A cozinha

As melhores opções de design para cortinas para a cozinha com uma porta da varanda

Nem sempre é possível escolher o tule certo para a porta da varanda. Tudo devido ao grande tamanho da abertura e sua funcionalidade. Você deve estudar cuidadosamente todos os têxteis disponíveis comercialmente e se concentrar no mais prático. A escolha certa de tule na cozinha com a porta da varanda ajudará nosso artigo.

Os benefícios do tule na cozinha

Por muitos anos, o tule tem sido usado ativamente como elemento decorativo no design de uma porta de sacada e possui muitas vantagens indiscutíveis:

  • Uma grande variedade de design: com desenhos, motivos em relevo, superfície lisa, cortinas e muito mais,
  • Tulle torna o quarto aconchegante e complementa com sua leveza e simplicidade,
  • O material é muito leve e com a sua fixação não haverá problemas,
  • Devido à sua sutileza, o tule deixa muita luz entrar na cozinha, e isso é muito importante, principalmente se as janelas do apartamento estiverem voltadas para o norte,
  • O tule é durável, apesar de sua fragilidade,
  • Para ver o que está acontecendo do lado de fora da janela, você não precisa tocar nas cortinas com as mãos sujas: graças ao material transparente, tudo fica visível e, portanto,
  • Fácil de lavar e secar rapidamente
  • Não ocupa muito espaço.

Desvantagens do tule

Algumas desvantagens também se aplicam às vantagens, dependendo de qual lado você olha:

  • Por causa da transparência, tudo o que acontece na cozinha à noite é visível,
  • Com a janela ou porta aberta, o tule vibra e, ao mesmo tempo, captura todos os objetos deitados ou em pé nas proximidades,
  • O pó acumula-se regularmente no produto,
  • O tule é muito fino e requer cuidadoso cuidado: só pode ser lavado à mão e em água morna.

Regras de seleção

Se não houver necessidade de esconder-se dos vizinhos e dos olhares indiscretos, opte pelo tule, que adicionará leveza, leveza e calor ao interior. Os designers recomendam que escolher um tule na cozinha com uma porta da varanda não seja muito curto, mas não muito longo. O design por design e a praticidade não foram cancelados.

A opção mais ideal nesse sentido é um tule de duas peças. Será perfeitamente combinado, se necessário, com cortinas, cortinas e não impedirá o acesso à varanda. Assim, a porta da varanda não ficará nua, mas se encaixará perfeitamente no interior da sala.

Certifique-se de escolher a praticidade e funcionalidade do produto ao escolher o tule na cozinha. O material deve ser bem lavado, longe de manchas de graxa, poeira, mas ao mesmo tempo deve parecer esteticamente agradável. Para isso, os designers recomendam o uso de linho, chita ou algodão. Este tipo de material não desbota ao sol e é resistente ao acúmulo de poeira.

Para quem deseja decorar de forma independente a cortina da porta da varanda, é necessário optar pela versão de linho. Nele você pode bordar, decorar com várias aplicações, pompons, flores e muito mais. Tal feito à mão dará à cozinha um charme e exclusividade especiais.

Recursos de escolha

Qualquer detalhe mal concebido no interior mais cedo ou mais tarde se fará sentir, especialmente na cozinha - o ambiente mais sombrio em que o ambiente deve ser o mais ergonômico.

Portanto, escolhendo cortinas, é necessário considerar esses pontos práticos:

  • tamanhos de cozinha
  • de que maneira a porta da varanda se abre
  • conveniência de cortinas deslizantes,
  • com que frequência você sai para a varanda
  • se a varanda é envidraçada
  • como a cozinha está localizada em relação aos pontos cardeais,
  • Você precisa de acesso regular ao peitoril da janela e ao que está nele - plantas de interior, lavagem, decoração ou nada.

Não menos importante é o lado estético da questão, porque, idealmente, o design das cortinas corresponde à aparência das portas e janelas, bem como ao estilo geral de decoração da cozinha ou do apartamento como um todo, como nessas fotos.

Além disso, o esquema de cores e a textura das cortinas devem estar em harmonia com os elementos têxteis, móveis, paredes, piso ou outros elementos da sala.

Que tipos de cortinas são mais frequentemente usadas para decorar uma cozinha moderna com varanda? Vamos acertar. E começaremos com as opções mais versáteis e convenientes.

Cortinas romanas

Cortinas com cortinas horizontais e um mecanismo de elevação - uma das melhores opções para uma cozinha com varanda.

  • ajusta-se perfeitamente à janela, ocupando um espaço mínimo - isso é especialmente conveniente para cozinhas pequenas, onde o peitoril da janela atua como outra superfície de trabalho,
  • quando levantada, forma belas dobras,
  • pode ter comprimentos e larguras diferentes, o que permite projetar harmoniosamente a janela e a porta,
  • prende no teto, na janela ou na abertura, sem a necessidade de beirais volumosos padrão,
  • adapta-se a estilos de interiores modernos com concisão e estilos tradicionais - a capacidade de adicionar decoração,
  • pode ser feito de qualquer tecido denso ou leve, bambu, juta e outros materiais,
  • permitirá que você abra uma janela ou varanda sem perder tempo movendo a tela,
  • combina bem com tule, cortinas, musselina, outros tipos de cortinas e lambrequins.

Você verá isso olhando as fotos a seguir.

As desvantagens das cortinas romanas são mínimas, mas ainda existem. Em primeiro lugar, o mecanismo de elevação pode ser muito incomum e difícil para as pessoas mais velhas.

