Reparação

Como massa de vidraceiro: preparação de costuras e cantos para papel de parede e pintura

Ninguém quer fazer um trabalho extra. Além disso, a massa dura é um processo longo e difícil que leva muito tempo. Surge uma pergunta razoável - por que massa de vidraceiro a superfície uniforme das folhas de gesso cartonado Talvez com o acabamento você possa ficar sem ele? Com alguns tipos de acabamentos, é possível, mas não com todos.

É sempre necessário fechar as juntas de folhas, cantos e tampas dos parafusos autorroscantes. Sob qualquer tipo de acabamento. Certifique-se de massa GKL para pintura. A superfície do drywall está longe de ser ideal e novas irregularidades são adicionadas durante o transporte e a instalação. Se você pintar a superfície sem alinhamento prévio, todas elas serão claramente visíveis, especialmente se houver um pequeno grau de brilho.

Preparação do drywall para colar o papel de parede - você só pode aplicar as juntas após aplicar a superfície

Knauf - um dos líderes na produção de drywall - permite que azulejos e papel de parede não colem toda a superfície das folhas. Somente juntas, cantos e parafusos. Ninguém mole sob o azulejo, mas sim sob o papel de parede. E tudo porque o papel de parede colado sem pré-processamento em alguns lugares sai com papelão e, às vezes, até gesso. Portanto, a segunda vez que a massa é simplesmente inevitável.

Você pode fazer sem aplicar a massa toda a superfície da folha usando uma cartilha. Nesse caso, o primer é uma tinta acrílica dispersa em água diluída em água. Ele cria um filme na superfície com a qual o adesivo interage bem, mas também esse filme não danifica o papelão ao rasgar o papel de parede.

A massa de vidraceiro deve ser massa de vidraceiro, drywall completamente e em um estado ideal

Portanto, é absolutamente necessário aplicar uma massa de gesso cartonado completamente para pintura, de preferência sob papel de parede (pelo menos em uma camada) e selar apenas parafusos e costuras autorroscantes sob o ladrilho.

Primário Gyskarton: por que, o que e quando

O primer tem duas funções diferentes. Primeiro, melhora a adesão (adesão) dos dois materiais. Como resultado, durante a massa, as chances de formação de bolhas e descamação do material são reduzidas. A segunda função - equilibra a capacidade de absorção. O resultado é um menor consumo de material e ao aplicar uma superfície mais uniforme. Portanto, é indesejável passar o primer.

Preparado durante o acabamento, em teoria, é necessário antes de cada nova operação. Por exemplo, antes da aplicação de massa, é necessário um primer para folhas de drywall para melhorar a adesão à aplicação de massa. Antes de pintar ou papel de parede - para reduzir o consumo de tinta e cola. Também é necessário um primer antes de aplicar o acabamento - é necessário nivelar a camada inicial, o que torna a superfície empoeirada. Sem tratamento do solo, a camada de acabamento deita mal, enrola e pode até cair.

O primer drywall Ceresit também é adequado para uso interno.

Quais são os primers necessários? Depende do palco e do tipo de material de acabamento:

  • Antes de aplicar a massa do drywall (início e acabamento), é usado um primer de penetração profunda ou para superfícies porosas e bem absorventes.
  • A mesma composição pode ser usada antes da pintura e do papel de parede.
  • Sob o papel de parede, a superfície da GKL rebocada pode ser condicionada com cola de papel de parede diluída em água. As proporções são indicadas na embalagem com cola.
  • Para pintar, você precisa observar as recomendações dos fabricantes. Às vezes, o primer é diluído com água. Se nenhuma outra indicação estiver disponível, use uma composição de penetração profunda.

Para resumir, vale dizer que o primer é uma operação necessária. Permite obter um bom resultado e reduzir o consumo de material.

Tecnologia: Fluxo de Trabalho

Depois que as folhas GKL são fixadas na estrutura, é hora da preparação do drywall para o acabamento. Considere o estojo de ciclo completo - para pintura. Nesse caso, a placa de gesso deve ser massa de vidraceiro em pelo menos duas camadas. Para outros tipos de acabamentos que exigem menos qualidade da superfície, simplesmente removemos etapas desnecessárias. A ordem do trabalho é a seguinte:

  • Primer penetração profunda.
  • Orifícios de vedação dos parafusos.
  • Juntas de massa de vidraceiro usando uma foice de rede ou fita de papel especial.
  • Cantos de vedação - externos e internos.
  • Primário para drywall.
  • Massa de toda a superfície com o composto inicial e irregularidades de polimento.
  • Primário para drywall.
  • Massa dura com composição de acabamento e massa dura de irregularidades.
  • Primário de acabamento.

Massa de gesso cartonado - estudamos as nuances

Algumas palavras sobre qual massa é melhor usar para drywall. Qualquer um fará - com base em gesso ou polímeros (látex). As massas de polímero geralmente terminam - elas dão uma camada muito fina e uma superfície plana. O gesso está começando e terminando. A diferença no tamanho das partículas. Você pode usar qualquer um, se apenas a qualidade for boa.

