Lareiras

Selecionamos e montamos uma fornalha de ferro fundido para uma lareira com vidro: instruções detalhadas passo a passo

Feito de material refratário - ferro fundido de tons escuros, prata, cinza, esverdeado e outros, as inserções de lareira para a maior parte das marcas francesas e espanholas (Godin, Ferlux, Laudel, Fabrilor) inspiram sentimentos como solidez, confiabilidade, durabilidade e segurança. O sistema de aquecimento é protegido por um vidro frontal direto. Decorados com desenhos gravados, símbolos, existem câmaras de incêndio simples para a percepção do olho - sem desenhos. Ao escolher uma fornalha clássica de ferro fundido, você criará conforto e aconchego em sua casa, o que também será uma excelente decoração da sala, combinando harmoniosamente com o interior.

Tipos de inserções de lareira para lareira

Antes de considerar uma variedade de fornos, lembremos que o design da lareira inclui os 3 principais elementos:

  • chaminé
  • parte voltada para o exterior,
  • firebox.

Os principais elementos da lareira

Existem dois tipos de fornos: abertos e fechados.

A primeira opção é mais confortável e romântica. É tão agradável sentar-se diante de uma fogueira em uma noite fria, admirando os troncos queimando na lareira. Mas esse design tem várias desvantagens:

  • Insegurança. Essa lareira não pode ser deixada sem vigilância.
  • Ineficiência. Cerca de 15% do calor permanece na sala. O resto - desaparece pela chaminé.

Portanto, o design de tipo aberto pode ser chamado com segurança de luxo decorativo, o que permite criar uma atmosfera de calor e conforto na casa. Além disso, regular o poder de queima do combustível em uma lareira assim não funciona. A única maneira de ajustar é a vista, que permite abrir ou fechar a chaminé na chaminé, controlando o rascunho. Como sistema de aquecimento, esse projeto não será utilizado com eficiência.

Firebox de tipo aberto

Mas uma lareira fechada é muito mais eficiente para aquecer uma casa de campo no inverno frio ou fora de temporada. Ele executará não apenas uma função decorativa, sendo a principal decoração da sala, mas também proporcionará um aquecimento efetivo da sala.

Lareira elegante com lareira fechada

A eficiência e o alto desempenho de uma lareira com fornalha fechada se devem a um princípio de operação completamente diferente em comparação a um projeto aberto. O calor se acumula no interior do forno e não sai com produtos de combustão. Graças a isso, uma alta eficiência é alcançada. Com uma lareira montada corretamente - a eficiência chega a 90-92%.

Além disso, os fabricantes modernos equipam as fornalhas fechadas com um longo sistema de queima (sistema de queima de lenha), devido ao qual o calor pode ser mantido até 12 a 15 horas após um marcador. Não é apenas eficaz, mas também muito econômico. Você pode ajustar o grau de suprimento de oxigênio, o que afeta a intensidade da combustão, usando o botão.

Com esse sistema de aquecimento, você pode ir para a cama com segurança e a lareira libera calor lentamente. Na manhã seguinte, a casa terá uma boa temperatura e atmosfera.

As vantagens de um tipo fechado de fornalha incluem:

  • Alto desempenho (até 92% de eficiência).
  • Os produtos residuais de combustão (cinzas e cinzas) são coletados em um cinzeiro especial, o que garante a limpeza da casa.
  • Alta segurança contra incêndio. Não há probabilidade de faíscas no chão ou em móveis.
  • Longo prazo de operação.
  • Economia de combustível.
  • A lareira pode funcionar automaticamente sem a presença constante de uma pessoa e o controle da chama.
  • A capacidade de ajustar a intensidade da combustão.

As desvantagens de um tipo fechado de fornalha são o vidro estreito nas versões econômicas, o que torna impossível admirar a chama aberta.

Firebox fechado de ferro fundido

Note-se que pode ser feito um tipo fechado de lareira a partir de uma estrutura aberta. Para isso, é necessário inserir uma fornalha de ferro fundido do tipo fechado no design geral da lareira. A fornalha em si é uma inserção de lareira (cassete), que é fechada por uma porta de vidro.

Esta inserção está conectada à chaminé, da qual os produtos de combustão são removidos.

Uma fornalha de ferro fundido tem um preço um pouco mais alto que o aço, mas sua vida útil é mais longa!

