Sexo

Faça você mesmo o revestimento de uma placa ou como fazer pisos de madeira em uma casa particular

A questão fundamental do fornecimento de calor e conforto é a instalação do piso em toras de madeira em uma casa particular, uma vez que a base de madeira resolve os problemas de isolamento térmico e reduz a carga na fundação ao mesmo tempo.

O método do dispositivo é determinado mesmo durante o projeto, a fim de levar em consideração todos os aspectos estruturais antes do início da construção.

Dispositivo de chão

A preferência por pisos de madeira em uma casa particular é dada por várias razões significativas. Este material é forte, durável, com baixa condutividade térmica, não apenas prejudicial, mas também benéfico para a saúde das pessoas na sala.

O dispositivo do chão nos logs

Portanto, a árvore é frequentemente usada como revestimento de acabamento em toras, em outros tipos de bases já construídas, se o tamanho da fundação permitir, a altura da porta:

  • betonilha de cimento (monólito de concreto),
  • lajes
  • atrasos de suspensão
  • betonilha seca.

Além disso, você pode fazer um piso de madeira no chão de forma independente nos troncos em um complexo com um piso de tiragem.

Para cada tipo, a impermeabilização é realizada e a inclusão de uma camada de aquecimento na fase de projeto.

O que é lag

Estruturalmente, esse elemento de suporte pode ser representado por esses tipos de madeira:

  • metade dos logs se dispersou ao longo do eixo,
  • madeira de seção quadrada ou retangular (1 × 1,5),
  • 2 placas emendadas (derrubadas ou coladas).

A melhor opção é um produto de peça única. Se necessário, é usada a emenda de 2 partes. A conexão pode ser feita com uma junta de lingueta e ranhura de lingueta e ranhura, bumbum, prendendo com sobreposições (pelo menos de 2 lados) com fragmentos de tábuas com comprimento de pelo menos 1 m.

A madeira para vigas é selecionada entre espécies de coníferas.

Isso se deve ao teor de resina nas fibras (resistência à umidade) e ao custo do material.

Para melhorar as propriedades repelentes à água, as camadas externas da árvore são saturadas com óleo de secagem, cera derretida.

Além disso, impregnação anti-séptica e tratamento com retardadores de chama devem ser realizados.

Como escolher uma viga

Para o piso montado, os lags não são apenas um suporte, mas também um elemento rígido de conexão; portanto, a escolha da seção e da etapa de localização dependerá da espessura das placas (rigidez intrínseca), bem como do número de pontos de suporte da viga, que podem pendurar, repousar em colunas ou assentar sobre sólidos. superfície.

Ao montar em uma base sólida de concreto, não há requisitos específicos de espessura. Nesse caso, o tamanho é escolhido com base no tamanho do isolamento selecionado e na capacidade de suporte das placas (extensão sem deflexão).

A seção necessária do atraso aumenta com o aumento da distância entre os pontos de referência e com a diminuição da espessura dos painéis colocados.

Como organizar (regras gerais)

Para criar pisos de alta qualidade em uma casa particular, você deve ser guiado pelo conjunto geral de várias regras:

  1. Em uma sala retangular, as barras são direcionadas paralelamente a uma parede longa.
  2. Para uma sala quadrada, a janela é decisiva - as lamelas do revestimento do piso devem estar ao longo dos raios de luz da rua, de modo que os feixes sejam colocados ao longo da parede com uma abertura de luz. Se este não for um parâmetro tão significativo, eles serão orientados em relação à porta da frente.
  3. As defasagens extremas precisam ser recuadas da parede não mais que 0,2 M. Se a etapa de posicionamento calculada não permitir que essa condição seja atendida, ela será reduzida.
  4. As arestas superiores dos troncos devem ter um plano horizontal. Para fazer isso, use o nível de construção da água. O piso é colocado na superfície acabada, o alinhamento com os revestimentos (cunhas) deve ser realizado sob o atraso.
  5. O material de isolamento (rolo, chapa, espuma) é colocado de ponta a ponta com uma vedação na madeira.
  6. Entre as defasagens longitudinais, você pode colocar jumpers transversais. A estrutura resultante consome mais materiais, no entanto, economiza o custo da tábua de chão (a espessura diminui devido ao aumento na área do suporte).

A criação de suportes ajustáveis ​​para eles ajuda a acelerar o processo de definição da altura dos atrasos por nível. Esse método rápido é 1,15-1,2 vezes mais caro que os métodos clássicos.

As toras são colocadas nas matrizes, que são movidas girando a porca no pino de ancoragem (uma extremidade é colocada em uma base de concreto).

O lado positivo é uma quebra no contato direto com a base (aumento de umidade), a altura total permitida da estrutura pode interferir.

Como fazer no chão

A abordagem mais rigorosa requer um piso de madeira no chão devido à consideração do contato com o meio ambiente. Para mais informações sobre como colocar o chão no chão, veja este vídeo:

Estruturalmente, o problema é resolvido por duas opções de dispositivo:

  1. No subsolo. Quando o subpavimento é apoiado diretamente no solo, é necessário levar em consideração a elevação do solo, o nível das águas subterrâneas (a uma distância máxima de 2 m, no máximo). O problema do levantamento é removido de duas maneiras - aquecendo a fundação e substituindo-a por uma aparência não porosa.
  2. Com o subterrâneo. O alto nível de água subterrânea torna esse projeto obrigatório para garantir a ventilação dos vapores de baixo do edifício. A altura de elevação acima do nível do solo é suficiente na faixa de 0,1 a 0,2 m. Se a fundação é do tipo tira, é necessário organizar as aberturas de ventilação. Nas estruturas de estacas, a ventilação é equipada apenas no caso de enfrentar a base.

Outras 2 diferenças fundamentais na estrutura dos pisos - uma versão quente ou fria do piso. Para residências em casas particulares, é preferível uma solução quente (com uma camada isolante). O tipo frio é usado em instalações utilitárias, técnicas e não residenciais, para edifícios sazonais ou nas regiões sul.

Pólos

Você pode criar uma boa ventilação e suporte confiável para um piso de madeira no chão com a ajuda de colunas de suporte para toras.

A geometria da localização dos suportes também depende do tamanho do material de madeira, que está planejado para ser colocado no topo:

Essas oborings são dispostas em tijolo vermelho, fragmentos de blocos de concreto, pedras de entulho ou um bloco pronto do tipo FL. Para casas de madeira, cabanas de madeira, você pode colocar toras de madeira impregnadas com betume. O uso de uma pedra sólida não é muito confiável devido ao seu formato irregular, o que afeta a estabilidade. Para mais informações sobre pisos em postes, veja este vídeo:

A fundação sob o pilar é derramada 2-10 cm mais larga que as colunas de cada lado (dependendo do solo solto). O aprofundamento é feito abaixo da camada fértil, inchando o solo a uma profundidade de 0,1 - 0,5 m.

Use 2 métodos para derramar fundações sob as colunas:

  • instale separadamente a cofragem para cada elemento,
  • encha com uma fita (reduz o tempo de trabalho).