Existem duas formas de liberação de massa para drywall - secar em sacos e diluído em baldes. Secar antes do uso deve ser diluído com água nas proporções indicadas e agitado até que os caroços se dissolvam. As composições nos baldes já estão prontas para o trabalho, mas custam mais. Mas certamente não tem caroços.

Primer coating

Antes de rebocar a placa de gesso, imprima a superfície. Qualquer solo é aplicado em uma base limpa e seca. Portanto, primeiro removemos a poluição da superfície, removemos a poeira (você pode usar um aspirador de pó ou um pano levemente úmido). Depois disso, preparamos o solo de acordo com as instruções (às vezes é necessário diluir com água, às vezes apenas mexa), despeje em um recipiente e aplique com um pincel ou rolo.

Aplicação de primer: escolha um método conveniente para você

Primário Drywall é para salas secas e molhadas. Para o banheiro e a cozinha, escolha o solo para salas úmidas, e o restante você pode usar qualquer. Ao escolher um solo, preste atenção à presença de componentes antibacterianos. Eles impedem o desenvolvimento de mofo e bolor. Isto é especialmente verdade para a cozinha e o banheiro.

TítuloDespesaNomeaçãoTempo de secagemPropriedades adicionaisPreço
Solo penetrante Ideal (10 l)6-8 m2 / lPara a preparação de tijolos, concreto, drywall em salas secas.30-40 min600 rublos por 10 kg
GLIMS Grunt / GLIMS Grunt (10 L)5 m2 / lPara salas com umidade normal e alta30 minutosAditivos antifúngicos e antimofo600 esfregar por 10 l
Primer para carrinha Tex Station5-14 m2 / lPara escorvar superfícies porosas, incluindo superfícies de gesso e massa de vidraceiro30-40 minPara salas secas e com alta umidade650 esfregar por 10 l
Prospectors 10l interno do primer5-10 m2 / lPara escorvar superfícies porosas, incluindo superfícies de gesso e massa de vidraceiro60 minAditivos antifúngicos e antimofo350-400 esfregar por 10 l
Feidal Tiefgrund LF 10 L10 m² / lPara superfícies altamente absorventes, incluindo drywallsecagem rápidaPara uso interno e externo, resistente ao gelo850 esfregar por 10 l

Geralmente, para aplicar um primer para drywall, basta aplicar a composição em uma camada, mas em uma cozinha ou banheiro você pode fazer duas: para garantir o resultado. Depois que o solo secar (o tempo é indicado nas instruções), você pode prosseguir para a próxima etapa.

Parafusos e costuras de vedação

Para costuras, existem compostos especiais Knauf-Fugen, Knauf Uniflot, Fugenfuller e seus análogos. Depois que o solo secou, ​​espalhamos a massa para a consistência de creme azedo espesso. Observe que essas massas secam rapidamente, portanto dilua uma pequena quantidade.

Tomamos uma pequena espátula, aplicamos a composição nos locais de instalação dos parafusos, removemos o excesso. As massas de vidraceiro neste local devem ser exatamente para que a superfície seja plana. Assim, passamos por todos os parafusos. Eles podem ser reparados em paralelo com as costuras, mas você pode - antes de tudo. Isso não importa.

O princípio do trabalho com massa de vidraceiro - um rolo da composição é colocado na borda da espátula, depois é esticado no lugar certo

As juntas de drywall são de dois tipos. Ao longo do lado longo do GCR, as bordas são irregulares - para uma terminação mais fácil dessa junta. Mas as folhas estão conectadas e em altura, onde não há bordas. Você também deve cortar as folhas e a conexão também é obtida de ponta a ponta. Tais compostos requerem tecnologia especial e um pouco mais baixa.

Juntas verticais

Ao rebocar as juntas verticais do drywall com bordas normais de fábrica, elas são primeiro cuidadosamente preenchidas e depois coladas.

Após o enchimento, embora a composição ainda não tenha secado, é colada com uma rede de serpentina ou fita de reforço de papel. Isso é necessário para que rachaduras se formem nas articulações. Se você usar uma fita, ela será rasgada nos pedaços necessários, embebida em água limpa por 10 minutos (até a costura ficar cheia).

A fita é recuada para a distância desejada

Depois de encher a costura, a fita é puxada para fora, segurando entre os dedos, retire o excesso de água, grude na costura. Depois, pegam uma espátula com uma largura de 8 cm (sempre necessária) e pressionam a fita abaixo da superfície do gesso. Ela "senta" em uma das bordas da fábrica. O recuo começa do meio para as bordas. Quando pressionada, a massa é espremida para baixo da fita, nós a coletamos. Como resultado, se você anexar uma espátula dura e larga à superfície (pelo menos 20 cm de largura), poderá ver que a fita está abaixo da superfície do papelão. Em seguida, eles passam novamente pela massa, alinhando a junta a um nível com a superfície.

Aparar costuras

Placa de gesso betuminoso em locais de juntas horizontais - onde duas placas estão conectadas ou na vertical, mas sem bordas, é melhor após o processamento preliminar. Primeiro, a superfície é umedecida com água - mergulhe o pincel na água e unte bem a junta. Caminhe algumas vezes - para que o gesso se molhe. Em seguida, corte os sulcos com uma faca afiada em um ângulo de 45 °. O processamento dessas juntas pode ser realizado antes do iniciador. É ainda mais conveniente.