Eles têm a forma de vidro: reto, dois copos, três copos, passagem, quatro copos.

Recentemente, está muito na moda comprar uma fornalha de ferro fundido com dois copos e três copos.

Se você deseja economizar dinheiro e não perder muito em qualidade, é claro que essas são as câmaras de incêndio de ferro fundido fabricadas na Rússia, o Ardenfire, que os clientes chamam de insertos de lareira Meta.

Eles não são inteiramente russos, porque as peças de reposição são importadas da França e são montadas em nossa região de Moscou (Moscou).

As câmaras de incêndio russas em ferro fundido também têm excelente dissipação de calor, elas realmente levam mais tempo para aquecer do que as de aço, porque mantêm o calor por mais tempo.

Em nossa loja, você pode comprar fornos de ferro fundido para lareiras a baixo custo! Enorme variedade! Câmaras de chaminé venda de ferro-gusa! Instalando uma inserção de lareira em 1 dia!

Vantagens e desvantagens de uma fornalha de ferro fundido

Agora que decidimos o tipo de design da lareira, precisamos escolher o material para o forno. A fornalha pode ser colocada em tijolos de assentamento de fogo ou em ferro fundido, aço. Diferentemente das estruturas de aço, as câmaras de incêndio em ferro fundido são baratas e práticas.

Lareira em ferro fundido no país

As vantagens de tais fornos de ferro fundido incluem:

  • resistência ao fogo
  • resistência à deformação,
  • facilidade de instalação
  • preço baixo
  • alto desempenho
  • boa condutividade térmica
  • excelente estanqueidade da câmara,
  • a capacidade de aquecer uma sala até 300 metros quadrados,
  • alta capacidade de armazenamento de calor.

O design especial da fornalha fechada de ferro fundido com vidro permite que você acumule energia térmica e dê até 70% da sala.

A parte externa desse forno é coberta com uma tinta de proteção especial que pode suportar altas temperaturas de até 700-700 graus Celsius. A frente está equipada com uma porta de vidro, que permite monitorar a intensidade da chama, admirar a lareira e jogar lenha.

E a parte inferior de qualquer câmara de combustão sugere a presença de um cinzeiro. Este é o local onde os produtos de combustão se acumulam: alcatrão, cinzas, cinzas. Também esta parte da lareira desempenha outra função. Como você sabe, o processo de combustão não pode ocorrer sem oxigênio. É através do cinzeiro que o ar entra na câmara de combustão de ferro fundido.

As desvantagens dos fornos de ferro fundido com vidro incluem:

  • uma pequena visão geral da janela de visualização,
  • a janela é coberta rapidamente com fuligem, o que reduz ainda mais a visibilidade,
  • todos os produtos são fabricados em preto, o que não permite variar o design de uma lareira.

Mas o último ponto é fácil de corrigir se você instalar uma grade decorativa na lareira na forma de uma malha de bronze a céu aberto.

Como escolher uma fornalha?

Tendo decidido sobre o tipo de construção e o material de fabricação do forno, ainda resta pouco - escolha um modelo. De acordo com quais parâmetros você deve escolher uma fornalha de ferro fundido, já que o mercado hoje oferece muitos modelos e fabricantes diferentes.

Este talvez seja o principal parâmetro do qual a eficácia da lareira dependerá diretamente. Para escolher uma lareira que realmente aqueça a sala, e não apenas executar uma função decorativa, você deve calcular corretamente a área da sala. A potência necessária do forno dependerá desse parâmetro.

A potência do forno depende da área da sala

Além disso, a potência do forno determina seu peso, diâmetro e comprimento da chaminé.

Calculamos a área total da sala de acordo com a fórmula padrão:

Medimos o comprimento e a largura da sala em metros, multiplicamos os resultados. Agora que você conhece a quadratura da sala, pode determinar a potência necessária do forno.

Medimos a área da sala

Importante! Considere não apenas a área total da sala, mas também o número de janelas, sua largura, a presença de portas. Tudo isso aumentará os requisitos de energia.

Levamos em conta o número e a largura das aberturas das janelas

Para uma área de 50 a 100 m 2, a potência do forno deve ser de pelo menos 10 a 12 kW.

Para salas com mais de 100 m 2, selecione uma potência do forno de pelo menos 15 kW.