Ao derramar concreto nos moldes, tente imediatamente manter o nível horizontal geral dos topos das colunas. A construção adicional leva ainda mais tempo e reduz a força do monólito.

Os rolamentos de concreto requerem tempo para fabricar e solidificar. Para acelerar a construção, são usados ​​tubos de cimento de amianto ou pilhas de parafusos (para vãos grandes, solos instáveis).

No fogão

Em condições modernas, a presença de uma ampla variedade de misturas e materiais de construção em solos problemáticos para a fundação e fundação no térreo costuma usar vazamentos contínuos de lajes de concreto ou lajes de chão de fábrica.

Portanto, hoje, o termo "piso no chão" inclui mais duas opções para a construção de pisos do piso inferior de uma casa particular: em toras de concreto e suspensas.

Os pisos de concreto no solo diferem das betonilhas comuns em temperaturas mais baixas e umidade possível.Este projeto incluirá camadas mais obrigatórias para o trabalho normal do piso:

  • base do solo (plana e compactada),
  • um travesseiro (areia + cascalho),
  • betonilha em concreto bruto
  • geotêxtil, barreira contra vapor,
  • isolamento
  • filme plástico
  • placa reforçada
  • elementos estruturais do piso.

No caso de grandes irregularidades, é possível derramar betonilha niveladora de até 3 cm de espessura sobre concreto endurecido, facilitando o nivelamento das toras de madeira. Sobre a tecnologia para derramar lajes de concreto, veja este vídeo:

O isolamento é selecionado a partir de substâncias não higroscópicas. Tais materiais provaram-se bem:

  • argila expandida,
  • placa de espuma espumada,
  • poliestireno (não tão resistente à umidade, mas barato)
  • polietileno espumado (caro, mas confiável, cobre todos os lugares inacessíveis).
A lã mineral não é usada para aquecer pisos de madeira.

Lã mineral para um piso de madeira no chão sobre os troncos é melhor não usar - é sensível à umidade. Mesmo com a impermeabilização confiável, é melhor não arriscar.

Freqüentemente, a escolha do isolamento é determinada não apenas pelo custo e capacidade de assentamento de forma independente, mas também pela altura total da torta resultante.

Também são utilizados materiais de chapa (GVP, Aglomerado, Fibra) de até 2 cm de espessura como uma camada isolante na fundação da laje sob o isolamento.A folga térmica entre as placas é soprada com espuma. Um primer está sendo aplicado para proteger o compensado da água.

O número de camadas, sua espessura, o material adequado para as características da estrutura do piso podem e devem variar de acordo com a localização do canteiro de obras - a zona climática e as características geológicas.

E para que servem?

Os pisos de madeira de alta qualidade, com os devidos cuidados, mantêm suas características de desempenho por séculos, são relativamente baratos, universais (podem ser dispostos em qualquer tipo de fundação), inofensivos ao corpo humano e têm uma aparência impressionante. Se necessário, eles próprios podem servir de base para a instalação de pisos de um tipo diferente. Além disso, o piso de madeira é bastante simples de instalar e pode ser montado em uma casa ou apartamento particular, com a ajuda de apenas uma pessoa.

Princípios gerais de pisos de madeira

Genital direto placas sempre leigos em toras , mas as defasagens em si podem ser colocadas sobre uma base de concreto ou mesmo de terra e sobre suportes - geralmente são postes de tijolo, madeira ou metal. Raramente, mas ainda está sendo usada uma tecnologia na qual as extremidades dos atrasos estão embutidas em paredes opostas ou colocadas em bordas especialmente projetadas próximas às paredes e são operadas sem suportes intermediários. No entanto, neste caso, é muito difícil cobrir vãos largos - são necessários toras de seção e peso muito grandes, e é quase impossível defini-los corretamente sozinhos ...

O dispositivo de pisos de madeira sobre uma base de concreto praticamente não é diferente da instalação de pisos em um apartamento com tetos feitos de lajes de concreto armado. Muito mais complicada é a situação com instalação do piso no primeiro andar de uma casa particular , pois nesse caso é extremamente desejável organizar um subsolo ventilado e SECO. Sua presença determina em grande parte a resistência e a durabilidade do piso acabado, especialmente em casos de alta localização das águas subterrâneas.

Algumas palavras sobre a ferramenta

A ferramenta que você precisa trabalhar depende do método escolhido de instalação do piso. Mas, em qualquer caso, você não pode prescindir de:

  • nível do laser, em casos extremos - você pode usar o nível hidráulico, mas para trabalhar com ele, você precisa de um assistente,
  • nível de bolha de construção regular ou cruzada de pelo menos 1 metro de comprimento, é preferível o nível cruzado, pois permite alinhar o avião simultaneamente em duas direções,
  • um martelo de peso não superior a 500 g,
  • serra de corrente ou circular, ou uma boa serra.
  • jointer e (ou) trituradores.

Uma ferramenta comum de carpintaria - um quadrado, um machado pequeno, um avião, um cinzel, um puxador de unhas não estará fora de lugar.

Piso de madeira em lags

A figura mostra uma variante da construção de um piso de madeira nos troncos de uma casa particular com um espaço subterrâneo.

O espaço sob o piso é formado devido ao fato de os toros serem colocados em colunas bastante altas de tijolos ou blocos de concreto. Esse design permite aumentar o nível do piso do primeiro andar com uma quantidade mínima de espaço no subsolo do subsolo.

Aqui, o porão e o espaço do porão sob o piso estão do lado de fora, fora da concha da casa, com isolamento térmico, e estará frio.

Para ventilar o espaço subterrâneo em paredes externas opostas, acima do nível do solo, são feitos orifícios - através de orifícios fechados com uma malha de metal para proteger contra roedores. Os mesmos orifícios devem estar nas paredes internas dos rolamentos.

O movimento do ar sob o piso ocorre principalmente devido à pressão do vento.

No inverno, existe o risco de congelamento do solo no espaço subterrâneo, o que pode levar ao movimento do piso em relação às paredes em solos agitados.

Para evitar o congelamento do ar, é recomendável fechar o ar para o inverno e isolar a base.
No entanto, a deterioração da ventilação como resultado do fechamento das aberturas de ventilação leva ao acúmulo de umidade no isolamento e nas peças de madeira - para reduzir a resistência térmica e a durabilidade desses elementos.

Devo dizer que esse dispositivo do espaço subterrâneo tem sido usado em construções particulares desde os tempos antigos. O design não foi originalmente projetado para usar isolamento de piso eficaz.

Em casas com pouco isolamento térmico do piso no inverno, parte do calor da sala penetra no espaço subterrâneo e o aquece, impedindo o congelamento, mas aumentando a perda de calor.

O isolamento moderno do piso praticamente bloqueia a entrada de calor no chão das instalações. O congelamento do subpiso só pode ser evitado economizando o calor da terra.

Com os requisitos modernos de conservação de energia, um frio subterrâneo ventilado pelo ar não é a melhor opção. Ainda é usado antes por inércia.

Esquema de ventilação efetiva do piso no porão de uma casa particular através de um duto de exaustão
Mais detalhes. . .