Preparando juntas para massa

Revestimos as juntas preparadas com o solo. Nesse caso, é mais conveniente usar um pincel. Após a secagem, preencha a costura com uma composição para a massa das juntas do drywall. É mais conveniente trabalhar com espátulas com uma largura de 10 cm e uma rígida de 20 cm. Aplicamos a composição em pequenas, removemos excessos com grandes. Nós a preenchemos bem pressionando a composição na costura. Se você fez tudo certo, um pequeno rolo se forma, ligeiramente abaulado acima da superfície.

Mais uma vez passamos a costura, aplicando massa fresca com cerca de 0,5 mm de espessura, pegamos a fita de reforço encharcada e colamos a essa composição. Pegamos uma espátula com uma largura de 8 cm e pressionamos bem a fita contra a superfície, espremendo o excesso de massa por baixo dela.

Massa dura de costuras cortadas na GKL

Neste caso, uma onda de formulários de papel (veja a foto), garantimos que não atolamos, pegamos até o fim, onde endireita. Removemos o excesso de solução na fita e na área adjacente da folha. E a última etapa - novamente pegamos a massa e, com uma camada fina, cobrimos a fita colada por cima. Tornamos essa camada o mais fina possível, como eles dizem - "na costura". Na verdade, a massa restante é esticada com uma camada muito fina.

Segunda tecnologia: primeira fita e depois massa

Existe uma segunda tecnologia - primeiro, uma foice ou fita de reforço de papel é colada no gesso e depois é massa. Isso é mais rápido, mas a desvantagem são os vazios que permanecem sob a fita. Nesses locais, o papel de parede pode ficar enrugado ou massa de vidraceiro ou gesso decorativo.

Então cole uma foice no drywall

Em vez de fita de papel, eles usam uma rede serpentina. É mais difícil trabalhar com o Serpyanka - é difícil e suas bordas geralmente ficam fora da solução. Para facilitar um pouco, a malha é pré-colada, depois que a cola seca completamente, ela é massa. Para não pensar em cola e acelerar o trabalho, eles usam um serpyanka auto-adesivo (existe um).

Um exemplo de massa de vidraceiro com uma foice

Mas, de qualquer maneira, é muito mais difícil aplicar betume drywall - sua superfície é irregular, a espátula “salta” nas fibras e é obtida uma onda superficial, o que não é fácil de suavizar.

Cantos externos e internos

Cantos externos e internos nas paredes e divisórias de gesso são feitos usando:

  • papel de reforço
  • serpyanka,
  • cantos de alumínio perfurados,
  • cantos especiais de metal do chitrock com papel.

Os cantos perfurados são diferentes, mas é mais conveniente trabalhar com o canto metálico do Shitrok

O papel e o serpyanka costumam terminar os cantos internos - a junção das paredes, bem como as paredes e o teto. A tecnologia é semelhante ao rejunte. Uma certa quantidade de massa é aplicada ao canto, o papel ou a foice são colados, uma tira de reforço é pressionada na composição com uma espátula estreita, o excesso de massa é removido. Depois disso, eles mais uma vez passam pelo canto, aplicando massa com uma camada fina por cima.

Os cantos perfurados são usados ​​para projetar os cantos externos - inclinações, saliências, etc. Primeiro, um pedaço do comprimento desejado é cortado. O metal é muito fino, cortado mesmo com tesouras grandes comuns, mas se houver uma tesoura de metal é mais fácil trabalhar. As arestas são cortadas em um ângulo de 45 ° ou menos, e não em 90 °. Portanto, ao aplicar drywall, a borda não se enrola.

Fazendo os cantos externos das paredes de gesso cartonado com um canto perfurado

A massa de vidraceiro em pequenas ilhas é aplicada aproximadamente a cada 10 cm (em um padrão quadriculado) no canto externo de ambos os lados. Um canto perfurado é pressionado na solução, a verticalidade ou horizontalidade de sua instalação é verificada e corrigida. Pegue o excesso de solução com uma espátula, alinhando as bordas em um plano com a superfície da folha. O canto instalado é deixado por algum tempo - até que a massa seca, após o qual é moída, massa novamente, se necessário.

Qual é a diferença entre o canto de metal do Sheetrock? Tiras finas de metal são aplicadas sobre uma base de papel. Eles são mais rígidos que o simples papel de reforço, mas é mais conveniente trabalhar com eles do que com os perfurados comuns, pois, devido à presença de papel, a transição para um plano é mais suave.

Desbaste de juntas e cantos

Se a camada estiver bem alinhada durante o reparo das juntas de drywall, o lixamento poderá ser minimizado. Por que é melhor moer menos? Porque em primeiro lugar, faz muito tempo e, em segundo lugar, está empoeirado. Além disso, a poeira é muito fina, voa no ar por um longo tempo e sobe novamente de qualquer movimento. Para reduzir a quantidade de poeira voadora, panos molhados, serragem molhada etc. podem ser depositados no chão. As portas que saem das instalações são cobertas com um pano úmido, que deve ser maior que o tamanho da porta - para que o pó não voe para outras salas.

