Reparação

Tinta à base de água para paredes: variedades e características

As tintas de emulsão à base de água estão substituindo as tintas adesivas, que têm muitas vantagens.

  1. Eles são criados com água, portanto, não são tóxicos.
  2. O teto e as paredes pintadas com essas tintas passam pelo vapor de água e pelo ar, ou seja, "Respire".
  3. Os revestimentos aplicados podem ser lavados.
  4. As tintas têm um bom poder de ocultação (e se você adicionar um pouco de giz e aguarrás à tinta, você obtém uma pasta com um poder de ocultação ainda maior, que cobre especialmente bem as superfícies de madeira).
  5. As tintas à base de água podem ser aplicadas em superfícies previamente revestidas com tintas adesivas, óleo e esmalte. Aqui, no entanto, deve-se lembrar que tintas de emulsão à base de água podem ser aplicadas a tintas adesivas se os primers de vitríolo ou alúmen que destroem a tinta à base de água não foram usados ​​como primers para tintas adesivas. Como na maioria das vezes ninguém se lembra qual era o primer, é melhor lavar a tinta adesiva, proliferar a superfície e aplicar uma tinta à base de água por 2 vezes com um rolo de espuma.

Uma das desvantagens desta tinta é sua baixa resistência ao gelo, portanto, ela só pode ser armazenada a uma temperatura positiva, pois no gelo perde irreversivelmente suas propriedades.

Como usar

A tinta é aplicada com pincel, rolo, pistola. Após a evaporação da água, a tinta forma um revestimento fosco, durável e colorido.

Antes de pintar paredes previamente revestidas com tintas a óleo ou esmaltes, as superfícies devem ser lavadas primeiro com água e sabão ou detergente, depois com água limpa, com tinta diluída (esmalte) ou óleo secante (com tinta a óleo) e pintadas com um rolo de espuma ou pistola.

O tempo de secagem da tinta é de 1-2 horas, com a adição de pigmento você pode obter praticamente qualquer cor.

Como fazer a escolha certa de tinta

Para escolher a tinta certa, você precisa saber o seguinte. Qualquer tinta em sua designação possui 5 grupos, por exemplo, a tinta à base de acetato de polivinila tem um índice de branco EVA-17.

A primeira palavra ou grupo indica o tipo de material, pode ser tinta, esmalte, verniz, primer ou massa de vidraceiro.

O segundo grupo fala sobre a composição química da tinta ou outro material: EVA - emulsão acetato de vinila, MA - óleo, KO - organossilício, PF - pentaftálico, etc. O próximo grupo (o primeiro número após o traço) significa 1,4 - a tinta pode ser usada para o exterior funciona (e, se for 4, você pode até pintar o fundo dos barcos), é claro, essa tinta também é usada para trabalhos de interior, 2 - você pode pintar com essa tinta apenas por dentro, 0 - tinta primer ou ralada grossa, 00 - massa.

Os números a seguir simplesmente indicam o número de série atribuído à tinta, mas não para tintas a óleo. O segundo após o traço, o número de tintas MA mostra o tipo de óleo de secagem no qual esta tinta é preparada: 1 - natural, 2 - "oxol", 3 - gliftal, 4 - pentaftal.

Prós e contras de tinta à base de água

A emulsão de água é um material disponível ao público, de alta qualidade e confiável. A substância pode ser aplicada facilmente em diversas superfícies: gesso, madeira, concreto etc. É importante que a emulsão seja muito ecológico.

O corante aquoso de emulsão é barato, o que é uma de suas vantagens. Em termos de qualidade, este material pode ser digno de concorrência. misturas de óleo profissional. Usando o esquema de cores, você pode facilmente escolher as cores certas da tinta à base de água para as paredes.

Mas a vantagem mais óbvia da tinta à base de água para paredes é a velocidade com que seca.

Também é interessante que com pintura de superfície você nem precisa sair da sala, pois o corante é completamente seguro para o corpo humano e o meio ambiente. Outra vantagem é a ausência de um odor desagradável e pungente.

Misturas brancas ou completamente incolores estão frequentemente à venda, mas uma gama completa de pigmentos de cores diferentes pode ser adicionalmente acoplada. Isso é feito para que os consumidores tenham a oportunidade de escolher seus próprios cor adequada.

Como regra, não há problemas com a aplicação de tinta à base de água e, após o processamento, as ferramentas são fáceis de limpar, pois o corante não as adere.