Para ventilar o piso de uma casa particular, uma casa de campo, é vantajoso usar ventilação eficaz através de um duto de exaustão. Esse esquema de ventilação é a única opção certa para uma casa com um porão ou porão aquecido.

Pisos modernos em uma casa particular fazem isso

As colunas de suporte são dispostas em tijolos cerâmicos ou blocos de concreto. Recomenda-se que a distância entre as colunas adjacentes ao longo do log (span) não exceda 2 m. A base da coluna pode ser uma camada de pedra britada compactada com uma espessura de 50 a 100 mmderramado com mástique de betume. Ou, em vez de mástique, use um filme de impermeabilização.

A parte superior das colunas é nivelada em um nível com uma solução. Quando a espessura da solução é superior a 3 ver rede de alvenaria é embutida na solução. A parte superior das colunas é fechada com uma folha de material impermeabilizante.

Vigas de madeira são colocadas sobre a camada de impermeabilização. A distância entre as vigas adjacentes (defasagem) é determinada pela seção transversal, bem como a capacidade de sustentação e a rigidez das camadas subjacentes do piso - caixas, subpavimento, revestimento de acabamento. Geralmente, dê um passo conveniente para colocar entre as defasagens das placas padrão de isolamento de lã mineral, cerca de 600 mm.

Para a etapa acima, o atraso e o vão entre as colunas, levando em consideração a espessura do isolamento e torneamento, com cargas normais no piso, a seção de atraso é suficiente 100-150x50 mm No fundo das defasagens que ficam sobre os postes, prenda uma malha de aço galvanizado. Em vez de uma grade, você pode pregar uma tábua, as ripas com uma espessura de pelo menos 20 mm.

No topo da grade (placas) e lag, é colocada uma película à prova de vento e altamente permeável ao vapor.

Esse filme impede sopro de calor de isolamento de lã mineral, complica a remoção de partículas de isolamento pelo fluxo de ar (formação de poeira), mas não impede a evaporação da umidade do isolamento e das peças de madeira.

Uma folha de filme permeável ao vapor à prova de vento é colocada no topo, através do tronco, e abaixada em ambos os lados de cada tronco até a parada em uma malha de aço, de modo que uma bandeja se forme entre os logs. O filme é pregado com um grampeador em cada lado de todas as defasagens.

No canal formado entre as defasagens, o isolamento de lã mineral é colocado em um filme à prova de vento. Você pode ficar sem um filme à prova de vento se usar painéis isolantes especiais com uma camada compacta à prova de vento para a camada inferior.

Como determinar a espessura do isolamento do piso

A espessura do isolamento do piso é escolhida de acordo com o cálculo, fornecendo a resistência padrão à transferência de calor R = 4-5 m 2 sobre K / W. Se o porão não for isolado, a espessura do isolamento do piso será determinada a partir da condição de que a temperatura do espaço sob o piso seja igual à temperatura do ar externo. A espessura recomendada do isolamento de lã mineral neste caso não é inferior a - 150-200 mm

Para uma casa com fundação e suporte aquecidos, a espessura do isolamento do piso pode ser reduzida para que a soma da resistência à transferência de calor do piso + do piso seja nada menos que normativa (veja acima).

Uma faixa de barras de pelo menos 50 mm de espessura é colocada sobre o retardo. Entre as barras das ripas, coloque outra camada de isolamento. Esse projeto de isolamento de duas camadas garante que o aquecedor bloqueie pontes frias através dos toros. A distância entre as barras do torneamento é escolhida na faixa de 300 a 600 mmum múltiplo da largura das lajes de revestimento do subpiso.

Essa construção em duas camadas da base do piso (toras + ripas) permite colocar convenientemente painéis isolantes e revestimentos (DSP, madeira compensada, etc.).

O isolamento com a caixa no topo é coberto com um filme de barreira de vapor. As juntas dos painéis de filme são seladas. As juntas do filme às paredes são conectadas à impermeabilização da parede e o mesmo é selado.

Recomenda-se que a espessura das barras da caixa seja selecionada entre 25 e 30 mm mais do que a espessura da camada superior de isolamento. Isso permitirá, abaixando o filme nos dois lados de cada barra da caixa, criar um espaço ventilado entre o filme de barreira de vapor e o revestimento do piso.

Isolamento térmico a vapor por penofol

Corrija o penofol com um grampeador nas laterais
caixas ou ripas.

Em vez da camada superior do filme de isolamento e barreira contra vapor, é mais lucrativo colocar o penofol - um polímero espumado revestido com papel alumínio, 10 mm (também disponível sob outros nomes comerciais).

O penofol deve ser colocado com o lado aluminizado voltado para cima, em direção ao espaço ventilado, através das barras da caixa e abaixado nos dois lados de cada barra. Depois disso, o penofol é pregado em cada lado de todas as barras com um grampeador, para formar um espaço de 3-4 entre a superfície aluminizada e as placas de revestimento do piso ver. As juntas dos painéis de penofol são seladas com fita adesiva aluminizada. A camada de penofol fornecerá resistência à transferência de calor equivalente a 40 min. mme impermeabilidade ao vapor necessária.

Nas barras da caixa sobre o filme estanque ao vapor ou penofol, placas do subpiso são fixadas. Em vez de placas, são frequentemente utilizadas lajes: aglomerado de cimento (espessura> 22 mm), compensado (> 18 mm), etc. Folhas, placas são colocadas com o lado mais comprido nas barras da caixa. Sob o lado curto entre as barras das ripas, os espaçadores são fixos. Todas as bordas da folha colocada devem ter um suporte embaixo - um bloco ou espaçador.

O uso de placas de poliestireno de espuma de poliestireno como aquecedor não é recomendado. Tais tábuas servem como uma barreira à umidade sempre contida no piso de madeira. Ao impedir que a umidade escape da madeira, o isolamento de espuma reduz a vida útil do piso de madeira. Além disso, o isolamento de lã mineral, devido à melhor elasticidade, fica mais denso que o poliestireno.

Para proteger o espaço subterrâneo da umidade do solo, é aconselhável cobrir toda a superfície do solo com uma película de impermeabilização (e não apenas sob as colunas, como na figura). As juntas dos painéis de revestimento são seladas. A adjacência do filme às paredes deve ser conectada à impermeabilização da parede e também vedada. As colunas do chão estão diretamente sobre o filme.

Como resultado, obtemos um espaço no piso ventilado limitado por conchas herméticas - acima (barreira ao vapor) e abaixo (impermeabilização).

Esse espaço subterrâneo protege a casa não apenas da umidade e do frio, mas também da penetração em instalações residenciais gás radão no solo.

Chão nas defasagens nas paredes intermediárias

Chão nas defasagens nas paredes intermediárias

Em construções modernas de piso, os toros de viga estão localizados a uma pequena distância um do outro, o que permite o uso de madeira de uma seção menor e, portanto, o custo, além de ser conveniente colocar painéis de isolamento.

Em vez de colunas de tijolo, as defasagens podem ser vantajosamente suportadas em paredes intermediárias dispostas ao longo do intervalo com um intervalo de cerca de 2 m. Tijolos ou blocos na parede são colocados por alvenaria celular com espessura de meio tijolo, deixando 1/4 dos espaços estendidos em juntas verticais para ventilação do espaço subterrâneo. Se a parede tiver uma altura superior a 0,4 m, pelo menos a cada 2 m o comprimento da parede, coloque as pilastras - colunas grossas de tijolo, para aumentar a estabilidade da parede.

