Palavras como "Khrushchev", "Stalin" são incompreensíveis para os europeus modernos, não iniciadas na realidade russa. Esses conceitos caracterizam as opções de layout, mais precisamente, implicam o nome não oficial de edifícios residenciais. Os apartamentos Khrushchev apareceram durante o reinado na União Soviética Nikita Khrushchev. São quartos típicos de tamanho pequeno, com tetos baixos, banheiros e banheiros separados. Dada a relevância da questão da habitação, muitas famílias russas estão felizes com essa aquisição e estão tentando, de qualquer maneira, torná-las aconchegantes e confortáveis para viver.
Diferenças entre Stalin e Krushchev
As mulheres de Stalin têm tetos altos, um layout confortável, sempre foram consideradas uma habitação de elite. Somente os melhores representantes da intelligentsia soviética, bem como funcionários valiosos de vários departamentos do governo, receberam moradia nessas casas. Os Khrushchev são minúsculos, os tetos nos quartos não são altos, essas moradias foram para cidadãos comuns.
Vantagens e desvantagens de Khrushchev
A carcaça de tamanho pequeno é caracterizada por muitos pontos negativos. As instalações domésticas e residenciais têm uma área mínima, há dificuldades com a remodelação. O banheiro e o banheiro se assemelham a um armário, eles não são absolutamente como seus "irmãos", mesmo em hotéis europeus. O tamanho da janela em Khrushchev é tão pequeno que a instalação de janelas com vidros duplos modernas exige uma abordagem individual. Nessas casas, praticamente não há ruído e isolamento acústico, as conversas são ouvidas no apartamento dos vizinhos.
Apesar do grande número de deficiências, milhões de russos vivem nesses apartamentos a vida toda. Há um layout e vantagens semelhantes. Comparado com os stalinkas, Khrushchev possui comunicações de engenharia mais modernas, tornando mais fácil criar condições confortáveis para a vida. A fiação nos stalinks não é projetada para sobrecargas severas, geralmente ocorrem curtos-circuitos. Em Khrushchev, nenhum desses problemas foi identificado, apenas em caso de violação das regras de operação da rede.
Recursos de teto
A altura do teto em Khrushchev é de 2,5 metros, o que é um problema sério. Se o proprietário da habitação for de estatura média, ele poderá alcançar o teto com a mão. Ao aquecer o chão e usar um teto falso, a altura diminui drasticamente, o apartamento fica desconfortável e desconfortável para os moradores. Em stalinka, a altura do teto é de três metros, você pode fazer tetos elásticos, isolar o chão.
Como fazer um teto bonito?
Em Khrushchev, a multidão começa na entrada. Plataformas estreitas, problemas ao subir escadas com mercadorias volumosas são comuns para essas casas. Em edifícios de grandes blocos (IG), os tetos atingem 2,5 metros. Cozinhas e salas sanitárias se assemelham a pequenas salas de armazenamento. Nas estruturas de painel I-355, I-515/5, I-515 / 9sh, os tetos têm as seguintes alturas de 2,55, 2,48, 2,55 m, respectivamente. Na série 606, os tetos são de 2,7 m, mas a habitação é considerada uma opção de classe econômica.
Nas casas de painel grande 111-90 e 111-96, os tetos atingem uma altura de 2,64 metros. Será necessário muito esforço para expandir visualmente o pequeno espaço. A altura do teto em Khrushchev ajudou a economizar na construção, a construir mais moradias. Além disso, os custos de aquecimento foram significativamente reduzidos, o número de metros quadrados aumentou.
Se a altura do teto em Khrushchev fosse de três metros, as casas ficariam um andar abaixo e um número muito menor de famílias receberia os apartamentos há muito esperados. Naqueles dias, muitas pessoas se amontoavam em quartéis e apartamentos comuns. Eles estavam sinceramente felizes até em pequenos apartamentos.
Estruturas tensionadas e articuladas para tetos podem alterar significativamente a aparência da sala. Como a altura padrão do teto em Khrushchev é de 2,5 metros, uma opção de design semelhante não é adequada a eles. A sala parecerá agachada, a estrutura "consumirá" centímetros adicionais de espaço livre.
No caso de uma abordagem profissional, a altura dos tetos em Khrushchev não se tornará um obstáculo à implementação de idéias de design. Ao longo do perímetro, a altura do teto é reduzida, no centro eles formam um nicho com inserções espelhadas originais ou esticam um teto brilhante. Os pequenos khrushchevs não são motivo para recusar o uso de materiais de acabamento modernos, limitando-se a pintar ou caiar.