Em segundo lugar, você não poderá expor completamente a janela, deixando sua parte superior para a montagem de dobras. Se isso é importante para você, preste atenção aos parentes mais próximos das cortinas romanas -

Persianas rolô

As cortinas de rolo ou cortinas de tecido são torcidas em um tubo de rolo durante o levantamento, sem formar dobras. Em todos os outros aspectos, as persianas são as mesmas que as romanas e têm praticamente as mesmas vantagens.

Eles cobrem apenas o mais necessário, são adequados para salas compactas e espaçosas, podem ser uma parte discreta ou brilhante do interior - por exemplo, como na foto.

Devido à sua natureza direta, as persianas sem acompanhamento de cortinas ou tule são consideradas mais compatíveis com as tendências modernas do interior - como minimalismo, techno, construtivismo, alta tecnologia, lounge.

Os rolos de bambu, estopa, linho ou juta se encaixam nos estilos eco, étnico e africano, e os rolos de tecidos translúcidos se adequam ao estilo escandinavo.

Mas, dada a mistura moderna de estilos em 2018 e a funcionalidade das persianas, você pode torná-las seguras parte de qualquer ambiente.

Como persianas, as persianas geralmente adornam as janelas das janelas, sacadas envidraçadas e galerias, obstruindo a luz do sol. Isso libera você da necessidade de cortinas grossas e à prova de luz para o bloco da varanda e dá origem à realização de impulsos criativos.

Se você não gosta de levantar cortinas ou está procurando uma adição decorativa a elas, passamos para as versões deslizantes das cortinas.

Cortinas japonesas

Não panos largos de cortinas de painel - uma solução elegante e conveniente para o bloco da varanda, que permitirá que você saia livremente para a varanda.

Acredita-se que eles sejam apropriados em salas espaçosas com tetos altos, mas você pode pendurar modelos curtos em uma pequena cozinha. Um jogo com o comprimento de uma cortina - uma escada, um "semicírculo" ou um arco promete um número infinito de variações.

Eles se tornarão ainda mais se você adicionar bordas, ilhós, fitas e lambrequins.

Se a janela não tiver um medidor gratuito para guias - isso não importa. As cortinas do painel são penduradas na cornija mais comum, nas dobradiças, ganchos, ilhós.

Transparentes ou densas, lisas ou multicoloridas, austeras ou decoradas, as cortinas japonesas iam além do estilo oriental.

Cortinas em ilhós

Antes de passar para os tipos de cortinas deslizantes, gostaria de dedicar algumas palavras aos tipos de fixação. Gravatas, cordões, presilhas, ganchos - existem várias maneiras de fixar o tecido na borda. Mas, do ponto de vista da conveniência de empurrar as cortinas para frente e para trás, especialmente se você fizer isso várias vezes ao dia, a liderança está por trás dos ilhós.

Aparentemente, portanto, as cortinas nos anéis amarrados na cornija são as mais relevantes no design moderno. Com um leve movimento, você afasta a cortina, sem se preocupar com a segurança da tela ou com a fixação.

Além disso, os ilhós são ricos em formas. “Anéis” quadrados, ovais e encaracolados feitos de metal, madeira ou plástico complementarão a cor de móveis, eletrodomésticos e hastes de cortina.

Kisei

Cortinas de fio são outra boa maneira de decorar uma janela com uma porta da varanda. Diferentemente das telas inteiras, essas cortinas se separam graciosamente, permitindo que você entre na varanda e nas costas, porque os fios que caem livremente são fixados apenas na parte superior. Com a ajuda de capturas ou grampos de gatinhos, crie composições simétricas ou assimétricas, exemplos dos quais são apresentados na foto abaixo.

As cortinas de filamentos se dão maravilhosamente bem com persianas, cortinas, tule, têm um esquema de cores rico e espalham a luz suavemente. Kiseens retos ou espirais arejados e lindamente fluidos são decorados com inserções têxteis, miçangas, penas, lurex, contas de vidro, pérolas artificiais, pompons.

Em vez de fios, também são usadas fitas têxteis lisas ou multicoloridas, que podem ser decoradas com miçangas. Como você adivinhou, as cortinas prontas são fáceis de individualizar, melhorando à sua maneira.

Uma ressalva é que, quando você passa pela chuva de kiseen, diminua a velocidade, porque o fio pode prender um cinto, botão ou outras partes da roupa, e será difícil prever quem vencerá - você, a cortina ou a cornija. Pelo mesmo motivo, é melhor pendurar essas cortinas longe de gavetas.

O restante das cortinas é bastante prático e ainda mais versátil do que os modelos anteriores, porque se adaptam a estilos de interior completamente diferentes. Neoclássico, versalhes, vanguarda, barroco, art déco, contemporâneo, boho, futurismo - Kisei olhará harmoniosamente na cozinha, decorada em qualquer direção. Além disso, eles também são usados ​​para zonear a sala de estar da cozinha.

Longas ou curtas, as cortinas de filamentos ultrapassam os limites dos retângulos e quadrados, de modo que suas linhas curvas complementam facilmente as formas fluidas do conjunto de cozinha.

Por tule, queremos dizer cortinas de luz feitas de tecidos translúcidos que transmitem perfeitamente luz - organza, tule, chiffon, fibras semi-sintéticas mistas.

Se a janela com a porta da varanda estiver voltada para o lado norte ou outro tipo de cortina fornecer proteção contra o sol, essas cortinas de ar serão uma boa solução. Eles deixam entrar ar, dispersam a luz, não sobrecarregam o interior e são adequados para muitas direções internas.