Se o atraso da etapa não for superior a 600 mm e abrangem menos de 2 m, a seção transversal de um log de madeira é suficiente para ter 100x50 mm.

Chão de madeira no chão sobre os troncos

Outra versão do piso de madeira nos troncos de uma casa particular é mostrada na figura a seguir:

Aqui, diferentemente da primeira opção, o nível do piso é elevado à altura necessária devido ao aterro da cave com solo compactado.

A ventilação do piso é realizada devido ao movimento do ar sob a influência da corrente de ar do duto de ventilação.

O ar quente é retirado da sala e através dos orifícios de ventilação nos rodapés, e o espaço entre o revestimento do subpiso e a parede entra no espaço entre as defasagens. Em seguida, o ar entra no duto de ventilação.

Para garantir a ventilação do espaço subterrâneo, são utilizados rodapés com furos ou é fornecida a instalação de rodapés com um espaço entre eles e as paredes.

Para que o ar se mova de forma mais ou menos uniforme sob toda a superfície do piso, a folga para a passagem de ar é feita de larguras diferentes - quanto mais distante do duto de ventilação, maior a folga (2 ver) Perto do duto de ventilação, os furos nos rodapés e os espaços entre a parede e o piso não são feitos (ou o espaço é selado com fita adesiva).

É importante entender que, neste tipo de ventilação, ao contrário do primeiro, o espaço subterrâneo fica dentro da concha de proteção térmica da casa e deve estar quente. O invólucro externo do subpavimento deve ter uma resistência à transferência de calor não inferior à parede da casa. Caso contrário, a entrada de ar quente da sala poderá causar a formação de condensação nas partes do subpiso.

Tornar uma camada de solo a granel mais espessa que 600 mm não recomendado. Despeje o solo e tampe cuidadosamente com camadas de espessura não superior a 200 mm. A compactação do solo a granel com o estado do solo natural ainda falha. Portanto, o solo eventualmente precipitará. Uma espessa camada de solo a granel pode levar a uma subsidência muito grande e desigual do piso.

A película de impermeabilização é colocada sobre uma camada niveladora de areia com uma espessura de pelo menos 30 mm. As juntas dos painéis de filme são seladas. As juntas do filme às paredes estão necessariamente conectadas à impermeabilização da parede e também são seladas.

O isolamento térmico é aplicado à impermeabilização.

Nesta modalidade, é melhor usar painéis de isolamento de polímero - poliestireno (espuma de poliestireno). Espessura de isolamento é suficiente 50-100 mm, já que a temperatura do solo sob a casa é sempre positiva.

Se as paredes e o porão da casa não estiverem isolados, pelo menos 800 ao longo das paredes externas mm uma camada mais grossa de isolamento deve ser colocada, 150 - 200 mm.

Em uma casa com paredes externas de multicamadas com isolamento do lado de fora, para excluir uma ponte fria, ignorando o isolamento de paredes e piso, base é isolada sem falha (veja a figura na primeira parte do artigo).

Os troncos do piso encontram-se em um revestimento baixo feito de tijolos ou blocos de concreto.

Se placas de espuma de poliestireno extrudido (XPS, penoplex, etc.) forem usadas como isolamento térmico, as toras poderão ser colocadas no revestimento de revestimento dessas placas.

Um espaço de 3-5 deve ser fornecido entre o isolamento e as toras de madeira do piso. ver. para a livre circulação de ar.

De acordo com as regras de construção, há uma restrição no dispositivo do piso. Como o espaço sob o piso é ventilado através do duto de exaustão da ventilação natural, é proibido fazer o revestimento final do piso a partir de materiais combustíveis: de tábuas, tábuas e parquet, etc. Ou uma base incombustível deve ser fornecida sob eles, por exemplo, uma mesa pré-fabricada feita de gesso cartonado, folhas de fibra de gesso ou um piso áspero feito de placas de aglomerado.

Nesta modalidade, os toros e outros elementos do piso estão em melhores condições de umidade do que no primeiro caso.

Pisos, solos e fundações

Os pisos no chão não estão conectados à fundação e repousam diretamente no chão embaixo da casa. Se o solo na área estiver arfando, o chão no inverno e na primavera poderá "oscilar" sob a influência da arborização do solo por geada. Para impedir que isso aconteça, o solo pesado sob a casa deve ser forçado a não se levantar. A maneira mais fácil de fazer isso é isolando a base e a parte subterrânea fundação tira.

A construção de fundações de estacas em estacas perfuradas (incluindo TISE) e parafusadas envolve a instalação de uma base fria. Isolamento do solo sob a casa com tais fundações, a tarefa é bastante problemática e cara. Os pisos térreos de uma casa sobre uma base de estacas podem ser recomendados apenas para solos não pesados ​​ou levemente pesados ​​na área.

Ao construir uma casa em solos agitados, é necessário isolar o porão e a parte subterrânea da fundação a uma profundidade de 0,5 - 1 m.

Em uma casa com paredes externas multicamadas com isolamento do lado de fora, uma ponte fria é formada através do porão e da parte de apoio da parede, ignorando o isolamento da parede e do piso.

Além disso, o isolamento do porão ajudará a eliminar a ponte de frio e também reduzirá a espessura do isolamento do piso. Sobre como determinar a espessura necessária do isolamento térmico vertical do porão e da parte subterrânea da fundação descubra aqui.

Especificações de log e requisitos de instalação

Os logs são diferenciados das vigas por seu tamanho e mobilidade menores. Se as vigas após a instalação não puderem ser movidas, o reparo for muito longo e demorado, os logs serão um elemento da arquitetura móvel. Eles são muito mais fáceis de instalar, se necessário, os reparos são mais rápidos.

Distância de atraso

Proporções ideais de seção

Antes de prosseguir com a construção do piso, é necessário estudar os requisitos dos documentos regulamentares para o tamanho do atraso e a distância entre eles, levando em consideração a espessura das tábuas do piso.

Tabela da seção de toras em um degrau de 70 cm

A distância entre os suportes do atrasoAtraso nas dimensões lineares
200 cm110 × 660 mm
300 cm150 × 80 mm
400 cm180 × 100 mm
500 cm200 × 150 mm
600 cm220 × 180 mm

Tabela da distância entre as defasagens, dependendo da espessura da prancha

A espessura da tábua de chão de pinho, mmA distância entre defasagens adjacentes, cm
2030
2540
3050
3560
4070
4580

Para aprender como fazer cálculos independentemente com base em tabelas, será útil considerar o exemplo mais simples. Dados iniciais: o comprimento da sala é de 10 m, pegue uma tábua de chão com 30 mm de espessura.

De acordo com a tabela, com essa espessura da prancha, a distância entre os lags é de 50 cm, com uma refeição de 10 m, são necessários 20 lags. A remoção do atraso das paredes não pode exceder 30 cm, o que significa que teremos que aumentar seu número em uma peça, a distância entre os demais diminuirá para 45 centímetros.

