadas barras de 5x5 cm e contraplacado de 1 cm de espessura.As barras, cortadas no tamanho da abertura, são conectadas com cola e parafusos auto-atarraxantes, para rigidez, a estrutura pode ser reforçada com cantos de metal. Em seguida, o compensado é pregado a ele com a ajuda de unhas finas.
  • Em seguida, é necessário instalar a escotilha no teto usando dobradiças para que ela abra e feche com facilidade e facilidade. Nesse estágio, é importante selecionar e montar corretamente o mecanismo articulado. Deve haver espaço suficiente no sótão para o teto solar. Se a sala sob o teto estiver fria, é necessário isolar adicionalmente a escotilha do sótão, colocando algum isolamento entre as camadas de compensado, embainhar as bordas com uma vedação de borracha para que não haja rachaduras.

  • Depois disso, você precisa fazer a própria escada. Para isso, é feita uma prancha de 2x10 cm, cortadas seções do comprimento desejado. Os degraus não precisam ser fixados em um ângulo reto, mas em um ângulo de acordo com o ângulo das próprias escadas, ou seja, quando desdobramentos, devem ficar na horizontal.
  • Além disso, as seções são presas com dobradiças de metal, de modo que toda a estrutura possa ser facilmente afastada e dobrada. A escada montada de três seções é montada na escotilha usando cantos de metal.
  • Em seguida, você pode anexar uma maçaneta, trava ou trava conveniente à porta do sótão.

Outro exemplo de uma escada do sótão em uma casa de madeira que você pode fazer por si mesmo é uma estrutura monolítica estacionária com um vão. Um lugar para ela deve ser escolhido no canto da sala, de modo que, de um lado, o lance de escadas fique na parede. Como a subida será bastante íngreme, é melhor equipar as escadas com trilhos de madeira. Para o quadro e as etapas, são selecionadas placas de 10 cm de largura.

Os degraus são serrados com 650 cm de largura, o passo entre eles deve ser de 10 a 15 cm, o comprimento dependerá da altura do teto. Para corrimãos, você pode usar vigas polidas de 5 x 5 cm, a instalação é realizada em âncoras ou parafusos. Se necessário, uma escotilha é montada na abertura do sótão, abrindo com dobradiças com dobradiças.

As vantagens desse design são a facilidade de montagem e instalação, a aparência agradável e a desmontagem fácil durante o reparo.

Dicas e truques

Não é recomendável montar uma escada de madeira com uma seção superior a 3,5 m, uma vez que sua rigidez sofre, a estrutura tem o risco de desmoronar. Em uma casa particular com tetos altos, é melhor usar uma versão monolítica com 2-3 vãos. Se a altura do piso for grande e não houver espaço suficiente, existe uma boa opção para uma escada em espiral. Mas essas estruturas não são muito convenientes, há um grande risco de queda.

As escadas para o sótão da rua também podem ser estacionárias, adjacentes à parede de uma casa de madeira. Mas essa opção é boa apenas para um clima quente ou se for usada irregularmente. Muitas vezes, esses projetos são usados ​​em casas com um sótão para entrada adicional na sala superior. Se as possibilidades de construir uma estrutura interna forte e bonita não permitirem, e você precisar usar o sótão regularmente, poderá criar a opção de rua temporária mais simples.

Para facilitar o uso, os degraus devem ter um tom não superior a 20 cm, mas com muita frequência não devem ser colocados. A altura ideal é 19,3 cm.

Se forem de madeira, sua espessura deverá ser de 18 a 22 mm, caso contrário, a escada corre o risco de desmoronar. Em um prédio com até 280 cm de altura, o número de etapas de uma escada de vão única será de 14 a 15.

O ângulo ideal de inclinação de uma escada dobrável ou de vão única é de 60 a 75 graus. Se for menor, a inclinação da subida é muito grande, torna-se desconfortável e perigoso de usar. Se a inclinação for maior, o design ocupará muito espaço na sala. Em geral, calcula-se que, para uma elevação confortável, a extensão total deste modelo deve ser 35 cm maior que a altura do chão ao teto.

O cálculo mostra que o comprimento ideal das etapas deve ser de pelo menos 65 cm, e você pode movê-lo livremente. Mas se o espaço permitir, você poderá aumentar esse valor. Uma escada de madeira dobrável ou de um vão deve suportar um peso de 150 kg. A largura dos degraus deve ser de pelo menos 20 cm, então será conveniente pisá-los.