Se antes, o tule fazia parte de um trio comum, hoje é um ato solo.
Tule no chão, um tom mais claro ou mais escuro que as paredes tornará a pequena cozinha significativamente mais espaçosa, preenchendo-a com frescura.

Malha, estampada, lisa, bicolor, gradiente, com babados ou franjas - hoje o tule é representado pelo maior sortimento, como mostram esses exemplos de fotos.

A adição de uma franja de tecido denso na parte superior, lateral ou inferior da composição complementará o esquema de cores do interior. O mesmo papel será desempenhado por um captador, ímã ou braçadeira.

Não é necessário que um único pedaço de pano cubra todo o bloco da varanda. Você pode atravessar duas cortinas de saturação e tipo de padrão diferentes, obtendo uma combinação interessante no cruzamento.

Como nas roupas, na moda interior em 2018 há uma assimetria, e uma janela com varanda implora diretamente por esse design. Ao mesmo tempo, as cortinas oblíquas ficam ótimas nos modelos retangulares usuais, sendo seu complemento ou moldura.

Muitas vezes, no design das janelas, existem cortinas simetricamente localizadas de cores diferentes, combinadas por cores com acessórios.

Um tule com um padrão tridimensional (cortina de fotos 3D) é uma idéia para criar uma “parede” de destaque para a qual não havia lugar na sua cozinha. Imagens em perspectiva - algo que se estende para longe - o bloco da varanda é visualmente afastado, aumentando favoravelmente a pequena sala.

Cortinas 3D para a cozinha com varanda são uma ótima chance de tornar o interior da cozinha único, porque absolutamente qualquer imagem pode ser impressa no tecido.

Cortinas

Em combinação com ou sem tule, as cortinas são ideais para enquadrar uma porta no meio de um bloco de varanda. O design simétrico tradicional das janelas é característico de muitas áreas internas, incluindo as modernas.

Se a porta da varanda estiver localizada na borda, talvez uma cortina seja suficiente, mudando sua localização com o movimento do sol.

As cortinas de tecido fino sem tule se encaixam em qualquer interior moderno, e as duas cortinas de tecido de tule ficarão bem em um ambiente próximo aos clássicos.

Duas ou três pinturas de cada lado da janela complementam o esquema de cores do interior, combinando as cores que a dominam em um plano.

Para consertar cortinas ou cortinas requintadas, elas costumam usar um acessório útil e, se você quiser, também um acessório bonito - uma picape. Pode ser invisível, mesclando de cor com a tela, ou contrastando, em harmonia com móveis, piso ou cornija.

Cortinas curtas

  • o peitoril da janela em sua cozinha desempenha um papel funcional,
  • você costuma abrir uma janela
  • pela janela há uma mesa, sofá ou cozinha,
  • você não deseja bloquear o acesso às gavetas ou radiadores de aquecimento localizados sob a janela,
  • O estilo de design que você escolheu é vinculativo ...

- Cortinas curtas serão a melhor escolha.

Uma decoração de janela tão compacta e aconchegante é característica não apenas da adorável Provence rústica, mas também das tendências modernas. Suponha que você já tenha escolhido uma cortina longa para uma porta da varanda. Adicione pequenos elementos do mesmo tecido ou cor às persianas.

Dependendo do tipo, tamanho e método de abertura da janela, o seguinte será adequado para você:

  • cortinas encurtadas
  • cortinas de café
  • cortinas de vidro manchado
  • Cortina Kissel ou Macramé
  • tule.

Exemplos de modelos curtos estão esperando por você na foto.

Para janelas de abrir que abrem regularmente, as cortinas nas cornijas telescópicas montadas diretamente na janela são perfeitas. Além disso, uma decoração conveniente servirá como algumas telas estreitas - uma ampulheta amarrada com ganchos.

Lambrequins

Deseja abrir uma varanda sem movimentos desnecessários? Ou talvez você esteja procurando uma maneira de esconder a cornija decorando-a com uma minissaia? Adicione lambrequin à sua composição de cortina.

Suas variedades suaves ou delicadas adicionam notas de romance à atmosfera. Um lambrequin rígido (bando) dará à cornija formas mais suaves e curvas, combinando o design de janelas e portas em um único todo - por exemplo, como na foto.

Como você pode ver, todas as variedades de cortinas são combinadas com lambrequim. Pode ser a única decoração de janela ou participar de uma trama complexa de pinturas.

A vantagem dos lambrequins não é apenas a variedade. Eles descarregam a parte inferior da composição, ocupando um espaço não funcional, e oferecem a oportunidade de um design interessante.

Cortinas combinadas

Para escolher as cortinas mais adequadas, é melhor ser guiado por uma abordagem prática, com foco em sua finalidade, sua própria conveniência ou hábitos. Ao mesmo tempo, não se esqueça da conformidade com o estilo e, em beleza, você deve concordar, é difícil negar a si mesmo.

Hoje, um compromisso muito popular é o uso de dois (ou mais) tipos de cortinas, uma das quais protegerá sua cozinha do excesso de luz e vizinhos curiosos, e a outra desempenhará o papel de decoração.

Assim, painéis japoneses, tule, cortinas ou um lambrequim macio que caem dos beirais se dão bem com persianas ou cortinas romanas. Adicione a tudo isso uma abundância de materiais, desenhos, texturas e acessórios, e você terá à sua disposição - um oceano inteiro de combinações.