Uma emulsão de água tem apenas um menos - para aplicação, a temperatura do ar deve ser de pelo menos +6 graus.

Principais características do revestimento

Antes de comprar um corante, você precisa prestar atenção às suas propriedades técnicas. Esta informação pode ser encontrada na embalagem:

  • despesa
  • composição
  • data de validade
  • regras de armazenamento
  • peso do produto
  • grau de viscosidade.

A maioria das tintas à base de água inclui espessantes, anti-sépticos, aditivos e cargas. O número de camadas aplicadas depende de quão bem o substrato absorve a substância.

Quanto vai pintar seco, afetam a umidade e a temperatura do ar na sala. O tempo de secagem pode variar de 2 a 24 horas. Condições ideais para uso: umidade de 60 a 70%, temperatura de 20 graus Celsius.

Todos os prós e contras

Aqui estão as razões pelas quais a tinta à base de água é tão popular:

  • seca em algumas horas
  • não tóxico (pelo menos, como escrevem os produtores), uma vez que a base é a suspensão pigmentada e a água,
  • não há cheiro pungente familiar
  • você pode experimentar cores,
  • alguns tipos de tinta suportam alta umidade e limpam com um pano úmido.

Contras também:

  • por experiência própria, as pessoas escrevem que alguns tipos de emulsão de água limpam com o tempo,
  • nem todas as superfícies pintam bem.

Tipos de emulsão aquosa

Acrílico Usado com mais freqüência em reparo e construção. Alguns tipos de emulsão acrílica em sua composição contêm látex - isso torna a superfície mais resistente à umidade. Essa tinta pode pintar o banheiro. A composição acrílica se encaixa bem em praticamente qualquer base preparada.

Silicone Tintas mais caras. Eles são ideais para superfícies minerais - gesso, tijolo, concreto. Não permita que o fungo se espalhe. Fino sobre pequenas rachaduras.

Silicato. Eles são considerados os mais confiáveis ​​- podem servir por décadas. Mas aqui a relação com a umidade é controversa. Parece ser um material estável, mas há críticas negativas.

Mineral Bom para concreto e tijolo. Eles não desaparecem do sol, mas se desgastam mais rápido do que outros.

Qual escolher?

Nos fóruns do apartamento, é recomendável escolher uma emulsão acrílica à prova d'água. É ideal em termos de qualidade e preço.

Tintas com silicone - para quem não tem paredes muito lisas. Além disso, tinta de silicone pode ser aplicada a qualquer base.

Quanto à cor - isso é apenas uma questão de gosto. E se você está procurando moda, este ano no auge da popularidade em terracota.

Todo tipo de tintas super e ultra-brancas são mais uma manobra de marketing do que uma necessidade. Bastante neutro, um pouco de creme ou teto branco azulado, que pode ser combinado com qualquer tom das paredes.

E qual emulsão de água você escolheria? E como você se sente com a tinta à base de água?

Compartilhe seus pensamentos nos comentários e assine o nosso canal!

Tintas acrílicas

Este é o mais popular. tipo de emulsão aquosa. Seu ingrediente ativo é a resina acrílica. Às vezes, os fabricantes adicionam látex à tinta acrílica. Esse aditivo aumenta as propriedades de proteção do revestimento e permite resistir efetivamente à umidade. Uma superfície pintada com acrílico pode ser lavada sem se preocupar com a deterioração do revestimento ou a perda de cor.

A emulsão de água acrílica assenta perfeitamente em gesso, tijolo, vidro e madeira. Além disso, também pode ser aplicado a uma base metálica, que precisa ser preparado com antecedência.

À base de silicone

A composição dessa emulsão aquosa contém resina de silicone. Seu preço é um pouco mais alto comparado à variedade acrílica. O composto de silicone esconde perfeitamente rachaduras profundas.

Devido ao fato de a tinta do tipo silicone ter boa permeabilidade ao vapor, ela pode até ser aplicada em superfícies úmidas. Com esta mistura você pode se livrar do fungo mofado.

Tipos de tinta à base de água

Meu amigo aconselha ao escolher uma tinta à base de água para prestar atenção em que finalidade você precisa.

Se você planeja realizar trabalhos de pintura na rua, por exemplo, para pintar as fachadas ou caixilhos das janelas, escolha uma tinta para trabalhos ao ar livre (exterior), mas se planeja pintar algo em um apartamento ou dentro de qualquer outra sala - para trabalhos de interior ( interior).