Papel de parede do teto
Esta é a maneira mais fácil de decorar a estrutura do teto em Khrushchev, não implica uma redução no espaço livre. O material pode ser papel de parede simples ou telhas especiais de teto de polímero com um design bonito. O uso de tais materiais garante um teto estético. Primeiro, a superfície da base é nivelada, colada em unhas líquidas ou em certas composições adesivas de uma placa ou papel de parede. O custo de tais reparos será mínimo, mas o resultado é impressionante.
Tecto falso
Se você deseja equipar uma estrutura de teto suspenso em um apartamento, escolha não opções de vários níveis, mas um sistema clássico de nível único. Envolve o uso de perfis com uma leve espessura, para que o espaço na sala seja roubado ao mínimo. A distância entre a superfície principal e a trama de tensão não deve ser superior a 3 cm, então a altura do teto no Khrushchev quase não diminuirá. Os dispositivos de iluminação embutidos podem abaixar o teto em quase 5 centímetros. É melhor não usá-los em apartamentos desse tipo. Se você deseja esconder os utilitários sob o teto, precisará de pelo menos 15 cm, o que é inaceitável no caso de residências de pequeno porte.
A solução ideal, dado o tamanho da janela em Khrushchev, seria usar um espelho ou tela brilhante em branco. A dispersão e a reflexão expandem visualmente a sala.
Se você tem Khrushchev, planejar seu teto é um processo trabalhoso. Ao instalar a opção de tensão, considere o risco de cortes e perfurações frequentes. A possibilidade de refletir a tela aumenta nos locais onde as luminárias estão instaladas, portanto, o uso de lâmpadas LED será a melhor solução.
Remodelação
Se você tem Khrushchev, seu layout provavelmente é inconveniente para a vida. É por isso que muitos proprietários dessas moradias estão tentando mudar alguma coisa nela. Tais eventos requerem consideração das características do plano arquitetônico e técnico do edifício, coordenação da reconstrução com o IPV. Não há necessidade de derrubar as paredes para ajustar os quartos. Primeiro você precisa mover a porta. Como resultado, você ganhará na praça.
Se a porta estiver localizada no centro da parede menor, ela será movida para outro local, o mais próximo possível do canto da sala.
As portas de batente têm uma desvantagem significativa - um grande espaço para fechar, portanto elas são alteradas para um compartimento ou sistema de acordeão.
No próximo estágio, a remodelação expanda visualmente o espaço devido aos bloqueios de janela. Dessa forma, o número de metros quadrados no apartamento não pode ser aumentado, mas com um design sem moldura de aberturas de janelas, o efeito visual certamente agradará.
Divisão em zonas
O zoneamento de uma sala trapezoidal ou retangular ajuda a criar um canto de trabalho, um "quarto", uma sala de estar em um pequeno apartamento. Existem certas regras desse processo que requerem uma separação lógica de uma zona da outra, levando em consideração a localização da fonte de luz natural.
A área de trabalho está localizada no canto oposto, separando uma tela translúcida do território para recreação. Não recomendamos colocar o local de trabalho entre a janela e a entrada, pois ele deve estar no canto da sala. É mais prático transformar um quarto em uma única sala de relaxamento, sem zonas distintas.
Escolha um interior
Em um apartamento pequeno, é difícil imaginar, por exemplo, o estilo antigo, requer grandes espaços, tetos altos. Em Khrushchev, você precisa combinar cores claras com decoração de parede, uma quantidade mínima de móveis.
Minimalismo é ideal para organizar quartos. Um interior contrastante e austero maximizará o uso de espaço livre. O design deve ser dominado por um tom claro: marfim, branco, areia, bege, cinza como contraste e complemento.
A cor escolhida para o fundo deve estar presente em todos os tipos de planos: paredes, piso, teto, grandes elementos de móveis. Para superfícies de decoração, tons escuros são permitidos.
Características do Khrushchev
A altura do teto em Khrushchevka é, em média, de 2,5 m, apesar de todas as casas terem sido construídas de acordo com projetos padrão, em alguns edifícios o nível do andar superior dos apartamentos é ligeiramente inferior ou superior. No tijolo e no painel Khrushchev, a altura das paredes varia de 2,48 a 2,6 m.