Nota importante. Durante os cálculos, todos os arredondamentos precisam ser feitos apenas em uma direção menor, criando assim uma margem adicional de segurança.

Não há necessidade de calcular os tamanhos e distâncias para o milímetro mais próximo, ninguém está envolvido nessas medidas. A propósito, durante a construção, a grande maioria dos elementos e estruturas arquitetônicas é medida em centímetros, com a maior precisão - meio centímetro. Os milímetros quase nunca são usados ​​durante as medições.

Como um registro, uma viga de madeira de seção retangular pode ser usada

Instalação de pilares de tijolo

A melhor escolha para hoje é o bastão de tijolo, que possui características aceitáveis ​​de resistência, é bastante acessível do ponto de vista financeiro e não requer mão de obra especial para a construção. A única limitação é a altura dessas colunas de suporte não deve exceder 1,5 m se for maior, para manter a resistência dos suportes, será necessário aumentar sua seção transversal, o que levará a um aumento acentuado no número necessário de tijolos e, consequentemente, a um aumento nos custos de material para construção. Com uma altura de coluna de 50-60 cm, uma seção de tijolos 1x1 é suficiente, a uma altura de 0,6-1,2 m, é feita uma seção de pelo menos 1,5x1,5 tijolos, colunas com até 1,5 m de altura são dispostas com pelo menos 2x2 tijolos.

Enfim é necessário preencher "níquel" de concreto sob apoios de tijolo , cuja área excede a área da seção transversal das colunas em pelo menos 10 cm em cada direção. A distância entre os centros dos locais é selecionada entre 0,7-1 m ao longo dos troncos e 0,8-1,2 m entre os troncos com uma seção transversal de 100 ... 150x150 mm. Depois de marcar nos locais de montagem dos pilares, os buracos se rompem a cerca de meio metro de profundidade, o principal é que o fundo fique abaixo da camada fértil da terra. No fundo desses mini-poços, é feita uma "almofada" de areia e cascalho, sobre a qual a mistura de concreto é derramada. É desejável que a superfície da "moeda de cinco copeck" resultante esteja alguns centímetros acima do nível do solo.

Está na fase de definição dos pilares de apoio colocando a horizontalidade do futuro sexo , e é nesta fase que é melhor usar o nível do laser. Com sua ajuda, o nível LOWER EDGE LAG mais 1 cm é marcado nas paredes, um cordão de construção é esticado entre as paredes opostas nesse nível e a altura dos postes é ajustada de acordo com seu nível. É totalmente opcional exibi-lo estritamente até um milímetro - um espaço de alguns centímetros é bastante aceitável. Ao calcular a espessura total do piso, deve-se levar em consideração que pelo menos o plano superior deve ser superior ao nível do subsolo do edifício - caso contrário, será extremamente difícil evitar as “pontes frias”.

Alguns recursos dos pilares de suporte

Vale a pena prever neles a presença de suportes para feixes . Geralmente, esses "prendedores" usam "pernos" verticais rosqueados ou parafusos de rosca ou âncora de 10-20 cm - mais tarde, os furos passantes são perfurados nos lags nos locais apropriados, com os quais as vigas são "montadas" nos pinos resultantes e são atraídas por porcas e arruelas. Os excessos salientes da "rosca" são cortados pelo "moedor".

As superfícies laterais das colunas e, principalmente, seu plano superior em que o atraso será estabelecido, de preferência cubra com uma camada de gesso durável - reforçará adicionalmente o design e desempenhará o papel de impermeabilização adicional. Na superfície das colunas acabadas é colocada 2-3 camadas de pequenos pedaços de material de cobertura.

Após a secagem e o endurecimento completos da argamassa de alvenaria (isso leva cerca de uma semana), os logs já podem ser colocados nos postes de suporte acabados.

Pavimentos flutuantes ou duros?

No primeiro caso, todo o “sanduíche” do piso fica e repousa unicamente sobre os postes, não sendo rigidamente preso às paredes ou fundações do edifício. No segundo, as extremidades da defasagem são rigidamente fixadas às paredes de uma maneira ou de outra, esse design praticamente elimina a "caminhada" do piso, mas quando o edifício afunda, pode levar completamente à deformação dos pisos acabados.

Com a versão "flutuante" do piso, o comprimento do atraso é de 3-5 cm a menos que a distância de parede a parede. No segundo caso, a folga não deve exceder 2 cm - caso contrário, será difícil fixar firmemente as paredes nas paredes. Se necessário, as defasagens podem ser feitas de duas ou mais peças, conectando-as em "meias patas" - mas a articulação deve necessariamente cair no pilar de apoio e ser pregado ou (com uma seção transversal de até 10x100 mm) parafusado com parafusos.

Se o comprimento final do perfil for inferior a três metros, eles poderão ser colocados diretamente nos suportes (sem esquecer as juntas de impermeabilização do material de cobertura!). No entanto, é muito melhor colocar uma placa plana de 25 a 50 mm de espessura entre o material de cobertura e o plano inferior da viga de perfilagem. No caso de escaramuças, isso deve ser feito!

Nivelamento de retardo

Depois de colocar o atraso nos pilares de suporte preparados, eles devem ser "ajustados" por nível. Isso é feito da seguinte maneira: com a ajuda de juntas de madeira de pequena espessura dois feixes extremos são dispostos horizontalmente , de acordo com um nível de altura calculado e marcado anteriormente. Até agora, as juntas são usadas apenas nos pilares de suporte extremos, enquanto as intermediárias podem ser ignoradas. As extremidades das defasagens expostas são pregadas nas paredes; no caso de pisos "flutuantes", essa fixação será temporária.

Em ambos os lados, a uma distância de 0,3-0,5 m das paredes, nos planos superiores dos troncos assentados o cordão do prédio é puxado.Ele exibe todos os outros feixes intermediários, depois, se necessário, são instaladas juntas entre as colunas e atrasos restantes. TODAS as gaxetas devem estar firmemente presas (pregadas) aos lags e, se possível, aos postes de apoio. As vigas devem ficar firmes nos postes; em casos extremos, são permitidos espaços não superiores a 2 mm - mas não nos postes adjacentes.

Piso áspero

Depois de depositar o tronco, é feito um piso áspero. Para fazer isso, ao longo de todo o comprimento do corte inferior do tronco, uma barra estreita (barra “craniana”) é pregada em cada lado dela. São colocadas tábuas não tratadas entre os lags com um comprimento igual à distância entre os lags. Após a colocação, essas placas são "sólidas" cobertas por uma película isolante de vapor, na qual o isolamento é aplicado ou preenchido. De cima, tudo é completamente coberto com um pano à prova de vento.

Ventilação por piso

Ao instalar o piso em pilares de tijolo no espaço subterrâneo a ventilação deve ser organizada - forçado (com uma grande capacidade cúbica do subsolo) ou natural. Um elemento obrigatório dessa ventilação é o chamado "Golpes" : Através de orifícios na fundação ou nas paredes abaixo do piso. Esses orifícios devem estar disponíveis ao redor do perímetro do edifício e, sob as divisórias internas, a distância entre eles não deve exceder 3 m.