A tinta também é dividida em resistente à umidade e lavável. É usado para pintar ambientes úmidos, como cozinha ou banheiro. Embora nada de ruim aconteça se você pintar sua cozinha ou banheiro com tinta externa.

Ele também recomenda calcular a área e o número de camadas de sua aplicação para determinar a quantidade de tinta necessária. Outro fator importante - você pode matizá-lo em qualquer cor que desejar, porque quase tudo é produzido em branco. Meu amigo aconselha tingir a tinta, é muito mais barato e mais eficiente. Após a secagem, a tinta muda de tom para claro ou escuro. Em tal situação, ele aconselha que você compre tintas de 10 a 15% a mais, porque com tintas repetidas você pode não entrar na cor original e use a tinta restante para pintar áreas contaminadas ou danificadas.

A tinta à base de água também é subdividida em tinta para tetos e paredes e apenas para tetos. Esta tinta é aplicada com pincel ou rolo. Se você pintar paredes com tetos, poderá deixar marcas nas mãos quando tocar, pois o aperto é baixo. Para tintas de parede e teto, o ajuste é mais denso e mais resistente à abrasão. Também pode ser acrílico e látex.

Sobre os prós e os contras de uma emulsão de água

Além de custo e qualidade acessíveis comparáveis ​​à qualidade de boas tintas a óleo, uma emulsão aquosa tem as seguintes vantagens:

  • seca em apenas algumas horas,
  • ambientalmente amigável
  • sem odor pungente
  • Você pode experimentar ilimitadamente as cores.

Como escolher uma tinta?

Existem muitos tipos de tintas à base de água. Ao escolher um deles, vários fatores devem ser considerados.

Assim, por exemplo, tintas acrílicas com aditivos de látex são perfeitas para o banheiro, pois aumentam a resistência à umidade. Eles se encaixam bem em madeira, concreto, tijolo, gesso, vidro e metais ferrosos. Capaz de mascarar rachaduras se várias camadas forem aplicadas.

  • Silicone - o mais caro de todos os tipos. Ideal para superfícies minerais. O vapor é liberado, portanto a umidade não tem medo deles - você pode esquecer o fungo. Eles facilitam a pintura de rachaduras de até dois milímetros.
  • Tinta de silicato Eles podem servir por várias décadas, mas em condições de alta umidade, é melhor não usarem.
  • Mineral mais adequado para a pintura de concreto ou tijolo.

Ao fazer uma compra, o consumo de tinta à base de água também deve ser considerado. E é cerca de 200 ml / m2 por camada. Quantas camadas são necessárias depende da absorção da superfície. A quantidade média de tinta necessária para decorar uma sala com 16 quadrados é de cinco a sete litros.

Você também precisa prestar atenção à viscosidade. Se a pintura for feita com um pincel, esse número deverá ter cerca de 45 unidades. E se estiver usando uma pistola de pulverização, metade disso.

Processo de pintura de parede

Pintar paredes com uma emulsão de água começa com a preparação da superfície. Deve ser uniforme (massa e primer para ajudar).

A tinta é misturada até uniforme e diluída com água, se previsto nas instruções.

Para obter a tonalidade desejada, use a cor. Você precisa experimentar uma pequena quantidade de tinta aplicada à superfície de teste (por exemplo, papelão) e aguardar a secagem. Se a sombra combina com você, você pode continuar.

A sala onde os reparos estão sendo realizados deve ser liberada o máximo possível de móveis.

É melhor usar uma pistola de pintura para pintar.

Se for utilizado um pincel, seu tamanho ideal é de 10 a 12 cm, imerso em um recipiente de tinta na terceira parte das cerdas. Bem pressionado contra a parede do tanque para excesso de vidro. Pinte a superfície de cima para baixo. Movimentos - curtos, verticais e horizontais.

A pintura em rolo é uma maneira muito conveniente e rápida. Porém, ao usá-lo, mais camadas devem ser aplicadas do que ao pintar com um pincel. O palete é preenchido por um terço, o rolo é baixado para a tinta e depois rolado várias vezes sob pressão na superfície da parede.

Se você seguir todas as recomendações e requisitos das instruções, o resultado será agradável e o reparo parecerá atualizado por vários anos.