Além disso, esse indicador é afetado pelos reparos realizados no apartamento, por exemplo, após o isolamento do piso ou a substituição do revestimento do piso.
Desvantagens e soluções
Além da baixa localização, o teto em Khrushchev costuma ter outra desvantagem - uma superfície irregular. Pode ser difícil se livrar dessa falha pelo método mais popular hoje em dia - instalar uma rede de tensão - porque essas estruturas reduzirão ainda mais a altura das paredes.
No entanto, ainda é possível melhorar a aparência da sala, ocultar defeitos na superfície do piso superior. Existem várias maneiras de fazer isso.
Pintura e papel de parede
Os modernos materiais de construção permitem que você lide com a maioria das deficiências de uma laje de concreto por conta própria: feche rachaduras e valas, elimine solavancos e superfícies niveladas. Depois de realizar esses trabalhos, lixar e preparar o teto, ele pode ser pintado com tinta acrílica à base de água - uma solução orçamentária semelhante ainda é popular, apesar da abundância de opções alternativas.
Um método simples e eficaz de decoração que não afeta a altura das paredes da sala é o papel de parede.
As superfícies são pré-niveladas e coladas com papel de parede, que pode ser posteriormente pintado com emulsão à base de água ou tinta acrílica.
O teto acabado dessa maneira parece esteticamente agradável e os custos de reparo serão mínimos. Além disso, o revestimento pode ser limpo quando ficar sujo, removendo manchas com um pano úmido. A maioria dos papéis de parede para pintura pode ser pintada várias vezes; portanto, se você deseja atualizar o interior, é fácil alterar a cor do teto.
Estruturas de suspensão e tensão
As construções de drywall custam mais do que as versões anteriores. Sua principal vantagem é a capacidade de nivelar rapidamente a superfície do teto.
Tais estruturas não requerem um alinhamento cuidadoso do piso de concreto, são fáceis de instalar e, após a instalação na sala, não haverá uma grande quantidade de resíduos de construção.
A instalação de um teto extensível feito de filme ou tecido de PVC em Khrushchev é possível, no entanto, neste caso, é importante prestar atenção à espessura da estrutura.
Existem tetos extensíveis que são colocados a uma distância de 3 cm da base de concreto. Eles não deixam a possibilidade de instalar simultaneamente luzes embutidas e não permitem a comunicação de máscaras (isso exigirá instalações que vão até 15 cm da altura das paredes), mas ajudam a esconder todos os defeitos e irregularidades no piso de concreto. Eles podem ser usados com segurança em Khrushchev.
Aumento visual na altura do teto
A baixa altura do teto em Khrushchev é um dos principais problemas. Durante o reparo, os proprietários de apartamentos são forçados a prestar atenção a esse recurso da sala e a pensar em como ocultar esse defeito.
Para aumentar as paredes, você pode usar vários truques:
- Escolha papel de parede com um padrão vertical e não divida as paredes com uma borda.
- Se você planeja instalar um teto extensível, vale a pena dar preferência a telas brilhantes de cores claras. As superfícies espelhadas que refletem a luz criam o efeito de um grande espaço, aumentando visualmente a área da sala.
- Instale um design de dois níveis. Para salas com paredes baixas, os tetos são mais adequados, o nível mais baixo é colocado em torno do perímetro e a parte central principal é elevada. Graças ao segundo nível, a altura dos tetos em Khrushchev parecerá um pouco mais alta do que realmente é.
- Os designers recomendam que os proprietários de quartos com tetos baixos mobiliem suas casas com móveis baixos e usem cortinas de janela costuradas com tecidos translúcidos sem peso como decoração das janelas.
O acabamento dos tetos em Khrushchev, de modo a enfatizar as poucas vantagens da sala, não é fácil. No entanto, com a ajuda de materiais e tecnologias modernas, isso ainda é possível. Mesmo nos estágios iniciais do reparo, você deve considerar cuidadosamente qual técnica usar para elevar visualmente o teto.
Altura
Durante o reinado de Nikita Khrushchev, o governo estabeleceu a tarefa de fornecer a todas as famílias jovens sua própria moradia. A enorme necessidade da população por apartamentos exigia que o Estado resolvesse esse problema de maneira massiva e em pouco tempo. É por isso que o principal leitmotiv do desenvolvimento nos anos subseqüentes se tornou minimalismo e funcionalidade absolutos.