Existe a oportunidade de comprar mecanismos dobráveis ​​prontos para escadas do sótão. Mas, ao mesmo tempo, seus tamanhos devem ser levados em conta corretamente, para que se encaixem dobrados na abertura do teto, estejam firmemente presos à escotilha e, quando desdobrados, tenham apenas a altura da sala.

Se essa subida ao sótão for decidida de forma totalmente independente, vale a pena criar um desenho detalhado com dimensões, calcular a carga possível, elaborar uma estimativa que inclua materiais de construção para a estrutura, degraus e trilhos, acessórios e fixadores, isolamento para a escotilha.

Ao contrário dos corrimãos, é melhor que as etapas não sejam feitas de madeira polida suave. Nesse caso, a superfície será muito escorregadia e existe um alto risco de queda, especialmente com uma versão grande de declive ou parafuso. Se a madeira ainda estiver lisa demais, é melhor equipar as etapas com adesivos antiderrapantes.

Bons exemplos e opções

A escada em tesoura para o sótão é fácil de instalar, relativamente barata. Mas não é tão confortável ao subir, e a vista não é muito atraente.

Uma escada dobrável de madeira, anexada à escotilha, está linda. Como você pode ver, o mecanismo está equipado com uma alça especial, portanto, não são necessários degraus nem bancos.

Uma bela versão de uma estrutura monolítica de madeira com degraus originais pode ser feita e montada com suas próprias mãos.

Um design dobrável com um teto solar é um dispositivo muito simples. A instalação é rápida e fácil.

Uma escada monolítica de madeira com trilhos é caracterizada pela praticidade e conveniência. Para sua instalação, será necessário um mínimo de materiais e elementos de fixação.

Instruções para fazer escadas para o sótão com suas próprias mãos no próximo vídeo.

Recursos de design

O design das escadas de madeira não é muito diferente das irmãs de metal.

  • Os modelos de parafuso não nos convêm, todos os elementos precisam ser calculados pessoalmente, mas para um amador é difícil.
  • A melhor opção seria a marcha direta da escada.
Uma escada em espiral terá uma aparência original, mas é problemático para um amador montá-la

  • As escadas em marcha para o segundo andar e o sótão diferem apenas no ângulo de inclinação. No nosso caso, o ângulo de inclinação varia entre 45º e 75º.
  • A altura dos degraus também é determinada pelo ângulo de inclinação, quanto mais íngreme o design, mais frequentemente os degraus são montados, mas de acordo com as regras, para um uso confortável, a altura do riser deve ser de 15 a 23 cm.
  • O tamanho do piso é de 20 a 40 cm.
  • Nos cálculos, você precisa começar do topo da estrutura, porque a altura do primeiro estágio inferior realmente não importa, geralmente é menor que todos os outros.

Conselhos! Para facilitar a caminhada, as escadas devem ter um número ímpar de degraus.

  • Diretomarchando construção feito em kosoura ou cordas. Há uma pequena diferença, no primeiro caso, no kosour (guias), o degrau é montado em cima e, no segundo caso, é inserido entre as cordas do arco.
  • Altura da escadacontado verticalmente do andar do primeiro andar até o último andar do sótão. É importante que, ao levantar uma pessoa, não agarre a cabeça na borda da escotilha. De acordo com as regras, a distância mínima do degrau até a borda da abertura verticalmente é de 190 cm.
O design mais simples de uma escada de madeira em cordas

Etapas de montagem automática

Para o sótão, a escada na corda do arco é considerada a mais adequada. As instruções são simples, além de um pouco de ferramenta e material.

  • Para fazer uma estrutura de madeira, precisamos de uma placa aplainada de 200 a 250 mm de largura e 30 a 40 mm de espessura.
  • O comprimento da prancha depende do tamanho da estrutura, porque serão feitas 2 cordas inteiras.
  • Teoricamente, as etapas podem ser feitas a partir de uma prancha de 25 mm de espessura, mas é mais conveniente comprar uma prancha para a corda do arco e para as etapas.

Acessórios e ferramentas adicionais serão discutidos durante a montagem.