As dimensões das aberturas são geralmente selecionadas em 10x10 cm, o centro do furo deve estar a uma altura de 0,3-0,4 m do nível do solo (acima da espessura da cobertura de neve no inverno). Certifique-se de prever a possibilidade de aberturas de ventilação sobrepostas no inverno. Além disso, para proteger contra roedores, os respiradouros são fechados com uma malha fina.

Em caso de se o subsolo não for muito profundo (não mais de 0,5 m) e o dispositivo de ventilação é difícil, aberturas de ventilação são feitas no próprio piso - geralmente nos cantos . Essas aberturas são fechadas com grades decorativas e devem estar sempre abertas.

Como colocar pisos

Antes de colocar as tábuas do assoalho, o isolamento é coberto com um pano à prova de vento. A escolha do painel depende do tipo de superfície que será o piso acabado. Se for concebido naturalmente - você precisará de uma placa de piso estriada (com uma trava), se for colocado linóleo ou laminado - é bem possível fazer isso com uma placa de gume comum. MAS EM QUALQUER LUGAR, A MADEIRA DEVERIA SER BOM SECADA!

Fixamos a placa ranhurada nos toros

A primeira prancha é colocada com um espaço de 1-1,5 cm da parede, e não próximo a ela, com um espigão na parede. As placas a seguir são pressionadas em relação às anteriores usando algum tipo de ênfase (braçadeiras, por exemplo) e um par de cunhas de madeira. As placas, especialmente se forem mais grossas que 25 mm, são pregadas - neste caso, os parafusos não encaixam, não atraem a placa para a superfície superior do tronco. A folga especificada de 1 a 1,5 cm deve ser mantida em todo o perímetro da sala. As juntas existentes nas extremidades das tábuas do assoalho devem ser escalonadas.

Acabamentos de piso acabados

Após o assentamento, o piso está pronto para o acabamento, que consiste em retificação (raspagem) e revestimento com tinta ou verniz . Fazer isso manualmente é quase impossível - você deve usar um jointer ou moedor elétrico. Após esse procedimento muito empoeirado, todos "abriram" tratar rachaduras e fendas entre as placas com massa de madeira feito com base no óleo de secagem. A última operação antes da pintura é fixar o rodapé em torno do perímetro da sala.

A superfície polida é pintada ou envernizada, por exemplo, iate, tintas e vernizes modernos podem simular quase qualquer tipo de superfície de madeira ou material. Normalmente, pelo menos duas camadas de revestimento são aplicadas; um rolo de pintura e um bom respirador são usados ​​para o trabalho. Se você deseja obter uma superfície brilhante, mas fosca, use cera ou óleo.

Sumário

Deitar o chão nos troncos - a operação de construção não é a que consome mais tempo, mas exige uma abordagem cuidadosa à implementação do trabalho e uma consideração cuidadosa de suas ações. Mas, por outro lado, com a abordagem correta, todo o trabalho pode ser feito com suas próprias mãos e em um tempo relativamente rápido, com custos financeiros mínimos.

Prós do dispositivo do chão nos logs

Os toros instalados como suporte em um piso de madeira são muito funcionais. Além de suas responsabilidades diretas, eles também:

  • criar uma carga uniforme no solo em uma casa particular e se sobrepor (se o piso for colocado em um prédio de apartamentos),
  • nivele a superfície sob o revestimento (pisos de bricolage podem ser elevados ou abaixados com suas próprias mãos para criar uma superfície perfeitamente plana, independentemente dos parâmetros iniciais da sala),
  • crie entre o chão e o chão um espaço livre e ventilado, no qual você possa ocultar comunicações indesejáveis ​​para todo mundo ver,
  • aumentar o isolamento acústico da sala,
  • facilitar o procedimento de isolamento do piso.

Além disso, as barras de toras individuais, se necessário, podem ser facilmente substituídas sem a necessidade de reparos em larga escala em casa.

Características estruturais do piso nos toros

O dispositivo do piso de madeira acabado nas toras lembra um bolo de várias camadas, no qual, por cima das camadas sobrepostas, é necessário colocar tábuas, toras, uma camada de impermeabilização, isolamento e o acabamento do piso.

O dispositivo do piso nas defasagens envolve a instalação de impermeabilização e isolamento

Nesse caso, independentemente do tipo de sobreposição, o bolo do piso isolado inclui elementos adicionais:

  • camada de impermeabilização entre o teto e os troncos,
  • barras de registro
  • piso áspero (placas de madeira compensada são preferidas),
  • revestimento isolante de impermeabilização,
  • barreira de isolamento e vapor em si,
  • placas - acabamento.

Esse design de pisos nos troncos é relevante para os primeiros andares em residências particulares. Todos os pisos subsequentes não precisam de um isolamento tão sério; neste caso, a instalação de uma camada de impermeabilização do bolo só é necessária com o contato direto com concreto e tijolo.

É necessário isolar os pisos dos primeiros pisos e fundações de concreto ou tijolo

Tecnologia de lag self-made e seleção de madeira

Os logs podem ser comprados na loja ou você pode fazer isso sozinho. A segunda opção custará relativamente mais barata. Melhor para esses fins, é adequada a madeira com um teor de umidade não superior a 15 a 17% do segundo ou terceiro graus. Os logs podem ser feitos de pinheiro, abeto, abeto, álamo tremedor e larício.

Se você mesmo fizer toras, considere que a seção transversal da viga deve ser retangular. Cerca do dobro da largura. O tamanho desejado é determinado com base nos parâmetros da sala, para ser mais preciso: com base na distância exata entre os elos de amarração da madeira.

O tamanho das barras depende da distância entre os elos de fixação

Além disso, é necessário levar em consideração a espessura da camada de isolamento e o tamanho dos vãos. Na ilustração, você pode observar cálculos aproximados colocando o atraso a uma distância de 70 cm um do outro.

Se o seu quarto tiver um tamanho intermediário entre os valores indicados, vale a pena considerar um valor maior como base. Portanto, você terá um estoque de material que permitirá colocá-lo sem falhas e tornar a estrutura mais durável.

Para fazer um piso de madeira com suas próprias mãos, você pode usar tábuas afiadas e ranhuradas. A segunda opção é muito preferível, porque seu dispositivo envolve uma ranhura e um espigão, portanto, a instalação de um acabamento fino não é tão relevante.

É preferível usar pranchas de lingueta e ranhura graças ao sistema de lingueta e ranhura

Você pode usar tábuas de assoalho feitas de cedro, larício, abeto, álamo tremedor e pinho. Os materiais mais caros e duráveis ​​são os maciços de carvalho e pinheiro: desde que a instalação seja realizada corretamente, eles durarão várias décadas. Por sua vez, o larício é excelente para salas com alta umidade, porque não está sujeito a deterioração, e as tábuas de álamo e amieiro saudáveis ​​são ótimas para quartos de dormir.

As tábuas de carvalho e pinho duram muito tempo

Se você comprar tábuas de piso da primeira série, não poderá fazer alarde no piso final, mas na fase final apenas lixe as placas e abra com verniz.