Foi dada prioridade à construção de edifícios de cinco andares. Além disso, as casas eram feitas de painéis: a alvenaria era um material muito caro.
De onde veio o limite de 5 andares? Tudo é simples - é a altura máxima permitida na qual um elevador não pode ser instalado em um prédio de apartamentos. Sua instalação exigia muito dinheiro - era um luxo inaceitável para o povo soviético naquele período difícil para o país.
A tarefa de economizar em tudo o que era possível não contornava as dimensões dos apartamentos: eles simplesmente não tinham um único centímetro quadrado extra, que só custa de 5 a 7 metros quadrados. m.! Um pequeno hall de entrada, um banheiro minúsculo e salas pequenas - essas são as principais características dos edifícios do período Khrushchev.
Os tetos nesses edifícios também eram baixos. Sua altura padrão era de aproximadamente 2,5 m (na prática, esse valor varia dependendo do departamento de design, o indicador pode ser 2,45, 2,55 e até 2,60 m).
Essa altura também foi ditada pela economia. Para ser justo, deve-se notar que economizar não significa o uso de materiais de construção baratos - as casas na era soviética sempre foram construídas de maneira sólida e eficiente. Reduzir a altura da sala de estar reduziu significativamente os custos de aquecimento e permitiu aumentar o número de apartamentos individuais.
Por exemplo, se a altura do teto fosse de 3 metros, os edifícios teriam que ser construídos de quatro andares, e isso significaria uma redução no número de instalações, que naqueles anos era absolutamente inaceitável. Tais tamanhos diferiam surpreendentemente dos stalinka habituais, muitas pessoas se sentiram desconfortáveis e chamaram as caixas de concreto de Khrushchev.
Ao mesmo tempo, a maioria dos cidadãos soviéticos estava feliz em receber essas moradias, pois durante muitos anos foram forçados a se amontoar em quartéis e apartamentos comuns.
Como corrigir um defeito de placa
A pequena altura não é de forma alguma o único menos Khrushchev. Além da baixa localização, o teto é caracterizado por uma superfície bastante irregular, o que limita amplamente o uso de várias opções para seu acabamento.
Ao mesmo tempo, a tecnologia não pára. Os tempos em que o reparo do teto se resumia à lavagem branca de giz já haviam passado.Hoje no mercado existem muitos materiais de acabamento e revestimentos que podem mudar o Khrushchev além do reconhecimento em questão de dias, torná-lo elegante e elevar visualmente o teto.
Os métodos de decoração de teto de custo relativamente baixo incluem:
- pintura
- cal
- papel de parede,
- instalação de telhas do teto.
Dessa forma, você pode atualizar o teto em um apartamento pequeno, sem tirar centímetros preciosos.
Vamos nos debruçar sobre eles com mais detalhes.
Pintura com tinta à base de água e caiação
Ao decidir usar um desses métodos, você deve avaliar objetivamente a superfície do teto.
Se o revestimento for irregular, apresentar rachaduras e outras deformações, será necessário realizar um trabalho para eliminá-las.
A propósito, nesse caso, o acabamento total do teto pode resultar em custos adicionais e, às vezes, nem um pouco pequenos.
A vantagem da coloração e da lavagem de roupas é considerada uma proteção ambiental e uma segurança completa para a vida e a saúde dos habitantes do apartamento.
Papel de parede
Como no primeiro método, a aparência inicial do revestimento é crucial na escolha deste método de decoração do teto. Se houver irregularidades e defeitos, é necessário eliminá-los primeiro.
A vantagem do método é uma ampla seleção de papéis de parede de várias tonalidades e texturas.
Ambos os métodos têm uma desvantagem significativa: eles requerem reboco prévio do teto.
Os tetos em Khrushchev consistem em lajes, possuem diferenças que aparecem na irregularidade do teto. Para corrigir a situação e tornar o revestimento mais estético, precisa nivelar o teto. Se o tamanho das placas diferir entre si de 1 a 2 cm, o teto poderá ser rebocado, mas se a diferença for mais profunda, pode ser bastante perigoso. Além disso, o pré-tratamento de superfície aumenta significativamente o custo dos reparos.
Por exemplo, há um teto de 18 metros quadrados. M. com diferenças de 3-5 cm. Para uniformizar esse revestimento, serão necessários pelo menos 15 sacos de gesso. Dado que cada saco pesa cerca de 30 kg, o peso total do gesso será de 450 kg. Concorde que não é muito agradável morar em um apartamento assim.