  1. Material da porta. A porta é uma das partes mais importantes do forno. Para que a porta resista a uma alta temperatura de 750-800 0 C, é feita de vidro resistente ao calor de quartzo ou de um cristal cerâmico.

Atenção! Lareiras com uma porta de vidro transparente são feitas de cerâmica refratária. Mas os modelos com um vidro amarelado opaco são feitos de vidro resistente ao calor de quartzo.

A porta é feita de vidro

Hoje no mercado, você pode encontrar modelos econômicos com uma pequena porta de vidro ou comprar fornos mais caros com portas de vidro duplas ou curvas. Obviamente, a diferença está puramente nas funções decorativas, porque é muito mais agradável admirar o brilho do fogo quando a lareira está equipada com uma fornalha com uma grande porta de vidro. As fornalhas avançadas estão equipadas com portas com limpeza automática de janelas. Devido ao suprimento de ar quente, o vidro é facilmente limpo de poeira, fuligem e fuligem.

  1. Formato da câmara de incêndio: regular (frontal) e angular. Aqui a escolha, é claro, depende da localização da lareira. A fornalha frontal, por sua vez, pode ter a forma de um trapézio ou um retângulo.

A vantagem de uma fornalha frontal convencional é seu preço acessível e alto desempenho. Devido ao fato de a chaminé estar localizada ao lado do forno, sem dobras desnecessárias, a corrente de ar em uma lareira será melhor. Mas em uma fornalha de esquina, esse desempenho é reduzido devido à localização remota da chaminé.

    A forma da porta de vidro: plana, circular ou segmentada. Obviamente, a opção mais econômica é comprar uma fornalha de porta plana. Mas se você quiser dar originalidade ao seu interior, preste atenção aos modelos elegantes com uma fornalha de vidro circular de forma esférica.

Lareira semicircular

Você também pode encontrar um tipo combinado de porta, quando uma parte é feita de aço, decorada com elementos decorativos forjados, e a parte de vidro fornece uma visão geral do fogo. Esse estilo de vitral ajudará a trazer um tom especial de conforto e antiguidade ao interior.

  • Preço A qualidade do vidro afeta muito o preço final do forno, portanto, é necessário considerar cuidadosamente a escolha deste produto. Pode ser de camada única e multicamadas. Também é importante considerar parâmetros como tempo de vida e resistência ao calor. O passaporte do produto geralmente indica o tempo de operação garantido (indicado em horas). E a resistência ao calor do vidro depende de sua resistência - um parâmetro prescrito na folha de dados técnicos em milímetros. O melhor preço e qualidade é uma espessura de vidro de 4 mm.
  • Características de portas de vidro para fornos de ferro fundido

    Como mencionado acima, para instalação em uma câmara do forno de uma porta de vidro, o vidro comum não funcionará. Deve ter um alto índice de resistência ao calor.

    A principal tarefa desse vidro é proteger a casa do fogo, porque uma lareira sempre representa um aumento da segurança contra incêndio. Não importa o quão bonito e romântico seja o processo de acender uma lareira e admirar uma chama aberta, sempre há o risco de incêndio da menor faísca.

    Porta de vidro da lareira de ferro fundido

    A instalação desse vidro em uma fornalha de ferro fundido requer certos conhecimentos e habilidades.

    A principal diferença entre o vidro resistente ao calor para o forno e o vidro temperado comum é a expansão da fundição durante o aquecimento. Não forma rachaduras, lascas durante a operação. Ao comprar vidro para um forno de ferro fundido, preste atenção à sua temperatura máxima. Um material de 600 graus pode suportar um longo período, mas se for afetado por uma temperatura de 750 a 800 graus, esse vidro não permanecerá por várias horas.

    O desempenho do vidro para o forno é afetado pelo tipo de combustível. Cada tipo de combustível tem suas próprias características técnicas e temperatura máxima de combustão. Isso deve ser considerado antes de comprar e instalar.

    Porta de vidro da lareira de ferro fundido

    Para prolongar a vida útil do vidro do forno, siga as medidas básicas de segurança:

    • Você não pode encher a chama com água na lareira. Uma queda acentuada de temperatura pode afetar as características técnicas do vidro.
    • Não use abrasivos abrasivos ao limpar a porta e a câmara de combustão. O arranhão em si não violará as características técnicas do vidro, mas a fuligem se acumulará mais rapidamente no local de sua formação, fechando a vista.
    • A instalação correta da porta também afeta a vida útil. Se a corrente de ar na lareira estiver quebrada e a chama afetar constantemente o vidro, essa porta não permanecerá por muito tempo, por mais durável que seja o vidro resistente ao calor.