Para começar, você pode andar com uma espátula afiada e uniforme, cortando todas as protuberâncias mais proeminentes. Em seguida é o processo de moagem. Como os cantos e as costuras nesta fase não precisam ser limpos com perfeição, eles usam uma malha para triturar com uma célula para 180-200 e um bloco de madeira. Uma grade está presa à barra (você pode usar suportes de um grampeador de construção, mas os suportes não devem ficar de fora). Este dispositivo nivela a superfície. Ao trabalhar, é desejável destacá-lo com uma luz oblíqua - para que todas as irregularidades sejam mais visíveis. Mas você não pode massa de drywall sob o papel de parede com tanto cuidado.

Existem apertos especiais para a rede, mas você pode conviver com uma barra

Um ponto é moer melhor em um respirador e óculos de proteção. As luvas não serão supérfluas. O pó é muito fino e penetra literalmente em toda parte. Depois que as costuras e os cantos são lixados, a superfície é preparada novamente. Além disso, tudo completamente, já que o pó também se depositou em áreas não tratadas e prejudica a adesão.

Os locais mais inconvenientes para a massa e a retificação são os cantos internos. Os segredos da moagem rápida e de alta qualidade dos cantos, veja no próximo vídeo.

Como massa de vidraceiro drywall: alinhar o avião

Para superfícies de massa de vidraceiro, você precisará de uma espátula grande - com uma lâmina de 40 cm ou mais e outra estreita - 10 cm.A primeira camada é aplicada iniciando a massa. É colocado com uma camada de cerca de 5 mm (o máximo deve ser visto nas instruções da massa específica) e oculta todas as protuberâncias. Dilua com água até obter um creme azedo espesso, mexa bem para não formar grumos.

Tais espátulas são necessárias para o reboco de placas de gesso sobre toda a superfície.

A técnica de massa da superfície do drywall é simples: pegue uma espátula grande e, no final, com uma pequena espátula, retire o rolo da massa. Pressione a lâmina na superfície e estique a composição. Repita várias vezes, preenchendo um pedaço da parede ou do teto. Em seguida, limpamos a lâmina e desenhamos ao longo da superfície justa da massa, nivelando-a. É necessário nivelar o mais cuidadosamente possível - menos tempo será necessário para a retificação.

Quando a placa de gesso estiver pronta, espere até secar. Então você pega uma ferramenta já familiar - uma barra com uma grade e alinha todas as falhas. A moagem está concluída, remova a poeira, passe a superfície novamente com um primer de penetração profunda. Após a secagem, comece a aplicar a segunda camada.

Então segure a espátula

Em seguida, a placa de gesso deve ser massa com uma composição de acabamento. Como eles escreveram, também pode ser baseado em gesso, como o inicial, e talvez baseado em polímeros. Ambos são adequados, mas é mais difícil trabalhar com alguns - eles rapidamente começam a deslizar e a congelar.

A massa de acabamento fica mais líquida e aplicada com uma camada mais fina. A técnica de aplicação é semelhante, nada muda. Além disso, é mais difícil trabalhar - é uma propagação pior, mas é preciso esticá-lo com uma camada fina e nivelá-lo rapidamente. Tudo fica muito melhor na cartilha e, sem ela, a camada inferior retira rapidamente a umidade do gesso fresco e começa a rolar. Depois de aplicar a massa de acabamento, aguarde novamente até que tudo seque e comece a nivelar. Mas desta vez eles não estão usando uma malha - sulcos visíveis permanecem nela, mas uma lixa com grão fino. Não é tão conveniente trabalhar com ele - ele entope rapidamente, mas a superfície fica lisa. Se você preparar a superfície para a pintura, fazemos a luz de fundo por baixo ou de lado e você pode usar não uma lâmpada incandescente, mas um LED - todas as falhas são visíveis. Mesmo os muito pequenos.

É difícil descrever como aplicar o drywall em palavras - os movimentos são difíceis de descrever. No vídeo, você pode ver como segurar a espátula, como movê-la, como aplicar ou remover a solução. Veja a tecnologia em detalhes no vídeo.

Preciso de massa de gesso cartonado antes do papel de parede

Drywall, ou gesso seco, é uma folha que consiste em 3 camadas: um núcleo de gesso e duas conchas de papelão. À primeira vista, parece que basta apertar as costuras e os parafusos e, em seguida, o papel de parede pode ser colado diretamente no papel.

Mas isso não é inteiramente verdade. Com cola e tintas, a camada de papelão resistente à umidade incha, deforma e pode estragar a aparência do acabamento. Se o papel de parede for fino e claro, um fundo escuro brilhará. Além disso, quando chega a hora de alterar o papel de parede antigo, eles podem sair com papelão. A placa de gesso betuminoso não é totalmente permitida somente ao colocar ladrilhos ou painéis. Portanto, existem recomendações claras de tecnólogos - você precisa de massa.

Preciso preparar o drywall antes de aplicar a massa?

Primer - uma solução especial de secagem rápida que melhora a adesão entre materiais, reduz o consumo de massa e evita a desidratação de adesivos e tintas. Além disso, protege adicionalmente a chapa contra fatores prejudiciais - umidade e efeitos agressivos dos componentes das composições adesivas.