Mesmo que o trabalho seja feito profissionalmente, a ideia de que esse peso possa desmoronar um dia não inspira otimismo. É por isso que os especialistas recomendam o uso de estruturas articuladas.
Telha do teto
Essa é uma opção econômica que permite melhorar a condição do teto com um custo mínimo de dinheiro. Ao mesmo tempo, não há necessidade de reparo preliminar do revestimento inicial: o poço do ladrilho oculta pequenas irregularidades na superfície.
Além disso, uma grande variedade de telhas de diferentes cores, tamanhos e texturas é apresentada em lojas de construção, para que você possa escolher facilmente a opção para qualquer interior.
Nos anos anteriores, esse método era muito popular. No entanto, ele também tem uma desvantagem clara: os limites dos ladrilhos e das juntas são impressionantes. Como resultado, o teto não parece um revestimento integral, mas parece desleixado e descuidado.
A instalação de estruturas articuladas e a instalação de teto de gesso cartonado são consideradas métodos mais caros, mas ao mesmo tempo mais elegantes, estéticos e duráveis.
Tensão
As estruturas com dobradiças permitem evitar o esforço, o dinheiro e o tempo dispendiosos para reparos preliminares: o teto extensível pode até ser montado em um teto irregular e deformado.
Acredita-se que as estruturas de tração roubem centímetros úteis. É assim, mas o "dano" não é tão grande. Se o acabamento não incluir a instalação de holofotes, o novo teto cairá apenas 3 cm.
Se você planeja instalar elementos adicionais de sistemas de iluminação, o nível cairá um pouco mais - de 10 a 15 cm.
Drywall
Os tetos de gesso cartonado permitem criar estruturas de vários níveis que irão decorar qualquer interior, trazer estilo, luxo e elegância a ele. É fácil atualizar esse teto: para isso, você só precisa tingir a cada dois a três anos.
Como aumentar visualmente a altura do teto
Em situações em que o teto é muito baixo, você pode tentar aumentar sua altura pelo menos puramente visualmente.
Os designers de interiores dão várias recomendações sobre este assunto:
- dê preferência ao papel de parede e padrões com uma impressão vertical e você precisará colar sobre toda a parede: de cima para baixo, a borda tradicional oculta apenas a altura,
- tente mudar a ênfase na sala do teto para as paredes e o chão,
- compre móveis baixos e macios e decore as janelas com tules leves e leves no chão.
Se você decidir terminar o teto com drywall, tente criar uma composição de vários níveis, cuja borda será subestimada. Devido a isso, o restante aparecerá visualmente mais alto.
Ao usar um teto falso falso optar por material brilhantetendo um leve efeito de espelho. Esses revestimentos expandem visualmente o espaço e o preenchem com luz.
Aqui estão algumas dicas para paredes e móveis, que também ajudarão a aumentar o espaço do Khrushchev:
- na questão de expandir o espaço, os espelhos não têm pouca importância - use-os ao máximo, mas tente não exagerar,
- instalação de bordas não é recomendada: eles reduzem visualmente uma sala já pequena,
- crie um efeito de perspectiva na sala colocando um elemento decorativo brilhante ou item de interior no canto oposto à entrada.
O vídeo abaixo contém dicas para aumentar visualmente o teto baixo.
Sobre Khrushchev
O problema em Khrushchev é que, durante o reparo, não apenas a área total é significativamente reduzida, mas também a distância do piso aos tetos. A habitação está se tornando desconfortável.
Se você usar estruturas de teto suspenso, combinando-as com isolamento de piso, os tetos de edifícios de cinco andares terão uma altura significativamente reduzida. Além disso, problemas com uma área minúscula começam já na entrada, onde as portas de entrada dos apartamentos no patamar quase tocam.
O banheiro é frequentemente combinado com o banheiro. A área total do banheiro é tão pequena que se assemelha a uma despensa. Em tal área, é difícil para uma pessoa se virar. É difícil imaginar como uma pessoa se sente um pouco acima da altura média, com os pequenos tetos de Khrushchev. Obviamente, nessa altura, ocorre um estado desconfortável.
Acontece que mesmo apartamentos de tamanho pequeno permitem que você faça um belo revestimento de teto, apesar da pequena altura padrão. Portanto, estruturas articuladas e elásticas não funcionarão, pois reduzirão um pequeno espaço de convivência. A melhor opção seria colar o revestimento do teto com papel de parede ou colocar placas especiais feitas de material polimérico.