Além da combinação de diferentes tipos de cortinas, a tendência continua sendo o jogo de texturas e tecidos misturados. A combinação de tecidos verticalmente - a adição de bordas ou o uso de várias pinturas - é engenhosa à sua maneira. Com sua ajuda, você cria um conjunto de cores únicas na sala e tem a oportunidade de atualizar regularmente a atmosfera, pelo menos alterando a tela em alguns lugares.

Tecidos

Como todos os materiais de cozinha, o tecido para cortinas deve combinar harmoniosamente beleza e praticidade. As cortinas não devem acumular poeira, odores e eletricidade estática, queimar do sol e mudar após lavagens frequentes. Ao mesmo tempo, quero que o tecido seja bonito e estiloso.

Para tomar a decisão certa, decida sobre os critérios que são importantes para você, faça uma lista. E nós, por sua vez, preparamos essas tabelas para você com as características de alguns tecidos.


Nome
+-
AlgodãoMantém perfeitamente a forma e a cor após a lavagem, hipoalergênico, respirável, conhecido por seu preço acessívelDesbotar rapidamente ao sol, pode causar um leve encolhimento
LinhoDurável, resistente ao desgaste, hipoalergênicoMantém a cor pobre após a lavagem, desbota ao sol, é relativamente caro
De sedaAparência chique, pregas elegantes, hipoalergênicoCuidados de mau humor rapidamente poluídos, querida
Respirável, relativamente durávelAbsorve a umidade e os odores, caprichosos nos cuidados, podem causar alergias

Nome+-
RayonSimilar em propriedades a algodão ou seda, macio, não desbotaInstável, encolhe e vinca facilmente
ModalLeve, durável, respirável, não encolhe, não enrugaRelativamente caro
Viscose de bambuForte, durável, deixa o ar passar, não acumula nada, é ecológicoPreço
AcetatoAssemelha-se a seda na aparência, elástico, drapeja bem, não enruga, não desbota ao sol, é fácil de cuidarÉ bem eletrificado

Jacquard, veludo, brocado e tecidos pesados ​​semelhantes que absorvem bem a umidade definitivamente não são adequados para a cozinha. Por mais estranho que possa parecer, também é melhor deixar o véu para o design de um quarto ou sala de estar. É altamente eletrificado e mancha bem.

A melhor solução para a cozinha serão tecidos mistos - cetim, tafetá, estopa, cetim, chiffon, organza. As cortinas modernas desses tecidos combinam a resistência e a durabilidade das fibras naturais e a simplicidade das fibras artificiais. Antes de comprar, certifique-se de se familiarizar com suas características, comparando-as com sua lista de requisitos.

Esquemas de cores

Cortinas - uma parte significativa do interior, que aparecerá como uma continuação discreta das paredes ou se tornará um sotaque brilhante do interior, dependendo de seus objetivos. Pela cor, eles podem estar em harmonia com o padrão no teto ou no avental da cozinha, nos estofados, na toalha de mesa e em outros tecidos domésticos.

Os proprietários de cozinhas monocromáticas ou de duas cores devem prestar atenção às imagens fotográficas. E se você seguir a regra das três cores, adicione-as à decoração da janela.

Se sua escolha foi por cores brilhantes e saturadas que não são encontradas no ambiente da cozinha, eis a idéia: obtenha fios ou fitas da mesma cor e envolva-os com pernas de móveis, elementos de lustres e o balcão da barra. O trabalho realizado será recompensado com a originalidade da moda do interior.

Nesta nota positiva, vamos dizer adeus a você. Deixe as novas cortinas encherem a sua cozinha de harmonia e conforto!

5 dicas gerais para escolher

As cortinas da cozinha com varanda terão suas próprias nuances. E o princípio de sua escolha é baseado nas características das instalações.

  • Em primeiro lugar, a iluminação de uma cozinha assim será menor, porque a luz passa através de uma varanda ou uma loggia.
  • Em segundo lugar, o uso constante da porta da varanda deve afetar a escolha de cortinas, hastes de cortina e o método de pendurar cortinas.
  • Em terceiro lugar, o radiador na parede sob a janela afeta a escolha do material.
  • Quarto, devido às características da sala, as cortinas ficam sujas com mais frequência do que em outras salas da casa ou apartamento. A lavagem frequente requer durabilidade.

Dica 1 - Escolha tons claros de cortinas

Devido a más condições de iluminação, cortinas escuras exacerbam o problema. Cores brancas, creme e bege tornarão a cozinha visualmente mais brilhante.

Design de janela de cozinha com porta com cortinas romanas e tule

Pelo mesmo motivo, as cortinas devem ser o mais transparentes possível. Isso significa que opções densas e outras que não permitem um pouco de luz não funcionarão.

Dica 2 - Escolha uma haste de cortina robusta e um mecanismo de montagem conveniente

As cortinas geralmente precisam ser empurradas ou levantadas (enroladas), e o mecanismo nas montagens deve ser o mais confiável, durável e fácil de usar.

As montagens de cordas não são tão convenientes, mas anéis grandes são mais práticos.

A fixação da cornija pode ter várias opções:

No primeiro caso, a parte convexa acima da porta permite que ela seja aberta livremente e sem obstáculos. Na segunda versão, uma cornija adicional é instalada acima da porta, de modo que apenas uma parte possa ser removida sem tocar nas cortinas da janela.

Dica 4 - O material deve ser de alta qualidade

Devido a lavagens frequentes, o tecido barato perde a aparência bonita em um ano: lava, desbota e fica cinza. Portanto, ao salvar uma vez, você será forçado a atualizar o design constantemente.