Métodos para anexar etapas

Existem três maneiras de corrigir as etapas:

  1. Pequenos blocos de madeira são parafusados ​​na placa por dentro e os degraus já estão colocados sobre eles.
  2. Os degraus internos são fixados na placa com cantos de metal.
  3. Nas cordas dos arcos, os sulcos para os passos são cortados, os passos são inseridos neles.
Do ponto de vista estético, a opção de ranhura parece melhor que a dos concorrentes

Instalação de cordas

Os primeiros são marcados e cortados no ângulo reto 2 cordas. Após o corte e a montagem, é necessário marcar imediatamente no piso do primeiro andar e na caixa do sótão os pontos de fixação da estrutura.

  • Marcação de etapa. Se você não tiver certeza de que pode calcular com precisão o ângulo de inclinação, instale (sem fixar) a corda do arco em seu lugar e, depois de fixar um nível nela, marque o horizonte para o primeiro passo.
  • Template. Agora você tem o ângulo das etapas em relação à corda do arco. Para marcar os graus restantes, você pode usar o pequeno ou fazer um modelo caseiro de papelão.
É mais conveniente cortar as ranhuras sob os degraus com uma serra circular manual, mas por falta de uma serra tão comum, pode ser usada

Importante! A profundidade do sulco sob o degrau não deve exceder 1/3 da espessura da corda do arco.

  • Depois de marcar uma corda, dobre as tábuas e copie a marcação na segunda corda.
A serra circular é conveniente, pois pode ser ajustada para uma profundidade de corte fixa

  • Sulcos. Depois, pegue um formão largo e selecione cuidadosamente as ranhuras ao longo da profundidade do corte. Um sulco cego, como na foto abaixo, também é feito com um cinzel. Primeiro, escolha tudo o que for possível e, em seguida, coloque o cinzel na vertical e corte o lado.
Um sulco cego é selecionado com um formão largo

  • Coloque as duas cordas nos pontos pré-marcados e prenda-as com cantos de metal. Aparafuse a corda do arco com parafusos e coloque a âncora no chão.

Importante! Antes da fixação final, meça a distância entre as cordas do arco várias vezes em 3-4 pontos, tudo deve ser o mesmo.

Para um apoio mais sólido no chão, por baixo, sob a corda do arco, você pode cortar e fixar um canto de madeira da mesma prancha

Instalação de etapas

É aconselhável medir e cortar os passos depois de instalar a corda do arco. Os sulcos são pequenos e se você cometer um pequeno erro, as pranchas se soltarão ou estourarão a corda do arco.

  • É mais rápido executar etapas abaixo das etapas de acordo com o modelo para que tudo fique igual, mas é melhor para o amador cortar e ajustar cada elemento separadamente. Sem experiência, é impossível escolher um sulco de cinzel com precisão de um milímetro.
Execução mais rápida de todas as etapas em um pacote

  • Antes de instalar os rodapés, os sulcos devem ser lubrificados com qualquer cola na árvore. Como opção, você pode usar o PVA.
Os sulcos são necessariamente revestidos com cola.

  • Ao inserir elementos nas ranhuras, você pode usar um martelo de madeira, é problemático martelar em pedaços com as próprias mãos.
Imediatamente após a inserção do elemento na ranhura, é necessário remover o excesso de cola

  • Para que a estrutura maciça não seque ao longo do tempo e as cordas do arco não se separem, sob uma das etapas centrais, montamos um parafuso de metal.
O pino é necessário para fixar os elementos laterais

Trilhos

Existem muitas opções para instalar o corrimão, mas escolhemos o mais fácil para o amador. Se a escotilha estiver no canto, o corrimão poderá ser montado apenas em um lado.