Se o drywall não for preparado antes da massa, a mistura de nivelamento ficará aderida de maneira fraca e frouxa à base de papel, e a estrutura ficará solta e frágil. Ele pode ser retirado rapidamente junto com papel de parede ou tinta, o que levará à necessidade de reparos caros.

Os fabricantes produzem primers especiais para drywall à base de acrílico. Eles são ecologicamente corretos, oferecem impermeabilização, resistência a fungos e fungos, resistência ao fogo, sem reduzir a permeabilidade ao vapor.

Antes de aplicar o drywall, você precisa escolher um primer com base nas condições operacionais:

  • Para salas úmidas, são preferidos compostos resistentes à umidade, que formam um filme repelente à água na superfície do drywall.
  • Para papel de parede pesado, gesso decorativo e ladrilhos, agentes de penetração profunda são projetados. Além disso, fortalecem a base, aumentam sua capacidade de suporte.
  • Para pintura ou papel de parede claro, você pode escolher uma cartilha com adesão e penetração médias.

Os primers universais foram desenvolvidos para todos os tipos de acabamento subsequente. A tecnologia fornece ao processamento não apenas a base para a massa, mas também todas as camadas - início e acabamento.

A preparação é realizada com rolo ou pincel. Para efeito máximo, a composição deve ser aplicada em 2 camadas. A sala deve ter uma temperatura positiva. Para remover rapidamente os produtos de evaporação do ar, é necessário organizar uma boa ventilação.

Massa para drywall - o que escolher?

Como a massa de gesso drywall depende em grande parte da composição e finalidade da massa. À venda, você pode encontrar misturas feitas de cimento, gesso ou polímero. Cimento e gesso são produzidos em sacos na forma de pó finamente moído. Ao cozinhar, eles são diluídos com água nas proporções certas. Massas de polímero são pastas prontas para o uso embaladas em baldes.

As vantagens das massas de cimento são a força e a resistência à água. Na maioria das vezes, eles são usados ​​em salas úmidas para trabalhar com drywall resistente à umidade. Massas de gesso são de plástico, de consumo econômico e fáceis de lixar. O escopo de sua aplicação é apenas salas secas.

As composições baseadas em ligantes de polímeros - acrílico ou látex - são universais. Eles não têm medo de água, são bem aplicados, polidos sem problemas. Os recheios diferem no tamanho dos grãos de enchimento. As misturas projetadas para equalizar os erros grosseiros são chamadas de misturas iniciais, para processamento final fino - acabamento. A espessura das camadas aplicadas varia de 0,2 a 5 mm.

As massas modernas de gesso de alta qualidade são ecologicamente corretas, resistentes ao encolhimento e rachaduras e duráveis. Os principais fabricantes são Knauf, Weber-Vetonit, Sheetrock, Ceresit e outros.

Preparação para decoração

Antes de aplicar massa de gesso para papel de parede ou pintura, a superfície das folhas é cuidadosamente preparada:

  • É necessário garantir que o giroscópio não se incline rigidamente no chão ou no teto. Uma pequena folga impedirá a deformação do drywall durante a operação.
  • As bordas cortadas que foram formadas durante o corte das folhas, bem como os cantos, pilares, pontos de fixação das tomadas, condicionadores de ar e outras comunicações, devem ser chanfradas usando uma faca de 45 ° ou um pequeno avião especial.

  • Aperte os parafusos com a superfície do papelão. Não deixe chapéus salientes ou vice-versa, mergulhe-os demais no giroscópio. Em condições de alta umidade, recomenda-se revestir as ferragens com tinta a óleo ou verniz.
  • Coloque a fita de separação na interface entre o drywall e outras estruturas - paredes, teto, declive de plástico, etc. Fornecerá uma conexão deslizante, evitará a aderência e a rachadura da massa.

  • Juntas de poeira, costuras e locais de instalação para parafusos autorroscantes e ferragens.
  • Ferramentas necessárias

    Para o trabalho, você precisará de:

    • rolo de comprimento médio e escova para ferrar,
    • recipiente e misturador para preparação da solução (se for usada mistura seca),
    • 2 espátulas - pequenas (8-10 cm) para costuras, grandes (40-50 cm),
    • regra para controlar solavancos,
    • pedra de amolar, unidade portátil ou máquina elétrica com extração de poeira.

    Após o polimento, é necessário remover o pó da superfície usando uma escova ou um aspirador de pó doméstico. Esta operação não deve ser negligenciada, pois pequenas partículas depositadas na parede prejudicam a aderência dos materiais e dificultam a massa. Além disso, o pó penetra em todas as rachaduras e é perigoso por inalação.

    Qual é a diferença entre preparação para papel de parede e pintura

    Embora as placas de gesso sejam bastante uniformes, são visíveis massas de má qualidade, juntas, pontos de instalação de parafusos autorroscantes e cantos angulares incorretos. Mesmo papéis de parede espessos não conseguem esconder esses defeitos e, quando manchados, tornam-se ainda mais visíveis.

    A massa para diferentes tipos de acabamentos difere nos requisitos de qualidade da superfície:

      Para papel de parede espesso ou papel de parede para pintura, fibra de vidro, gesso decorativo a partir de materiais de frações grosseiras, é permitida a massa com pequenos defeitos. Posteriormente, eles serão mascarados sob a camada de acabamento.