    Atenção! Para garantir uma aparência estética bonita da porta de vidro, você deve monitorar a qualidade da lenha. Se você usar toras bem secas, a probabilidade de formação de fuligem será minimizada. Se você jogar lixo estranho na lareira e usar lenha com alto teor de resina, a porta estará constantemente coberta de fuligem, violando a bela aparência.

    Características da instalação de uma fornalha de ferro fundido

    Obviamente, instalar uma lareira e instalar uma fornalha é um negócio muito complicado e complicado. Se você não está confiante em suas habilidades e conhecimentos, é melhor confiar esse assunto aos profissionais. De fato, a instalação inadequada do forno pode estar repleta de problemas sérios, que variam de baixa tração e terminam com o perigo de incêndio.

    Se você tem confiança em suas habilidades e deseja montar de forma independente a fornalha de ferro fundido com vidro, sugerimos que você siga nossas instruções detalhadas.

    O design final da fornalha de ferro fundido pode ser adquirido na loja ou pode ser feito com antecedência. A última opção requer habilidades sérias e uma ferramenta profissional. Portanto, neste artigo, abordaremos a instalação e instalação da construção finalizada de uma fornalha de ferro fundido.

    A opção de instalação também depende se você está instalando a fornalha no design da lareira já preparada com uma chaminé ou equipando a lareira do zero. Se você decidiu substituir apenas o forno antigo por um novo ferro fundido por vidro, e o portal da lareira está pronto para você com o sistema de exaustão para produtos de combustão, vá para a etapa 3.

    Oferecemos aqui instruções detalhadas sobre como equipar uma lareira com uma fornalha de ferro fundido desde o início.

    Instale uma fornalha de ferro fundido: instruções passo a passo

    Trabalhos de instalação de fornos de ferro fundido

    Antes de iniciar o trabalho, prepare as seguintes ferramentas e materiais:

    • nível de construção
    • fita de construção
    • furadeira elétrica
    • espátula
    • martelo de borracha
    • fornalha de ferro fundido.

    Dos materiais que você precisará:

    • argamassa de cimento-areia,
    • mástique refratário,
    • tijolo
    • isolamento
    • parafusos e parafusos,
    • folha de metal
    • material de impermeabilização.

    Passo 1. Preparando um lugar para a lareira.

    • Determinamos o local onde a lareira será instalada. Depende de vários fatores: a localização das portas, a área da sala, as características do telhado, etc. É importante não apenas pensar sobre onde ficará mais espetacular, mas também imediatamente considerar a instalação do sistema de chaminés, que pode ser feito de duas maneiras: através da parede ou do telhado.

    Nós determinamos o lugar sob a lareira

    Atenção! Se você não tem muita experiência em alvenaria, antes de iniciar o trabalho de construção, é recomendável secar os tijolos. Assim, você verá a quantidade de material necessário e poderá corrigir qualquer uma das suas deficiências nesse estágio.

    • Realizamos a fundação sob a lareira. De acordo com os padrões técnicos, a largura da fundação da lareira deve ser 10 a 15 cm maior em cada lado que a estrutura.

    Portanto, fazendo marcas no chão sob a lareira, desenhe uma linha adicional sob a largura da fundação. Criamos cofragens a partir de tábuas. A profundidade da fundação da fornalha de ferro fundido deve ser de pelo menos 50 cm Se a instalação da lareira for realizada em uma casa com piso de madeira, a fundação não deve, em caso algum, ser colocada nas placas. Cortamos o tamanho da lareira com uma serra elétrica ou um quebra-cabeças e aprofundamos a fundação.

    Montagem do forno em um pedestal

    A base deve estar perfeitamente plana.

    Etapa 2. Instale o pedestal sob o forno.

    • Quando a base da lareira estiver pronta, procederemos à construção do pedestal do forno. Apresentamos 4 fileiras de tijolos vermelhos, formando uma forma de U.