Se você realmente quer uma estrutura de tração, não se desespere. Mesmo com tetos padrão de apartamento (2,5 m), você pode instalar um design com um nível. Para que a área da sala não diminua, é necessário observar a distância entre o tecido elástico e a superfície principal (não mais que 3 cm). Não é necessário integrar dispositivos de iluminação na estrutura articulada, caso contrário, o volume da sala também diminuirá.
Casa de Stalin
Os tetos das casas de Stalin são muito diferentes em altura das de Khrushchev, são de 3 metros ou mais (até 3,5). Apartamentos deste tipo são espaçosos, luminosos, com um grande número de despensas. Quanto às varandas, as escadas também são espaçosas, com vãos altos, amplas aberturas de janelas.
Além de uma filmagem chique, as casas de aço se destacam por cozinhas enormes, corredores amplos, banheiros espaçosos e a distância do chão ao teto. Uma característica dessas casas é o layout não padrão dos apartamentos. A construção das casas de Stalin durou cerca de 30 anos. As casas foram construídas com projetos completamente diferentes. Portanto, os tetos das casas stalinistas são diferentes (de 3 a 4,5 metros).
Portanto, existem apartamentos de um quarto, cuja área é de 60 metros quadrados. E os apartamentos de dois quartos, pelo contrário, podem ser muito pequenos (35 quadrados). Ainda assim, a principal diferença entre casas stalinistas pode ser chamada de altura dos tetos.
Brezhnevka
Brezhnevka chamou arranha-céus típicos (5 e 9 andares), construídos de 1960 a 1980. Comparado com as duas variedades anteriores de edifícios residenciais, o layout desses arranha-céus melhorou. Havia elevadores com rampas de lixo. Escadas com vãos se tornaram um pouco mais espaçosos quando comparados com as pequenas áreas de edifícios anteriores.
Quanto à aparência interna das instalações residenciais, elas também foram alteradas. Os banheiros combinados desapareceram, os banheiros foram equipados com impermeabilização. Os cômodos de muitas casas ficaram separados, em vez de passarem por eles.
Mas, a área da cozinha, banheiro com banheira ainda permaneceu pequena.
No entanto, os tetos dos prédios de cinco andares em Brezhnev permaneceram como os de Khrushchev, sua altura é de apenas 2,5 m.As casas de cinco andares do tipo Brezhnev foram construídas de acordo com projetos especiais. Então, havia uma espécie de prédio de cinco andares com um telhado completamente plano. Devido a esse projeto, os fundos alocados para construção foram economizados significativamente. Porém, esses apartamentos com cozinhas pequenas e instalações sanitárias têm tetos pequenos no apartamento.
Novo edifício
Ao construir novas casas, vários padrões se aplicam. Portanto, em novos edifícios, os parâmetros de altura podem ser diferentes. As instalações residenciais Elite são construídas de acordo com projetos especiais, para que as superfícies dos apartamentos possam atingir 3 metros. Consequentemente, o custo por metro quadrado de área útil aumenta.
Os tetos em novos edifícios monolíticos podem ter 3 metros de altura. Mas, mais dinheiro é gasto em um projeto como esse, o custo aumenta de acordo. O alto custo dos apartamentos é explicado pelo alto consumo de materiais.
O valor médio padrão em um novo tipo de apartamento é considerado uma altura de 2,6 a 2,8 m.
Casa pré-fabricada
A construção de painéis é popular hoje em dia. As séries de projetos desses edifícios residenciais diferem no número de andares, a área das instalações residenciais.
Os tetos nas casas dos painéis podem ter diferentes alturas (2,5 - 2,7). Este parâmetro depende do ano de construção do prédio, do tamanho dos apartamentos, dos materiais dos quais o prédio foi construído.
Por exemplo, os tetos no painel Khrushchev podem não atingir uma altura de 2,5 e são 2,48 m. Em tais apartamentos, é problemático decidir sobre a escolha da cobertura do teto.
Em diferentes anos de construção, os edifícios residenciais foram construídos de acordo com vários projetos. As casas diferiam no número de apartamentos no patamar, na largura das aberturas das janelas e no layout interno dos alojamentos.
Assim, os parâmetros dos tetos dos apartamentos de uma casa de painel dependem do número de andares e do material e em que o edifício foi construído.