Sua opção não é muito fina e não é espessa, de secagem rápida, não muito absorvente de odores.

Design contemporâneo de cozinha com cortinas romanas

Hoje, os fabricantes oferecem materiais totalmente sintéticos, mas ecológicos e seguros para a saúde. Eles não transmitem o ar tão bem, mas são duráveis ​​e, graças a tecnologia e processamento especiais de produção, são à prova de fogo.

Ao selecionar cortinas para a janela da cozinha com acesso à varanda, requisitos específicos devem ser levados em consideração:

  1. Para abrir a porta da varanda não deve haver obstruções e barreiras, as cortinas devem ser fáceis de mover e não impedir a passagem para a varanda.
  2. A decoração da janela deve combinado com o estilo geral da sala e ajuste seu tamanho.
  3. As cortinas da cozinha geralmente precisam ser lavadas, e a poluição, a fuligem e a alta umidade são inevitáveis ​​na própria sala. Portanto, as cortinas da cozinha devem ser simples e fácil de cuidare o tecido é resistente ao desbotamento e muda.

Consideramos cada item com mais detalhes.

Acessibilidade à varanda

A porta da varanda se abre para a sala - há algumas dificuldades na escolha das cortinas. Os seguintes métodos de design são considerados os mais bem sucedidos para a cozinha:

  • Cortinas com captador. Os adeptos de clássicos e tradições preferem cortinas longas padrão. Claro, é bonito e aconchegante, mas inconveniente para o design da porta da janela. Essas cortinas criam problemas ao tentar ir para a varanda, se agarram à porta e se sujam rapidamente. A solução mais simples são as cortinas com um captador, que pode ser tiras de tecido, fitas, fitas, correntes. O principal é que os ganchos se encaixam na cor e estilo do painel de cortinas e no estilo geral da sala.
  • Cortinas nos ilhós. Conveniente para o design da porta da varanda pode ser considerada a montagem de cortinas nos ilhós - anéis embutidos no tecido através do qual a tela é amarrada em uma cornija. Graças a este método, as cortinas são facilmente movidas com um movimento da mão e as dobras macias características criam uma atmosfera acolhedora e confortável.
  • Cortinas de enrolar. Eles são a solução mais prática para uma cozinha com uma porta da varanda. A popularidade das cortinas de rolo se deve à facilidade de atendimento, uma variedade de cores e soluções de design. Eles são instalados apenas na parte envidraçada da porta da janela e absolutamente não impedem o acesso à varanda. A enorme variedade no mercado permite que você escolha um design de janela para qualquer estilo de ambiente. Essas cortinas são especialmente apropriadas na cozinha, cujo interior é feito em um design minimalista.

Eles podem ser usados ​​de forma independente e em conjunto com cortinas têxteis comuns - geralmente essa técnica é usada se o gosto do proprietário ou o estilo da sala exigir o uso de cortinas clássicas. Nesse caso, as persianas protegem a sala contra a radiação solar excessiva, o que evita o desbotamento de móveis e revestimentos de parede, além de proteger a casa dos olhares indiscretos. Prático o suficiente, especialmente para a cozinha, uma vez que não acumula poeira e sujeira, são facilmente removidos, limpos com uma esponja e um detergente neutro.

  • Cortinas romanas representam um pedaço de tecido que sobe e desce em diferentes alturas. Quando levantadas, dobras horizontais se formam na web. Uma variação das cortinas romanas é a austríaca, que forma dobras em forma de onda de várias larguras. Decoradas dessa maneira, as janelas parecem elegantes e modernas. A desvantagem de tais cortinas é a probabilidade de danos ao sistema de elevação, bem como a necessidade de remover a tela dos trilhos de lavagem.
  • Cortinas japonesas. Remanescente das persianas verticais e composto por painéis com uma largura de cerca de 40 a 60 centímetros, movendo-se para o lado de acordo com o princípio das portas dos compartimentos. Uma solução bastante conveniente para a cozinha, adequada para interiores com restrições. Sozinhos, eles parecem muito originais e acrescentam exotismo à sala; eles parecem especialmente impressionantes em quartos espaçosos, com tetos altos e janelas grandes.
  • Cortinas de fio, composto por fios longos de contas ou têxteis, entra com confiança na tendência devido a suas vantagens inegáveis. Eles não impedem o acesso à varanda, são facilmente apagados. Eles não interferem na circulação natural do ar, enquanto realizam um excelente trabalho com a principal função das cortinas - protegem efetivamente as janelas. Uma variedade de cores e texturas, combinações infinitamente possíveis permitem implementar quaisquer idéias de design.

Correspondendo ao estilo e tamanho da sala

Para cortinas em uma sala de cozinha decorada em estilo contemporâneo, você precisa escolher os materiais discretos apropriados.

E em interiores clássicos cortinas com cortinas, babados, rendas e outros atributos de estilo terão uma aparência harmoniosa.

Para complementar as instalações no estilo de provence você precisa de cortinas leves e leves com estampa floral ao tom de móveis e paredes, e para o campo - babados, bordados e ornamentos de estilo étnico.

Persianas e cortinas japonesas - o toque final perfeito para oi-tech, loft e minimalismo.

Em cozinhas de tamanho pequeno padrão, cortinas pesadas são inadequadas, mesmo que os móveis sejam feitos em estilo clássico. Também é indesejável projetar janelas com cortinas longas, especialmente se o fogão estiver localizado próximo à janela - eles podem causar um incêndio. Uma solução universal para qualquer área - cortinas de comprimento curto ou médio, cobrindo parcialmente as janelas. Esta solução é especialmente conveniente se houver flores ou eletrodomésticos no parapeito da janela.