    Pedestal de fogo

    Se desejado, as linhas podem ser aumentadas se for assumido um design de lareira mais alto. Deitando as fileiras de tijolos, conecte-os a uma argamassa de cimento e argila e, para que fiquem bem, use um martelo de borracha. Depois de colocar cada camada, verifique o nível da inclinação com um medidor de construção. Prossiga com a colocação do próximo nível somente se o nível mostrar "0".

    Por que é necessário montar um pedestal tão complexo? Este design aumentará a transferência de calor da lareira.

    A convecção de massas de ar funciona de maneira que o ar quente sob a lenha saia, misturando-se com o frio.

      Agora, nas partes laterais da alvenaria, instalamos cantos de metal com as nervuras para cima.

    Sobreposição de cantos de metal

    Neles haverá tijolos que executam a função da base do forno. Pegamos tijolos e fazemos sulcos neles usando um arquivo.

    Base do Firebox

    Colocamos os tijolos nos cantos de metal. Reforçamos tudo isso com argamassa de cimento-argila. Verificamos mais uma vez com o nível de construção a inclinação horizontal. E para vertical, usamos uma linha de prumo. Deixe secar bem e endureça a solução.

  • A fornalha de ferro fundido requer a organização do espaço correto na parte inferior. Cerca de 30% de todo o calor gerado pela lareira passará pela parte inferior, portanto, deve haver espaço embaixo da fornalha. Não é recomendável instalar uma fornalha de ferro fundido diretamente em um pedestal de tijolo.
  • Preste atenção ao design do cinzeiro.

    Este é um elemento importante da lareira, na qual cinzas e cinzas se acumulam. O acesso a ele deve ser conveniente para que o funcionamento da lareira seja fácil e prático. O cinzeiro deve estar equipado com uma porta especial através da qual será necessário limpar sistematicamente a lareira. Em alguns modelos de lareiras de ferro fundido, é fornecido um cinzeiro com uma porta, mas pode ser necessário adquiri-lo separadamente.

    Etapa 3. Instalação do forno.

    Agora que a base da lareira está pronta e a solução endureceu, você pode prosseguir diretamente para a instalação de uma fornalha de ferro fundido.

      Preparamos a base preparada do tijolo com mástique refratária e instalamos cuidadosamente a fornalha de ferro fundido. Você precisará de ajuda, pois o design tem um peso considerável.

    Instale o forno na base

    Etapa 4. Instalação da chaminé.

    Quando a fornalha estiver instalada e fixada com segurança em uma base de tijolos, você poderá prosseguir com a instalação da chaminé. Seu design e localização foram determinados por você antes do início dos trabalhos, portanto, use um esquema de construção pré-projetado.

    Instalação de tubo sanduíche

    A opção de instalação mais simples e prática é uma chaminé feita de tubos sanduíche de circuito duplo.

    A loja vende designs acabados. Você só precisa comprar a quantidade certa de elementos e montar toda a estrutura. Lembre-se de que quanto menos curvas a estrutura da chaminé tiver, melhor será o desempenho da lareira no futuro.

    Atenção! Ao projetar um sistema de exaustão de gás, considere os padrões técnicos de segurança contra incêndio. De acordo com o SNiP, se a altura da chaminé não exceder 5 metros, o ângulo de deflexão vertical não deverá exceder 45 graus. Se você ignorar esse fato e aumentá-lo, isso afetará a tração. Também durante a operação, fumaça pode entrar na sala.

    • Antes de instalar toda a chaminé, conecte a estrutura de dois tubos (camada externa e interna). Cada batida dos elementos deve ser cuidadosamente tratada com selante, caso contrário, a fumaça poderá entrar na sala e o calor sairá.
    • O primeiro tubo de chaminé deve ser usado no tubo de saída do forno com um método de tampa. Feche todas as juntas cuidadosamente com selante.
    • Use um divisor para direcionar o fluxo de fumaça.
    • Para fixar claramente o design da chaminé na posição vertical, você deve instalar o suporte na parte externa da casa.
    • Conecte o tee, cuja parte inferior atua como um coletor de condensado.

    Chaminé de montagem no suporte

    Caixa de metal ao redor da chaminé

    Todos os galhos e curvas criam um obstáculo adicional para a tração, piorando o funcionamento da lareira, por isso é melhor evitá-los sempre que possível.

    Atenção! Um pré-requisito para instalar a estrutura ao redor da chaminé é fazer um furo, porque o ar aquecido dentro da caixa de metal deve ir a algum lugar.