  • Para pintura, papel de parede fino, gesso decorativo de camada fina, a superfície deve ser perfeitamente uniforme e lisa. A preparação requer mais tempo e consumo de material. Pode ser necessário aplicar pelo menos 3-4 camadas e lixar cada uma com muito cuidado.
  • Na Europa, eles usam sua própria linha para indicar a qualidade da superfície Q1-Q4. A categoria mais baixa Q1 é usada ao colocar painéis, ladrilhos e outros materiais de revestimento de peças. Q2 é adequado para revestimentos texturizados, Q3 para tintas foscas, papel de parede espesso. As superfícies Q4 são caracterizadas pela máxima suavidade, preparada para materiais com uma estrutura fina, revestimentos semibrilhantes e brilhantes.

    Ordem de serviço

    Cada mestre tem seus próprios segredos sobre como aplicar drywall sob papel de parede. No entanto, o trabalho é realizado de acordo com a tecnologia em várias etapas:

    1. Todas as juntas e defeitos são cuidadosamente alinhados.
    2. Cantos externos e internos são feitos.
    3. As áreas de gesso são retificadas.
    4. Toda a superfície é polvilhada e preparada.
    5. A massa é aplicada.
    6. A retificação e a preparação são realizadas para o acabamento subsequente.

    Você pode controlar a qualidade da base usando a luz direcional de uma lâmpada ou lanterna. Se os defeitos forem perceptíveis, é necessário impor as seguintes camadas para alcançar o resultado desejado.

    Juntas de vedação, orifícios e defeitos

    Todos os recessos da superfície da parede devem estar bem cheios de massa. Artesãos profissionais recomendam o uso da mistura Knauf-Fugen para isso. É flexível, fácil de usar, preenche bem as juntas.

    O material de enchimento é esfregado nos defeitos com pouco esforço até o momento em que um rolo de material se forma na superfície. Recomenda-se que os parafusos autorroscantes sejam processados ​​Knauf-Fugen 2 vezes para evitar o encolhimento.

    Fita de papel ou foice de reforço são usadas para reforçar as costuras. Eles protegem a massa de crack e destruição.

    A vedação das juntas é realizada das seguintes maneiras:

    • Molhe previamente a fita de papel em água para melhor aderência à superfície e evite a formação de bolhas. Encha a costura com massa e cole a fita, pressionando-a suavemente com uma espátula estreita. A fita deve estar completamente imersa na solução.
    • Costura terminar a massa sobre a costura. Cole a fita embebida em cola PVA na junta. Após a secagem, massa toda a superfície.
    • Ao usar o serpyanka, a costura também é preenchida com massa. Remova o excesso de argamassa do meio com uma espátula estreita e, com uma mão, alise a fita estritamente no centro da articulação, pressionando levemente. Cubra com massa usando uma espátula larga.

    Não deve haver espaços vazios nas costuras e nos buracos, mas sob a fita ou um pontinho de bolhas. A moagem é iniciada após a solução secar (10 a 12 horas).

    Massa de vidraceiro para cantos

    A tecnologia para processar ângulos externos e internos é diferente. Para cantos externos, são utilizados perfis perfurados especiais de aço galvanizado ou plástico. Eles permitem fortalecer a junta de duas folhas e dar ao canto a geometria correta.

    Anteriormente, o enredo é coberto com massa fresca. O perfil é sobreposto no canto e ligeiramente pressionado. Uma parte da massa é aplicada de cima e suavizada para que o canto desapareça completamente abaixo dela. Você pode pré-fixar o perfil com parafusos.

    Para reforçar os cantos internos, é usada fita de papel. A junta deve estar bem revestida com massa de vidraceiro. Coloque a fita sobre a solução e pressione firmemente. Usando uma espátula estreita, nivele-a cuidadosamente e cubra-a com uma pequena quantidade de massa.

    Reboco de acabamento de paredes de drywall para pintura

    A base para a pintura deve ser quase perfeita. A tarefa de terminar a massa é uniformizar até os menores defeitos.

    Antes de aplicar o drywall para pintura, toda a superfície deve ser coberta com uma mistura inicial, seca e lixada. Limpe as paredes do pó, prime. Após a secagem, prossiga para o trabalho:

    1. Misture bem a composição para a massa de acabamento. Se for preparado a partir de uma mistura seca, você precisará obter uma consistência uniforme e suave, remanescente do creme de leite.
    2. Espalhe a massa com uma espátula em uma espátula longa e espalhe-a na parede.
    3. Em seguida, esfregue em um movimento circular na superfície o mais fino possível.
    4. Seque cada área com uma abordagem sequencial para a próxima, de modo a não deixar traços ásperos da espátula. O movimento deve ser feito com pressão uniforme.

    Para acelerar o trabalho e melhorar sua qualidade nos cantos, é recomendável usar uma espátula de canto especial. Ele lida bem mesmo com lugares inacessíveis.

    A temperatura do ar na sala não deve ser inferior a 10%. Tempo de secagem - 8 horas. Após a secagem completa, proceda à moagem. Este é um processo trabalhoso, mas o resultado final dependerá da qualidade do trabalho realizado.