A paleta de cores deve ser mantida em cores brilhantes. Deve-se dar preferência a tecidos lisos. Se um desenho ou ornamento estiver presente, ele deverá ser de tamanho médio. Cortinas de tons frios ampliam visualmente o espaço, mas dão ao interior o rigor e a contenção. As cores quentes, especialmente com um padrão, pelo contrário, consomem espaço, mas trazem conforto e aconchego ao lar.

Uma decisão interessante do projeto são as cortinas multicamadas feitas de materiais diferentes, com cada camada sendo feita em diferentes comprimentos e formas. Este tipo de decoração é adequado apenas para janelas amplas com uma porta da varanda e grandes áreas. Em uma pequena cozinha, as cortinas multicamadas reduzem visualmente as dimensões já modestas da sala.

Muitas vezes, os designers usam um tipo de tecido para estofar móveis e cortinas estofados, o que permite dar unidade a toda a sala. O inconveniente dessa solução é que, se você quiser trocar as cortinas, também deverá arrastar os móveis, que são caros e problemáticos.

O erro de design é a seleção da cor das cortinas exatamente ao tom das fachadas ou paredes dos móveis. Nesse caso, as cortinas são perdidas contra o pano de fundo geral, e a sala parece maçante e chata. É necessário que o tom das cortinas seja mais escuro que a cor principal e repita na forma de detalhes em elementos ou acessórios de móveis. Por exemplo, pisos e paredes são mantidos em tons de bege e tecidos - sombra de chocolate quente.

A decoração brilhante da parede envolve o uso de persianas de cores contrastantes. Para uma seleção bem sucedida de tons, os designers usam uma roda de cores com a qual você pode escolher combinações não triviais, mas harmoniosas.

Cuidado prático e fácil

A durabilidade e a segurança da aparência apresentável das cortinas das janelas ao longo do tempo dependem dos materiais utilizados. Cortinas de tecido são a opção mais comum e prática. Os tecidos sintéticos ou mistos mais comumente usados, pois são, em muitos aspectos, superiores aos naturais em suas propriedades higiênicas. Além disso, eles são mais resistentes ao desbotamento e dobras.

No entanto, os materiais naturais também são populares - nos estilos de país, Provence ou áreas étnicas, outras opções simplesmente não são aceitáveis. O linho e o algodão são resistentes à abrasão e fáceis de cuidar, passam bem pelo ar. A seda também é usada, embora em menor grau.

Não é recomendado o uso de cortinas pesadas na cozinha - elas são difíceis de remover e pendurar, secam por muito tempo. Mesmo que a inconveniência dos cuidados não o assuste, você deve se lembrar de que os tecidos grossos absorvem a umidade rapidamente, para que fique úmido e desconfortável em uma cozinha com essas cortinas.

Tecidos com persianas são freqüentemente usados ​​com impregnações especiais - eles não absorvem odores e poluição, alguns deles não precisam ser lavados.

As cortinas não são a melhor opção para decoração de janelas na cozinha, pois são bastante difíceis de limpar da graxa que está inevitavelmente presente na cozinha. Uma exceção são as persianas feitas de têxteis com impregnações especiais repelentes de sujeira ou fibra de vidro. No estilo high-tech ou loft, seu uso é harmonioso e apropriado.

Com a escolha moderna de materiais e soluções prontas, não é difícil escolher o melhor design de janela e dar um toque individual à sala. Considere todos os fatores e características da escolha de cortinas para a cozinha, mas não se esqueça das suas preferências. O principal critério para um projeto bem-sucedido é o conforto dos moradores.

Dica 4 - O design da sala e o bloco da varanda devem ser combinados com o design das cortinas

Um interior harmonioso é aquele em que não há detalhes que violem um espaço de estilo único.

As cortinas para a cozinha com uma porta da varanda geralmente são apenas um detalhe. Muitos escolhem densas cortinas caras para fechar o feio acabamento das portas e janelas. Mas seria melhor investir em um belo design do bloco e deixá-lo sem cortinas, mantendo uma boa iluminação.

Outra nuance importante do design é o tamanho da sala. Lambrequins exuberantes e outras opções rendadas que certamente atrairão os adeptos de tradições e clássicos são inadequadas em uma pequena cozinha. Quanto mais simples o design, melhor.

Tipos de cortinas: selecione o modelo desejado

Tule sólido e maximamente transparente irá decorar a cozinha com acesso à varanda. O design monocromático e restrito torna essa opção de design universal e adequada para qualquer estilo.

É importante selecionar materiais de alta qualidade, como o tule da cozinha costuma se desgastar e se desgastar mais rapidamente.

O tule pode ser de vários tipos:

  • a grade. Passa bem os raios de luz e o ar, mas absorve fortemente toda a poluição.

  • véu. O tecido é muito resistente ao desgaste, cortina bem.

  • organza. Forte e durável. Fácil de lavar e secar rapidamente, não absorve muito pó, barato. Também é ideal para a cozinha. O único aspecto negativo é que ele não permite que o ar passe bem. Para ventilação, será necessário afastá-lo.

Cortinas

Na cozinha, no estilo do minimalismo, loft e escandinavo, esta é a opção mais comum.

Mas é tão prático comparado ao tule? Em caso de contaminação, o último pode ser limpo com rapidez e facilidade lavando-o em uma máquina de escrever. As cortinas perdem rapidamente sua aparência atraente original: acumulam fuligem, partículas de gordura e comida em si mesmas. Lavar a sujeira desse produto é inconveniente e longo.