Como pintar suas próprias paredes

Você precisa começar com a preparação das paredes. Não falaremos sobre o que e como fazer, porque depende muito da situação, em particular do estado dos muros. Digamos apenas o que você deve obter como resultado. Em primeiro lugar, as paredes devem ser planas. Em segundo lugar, eles devem ser duráveis. E em terceiro lugar, eles devem estar limpos e secos. Obviamente, rachaduras, inchaços, depressões e mofo, na verdade, não devem ser um fungo.

Antes de prosseguir diretamente para a aplicação da tinta, comece a colar tudo o que não está planejado para ser pintado, bem como os lugares que limitam a superfície pintada. Para isso, como você sabe, também é necessária fita adesiva. E, finalmente, depois que você pode começar a pintar. A propósito, para iniciantes, você precisa diluir a composição de coloração com água morna, a tarefa é levá-la ao estado necessário.

Você pode começar a pintar de qualquer lugar. Claro, primeiro pinte com um rolo. Equipe-o com um casaco de pele e pronto. A tinta à base de água pinta perfeitamente a superfície, para que não haja manchas. E, de fato, essa composição de coloração é muito fácil de usar. A propósito, a tinta à base de água não emite substâncias tóxicas, portanto você pode pintar sem abrir janelas.

Quando tudo o que puder ser pintado com um rolo for pintado, você precisará fazer um pincel e pintar sobre o restante das paredes. É basicamente isso. Se você fizer tudo corretamente, terá uma decoração de parede muito boa. Essa composição de coloração seca rapidamente e, como já vimos, essa tinta não exala um odor desagradável.

Emulsão de água e silicato

Essa tinta inclui vários ingredientes: copo d'água, solução aquosa e ingredientes multicoloridos. A mistura de silicato é caracterizada por propriedades permeáveis ​​ao ar e ao vapor e também fornece proteção efetiva da superfície contra influências externas. A tinta dessa variedade pode manter suas propriedades e aparência por várias décadas.

Mistura mineral

Na maioria das misturas minerais, há calcário ou mesmo cimento. Esta tinta é perfeita para paredes e tetos feitos de tijolo ou concreto. Mas ela tem um minuto significativo - fragilidade.

Depois que a tinta mineral seca, é obtida uma película bastante forte, que fornece proteção de superfície contra óleos, graxa e umidade.

Regras para coloração e remoção

Antes do reparo, a sala deve estar livre de objetos em excesso, as paredes devem ser niveladas e os defeitos removidos, uma camada de massa deve ser aplicada e as superfícies devem ser lavadas. Apesar de essas tintas serem consideradas completamente seguras, é melhor usar luvas de proteção, óculos de proteção e um respirador.

A superfície da massa de vidraceiro requer a aplicação de duas camadas de emulsão aquosa e um primer.

O tratamento com a composição deve ser feito com cuidado e sem pressa. É melhor passar da abertura da janela para o outro lado da sala. Para obter o efeito máximo, você pode usar dispositivos especiais, por exemplo, uma pistola de pintura. Este dispositivo permite pintar a parede sem manchas e lacunas. Mas você pode usar um pincel comum.

Muitas pessoas pensam que o rolo é a ferramenta mais popular e mais fácil de usar. No entanto, eles terão que aplicar mais camadas, pois o rolo aplica o corante em uma camada muito fina.

A maneira mais fácil de remover o corante é com base em PVA. Para isso, basta uma solução de sabão comum e uma esponja. Para se livrar da tinta acrílica, você precisará usar uma espátula e produtos químicos.

Você pode tentar usar um cinzel para remover o revestimento. Além disso, lavagens especiais à venda, dividindo a tinta.

Comentário 4

diga-me em qual mecanismo este site é feito

Que marca de concreto? O que determina o custo de diferentes marcas?
É impossível superestimar a importância do concreto na construção. Praticamente nenhuma construção funciona sem ele. Para entender as marcas de concreto e determinar as necessidades de determinadas tarefas, este artigo nos ajudará.
O concreto, como você sabe, é uma mistura de ligante, agregado e água. Consideraremos concreto de cimento (às vezes também sem cimento, por exemplo, silicato) com agregado feito de areia e cascalho (cascalho).
O principal indicador é a resistência do concreto (M50, M100, M200, M300, M350, M400 e assim por diante). Este valor médio de força é usado principalmente por comerciantes privados.
Nos documentos de projeto, como regra, é indicada a classe de resistência do concreto (valor garantido).