Casa de tijolos
Na época de Khrushchev, painéis e tijolos mais caros eram usados para construir edifícios residenciais. Mas, apartamentos em prédios de tijolos ainda eram pequenos, apertados.
No tijolo Khrushchev, havia também padrões de altura. Este valor não é superior a 2,5. Ao mesmo tempo, edifícios de tijolos podem ter 4 ou 5 andares, na maioria das vezes com telhados planos.
Moradia 9 andares
As casas-painel em 9 andares diferem em parâmetros sólidos e existem 2,64 tetos. Esta é a altura ideal. Porém, esses parâmetros começaram a ser utilizados apenas até 1995. Mais tarde, começaram a ser aplicados projetos mais econômicos na construção de edifícios residenciais.
Mas, se falarmos sobre os padrões dos prédios de tijolos de nove andares da época de Stalin, a distância do piso ao teto, para alguns projetos, alcançou 4 metros. Os edifícios stalinistas de elite possuíam apartamentos com tetos de 4,5 metros.
Moradia 5 andares
Os padrões padrão para tetos em uma casa pré-fabricada em 5 andares podem ser diferentes. O parâmetro depende da série do projeto, ano de construção, layout interno.
Como mencionado acima, no painel Khrushchev, a altura era de apenas 2,5 metros.
Hoje, a melhor opção é o padrão médio dos tetos dos apartamentos, considerando a opção de 2,7 metros.
Altura mínima do teto
Durante a construção de edifícios residenciais, vários parâmetros são levados em consideração, incluindo a distância mínima do piso ao teto que um edifício residencial pode ter.
O padrão de altura do teto em uma marca mínima de 2,5 metros é usado na construção moderna. Ao mesmo tempo, os custos gerais de construção são reduzidos, o custo por metro quadrado é reduzido. Esta opção é considerada ideal. Mas, durante o trabalho de reparo, você precisará trabalhar duro se planejar terminar o espaço no teto.
História do termo e construção em massa
O termo foi introduzido pelo nome do chefe do país e a tendência foi estabelecida desde o momento em que as opções econômicas começaram a aparecer ao lado de edifícios anteriores. Rapidamente em construção, com a esperança de substituição subsequente, foram chamados Khrushchev. Anteriormente, os "Stalin" eram construídos - funcionais, convenientes, projetados para operação a longo prazo, eles foram projetados sob Stalin.
As casas erguidas em um severo limite de instalações e recursos foram construídas com o objetivo de reassentamento mais rápido possível de quartéis e apartamentos comuns.
Os planos do estado eram intenções de fornecer a cada família seu próprio espaço individual, moradias separadas.
Às vezes, acredita-se erroneamente que, com esse nome, eles significam apenas modificações nos painéis de cinco andares. Esse equívoco é baseado no SNiP, desenvolvido em 1958, especialmente para séries pré-fabricadas, a fim de limitar os conceitos e normas de conformidade com os padrões estaduais. Inicialmente, foram construídos edifícios de dois, três e quatro andares dos seguintes tipos:
De acordo com os padrões de habitação existentes, as casas de 5 andares ainda podiam ficar sem elevador, o que, com outras opções, ocupava uma parte significativa da alocação não apenas com o arranjo e os mecanismos necessários, mas também com reparos e manutenção subsequentes.
O início da era Khrushchev multi-apartamento
As primeiras opções experimentais foram construídas em 1948, em Moscou, Leningrado e Magnitogorsk, mas, com o tempo, descobriu-se que as casas com painéis de quadros custavam muito mais. Desde 1958, começou o desenvolvimento denso das casas, rapidamente montadas a partir de peças típicas do painel. Isso possibilitou a construção simultânea de bairros inteiros e, muitas vezes, bairros residenciais para futuros novos colonos felizes.
A criação do Catálogo Estadual Unificado de Peças de Construção facilitou muito o desenvolvimento de novos projetos, e a introdução de códigos de construção os tornou mais seguros. Em grandes assentamentos, as pessoas recebiam apartamentos no painel Khrushchev.
Foram abertas empresas especiais para a produção de materiais de construção, a partir das quais a entrega foi realizada diretamente no canteiro de obras. Foi benéfico para as empresas e para o estado. Em vilarejos remotos e cidades pequenas, não havia sentido em construir essas plantas por causa de seus pequenos volumes, e enviá-las por estradas por longas distâncias era caro e inútil.