Outra desvantagem é o escurecimento, que não corresponde aos recursos discutidos acima. Mesmo em uma sala aberta, eles retiram muita luz.

Se outras opções não forem adequadas e as persianas forem realmente a única maneira bem-sucedida para o interior da janela e porta, então

Com ilhós

Formar dobras bonitas e elegantes. Portanto, é importante que eles selecionem um tecido bem coberto.

Cortinas com ilhós - a solução perfeita para cozinhas modernas em estilo neoclássico de alta tecnologia, escandinavo.

Com lambrequim

Honestamente, em interiores modernos, essa decoração de janelas é rara. E para a cozinha com uma porta da varanda não é uma opção muito prática. Como eles gostam de dizer, “caro, rico”, mas, na realidade, muitas vezes acaba completamente sem gosto.

Design ruim com lambrequins

Se você já comprou lambrequins, mas é uma pena jogá-lo fora, você pode deixá-lo no caso, se eles tiverem um design lacônico, incomum. A foto abaixo é um bom exemplo.

E abaixo está outra versão das cortinas. Devido ao fato de a porta possuir um mecanismo deslizante, o tecido não interfere na abertura livre.

Cortinas com sanefa na cozinha com uma porta de correr da varanda

Japonês ou painel

A longa tela com notas orientais parece especialmente elegante nas janelas e portas com vidros panorâmicos. Nos apartamentos de alguns desenvolvedores modernos, essas janelas são encontradas com mais e mais frequência.

Eles são facilmente removíveis e laváveis, não absorvem odores e não coletam poeira. Se você escolher um design simples e conciso, poderá ajustá-los a qualquer interior.

Mas uma desvantagem significativa desse design é que eles não podem ser aumentados. Eles só podem ser movidos. Mas não como os comuns, mas deslocando completamente a tela inteira de lado.

Cortinas de filamento ou Kisei

É difícil escolher esse modelo para o estilo, mas eles parecem interessantes e incomuns. E isso atrai. Monofônico claro ou monocromático são mais universais.

Kisei vai bem com as cortinas.

De outro modo, os fios de cortina com uma borda da qual saem as cordas são chamados kisei ou corda.

Cortinas de nitidez para o design da janela é uma excelente solução, porque eles transmitem bem a luz.

Cortinas grossas sem tule

Cortinas opacas de cores clássicas comuns, que podem ser empurradas para trás durante o dia e decorar as aberturas de portas e janelas após o pôr do sol.

Anteriormente, não era costume usar cortinas densas sem tule. Mas hoje, os designers estão recorrendo ativamente a esse design. De fato, no interior clássico, você não pode imaginar um design melhor.

O que considerar ao escolher cortinas na cozinha com uma porta da varanda?

O mais importante aqui é o seguinte: o fluxo luminoso nas cozinhas com varanda é muito menor do que com uma janela olhando diretamente para a rua.

Portanto, se você não quiser que a cozinha fique muito escura, não escolha cortinas escuras. Apenas tons claros e apenas bastante transparentes.

O segundo são os blinds. Eles parecem convenientes, mas, como a cozinha é uma sala em que a fuligem é formada durante o cozimento, todas as suas vantagens são reduzidas a "não". Lavar o tecido contaminado é muito mais fácil do que lavar as cortinas. Além disso, eles ofuscam a sala.

Outra característica da escolha de cortinas para uma cozinha com porta da varanda é a necessidade de levar em conta o acesso sem obstáculos à varanda e se você pendurar uma cortina pesada que não seja muito fácil de abrir, primeiro será irritante e, em segundo lugar, perderá rapidamente seu novo visual devido a de ser puxado sem parar.

Além disso, você precisa considerar a presença de uma bateria sob a janela. Se ela estiver, embora pareça antipática, as cortinas devem escondê-la.

E se não houver bateria, ou se executar uma função decorativa (por exemplo, um radiador de ferro fundido no estilo retrô), é melhor reduzir as cortinas nesta parte da janela, pois é muito mais conveniente na cozinha.

Agora vamos considerar as melhores opções, e você já pode escolher o que gosta.

Como escolher uma haste de cortina para uma janela com varanda?

A haste de cortina para cortinas, que muitas vezes precisa ser aberta, deve ser durável ou ter uma configuração especial, graças à qual não será difícil abrir a porta.

Quanto à força - não há segredos aqui. Não escolha fixadores de cordas, mas cornijas de madeira ou plástico com anéis grandes. Eles são muito duráveis ​​e confortáveis.

E se você deseja fazer uma forma especial da localização da cornija, recomendamos que você preste atenção a essas opções:

  • Cornija de dois níveis, uma parte acima da janela e a segunda acima da porta e localizada um pouco mais
  • A cornija é anexada obliquamente, devido à qual uma parte larga é formada, permitindo abrir a porta sem mover a cortina

Quais tecidos são mais adequados para a cozinha?

Na cozinha, as cortinas ficam sujas muito mais rapidamente do que em outras salas, porque elas cozinham lá. Isso aumentou a umidade, fuligem e gotas de gordura, espirrando em direções diferentes.

Além disso, não se esqueça de que qualquer material acumula odores e, mesmo que a cortina esteja limpa, ela deverá ser lavada; caso contrário, haverá ar viciado na sala. Portanto, ao escolher um tecido, esse momento deve ser levado em consideração.