Grau / designação do concreto
M100 V7.5
M150 B10
B12.5
M200 B15
M250 V20
M300 B22.5
M350 V25

Cada marca de concreto tem uma aplicação específica. Esquematicamente, isso pode ser representado na tabela.
Finalidade M100 M150 M200 M250 M300 M350
Preparação de concreto + +
Betonilha de piso + +
Fundação + + + +
Escadas + +
Estruturas de suporte + +
Sobreposição +
Piscinas +

Como você pode ver, para o "consumidor" mais frequente de concreto - a base - o plugue é do M200 ao M350. O concreto M200 é o mais comum, é usado com mais frequência em fundações de tiras, M250 e M300 são usados ​​em solos moles, M350 é usado para fundações de instalações industriais.

Agora, vamos descobrir quanto custa um metro cúbico de concreto bom de acordo com os padrões GOST, que é digno de ser entregue a um objeto com um certificado de qualidade.

O preço do concreto depende de:
1. O custo dos componentes (areia, cimento, água, enchimentos),
2. Presença de aditivos,
3. Selos (classe),
4. Fabricante
5. Temporada.

O componente mais caro do concreto é o cimento. Seu conteúdo e marca afetam diretamente a marca (classe) resultante de concreto. Lembre-se, quanto maior a marca, maior a força. Naturalmente, o concreto de alta qualidade custará mais.

Areia, cascalho, pedra britada e outras cargas devem ser cuidadosamente limpas de sujeira e outras impurezas, a fim de evitar uma diminuição na resistência do concreto. A limpeza adicional leva a um aumento no preço da mistura resultante.

A própria mistura de concreto é ótima para a construção de várias estruturas, mas há casos em que é necessário melhorar certas qualidades da argamassa. Suplementos vêm ao resgate. Existem muitos aditivos para o concreto que melhoram várias propriedades da argamassa:
Mobilidade,
Ductilidade,
• retenção de água
• taxa de endurecimento,
• resistência ao gelo

E muito mais propriedades. E, novamente, isso leva a um aumento no preço da mistura ....
Você nos pergunta - verifica-se que um bom concreto não pode ser barato? ... Infelizmente, nossa resposta é sim ...
E estamos cientes de que a mesma consistência de diferentes tipos de concreto pode não só ter diferentes pontos fortes da marca, mas também pode não conter aditivos tão exigidos pelos requisitos do GOST.

Vale ressaltar que na primavera o preço do concreto aumenta acentuadamente com o início da ativação da estação de construção (as usinas precisam cobrir as perdas de inverno). A entrega também se torna mais cara no verão, pois aumento dos preços dos combustíveis.

Na compra, as principais diretrizes para a escolha de uma mistura são classe (nota) e mobilidade (fluidez). Você também precisa prestar atenção à diferença nos métodos de entrega. A entrega de concreto com mobilidade P1 e P2 é realizada por caminhões basculantes. O concreto com mobilidade P3 e P4 é entregue em betoneiras (betoneiras). O custo de entrega com um misturador de concreto é maior do que com um caminhão basculante.

Como economizar dinheiro ao comprar concreto
O primeiro fator que afeta o custo do concreto é o afastamento da planta do canteiro de obras. Com esse fator, espero que tudo esteja claro.
Outra maneira de reduzir o custo é usar enchimentos mais baratos. São enchimentos, não cimento, porque a resistência estrutural depende da quantidade e qualidade do cimento. Por exemplo, várias sucatas podem ser adicionadas aos escombros e à areia, o que também melhorará as propriedades de resistência da argamassa, a batalha de tijolo puro ou estruturas de concreto.
Como estamos falando em economizar no concreto, a seguinte pergunta deve ser respondida: Qual é mais barato, compre concreto ou amasse? Naturalmente, estamos falando de desenvolvedores privados.
Há um equívoco de que um par de metros cúbicos de concreto é mais fácil de se preparar. Mas vejamos as desvantagens dessa abordagem:
1. Os componentes (pedra britada, cimento, areia) precisam ser trazidos, para essa ordem, máquinas individuais,
2. É necessário pagar aos trabalhadores pela mistura da argamassa,
3. Uma solução preparada fora da fábrica, com alta probabilidade, não atenderá às expectativas de resistência e uniformidade,
4. A solução será apresentada em etapas, conforme provavelmente você tem um misturador de concreto e ele não é adimensional.

Espero que nosso artigo o ajude a fazer a escolha certa e, possivelmente, economizar na compra de concreto sem comprometer seus parâmetros técnicos básicos, como resistência, resistência ao gelo e à umidade.