  • Desde o ponto de fixação da corda no chão até o teto, instale um suporte de madeira, a seção transversal mínima da madeira é de 50x50 mm.
  • Paralelamente à corda do arco, 1 ou 2 pranchas são presas à viga e à caixa de revestimento do sótão.
  • As placas podem ser parafusadas com parafusos ou furos e fixadas com parafusos com arruelas largas.
Os passos finais na montagem das escadas serão trituração e envernizamento

Requisitos técnicos Dados e fórmulas para cálculo

As escadas do sótão devem atender às seguintes características:

  1. A largura da abertura é de 600 mm. É importante entender que, com grandes aberturas, a porcentagem de perda de calor aumenta, mas muito estreita não fornecerá conforto suficiente ao subir ao sótão.
  2. A altura da escada. Parâmetro recomendado de até 3.000 mm (ótimo 2.500 mm). Com tais dimensões, a rigidez das estruturas dobráveis ​​é mantida.
  3. Impacto mecânico. O dispositivo deve suportar um peso de 150 kg.
  4. O número de etapas é recomendado até 15 peças.
  5. O ângulo de inclinação para escadas do sótão é permitido de 60 a 70 graus. Com esses parâmetros, a estabilidade estrutural é garantida. Se o ângulo mudar em uma direção menor, o dispositivo ocupará mais área.
  6. A altura dos degraus deve estar na faixa de 100 a 200 mm. Profundidade de acordo com os padrões 180-200 mm. Porém, mais frequentemente, existem modelos com parâmetros de 70 a 140 mm.
  7. Quando montados, os degraus da escada devem ser estritamente paralelos ao chão. Desejável com um revestimento antiderrapante.
  8. Para opções estacionárias, é recomendável instalar uma cerca com uma altura de 900-1200 mm, para outros modelos, corrimãos na parte superior. Eles farão descidas e subidas muito mais seguras.

É fácil fazer uma escada para o sótão. Comece calculando os parâmetros e desenhando. Para elaborar um diagrama não a olho nu, serão necessários os seguintes dados:

    Dimensões da abertura. Os parâmetros das escadas dependerão disso,

O desenho e as dimensões da abertura das escadas para o sótão

  • A altura da abertura. Para escadas do sótão, o tamanho é retirado do chão até o teto ou da escotilha para o sótão,
  • Para calcular o comprimento das escadas com um ângulo de inclinação padrão, são necessárias trigonometria e uma tabela Bradis. Um esquema preliminar é elaborado de lado. Parece um triângulo em ângulo reto no qual a perna K é conhecida - a altura de abertura, o ângulo reto C (90˚) entre a parede e o chão, o ângulo C1 entre as escadas e o chão; para isso, os dados normativos são definidos - 60˚-70˚. A hipotenusa G é calculada (é o comprimento da escada) pode ser através do pecado (C1) = K / T, transformando a fórmula G = K / sin (C1). Por exemplo, considere os seguintes dados C1 = 65˚, K = 2500 mm (2,5 m). De acordo com a tabela de Bradis, sin 65˚ = 0,91. Realize o cálculo: 2,5 / 0,91 = 2,74 M. Vale a pena entender que quanto maior o ângulo de inclinação, mais íngreme a escada. Para não se preocupar com os cálculos, muitos adicionam 300 mm à altura da abertura e obtêm o comprimento necessário,

    Esquema com dimensões de escadas para o sótão

  • O número de etapas é calculado com base na altura recomendada entre elas (100-200 mm). A espessura deve ser adicionada ao parâmetro. Por exemplo, a espessura do material é de 30 mm, a distância entre as etapas é de 150 mm. Na pureza, verifica-se 150 + 30 = 180 mm.
  • Voltar ao índice

    Desenho número 1

    Essa visualização é um dispositivo de duas seções dobráveis.

    Esta opção é adequada para aberturas no sótão localizadas perto da parede.

    Ao desenvolver um desenho, os seguintes pontos são levados em consideração:

      Para calcular o comprimento da escada, a altura é levada não à escotilha, mas 50 mm abaixo do teto.

    Desenho detalhado de uma escada dobrável

  • Não use materiais maciços. Para uma corda de arco e degraus, ajuste as barras 50 * 50. Sim, esses parâmetros são menores que os valores padrão, mas se não for planejado mover-se com frequência pelos níveis e carregar mais de 150 kg, esse design durará muito tempo. Não se esqueça da posição dos degraus, eles devem ficar paralelos ao chão.
  • A largura das escadas em tais estruturas é especialmente independente das dimensões da abertura. Geralmente tomado como base 600 mm.
  • O comprimento das seções é recomendado da seguinte forma: a parte superior 2/3 do comprimento total, o -1/3 inferior. Os elementos são conectados usando loops de cartão. A parte inferior deve dobrar para dentro.
  • Para fixar na parede, é necessária uma barra ao longo da largura da escada. Está preso na parte superior do dispositivo aos parafusos. Fixar na parede com âncoras.
  • Para resistência ao pé da escada, outra barra é pregada. E para rigidez na diagonal, um trilho é anexado a cada seção.
  • Para fixação na forma montada, é fornecida a instalação de um gancho e um laço na curva da estrutura.
  • Esta escada não é particularmente esteticamente agradável, mas quando montada praticamente não ocupa espaço.