    Sob o acabamento final, remova a poeira e aplique uma cartilha. Se necessário, repita o ciclo de putty-moagem-priming várias vezes até que a qualidade desejada da superfície seja alcançada.

    Conclusão

    A massa de gesso cartonado é um processo trabalhoso, mas certamente muito importante. Se negligenciado, é possível uma rápida deterioração do acabamento decorativo e da própria base. Sabendo como aplicar massa de gesso para pintura ou papel de parede, você pode evitar muitos erros e a qualidade do reparo será a melhor possível.

    Recursos de massa para GKL

    Para escolher a mistura certa de massa de vidraceiro, você precisa seguir uma certa ordem de critérios. É importante entender a que tipo de trabalho a massa se destina. Se a decoração for feita em ambientes fechados, não faz sentido comprar uma mistura para uso ao ar livre. Além disso, é importante determinar o tipo de massa: pode ser inicial, final ou universal.

    As propriedades operacionais às quais a massa deve corresponder (suavidade da superfície, cor, ductilidade) são importantes. Isso também inclui fatores que afetarão a superfície acabada (por exemplo, umidade, tensão mecânica). É necessário levar em consideração o prazo de validade desse material de acabamento. (especialmente importante para soluções prontas que perdem rapidamente suas propriedades após diluição ou abertura de embalagem selada).

    Além disso, o preço é importante: é necessário atender ao orçamento planejado.

    Tipos de misturas

    Os materiais de massa de vidraceiro são representados por uma extensa variedade de vários tipos e tipos. Para determinar corretamente a mistura adequada para o preenchimento de placas de gesso, você precisa entender por quais critérios eles estão divididos. Existem três principais divisões de massa:

    • de acordo com o objetivo - iniciar, terminar, universal,
    • pronto para uso - mistura seca, solução diluída,
    • para o componente principal na composição - gesso, cimento, polímero.

    Vamos considerar as principais nuances.

    Iniciar

    Essa massa é usada para alinhar grandes defeitos, serve como base para o acabamento da massa. Suas características distintivas incluem:

    • partículas maiores da mistura
    • superfície áspera
    • força, moagem complexa,
    • forte adesão, forte adesão à superfície de trabalho,

    Linha de chegada

    Esta variedade destina-se a obter um plano achatado e alisado, sendo utilizada principalmente em uma base pré-processada. É uma boa base para vários tipos de decoração (por exemplo, papel de parede, manchas). As características da massa de acabamento incluem:

    • partículas relativamente finas da mistura,
    • plano suave e uniforme após o processamento,
    • boa aparência.

    Este material pode ser usado como decoração de parede ou teto. No entanto, essa massa é frágil, embora seja fácil de moer. Manuseie esse revestimento com cuidado.

    Universal

    Esses recheios executam as tarefas de iniciar e terminar variedades. Esses materiais podem ser usados ​​em superfícies em qualquer condição (sejam paredes quase planas ou superfícies com rachaduras, lascas e buracos). A universalidade da aplicação simplifica o processo de seu uso. Geralmente, as massas universais são representadas por composições poliméricas. A camada superficial resultante é um pouco inferior em qualidade ao acabamento faseado da massa inicial e final.

    Mistura seca

    Este material é vendido em sacos de vários pesos. Considere seus principais recursos.

    • Para um resultado qualitativo, é necessária a mistura correta de uma solução, o que garantirá a uniformidade da massa e a ausência de vários nódulos nela; caso contrário, a superfície estará longe de ser desejada.
    • O prazo de validade das misturas secas é muito maior do que outros análogos. Isso é importante se você comprar material para decoração de várias salas, cujo trabalho poderá ser realizado após um certo período de tempo.
    • Em termos financeiros, as misturas secas são mais baratas porque não contêm aditivos adicionais que mantêm o estado adequado da solução final.
    • É mais aconselhável usar misturas secas quando a superfície ideal não for necessária (por exemplo, para a camada inicial ou ao colar a superfície com papel de parede espesso).

    Solução pronta

    A mistura final é produzida principalmente em baldes de vários tamanhos (de 2 a 40 kg). Este material tem características próprias.

    • A mistura final é mais fácil de usar, não há necessidade de habilidades de amassar.
    • A camada de acabamento é caracterizada por uniformidade e suavidade impecável, esta é a melhor opção para pintura ou várias decisões de design.
    • O prazo de validade dessa massa é estritamente limitado e varia de acordo com a disponibilidade de aditivos especiais.
    • O preço das soluções prontas, independentemente do tipo de massa, terá uma composição mais alta do que uma mistura seca semelhante.