Uma alternativa foi encontrada no tijolo Khrushchev, rapidamente construído a partir de tijolo de silicato. Era muito mais barato que os painéis de concreto, além da construção de uma pequena fábrica de tijolos que trabalhava para as necessidades de uma área limitada.
A altura do teto em Khrushchev não é um valor médio, o mesmo para todos os inúmeros projetos desenvolvidos com base no catálogo Unificado existente de peças de construção. Este é o parâmetro definido:
- a série em que a casa planejada caiu,
- material de fabricação (tijolo ou painéis típicos),
- o ano de construção (acredita-se que os Khrushchevs foram construídos de 1958 a 1985, embora ainda estejam em andamento disputas profissionais sobre terminologia),
- alterações introduzidas no projeto (a série pode ser complementada e modificada, acompanhada de marcação apropriada),
- local de construção (nas cidades jovens e em rápida construção, os fundos alocados poderiam ser ainda mais curtos, devido à necessidade de construir milhões de metros quadrados de habitações).
Então, qual é a altura dos tetos em Khrushchev - este não é um parâmetro padrão que pode ser encontrado no guia da história da construção. Antes de tudo, é necessário saber o número de séries às quais a casa pertence, o ano de sua construção, o número de andares (4 ou 5 andares).
De pouca importância para determinar a altura do teto em um apartamento localizado na categoria dessas casas é o material de construção (tijolo de silicato do qual o edifício Khrushchev foi erguido, ou painéis de concreto típicos, grandes blocos feitos na fábrica da cidade de produtos de concreto armado.
Características comuns de edifícios de época
Apesar da reforma metropolitana dos Khrushchevs, que sob outras condições seria realizada há muito tempo, e da tendência de criticar ou criticar esses edifícios, a construção concluiu sua tarefa. Isso só foi possível durante o período de planejamento estatal, quando a primeira experiência de edifícios de atacado em Moscou, Sverdlovsk e Kuzbass foi bem-sucedida.
Em 1950, foi adotado um decreto “Redução do custo de construção” e, após 4 anos, também em lei - um novo decreto, segundo o qual mais de 400 fábricas e 200 locais do tipo polígono foram construídas para a fabricação de estruturas e peças pré-fabricadas em concreto armado.
Mesmo antes do lançamento do SNiP especial, em 1956, começou a construção de casas de 4 andares em Moscou e, ao mesmo tempo, o projeto 1-506 foi lançado em Leningrado. Mas nessas casas eles ainda aderiam às características stalinistas, então os tetos eram altos e os apartamentos eram grandes e confortáveis.
E somente em 1957, após o decreto "Sobre o desenvolvimento da construção de moradias na URSS", as casas começaram a corresponder à idéia usual e, em 1963, foi realizada a primeira conclusão dos projetos-padrão. Quaisquer que fossem os tetos do Khrushchev de cinco andares, eles foram construídos muito e rapidamente, e as pessoas ficaram felizes, recebendo apartamentos modernos separados.
Eles tinham muito em comum:
- Normal, em comparação com quartéis e condições comuns de vida.
- Construção em projetos padrão (de painéis, blocos e tijolos), quase sempre com 5 andares de altura.
- Foi dada preferência a apartamentos de 1 e 2 quartos, embora também tenham sido construídos apartamentos de 3 quartos.
- Aquecimento central, esgoto e água fria, ventilação e fogão.
Características de design de casas
Quantos metros da cozinha, se existe uma calha de lixo e qual a altura do teto nas casas de bloco - dependia do projeto, em alguns deles alcançou 2,7 m.
Ao contrário da crença popular, nem todos os Khrushchev foram projetados para um curto período de operação, e nem todos, como as séries 1-515 / 5 (515), tinham tetos com 2,48 m de altura.
Apresentava vantagens inegáveis - por exemplo, baterias em divisórias internas, presença de um sótão e um piso técnico para comunicações, bom isolamento acústico e fortes paredes de sustentação de carga. Por quantos anos os Khrushchevs são projetados - também variáveis.
Existem demolições com vida útil de 25 anos e opções para a construção de tijolos, cujas características são ainda maiores do que as construídas após 1970, com paredes fortes que permitem reformas que podem durar até 150 anos com o uso e a reforma corretos.
O programa de renovação em São Petersburgo e Moscou incluiu o MKD de desenvolvimentos de curto prazo, planejados como temporários ou que se tornaram inutilizáveis após operação incorreta.
Veja abaixo um vídeo interessante sobre esse tópico.