    Desenho número 2

    Esta opção, como a primeira, é anexada à parede, mas através de uma corda. Os requisitos para isso são um pouco diferentes:

    • Para uma corda de arco, são utilizadas pranchas de 28 * 200 mm. O comprimento é selecionado a partir dos dados calculados,
    • Os degraus são cortados em 120 * 500 mm, a altura entre eles é de 200 mm, levando em consideração a espessura do material,
    • A corda do arco é montada no ângulo reto em relação à parede nas âncoras. O ponto superior está 550 mm abaixo da abertura,
    • Marca a posição dos degraus em uma corda fixa paralela ao chão de acordo com o nível. Há um segmento ao longo da profundidade do piso (120 mm),
    • Na corda do arco, duas linhas paralelas ao longo de todo o comprimento da tela são desenhadas nos pontos inicial e final do segmento resultante,
    • Voltamos ao segmento. Um perpendicular de 200 mm de comprimento é desenhado a partir do ponto mais distante (tamanho levando em consideração a espessura dos degraus). A partir dele, 10 mm são medidos para a direita (espaço técnico para dobrar o piso). Este é o ponto de partida do próximo segmento na etapa,
    • A marcação é feita na segunda corda do arco,
    • Para anexar as etapas aos lados, você precisará comprar loops de cartão. Sua fixação ocorre de tal maneira que os degraus sobem em relação à corda fixa,

    Montagem e fixação de escadas no sótão

  • A fixação da posição na forma montada é realizada usando um gancho e um laço. Uma parte é montada na parede e a outra na parede lateral móvel.
  • Esta escada é um pouco mais complicada do que a versão anterior. Mas o próximo tipo de dispositivo recebeu grande popularidade.

    Desenho número 3

    Esse tipo de estrutura ao dobrar e fechar a escotilha é limpo em um sótão isolado. A opção mais conveniente, como na parte residencial da casa, não ocupa espaço. Se a largura do projeto anterior puder ser arbitrária, nesse tipo de escada, esse parâmetro estará associado às dimensões da abertura. As principais sutilezas no design e montagem:

    • A escotilha deve fornecer a capacidade de entrar livremente no piso desejado e, portanto, atender às seguintes características:
      • A largura da abertura é igual à largura das escadas + margem nos lados 50-100 mm. No valor padrão mínimo, obtemos 600 + 50 + 50 = 700 mm. Depois de aumentar a margem em mais 50 mm de cada lado, será possível montar corrimãos e balaústres adicionais nas laterais das escadas,
      • A altura de abertura é considerada ideal até 2500 mm. O número de seções dobráveis ​​das escadas é reduzido e sua folga durante a operação é reduzida. A medição é feita do chão até a escotilha, diferente da versão anterior,
      • O comprimento da abertura. O tamanho mais comum é 1200 mm. Esse parâmetro fornecerá um movimento mais ou menos conveniente entre pisos,
      • Ajuste apertado da escotilha à caixa - requisitos de economia de energia. Os quartos no sótão raramente são aquecidos,
      • Mecanismo de abertura. A escotilha deve abrir dentro da sala e travar na posição. Isso pode ser alcançado usando dobradiças de porta fortes e a instalação adicional de mecanismos de dobradiça com fixação,
    • A montagem das escadas não é difícil, mas requer a precisão de marcação e corte:
      • Não vale a pena criar estruturas monumentais. Lembre-se de que o peso da escada e a pessoa serão uma carga significativa nas dobradiças e nas dobradiças da escotilha,
      • A espessura da corda do arco (guias para etapas) é ideal de 120 a 150 mm,
      • A altura dos degraus é determinada individualmente e deve estar em uma faixa regulada,
      • O cálculo do comprimento da seção é feito de acordo com este princípio: comprimento da escotilha menos 200 mm (distância para dobragem livre). A seguir, é calculado o número de peças dobráveis. O comprimento estimado das escadas é dividido pelo comprimento da seção. Tomemos, por exemplo, o tamanho mínimo recomendado da escotilha e, em seguida, o comprimento de uma peça será o seguinte: 1200-200 = 1000 mm. E a escada, estimada, saiu 2740 mm. Calculamos o número de seções 2 740/1000 = 2,74. Acontece duas seções de 1000 mm e o restante de 740 mm - a parte inferior. Recomenda-se que o segmento do meio seja ligeiramente menor que o primeiro para facilitar a dobragem,