O principal é que, antes de assentar, é necessário tratar as pranchas com antifúngicos antissépticos e mergulhar com uma composição repelente à água.

Se você estiver instalando um piso de madeira com suas próprias mãos, considere cuidadosamente a escolha da madeira: as tábuas devem estar secas, mas não secas demais. A madeira molhada, após secagem e sob pressão do móvel, pode ficar deformada. Sempre compre pranchas com uma margem de 15 a 20%, caso precise de poda, erros e casamento.

Como calcular independentemente a distância necessária entre os atrasos?

Ao instalar o piso nos troncos, opere com a regra: quanto mais espessa a tábua, mais larga será a instalação e mais afastados serão os troncos.

Por exemplo, para uma prancha cujo tamanho é de 5 cm, você pode dar um passo (a distância entre as defasagens) de um metro e meio.

Se você usar pranchas finas, poderá dar um pequeno passo para que não haja desvio da prancha. O comprimento do passo mais comum entre as defasagens é de 50 a 70 cm.

A distância entre as defasagens na maioria das vezes é de 50 a 70 cm

Considere também que você precisa de uma distância extra para facilitar o assentamento do isolamento. Se o tamanho da base não corresponder aos valores da tabela, será calculado para cima.

Regras básicas para instalar atrasos

Com a automontagem, o atraso deve seguir estritamente as seguintes regras:

  • Antes de instalar o lag, a superfície deve ser limpa e aberta com um primer,
  • todos os elementos de madeira da construção do bolo são cuidadosamente secos e processados ​​com antifúngicos antissépticos,
  • como material isolante acústico, pode ser usada areia ou papelão,
  • os pisos ajustáveis ​​do tipo faça você mesmo devem ser bem fixos e, em seguida, use o nível longo do edifício para garantir que os logs sejam instalados diretamente na horizontal,

Para controlar a horizontalidade da estrutura, você deve usar o nível

  • Em nenhum caso você deve começar a instalar o piso sem verificar o registro horizontal e uniforme,
  • placas de piso são anexadas a cada atraso, sem exceção,
  • para não estragar a placa, os slots para fixações devem ser feitos com antecedência; ao usar parafusos autorroscantes, os furos são feitos com uma broca fina.
  • Instalação de toras de madeira para o chão

    A madeira é um revestimento de piso testado pelo tempo e séculos de experiência. Empilhados corretamente, podem servir por décadas e não perder a aparência. Além disso, é o piso “respiratório” mais ecológico, garantindo um alto grau de isolamento térmico e acústico das instalações de um prédio particular e de um prédio de apartamentos.

    O design do piso de madeira nos troncos

    Para colocar o piso de madeira nos troncos de maneira rápida e confortável, você precisará das seguintes ferramentas: nível, martelo, serra e machado, martelo, extrator de unhas, broca, chave de fenda e chaves. E também os seguintes materiais: tábuas de assoalho (às vezes o papel do subpiso é atribuído a placas de madeira compensada), toras, material de isolamento, fixadores (cavilhas de ancoragem, parafusos e pregos autorroscantes).

    Se todos os materiais necessários para instalação estiverem disponíveis, você poderá começar a colocar o atraso em cima do material de isolamento acústico. Como já mencionado, a superfície deve ser nivelada, verificando sua horizontalidade no nível do edifício. As placas são anexadas aos logs usando cavilhas.

    Agora vale a pena considerar com mais detalhes toda a tecnologia do dispositivo do piso nos troncos de uma casa particular.

    O primeiro passo é marcar a área de trabalho e preparar a fundação. Primeiro, compacte o solo e fixe a cofragem com lados de dez centímetros. No fundo, encontra-se uma malha reforçada e, em seguida, a mistura de concreto é derramada. Para o concreto secar, é preciso esperar alguns dias. Depois disso, um filme de polietileno impermeabilizante é colocado sobre o piso de concreto e, em seguida, são construídas estruturas de suporte.

    Se o piso estiver frio, o espaço que permanecer embaixo dele após sua construção deverá ser coberto com areia ou argila expandida (não encimada por cima, é necessário deixar cerca de 5 cm de espaço livre).

    Você pode isolar o chão com argila expandida

    O segundo passo será garantir a ventilação normal do espaço sob o piso. Para esses fins, pequenos buracos são feitos ao redor do perímetro do rodapé (a cada 15 m²), que, para evitar a entrada de ratos na casa, são fechados com uma grade de metal não ferroso.

    O próximo passo é o isolamento do piso. Poliestireno expandido, isospan ou material de rolo com isolamento térmico são perfeitos para esses fins. Esse material é colocado na camada de impermeabilização do isolon, que é anexada antecipadamente aos toros usando um grampeador industrial.

    Depois de colocar o isolamento, você pode começar a colocar o calçadão sobre o atraso. A instalação deve começar pelo canto da sala. As placas são parafusadas diretamente às defasagens usando parafusos autorroscantes.

    O esquema do piso de madeira

    Se as placas estiverem acabadas e lixadas, elas podem desempenhar o papel de acabamento, acabamento de pisos. Se for assumido que a camada de acabamento (laminado, parquet, linóleo, etc.), você poderá começar a colocá-la imediatamente após concluir o trabalho de fixação das placas nas toras.

    Assim, a instalação do piso nos troncos de madeira apresenta muitas vantagens em relação à colocação do piso diretamente sobre um piso de concreto ou sujeira. Além de suavizar todas as irregularidades dos pisos e distribuir a carga uniformemente, também isola perfeitamente a carcaça e contribui para a absorção de ruídos.

    Korovin Sergey Dmitrievich

    Mestre em Arquitetura, formado pela Universidade Estadual de Arquitetura e Engenharia Civil de Samara. 11 anos de experiência em projeto e construção.

    Opções da base do piso

    Esses tipos de pisos podem ser instalados em uma base de madeira e concreto ou no chão. Cada opção tem suas próprias características tecnológicas, que devem ser lembradas durante o trabalho. Quanto ao objetivo específico das instalações, levando em consideração este parâmetro, são selecionadas a base do piso e suas características operacionais. A própria tecnologia do dispositivo é quase inalterada.Obviamente, existem opções para pisos quentes e frios, mas esses recursos também têm um algoritmo de construção comum.

    O dispositivo do piso de madeira sobre os troncos em bases de madeira

    Esses pisos podem ser feitos em edifícios de madeira e tijolo e podem ter várias variedades. Você precisa considerar os recursos do piso na fase de design do edifício. Não apenas o objetivo de cada quarto e seu tamanho, mas também a zona climática da residência, os requisitos de microclima e as capacidades financeiras do construtor são levados em consideração. Abaixo estão recomendações passo a passo para a construção desse tipo de piso.

    Colocando um piso de madeira sobre os logs em uma casa de madeira

    Piso de madeira - foto

    Dependendo das condições específicas, o algoritmo pode ser ligeiramente modificado, mas todas as principais operações de construção são necessárias. A base pode ser placas OSB resistentes à umidade ou folhas de madeira compensada colada. A concepção do piso prevê a possibilidade de assentamento de aquecedores, é permitido o uso de lã de vidro laminada e prensada ou poliestireno. Se houver isolamento, é necessário colocar uma barreira de hidro e vapor.