Cortina na cozinha deve ser:

  • O mais simples possível, sem muitas rendas e bordados
  • Fácil de lavar e secar rapidamente
  • Durável, sem derramamento e com costura de qualidade, que suportará lavagens frequentes

Com base nisso, podemos dizer com precisão quais cortinas devem ser evitadas:

  • Crochetado a partir de tecido de algodão, como lavá-los com frequência em um ano se tornará apenas um pano
  • Cortina de tule fina com babados, babados e bordados em volume
  • Cortinas densas e aveludadas, pois acumulam fortemente o cheiro e secam após a lavagem por um período muito longo. Além disso, eles ficam levemente úmidos o tempo todo, pois na cozinha o vapor é um fenômeno quase constante. Um pano úmido é desagradável ao toque, reduz a temperatura na sala e cheira a umidade.

Portanto, como você pode ver, é mais fácil listar o que não vale a pena comprar do que o que é adequado, pois a escolha é simplesmente enorme agora.

Qual a cor das cortinas que parece mais interessante na cozinha?

Depende muito da escolha da cor. Se você escolher com sucesso, a sala “será reproduzida” e sem sucesso - as cortinas só estragam a impressão geral, mesmo que elas custem muito dinheiro.

A cor do tecido deve estar em harmonia com o lustre, móveis, toalha de mesa e outros tecidos da cozinha. Mas, existe o risco de exagerar. Por exemplo, muitas vezes as pessoas escolhem um tecido que repete exatamente a cor da fachada da cozinha e parece completamente feio; eles se perdem no fundo dos armários. É muito melhor se qualquer elemento de uma cor for combinado com a cor principal do móvel.

Suponha que, se a cozinha estiver vermelha, as cortinas devem ser fechadas com algum tipo de padrão, incluindo manchas vermelhas: discretas e pouco perceptíveis.

Além disso, parece ótimo se os tecidos são completamente contrastantes, mas ao mesmo tempo combina perfeitamente com o tom principal.

Para escolher o esquema de cores certo, você pode usar a tabela especial. Ao focar nisso, você pode escolher combinações incomuns nas quais você nem pensa se não for um designer.

Eu também gostaria de dizer sobre cortinas escuras. Se a sua cozinha é pequena, é melhor evitar esses tons, pois reduzem visualmente a janela e o ambiente. É melhor dar preferência a materiais leves.

O desenho também desempenha um grande papel. Elementos grandes reduzem visualmente a sala, enquanto elementos pequenos, pelo contrário, aumentam o espaço.

E agora, vamos falar sobre as modificações das cortinas, discutir suas características e ver as fotos no interior.

Cortinas com sanefa

Muitas vezes, esse tipo de cortina é escolhido para o design da janela da cozinha. Mas, francamente, essa não é a melhor opção, porque, para que o lambrequin pareça bom, você precisa de uma grande quantidade de tecido, que é facilmente coberto.

E, independentemente da cor escolhida aqui, a visão geral da moldura é bastante volumosa e pomposa, que com uma pequena quadratura parece antinatural e fora de lugar.

Aqui estão alguns exemplos de cortinas com um lambrequim no fundo de uma janela com uma porta da varanda:

Os únicos lambrequins com boa aparência são as opções de algodão sem cortinas excessivas e assimetria excessiva. Por exemplo, esta opção parece ótima:

Cortinas francesas

As cortinas francesas provavelmente sabem tudo. Sua característica é vieiras curvadas. Eles gostam muito de decorar teatros.

Portanto, nem toda cozinha será adequada para esse tipo de chique. Ainda assim, as cortinas francesas são muito elaboradas e parecem tão atraentes na janela quanto a versão com lambrequins de várias camadas.

E ainda mais na janela combinada com a porta, essa opção parecerá muito volumosa.

As cortinas francesas parecem harmoniosas na cozinha em um caso: se forem curtas e não exigirem têxteis adicionais. Aqui está como nesta imagem:

E como você sabe, praticidade está fora de questão aqui. Você não os pressiona e não os puxa à noite. Ou seja, é um tipo exclusivamente decorativo de decoração de janela.

Cortinas italianas

Cortinas italianas - grosso modo, uma tela tripla. A opção é incomum, elegante, mas, novamente, em uma cozinha pequena, não é muito apropriada devido ao seu volume excessivo.

Na foto, está linda, é claro. Mas imagine a mesma coisa em 6-7 quadrados?

Cortinas alemãs

A versão alemã da cortina de janela envolve uma cornija dupla: na parte superior e no meio da janela. Parece muito aconchegante e agradável, mas não para todas as janelas em que elas funcionem do ponto de vista funcional.

Se abrir para você de uma maneira padrão e não subir para cima, da maneira européia, essas cortinas interferirão bastante na ventilação e lavagem do vidro.

Cortinas de fio

Se você escolher uma boa cor, elas parecerão muito interessantes e adequadas na cozinha. A luz é transmitida bem e geralmente não precisa ser lavada. Não se pode dizer que essa seja uma novidade no design de janelas, mas também não pode ser chamada de opção antediluviana.

Veja como as cortinas de linha ficam no interior de uma cozinha com varanda:

Cortinas de miçangas

Essas cortinas podem ser feitas com suas próprias mãos. Sua grande vantagem é que as impurezas são invisíveis para eles, parecem muito incomuns, passam muito bem a luz e podem ser combinadas com qualquer cortina. Veja como fica ao vivo:

Desmontamos quase todas as cortinas existentes na cozinha com uma porta da varanda e esperamos que nossa análise o ajude a fazer a escolha certa.