    Vídeo Revestimento para lareira faça você mesmo com uma fornalha de ferro fundido

    Quando o design da chaminé é montado e o forno é instalado, você pode prosseguir para o trabalho de acabamento, que consiste em um revestimento decorativo. Enfrentar uma fornalha com um tijolo resolve não apenas uma tarefa decorativa, melhora a transferência de calor para a lareira, permite que o calor permaneça mais tempo, aquecendo a sala. Além disso, com um tijolo, você pode obter qualquer forma da lareira, dando-lhe a forma mais complexa.

    Pano de lareira em tijolo

    Se o interior da sala não envolve a instalação de uma enorme lareira de pedra, você pode se limitar a instalar uma elegante fornalha de ferro fundido com vidro e sua conexão com a chaminé. Neste caso, você só precisa decorar a base sob a câmara de combustão lindamente.

    Se você quiser apreciar a beleza de uma lareira clássica, o tijolo vermelho ou a pedra decorativa é adequado para esses fins. Tudo depende das suas preferências individuais, interior e tamanho do orçamento.

    A solução mais prática para o revestimento externo da lareira é a escolha de tijolos de assentamento. Possui altas propriedades resistentes ao calor e é capaz de suportar até 1000 graus Celsius. Além disso, devido à sua baixa condutividade térmica, ele pode reter o calor por um longo tempo. Mesmo após a combustão completa do combustível, a lareira, revestida com tijolos de assentamento de fogo, pode emitir calor para a sala por mais 2-3 horas.

    Se o tijolo da camada de revestimento desempenhará simultaneamente uma função decorativa e não for mais assumida nenhuma outra decoração, antes da colocação, é necessário separar cuidadosamente esse material. Coloque no chão as partes que serão a parte frontal do acabamento. Preste atenção não apenas à forma dos tijolos, mas também à sua cor e estrutura. Isso permitirá que você obtenha costuras bonitas e obtenha excelente decoratividade.

    Se você escolher blocos de concreto aerados para a decoração externa do forno, sua parte interna deverá ser isolada com algodão basalto, porque esse material não possui alta resistência ao calor.

    Caso contrário, durante a operação, os blocos de concreto aerados podem rachar, violando as propriedades técnicas da lareira e a estética geral. Deve-se entender que os blocos de concreto aerados não são um revestimento final e terão que ser cobertos com gesso decorativo ou pedra artificial.

    Outra opção de revestimento é a instalação de uma estrutura metálica seguida pelo revestimento de placas de gesso.

    Por dentro, esse design também é colocado com fibra de basalto, para dar resistência ao fogo. Esta opção é uma instalação simples e econômica.

    Propomos considerar a versão clássica do revestimento com tijolo de chamotte.

      Para o revestimento de uma lareira, é usada a ordem passo a passo usual. Se você precisar fazer uma decoração adicional decorando a lareira com suportes, será necessário ajustar a forma do tijolo, tornando-o semicircular.

    Afastamento de giz com fornalha e alvenaria

    Trate todas as juntas de alvenaria com selante ou mástique refratário.

    • Como acabamento, você pode usar gesso ou simplesmente abrir o tijolo vermelho com verniz.

    Como decoração, você também pode instalar uma bela grelha de ferro forjado, que servirá como barreira adicional e aumentará a segurança contra incêndio da lareira.

    O toque final será a estilização da lareira com acessórios em forma de velas e objetos elegantes em forma de pôquer, tenaz, lenha, que também podem ser feitos com suas próprias mãos.

    Lareira decoração

    Elementos de ferro preto dão uma aparência muito elegante e bonita ao interior suburbano.

    Pela primeira vez, acendendo uma lareira, lembre-se de que nos primeiros dias pode haver um cheiro estranho do selante de fábrica da fornalha de ferro fundido. Mas se você sentir um cheiro de queimado e um cheiro estranho na sala, a tecnologia de instalação da lareira pode ter sido violada.

    Nesse caso, verifique o aperto de todas as juntas, estique na chaminé.

    A lareira acrescenta aconchego e sofisticação à casa

    Não é necessário colocar uma grande quantidade de lenha durante a primeira queima, deixe a fornalha esquentar bem e "queimar" por algum tempo. E da próxima vez, use a quantidade de lenha necessária para criar calor e conforto em casa.