    Etapa 1 Pegue as dimensões da sala e calcule o número de defasagens, levando em consideração as recomendações acima. Prepare materiais e ferramentas, faça marcações. Faça o trabalho devagar, os erros cometidos nesta fase têm consequências extremamente negativas. Sua eliminação levará muito tempo.

    Etapa 2. Comece a instalar defasagens a partir da parede extrema. Se a sala tiver piso preto, os atrasos poderão ser fixados diretamente a eles. Para facilitar o trabalho, é melhor usar quadrados de metal com perfuração, tais elementos aceleram significativamente o trabalho e aumentam a estabilidade do atraso. De acordo com a marca na parede, levando em consideração a espessura das tábuas do piso, coloque uma extremidade do tronco, fixe sua posição.

    Instalação de um atraso de um piso

    Conselhos práticos. Durante a instalação de defasagens extremas, não as conserte imediatamente; primeiro, os parafusos autorroscantes devem ser iscados apenas. Isso tornará possível fazer ajustes finos finais.

    Execute as mesmas ações no segundo extremo do atraso, monitore constantemente sua posição em termos de nível. O código de latência é normal, você pode fixar firmemente as extremidades e prosseguir com a instalação de fixadores intermediários. A distância entre eles depende da espessura das placas que são usadas para toras, é de cerca de 70 centímetros.

    Etapa 3 Entre as defasagens extremas, você precisa puxar as cordas, nessa linha, defina todas as defasagens restantes. Verifique constantemente o nível, a precisão da instalação deve ser de ± 1–2 mm. Não há mais sentido, é preciso muito tempo extra. Uma pequena diferença de altura será removida durante o acabamento da superfície frontal das tábuas do assoalho.

    Etapa 4 Se o piso estiver quente, é necessário colocar isolamento térmico entre as toras, para evitar a entrada de umidade, impermeabilização e barreira contra vapor. As distâncias entre os lags devem ser ajustadas levando em consideração o comprimento e a largura do isolamento. Pode ser lã mineral ou poliestireno e tipos de isolamento a granel. Se todo o trabalho preparatório estiver concluído, você poderá começar a colocar as tábuas do assoalho.

    Isolamento térmico entre defasagens

    Isolante para pisos de lã mineral

    Existem opções para instalar logs em vigas de piso. Estes são os chamados pisos ventilados, mais frequentemente utilizados em instalações não residenciais. Não é necessário observar uma precisão especial, o alinhamento de tamanhos é feito com defasagens. Os toros das vigas são presos com pregos ou parafusos na lateral. O algoritmo de trabalho é o mesmo. No começo, as extremidades são colocadas, uma corda é puxada entre elas e todas as outras são presas ao longo dela.

    Colocando o log nas vigas inferiores

    A ventilação é realizada através de produtos especiais nas fundações, a distância entre o solo e o piso deve ser de pelo menos cinquenta centímetros. Caso contrário, a taxa de câmbio aéreo não atende aos indicadores necessários, e isso se torna a causa de danos às estruturas de madeira.

    Colocando toras no chão

    O método é usado para anexos, casas de banho, mandris, varandas, etc. A madeira deve ser tratada com anti-sépticos. A fundação é melhor colunar; se você quiser fazer uma fita mais durável, é necessário prever a ventilação antecipadamente para a ventilação natural.

    Chão em toras no chão

    Como é feito esse piso?

    Etapa 1 Retire o solo fértil. Você pode adicionar camas a elas ou nivelar a área em frente à casa.

    Retire a camada do solo

    Etapa 2. Marque as colunas. A distância entre eles é selecionada levando em consideração a carga e o tamanho do atraso. As colunas podem ser feitas de concreto, bloco ou pré-fabricadas. As dimensões dos suportes são de aproximadamente 40 × 40 cm, a profundidade da instilação é de 30 cm e uma camada de areia com aproximadamente 10 cm de espessura deve ser derramada sobre o fundo e forçada.

    Etapa 3 Encha os suportes com concreto. Para preparar o concreto, duas partes de pedra britada e três partes de areia devem ser retiradas de uma parte de cimento. Água é adicionada conforme necessário. A cofragem não pode ser feita no chão; uma cofragem de tábuas ou restos de OSB é instalada acima do solo. Durante a fabricação de cofragem, você precisa usar o nível, todas as faces devem ser estritamente verticais.

    Piso de madeira

    Postes de concreto pré-fabricados

    Conselhos práticos. É muito mais fácil criar colunas a partir de blocos prontos. O alinhamento horizontal deve ser feito em uma corda. Após o extremo exposto no nível hidráulico, uma corda é puxada entre eles. Os desvios não devem exceder ± 1 cm. Esse spread é eliminado durante a instalação do atraso.

    Instalação de blocos para logs

    Colocar colunas sob os troncos do piso de madeira, esquema

    Etapa 4 Prossiga para corrigir o atraso, você precisa começar o trabalho também do extremo. Para um alinhamento horizontal preciso, você pode usar as almofadas. É indesejável tirar fatias de madeira, com o tempo elas secarão e o carretel aparecerá: o chão começará a ranger desagradável ao caminhar. Entre estruturas de madeira e superfícies de concreto, é necessário colocar duas camadas de material de cobertura para impermeabilização confiável.

    Atrasos suportados

    Etapa 5 Depois que as toras extremas são colocadas, uma corda é puxada entre elas e todas as demais são colocadas sob ela. Os toros são fixados com quadrados de metal nas cavilhas e parafusos. Para aumentar a estabilidade, é recomendável instalá-los nos dois lados. As tábuas do piso podem ser colocadas diretamente nos troncos ou pré-assentadas no piso de calado. A escolha final depende das características da operação e da finalidade da sala.

    Piso de madeira sobre troncos

    Toras dispostas em blocos e impermeabilização

    Dicas do Log Pro

    Madeira de coníferas deve ser usada para toras.

    Larch lags

    Se possível, os materiais devem ser impregnados com anti-sépticos. Estes são meios muito eficazes para proteger a árvore não apenas dos fungos, mas também de muitas pragas.

    Conservante de madeira

    Sempre selecione defasagens com uma margem de segurança, especialmente nos casos em que o método de instalação envolve cargas flexíveis. Deve-se lembrar que a correção de erros cometidos durante a construção de revestimentos sempre custa muito mais do que realizar trabalhos com materiais de alta qualidade e observar as tecnologias recomendadas.

    Escolha placas de atraso com cuidado. Eles devem ser absolutamente saudáveis, sem vestígios de podridão. A presença de trincas e nós podres é completamente proibida. Se houver grandes problemas através de nós, será necessário instalar os logs de forma que, sob eles, haja ênfase.

    Durante a fixação de um registro, não permita a probabilidade de emergência de bobinas.

    Corrija firmemente os logs

    A maioria das bobinas de retardo causam rangidos muito desagradáveis ​​do piso durante a caminhada. Para eliminar esses fenômenos, é necessário remover os revestimentos, é longo e caro, nem sempre é possível manter os materiais desmontados em condições adequadas para reutilização.