        Esquema e desenho da seção das escadas para o sótão

      • Na montagem final, as dobradiças das seções são ajustadas para que a escada se dobre de acordo com o princípio da letra Z,
      • Na última etapa, as escadas são presas à escotilha pelos cantos. Nas laterais da estrutura, podem ser fornecidos corrimãos, que adicionam conveniência ao subir e descer.

    Uma escada feita no sótão, cujos desenhos são apresentados, é feita com simplicidade. Alguns artesãos e mecanismos de dobradiça da escotilha fazem você mesmo.

    Esquemas de estruturas estacionárias

    Dependendo dos recursos de instalação técnica, escolha o tipo apropriado:

      Um projeto de uma escada de madeira em uma casa com um ângulo de inclinação de 60 a 70˚. Faça um cálculo, elabore seu desenho e instale o dispositivo nele, não será difícil. Sim, e demore um pouco. Este design pode caber organicamente no interior. Por exemplo, organizando uma festa do chá ou uma área de leitura sob um lance de escadas. Esquema e desenho de uma escada estacionária de madeira para o sótão

    Para isso, não é necessário criar estruturas fechadas. Uma escada de madeira comum não cria uma sensação premente e reduz visualmente o espaço, mas ao mesmo tempo divide a sala em zonas,

  • Parafuso. Vai demorar um pouco mais de 3 metros quadrados. m. no chão, mas proporcionará segurança e conforto aos movimentos. Outros dados serão necessários para o cálculo. Estes são modelos mais caros. O design é uma espiral de etapas ao redor do pilar de suporte. Para elaborar um diagrama, você precisará de:
    • cálculo do raio de toda a estrutura,
    • o raio traçado no meio do degrau,
    • parâmetros dos degraus, número e altura entre eles,
    • altura da passagem uma volta.
  • Todos esses dados requerem certo conhecimento de matemática e trigonometria. Mais frequentemente, recorrem a profissionais para criar essas estruturas. Dada a largura da abertura necessária para esta opção, é necessário fornecer aquecimento no sótão. Caso contrário, a massa da escotilha causará transtornos e sua ausência reduzirá a eficiência energética da casa. O calor da casa vai para a chaminé.


    Com a aparente simplicidade dos projetos, os desenhos das escadas do sótão são feitos levando em consideração várias nuances para cada tipo. Com a devida atenção e paciência, você pode criar um design confiável e conveniente para a movimentação entre pisos. Apesar de existir uma grande variedade de produtos acabados à venda, a popularidade dos produtos feitos à mão está crescendo.

    Preparando a abertura no teto

    A regra de instalação principal indica que a abertura deve ter dimensões que correspondam exatamente às especificadas nas instruções de montagem. Isso se deve principalmente ao aperto da tampa articulada ao restante da superfície do teto e, é claro, à confiabilidade do bloco de montagem encaixado dentro do sistema de teto.

    No entanto, as realidades dos projetos de construção estão longe de serem ideais. Se a escada não tiver sido selecionada com antecedência, suas dimensões podem diferir significativamente do degrau entre as vigas do teto. Portanto, as dimensões reais da abertura podem diferir das recomendadas se uma caixa de cobertura for montada antes da instalação.

    O recorte no acabamento decorativo também não precisa coincidir com as dimensões da folga no sistema de vigas e no teto de calado. O gelo e a parte do revestimento decorativo fixada a ele podem ser mais largos que a abertura, enquanto parte do sistema de estrutura do teto fica visível quando as escadas são desdobradas. Há outra opção: se não for planejado um acabamento adicional para o Lyada (e quase sempre apresenta lacunas desagradáveis ​​ao redor do perímetro), o teto é liberado na abertura de 5 a 10 mm para um ajuste mais próximo.