    Gesso

    Esta massa é amplamente utilizada para acabamento de superfícies de placas de gesso. A simplicidade e a facilidade de uso proporcionaram a ela uma grande popularidade entre profissionais e pessoas familiarizadas apenas com o trabalho de acabamento. As principais qualidades de tais misturas incluem várias características:

    • eles são usados ​​como uma camada inicial e final,
    • a mistura seca é diluída sem muito esforço, proporciona uma textura macia e agradável,
    • eles se estendem bem sobre a superfície,
    • eles são caracterizados por um curto período de endurecimento e solidificação,
    • esses compostos não encolhem, não haverá rachaduras na camada congelada,
    • a superfície resultante é uniforme e lisa,
    • eles têm uma aparência estética agradável (a camada superior pode ser usada como acabamento da parede frontal),
    • Essa é uma ótima opção para acabamentos de pintura e designer,
    • essa massa é caracterizada por um custo acessível,
    • eles são fáceis de moer,

    • é caracterizada por alta ductilidade,
    • ela não tem um cheiro específico de construção,
    • este material pode ser armazenado por um longo período a uma temperatura baixa,
    • possui altas propriedades de isolamento térmico e é à prova de fogo,
    • esses compostos não são tóxicos, suas micropartículas que caíram no ar não causam alergias,

    No entanto, o alto nível de absorção de umidade de tais betumes torna inadequado o uso desse tipo de material de acabamento em ambientes com alta umidade. A fragilidade determina a vulnerabilidade ao estresse mecânico e à vibração do revestimento acabado.

    Cimento

    A massa de vidraceiro, na qual há cimento, tem um custo orçamentário, o que a torna popular ao realizar uma grande quantidade de trabalho preparatório. Esses materiais têm características próprias.

    • Para a mistura, é utilizada areia, à qual são impostas exigências rígidas (por exemplo, a fração de partículas deve ser de 1,5 a 2,5 mm, caso contrário, a fissura do acabamento é quase garantida).
    • A mistura deve ser dissolvida com água à temperatura ambiente (cerca de 20 graus C).
    • A velocidade de endurecimento da massa varia de 5 a 24 horas (dependendo das condições de temperatura).
    • A camada diminui, o que torna necessário reaplicar a composição após algum tempo (após a primeira camada secar completamente).

    A camada endurecida é caracterizada por uma rugosidade significativa. Esta composição é resistente a flutuações de temperatura, é resistente ao gelo, é durável e resistente à umidade. No entanto, durante a operação, ou mesmo imediatamente na superfície, é possível trincar, apesar da total aderência à tecnologia. Além disso, essas variedades são difíceis de moer.

    A composição padrão durante o endurecimento adquire uma cor antiestética, embora hoje nas prateleiras das lojas de construção existam composições de tons de branco e superbranco modificados com pigmentos coloridos.

    Polímero

    As misturas de massa de vidraceiro à base de acrílico ou látex diferem na excelente aparência da superfície acabada.

    • Eles podem ser usados ​​para qualquer estágio da massa, no entanto, devido ao alto custo, são usados ​​com mais frequência para o acabamento da massa.
    • Eles são vendidos na forma de uma mistura seca e soluções prontas.
    • Eles fornecem uma superfície plana e lisa, independentemente de defeitos na superfície de trabalho.
    • Esta é uma boa superfície de base para acabamentos de pintura e designer.
    • Eles melhoram o isolamento acústico da superfície.
    • Eles são biologicamente inertes, o material de revestimento exclui a multiplicação de microrganismos (fungos e bolores).

    A alta permeabilidade ao vapor permite que a umidade livre evapore sob a camada de acabamento, como resultado da qual a sala não fica úmida. Eles são caracterizados pela resistência à umidade: este material pode ser usado em banheiros e cozinhas. Além disso, ele não tem cheiro.

    Para escolher uma massa para salas sem aquecimento, você precisa escolher um material elástico e resistente à umidade.

    Como massa?

    O resultado final depende muito da mistura de massa selecionada corretamente. Um fator importante é a conformidade com as normas, bem como a implementação consistente do trabalho de acabamento. Antes de executar o trabalho, é necessário preparar ferramentas, incluindo um canto, espátula, nível. Ao escolher um primer, vale a pena dar preferência a uma composição com alta capacidade de penetração. Considere os pontos principais do processo.

    Preparação da solução

    A mistura seca é diluída de acordo com as instruções de marca do fabricante. É necessário misturar bem a solução, após a qual deve ser infundida por cerca de meia hora.

    Antes de corrigir os inchaços, é necessário mexê-lo novamente.

    Processamento de costura

    A massa é aplicada a uma espátula grande com uma pequena, após o que é aplicada ao longo de toda a junta com cuidado, para que a massa preencha o recesso. Além disso, ele é estendido uniformemente por todo o plano.

    Cantos de massa de vidraceiro

    O processo é semelhante à massa de parafusos autorroscantes. Primeiro, a mistura é aplicada em todos os lados do canto, após o que a solução é totalmente triturada para preencher os vazios e esticada uniformemente para criar um único plano.

    Concluir fase

    Primeiro, eles processam as áreas que não foram afetadas, criam uma tela de massa comum (é melhor selar em pequenas porções). Em seguida, o nivelamento é realizado em toda a superfície com uma verificação minuciosa do nível.

    Dicas úteis

    Ao preencher a superfície para colar papel de parede de papel, a mistura da solução deve ser feita com muito cuidado. O plano de trabalho deve ser suave e uniforme: esse tipo de papel de parede tende a enfatizar qualquer falha. Se a preparação da base for realizada sob colagem com papel de parede pesado, é melhor usar massa de cimento.

    Quando a massa é realizada sob pintura, a superfície é nivelada com perfeição.

    Você pode aprender sobre como aplicar o teto no drywall no próximo vídeo.