    Além disso, quando nervuras finas de reforço com passo frequente são usadas na sobreposição, pode ser necessário removê-las seletivamente para aumentar a largura da abertura para valores convenientes. A abertura deve estar localizada ao longo do leito das principais vigas de suporte de carga e, em seguida, restaurar a solidez da sobreposição com conexões adicionais. Isso é feito com a ajuda de lenços de cunha de uma viga maciça: eles são parafusados ​​primeiro aos elementos existentes no quadro de acordo com as linhas de marcação. Posteriormente, pranchas adicionais são presas às cunhas ao longo dos furos feitos anteriormente.

    Montagem da Web, dobradiças e outros componentes

    O mecanismo de dobramento da escada em si é um dispositivo completamente independente, que quase nunca é desmontado durante o transporte. No entanto, a tela pode não ser inicialmente fixada à carga e à dobradiça; nesse caso, é necessário corrigir de acordo com as instruções. Geralmente, a fixação é implementada com cliques com um sistema de cliques.

    Também nesta fase, todos os acessórios auxiliares estão conectados: corrimãos, fechos, elevadores ou molas a gás, bujões decorativos e um mecanismo de travamento. Depois de fixar a unidade, resta apenas fazer o ajuste.

    Conclusão do trabalho, ajuste

    Inicialmente, o comprimento das escadas deve ser ligeiramente maior que a altura real das instalações no piso inferior. Quando você tenta decompor uma escada, sua tela pode não endireitar em linha reta - as cordas do arco exigem corte na parte inferior. Observe que a escada deve ser completamente cortada somente após a instalação do revestimento do piso, uma vez que mesmo 5 mm a diferença será importante. Note-se também que uma escada que não esteja completamente desdobrada não é permitida.

    Medir a linha de corte é bastante simples. O segmento inferior da escada deve ser dobrado e deve ceder livremente no ângulo mais íngreme, o que permite apenas a dobradiça. Como os detalhes das cordas do arco estão unidos no final, você só precisa medir a distância até o chão e cortar a prancha ao longo de um ângulo apropriado, levando em consideração a espessura das tampas nas pernas.

    Há várias situações específicas que causam dificuldades na instalação:

    1. Se a linha de corte cair em um degrau, será necessário desaparafusar a chapa de aço da fixação dos trastes, deslocá-la alguns centímetros mais abaixo e, em seguida, aparar.
    2. Se a extensão da escada não for suficiente, ela, por analogia com o primeiro parágrafo, é deslocada o mais para baixo possível. O espaço restante nas paredes da caixa permite que você construa as cordas de arco com sobreposições das pranchas laterais; aqui é preferida a conexão parafusada.
    3. As escadas de tesoura não exigem um layout completo apenas se a diferença de altura for menor que o comprimento de um segmento de tesoura. Caso contrário, um segmento com uma etapa pode ser excluído ou, inversamente, aumentado. O ajuste final pode ser feito com uma dobradiça ajustável para prender o mecanismo de tesoura aos trastes.

    Acabamento decorativo

    O passo mais fácil é terminar a superfície frontal do traste. Geralmente é suave e tem uma cor neutra, para que você possa deixá-la como está. Caso contrário, um recorte retangular de drywall é encurralado ao lyad, que corresponde exatamente ao seu tamanho ou possui pequenas saliências nas laterais.

    Observe que a instalação das escadas é melhor feita no estágio em que o revestimento preparatório do sistema de suspensão (GKL, OSB) já está fixo, mas o acabamento decorativo ainda não foi aplicado. Isso permitirá alinhar as escadas niveladas com o teto e evitar diferenças nas tonalidades da composição aplicada ou do padrão de papel de parede incompatível.

    As arestas dos acabamentos do teto e da escotilha são de preferência com um perfil decorativo de plástico para declives. Portanto, a escada se destaca um pouco, mas ao mesmo tempo as extremidades não se desgastam e mantêm uma aparência atraente por mais tempo.

    Para instalar as escadas ao terminar o teto com um método de tensão, a caixa é simplesmente instalada em um revestimento pré-preparado que se projeta para baixo exatamente para o plano de instalação do perfil de trava. Ao mesmo tempo, nenhum acabamento adicional é planejado no Lyade, e as extremidades do revestimento são cobertas com um perfil comum de plástico em forma de U.